• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 1 de junho de 2024

Londres: Vinicius Jr. marca e Real Madrid conquista a 15ª Champions League

                                        foto:TNT SPORTS/reprodução               

O Real Madrid é o campeão da Champions League 2023/24. O 15º título da Liga dos Campeões merengue foi decidido neste sábado (1º/6) com o placar de 2 x 0 em cima do Borussia Dortmund. Os gols da partida foram marcados por Carvajal e Vinicius Jr, todos no segundo tempo no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra.

Apesar do domínio alemão na primeira etapa de jogo, o Real Madrid mostrou por que é o maior campeão da Champions e presenteou o ídolo Toni Kroos com mais um título em seu último jogo da carreira. Marco Reus, por outro lado, se despede do futebol sem faturar a Liga dos Campeões pelo Dortmund, seu clube do coração.

Os gols

Na volta, o Real Madrid foi melhor e, em uma das criações de jogadas, os espanhóis conseguiram um escanteio. O meia Toni Kroos cobra e o lateral-direito Carvajal sobe mais alto que todos para abrir o placar aos 28 minutos do segundo tempo. A estrela brasileira Vinicius Jr. ampliou um toque suave de esquerda, que o fez ter dois gols em finais de Liga dos Campeões.

O Dortmund teria diminuído o placar se não fosse o impedimento de Füllkrug no cabeceio para o gol.

Fonte; Metrópoles 01/06/2024

Bíblia acertou: arqueólogos comprovam passagem sobre Jerusalém

Sítio arqueológico de Jerusalém
Divulgação/Parque Nacional Cidade de Davi - Sítio arqueológico de Jerusalém


No sítio arqueológico da Cidade de Davi, em Jerusalém, uma descoberta surpreendente vem lançando luz sobre os primórdios da histórica cidade e seus antigos reinos.

Uma muralha, cuja construção se atribuía anteriormente ao reinado de Ezequias, foi agora datada de forma precisa como sendo obra do rei Ozias, comprovando textos da bíblia.

Esta revelação, além de alterar o entendimento cronológico da expansão de Jerusalém, também ressoa com narrativas bíblicas antigas.

A muralha em questão, que se acreditava ter sido erguida durante o reinado de Ezequias, foi agora associada a Ozias, o que coloca sua construção cinco gerações antes do que se pensava anteriormente.

Esta nova perspectiva lança Jerusalém em uma luz diferente, indicando que a cidade era maior do que se imaginava durante os períodos dos reinados de Davi e Salomão.

A pesquisa que desvendou esses segredos envolveu técnicas avançadas de datação. O uso do carbono-14 nas ruínas da muralha, juntamente com a calibração das datas através de anéis de árvores, permitiu aos cientistas da Autoridade de Antiguidades de Israel, da Universidade de Tel Aviv e do Weizmann Institute of Science estabelecerem com precisão a idade desta estrutura impressionante.

Essa descoberta não apenas adiciona uma nova página ao livro da história de Jerusalém, mas também ressalta a importância da cidade como um centro vital durante o Reino de Judá.

O crescimento contínuo da cidade após a construção da muralha é evidente na expansão de edifícios e residências.

Além disso, a descoberta também lança luz sobre outras partes do sítio arqueológico da Cidade de Davi, algumas das quais remontam à época de Abraão.

Essa conexão com os tempos antigos reforça a importância histórica do local, enquanto nos lembra do papel central que Jerusalém desempenhou nas narrativas religiosas e históricas.

Fonte: NAIAN LUCAS LOPES/ PORTAL IG- 01/06/2024

Bahia: Pré-candidato a vereador é assassinado no interior

                                             foto:reprodução/Jacobina Notícias

Pré-candidato a vereador na cidade de Umburanas, no norte da Bahia, Valmir Justino dos Santos, de 43 anos, foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (31). 

Segundo testemunhas, “Fuminho”, como também é conhecido, foi surpreendido por dois homens armados a bordo de uma motocicleta, e tentou fugir entrando em um carro, mas foi atingido pelos disparos e não resistiu aos ferimentos. De acordo com informações preliminares, o crime ocorreu na Rua Quirino Gama e Silva. 

