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sábado, 8 de fevereiro de 2014

UNEB de C. do Coité oferta Especialização em Literatura Baiana




A  UNEB - Universidade do Estado da Bahia,  Campus XIV   de Conceição do Coité vai ofertar 30 vagas para  o curso de Especialização em Literatura Baiana. As inscrições começam dia 10/02 e se encerram em 15/02. O edital  nº 012/2014 foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje(8). Confiram o mesmo completo abaixo:



EDITAL Nº 012/2014

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a abertura para seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Literatura Baiana, aprovado pela Resolução do CONSU Nº 811/2011, a ser oferecido pelo Departamento de Educação/Campus XIV, sediado na Av. Luís Eduardo Magalhães, 988, Conceição do Coité, Bahia. 

I – PÚBLICO-ALVO:

O Curso de Especialização em Literatura Baiana destina-se aos portadores de diploma de graduação plena nas áreas de Linguística, Letras e Artes e de Ciências Humanas.

II – VAGAS OFERECIDAS:

Serão oferecidas 30 (trinta) vagas.
- Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.
- Atendendo ao disposto na Resolução 468/2007 do CONSU, serão disponibilizadas 40% das vagas para candidatos negros e 5% para indígenas.
- A Coordenação do Curso reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido.

III – INSCRIÇÕES:

1. Período e Local das inscrições:

1.1. As inscrições serão realizadas no período de 10 a 15 de fevereiro de 2014, de segunda à sexta, das 13:00 às 17:00, e das 19:00 às 22:00.

1.2. O local para as inscrições será no Colegiado de Letras - Português, do Departamento de Educação, Campus XIV, situado à Avenida Luiz Eduardo Magalhães, 988 – Jaqueira – CEP 48730-000 – Conceição do Coité, Bahia.

1.3. Após efetuar o depósito no valor de R$ 30,00 (trinta reais), no BANCO DO BRASIL, AGÊNCIA: 3832-6, CONTA CORRENTE: 991818-3, o candidato deverá comparecer ao local de inscrição, munido do comprovante de depósito para preenchimento da ficha de inscrição em formulário próprio, além de apresentar, obrigatoriamente, os documentos listados a seguir.

2. Documentos Exigidos:

a) 01 (uma) foto 3x4 recente;

b) Cópia da carteira de identidade e do CPF;

c) Cópia frente e verso do diploma de graduação plena, autenticada;

c.1) candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo, poderão se inscrever, desde que apresentem declaração de conclusão de curso de graduação plena emitida oficialmente da IES.

d) Cópia do histórico escolar completo da graduação plena;

d.1) Cópia do histórico escolar completo de graduação plena com os registros até o semestre em questão, para os candidatos que estejam na condição expressa no item c.2;
e) Uma cópia do Curriculum Vitae devidamente comprovado (descrevendo: identificação, formação, experiência profissional, publicações e participação em congressos e similares).

Observações

- Candidatos estrangeiros deverão apresentar:
Cópia do diploma de graduação plena revalidada e histórico escolar completo, com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil;

Cópia do passaporte com visto de entrada no Brasil, se cabível.

IV- PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo será constituído das seguintes etapas obrigatórias:

a) Etapa de caráter eliminatório: prova escrita (4 horas de duração, a primeira hora para consulta), conforme bibliografia constante no anexo deste edital;

b) Etapa de caráter classificatório: entrevista.

V - CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO DO CANDIDATO:

a) Será considerado aprovado na prova escrita, o candidato que obtiver a nota mínima 7,0 (sete);

b) Na entrevista será atribuída nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez);

c) A média final mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete). O candidato pode ser aprovado, mas não selecionado;

d) A classificação final dos candidatos será divulgada em ordem decrescente na média final obtida;

e) No caso de empate na média final, a classificação dos candidatos será decidida com base nos seguintes critérios:

- maior nota obtida na prova escrita;

- candidato mais idoso.

VI – MATRÍCULA:

- Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados, respeitado o limite de vagas estabelecido pelo Curso.

- No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: diploma de graduação, histórico escolar completo, CPF e identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do curso.

- Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração de conclusão da graduação plena com data de colação de grau, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação do diploma de graduação plena durante o curso implicará no impedimento de entrega da monografia.

- A matrícula dos candidatos selecionados para o Curso de Especialização em Literatura Baiana será realizada no dia 21 de fevereiro de 2014, das 13:00 às 17:00, e das 19:00 às 22:00, e a reclassificação, caso haja, será realizada dia 24 de fevereiro de 2014, na Secretaria do Departamento, situada à Avenida Luiz Eduardo Magalhães, 988 – Jaqueira – CEP 48730-000 – Conceição do Coité, Bahia.

- No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar o formulário de matrícula devidamente preenchido.

- Em caso de desistência da matrícula, poderão ser convocados novos candidatos aprovados. A data para a reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste edital.

VII – CALENDÁRIO:

a) Inscrições:

Data: 10 a 15 de fevereiro de 2014.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 13:00 às 17:00, e das 19:00 às 22:00.

Local: Colegiado de Letras – Português, do Departamento de Educação, Campus XIV, situado à Avenida Luiz Eduardo Magalhães, 988 – Jaqueira – CEP 48730-000 – Conceição do Coité, Bahia.

b) Prova escrita:

Data: 18 de fevereiro de 2014

Horário: das 8 às 12 horas.

Local: UNEB – Universidade do Estado da Bahia, situada à Avenida Luiz Eduardo Magalhães, 988 – Jaqueira – CEP 48730-000 – Conceição do Coité, Bahia.

c) Entrevista:

Data: 19 de fevereiro de 2014

Horário: 8:00.

Local: UNEB – Universidade do Estado da Bahia, situada na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, 988 – Jaqueira – CEP 48730-000 – Conceição do Coité, Bahia.

d) Divulgação do resultado final:

Data: 20 de fevereiro de 2014

Horário: às 16:00.

Local: UNEB – Universidade do Estado da Bahia, situada na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, 988 – Jaqueira – CEP 48730-000 – Conceição do Coité, Bahia.

f) Matrícula

Data: 21 de fevereiro de 2014

Horário:das 13:00 às 17:00, e das 19:00 às 22:00.

Local: UNEB – Universidade do Estado da Bahia, situada à Avenida Luiz Eduardo Magalhães, 988 – Jaqueira – CEP 48730-000 – Conceição do Coité, Bahia.

g) Divulgação dos candidatos reclassificados, se houver:

Data: 24 de fevereiro de 2014.

Horário: às 16:00.

