• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 7 de dezembro de 2019

Sigilo cartão corporativo: Planalto ignora decisão do STF; Presidência já gastou mais de R$ 14 milhões





                                   é a "nova política" que tanto Bolsonaro falava -foto:reprodução



Mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a divulgação de gastos, o Palácio do Planalto manteve sob sigilo os gastos com cartão corporativo da Presidência da República. Desde o mês passado o governo foi notificado sobre a mudança, mas não alterou o seu procedimento.

Em novembro o STF deciciu derrubar o artigo 86 do decreto-lei 200/67. O texto previa que a movimentação dos créditos destinados à realização de despesas reservadas ou confidenciais do presidente ou de ministro deveria ser feita sigilosamente.

Dados do Portal da Transparência do Governo Federal apurados pelo Estadão revelam que a  a Presidência desembolsou, na gestão de Jair Bolsonaro, R$ 14,5 milhões com cartões corporativos. Informações do Bahia notícias.

Região de Irecê: As três vítimas fatais do acidente na BA- 148 "Alto da Santa" são de João Dourado

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
foto:reprodução/facebook/caraíbasFM

fotos:Caraíbas FM/reprodução
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza

As três vítimas  do acidente ocorrido na estrada de São Gabriel  hoje pela tarde na BA - 148 descida do Alto da Santa são do município de João Dourado. José Antônio Batista Dourado, 50 anos, o "Loula do  carro de som",Jonas Joaquim de PInho de 63 anos, "Jonas Bieca" e Davi Castro Dourado de 43 anos. 

Segundo uma testemunha, o condutor do veículo Peugeot 307 16 FX PR,Placa-DXZ-5075, Prata, de João Dourado teria perdido o controle do veículo, tendo saído da pista e caindo numa ribanceira, e segundo essa mesma testemunha com ajuda de populares conseguiram retirar os três homens antes que o fogo os consumisse..

Confira abaixo o boletim de ocorrência divulgado pelo 7º BPM de Irecê/ 2ª CIA/3º Pelotão da PM de São Gabriel.

Boletim de Ocorrência:
*POLÍCIA MILITAR DA BAHIA*

*CPRCh/7° BPM IRECÊ*

*2°CIA/3°Pel/PM/São Gabriel*

*Ocorrência:* Beta 21 com Vitimas Fatais.

Veículo - Peugeot 307 16 FX PR,Placa-DXZ-5075, Prata, João Dourado- BA.

Vítima 1- José Antônio Batista Dourado.RG-5036490. Nasc-20-03-1969.
Condutor de acordo com testemunha ocular.

Vítima 2- Jonas Joaquim de Pinho. RG-0421802529. Nasc-05-09-1956.

Vítima 3- Sem identificação até o momento.

Testemunha- José Marcos Nunes Santana. RG-395184812. Cel- 74999266060.Este que indicou o condutor no momento do acidente.

*Local:* BA 148,descida do Alto da Santa.
*Data:* 07/12/2019
*Horário* 16h13Minutos.
*Releese: Por volta do horário acima citado recebemos a informação de um Beta 21 nas proximidades do Alto da Santa. Deslocamos imediatamente até o local e ao chegar constatamos a veracidade da informação recebida. Veículo lançado acima, onde o condutor perdeu o controle do mesmo, saindo da pista e caindo na ribanceira,dentro de uma propriedade rural,o qual pegou fogo após o acidente. Populares que chegaram ao local juntamente com a testemunha(primeira pessoa no local) conseguiram retirar os corpos já sem sinais vitais para não serem consumidos pelas chamas. O veículo foi completamente consumido pelas chamas,não sendo possível apagar o fogo.Contato mantido com a Dra Marisilva Bastos Barreto que acionou o DPT para tomar as medidas legais cabíveis. Rabecão no local e perícia realizada. Perito: Bruno. Cel 75991538484. DPT- 36413157. Estivemos no local e confeccionarem os o RAT.
Fonte: Gu de serviço.