 

Ainda não há detalhes quanto a autoria e motivação do crime. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil e, até o momento, nenhum suspeito foi identificado.

 

A Guarda Municipal e a Polícia Militar isolaram a cena do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina. 

 

Conforme o site Jacobina Notícias, Valmir Justino dos Santos já foi preso anteriormente por envolvimento com o tráfico de drogas.


A cidade de Umburanas fica na região de Jacobina, e possui aproximadamente 20 mil habitantes.


Fonte: BN c/adaptações 01/06/2024

STF: Mapa de 1840 achado em Londres vira 'prova' do PI em litígio contra CE

Mapa apresentado ao STF pelo Piauí para mostrar como serras eram pontos-base da divisa -Imagem: Reprodução

Confira a reportagem do Colunista Carlos Madeiro do site UOL de hoje (1) publicada abaixo; O processo sobre a disputa da área dos dois Estados do Nordeste está no STF  desde 2011.

https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2024/06/01/mapa-de-1840-achado-em-londres-vira-prova-no-stf-sobre-litigio-de-ce-e-pi.htm 

SP: PMs da Rota eram seguranças da diretoria da Transwolff envolvida com o PCC

                                                    

Luiz Carlos Efigênio Pacheco, o Pandora, presidente da Transwolff - Imagem: Reprodução


Confira a reportagem completa de Josmar Jozino no link abaixo do site UOL de hje (1):

 https://noticias.uol.com.br/colunas/josmar-jozino/2024/06/01/pms-da-rota-eram-segurancas-da-diretoria-da-transwolff-envolvida-com-o-pcc.htm

GO: Cabo eleitoral de dep. Gustavo Gayer e ex-assessor parlamentar é preso por assalto a ônibus

imagem:reprodução/TSE

 
                                
O ex-militar do Exército Simão Pedro Costa Rocha Freitas,  de 33 anos, conhecido como "Cabo Simão", foi preso no dia 25 de maio por assalto a mão armada contra um ônibus de turismo em Goiás. O caso veio à tona nesta sexta-feira (31). 

De acordo com a Polícia Civil, Simão fazia parte de uma quadrilha que assaltou o ônibus no dia 24 de maio em uma estrada nas proximidades de Aparecida de Goiânia. O veículo transportava passageiros e mercadorias advindas do Paraguai e, segundo o delegado responsável pelo caso, Sérgio Henrique, o grupo fingiu ser da polícia para abordar o veículo. 

"Como se fossem viaturas da polícia, eles pediram para o motorista parar. Armados, eles desceram todos os passageiros e os três motoristas que estavam a bordo. Depois, abriram o porta-malas do ônibus e limparam levando o que queriam”, relatou ao site G1. A quadrilha foi presa no dia seguinte em operação conjunta entre Polícia Civil e Militar deflagrada na cidade de Hidrolândia. Com o grupo, foram apreendidos 2 simulacros de armas de fogo, 2 armas de fogo de calibre restrito e 1,5 kg de cocaína. Na delegacia, Simão teria confirmado sua participação no crime. 

Os presos, conforme relato do delegado, responderão por tráfico de drogas, associação pelo tráfico, roubo com arma de fogo e associação criminosa, com penas que podem chegar a 50 anos de prisão.

Bolsonarista raiz 

Após a prisão da quadrilha, usuários das redes sociais resgataram vídeos que mostram que Simão Pedro Costa Rocha Freitas, o Cabo Simão, é um bolsonarista raiz. Ele foi assessor parlamentar do ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL-GO), cabo eleitoral do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e já recebeu elogios do ex-presidente Jair Bolsonaro

Em um desses vídeos, Simão, que foi candidato a deputado estadual em Goiás, aparece manifestando apoio ao deputado Gustavo Gayer, pré-candidato a prefeito de Goiânia. Na gravação, Gayer retribui o apoio com apertos de mãos e abraços no ex-militar agora preso.

“Tenho muito apreço por ele. Vim aqui prestar meu apoio porque quem é de direita, sabe que Gustavo Gayer é nosso representante em Goiás. Estamos juntos”, diz Simão. 

Em outro registro, o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece pedindo votos para Major Vitor Hugo e seu ex-assessor parlamentar Simão, que à época era candidato a deputado estadual. 