Local: UNEB – Universidade do Estado da Bahia, situada à Avenida Luiz Eduardo Magalhães, 988 – Jaqueira – CEP 48730-000 – Conceição do Coité, Bahia

h) Matrícula dos candidatos reclassificados, se houver:

Data: 25 de fevereiro de 2014.

Horário: 13:00 às 17:00, e das 19:00 às 22:00.

Local: UNEB – Universidade do Estado da Bahia, situada à Avenida Luiz Eduardo Magalhães, 988 – Jaqueira – CEP 48730-000 – Conceição do Coité, Bahia

i) Período de realização do Curso:

A duração do curso será de 02 (dois) anos.

Início do curso: 6 de março de 2014.

Horário: As aulas ocorrerão semanalmente, às quintas e sextas-feiras, à tarde e à noite, nos seguintes horários: quinta das 14:00 às 17:00 e  das 19:00 às 22:00; sexta das 14:00 às 17:00 e das 19:00 às 22:00.

VIII – DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) A inscrição do candidato implicará em conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não podendo haver alegação de desconhecimento.

b) A importância paga não será devolvida, quaisquer que sejam os motivos alegados.

c) O exame de seleção só terá validade para curso que se iniciará em 2014.1.

d) Havendo desistência após o início das atividades didático-pedagógicas, não haverá chamada para novos candidatos aprovados e não selecionados fora do calendário de reclassificação.

e) Duração do curso: para sua integralização, o aluno deverá cumprir carga horária total de 420 horas/aula correspondentes a 28 créditos, e apresentar a monografia final de curso, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses.

f) Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso.
g) O curso é gratuito.

h) A documentação dos candidatos não selecionados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na Secretaria do Departamento da UNEB, por um prazo não superior a 30 (trinta) dias corridos, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão incinerados.


Coordenação do Curso:

Professor Doutor Luiz Antonio de Carvalho Valverde
Professora Mestre Eugênia Mateus de Souza

ANEXO

Bibliografia Básica para a Prova Escrita e Entrevista

BRASILEIRO, Antonio. Poemas Reunidos. Salvador, Secretaria da Cultura e Turismo, FUNCEB, 2005.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. São Paulo, T. A. Queiroz, 2002. Capítulo II: Literatura e a vida social.

ARAUJO, Jorge S.. Essa esquiva e dilacerada fauna. Ilhéus, Letra Impressa Editorial Ltda, 2002.

PAZ, Octávio. Signos em rotação. São Paulo, Perspectiva, 1996. Capítulo I: Verso e prosa; Capítulo II: A Imagem.

PEREYR, Roberval. A unidade primordial da lírica moderna. Feira de Santana-Ba: UEFS /

PpgLDC, 2000 (COLEÇÃO Literatura e Diversidade Cultural, n. 04).

ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto. São Paulo, Perspectiva, 1996. Capítulo II Reflexão sobre o romance moderno.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. Rio de janeiro. Rocco, 2000. Capítulo I: O entre-lugar no discurso latino-americano; Capítulo II: Retórica da verossimilhança.

SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo. Duas Cidades; Ed. 34, 2000. Capítulo I: As idéias fora do lugar; Capítulo II: A importação do romance e suas contradições em Alencar.

SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. Capítulos: “A   Teoria em crise”; “O não-lugar da literatura”; “Nostalgias do Cânone”.

TORRES, Antônio. Essa Terra. Rio de janeiro, Record, 2012. 

GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 07 de fevereiro de 2014.

José Bites de Carvalho
Reitor


Educação: PARFOR do MEC tem 50% de vagas ociosas


De acordo com o Censo Escolar, o Brasil tem 458.807 professores sem diploma de ensino superior. Apenas 19.916 professores das redes públicas da educação básica se inscreveram para as 39.576 vagas oferecidas neste ano pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece licenciatura gratuita para docentes que não têm diploma de nível superior, além de segunda formação para aqueles que possuem graduação diferente da área em que atuam.

De acordo com o último Censo Escolar, o Brasil tem 458.807 professores sem diploma de ensino superior – 21,9% de um total de 2.095.013 docentes em atividade. Desses, cerca de 2.000 não terminaram sequer o ensino fundamental.

Os cursos do Parfor são oferecidos em universidades privadas e públicas de 24 Estados e financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do MEC. O órgão diz que a procura relativamente baixa pelo programa pode ser decorrência de os docentes não terem obtido autorização das redes de ensino locais para fazer o curso. Como são autônomas, as secretarias municipais e estaduais podem ou não liberar seus professores.

Para ocupar as vagas da primeira licenciatura, os educadores precisam estar trabalhando em uma rede pública estadual, municipal ou do Distrito Federal e não ter curso de licenciatura. Nesta modalidade, o sistema recebeu 13.674 pré-inscrições. A maioria (5.093) pretende fazer o curso de pedagogia. O restante está interessado em cursar a segunda licenciatura ou cursos de formação continuada.

De acordo com a Capes, atualmente há 70.220 docentes frequentando cursos em 422 municípios. Além do Parfor, os professores sem diploma também podem fazer cursos a distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde atualmente 246.502 alunos estão matriculados, sendo aproximadamente 50% em cursos de licenciaturas. Somados, os dois programas atendem cerca de 193.000 docentes que ainda não têm diploma — menos da metade da demanda atual.

Fonte:Veja.com      

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

IFBA divulga 2ª Chamada do processo seletivo de 2014

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) divulgou, nesta sexta-feira, 7, o resultado da 2ª chamada dos candidatos aprovados no processo seletivo de 2014.
A matrícula dos convocados vai até o dia 12 de fevereiro. O estudante deve se encaminhar à Coordenação de Registros Escolares (CORES) do campus onde o curso é ministrado. 
Os documentos necessários são:



                                                                                                                                                                                                

-Prova de que está em dia com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino;
-Comprovante de Vacinação Antitetânica;
-Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio.
-Documento Oficial de Identidade e CPF;
-Certidão de Nascimento ou de Casamento;
-Título de Eleitor com comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral;
- Uma foto 3x4 recente;
 CONFIRA A LISTA  NO LINK ABAIXO:

Eleições 2014: Stédile diz que Eduardo Campos tem votos no MST

Stédile afirma que Campos 'certamente' terá votos de sem-terra
                                                          Foto:reprodução
O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) João Pedro Stédile(foto) afirmou que muitos dos militantes da organização “certamente” irão votar em Eduardo Campos para presidente da República. O MST é tradicionalmente ligado ao PT. “Na região de Pernambuco, na Paraíba, onde ele tem influência, certamente vai ter muita gente da nossa base, do MST, que vai votar no Campos”, afirmou Stédile à Folha. 

