quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

UNEB vai abrir Inscrições do PIBID de 2014








A UNEB- Universidade do Estado da Bahia publicou hoje(05) no DOE a abertura do Edital PROGRAD/PIBID/UNEB CAPES de nº 010/2014 para seleção de candidatos a Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID). As inscrições para os candidatos interessados serão realizadas nos respectivos Colegiados de cursos dos Departamento no período de 11 a 22 de Fevereiro de 2014. 

CONFIRA O EDITAL COMPLETO ABAIXO:


EDITAL PROGRAD / PIBID/UNEB CAPES N° 010/2014

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso das atribuições, legais e regimentais, torna público o presente Edital de abertura de inscrições para seleção de candidatos às 1563 Bolsas de Iniciação à Docência, e 234 bolsas de Supervisão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), conforme Edital PIBID 061.2013 de acordo com o disposto nas leis específicas, no orçamento previsto e nas exigências abaixo estabelecidas.

1. DOS OBJETIVOS

O PIBID UNEB tem como objetivos:
a) inserir os estudantes dos cursos de Licenciatura da UNEB na cultura organizacional das escolas da Educação Básica do Estado da Bahia;
b) valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente;
c) promover a melhoria da qualidade da Educação Básica do Estado da Bahia;
d) promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica;
e) elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas da UNEB;
f) estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública;
g) fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem;
h) valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; e
i) proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. A inscrição e seleção serão efetuadas conforme as seguintes regras:
a) Período: 11 a 22 de fevereiro de 2014
b) Requisitos: Poderão submeter-se para seleção de iniciação à docência estudantes dos Cursos de Licenciatura dos Departamentos abaixo indicados; e para supervisores, professores da Escola Básica das Escolas parceiras dos subprojetos.
c) Local de inscrição dos bolsistas de iniciação à docência: Colegiados dos Cursos de Graduação, abaixo relacionados:
Licenciatura em Química (Departamento de Ciências Exatas e da Terra/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Letras - Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Letras – Língua Espanhola (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Ciências Sociais e Pedagogia – Interdisciplinar (Departamento de Educação – DEDC/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação – DEDC/ Campus I – Salvador);
Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas – Interdisciplinar (Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET/ Campus II – Alagoinhas);
Licenciatura em Educação Física (Departamento de Educação – DEDC/ Campus II – Alagoinhas);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento Ciências Humanas – DCH/ Campus III – Juazeiro);
Licenciatura em Geografia e Letras – Língua Inglesa – Interdisciplinar (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina);
Licenciatura em Educação Física (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina);
Licenciatura em Letras- Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina);
Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina);
Licenciatura em Geografia (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus);
Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus);
Licenciatura em Letras - Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus);
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus);
Licenciatura em Geografia (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI – Caetité);
Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI – Caetité);
Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI Caetité);
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI Caetité);
Licenciatura em Ciências Biológicas (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité);
Licenciatura em Geografia, Ciências Biológicas, História, Matemática, Letras – Língua Portuguesa e Letras Língua Inglesa – Interdisciplinar (Departamento de Educação – DEDC/Campus VI – Caetité);
Licenciatura em Matemática e Pedagogia – Interdisciplinar (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VII – Senhor do Bonfim);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação Campus VII – Senhor do Bonfim);
Licenciatura em Ciências Biológicas (Departamento de Educação – DEDC/ Campus – VIII – Paulo Afonso)
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX – Barreiras);
Licenciatura em Matemática (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX – Barreiras);
Licenciatura em Ciências Biológicas (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X – Teixeira de Freitas)
Licenciatura em História (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas);
Licenciatura em Matemática (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas);
Licenciatura em Letras com Língua Inglesa (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus X – Teixeira de Freitas);
Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Letras – Língua Portuguesa – Interdisciplinar (Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação – DEDC/ Campus XI – Serrinha);