O ex-assessor parlamentar Simão, de 33 anos anos, em 2018, pelo então PSL em obteve apenas 1.781 votos. 

Assista: 

https://twitter.com/i/status/1796595721745072359








Doze governos estaduais ignoram educação infantil em orçamentos

                                              FOTO:REPRODUÇÃO/GOOGLE

Doze governos estaduais não mencionam termos ligados à educação infantil em suas leis orçamentárias. Creches e pré-escolas são de responsabilidade de municípios, mas a legislação prevê aos estados suporte financeiro às prefeituras —sobretudo diante da realidade de dificuldades financeiras e técnicas da maioria dos municípios.

 

Sete dos 12 estados são das regiões Norte e Nordeste, com maiores desafios. Apenas 2 estados, Mato Grosso e Piauí, preveem recursos para etapa em todas as fases dos orçamentos, o que indica preocupação orçamentária a curto e longo prazo.
 

As informações estão em um levantamento do Instituto Articule, obtido pela reportagem, em que se analisa as três fases do orçamento: a LDO (Leis de Diretrizes Orçamentárias), a LOA (Lei Orçamentária Anual), ambas de 2024, e o PPA (Plano Plurianual).
 

A LDO aponta as prioridades do governo para o ano seguinte, enquanto a LOA estabelece valores de despesas e receitas. Já o PPA define metas e previsão de recursos para um período de quatro anos —foram analisados os planos com vigência de 2024 a 2027.
 

O Articule analisou a menção a termos como creche, pré-escola, educação infantil e primeira infância nos documentos orçamentários. Nenhuma dessas expressões são citadas nas três leis dos seguintes estados: Acre, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
 

A falta de vagas em creche é um dos principais gargalos da educação brasileira. O país tem 2,3 milhões de crianças de até 3 anos fora das escolas por alguma dificuldade de acesso ao serviço, segundo levantamento de 2023 do Movimento do Todos pela Educação.
 

Os maiores índices de exclusão de crianças de creches estão nas regiões Norte e Nordeste, como Acre (48%), que não prevê a educação infantil em seus orçamentos, Roraima (38%), Pará (35%) e Piauí (33%)
 

São dez os estados que mencionam os termos da educação infantil na LOA 2024. No PPA, de 2024 a 2027, o número cai para 9 e na LDO, para 4. No estado de São Paulo, por exemplo, o tema aparece na LOA, mas é ignorado no PPA.
 

"Temos no país um percentual de crianças, sobretudo aquelas que mais precisam, sem acesso à creche. E os municípios têm muitas dificuldades financeiras para dar vazão sozinhos a essa missão, a esse direito", diz a advogada Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule.
 

"Há uma divisão de tarefas previstas, mas é fato também que a nossa Constituição prevê que as crianças têm prioridade absoluta na garantia dos seus direitos, dentre esses, à educação", afirma.
 

O levantamento foi feito diretamente nos textos disponibilizados pelas Assembleias Legislativas e nos Diários Oficiais.
 

O professor Rubens Barbosa, da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação, diz que é preciso mudar a cultura política para que os estados cumpram com a colaboração.
 

Os governos estaduais só foram obrigados a contribuir com os municípios na educação a partir de uma emenda constitucional de 1996, que previu a redistribuição dos recursos fiscais dos estados e municípios destinados ao ensino fundamental.
 

"Os estados têm que fazer leis sobre como distribuir o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços] obrigatoriamente para a melhoria de índices educacionais. Como a maior parte dos municípios cuida da educação infantil, a maior parte vai para a educação infantil", diz Barbosa.
 

Questionado, o Consed (conselho que representa as secretarias de educação estaduais) diz estimular que as gestões apliquem a legislação e entende que a alfabetização das crianças requer um esforço conjunto.
 

"Isso facilita a condição de conhecimento e aprendizagem que os alunos chegam no ensino fundamental e no ensino médio", diz Roberta Barreto, do Conselho.
 

A presidente do Articule ressalva que os investimentos para a educação infantil podem, em alguns casos, estar incluídos e misturados em outros orçamentos. O que não é considerado adequado.
 