Na avaliação do dirigente, o governador de Pernambuco representa o mesmo modelo “neodesenvolvimentista” da presidente Dilma Rousseff, apesar da quebra da aliança entre PSB e PT, em setembro do ano passado.

Fonte:BN

Saúde: Risco de sofrer AVC nas mulheres são maiores que os homens




                                                               Imagem:reprodução


O público feminino deve ficar mais atento à pressão arterial e à saúde cardiovascular. Segundo as novas recomendações da Associação Norte-Americana do Coração, mulheres de todas as idades correm mais riscos de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do que os homens. De acordo com o levantamento, as mulheres têm também maiores fatores de risco que favorecem os acidentes cerebrais, a exemplo de enxaquecas, depressão, diabetes e arritmia cardíaca. Os acidentes vasculares cerebrais são a terceira causa de morte entre as mulheres (depois das doenças cardíacas e do câncer), enquanto são a quinta causa de óbitos nos homens. 

Segundo Cheryl Bushnell, professor adjunto de neurologia no Centro Médico Wake Forest, as mulheres têm riscos específicos devido à gravidez e à utilização de hormônios, como a pílula contraceptiva. As recomendações advertem para a importância de controlar regularmente a pressão arterial, principalmente em mulheres jovens, antes de tomarem contraceptivos e de ficarem grávidas. Um AVC em mulheres apresenta sintomas similares ao ocorrido em homens, como dormência súbita ou fraqueza do braço, dificuldade em falar ou compreender o que dizem os outros. Informações da Agência Brasil.

Rio de Janeiro: Cinegrafista da Band foi gravemente atingido em manifestação


                                   sequência quando o cinegrafista foi atingido -foto:o Globo/reprodução
O cinegrafista da TV Band ferido na cabeça no confronto entre policiais e manifestantes nesta quinta-feira, 06, no Rio, teve afundamento do crânio e seu estado é considerado grave. Ele foi atingido por uma bomba. Não se sabe se foi um artefato de fabricação caseira, lançado por manifestantes, ou uma bomba de gás usada pela polícia.
Segundo a TV Band, o cinegrafista perdeu muito sangue e desmaiou. Socorrido por policiais e levado ao Hospital Souza Aguiar, ele passou por uma tomografia, que constatou afundamento de crânio. Ele foi submetido a uma cirurgia. Jornalista da Globo News, que estava próximos do fato afirmam que se tratava de uma bomba d efeito moral lançada por integrantes da Polícia Militar, deliberadamente, contra o cinegrafista indefeso. Mais cedo, um coronel da PM havia dito que a bomba teria saído de “um grupo de pessoas vestidas de preto”.
Outras seis pessoas feridas durante os confrontos foram internadas em hospitais municipais. Informações do site Diário do Poder.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Bahia: Cinco pessoas indiciadas pelo acidente que deixou 13 mortos na BR-110

Cinco pessoas foram indiciadas, ontem, pelo crime de homicídio com dolo eventual — quando se admite a possibilidade de matar — pelo acidente que terminou na morte de 13 pessoas no último dia 27, na BR-110, próximo a Alagoinhas, a 107 km  de Salvador. No momento do acidente, por volta das 6h, 30 pessoas viajavam em um ônibus da empresa Gontijo de São Paulo com destino a Paulo Afonso. Após uma curva, um trator de 35 toneladas, que era transportado em um caminhão, se desprendeu e atingiu o ônibus.
O motorista do ônibus, José Valdo Liam da Silva, 33, e 12 passageiros morreram. Outras 16 pessoas ficaram feridas. O delegado Jobson Marques, titular da 2ª Coordenaria de Polícia do Interior (Coorpin/Alagoinhas), concluiu, ontem, o inquérito e o enviou ao Ministério Público Estadual (MP-BA). 
Ônibus foi atingido por trator que caiu de caminhão (Foto: Evandro Veiga)
Além do motorista do caminhão, Joniçon Lima Santos, 43, que já está preso desde o dia do acidente, quatro pessoas ligadas à empresa São Luiz Terraplenagem, responsável pelo transporte do trator, também foram indiciadas: dois tratoristas, que tinham a função de colocar o trator em cima do caminhão e amarrá-lo,  um gerente e um dos donos da empresa.
A máquina era transportada sem amarras. O delegado não informou os nomes dos indiciados alegando não ter o inquérito em mãos. Agora, cabe ao MP-BA analisar o inquérito e oferecer ou não denúncia contra os indiciados. 
Caso sejam condenados, cada um deles pode ficar preso por até 30 anos. Às 17h de ontem, o inquérito estava sendo protocolado e não havia chegado ao promotor Frank Monteiro Ferrari, da 3ª Promotoria de Alagoinhas, que será responsável pelo caso.
Fonte:CorreiodaBahia

Bahia: Ex- prefeito de Valença Ramiro Queiroz é preso em operação da PF




                                               Ex-Prefeito de Valença - foto:reprodução/BN

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (6) o ex-prefeito de Valença, Ramiro José Campelo de Queiroz. O ex-gestor foi acusado de porte ilegal de arma, segundo informações do A Tarde.
Durante a operação da PF, que segue em andamento, os agentes localizaram quatro pistolas na casa de Queiroz, além de munição. Os policiais também encontraram R$ 80 mil em espécie na casa de um ex-secretário, que não teve o nome divulgado. Mandados de busca e apreensão são cumpridos na sede da prefeitura, além das residências do ex-prefeito e de ex-secretários. A Polícia Federal não informou o motivo da ação. Informações do Bahia notícias.

Concurso: Instituto Chico Mendes retifica edital com 271 vagas, 09 vagas para a Bahia


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou edital que retifica o concurso público que oferece 271 vagas em 16 estados do país, entre eles a Bahia. Os cargos são de Analista Administrativo, Analista Ambiental, Técnico Administrativo e Técnico Ambiental. O certame também reserva vagas para candidatos com deficiência.

O edital publicado retifica o quadro de vagas. Com a mudança, os candidatos aos cargos 3 e 4 – Técnico Administrativo e Técnico Ambiental, respectivamente – poderão alterar a opção de localidade de vaga no site do Cespe/UnB, entre os dias 6 e 11 de fevereiro. As inscrições continuam abertas até o dia 11. A taxa é de R$ 100 para nível superior, e R$ 70 para nível médio.

O órgão abre, ainda, o prazo para a solicitação de devolução da taxa de inscrição para os candidatos já inscritos nos cargos 3 e 4. O procedimento poderá ser feito entre os dias 7 e 11 de fevereiro no site do concurso.