Maranhão: Ataque contra indígenas mata 2 e deixa 2 feridos na BR- 226

Após atentado, índios bloqueiam a BR-226 no Maranhão.  — Foto: Divulgação/Josoaldo de Oliveira
foto:Após atentado, índios bloqueiam a BR-226 no Maranhão. — Foto: Divulgação/Josoaldo de Oliveira
Um atentado deixou dois índios da etnia Guajajara mortos e outros dois feridos, neste sábado (7),
 na BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no município de Jenipapo dos Vieiras, 
localizado  a 506 km de São Luís. 
Os indígenas que morreram foram identificados como Firmino Silvino Guajajara e Raimundo Bernice Guajajara. Os dois índios feridos, que não tiveram os nomes divulgados, foram socorridos e
 levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Jenipapo dos Vieiras e 
estão sob proteção policial.
Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL

Ex- Presidente do TJ-BA é transferida para Papuda em Brasília



[Jóias da Coroa: Desembargadora é transferida para a Penitenciária da Papuda, em Brasília]
foto:Arquivo Bocão News/reprodução
A ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, presa no último dia 29 de novembro no âmbito da Operação Jóias da Coroa, um desdobramento da Faroeste deflagrada pela Polícia Federal, foi transferida para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
De acordo com a Satélite, a magistrada, investigada por supostamente integrar uma quadrilha que atuava com venda de decisões judiciais, foi levada para uma cela especial do presídio. Antes disso, Maria do Socorro estava no Batalhão de Choque da Polícia Militar, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS).

fonte:Bocão News - 07/12/19

SP: Uma semana após Paraisópolis, Eduardo Bolsonaro ironiza baile funk


Eduardo Bolsonaro crítica bailes funk uma semana após nove jovens serem mortos pisoteados em Paraisópolis
© Reprodução/Youtube Eduardo Bolsonaro crítica bailes funk uma semana após nove jovens serem mortos pisoteados em Paraisópolis
O Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usou suas redes sociais para ironizar os bailes funk. Segundo um retweet em seu perfil, se os pais deixarem os filhos irem aos famosos bailes, “vão poder xingar a polícia e culpá-la pelas mazelas da vida enquanto é defendido por lacradores de plantão”.  Confira o post:
A publicação deste sábado, 07 vai de encontro com a marca de uma semana em que nove jovens morreram em São Paulo durante a realização de um baile funk na comunidade de Paraisópolis, zona sul da cidade. Vídeos divulgados mostram a ação cruel de policiais militares encurralando os jovens em becos sem saída e batendo com cassetetes, chutes e tapas, além do disparo de balas de borrachas e bombas de gás lacrimogêneo. Os militares envolvidos estão sendo investigados. 
O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou que “aparentemente” houve um “excesso” e um “erro operacional grave” da Polícia Militar na ação. 
Em nota oficial, o comando da PM afirmou que, na noite da tragédia, os soldados reagiram ao ataque de bandidos a bordo de uma moto. “A moto fugiu em direção ao baile funk, ainda efetuando disparos, ocasionando um tumulto entre os frequentadores do evento.”
fonte:Veja.com - 07/12/19

Região de Irecê e Chapada: Major Maltez, da PM, manda recado aos seguidores de Zé de Lessa, após áudios ameaçadores

file-2019-12-07095111.825438-cel3f1c45ba-18f0-11ea-955b-f23c917a2cda.jpg
Major Maltez da PM, manda recado aos seguidores de Zé de Lessa - Foto:reprodução/cultura &Realidade