Licenciatura em Geografia (Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus XI - Serrinha);
Licenciatura em Educação Física (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi);
Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas DCH/ Campus XIII – Itaberaba);
Licenciatura em História (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité);
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité);
Licenciatura em Letras – Língua Inglesa (Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê);
Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas – DCHT/Campus XVI – Irecê);
Licenciatura em Letra – Língua Portuguesa e Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê);
Licenciatura em Pedagogia (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVII – Bom Jesus da Lapa);
Licenciatura em História (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/Campus XVIII – Eunápolis);
Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus – XXII – Euclides da Cunha);
Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XXIII – Seabra );
d) Local de inscrição de bolsistas de supervisão: Secretaria da escola participante do PIBID UNEB.
3. DA QUANTIDADE DE BOLSAS
A quantidade de bolsas encontra-se descrita no Anexo 1 deste Edital.
4. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PROGRAMA
4.1. Os documentos para efetivar a inscrição são os abaixo relacionados:
a) formulário da ficha de inscrição, (Anexo 2, disponível na página www.uneb.br/pibid);
b) carta de interesse, expondo os motivos que o levam a participar do subprojeto para o qual quer concorrer, (Anexo 3, disponível na página www.uneb.br/pibid);
c) histórico escolar atualizado;
d) cópia legível do CPF;
e) cópia legível de documento de identidade com foto;
f) comprovante de residência - recibo recente da COELBA, Embasa e outros;
g) comprovante de titularidade de conta corrente bancária ativa do Banco do Brasil;
h) currículo atualizado - Plataforma Lattes.
4.2. Os formulários previstos nos itens anteriores, devidamente preenchidos e assinados, juntamente com os documentos exigidos, deverão ser entregues no ato da inscrição.
5. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO DO BOLSISTA DE SUPERVISÃO NO PROGRAMA
5.1. Os documentos para efetivar a inscrição são os abaixo relacionados:
a) formulário da ficha de inscrição, (Anexo 2, disponível na página www.uneb.br/pibid);
b) carta de interesse, expondo os motivos que o levam a participar do subprojeto PIBID-UNEB na escola em que atua (Anexo 3, disponível na página www.uneb.br/pibid);
c) cópia do CPF;
d) cópia de documento de identidade com foto;
e) comprovante de residência;
f) declaração da instituição que atua em papel timbrado, assinada e carimbada pelo seu representante legal, indicando tempo de serviço, cargo ocupado e funções desempenhadas;
g) comprovante de titularidade de conta corrente bancária ativa do Banco do Brasil;
h) currículo atualizado - Plataforma Lattes.
5.1 Os candidatos à bolsa de Supervisão têm que estar no exercício da sala de aula na escola parceira.
6. DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA NO PROGRAMA
Os candidatos às bolsas de iniciação à docência deverão atender aos seguintes requisitos:
a) ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir visto permanente no País;
b) estar regularmente matriculado no curso de licenciatura correspondente ao subprojeto do qual fará parte, entre segundo e penúltimo semestres; em caso de subprojeto interdisciplinar, seu curso deve ser um dos que compõem o subprojeto;
c) estar em dia com as obrigações eleitorais;
d) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado;
e) dedicar-se, no período de vigência da bolsa, exclusivamente às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas regulares;
f) assinar Termo de Compromisso do PIBID UNEB (anexo 4, disponível na página www.uneb.br/pibid) em que declare dispor de, no mínimo, 32 (trinta) horas mensais para dedicar-se às atividades referentes ao desenvolvimento do plano de trabalho apresentado;
g) não ter vínculo empregatício ou receber outra bolsa de qualquer natureza, com exceção de auxílio alimentação ou auxílio moradia;
h) assinar a frequência e entregá-la ao bolsista supervisor no último dia útil do mês de desenvolvimento das atividades;
i) apresentar relatório das atividades desenvolvidas sempre que solicitado;
j) comprometer-se em apresentar o trabalho desenvolvido e seus resultados em eventos acadêmicos quando convidado ou indicado pelo coordenador do subprojeto;
k) comprometer-se em participar das atividades referentes ao desenvolvimento do subprojeto quando convocado; e
l) estar em pleno acordo com os princípios filosóficos e pedagógicos que norteiam o PIBID.
7. DAS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA PARTICIPAÇÃO COMO BOLSISTA DE SUPERVISÃO NO PROGRAMA
Os candidatos às bolsas de supervisão deverão atender aos seguintes requisitos:
a) ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir visto permanente no País;
b) estar em dia com as obrigações eleitorais;
c) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado;
d) assinar Termo de Compromisso do PIBID/UNEB (anexo 4, disponível na página www.uneb.br/pibid), declarando dispor de, no mínimo, 32 (trinta) horas mensais para dedicar-se às atividades referentes ao desenvolvimento do plano de trabalho apresentado;