"Se é para construção de creche, precisa estar na rubrica da educação, porque é a primeira etapa da educação básica", diz Gotti. "Creche é um serviço a ser prestado para as crianças na garantia do direito à educação, não como uma assistência social".
 

Procurado, o MEC (Ministério da Educação) diz que os estados estão inclusos no pacto federativo, que prevê a oferta pública de educação infantil como responsabilidade dos municípios em parceria com os estados e a União.
 

Da mesma forma, o ministério é obrigado a colaborar. O governo Lula (PT) prometeu ano passado destravar obras de educação paradas, mas até agora nenhuma foi retomada, como a Folha de S.Paulo revelou. São 1.317 obras de creches e pré-escolas paradas, o equivalente a 35% do total.
 

Dos estados que não declararam a educação infantil em nenhuma das três leis, o Rio de Janeiro informou dar apoio financeiro à educação dos municípios em casos de necessidades específicas. A Bahia disse ter elaborado, no Plano Plurianual 2024-2027, programa de apoio às redes municipais de ensino com assessoramento técnico-pedagógico e financeiro.
 

O Tocantins disse firmar parcerias para o desenvolvimento da educação infantil. Minas Gerais informou que a colaboração com os municípios está detalhada nos textos de programas e projetos previstos na Lei Orçamentária Anual de 2024.
 

Acre, Amazonas e Paraná alegaram apenas que a responsabilidade da educação básica cabe aos municípios e que, por isso, termos vinculados à área não foram encontrados em seus orçamentos.
 

São Paulo informou trabalhar em cooperação com os municípios e firmou programa de alfabetização junto a esferas municipais com foco em crianças até 7 anos. No programa, o estado arca com material didático e formação de professores.
 

Pará, Rio Grande do Sul e Maranhão informaram que as prioridades e destinações à educação infantil constam no PPA. Nele, estão apoios a construções de creches, programas de alfabetização, capacitação de professores e gestores, entre outros.
 

O Ceará disse investir na área por meio de um programa dos ensinos infantil e fundamental, que inclui desde concessão de bolsas até construção e aquisição de equipamentos de centros de educação infantil.
 

Em nota, a Secretaria de Educação do Espírito Santo afirmou que conta com "o Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes)" instituído por um lei estadual. O fundo, diz a nota, está identificado na ação de "colaboração estado/município" e por "PO - Plano Orçamentário".
 

A Secretaria de Sergipe, também em nota, disse que a "primeira infância e a educação infantil é prioridade".
 

Segundo a pasta, o governo lançou o Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil, "com objetivo de garantir às crianças de 0 a 5 anos e 11 meses o acesso à educação infantil, por meio da construção e garantia de funcionamento de 75 creches-escolas ao longo dos próximos anos". O governo, diz a nota, também conta com o projeto Alfabetizar Pra Valer desde 2019 "para fomentar o regime de colaboração entre Estado e municípios".
 

Todos os estados foram procurados. Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina não responderam.


Fonte: Por Mariana Brasil e Paulo Saldaña | Folhapress - 01/06/2024

sexta-feira, 31 de maio de 2024

'Faraó do Bitcoin' é preso após 2 anos foragido por fraude bilionária

Faraó do Bitcoin estava foragido desde 2022
foto:Reprodução - Faraó do Bitcoin estava foragido desde 2022



Após quase dois anos foragido da Justiça, Claudio Barbosa, conhecido como 'Faraó do Bitcoin', foi capturado pelas autoridades em Florianópolis. Sua prisão ocorreu na última terça-feira (26) e, até esta sexta (31), ele permanece detido.

As investigações apontam que Barbosa é suspeito de participar de um esquema de pirâmide envolvendo criptomoedas, resultando em um prejuízo significativo de R$ 4,1 bilhões em mais de 80 países.

O momento da prisão se deu quando a Polícia Militar abordou Barbosa em um veículo de luxo no bairro Jurerê Internacional, onde ele não ofereceu resistência e foi conduzido às autoridades competentes.

Embora a defesa de Claudio Barbosa alegue que sua prisão seja desnecessária, a Justiça, durante audiência de custódia virtual, decidiu pela manutenção da detenção. Neste contexto, estão sendo avaliadas estratégias legais para buscar a liberdade do acusado.