Diversos áudios estabelecendo um clima de terror para as regiões de Irecê e Chapada Diamantina, supostamente produzidos e disseminados por seguidores de Zé de Lessa, apontado como o maior líder do BDM – Bonde Do Maluco, tiveram resposta dura do Major Maltez, que atua na Cipe – Companhia Independente de Policiamento Especializado/Semiárido.
José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, passou os últimos cinco anos como foragido da justiça baiana, mantendo-se, segundo investigações policiais, em moradia nas terras paraguaias, na divisa com o Brasil. De lá, desenvolvia a gestão das suas ações criminosas, como assaltos a bancos, tráficos de armas e drogas.
Zé de Lessa foi abatido pela polícia de Mato Grosso do Sul, após uma fracassada tentativa de assalto a um carro forte, que abriu caminho para localização do seu esconderijo. A sua morte causou comoção entre seus liderados.
Chácara onde Zé de Lessa foi morto pela polícia do MS(Divulgação)
foto:divulgação/ssp-ba

No dia seguinte, vários áudios foram divulgados, destinados às regiões da Chapada Diamantina e de Irecê, especialmente às localidades rurais dos municípios de Canarana, Cafarnaum (sua terra natal), Souto Soares, Iraquara, Mulungu do Morro e Seabra. Os conteúdos dos áudios apontam para forte ameaça destinada a organizadores de festas.
“Salve família... Seabra, Chapada Diamantina e região, passe uma visão aí, nós só quer enterrar nosso coroa cangaceiro em paz. Não é para ter festa nem aí, nem em canto nenhum, senão o carro preto vai passar... tá entendendo? Estamos de luto, daquele jeito”, diz um dos áudios divulgados através do aplicativo WhatsApp.
Em outro, um dos comparsas ressalta que “a covardia que fizeram com nosso velhinho não vai ficar de graça não, vai ter uma cobrança doida, viu”. Por conta dessas e outras ameaças, diversos eventos foram cancelados.
O agente de produções “Leo”, comunicou o cancelamento de uma festa que ocorreria em Iraquara: “pessoal, bom dia! Aqui é Leo, agente de produções, eu venho, por meio deste áudio aqui, comunicar o cancelamento da festa das patroas, que aconteceria em Iraquara, a festa das patroas”, disse ele em áudio, no qual afirma que recebeu ligações ameaçando de morte ele e a sua família, e que por isso estava cancelando a festa. No mesmo áudio, ele orienta as pessoas que compraram os ingressos, a procurarem os locais de vendas para devolução dos ingressos e dos recursos financeiros. “Espero que todo mundo entenda... foi uma noite intensa e desejo que ninguém passe por isso”, disse o produtor cultural.
EM ÁUDIO, POLÍCIA MILITAR RESPONDE
Em resposta, o Major Maltez, fez divulgar um áudio, em que busca tranquilizar a população e dar um recado aos seguidores de Zé de Lessa: “a polícia está de olho, está ciente dos áudios. Nós não iremos permitir que vagabundo venha para cá, para poder alterar a ordem pública. Nós não iremos permitir! Peço encarecidamente pra gente não ficar repassando estes áudios (da turma do BDM) e, em todos os grupos de WhatSapp e noticiários que tiverem, repassem isso: que a polícia civil e militar na região está atenta e vai fazer várias operações no sentido a coibir qualquer ato que venha a denegrir a ordem pública aqui na região”, pediu o Comandante.
Maltez ficou conhecido por ter comandado uma operação que frustrou uma tentativa de assalto ao Banco do Brasil em Irecê, em 20 de março de 2017, por assaltantes orientados pela quadrilha, ato que resultou no desencadeamento de operações policiais da Bahia que causou duro golpe às organizações criminosas, com a eliminação de vários dos seus componentes em diferentes cidades da região de Irecê, inclusive com mortes de participantes na tentativa frustrada de assalto do BB, quando um dos seus principais componentes foi alvejado por um agente da Polícia Militar.

fonte:Site Cultura e Realidade/facebook/reprodução - c/adaptações 07/12/19

Salvador: Palácio da Sé é reaberto ao público e traz acervo secular da igreja católica no Brasil