e) assinar a frequência e entregá-la ao coordenador do subprojeto no último dia útil do mês de desenvolvimento das atividades;
f) apresentar relatório das atividades desenvolvidas, sempre que solicitado;
g) comprometer-se em apresentar o trabalho desenvolvido e seus resultados em eventos quando convidado ou indicado pelo coordenador do subprojeto.
h) ser profissional da educação básica, em efetivo exercício, na rede pública;
i) estar em exercício há pelo menos dois anos na escola participante do subprojeto do PIBID-UNEB, com prática efetiva de sala de aula;
j) ter vínculo com a escola participante de modo que possibilite a sua permanência no subprojeto do PIBID-UNEB até a conclusão deste;
k) participar como co-formador dos bolsistas de iniciação à docência, em articulação com o coordenador do subprojeto;
l) ter experiência comprovada relativa ao campo de ensino e aprendizagem na área específica do subprojeto para o qual se inscreveu;
m) acompanhar os bolsistas de iniciação à docência no desenvolvimento das atividades do subprojeto; e,
n) estar em pleno acordo com os princípios filosóficos e pedagógicos que norteiam o PIBID.
8. DA SELEÇÃO
8.1. A seleção dos bolsistas será realizada por comissão presidida pelo Coordenador do subprojeto e por mais 02 (dois) professores do Departamento, a partir de critérios estabelecidos segundo a natureza do subprojeto.
a) A seleção dos bolsistas de iniciação à docência constará de análise da carta de interesse, do currículo, do histórico escolar (escore) e de entrevista;
8.3. A seleção dos bolsistas de supervisão dar-se-á da seguinte maneira:
a) a escola da rede pública (estadual ou municipal) que aderiu ao PIBID UNEB, ouvidas as orientações do coordenador do subprojeto do qual participará, dará ampla e irrestrita divulgação a este;
b) em reunião colegiada, a escola elegerá os docentes para participar da seleção dos bolsistas de supervisão, cumprindo os critérios exigidos no item 7 analisando os princípios do Programa;
c) a escola informará ao coordenador do subprojeto, através de ofício, os nomes dos docentes eleitos para participarem da seleção;
d) os docentes eleitos pela escola serão avaliados mediante análise dos documentos apresentados no ato da inscrição e entrevista individual pela comissão de seleção;
e) após cumprimento das etapas acima, a comissão de seleção procederá à classificação final dos candidatos.
9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
O resultado será divulgado nos Colegiados dos Cursos, nas escolas participantes do PIBID UNEB e no site da UNEB - www.uneb.br/pibid.
10. DO VALOR DAS BOLSAS
10.1. A bolsa de iniciação à docência (discente) corresponde ao valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), pagos diretamente ao beneficiário.
10.2. A bolsa de supervisão (professor da Escola Básica) corresponde ao valor mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), pagos diretamente ao beneficiário.
11. DO ACOMPANHAMENTO E DA AVALIAÇÃO
O acompanhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência e dos bolsistas de supervisão ficarão sob a responsabilidade dos Coordenadores Institucional do Projeto e Coordenadores dos subprojetos no qual estes estão vinculados.
12. DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA
12.1. O bolsista de iniciação à docência será desligado do PIBID UNEB quando:
a) colar grau;
b) encaminhar solicitação de desligamento ao bolsista de supervisão ou professor coordenador do subprojeto (Anexo 5, disponível na página www.uneb.br/pibid);
c) a pedido do bolsista de supervisão ou do coordenador do subprojeto, mediante justificativa;
d) trancar matrícula;
e) deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital; e
f) ser beneficiado por outra bolsa, excetuando àquelas previstas na letra h do item 6 do presente edital.
12.2. O bolsista de supervisão será desligado do PIBID UNEB quando:
a) encaminhar solicitação de desligamento ao professor coordenador do subprojeto (Anexo 6, disponível na página www.uneb.br/pibid);
b) a pedido do coordenador do subprojeto, mediante justificativa;
c) deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Edital; e
d) for desligado da escola na qual é desenvolvido o subprojeto.
12.3. Na hipótese de ocorrer substituição do bolsista de iniciação à docência e/ou do bolsista de supervisão, esta tem que ser comunicada à Coordenação Institucional do Projeto, e o substituto deverá atender a todas as exigências deste Edital, observando-se os prazos de conclusão da Bolsa PIBID, do curso e das atividades do subprojeto.
13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
13.1. Ficam impedidos de se inscrever para a seleção no PIBID UNEB, pelo período de dois semestres, ex-bolsistas que foram desligados por não cumpriram as exigências constantes nos itens 6 e 7 deste Edital.
13.2. Os bolsistas de iniciação à docência contemplados com a renovação da bolsa no período de vigência do subprojeto, só poderão pleitear nova concessão de bolsa após o interstício de dois semestres letivos, proporcionando oportunidade a outros licenciandos para usufruir do benefício.
13.3. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação institucional do PIBID-UNEB e pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), respeitadas as competências e atribuições de cada um. GABINETE DO REITOR DA UNEB, Salvador, 04 de fevereiro de 2014.