O concurso oferece 50 oportunidades para aqueles que possuem diploma de curso superior em qualquer área de formação. A remuneração dos cargos de Analista Administrativo e Analista Ambiental é R$ 6.478,30, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Para concorrer ao cargo de Técnico Administrativo, os candidatos devem possuir certificado de conclusão de ensino médio. Para as chances de Técnico Ambiental, é preciso apresentar o mesmo documento ou, ainda, certificado de curso técnico equivalente. São 221 vagas para nível médio e ambos os cargos oferecem remuneração de R$ 2.887,34, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A lotação dos candidatos aprovados será determinada pela ordem de classificação por cargo/localidade da vaga. Na Bahia, há nove vagas para Técnico Administrativo. Os selecionados no cargo de Analista Ambiental serão lotados em uma das unidades de conservação presentes no Complexo da Bacia do Tapajós.

A seleção ocorrerá por meio de provas objetivas e prova discursiva, previstas para ocorrerem no dia 6 de abril. Os exames e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizados nas 26 capitais e no Distrito Federal.


Fonte:CorreiodaBahia

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Brasil: Gilmar Mendes diz que MP precisa investigar doações a Genuíno e Delúbio

                                              Ministro disse que doações devem ser investigadas (Foto: Agência Brasil/reprodução) 

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, disse hoje que o Ministério Público precisa investigar as doações recebidas por petistas condenados no processo do mensalão para o pagamento de multas impostas no julgamento. De acordo com ele, pode estar havendo lavagem de dinheiro no sistema de arrecadação. “Agora, dado positivo, essa dinheirama, será que esse dinheiro que está voltando é de fato de militantes? Ou estão distribuindo dinheiro para fazer esse tipo de doação? Será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui? São coisas que nós precisamos examinar”, disse pouco antes de ingressar numa das turmas de julgamento do STF.
Condenados por corrupção no julgamento do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares criaram páginas na internet para receber doações e conseguiram arrecadar cerca de R$ 1,7 milhão para quitar as multas que, somadas, chegaram a cerca de R$ 1,1 milhão. O restante deverá ser doado para o ex-ministro José Dirceu, que terá de pagar multa de R$ 971 mil, também relativa à sua condenação por corrupção no mensalão. Mendes disse que “há algo muito estranho” no sistema de arrecadação e alegou que os condenados estão fazendo “festa” com a multa. Algo que, para ele, deveria ser discutido pela sociedade. “Há algo de grave nisso. E precisa ser investigado. E essa gente, eles não são criminosos políticos, não é gente que lutava por um ideal e está sendo condenado por isso. São políticos presos por corrupção (...) são coisas que precisam ser refletidas. A sociedade precisa discutir isso”, disse.

Após levantar suspeitas sobre as doações, Mendes também disse que algumas peças deveriam ser unidas para se tentar desvendar o quadro pós julgamento do mensalão. Ele destacou o episódio do emprego oferecido a Dirceu por um hotel de Brasília cuja empresa tinha sede no Panamá. “Se a gente olha, coleta de dinheiro, esse tipo de manifestação, serviço num hotel que pertence a alguém no Panamá por R$ 20 mil, se a gente soma tudo isso há algo mais no ar do que avião de carreira. Está estranhíssimo (...) Ele era também dono do hotel? Era empregado e empregador? Veja quanta coisa está sendo colocada.”

Financiamento

Mendes também levantou suspeitas sobre crimes que podem ser cometidos no período eleitoral caso seja proibido o financiamento de campanha por empresas privadas. De acordo com ele, associações e organizações sindicais poderiam distribuir seus recursos através do CPF de filiados. “Isso mostra também bem o risco desse chamado modelo de doação individual. Imaginem os senhores, com organizações sindicais, associações, distribuindo dinheiro por CPF”, pontuou. 

Fonte:Estadão/reprodução

UNEB vai abrir Inscrições do PIBID de 2014








A UNEB- Universidade do Estado da Bahia publicou hoje(05) no DOE a abertura do Edital PROGRAD/PIBID/UNEB CAPES de nº 010/2014 para seleção de candidatos a Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID). As inscrições para os candidatos interessados serão realizadas nos respectivos Colegiados de cursos dos Departamento no período de 11 a 22 de Fevereiro de 2014. 

CONFIRA O EDITAL COMPLETO ABAIXO:


EDITAL PROGRAD / PIBID/UNEB CAPES N° 010/2014

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso das atribuições, legais e regimentais, torna público o presente Edital de abertura de inscrições para seleção de candidatos às 1563 Bolsas de Iniciação à Docência, e 234 bolsas de Supervisão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), conforme Edital PIBID 061.2013 de acordo com o disposto nas leis específicas, no orçamento previsto e nas exigências abaixo estabelecidas.

1. DOS OBJETIVOS

O PIBID UNEB tem como objetivos:
a) inserir os estudantes dos cursos de Licenciatura da UNEB na cultura organizacional das escolas da Educação Básica do Estado da Bahia;
b) valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente;
c) promover a melhoria da qualidade da Educação Básica do Estado da Bahia;
d) promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica;
e) elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas da UNEB;
f) estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública;
g) fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem;
h) valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; e
i) proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição e seleção serão efetuadas conforme as seguintes regras:
a) Período: 11 a 22 de fevereiro de 2014
b) Requisitos: Poderão submeter-se para seleção de iniciação à docência estudantes dos Cursos de Licenciatura dos Departamentos abaixo indicados; e para supervisores, professores da Escola Básica das Escolas parceiras dos subprojetos.
c) Local de inscrição dos bolsistas de iniciação à docência: Colegiados dos Cursos de Graduação, abaixo relacionados:
Licenciatura em Química (Departamento de Ciências Exatas e da Terra/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Letras - Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Letras – Língua Espanhola (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Ciências Sociais e Pedagogia – Interdisciplinar (Departamento de Educação – DEDC/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação – DEDC/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas – Interdisciplinar (Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET/ Campus II – Alagoinhas);
Licenciatura em Educação Física (Departamento de Educação – DEDC/ Campus II – Alagoinhas);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento Ciências Humanas – DCH/ Campus III – Juazeiro);
Licenciatura em Geografia e Letras – Língua Inglesa – Interdisciplinar (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina);
Licenciatura em Educação Física (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina);
Licenciatura em Letras- Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina);
Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina);
Licenciatura em Geografia (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus);
Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus);
Licenciatura em Letras - Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus);
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus);
Licenciatura em Geografia (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI – Caetité);
Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI – Caetité);
Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI Caetité);
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI Caetité);
Licenciatura em Ciências Biológicas (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité);
Licenciatura em Geografia, Ciências Biológicas, História, Matemática, Letras – Língua Portuguesa e Letras Língua Inglesa – Interdisciplinar (Departamento de Educação – DEDC/Campus VI – Caetité);
Licenciatura em Matemática e Pedagogia – Interdisciplinar (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VII – Senhor do Bonfim);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação Campus VII – Senhor do Bonfim);
Licenciatura em Ciências Biológicas (Departamento de Educação – DEDC/ Campus – VIII – Paulo Afonso)
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX – Barreiras);
Licenciatura em Matemática (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX – Barreiras);
Licenciatura em Ciências Biológicas (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X – Teixeira de Freitas)
Licenciatura em História (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas);
Licenciatura em Matemática (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas);
Licenciatura em Letras com Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus X – Teixeira de Freitas);
Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Letras – Língua Portuguesa – Interdisciplinar (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação – DEDC/ Campus XI – Serrinha);
Licenciatura em Geografia (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus XI - Serrinha);
Licenciatura em Educação Física (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi);
Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas DCH/ Campus XIII – Itaberaba);
Licenciatura em História (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité);
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité);
Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê);
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas – DCHT/Campus XVI – Irecê);
Licenciatura em Letra – Língua Portuguesa e Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVII – Bom Jesus da Lapa);
Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/Campus XVIII – Eunápolis);
Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus – XXII – Euclides da Cunha);
Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XXIII – Seabra );
d) Local de inscrição de bolsistas de supervisão: Secretaria da escola participante do PIBID UNEB.
3. DA QUANTIDADE DE BOLSAS
A quantidade de bolsas encontra-se descrita no Anexo 1 deste Edital.
4. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PROGRAMA
4.1. Os documentos para efetivar a inscrição são os abaixo relacionados:
a) formulário da ficha de inscrição, (Anexo 2, disponível na página www.uneb.br/pibid);
b) carta de interesse, expondo os motivos que o levam a participar do subprojeto para o qual quer concorrer, (Anexo 3, disponível na página www.uneb.br/pibid);
c) histórico escolar atualizado;
d) cópia legível do CPF;
e) cópia legível de documento de identidade com foto;
f) comprovante de residência - recibo recente da COELBA, Embasa e outros;
g) comprovante de titularidade de conta corrente bancária ativa do Banco do Brasil;
h) currículo atualizado - Plataforma Lattes.
4.2. Os formulários previstos nos itens anteriores, devidamente preenchidos e assinados, juntamente com os documentos exigidos, deverão ser entregues no ato da inscrição.
5. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO DO BOLSISTA DE SUPERVISÃO NO PROGRAMA
5.1. Os documentos para efetivar a inscrição são os abaixo relacionados:
a) formulário da ficha de inscrição, (Anexo 2, disponível na página www.uneb.br/pibid);
b) carta de interesse, expondo os motivos que o levam a participar do subprojeto PIBID-UNEB na escola em que atua (Anexo 3, disponível na página www.uneb.br/pibid);
c) cópia do CPF;
d) cópia de documento de identidade com foto;
e) comprovante de residência;
f) declaração da instituição que atua em papel timbrado, assinada e carimbada pelo seu representante legal, indicando tempo de serviço, cargo ocupado e funções desempenhadas;
g) comprovante de titularidade de conta corrente bancária ativa do Banco do Brasil;
h) currículo atualizado - Plataforma Lattes.
5.1 Os candidatos à bolsa de Supervisão têm que estar no exercício da sala de aula na escola parceira.
6. DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA NO PROGRAMA
Os candidatos às bolsas de iniciação à docência deverão atender aos seguintes requisitos:
a) ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir visto permanente no País;
b) estar regularmente matriculado no curso de licenciatura correspondente ao subprojeto do qual fará parte, entre segundo e penúltimo semestres; em caso de subprojeto interdisciplinar, seu curso deve ser um dos que compõem o subprojeto;
c) estar em dia com as obrigações eleitorais;
d) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado;
e) dedicar-se, no período de vigência da bolsa, exclusivamente às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas regulares;
f) assinar Termo de Compromisso do PIBID UNEB (anexo 4, disponível na página www.uneb.br/pibid) em que declare dispor de, no mínimo, 32 (trinta) horas mensais para dedicar-se às atividades referentes ao desenvolvimento do plano de trabalho apresentado;
g) não ter vínculo empregatício ou receber outra bolsa de qualquer natureza, com exceção de auxílio alimentação ou auxílio moradia;
h) assinar a frequência e entregá-la ao bolsista supervisor no último dia útil do mês de desenvolvimento das atividades;
i) apresentar relatório das atividades desenvolvidas sempre que solicitado;
j) comprometer-se em apresentar o trabalho desenvolvido e seus resultados em eventos acadêmicos quando convidado ou indicado pelo coordenador do subprojeto;
k) comprometer-se em participar das atividades referentes ao desenvolvimento do subprojeto quando convocado; e
l) estar em pleno acordo com os princípios filosóficos e pedagógicos que norteiam o PIBID.
7. DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA DE SUPERVISÃO NO PROGRAMA
Os candidatos às bolsas de supervisão deverão atender aos seguintes requisitos:
a) ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir visto permanente no País;
b) estar em dia com as obrigações eleitorais;
c) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado;
d) assinar Termo de Compromisso do PIBID/UNEB (anexo 4, disponível na página www.uneb.br/pibid), declarando dispor de, no mínimo, 32 (trinta) horas mensais para dedicar-se às atividades referentes ao desenvolvimento do plano de trabalho apresentado;
e) assinar a frequência e entregá-la ao coordenador do subprojeto no último dia útil do mês de desenvolvimento das atividades;
f) apresentar relatório das atividades desenvolvidas, sempre que solicitado;
g) comprometer-se em apresentar o trabalho desenvolvido e seus resultados em eventos quando convidado ou indicado pelo coordenador do subprojeto.
h) ser profissional da educação básica, em efetivo exercício, na rede pública;
i) estar em exercício há pelo menos dois anos na escola participante do subprojeto do PIBID-UNEB, com prática efetiva de sala de aula;
j) ter vínculo com a escola participante de modo que possibilite a sua permanência no subprojeto do PIBID-UNEB até a conclusão deste;
k) participar como co-formador dos bolsistas de iniciação à docência, em articulação com o coordenador do subprojeto;
l) ter experiência comprovada relativa ao campo de ensino e aprendizagem na área específica do subprojeto para o qual se inscreveu;
m) acompanhar os bolsistas de iniciação à docência no desenvolvimento das atividades do subprojeto; e,
n) estar em pleno acordo com os princípios filosóficos e pedagógicos que norteiam o PIBID.
8. DA SELEÇÃO
8.1. A seleção dos bolsistas será realizada por comissão presidida pelo Coordenador do subprojeto e por mais 02 (dois) professores do Departamento, a partir de critérios estabelecidos segundo a natureza do subprojeto.
a) A seleção dos bolsistas de iniciação à docência constará de análise da carta de interesse, do currículo, do histórico escolar (escore) e de entrevista;
8.3. A seleção dos bolsistas de supervisão dar-se-á da seguinte maneira:
a) a escola da rede pública (estadual ou municipal) que aderiu ao PIBID UNEB, ouvidas as orientações do coordenador do subprojeto do qual participará, dará ampla e irrestrita divulgação a este;
b) em reunião colegiada, a escola elegerá os docentes para participar da seleção dos bolsistas de supervisão, cumprindo os critérios exigidos no item 7 analisando os princípios do Programa;
c) a escola informará ao coordenador do subprojeto, através de ofício, os nomes dos docentes eleitos para participarem da seleção;
d) os docentes eleitos pela escola serão avaliados mediante análise dos documentos apresentados no ato da inscrição e entrevista individual pela comissão de seleção;
e) após cumprimento das etapas acima, a comissão de seleção procederá à classificação final dos candidatos.
9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
O resultado será divulgado nos Colegiados dos Cursos, nas escolas participantes do PIBID UNEB e no site da UNEB - www.uneb.br/pibid.
10. DO VALOR DAS BOLSAS
10.1. A bolsa de iniciação à docência (discente) corresponde ao valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), pagos diretamente ao beneficiário.
10.2. A bolsa de supervisão (professor da Escola Básica) corresponde ao valor mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), pagos diretamente ao beneficiário.
11. DO ACOMPANHAMENTO E DA AVALIAÇÃO
O acompanhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência e dos bolsistas de supervisão ficarão sob a responsabilidade dos Coordenadores Institucional do Projeto e Coordenadores dos subprojetos no qual estes estão vinculados.
12. DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA
12.1. O bolsista de iniciação à docência será desligado do PIBID UNEB quando:
a) colar grau;
b) encaminhar solicitação de desligamento ao bolsista de supervisão ou professor coordenador do subprojeto (Anexo 5, disponível na página www.uneb.br/pibid);
c) a pedido do bolsista de supervisão ou do coordenador do subprojeto, mediante justificativa;
d) trancar matrícula;
e) deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital; e
f) ser beneficiado por outra bolsa, excetuando àquelas previstas na letra h do item 6 do presente edital.
12.2. O bolsista de supervisão será desligado do PIBID UNEB quando:
a) encaminhar solicitação de desligamento ao professor coordenador do subprojeto (Anexo 6, disponível na página www.uneb.br/pibid);
b) a pedido do coordenador do subprojeto, mediante justificativa;
c) deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital; e
d) for desligado da escola na qual é desenvolvido o subprojeto.
12.3. Na hipótese de ocorrer substituição do bolsista de iniciação à docência e/ou do bolsista de supervisão, esta tem que ser comunicada à Coordenação Institucional do Projeto, e o substituto deverá atender a todas as exigências deste Edital, observando-se os prazos de conclusão da Bolsa PIBID, do curso e das atividades do subprojeto.
13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
13.1. Ficam impedidos de se inscrever para a seleção no PIBID UNEB, pelo período de dois semestres, ex-bolsistas que foram desligados por não cumpriram as exigências constantes nos itens 6 e 7 deste Edital.
13.2. Os bolsistas de iniciação à docência contemplados com a renovação da bolsa no período de vigência do subprojeto, só poderão pleitear nova concessão de bolsa após o interstício de dois semestres letivos, proporcionando oportunidade a outros licenciandos para usufruir do benefício.
13.3. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação institucional do PIBID-UNEB e pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), respeitadas as competências e atribuições de cada um. GABINETE DO REITOR DA UNEB, Salvador, 04 de fevereiro de 2014.

José Bites de Carvalho
Reitor

ANEXO 1 DO EDITAL Nº. 010/2014
QUADRO DE VAGAS

Departamento

Área/Curso

Dados do Subprojeto

Vagas

Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET/ Campus I - Salvador

Química

Subprojeto: Formação Inicial e Continuada – Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino de Química
Coordenador (a): Carmen Silvia da Silva Sá
Iniciação à Docência = 06
Supervisão = 01
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador

Letras - Inglês

Abordagem Comunicativa Intercultural do Ensino da Língua na Escola Publica de Salvador.
Coordenador (a): Paula Carolina Fernandes Montenegro

Iniciação à Docência =5
Supervisão =1
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I - Salvador

Letras - Português

A Representação do Negro na Literatura Brasileira e a Produção de Escritores (as) Afro-Brasileiros e Africanos na Contemporaneidade.
Coordenador (a): Valdilene de Assis Ferreira Gondim

Iniciação à Docência =10
Supervisão =1
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I - Salvador

Letras - Espanhol

Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Práticas.
Coordenador (a): Aline Silva Gomes

Iniciação à Docência =8
Supervisão =1
Departamento de Educação – DEDC/ Campus I - Salvador

Interdisciplinar
Ciências Sociais - Pedagogia
Diversidade, Docência e Pesquisa na Educação Básica.
Coordenador (a): Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

Iniciação à Docência =28
Supervisão =4
Departamento de Educação – DEDC/ Campus I - Salvador


Pedagogia

Entre a Universidade e a Escola: a mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) potencializando a Práxis Pedagogia.
Coordenador (a): Ana Cristina Castro do lago; Jardelina Bispo do Nascimento e Ana Paula Silva da  Conceição

Iniciação à Docência =42
Supervisão =6
Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET/ Campus II – Alagoinhas

Interdisciplinar
Matemática - Ciências Biológicas
Subprojeto: Ensino e Pesquisa: Articulação Possível.
Coordenador (a): Maria Rosileide Bezerra de Carvalho; Eltamara Souza da Conceição e Cristiane Ferreira Mercês dos Santos

Iniciação à Docência = 50
Supervisão = 6

Departamento de Educação – DEDC/ Campus II - Alagoinhas

Educação Física

Educação Física: Espaço-Tempo e Experiências na/da Cultura Escolar.
Coordenador (a): Viviane Rocha Viana e Diana Martins Tigre

Iniciação à Docência = 30
Supervisão = 3
Departamento Ciências Humanas – DCH/ Campus III - Juazeiro

Pedagogia


Práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola e fundamentadas na perspectiva da contextualizada e da convivência com o Campo e o Semiárido Brasileiro.
Coordenador (a):Edilene Carvalho Teles e Iva Autina Cavalcante Lima Santos

Iniciação à Docência = 21
Supervisão = 4
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina

Interdisciplinar
Geografia – Letras/Inglês
Língua Inglesa e Geografia no ensino Médio: Transitando pelas Hipermídias e Hipertextos numa Proposta Interdisciplinar.
Coordenador (a): Rodrigo dos Reis Nunes e Ivaneide Silva dos Santos

Iniciação à Docência = 25
Supervisão = 3
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina

Educação Física

Escola como Espaço da Cultura Corporal na Cidade de Jacobina - BA
Coordenador (a): Vamberto Ferreira Miranda Filho e Rita de Cassia Roxane Ferreira Borges                                   

Iniciação à Docência =22
Supervisão = 4

Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina

Letras/ Inglês

THE BOOK IS ON/ABOVE/UNDER/BESIDE THE TABLBE: Pela Construção de Práticas Pedagógicas Reflexivas e Contextualizadas no Ensino de Língua Inglesa
Coordenador (a): Gracielia Novas da Penha e Juliane Regina Trevisol

Iniciação à Docência = 25
Supervisão = 3
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina

Letras/Português

Linguagem, Docência e Diversidade: Vivencias e Aprendizagens.
Coordenador (a): Márcia Regina Mendes Santos e Patrícia Vilela da Silva

Iniciação à Docência = 30
Supervisão =6
Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus

Geografia

#Vamosprárua – Bairro-Escola Cajueiro: Caminhos da Inicialização à Docência em Geografia.
Coordenador (a): Patrícia Pires Queiroz e Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres.

Iniciação à Docência = 24
Supervisão = 3
Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus

História

Tecendo Histórias e Formando Professores: Memórias, Contos e Encantos nas Expressões Socio-Culturais e Histórias no Cotidiano dos Afro-Brasileiros.
Coordenador (a): Ana Rita Araújo Machado e Cristiana Ferreira Lyrio Ximenes

Iniciação à Docência = 22
Supervisão = 4
Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus

Letras/Inglês

Tecendo Leituras, (RE) Construindo identidades: O lugar das Diferenças no Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa.
Coordenador (a): Clebemilton Gomes do Nascimento
Iniciação à Docência = 10
Supervisão =1
Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus

Letras - Português

Por entre os Caminhos do Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa: da Leitura à Produção do Texto.
Coordenador (a): Ana Carolina Cruz de Souza; Ana Cláudia Pacheco de Andrade; Gilce de Souza Almeida e Suely Santos Santana

Iniciação à Docência = 61
Supervisão =12
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité

Geografia

Linguagens e Ensino de Geografia: Práticas, Pesquisas e Possibilidades.
Coordenador (a): Glauber Barros Alves Costa e Gabriela Silveira Rocha.

Iniciação à Docência =25
Supervisão = 5
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité

História

A Formação Inicial do Professor de História e sua Atuação na Escola Básica: O Oficio do Historiador na Docência.
Coordenador (a): Antonieta Miguel; Luciana Oliveira Correia e João Reis Novaes.

Iniciação à Docência = 41
Supervisão =6
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité

Letras/ Inglês

O Material Didático na Aula de Língua Inglesa como Elemento de Integração Social: Analise Produção e Utilização.
Coordenador (a): Reinaldo Ferreira da Silva e Keila Mendes dos Santos

Iniciação à Docência = 30
Supervisão = 3

Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité

Letras/ Português

As Múltiplas Linguagens na Formação Docente.
Coordenador (a): Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira; Ginaldo Cardoso de Araújo; Patrícia Kátia da Costa Pina e Ricardo Tupiniquim Ramos.

Iniciação à Docência = 70
Supervisão =14
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité

Ciências Biológicas

As Diferentes Ciências na Produção dos Saberes Escolares nas Disciplinas de Biologia e Ciências Naturais.
Coordenador (a): Elizeu Pinheiro da Cruz; Jaqueline dos Santos Cardoso; Clóvis Piau Santos e Juliane dos Santos Amorim

Iniciação à Docência = 50
Supervisão =5
Departamento de Educação – DEDC/Campus VI - Caetité


Interdisciplinar
Geografia – Ciências
Biológicas – História - Matemática – Letras
/Português – Letras/Inglês
Interdisciplinaridade, Formação Docente e Temas Transversais.
Coordenador (a): Maria Claudia Meira Santos Barros; Janaina de Jesus Santos; Luciete de Cassia Souza Lima Bastos e Ângela Maria Camargo Rodrigues.

Iniciação à Docência = 65
Supervisão =7
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VII – Senhor do Bonfim


Interdisciplinar
Matemática - Pedagogia
Iniciação à Docência: Uma Colaboração entre Áreas, Sujeitos e Espaços.
Coordenador (a): Maria Celeste Souza Castro e Alayde Ferreira dos Santos
Iniciação à Docência = 30
Supervisão = 6
Departamento de Educação – DEDC/ Campus – VIII – Paulo Afonso

Ciências Biológicas

(Com) Ciências em Sala de Aula:
(Re) Construindo Saberes e Competências.
Coordenador (a): Edilson Alves dos Santos; Josilda Batista Lima; Nadja Santos Vitória Rita de Cássia Matos dos Santos Araújo
Iniciação à Docência = 61
Supervisão = 8
Departamento de Educação Campus VII – Senhor do Bonfim


Pedagogia

Experimentando Possibilidades na Organização do Trabalho Pedagógico das Escolas do Campo Multisseriadas.
Coordenador (a): Ivânia Paula Freitas de Souza

Iniciação à Docência =10 
Supervisão =1
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX - Barreiras

Pedagogia

Tecendo os Caminhos da Docência: a Relação Universidade – Comunidade como Espaço de Construção da Identidade do(a) Pedagogo(a).
Coordenador (a): Edson Carvalho de Souza Santana; Ana Jovina Oliveira Vieira de Carvalho; Christiane Andrade de Regis Tavares; Carla Cassiana Lima de Almeida Ribeiro.