[Após 20 anos fechado, Palácio da Sé é reaberto ao público e traz acervo secular da igreja católica no Brasil]
foto:Bocão News/Roberto Viana

Após 20 anos fechado, foi reaberto nesta sexta-feira (6) o Palácio da Sé, no Centro Histórico de Salvador, um espaço cultural que conta a história da igreja católica no Brasil e funciona como Centro Administrativo da Arquidiocese na capital baiana.
O espaço passou por um processo de restauração durante cinco anos e abriga uma mostra de móveis dos séculos XVII e XVIII, além de acervo histórico remanescente de antigos prédios religiosos e mais de 16 mil documentos, restaurados e não restaurados. 
O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que passará a realizar atendimentos e audiências no local, falou ao BNews sobre a importância do espaço, reaberto às vésperas do dia em que ele comemora 50 anos de sacerdócio.
“Foi um grande presente que acabei ganhando inesperadamente. Agradeço a Deus pelo dom que me deu de poder assumir esse trabalho e leva-lo até o fim”, disse Dom Murilo. “Aqui a história é viva. Estamos falando da história de bispos que dirigiram a igreja desde 1715. Tenho certeza que quem quiser fazer um passeio pela história da igreja no Brasil, que começou grande parte em Salvador, pode fazer esse passeio belíssimo”, continuou.
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco, também falou da importância do local para o turismo da cidade. “Salvador já é reconhecida internacionalmente pelo grande acervo que a igreja católica possui e pela história e influência da igreja católica na formação da sociedade baiana. O memorial traz uma perspectiva muito ampla para conhecer um pouco mais dessa história. É fundamental do ponto de vista da nossa cultura, história e também como um atrativo turístico importante para a cidade de Salvador”, ressaltou.
O vice-prefeito, Bruno Reis, também participou da primeira visitação ao espaço e comemorou a iniciativa. “Este é um grande exemplo que um sonho que se sonha junto é capaz de se tornar realidade. É um grande equipamento que deixa um legado para a cidade de Salvador, sendo mais uma alternativa para enaltecer nosso patrimônio artístico e religioso”, pontuou.

fonte:Bocão News.
 

Direitos autorais: Em carta, artistas pedem apoio da OAB contra medida provisória de Bolsonaro

Em carta, artistas pedem apoio da OAB contra medida provisória de Bolsonaro
Foto: Divulgação
Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e mais de 120 artistas enviaram carta ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz nesta semana. 

De acordo com o site Estadão, o grupo de artistas pede uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo contra a medida provisória de Jair Bolsonaro que permitiu que hotéis e navios não pagassem direitos autorais por músicas tocadas em seus quartos. A OAB decidiu encampar o pedido. 

A carta foi elaborada pelo coordenador do Grupo de Ação Parlamentar pró-música (GAP) e conta ainda com sindicados, associações e fóruns de artistas.Informações do Bahia notícias.

Pará: Mototaxista testemunha de padre que substituiu Dorothy Stang é assassinado em Anapu

Mototaxista testemunha de padre que substituiu Dorothy Stang no Pará é assassinado

Foto: Ilustrativa/Reprodução/G1



foto:Ilustrativa/reprodução


Uma testemunha de defesa do padre José Amaro Lopes de Sousa foi assassinada na noite da última quarta-feira (4) perto de Anapu (749 km a sudoeste de Belém), no Pará, uma das regiões de conflito agrário mais violentas do país.

O mototaxista Marcio Rodrigues dos Reis, 33, foi morto com uma facada no pescoço por um passageiro que o havia contratado para levá-lo à zona rural. É a 17ª morte vinculada a conflitos de terra desde 2005, ano em que a irmã Dorothy Stang foi assassinada, segundo levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Herdeiro do trabalho da irmã Dorothy junto a assentados e sem-terra, o padre Amaro ficou preso por três meses após ser acusado por fazendeiros de vários crimes, incluindo extorsão. Ele foi solto graças a um habeas corpus dado por unanimidade pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com a CPT, Reis participou, em 2016 em 2017, de um acampamento de sem-terra que reivindicava a fazenda Santa Maria, perto de Anapu. Fazendeiros da região pressionaram o mototaxista a prestar depoimento para acusar Amaro de ter organizado a tomada da fazenda, mas ele se negou.