José Bites de Carvalho
Reitor

ANEXO 1 DO EDITAL Nº. 010/2014
QUADRO DE VAGAS

Departamento

Área/Curso

Dados do Subprojeto

Vagas

Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET/ Campus I - Salvador

Química

Subprojeto: Formação Inicial e Continuada – Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino de Química
Coordenador (a): Carmen Silvia da Silva Sá
Iniciação à Docência = 06
Supervisão = 01
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I – Salvador

Letras - Inglês

Abordagem Comunicativa Intercultural do Ensino da Língua na Escola Publica de Salvador.
Coordenador (a): Paula Carolina Fernandes Montenegro

Iniciação à Docência =5
Supervisão =1
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I - Salvador

Letras - Português

A Representação do Negro na Literatura Brasileira e a Produção de Escritores (as) Afro-Brasileiros e Africanos na Contemporaneidade.
Coordenador (a): Valdilene de Assis Ferreira Gondim

Iniciação à Docência =10
Supervisão =1
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus I - Salvador

Letras - Espanhol

Ensino-Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira em Escolas Públicas de Salvador/BA: Conexões entre Teoria e Práticas.
Coordenador (a): Aline Silva Gomes

Iniciação à Docência =8
Supervisão =1
Departamento de Educação – DEDC/ Campus I - Salvador

Interdisciplinar
Ciências Sociais - Pedagogia
Diversidade, Docência e Pesquisa na Educação Básica.
Coordenador (a): Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

Iniciação à Docência =28
Supervisão =4
Departamento de Educação – DEDC/ Campus I - Salvador


Pedagogia

Entre a Universidade e a Escola: a mediação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) potencializando a Práxis Pedagogia.
Coordenador (a): Ana Cristina Castro do lago; Jardelina Bispo do Nascimento e Ana Paula Silva da  Conceição

Iniciação à Docência =42
Supervisão =6
Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET/ Campus II – Alagoinhas

Interdisciplinar
Matemática - Ciências Biológicas
Subprojeto: Ensino e Pesquisa: Articulação Possível.
Coordenador (a): Maria Rosileide Bezerra de Carvalho; Eltamara Souza da Conceição e Cristiane Ferreira Mercês dos Santos

Iniciação à Docência = 50
Supervisão = 6

Departamento de Educação – DEDC/ Campus II - Alagoinhas

Educação Física

Educação Física: Espaço-Tempo e Experiências na/da Cultura Escolar.
Coordenador (a): Viviane Rocha Viana e Diana Martins Tigre

Iniciação à Docência = 30
Supervisão = 3
Departamento Ciências Humanas – DCH/ Campus III - Juazeiro

Pedagogia


Práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola e fundamentadas na perspectiva da contextualizada e da convivência com o Campo e o Semiárido Brasileiro.
Coordenador (a):Edilene Carvalho Teles e Iva Autina Cavalcante Lima Santos

Iniciação à Docência = 21
Supervisão = 4
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina

Interdisciplinar
Geografia – Letras/Inglês
Língua Inglesa e Geografia no ensino Médio: Transitando pelas Hipermídias e Hipertextos numa Proposta Interdisciplinar.
Coordenador (a): Rodrigo dos Reis Nunes e Ivaneide Silva dos Santos

Iniciação à Docência = 25
Supervisão = 3
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV – Jacobina

Educação Física

Escola como Espaço da Cultura Corporal na Cidade de Jacobina - BA
Coordenador (a): Vamberto Ferreira Miranda Filho e Rita de Cassia Roxane Ferreira Borges                                   

