• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de setembro de 2016

PCC oferece prêmio de US$ 5 mi a quem matar presidente paraguaio,diz revista


O presidente paraguaio (à esq.) está ameaçado de morte e o traficante Jarvis Pavão (à dir.), de extradição
O presidente paraguaio (à esq.) está ameaçado de morte e o traficante Jarvis Pavão (à dir.), de extradição (Henry Romero/Reuters; Andrés Cristaldo/EFE)
Narcos agem como narcos. Em 1989, Pablo Escobar, o chefão do Cartel de Medellín, tentou matar o então ministro da Justiça e candidato à Presidência da Colômbia, César Gaviria. Com a ajuda de um terrorista do ETA (o grupo separatista basco, da Espanha), seus capangas plantaram uma bomba em um voo de carreira no qual Gaviria embarcaria. A explosão deixou um saldo de 110 mortos. Gaviria não estava a bordo. Vinte e sete anos depois, a audácia se repete. Na semana passada, autoridades do Paraguai revelaram que bandidos brasileiros que operam no país puseram a cabeça do presidente Horacio Cartes a prêmio: 5 milhões de dólares para quem o matar. A oferta, segundo o ministro-chefe da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, Hugo Vera, partiu do Primeiro Comando da Capital (PCC), a organização criminosa que surgiu em São Paulo em 1993 e hoje busca a hegemonia do tráfico de drogas no país vizinho.
A revelação de que o PCC planeja atentar contra a vida do presidente do Paraguai foi confirmada a VEJA pelo ministro Francisco de Vargas, do Interior. Ele disse que informações de inteligência “bastante sólidas” levaram a um reforço na segurança de Cartes e seus familiares. Segundo as autoridades paraguaias, a ordem para o atentado foi emitida pelo traficante brasileiro Jarvis Chimenes Pavão, reconhecido como o maior nome do PCC no Paraguai e um admirador de Pablo Escobar. Pavão ganhou as páginas do noticiário paraguaio há dois meses, quando o Ministério Público revelou que ele — a exemplo de seu ídolo colombiano — mandara construir instalações repletas de conforto para o cumprimento de sua pena dentro de um presídio de segurança máxima. O pavilhão vip de Pavão era equipado com três suítes, camas de casal e televisores, além de contar com uma biblioteca, uma cozinha e um escritório onde ele despachava com seus comandados.
A descoberta da existência da cela de luxo, que tinha o aval dos diretores do maior presídio do Paraguai, resultou na queda da ministra da Justiça, Carla Bacigalupo, e serviu para aprofundar as tensões entre o PCC e o governo de Assunção. A reação do Estado, que levou ao fim dos privilégios de Pavão, teve início em junho, quando o traficante brasileiro Jorge Rafaat foi executado na cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil. O PCC usou uma metralhadora antiaérea para vencer os 22 homens que faziam a segurança de Rafaat — todos armados com fuzil.
Fonte:Site Veja-reprodução

EUA: Brasileiro de 12 anos está detido há 4 meses

O garoto Rhian está há 4 meses em um abrigo nos EUA
foto:reprodução TV Gazeta-Veja.com
Rhian, de apenas 12 anos, tentou entrar nos Estados Unidos em 11 de maio acompanhado de seu pai, Alécio Soares de Paulo. Ambos foram barrados pela imigração. Seu pai foi deportado em agosto, mas o filho continua em um abrigo para menores em Chicago, reporta a TV Gazeta, afiliada da TV Globo no Espírito Santo.
Publicidade
Em entrevista, os pais de Rhian afirmaram que seu filho está sendo bem tratado e que falam com ele por telefone duas vezes por semana. Alécio Soares de Paulo é lavrador em Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, e tentou entrar nos EUA para trabalhar e enviar dinheiro à família. Ele já tinha tentado entra no país em 2003, mas foi barrado e deportado.
“O que me deu esse impulso [para Alécio tentar a sorte nos EUA] foi olhar a geladeira e não ter nada dentro de casa. Depender da minha sogra para comer e para beber. É muita saudade, porque essa semana já faz quatro meses. Me arrependo muito de ter permitido que tudo isso acontecesse. Não aconselho ninguém que faça”, declarou a mãe Elizângela Fagundes Viana.
“O café estava todo morrendo. Eu investi dinheiro, peguei empréstimo no banco [para a viagem]. Quando a gente chegou lá, me separaram do meu filho e disseram que tinha problema para a gente entrar nos Estados Unidos. E nisso eu fiquei dois meses e 20 dias esperando por ele”.
O Ministério das Relações Exteriores, através de um comunicado, informou que a Justiça dos EUA já autorizou o retorno de Rhian ao Brasil, mas que a data da viagem ainda não foi marcada.
Fonte: redação-veja