Depois disso, afirma a comissão, Reis foi preso de forma preventiva sob a acusação de esbulho —apropriação ilegal— e porte de arma. Ele passou cerca de nove meses na penitenciária de Altamira (PA).

Em abril do ano passado, o mototaxista foi novamente preso, desta vez por seis meses, com a segunda acusação por porte de arma.

Solto, deixou Anapu por um ano por causa de ameaça de morte. Voltou há alguns meses, após ter avaliado que não sofria mais riscos. Ele era casado e deixa quatro filhas.

De acordo com a CPT, dos 15 assassinatos cometidos na região de Anapu desde 2015, apenas um deles teve mandante identificado e preso.

Procurada, a Polícia Civil do Pará informou que o caso é investigado pela delegacia de Pacajá, cidade vizinha a Anapu, e que nenhum suspeito foi preso até a tarde desta sexta-feira (6).

fonte:Bahia notícias

Salvador: Técnico do Bahia Roger ganha medalha Zumbi dos Palmares pela luta contra o racismo


Roger ao lado da esposa Camile, das filhas Júlia e Gabriela e da vereadora Aladilce Souza (Felipe Oliveira/EC Bahia-foto:reprodução)
O técnico do Bahia, Roger Machado, foi condecorado com a medalha Zumbi dos Palmares, honraria dada pela Câmara Municipal de Salvador pelo destaque do treinador na luta contra o racismo. A homenagem foi proposta pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), e a cerimônia de entrega aconteceu na noite de sexta-feira (6).
O motivo que levou o gaúcho de 44 anos e receber a medalha foi o posicionamento de Roger na entrevista coletiva concedida após o empate de 1x1 entre Bahia e Fluminense, no dia 5 de agosto, no Maracanã. Na ocasião, ele, que é um dos dois treinadores negros da Série A do Brasileirão - o outro é Marcão, do time carioca - abordou o racismo estrutural existente no Brasil (relembre aqui).
Acompanhado da esposa Camile e das filhas Júlia e Gabriela na cerimônia, Roger comentou em seu discurso: "A repercussão da minha fala, eu confesso a vocês que no primeiro momento me assustou. Me assustou e me preocupou. Me assustou pela dimensão a que ela foi levada e me preocupou porque me deu a certeza que a gente fala muito pouco sobre o assunto", disse o treinador tricolor. Informações do Correio da Bahia c/adaptações.

Brasil: Documento citado por Bolsonaro sobre laranjas não existe, diz CGU

                                      foto:reprodução

Manifestação é resposta ao recurso feito pela Folha de São Paulo a partir de pedidos recusados pelo Ministro Sergio Moro dentro da Lei de Acesso a Informação. Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje(7).


https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/12/cgu-diz-que-inexiste-documento-citado-por-bolsonaro-sobre-laranjas-do-psl.shtml

BH: Presa por ofender taxista negro, mulher responderá por injúria racial, desacato e desobediência

foto: © WhatsApp/Reprodução
Autuada em flagrante pela Polícia Civil, Natália Burza Gomes Dupin, de 36 anos, responderá judicialmente por injúria racialdesacato, desobediência e resistência após dizer a um taxista que “não andava com negros” e de se confessar racista. Natália não terá direito a pagamento de fiança caso seja mantida presa.
O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira, em Belo Horizonte. Segundo o registro policial, o taxista Luis Carlos Alves Fernandes, de 51 anos, estava parado na Avenida Álvares Cabral em frente a Justiça Federal quando avistou Natália Gomes, de 36. Ela passou pelo ponto de táxi e quando Luis Carlos perguntou a ela se precisava do transporte, segundo o taxista ela teria respondido “até preciso, mas não ando com negro”. 
Populares que presenciaram a situação ficaram revoltados com a atitude de Natália. Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver a mulher sendo conduzida para a viatura enquanto ao fundo ouvem-se gritos. Veja vídeo:    
Reprodutor de vídeo de: YouTube (Política de Privacidade)
Segundo a Polícia Militar, na delegacia, Natália ainda chamou uma sargento de “sapata”. Após os procedimentos na Delegacia de Plantão da Polícia Civil, ela seria encaminhada ao Sistema prisional.  *Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira.
Fonte:EM.com.br - 07/08/2019