Iniciação à Docência =22
Supervisão = 4

Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina

Letras/ Inglês

THE BOOK IS ON/ABOVE/UNDER/BESIDE THE TABLBE: Pela Construção de Práticas Pedagógicas Reflexivas e Contextualizadas no Ensino de Língua Inglesa
Coordenador (a): Gracielia Novas da Penha e Juliane Regina Trevisol

Iniciação à Docência = 25
Supervisão = 3
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IV - Jacobina

Letras/Português

Linguagem, Docência e Diversidade: Vivencias e Aprendizagens.
Coordenador (a): Márcia Regina Mendes Santos e Patrícia Vilela da Silva

Iniciação à Docência = 30
Supervisão =6
Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus

Geografia

#Vamosprárua – Bairro-Escola Cajueiro: Caminhos da Inicialização à Docência em Geografia.
Coordenador (a): Patrícia Pires Queiroz e Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres.

Iniciação à Docência = 24
Supervisão = 3
Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus

História

Tecendo Histórias e Formando Professores: Memórias, Contos e Encantos nas Expressões Socio-Culturais e Histórias no Cotidiano dos Afro-Brasileiros.
Coordenador (a): Ana Rita Araújo Machado e Cristiana Ferreira Lyrio Ximenes

Iniciação à Docência = 22
Supervisão = 4
Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus

Letras/Inglês

Tecendo Leituras, (RE) Construindo identidades: O lugar das Diferenças no Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa.
Coordenador (a): Clebemilton Gomes do Nascimento
Iniciação à Docência = 10
Supervisão =1
Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus V - Santo Antonio de Jesus

Letras - Português

Por entre os Caminhos do Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa: da Leitura à Produção do Texto.
Coordenador (a): Ana Carolina Cruz de Souza; Ana Cláudia Pacheco de Andrade; Gilce de Souza Almeida e Suely Santos Santana

Iniciação à Docência = 61
Supervisão =12
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité

Geografia

Linguagens e Ensino de Geografia: Práticas, Pesquisas e Possibilidades.
Coordenador (a): Glauber Barros Alves Costa e Gabriela Silveira Rocha.

Iniciação à Docência =25
Supervisão = 5
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité

História

A Formação Inicial do Professor de História e sua Atuação na Escola Básica: O Oficio do Historiador na Docência.
Coordenador (a): Antonieta Miguel; Luciana Oliveira Correia e João Reis Novaes.

Iniciação à Docência = 41
Supervisão =6
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité

Letras/ Inglês

O Material Didático na Aula de Língua Inglesa como Elemento de Integração Social: Analise Produção e Utilização.
Coordenador (a): Reinaldo Ferreira da Silva e Keila Mendes dos Santos

Iniciação à Docência = 30
Supervisão = 3

Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité

Letras/ Português

As Múltiplas Linguagens na Formação Docente.
Coordenador (a): Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira; Ginaldo Cardoso de Araújo; Patrícia Kátia da Costa Pina e Ricardo Tupiniquim Ramos.

Iniciação à Docência = 70
Supervisão =14
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VI - Caetité

Ciências Biológicas

As Diferentes Ciências na Produção dos Saberes Escolares nas Disciplinas de Biologia e Ciências Naturais.
Coordenador (a): Elizeu Pinheiro da Cruz; Jaqueline dos Santos Cardoso; Clóvis Piau Santos e Juliane dos Santos Amorim

Iniciação à Docência = 50
Supervisão =5
Departamento de Educação – DEDC/Campus VI - Caetité


Interdisciplinar
Geografia – Ciências
Biológicas – História - Matemática – Letras
/Português – Letras/Inglês
Interdisciplinaridade, Formação Docente e Temas Transversais.
Coordenador (a): Maria Claudia Meira Santos Barros; Janaina de Jesus Santos; Luciete de Cassia Souza Lima Bastos e Ângela Maria Camargo Rodrigues.