Barbosa ocupava o cargo de diretor de tecnologia na Trust Investing, empresa que foi alvo da operação "La Casa de Papel" realizada pela Polícia Federal em 2022. A investigação apontou que a empresa oferecia pacotes de investimentos a partir de US$ 15, prometendo ganhos diários de até 20% ao mês.

Um aspecto destacado pela defesa é a ausência de regulação sobre criptoativos no Brasil até a promulgação da Lei nº 14.478/2022, aspecto que está sendo levado em conta nas estratégias para a liberdade de Claudio Barbosa durante a continuidade do caso.

Veja a nota da defesa de Cláudio Barbosa


 defesa de Cláudio Barbosa tomou conhecimento de sua prisão e entende ser totalmente desnecessária sua custódia cautelar uma vez que o processo já está em sua fase final.

Foi realizado pedido de liberdade durante a audiência de custódia, o qual foi indeferido. Com a manutenção da prisão preventiva e considerando o feriado e plantão judicial estão seno consideradas as melhores estratégias para as medidas cabíveis para restabelecer sua liberdade. A audiência ocorreu de forma virtual, tendo em vista que o processo está em trâmite na cidade de Campo Grande no Mato Grosso do Sul/MS.

Com relação as acusações a defesa ressalta que há uma ausência de regulação com relação ao tema criptoativos no Brasil e que as investigações ocorreram em data pretérita à Lei nº 14.478/2022, conhecida como Marco Legal dos Criptoativos.

No tocante a acusação de, fazer operar, sem a devida autorização, ou com autorização obtida mediante declaração (Vetado) falsa, instituição financeira, inclusive de distribuição de valores mobiliários ou de câmbio.

Não há sequer regulação a respeito, tendo sido inclusive editada uma consulta pública do Banco Central à respeito do tema, sem regulamentação até o momento no Brasil.

Fonte: PORTAL IG - 31/05/2024


Salvador: Idosa é liberada e suspeito se rende após sequestro em Campinas de Pirajá

 

                                    foto:reprodução/TV Record                    
                                                   

A idosa, de 68 anos, feita de refém, nesta sexta-feira (31), na Rua Osório Vilas Boas, no bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador, foi liberada após algumas horas de ação da polícia. Informações apontam que o suspeito não estava armado e teria rendido a vítima com um canivete. Uma equipe da Polícia Militar intermediou a negociação. 

 

foto:TV Record/reprodução

 

O suspeito se rendeu e foi detido no local. Ao jornal Cidade Alerta, da Record TV, moradores do local informaram que o suspeito já teria uma passagem pela polícia, tendo sido preso por roubo a banco. O homem foi identificado como Adriel Santos da Silva, também conhecido como “Nego D’Água”.

 

Segundo testemunhas, o homem teria invadido a residência da idosa, após fugir de uma ação policial no bairro. No local, um time de seis advogados foi acionado para compôr a defesa do suspeito. (Atualizada ás 20h)


Fonte: BN -31/05/2024

Advogada que assina petições como 'advogata' é condenada por difamar juiz

Advogada foi condenada por ofender juiz nos autos de ação penal privada -foto:Freepik


 O juízo da 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão que condenou uma advogada a pena de um ano, sete meses e 25 dias de detenção, em regime semiaberto, e ao pagamento de 14 dias-multa pelos crimes de injúria, calúnia e difamação contra um magistrado. 

Na sentença confirmada, o juiz Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho, da Comarca de Itanhaém, tinha apontado que tanto a materialidade como a autoria do crime imputado à advogada estavam devidamente comprovadas tanto por prova documental como oral.

No caso concreto, a advogada  atuava em causa própria em uma ação de despejo e, em petição, disse que o magistrado que julgava o processo tinha cometido os crimes de prevaricação, fraude processual e apropriação indébito, além de lhe ter xingado de “maugistrado”, entre outros insultos. Nas petições, a causídica assinava como “advogata”.

No curso da ação penal privada, a advogada ainda solicitou o auxílio da Comissão de Prerrogativas da OAB, que designou advogado para acompanhar a audiência, não tendo sido apontada nenhuma intercorrência. 

Além da condenação criminal,  a advogada também terá que pagar indenização de R$ 30 mil em danos morais. 

Clique aqui para ler o acórdão
Clique aqui para ler a sentença confirmada
Processo 1002257-56.2023.8.26.0266


Fonte: CONJUR - 31/05/2024 - 21h:05

Irecê: Confira as vagas de emprego no SineBahia para segunda-feira(3)

 

                                            foto: Arquivo do Blog Fique Informado


Confira as vagas ofertadas para o SineBahia para a cidade de Irecê até a próxima segunda-feira (3/6). Os interessados deverão comparecer ao setor de atendimento do órgão que funciona no SAC na praça Clériston Andrade, no centro da cidade.





Saiba quem são os irmãos stalkers presos por ameaçar família de ministro Moraes


                                Foto colorida de fuzileiro naval acusado de ameaçar Alexandre de Moraes - Metrópoles

foto:reprodução/STM

Dois irmãos foram alvos de mandados de prisão preventiva na manhã desta sexta-feira (31/5) por suspeita de ameaçar e perseguir (stalkear) a família do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Sargento da Marinha do Brasil e fuzileiro naval, Raul Fonseca de Oliveira (foto em destaque), de 43 anos, foi preso pela Polícia Federal em sua casa na região da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ).

Já o técnico eletricista Oliveirino de Oliveira Júnior, de 47, foi surpreendido por uma equipe da PF em seu endereço na Vila Clementino, na cidade de São Paulo.

Os dois irmãos nasceram na cidade de Castanhal, no Pará, nos anos de 1970. Eles são de uma família de quatro irmãos, sendo dois homens e duas mulheres.

Segundo a PF, ambos teriam arquitetado o envio de e-mails para familiares do ministro detalhando a rotina deles.

Abandono de posto

Antes de ser investigado por ameaçar parentes de um integrante da suprema corte brasileira, o sargento Raul Fonseca foi condenado pelo crime militar de abandono de posto.

Isso porque ele teria abandonado um treinamento para comer em uma lanchonete, em novembro de 2021, em São José da Barra, Minas Gerais.

Na época, ele também chegou a ser acusado de ter invadido uma área militar ao voltar da lanchonete, pulando os portões trancados do local. No entanto, ele foi absolvido do crime de “ingresso clandestino”.

Mais cedo, a defesa de Raul informou ao Metrópoles que estava a caminho da PF do Rio para se inteirar sobre a situação. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Em nota, a Marinha informou que não se manifesta sobre processos investigatórios em curso no âmbito do Poder Judiciário, mas garantiu que permanece à disposição da justiça.

Economia: Confira as datas dos lotes da Restituição do IR 2024

 


                                             
A Receita Federal realiza nesta sexta-feira (31) o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Mais de 5,6 milhões vão receber R$ 9,5 bilhões no maior lote já pago na história.
 Mas a fila de pessoas que terão direito à restituição ainda é longa.

 

 

VEJA ABAIXO QUAL É A ORDEM DE PRIORIDADE:
 

Idosos com 80 anos ou mais;
 

Idosos com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e/ou doença grave;
 

Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;
 

Contribuintes do Rio Grande do Sul;
 

Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix;
 

Demais contribuintes;
  

Entre as pessoas que estão no mesmo grupo de beneficiados, o desempate é feito pela data de entrega. Mas se o contribuinte faz uma declaração retificadora, corrigindo alguma informação, ele volta para o final da fila, valendo a data em que entregou o IR com as informações alteradas.
 

Quem não foi contemplado agora, terá o valor corrigido quando receber. No caso do segundo lote, a Receita pagará 1% a mais da quantia a ser devolvida. Nos meses seguintes, a correção será de 1% e um acréscimo proporcional da taxa Selic, que atualmente está em 10,5% ao ano.

 

Veja o calendário de restituição do Imposto de Renda 2024
 

Lote
 

Dia do pagamento
 

  • 1º lote
     

31 de maio

 

  • 2º lote
     

28 de junho

 

  • 3º lote
     

31 de julho

 

  • 4º lote
     

30 de agosto

 

  • 5º lote
     

30 de setembro



Fonte: FOLHAPRESS C/ADAPTAÇÕES 31/05/2024