Caso Daniel: Justiça nega pedido de liberdade com tornozeleira de Edison Brittes

Edison Brittes confessou ter assassinado Daniel (Reprodução)
© Fornecido por Areté Editorial S.A. Edison Brittes confessou ter assassinado Daniel (Reprodução)
A juíza Luciani Regina Martins de Paula indeferiu o pedido de liberdade da defesa de Edison Brittes, assassino confesso do ex-jogador Daniel, mesmo com a utilização de tornozeleira eletrônica. A decisão foi emitida nesta sexta-feira em São José dos Pinhais, em Curitiba, Paraná.
Na decisão, a juíza cita o medo de testemunhas que participam do caso com uma possível retaliação de Edison Brittes, motivo o suficiente para deixá-lo preso, presando pela proteção dos envolvidos.
- As vítimas dos fatos de coação, que também são testemunhas oculares do delito mais grave - suposto delito de homicídio qualificado -, manifestaram grande temor do requerente, fato esse que poderá, sim, importar na modificação de seus depoimentos caso o réu seja solto, independentemente de estar com monitoração eletrônica ou não. Logo, conclui-se que o risco de interferência é concreto, e que a aplicação de medidas cautelares se revela insuficiente/ineficaz no caso em tela - afirmou.
Representante de Edison Brittes e de sua esposa Cristiana e filha Allana, Claudio Dalledone Júnior entrou com o pedido de revogação da prisão preventiva no dia 2 de dezembro, alegando que o réu não prejudicaria o curso das investigações ao ser monitorado pela tornozeleira eletrônica. Mas o argumento não convenceu e acabou sendo negado.

Rio: Há contradições nas versões dos policiais sobre a morte de Bunitinho e mais duas pessoas

Morte de Bunitinho: Há contradições nas versões dos policiais
foto:reprodução
O carro onde o fenômeno da internet Diego de Farias Pinto, o Bunitinho, e outras duas pessoas foram mortas na madrugada de quinta-feira, 5, no Morro do Dendê, Zona Norte do Rio de Janeiro, durante uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foi periciado pela Polícia Civil que constatou que os tiros partiram de quem estava perto do carro e não de longa distância como teriam afirmado policiais. Ao todo, 19 tiros acertaram o automóvel. Com informações do jornal ‘Extra’.
Bunitinho, Jorge Tadeu Sampaio, Jocelino de Oliveira Júnior e Sidney Antunes Figueiredo, todos de 36 anos, ficaram em meio um tiroteio quando saiam de um  baile funk na comunidade e morreram no local.
O Grupo Especial de Local de Crime (Gelc) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) fizeram uma perícia. Os policiais civis foram, também, em busca de câmeras de segurança e testemunhas do confronto entre a polícia e supostos criminosos, ainda na quinta-feira.
Segundo a Polícia Militar, a Secretaria de Inteligência da corporação recebeu uma denúncia de que chefes do tráfico de diversas comunidades do Rio de Janeiro se reuniam no Morro do Dendê, naquela noite de quinta-feira. O Bope foi chamado para averiguar e teria sido recebido com tiros ao chegar no local.
Os militares negaram que tenham atirado no carro onde estava Bunitinho. Segundo policiais do Bope que participavam da operação, os tiros partiram de bandidos que estariam no alto do morro e disparavam contra os agentes que tentavam checar a denúncia de reunião entre diversos traficantes.
A pericia preliminar indica que os tiros foram dados de perto e não de longe.
Quatro policiais militares do Bope, que estavam na ação, prestaram depoimentos da Delegacia de Homicídios da Barra da Tijuca. Os fuzis dos agentes foram apreendidos, e passarão por perícias no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). O objetivo é saber se foram das armas dos policiais que sairam os tiros que mataram Bunitinho e outras 2 pessoas dentro do carro. Naquela noite, mais uma pessoa foi morta.
De acordo com investigadores da Polícia Civil, os depoimentos dos policiais militares não batem e há contradições. Segundo a Polícia Civil, estes PMs poderão ser convocados a prestarem esclarecimentos nos próximos dias.
fonte:Catraca Livre - 07/08/2019