Iniciação à Docência = 65
Supervisão =7
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus VII – Senhor do Bonfim


Interdisciplinar
Matemática - Pedagogia
Iniciação à Docência: Uma Colaboração entre Áreas, Sujeitos e Espaços.
Coordenador (a): Maria Celeste Souza Castro e Alayde Ferreira dos Santos
Iniciação à Docência = 30
Supervisão = 6
Departamento de Educação – DEDC/ Campus – VIII – Paulo Afonso

Ciências Biológicas

(Com) Ciências em Sala de Aula:
(Re) Construindo Saberes e Competências.
Coordenador (a): Edilson Alves dos Santos; Josilda Batista Lima; Nadja Santos Vitória Rita de Cássia Matos dos Santos Araújo
Iniciação à Docência = 61
Supervisão = 8
Departamento de Educação Campus VII – Senhor do Bonfim


Pedagogia

Experimentando Possibilidades na Organização do Trabalho Pedagógico das Escolas do Campo Multisseriadas.
Coordenador (a): Ivânia Paula Freitas de Souza

Iniciação à Docência =10 
Supervisão =1
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX - Barreiras

Pedagogia

Tecendo os Caminhos da Docência: a Relação Universidade – Comunidade como Espaço de Construção da Identidade do(a) Pedagogo(a).
Coordenador (a): Edson Carvalho de Souza Santana; Ana Jovina Oliveira Vieira de Carvalho; Christiane Andrade de Regis Tavares; Carla Cassiana Lima de Almeida Ribeiro.

Iniciação à Docência = 64
Supervisão = 12
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus IX – Barreiras

Matemática

Laboratório de Ensino de Matemática: Espaço de Formação numa Perspectiva Lúdica.
Coordenador (a): Américo Junior Nunes da Silva; Simone Leal de Souza Coite e Gabriela Souza Rego Pimentel
Iniciação à Docência = 41
Supervisão = 5


Departamento de Educação – DEDC/ Campus X – Teixeira de Freitas

Ciências Biológicas

As Transversalidades da Saúde no Ensino de Ciências e Biologia: Uma Interlocução entre a Educação Superior e a Educação Básica.
Coordenador (a): Liziane Martins e Ivo Fernandes Gomes
Iniciação à Docência = 25
Supervisão = 3


Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas

História


A História e o Social: A Comunidade e os Espaços da Cidade como Integrantes do Processo de Ensino-Aprendizagem.
Coordenador (a):Jonathan de Oliveira Molar e Márcio Soares Santos
Iniciação à Docência = 24
Supervisão = 3


Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas

Pedagogia

Práticas Pedagógicas Interdisciplinares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Áreas e Saberes Entrelaçados pela Leitura e Escrita.
Coordenador (a): Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho
Iniciação à Docência = 40
Supervisão = 6
Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas


Matemática

A Matemática e suas Conexões: Uma Intervenção a Partir da Inserção de Discentes Pibidianos no Ambiente Escolar.
Coordenador (a): Célia Barros Nunes; Wilson D’Almeida Santana e Cloves Lisboa dos Santos Junior
Iniciação à Docência = 42
Supervisão =6
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus X – Teixeira de Freitas

Letras/Inglês

O Ensino Colaborativo na Formação de Professores de Língua Inglesa.
Coordenador (a): Luciana Cristina da Costa Audi
Iniciação à Docência = 12
Supervisão = 2
Departamento de Educação – DEDC/ Campus X - Teixeira de Freitas

Interdisciplinar
Pedagogia – Ciências
Biológicas – Letras/Português
“Cultura Digital e Aprendizagem: Práticas Interdisciplinares de Educação Ambiental, Literatura Infanto-Juvenil e Tecnologias na Escola”.
Coordenador (a):Elzicléia Tavares dos Santos; Aline Santos de Brito Nascimento e Ana Odália Vieira Sena
Iniciação à Docência = 45
Supervisão =6
Departamento de Educação – DEDC/ Campus XI - Serrinha


Pedagogia

As Tecnologias (Digitais, Sociais, Ambientais) e suas Contribuições para a Formação Docente no Território do Sisal.
Coordenador (a): Maria Elizangela Ramos  Junqueira; Ana Cristina de Mendonça Santos e Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos
Iniciação à Docência =41
Supervisão =8
Departamento de Ciências Humanas – DCH/ Campus XI - Serrinha


Geografia

“Formação Docente e Geografia Escolar: das Práticas e Saberes Espaciais à Construção do Conhecimento Geográfico”.
Coordenador (a): Marize Damiana Moura Batista e Batista; Simone Santos de Oliveira e Jussara Fraga Portugal
Iniciação à Docência = 45
Supervisão =9
Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi

Educação Física


Educação Física Escolar: Construindo Possibilidades Pedagógicas a Partir de uma Perspectiva Cultural.
Coordenador (a): Glaurea Nádia Borges de Oliveira e Luiz Humberto Rodrigues Souza
Iniciação à Docência = 30
Supervisão =  5
Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII – Guanambi

Pedagogia

Laboratório de Práticas Pedagógicas
Coordenador (a): Maria de Fátima Pereira Carvalho; Joseni Pereira Meira Reis e Sandra Alves de Oliveira
Iniciação à Docência = 45
Supervisão = 8
Departamento de Ciências Humanas DCH/ Campus XIII - Itaberaba

História

A Memória Regional vai à Escola: Tradição, Cultural e Oralidade em Diálogos com a Lei 11.645/08 em Itaberaba.
Coordenador (a): Rodrigo Freitas  Lopes e Cristiane Batista da Silva Santos
Iniciação à Docência = 40
Supervisão =4
Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité

História

O Diferente na Escola – Formação Docente, Ensino e Abordagem do Conteúdo Multicultural no Ensino de História.
Coordenador (a): Kleber José Fonseca Simões e Adriana Silva Telles Boudoux
Iniciação à Docência =24 
Supervisão = 4
Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité

Letras - Inglês

Avançando na Aprendizagem do Inglês Através da Leitura e da Escrita.
Coordenador (a): Rita de Cássia Silva Sacramento; Neila Maria Oliveira Santana
Iniciação à Docência = 21
Supervisão =3
Departamento de Educação - DEDC/ Campus XIV - Conceição do Coité

Letras – Português

Diálogos Possíveis entre Universidade e Escola: Produzindo Práticas de Leitura e de Escrita de Gêneros Textuais/Discursivos.
Coordenador (a): Obdália Santana Ferraz Silva e Janine Fontes de Souza

Iniciação à Docência = 30
Supervisão =3
Departamento de Ciências Humanas e Tecnológicas – DCHT/Campus XVI - Irecê

Letras- Português

“Escrever na Escola: Uma Formação Cotidiana.”
Coordenador (a):Luiz Felippe Santos Perret Serpa;
Hilderlandia Penha Machado Santos
Iniciação à Docência = 30
Supervisão =5
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê

Pedagogia

Produção de Estratégias Pedagógicas para Desenvolvimento de Leitura e Escrita em Criança da Educação Infantil e Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental.
Coordenador (a): Fabrício Oliveira da Silva e Patrícia Júlia Souza Coelho
Iniciação à Docência = 40
Supervisão = 8
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVI – Irecê

Interdisciplinar
Letras/Português-Pedagogia
Linguística e Prática Pedagógica: O Plano Interdisciplinar na Potencialização do Trabalho Linguístico na Educação Básica.
Coordenador (a): André Luiz Gaspari Madureira
Iniciação à Docência = 20
Supervisão = 4
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XVII – Bom Jesus da Lapa

Pedagogia

Pedagogia e Formação em Contexto: Práticas Pedagógicas Referenciais nas Culturas da Infância.
Coordenador (a): Elenice de Brito Teixeira  e Edna Souza Moreira.
Iniciação à Docência = 30
Supervisão =3
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/Campus XVIII - Eunápolis

História

Á práxis Colaborativa na Formação do Professor de História: Compartilhando Diálogos e Resinificando Práticas entre a Universidade e a Educação Escolar.
Coordenador (a): Thaís dos Santos Vinhas
Iniciação à Docência = 8
Supervisão =1
Departamento de Ciências Humanas - DCH/ Campus – XXII – Euclides da Cunha

Letras/Português

Conhecimentos, Criação e Reflexão sobre Práticas de Leitura e Escrita em Escolas Euclidenses – dos Formatos Tradicionais aos Novos Suportes.
Coordenador (a): Cleide Selma Alecrim Pereira; Andréa do Nascimento Mascarenhas Silva e Miriam Barreto de Almeida Passos.
Iniciação à Docência = 45
Supervisão =6
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT/ Campus XXIII - Seabra

Letras/ Português

Literatura: Afro-Brasilidades, Autores (as) Baianos (as)
Coordenador (a): Gildeci Oliveira Leite
Iniciação à Docência = 20
Supervisão = 2


Fonte:DOE 05/02/14 página da SEC

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