Iniciação à Docência = 64
Supervisão = 12
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX – Barreiras

Matemática

Laboratório de Ensino de Matemática: Espaço de Formação numa Perspectiva Lúdica.
Coordenador (a): Américo Junior Nunes da Silva; Simone Leal de Souza Coite e Gabriela Souza Rego Pimentel
Iniciação à Docência = 41
Supervisão = 5


Departamento de Educação – DEDC/ Campus X – Teixeira de Freitas

Ciências Biológicas

As Transversalidades da Saúde no Ensino de Ciências e Biologia: Uma Interlocução entre a Educação Superior e a Educação Básica.
Coordenador (a): Liziane Martins e Ivo Fernandes Gomes
Iniciação à Docência = 25
Supervisão = 3


Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas

História


A História e o Social: A Comunidade e os Espaços da Cidade como Integrantes do Processo de Ensino-Aprendizagem.
Coordenador (a):Jonathan de Oliveira Molar e Márcio Soares Santos
Iniciação à Docência = 24
Supervisão = 3


Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas

Pedagogia

Práticas Pedagógicas Interdisciplinares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Áreas e Saberes Entrelaçados pela Leitura e Escrita.
Coordenador (a): Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho
Iniciação à Docência = 40
Supervisão = 6
Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas


Matemática

A Matemática e suas Conexões: Uma Intervenção a Partir da Inserção de Discentes Pibidianos no Ambiente Escolar.
Coordenador (a): Célia Barros Nunes; Wilson D’Almeida Santana e Cloves Lisboa dos Santos Junior
Iniciação à Docência = 42
Supervisão =6
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus X – Teixeira de Freitas

Letras/Inglês

O Ensino Colaborativo na Formação de Professores de Língua Inglesa.
Coordenador (a): Luciana Cristina da Costa Audi
Iniciação à Docência = 12
Supervisão = 2
Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas

Interdisciplinar
Pedagogia – Ciências
Biológicas – Letras/Português
“Cultura Digital e Aprendizagem: Práticas Interdisciplinares de Educação Ambiental, Literatura Infanto-Juvenil e Tecnologias na Escola”.
Coordenador (a):Elzicléia Tavares dos Santos; Aline Santos de Brito Nascimento e Ana Odália Vieira Sena
Iniciação à Docência = 45
Supervisão =6
Departamento de Educação – DEDC/ Campus XI - Serrinha


Pedagogia

As Tecnologias (Digitais, Sociais, Ambientais) e suas Contribuições para a Formação Docente no Território do Sisal.
Coordenador (a): Maria Elizangela Ramos  Junqueira; Ana Cristina de Mendonça Santos e Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos
Iniciação à Docência =41
Supervisão =8
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus XI - Serrinha


Geografia

“Formação Docente e Geografia Escolar: das Práticas e Saberes Espaciais à Construção do Conhecimento Geográfico”.
Coordenador (a): Marize Damiana Moura Batista e Batista; Simone Santos de Oliveira e Jussara Fraga Portugal
Iniciação à Docência = 45
Supervisão =9
Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi

Educação Física


Educação Física Escolar: Construindo Possibilidades Pedagógicas a Partir de uma Perspectiva Cultural.
Coordenador (a): Glaurea Nádia Borges de Oliveira e Luiz Humberto Rodrigues Souza
Iniciação à Docência = 30
Supervisão =  5
Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi

Pedagogia

Laboratório de Práticas Pedagógicas
Coordenador (a): Maria de Fátima Pereira Carvalho; Joseni Pereira Meira Reis e Sandra Alves de Oliveira
Iniciação à Docência = 45
Supervisão = 8
Departamento de Ciências Humanas DCH/ Campus XIII - Itaberaba

História

A Memória Regional vai à Escola: Tradição, Cultural e Oralidade em Diálogos com a Lei 11.645/08 em Itaberaba.
Coordenador (a): Rodrigo Freitas  Lopes e Cristiane Batista da Silva Santos
Iniciação à Docência = 40
Supervisão =4
Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité

História

O Diferente na Escola – Formação Docente, Ensino e Abordagem do Conteúdo Multicultural no Ensino de História.
Coordenador (a): Kleber José Fonseca Simões e Adriana Silva Telles Boudoux
Iniciação à Docência =24 
Supervisão = 4
Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité

Letras - Inglês

Avançando na Aprendizagem do Inglês Através da Leitura e da Escrita.
Coordenador (a): Rita de Cássia Silva Sacramento; Neila Maria Oliveira Santana
Iniciação à Docência = 21
Supervisão =3
Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité

Letras – Português

Diálogos Possíveis entre Universidade e Escola: Produzindo Práticas de Leitura e de Escrita de Gêneros Textuais/Discursivos.
Coordenador (a): Obdália Santana Ferraz Silva e Janine Fontes de Souza

Iniciação à Docência = 30
Supervisão =3
Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas – DCHT/Campus XVI - Irecê

Letras- Português

“Escrever na Escola: Uma Formação Cotidiana.”
Coordenador (a):Luiz Felippe Santos Perret Serpa;
Hilderlandia Penha Machado Santos
Iniciação à Docência = 30
Supervisão =5
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê

Pedagogia

Produção de Estratégias Pedagógicas para Desenvolvimento de Leitura e Escrita em Criança da Educação Infantil e Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental.
Coordenador (a): Fabrício Oliveira da Silva e Patrícia Júlia Souza Coelho
Iniciação à Docência = 40
Supervisão = 8
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê

Interdisciplinar
Letras/Português-Pedagogia
Linguística e Prática Pedagógica: O Plano Interdisciplinar na Potencialização do Trabalho Linguístico na Educação Básica.
Coordenador (a): André Luiz Gaspari Madureira
Iniciação à Docência = 20
Supervisão = 4
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVII – Bom Jesus da Lapa

Pedagogia

Pedagogia e Formação em Contexto: Práticas Pedagógicas Referenciais nas Culturas da Infância.
Coordenador (a): Elenice de Brito Teixeira  e Edna Souza Moreira.
Iniciação à Docência = 30
Supervisão =3
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/Campus XVIII - Eunápolis

História

Á práxis Colaborativa na Formação do Professor de História: Compartilhando Diálogos e Resinificando Práticas entre a Universidade e a Educação Escolar.
Coordenador (a): Thaís dos Santos Vinhas
Iniciação à Docência = 8
Supervisão =1
Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus – XXII – Euclides da Cunha

Letras/Português

Conhecimentos, Criação e Reflexão sobre Práticas de Leitura e Escrita em Escolas Euclidenses – dos Formatos Tradicionais aos Novos Suportes.
Coordenador (a): Cleide Selma Alecrim Pereira; Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva e Miriam Barreto de Almeida Passos.
Iniciação à Docência = 45
Supervisão =6
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XXIII - Seabra

Letras/ Português

Literatura: Afro-Brasilidades, Autores (as) Baianos (as)
Coordenador (a): Gildeci Oliveira Leite
Iniciação à Docência = 20
Supervisão = 2


Fonte:DOE 05/02/14 página da SEC