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

‘Bolsonaro é uma ameaça’, diz cientista político,autor de ‘Como as Democracias Morrem’

O professor de ciência política de Harvard Steven Levitsky, durante palestra na Fundação FHC, em São Paulo (Vinicius Doti/Fundação FHC/Divulgação)
Segundo o cientista político Steven Levitsky, um dos autores do livro Como as Democracias Morrem, o presidente é um político autoritário, mas as instituições ainda o mantêm sob controle.
Como avalia o presidente?
Ele é uma ameaça à democracia. Já declarou diversas vezes que prefere alternativas autoritárias e apoia algumas violações de direitos básicos. Então, ele é um político autoritário. Mas é um presidente autoritário? Não ainda. Isso se dá porque as instituições no Brasil são razoavelmente fortes e até agora o mantiveram sob controle. Outra coisa: sua taxa de aprovação é de 30%. Líderes autoritários como Hugo Chávez (Venezuela) e Rodrigo Duterte (Filipinas) chegaram a ter 70% de apoio. Se Bolsonaro tivesse a habilidade política de Viktor Orbán (Hungria) ou de Recep Erdogan (Turquia), a democracia brasileira poderia estar em risco.
Por que políticos autoritários têm sido eleitos no mundo?
Há casos relevantes, como nos Estados Unidos, Brasil, Turquia, Filipinas e talvez Índia. Mas os autoritários sempre estiveram por aqui. O que parece ocorrer agora é uma tendência crescente de vitória eleitoral de outsiders populistas, dos quais muitos são extremistas. Na minha visão, essa situação reflete a crise do establishment, que é a coleção de agentes com recursos necessários para alguém ser eleito. Isso inclui os partidos, responsáveis pelas principais nomeações; o controle da mídia, responsável por dar acesso aos eleitores; e os grupos de interesse, que cuidam das finanças e do ativismo. Com as novas tecnologias, os populistas podem alcançar mais eleitores do que a mídia tradicional, como fez Bolsonaro; e, por doações on-line, podem levantar até mais dinheiro do que candidatos apoiados pelo empresariado.
O senhor defende a tese de que as democracias hoje são postas em risco pelas vias institucionais no chamado constitutional hardball. Pode explicar melhor esse conceito?
Em épocas anteriores, os ditadores simplesmente jogavam fora a Constituição e trancavam ou exilavam seus oponentes. Hoje, é bem mais complicado fazer isso. O constitutional hardball é uma maneira sutil de abusar do poder. É usar a letra da lei para violar o próprio espírito da lei. Na América Latina, onde há muita corrupção, uma tendência preocupante são os esforços para prender políticos rivais por acusações de corrupção. Essa é uma questão complexa, já que em boa parte eles realmente são corruptos. Mas, quando um lado é alvo da lei e o outro não é, temos um constitutional hardball.
A democratização no mundo levou ao surgimento de líderes antidemocráticos?
Todas as democracias são vulneráveis a demagogos que enfraquecem a democracia. Como ela demanda uma eleição aberta e incerta, quaisquer pessoas — até os bandidos — podem vencer.
Existe algum remédio?
Não há fórmula mágica nem remédio institucional todo-poderoso. As democracias dependem, em último caso, do comportamento de suas elites. As elites políticas devem defender a democracia sob todas as circunstâncias, mesmo durante crises e quando políticos ou partidos que elas desprezam chegam ao poder.
fonte:Publicado em VEJA de 11 de dezembro de 2019, edição nº 2664