Eleições 2016: Confira como calcular os quocientes eleitoral e partidário



Antes de aprender como calcular o QE e o QP, é preciso destacar que, na eleição proporcional no Brasil, é o partido/coligação que recebe as vagas, e não o candidato.

Em outubro deste ano, os eleitores de 5.568 municípios brasileiros elegerão novos prefeitos e vereadores. No caso da eleição para vereador, que adota o sistema eleitoral proporcional, as vagas das Câmaras Municipais serão distribuídas em proporção aos votos obtidos pelos partidos ou coligações e preenchidas pelos candidatos mais votados da lista da legenda ou coligação, até o limite das vagas obtidas. O preenchimento das vagas é feito segundo o cálculo dos Quocientes Eleitoral (QE) e Partidário (QP) e distribuição das sobras. Mas você sabe como são feitos esses cálculos?
Antes de aprender como calcular o QE e o QP, é preciso destacar que, na eleição proporcional no Brasil, é o partido/coligação que recebe as vagas, e não o candidato. Isso significa que, nesse tipo de pleito, o eleitor, ao votar, estará escolhendo ser representado por determinado partido e, preferencialmente, pelo candidato por ele escolhido. Em resumo, o voto do eleitor na eleição proporcional brasileira indicará quantas vagas determinado partido/coligação vai ter direito. Cabe ressaltar que, mesmo que um candidato tenha votação expressiva, se o partido/coligação não ganhar vaga, tal candidato pode não ser eleito.
A partir daí, os candidatos mais votados poderão preencher as cadeiras recebidas pelos partidos/coligações, conforme a sua colocação. Esse aspecto é o que diferencia o sistema eleitoral proporcional brasileiro do adotado em outros países. No Brasil, quem faz a lista de classificação dos 

No Brasil, quem faz a lista de classificação dos candidatos (ordem de colocação) é o eleitor, por meio do seu voto, isto é, o candidato que obtiver o maior número de votos dentro de determinado partido/coligação ficará em primeiro lugar na lista. É o que chamamos de lista aberta.
As regras para aplicação dos cálculos do QE e QP e para a distribuição das sobras nas Eleições 2016 estão previstas naResolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.456/2015, que dispõe sobre atos preparatórios do pleito.
Como se calcula o número de vagas por partido?
Conforme o art. 147 da resolução, “Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo número de lugares a preencher, desprezando-se a fração, se igual ou inferior a meio, ou arredondando-se para um, se superior”. Isso significa que:
QE = nº de votos válidos da eleição/ nº de lugares a preencher
Na eleição para a Câmara dos Deputados, o número de votos válidos será dividido pelas 513 cadeiras disponíveis. Já nas eleições estaduais e municipais, o cálculo depende do número de cadeiras de cada

Assembleia Legislativa e de cada Câmara Municipal.
Para exemplificar, vamos supor que o número de votos válidos apurados em um pleito de determinado município seja 1.000, e que existam 10 cadeiras a preencher na respectiva Câmara Municipal. Neste caso, o cálculo será o seguinte:
Nº de votos válidos = 1.000 / nº de vagas a preencher = 10, então QE = 100
De posse do Quociente Eleitoral, é necessário calcular o chamado Quociente Partidário. Segundo o art. 148 da Resolução TSE nº 23.456/2015, “Determina-se, para cada partido político ou coligação, o quociente partidário dividindo-se pelo quociente eleitoral o número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação, desprezada a fração”. Ou seja:
QP = nº votos válidos recebidos pelo partido ou coligação / QE
Exemplo: se no mesmo pleito o partido recebeu 200 votos válidos, o cálculo será o seguinte:
Nº de votos válidos recebidos pelo partido = 200 / QE = 100, então QP = 2
Após os dois cálculos, é possível concluir que o partido terá direito a duas vagas naquela Câmara Municipal, que deverão ser distribuídas entre os seus dois candidatos mais bem colocados.
Cláusula de barreira
Nestas eleições, a distribuição das vagas entre os candidatos mais bem votados deve considerar uma novidade implementada a partir da Lei n° 13.165/2015: a chamada cláusula de barreira. Segundo a nova regra (art. 148, parágrafo único da Resolução TSE nº 23.456/2015), “Estarão eleitos, entre os candidatos registrados por um partido ou coligação que tenham obtido votos em número igual ou superior a dez por cento do quociente eleitoral, tantos quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido”.
Entre as consequências dessa inovação estão as seguintes: 1) Um candidato não será eleito se o total de votos recebidos não corresponder a, pelo menos, 10% do QE; e 2) Candidatos que tenham recebido poucos votos somente serão beneficiados pelos chamados “puxadores de voto” se seus votos tiverem alcançado os 10% do QE.
Continuando com o mesmo exemplo, vamos supor que o primeiro candidato da lista do partido tenha recebido 11 votos e, o segundo, nove votos. Vale lembrar que, para ser eleito, o candidato deve estar colocado dentro das vagas disponíveis para o partido (neste caso, duas vagas), e o número de votos obtidos por ele deve corresponder a, pelo menos, 10% do QE (que foi de 100).
Nessa situação hipotética, apenas o primeiro da lista do partido será eleito, já que os votos recebidos pelo segundo não alcançam 10% do total do QE (que seriam 10 votos). Dessa forma, apesar de o partido ter direito a duas vagas, apenas uma será preenchida por candidatos daquela legenda.
Cálculo das sobras
Em uma eleição proporcional, é possível que, após a distribuição das vagas entre os partidos, restem cadeiras para serem preenchidas, as chamadas “sobras”. Estas serão distribuídas por um cálculo conhecido como “Média”. Porém, somente disputarão as sobras os partidos que tiverem Quociente Partidário maior que 1.
Veja o exemplo a seguir para a eleição de determinada Câmara Municipal, na qual existam 10 cadeiras para ser preenchidas e quatro partidos na disputa:

Partido 1 – obteve 200 votos – QP = (200/100) = 2,0 → ele terá direito a 1 vaga
OBS: Levando em consideração o exemplo acima, mesmo tendo o partido direito a duas vagas pelo cálculo do QP, apenas um candidato teria votação correspondente a mais de 10% do QE. Assim, a outra vaga não pode ser preenchida.
Partido 2 – obteve 140 votos – QP = (140/100) = 1,4 → ele terá direito a 1 vaga
Partido 3 – obteve 350 votos – QP = (350/100) = 3,5 → ele terá direito a 3 vagas
Partido 4 – obteve 310 votos – QP = (310/100) = 3,1 → ele terá direito a 3 vagas

Total de vagas obtidas pelos partidos/coligações = 8

Conclusão: Sobraram 2 vagas que, por sua vez, deverão ser distribuídas por média.
1 vaga pelo desprezo das frações no cálculo do QP
1 vaga do Partido 1 devido à cláusula de barreira
A distribuição destas vagas que sobraram será feita conforme o art. 149 da resolução. Segundo o dispositivo, os lugares não preenchidos com a aplicação do QP e a exigência de votação nominal mínima serão distribuídos por média.
O cálculo será feito da seguinte forma: o número de votos válidos atribuídos a cada partido político/coligação será dividido pelo valor do quociente partidário somado às vagas obtidas por média mais um, cabendo à legenda ou à coligação “que apresentar a maior média um dos lugares a preencher, desde que tenha candidato que atenda à exigência de votação nominal mínima”. Isto é:
Média = votos válidos recebidos pelo partido /(vagas obtidas por QP + vagas obtidas por média) + 1
Então, seguindo com o nosso exemplo, vamos ao cálculo das médias:

Partido 1 – obteve 200 votos/2 vagas obtidas por QP + 0 vagas obtidas por média + 1 = 33,33
Partido 2 – obteve 140 votos/1 vaga obtida por QP + 0 vagas obtidas por média + 1= 70
Partido 3 – obteve 350 votos/3 vagas obtidas por QP + 0 vagas obtidas por média = 87,5 *
Partido 4 – obteve 310 votos/3 vagas obtidas por QP + 0 vagas obtidas por média = 77,5

A primeira vaga das sobras foi distribuída para o Partido 3, que obteve a maior média e possui candidato com votação mínima para ser eleito.

De acordo com a legislação, a primeira vaga das sobras será destinada ao partido/coligação que obtiver a maior média, conforme exemplo acima. Caso sobre uma segunda vaga, deverá ser feito novo cálculo, mantendo-se o mesmo dividendo e incluindo no divisor do partido que ganhou a primeira vaga mais uma vaga (a da primeira sobra). Em resumo, este novo cálculo será:

Partido 1 – obteve 200 votos/2 vagas obtidas por QP + 0 vagas obtidas por média + 1 = 33,33
Partido 2 – obteve 140 votos/1 vaga obtida por QP + 0 vagas obtidas por média + 1 = 70
Partido 3 – obteve 350 votos/3 vagas obtidas por QP + 1 vaga obtida por média + 1= 70
Partido 4 – obteve 310 votos/3 vagas obtidas por QP + 0 vagas obtidas por média + 1 = 77,5 *

A segunda vaga das sobras foi distribuída para o Partido 4, que obteve a maior média na segunda execução do cálculo da média e possui candidato com votação mínima.
Esta operação será repetida quantas vezes forem necessárias até o preenchimento de todas as vagas. Entretanto, de acordo com o inciso III do art. 149 da resolução, quando não houver mais partidos ou coligações com candidatos cujos votos tenham atingido, ao menos, 10% do QE, “as cadeiras serão distribuídas aos partidos que apresentem as maiores médias”.
fonte:TSE

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Eleições 2016: Coligação é indeferida por incluir mulher que nem sabia ser candidata em SAJ


Resultado de imagem para santo antonio de jesus
foto: vista de SAJ no reconvaco baiano/reprodução

Uma decisão da 202ª Zona Eleitoral de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, indeferiu os candidatos a vereador da coligação “O melhor está por vir”, que reúne postulantes do PSD, PSB, PTdoB, PTN e PSDB. Segundo sentença do juiz Pedro Henrique Zidro da Silva, o motivo foi a inclusão do nome de uma mulher na coligação sem o próprio conhecimento dela. 
Marizete Rodrigues Sampaio tinha sido registrada para atender o percentual mínimo de 30% de postulantes mulheres. Após saber do fato, Marizete Rodrigues comunicou a fraude. A sentença foi publicada nesta quinta-feira (8).Informações do BN.

Na UEFS: Terceirizados paralisam atividades

Desde o último dia (6) trabalhadores terceirizados do setor de limpeza da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) paralisaram as atividades.
Segundo Adir Ribeiro diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Particular (Sintralp), a empresa Prosele só fez o pagamento de um salário, dos últimos cinco meses que ficaram atrasados. Os demais estão sendo pagos pela própria universidade. Ele informou que diante disso, a categoria decidiu parar e que ontem houve uma assembleia na universidade para decidir a situação.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade/reprodução 
“Houve a conversa com a reitoria e a empresa disse que iria pagar alimentação e transporte. A gente falou que com isso suspenderia a greve. Mas, hoje pela manhã pagou só de algumas pessoas apenas alimentação. Falta o transporte e por isso toda a limpeza está parada. Se segunda-feira não cair o transporte juntamente com o salário a gente volta a parar novamente”, pontuou.

fonte:acordacidade

Temer confirma Grace Mendonça da AGU


A nova advogada-geral da União, Grace Mendonça
foto:AGU/divulgação
O Palácio do Planalto confirmou na manhã desta sexta-feira a escolha de Grace Maria Fernandes Mendonça para assumir ao cargo de advogada-geral do União (AGU). Grace substituirá o advogado Fábio Medina Osório, que foi demitido do posto nesta sexta-feira. Ela é a primeira a mulher a ser nomeada para o alto escalão do governo Temer.
Segundo fontes do Planalto, o presidente esteve pessoalmente com Grace nesta manhã em seu gabinete e falou com Osório apenas por telefone. Na nota enviada à imprensa, o presidente agradeceu “os relevantes serviços prestados pelo competente advogado”.
Grace Mendonça é funcionária de carreira da AGU e responsável pelo acompanhamento das ações no Supremo Tribunal Federal (STF). O governo não conta mais com a AGU como ministério, mas vai enviar uma PEC ao Congresso para garantir que o Advogado-Geral da União tenha as mesmas prerrogativas de ministro.
Problemas – Além dos problemas com Padilha, Osório deixa a pasta “pelo conjunto da obra”. Uma das primeiras críticas a ele foi o fato de ele ter sugerido estratégias que se revelaram ineficientes e equivocadas no caso da substituição do presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Ricardo Melo, no início da interinidade do presidente Temer, o que gerou uma série de problemas ao governo na estatal. Tais questões estão, aparentemente, resolvidas com a suspensão da liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli, do STF, permitindo que Melo se mantivesse à frente da presidência da empresa.
Pouco depois, desagradou também ao Planalto a iniciativa de Osório de investigar a atuação de seu antecessor, José Eduardo Cardozo, criando mais uma frente de atrito. Além disso, ele teria “atropelado” seu padrinho, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, marcando uma “reunião de emergência” com Temer para despachar assuntos de rotina.

TSE identifica servidores que se candidatam para ficar sem trabalhar por seis meses

Foto: Divulgação/reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou diversos casos de servidores públicos que se candidatam apenas para ficar seis meses sem trabalhar, com recebimento dos salários. De acordo com o levantamento, publicado pelo Correio Braziliense, muitos sequer fazem campanha, e só tem os votos da própria família. Os servidores que querem se candidatar a cargo político devem, por lei, ser afastados do trabalho por seis  meses antes do período eleitoral. Para dar fim a questão, o TSE vai exigir dos servidores que comprovem envolvimento político.

fonte:BN

EUA: Smartphone explode e incendeia carro

Poucos dias depois da Sansung anunciar um recall mundial do seu novo smartphone Galaxy Note 7, e atrasar o lançamento no Brasil, por problemas na bateria que poderia causar explosão, um americano foi vítima da falha. O caso aconteceu em São Petersburgo, na Flórida. Nathan Dornacher deixou o aparelho carregando dentro do carro e o problema fez o veículo, um Jeep Grand Cherokee, pegar fogo. Ele postou imagens do carro em chamas nas redes sociais.  
Carro pegou fogo e bombeiros precisaram controlar as chamas (Foto: Reprodução/Facebook)
Segundo Nathan, o incidente aconteceu no último dia 1º. Ele conta que havia voltado de um passeio com a filha e a mulher e estava descarregando equipamentos quando deixou o smartphone carregando. Pouco depois de entrar em casa, o veículo começou a pegar fogo. 
Bombeiros da cidade foram chamados e conseguiram controlar as chamas. Os bombeiros não confirmaram a versão de que o celular tenha causado o problema, mas a Sansung emitiu nota dizendo que já tomou conhecimento da situação. "Estamos trabalhado com o Sr. Dornacher para investigar o caso dele e assegurar que faremos tudo por ele. A segurança do consumidor é a prioridade número um da Samsung", diz trecho do comunicado.
Celular estava carregando e derreteu com o calor das chamas (Foto: Reprodução/Facebook)
Nathan lamentou o episódio, mas agradeceu por não ter acontecido nada pior. "Estamos a salvos. Ninguém se feriu. Isso é o que importa para mim", escreveu no Facebook, onde publicou imagens de seu celular "torrado".

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

PC prende homem apontado como um dos mais perigosos da Bahia


Com mandado de prisão em aberto, Franklin Costa Araújo foi capturado ontem (7), no povoado de Ipanema, município de América Dourada e distante 430 km de Salvador
foto: Alberto Maraux/reprodução
Homicídios, sequestros, assaltos a bancos e tráfico de drogas fazem parte da extensa lista criminal de Franklin Costa Araújo, 41 anos, capturado ontem (7), no povoado de Ipanema, município de América Dourada(distante 430 km de Salvador).

Tinha mandado de prisão expedido por conta de envolvimento em sequestro ocorrido no último mês de agosto na cidade de Lapão, também na região de Irecê, quando um empresário foi mantido em cativeiro e liberado após o pagamento de R$ 200 mil.
Parceiro do criminoso José Francisco Lumes, mais conhecido como 'Zé de Lessa' (‘Três de Ouros’ do Baralho do Crime, da Secretaria da Segurança Pública), Franklin praticava homicídios, sequestros (modalidade 'sapatinho'), assaltos a bancos e tráfico de drogas na região de Irecê.
Foi preso pela primeira vez em março de 2004 e liberado em agosto do mesmo ano. Em 2005, foi capturado novamente e encaminhado para o sistema prisional, onde em 2007, beneficiado com a progressão da pena do regime fechado para o semiaberto, fugiu. No mês de julho de 2008, as forças de segurança do estado voltaram a prendê-lo.
Os julgamentos das ações penais nas comarcas baianas de Iraquara e Presidente Dutra resultaram na pena de 16 anos, com metade do período cumprido. Levando em consideração o decreto presidencial 7.046/2009 que reduziu a pena e pelo bom comportamento, Franklin ganhou liberdade em abril deste ano. Após quatro meses fora da prisão, planejou e comandou o sequestro de um empresário na cidade de Lapão.
Acompanhamos os seus passos após a saída do sistema prisional, por entender que ele é irrecuperável. No caso da extorsão mediante sequestro, a vítima o reconheceu por foto como um dos envolvidos”, contou o coordenador de Repressão a Roubo a Banco e Anti-Sequestro do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), delegado Maurício Moradillo. 

Informou também que as equipes do Draco e da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Irecê), que efetuaram a captura, continuam realizando diligências na região para prender outros integrantes da quadrilha.
Franklin, que possui na comarca de Irecê mais uma ação penal, foi trazido para Salvador e prestou depoimento na Coordenação de Operações Especiais (COE), nas imediações do Aeroporto Internacional de Salvador, sendo posteriormente encaminhado para o sistema prisional.

Fonte: Ascom da SSP/Alberto Maraux c/adaptações

Rio: Bolt posta foto com Terezinha Guilhermina

Usain Bolt correu como guia de Terezinha Guilhermina, em evento no Rio, em 2015
foto:instagram/reprodução
A lenda do esporte olímpico Usain Bolt publicou nesta quinta-feira(8) três fotos ao lado da atleta paralímpica brasileira Terezinha Guilhermina para comemorar o início dos Jogos Paralímpicos. “Saudação a todos os atletas paralímpicos competindo nas Paralimpíadas. Reais estrelas. Inspiração”, escreveu Bolt no Twitter.
As fotos postadas pelo corredor jamaicano no Twitter foram tiradas em abril de 2015, em evento que ocorreu no Jockey Club do Rio de Janeiro. Na ocasião, Bolt serviu como guia da atleta mineira, que é cega, e considerada a melhor do mundo na categoria T11.
Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no mês passado, Bolt conquistou três medalhas de ouro (100m, 200m e 4x100m). Já Terezinha Guilhermina possui três medalhas de ouro, conquistadas em Londres 2012 (100m e 200m) e em Pequim 2008 (200m).
A mineira de 37 anos estreou nos Jogos do Rio de Janeiro nesta quinta-feira e se classificou para a final dos 100m rasos feminino, depois de fazer o tempo de 12s19, o segundo melhor do dia. A final acontece na tarde de sexta-feira. 
fonte:Veja

Coreia do Norte: Governo proíbe que população use sarcasmo em conversas

Coreia do Norte proíbe que população use sarcasmo em conversas
Foto: Getty Images/reprodução
Os norte-coreanos que gostam de usar sarcasmo em suas conversas vão ter que se acostumar: a prática foi proibida pelo governo do país. Segundo fontes do país, sátiras não serão perdoadas principalmente quando envolverem o regime do líder Kim Jong-un. De acordo com o jornal O Globo, uma fonte da província de Jagang informou que “uma autoridade de segurança do Estado organizou pessoalmente uma reunião para alertar aos moradores locais sobre potenciais ações hostis”. “O ponto principal do discurso foi ‘mantenha sua boca fechada’”, contou. 

Entre as frases proibidas está “Isso é tudo culpa dos EUA”, que dita em tom irônico poderia significar uma crítica ao governo de Pyongyang. Outra expressão banida é dizer que Kim é "um tolo que não pode ver o mundo exterior", utilizada recentemente por funcionários do governo.Informações do BN.

Bahia: Líder da oposição diz que Gov. Rui é "autoritário"

                                                              foto:reprodução
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Sandro Régis (DEM), disse, na manhã desta quinta-feira (8), que o governador Rui Costa (PT) é “autoritário” ao não esclarecer à imprensa sobre a dívida do governo com fornecedoras de viaturas da Polícia Militar.
“O governador Rui Costa só quer saber de posar pra foto. Quando a imprensa lhe questiona sobre os problemas de seu governo, ele encerra a entrevista num gesto de autoritarismo”, provocou o democrata.
O deputado afirmou ainda que o governo não está devendo só às locadoras de viaturas. “Não são poucos os fornecedores que passam por maus bocados, em razão da falta de pagamentos pelo governo estadual. Muitos estão prestes a fechar as portas, sem condições de manter os negócios devido à inadimplência governamental. Mas, em vez de resolver o problema, Rui Costa prefere se esquivar das perguntas dos jornalistas quando não lhe são convenientes”, criticou.
Nesta quarta-feira, durante o desfile do 7 de Setembro, o governador saiu-se com um "não existe isso" sobre a existência de dívidas que chegam há quase 12 meses com empresas terceirizadas que alugam veículos para a Polícia Militar da Bahia. Informações do Bocão News.

Temer ordena retomada de obras inacabadas de pequeno e médio portes

foto:reprodução

Tão logo desembarcou da viagem à China, onde participou de um seminário empresarial e da reunião dos países do G-20, o presidente Michel Temer comunicou ao círculo mais íntimo de assessores a decisão de viabilizar a retomada de um conjunto de 1.519 obras inacabadas de pequeno e médio portes. São obras que custam em média entre R$500 mil e R$10 milhões. No total, custarão R$1,9 bilhão. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Levantamento oficial indicou que as obras inacabadas são de escolas, creches, pontes etc., que fazem muita falta às suas comunidades.
Temer acha que estimular a construção civil gera empregos e renda, por isso decidiu investir na retomada de obras pequenas inacabadas.
Mesmo quando são paralisadas sob suspeita de irregularidades, ao serem retomadas as obras, frequentemente, ficam mais caras. Informações do Diário do Poder.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Presidente é recebido aos gritos de "Fora Temer" no desfile de 7 de setembro

O presidente Michel Temer e a primeira-dama Marcela Temer durante desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios.
O presidente ao lado da Primeira-dama e a sua esquerda Rodrigo Maia-presidente da Câmera -foto: Wilson Dias ag.Brasil/reprodução
Em sua primeira aparição pública como presidente efetivo, Michel Temer foi recebido aos gritos de "Fora, Temer" por parte da arquibancada que acompanha o desfile de 7 de Setembro, em Brasília. O peemedebista abriu mão da tradição de usar o Rolls Royce da Presidência da República e optou por um veículo fechado para se dirigir até a tribuna de autoridades, de onde acompanhará o desfile com a primeira-dama, Marcela Temer. O presidente também deixou de usar a faixa presidencial.
Com uma capota conversível, o automóvel geralmente é usado nas posses presidenciais e em datas comemorativas. O Palácio do Planalto não explicou o que motivou a decisão de Temer. Apesar das medidas para evitar protestos, ao subir à tribuna, parte do público começou a gritar "Fora, Temer" e "golpista". Pouco depois, outro grupo reagiu aos gritos de "a nossa bandeira jamais será vermelha", em referência ao PT. Qualquer manifestação de cunho político foi proibida pela segurança da Presidência.
De acordo com a Folha de São Paulo, um homem com um adesivo escrito "Fora Temer" colado na camiseta foi obrigado a retirar o adesivo. Já a estudante da USP Ariane Marques diz que teve sua bandeira com a palavra "golpe" escrita confiscada por um dos seguranças. A PMDF calcula 25.000 pessoas na Esplanada dos Ministérios, sendo 500 concentradas na área destinada aos protestos.
A um custo de R$ 1,1 milhão, o desfile conta com cerca de 1,2 mil civis, incluindo estudantes da rede pública, e 3,3 mil militares. O peemedebista também deixou de participar da cerimônia de encerramento da olimpíada com medo de vaias.
fonte:Estadão

Previdência: Temer vai enviar reforma estabelecendo 65 anos como idade mínima para aposentadoria

                       foto:ag.Brasil/reprodução
O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, anunciou que o presidente Michel Temer decidiu, em reunião no Planalto, que vai mandar para o Congresso a reforma da Previdência antes da eleição. “O presidente Temer achou que, simbolicamente, por tudo que o Brasil atravessa neste momento, e já que o governo não tem dúvida da necessidade de implementar, que nós mandemos antes de o processo de eleição findar”, declarou o ministro, sem dizer a data exata do envio.
Publicidade
Geddel salientou ainda que o governo vai “fazer todo o esforço” de aprovar o mais rapidamente possível a proposta, respeitando os prazos do Congresso. E acrescentou: “Nós vamos jogar todo o peso do governo junto a nossa base para que a tramitação seja breve”.
Segundo o ministro, “não há divergência” entre o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, em relação ao teor do projeto da Previdência. “Eu já conversei com os dois hoje. É mais uma questão de estratégia parlamentar, e não de mérito”, justificou, acrescentando que o governo vai ainda amarrar a melhor data para o envio, mas “já está definido pelo presidente que será agora em setembro”.
Ao ser lembrado que o DEM e partidos da base se queixam de que isso pode atrapalhar os candidatos nas eleições municipais, Geddel respondeu: “Isso não é argumento. O argumento que vai valer é que o governo, que a base defende, tem a responsabilidade de apresentar a reforma necessária para botar o Brasil nos trilhos”. E emendou: “A decisão de encaminhar a reforma da Previdência é irreversível. O governo acha que não tem condição de a Previdência manter-se do jeito que está, e o nosso objetivo é criar condições para que aqueles que dependem da Previdência possam ter a certeza de que receberão seus benefícios e não viverão com a Previdência quebrada.”
O ministro confirmou que a idade mínima de aposentadoria será de 65 anos, mas que terá uma regra de transição, que ainda está sendo discutida com Temer. “Estamos em fase final de discussão para o presidente bater o martelo”, afirmou ele.
O Planalto rejeitou a ideia de que esteja cedendo à pressão do PSDB e argumenta que Temer já tinha dito que pretendia encaminhar a proposta antes das eleições.
Fonte:Redação Veja c/Estadão