Vestibular 2020: Inscrições para a UESB a partir de 16/12


                                imagem:reprodução

Candidatos à graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) já podem ficar atentos. As inscrições para o vestibular de 2020 ficarão abertas dos dias 16 a 9 de janeiro, somente pela internet
Ao todo, a Universidade irá oferecer 1.186 vagas para seus cursos, sendo 709 para o primeiro período letivo e 477 para o segundo semestre. 
Metade das vagas será disputada em ampla concorrência e os outros 50% serão destinados aos cotistas. A entidade também disponibiliza três vagas adicionais para quilombolas, indígenas ou pessoas com deficiência, em cada curso.
As provas acontecerão nos dias 2 e 3 de fevereiro, nas três cidades que a Uesb possui campus. No primeiro dia, os candidatos  respondem as questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e Matemática, além da Redação. Já no segundo dia, as provas contemplam as áreas de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).
Para quem tem dúvida sobre qual curso escolher, a Uesb oferece 47 opções de graduação, sendo 22 licenciaturas e 25 bacharelados, distribuídos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A lista de cursos completa pode ser conferida no catálogo da entidade.
Maiores informações podem ser conferidas no Edital 237/2019, no Manual do Candidato e pelos perfis oficias da Uesb nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube).
A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) também está disponível para tirar dúvidas através dos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista, ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br. 
O contato ainda pode ser feito pelo whatsapp (77) 98146-7537.

Itaberaba: Polícia encontra corpo que pode ser de criança sequestrada no DF

Itaberaba: Polícia encontra corpo que pode ser de criança sequestrada no DF
Foto: Reprodução / Polícia Civil
Um corpo encontrado pela polícia baiana nesta quinta-feira (5) pode ser sido o do garoto Bernardo, de um ano, sequestrado pelo próprio pai no Distrito Federal. Segundo noticiou o Aratu On, o titular da Delegacia de Repressão a Sequestros de Brasília, Luiz Henrique Sampaio, o corpo ainda irá passar por exames no Instituto Médico Legal (IML) da Itaberaba.

O acusado de assassinato, o pai da criança, Paulo Roberto de Caldas Osório, foi preso em Alagoinhas e confessou a autoria do crime. De acordo com ele, o corpo foi deixado em um trecho da BR-020, em Luís Eduardo Magalhães. 

Paulo Roberto saiu de Brasilia em um carro com o menino. De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ele alegou que a ideia inicial era "dar um susto" na ex-esposa. Ele já tinha sido preso por matar a própria mãe, Neuza Maria Alves Osório, em 1992. Informações do Bahia notícias.

Dilma é hostilizada em voo e ironiza: 'Ótimo é o Bolsonaro, né?'; veja

Dilma é hostilizada em voo e ironiza: 'Ótimo é o Bolsonaro, né?'; veja
Foto: Reprodução / Twitter
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi hostilizada num voo na última quinta-feira (6), de acordo com o portal UOL. Alguns passageiros, em tom de provocação, a entoaram “a sua hora vai chegar”.

A petista respondeu de forma irônica: “ótimo é o Bolsonaro, né?”. Ela ainda afirmou que os passageiros que a atacavam “defendem milícia”.

Os manifestantes continuavam a protestar contra a ex-presidente a chamando de “bandida” e afirmando que ela “quebrou o país”. Ela retrucou: ‘Ah, fui eu, é?” Informações do Bahia notícias.

Veja o vídeo abaixo: