• Praça do Feijão, Irecê - BA

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Em 2002: Kadafi enviou secretamente dinheiro pra campanha do ex-presidente Lula, diz Palloci em delação


    © PR Amigos – Lula e Kadafi: negócios com empreiteiras e ajuda secreta para a campanha do ex-presidente
A imagem acima foi captada no encontro da Cúpula América do Sul-Áfri­ca, que aconteceu na Venezuela em 2009. Lula era presidente do Brasil pela segunda vez e o ditador Muamar Kadafi ainda comandaria a Líbia por mais dois anos, antes de ser deposto, capturado e executado. Não é uma cena protocolar, como se observa no aperto de mão informal. A fotografia retrata dois líderes que se diziam “irmãos”. Durante 42 anos, Kadafi governou a Líbia seguindo o protocolo dos tiranos. Coronel do Exército, ele liderou um golpe em 1969. No poder, censurou a imprensa, reprimiu adversários e impôs leis que permitiram punições coletivas, prisão perpétua, tortura e morte a quem contrariasse o regime. Dinheiro líbio também financiou grupos terroristas e movimentos políticos em vários cantos do planeta. Entre os que receberam recursos da ditadura líbia estavam, de acordo com o ex-minis­tro Antonio Palocci, o PT e seu líder máximo, o ex-presidente Lula.
A revelação de Palocci está contida na sua proposta de delação entregue ao Ministério Público. Segundo ele, em 2002 Kadafi enviou secretamente ao Brasil 1 milhão de dólares para financiar a campanha eleitoral do então candidato Lula. Fundador do PT, ex-­prefeito de Ribeirão Preto, ex-ministro da Fazenda do governo Lula e ex-­chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff, Palocci esteve no centro das mais importantes decisões do partido nas últimas duas décadas. Condenado a doze anos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, há sete meses ele negocia um acordo de delação premiada. Em troca de redução de pena, compromete-se a contar detalhes de mais de uma dezena de crimes dos quais participou. Um dos capítulos da colaboração trata das relações financeiras entre Lula e o ditador líbio — e tem potencial para fulminar o partido e o próprio ex-presi­dente. 
fonte: MSN/reprodução

Irecê: Estado entrega a Policlínica Regional




     A policlínica  fica localizada as margens da BA- 052(estrada do feijão) perto do 1º contorno de acesso a Irecê


Na manhã dessa sexta-feira (8), o governador Rui Costa realizou uma visita guiada pelas instalações da Policlínica Regional instalada na cidade de Irecê acompanhado da imprensa e a implantação das policlínicas começa a mudar um pedaço da história da Bahia, promovendo a regionalização da saúde pública para o interior do Estado. Depois de Teixeira de Freitas e Guanambi, é a vez de Irecê receber o novo equipamento. A unidade irá atender aos 21 municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região Centro Norte. 

A policlínica será inaugurada na tarde desta sexta‬, em cerimônia oficial. “Quero agradecer e parabenizar a região de Irecê, que foi uma das primeiras a se mobilizar e aprovar a lei, entre os municípios, autorizando o consórcio. E hoje vamos inaugurar esse equipamento com R$24 milhões em investimentos tanto na construção física e em equipamentos com o mesmo padrão dos principais hospitais particulares do Brasil", afirmou o governador.

."A policlínica vai atender uma população que não tinha acesso a exames complementares e a consultas médicas especializadas. Esse é um sistema consorciado entre o Estado e os municípios, em que todos os municípios concordaram em ratear as despesas proporcionalmente, e assim eles terão menos despesas do que se comprassem diretamente do mercado privado”, conta o secretário da saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.


O atendimento na policlínica será realizado mediante agendamento por regulação para consultas médicas, exames diagnósticos e tratamentos terapêuticos. Localizada na Rua São Francisco, antigo Instituto Baiano de Fomento Agrícola — IBF, em Irecê, a Policlínica Regional levará atendimento especializado e exames de alta complexidade aos moradores dos municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçú da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, Morro do Chapéu, Souto Soares e Tapiramutá.

ESCOLAS CULTURAIS

Após a visita guiada‬, o governador participou da solenidade de instalação do programa Escolas Culturais no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O Colégio será a 11ª unidade de ensino do estado a receber o projeto. A iniciativa promove o acesso de crianças e jovens a atividades artísticas e culturais. Além disso, viabiliza a requalificação da escola, tornando-se um local de produção e representação da diversidade cultural da região onde se encontra.



No período da tarde‬, o governador retornou  à Policlínica para o ato de inauguração.



fonte: Secom/Bahia

Antonio Imbassahy pede exoneração a Temer e volta a Câmera




Imbassahy pede exoneração do governo
foto:Ag.Brasil


O ministro Antônio Imbassahy (PSDB) pediu, nesta sexta-feira (8), para deixar o governo. A saída acontece às vésperas da convenção nacional do PSDB, que acontece neste sábado, quando será eleito o novo presidente do partido. De acordo com o blog da Andréia Sadi, o baiano escreveu, na carta que oficializa o pedido, que vai continuar contribuindo com a gestão do presidente Michel Temer na Câmara. O pedido já foi aceito pelo presidente. Imbassahy agora reassume o mandato de deputado federal. Informações do BN.

Vale tudo: PMDB indica farmacêutico para produção mineral



foto:reprodução



A indicação política apequena órgãos técnicos, como o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), responsável pela gestão das riquezas do subsolo do Brasil. As indicações políticas contemplam até farmacêutico para cuidar do subsolo. A esperança do setor é a recém-criada Agência Nacional de Mineração (ANM), com a garantia de absorção dos concursados altamente qualificados do DNPM. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Político ligado ao PMDB e dono de farmácia no interior, Sidnei Eckert foi nomeado superintendente do DNPM no Rio Grande do Sul.


No Rio, a superintendência do DNPM foi entregue pelo PMDB a um fisioterapeuta, sócio de uma churrascaria. Na Paraíba, a principal autoridade da área de subsolo é farmacêutico de formação. Mas o que o levou ao cargo foi a ligação ao PMDB.

fonte:Diário do Poder




quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Caso Kátia Vargas: MP-BA pede anulação de julgamento


A médica deixou o Fórum na companhia da filha e do advogado-foto:reprodução
O Ministério Público do Estado da Bahia entrou com um pedido nesta quinta-feira (7) para anular o julgamento que inocentou Kátia Vargas Leal Pereira pelas mortes dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, em outubro de 2013. O julgamento, que aconteceu no Fórum Ruy Barbosa, começou na terça-feira (5) e terminou nesta quarta-feira (6) com absolvição total para a médica.
Segundo o promotor de Justiça Luciano Assis, a decisão dos jurados foi contrária à prova dos autos. "Houve nulidade absoluta em razão de violação de preceitos legais, e portanto, manifesto prejuízo", afirma. O recurso de apelação contra a decisão do Conselho de Sentença é fundamentado no artigo 593, inciso III, alíneas “a” e “d”, parágrafo 3º, do Código de Processo Penal.
Desde o resultado do julgamento, os promotores Luciano Assis e Davi Gallo já haviam divulgado que iriam entrar com recurso no Tribunal de Justiça (TJ-BA). A acusação havia acusado a médica por duplo homicídio triplamente qualificado. Os recursos podem passar pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF). A família dos irmãos também disse que iria recorrer da decisão.
A enfermeira Marinúbia Gomes, mãe dos irmãos, disse após o julgamento que lutará para que a decisão do júri popular seja revertida. "Eu já esperava por isso. Lutei quatro anos pelo júri popular e agradeço a Deus hoje por ter conseguido o que várias pessoas não conseguem. Ela foi inocentada. Ninguém sabe como. Cabe recurso. Vamos recorrer. Deus está no controle”, comentou ela, ainda durante a confusão na saída do Fórum Ruy Barbosa.

Revolta e comoção

Da parte de Kátia Vargas, a sentença foi comemorada. Do lado da família das vítimas do acidente, no entanto, houve muito choro e gritaria. A médica foi chamada de assassina, e, por medida de segurança, a juíza Gelzi Souza, mandou os presentes deixarem o Salão do Júri. Na saída, revoltada, Mércia Gomes, tia de Emanuel e Emanuelle, fez a ameaça, diante da imprensa. A mãe das vítimas, a enfermeira Marinúbia Gomes, ainda tentou conter a irmã, mas não adiantou.

Exaltada, uma das tias dos jovens mortos chegou a ameaçar a médica de morte. "Vou matar Kátia Vargas pessoalmente”, gritou, transtornada. A decisão foi anunciada, oficialmente, pouco depois das 19h. Após informar o resultado, houve muita comoção de ambas as famílias.
Defesa da ré

Os advogados de defesa da médica oftalmologista Kátia Vargas sustentaram que não havia provas suficientes para condená-la, especialmente pelo fato de não ter um vídeo que mostra o momento em que o carro da médica colide com a moto ocupada pelos irmãos. “Cadê o vídeo que mostra o impacto? Cadê o vídeo que mostra que Kátia perseguiu a moto?”, questionou um dos advogados de defesa, neste segundo e último dia de júri popular.

No primeiro dia do julgamento, cinco testemunhas de acusação, que estavam próximas do local do acidente, relataram o que ocorreu no dia. Parte deles relatou ter presenciado uma discussão entre o condutor da moto, Emanuel, e a médica, que negou qualquer tipo de situação que pudesse tê-la motivado a perseguir e atingir os ocupantes.
Apenas um vídeo mostra o carro e a motocicleta passando pela frente do hotel Bahia Othon Palace, mas, no entanto, não chega a mostra o contato entre os veículos. O veículo da médica também perdeu o controle e atingiu a grade do Ondina Apart Hotel, alguns metros adiante do poste onde a moto dos irmãos parou. Os dois morreram no local.
Veja vídeo:

fonte:Correio da Bahia/reprodução

Ensino Superior: Confira as novas regras do Fies a partir de Janeiro/18


                                 foto:reprodução
O novo programa traz mudanças na taxa de juros, no prazo para pagamento do saldo devedor e amplia a faixa de renda para os interessados no financiamento.
As regras começam a valer para os contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018. O estudante que já tem contrato em andamento poderá migrar para as novas regras. De acordo com o Ministério da Educação, no total serão criadas 310 mil vagas para o próximo ano.
Uma das principais mudanças do novo Fies é a oferta de 100 mil vagas a juro zero para estudantes mais carentes. As demais vagas terão juros variáveis de acordo com o banco onde for fechado o financiamento. Atualmente, a taxa de juros é fixa em 6,5% ao ano.
Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, as taxas devem ficar bem menores que as praticadas hoje. “É possível financiar 100% do curso. As taxas de juros do Fies II serão determinadas pela política de crédito dos fundos constitucionais administrados pelos bancos regionais. Para cerca de 150 mil contratos [Fies II] você vai ter uma taxa de 3,5% no máximo, o que é um ganho enorme para jovens do nosso país”.
Fim da carência
Ficou estabelecido também o fim do prazo de carência de 18 meses, após a conclusão do curso, para que o estudante comece pagar o financiamento. O estudante deverá iniciar o pagamento no mês seguinte ao término do curso, desde que esteja empregado.O prazo máximo para pagamento será de 14 anos.
O dinheiro será descontado diretamente do salário do empregado que tiver emprego formal, por meio do eSocial, sistema já utilizado atualmente pelas empresas para pagar contribuições e prestar informações ao governo. Caso o estudante não tenha renda, o saldo devedor poderá ser quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo do financiamento. O mesmo critério será utilizado para o estudante que perder o emprego e para quem desistir do curso.
Para ser financiado, o curso de graduação deve ter conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ou ter autorização do MEC para funcionamento. Segundo Mendonça Filho, haverá cursos prioritários para financiamento. Cursos de formação de professores estão entre os priorizados.
Novas modalidades
Antes, o Fies era concedido apenas a quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos. O novo Fies tem novas modalidades destinadas também a estudantes com renda de até cinco salários. Os interessados devem ter nota mínima de 450 pontos e não podem zerar a redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em uma ou mais edições desde 2010.
O novo Fies apresenta três modalidades. Na primeira, serão ofertadas as 100 mil vagas a juro real zero para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários-mínimos. Os recursos para este financiamento virão da União.
A segunda modalidade é destinada a estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários-mínimos. A fonte de financiamento serão recursos de fundos constitucionais regionais com risco de inadimplência assumidos pelos bancos. Serão ofertadas 150 mil vagas em 2018 para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A terceira modalidade também vai atender estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários-mínimos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O risco de crédito também será dos bancos. Serão ofertadas 60 mil vagas para todos as regiões do país.
Pagamento de atrasados
Para quem está devendo prestações do plano, foi criado o Programa Especial de Regularização do Fies. O programa permite que aqueles que tiverem contratos atrasados, com parcelas vencidas até 30 de abril de 2017, possam fazer o pagamento quitando 20% do saldo em cinco vezes e o restante em até 175 parcelas.
Fundo Garantidor
A lei que altera o Fies também cria o Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) que será de adesão obrigatória pelas faculdades que participam do programa. O objetivo do fundo é garantir o crédito para os financiamentos. Dessa forma, mesmo com o aporte da União, o fundo será formado principalmente por aportes das instituições. A previsão é de tenha caixa de R$ 3 bilhões.
Sustentabilidade
De acordo com o Ministério da Educação, as mudanças têm o objetivo de garantir a sustentabilidade e continuidade do programa. Dados do ministério apontam que a taxa de inadimplência do Fies atingiu 50,1% e, em 2016, o ônus fiscal do fundo foi de R$ 32 bilhões. A expectativa do ministério é que a taxa de inadimplência caia para uma média de 30%.
fonte:Correio da Bahia/reprodução

Violência: Polícia identifica envolvidos na morte de menina de 10 anos em Feira


Polícia identifica envolvidos na morte de menina de 10 anos; ordem partiu de dentro do presídio
foto:reprodução


A Polícia Civil de Feira de Santana já identificou os quatro envolvidos na morte da menina de 10 anos Aryana de Jesus Viena, que foi baleada na região do abdômen no final da tarde de ontem (6), no Conjunto Liberdade, bairro Tomba. A garota foi socorrida para o Hospital Estadual da Criança (HEC), mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 18h.

De acordo com o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios, a polícia está ouvindo testemunhas e deve pedir logo a prisão preventiva dos acusados. Segundo ele, os quatro envolvidos no assassinato fazem parte de uma facção criminosa e estavam em busca do irmão de Aryana para matá-lo.
Ao chegarem à residência da família, por volta das 17h, como não o encontraram, começaram a disparar contra o imóvel e um dos tiros atingiu a menina na barriga, próximo à virilha.

 

Ordem partiu de dentro do presídio

O delegado Gustavo Coutinho relatou ainda que o alvo, de prenome Rafael, já cumpriu pena no Conjunto Penal de Feira e estava tentando abandonar o tráfico de drogas.

“Rafael é ex-presidiário, era envolvido com roubos e também vendia drogas para o traficante do presídio. Ele estava sendo ameaçado de morte há cerca de três semanas pelo fato de estar querendo deixar o tráfico. Os traficantes do presídio não permitiam isso, o que gerou uma discussão entre eles, e o traficante conhecido por Marquinhos, que também está preso, determinou que quatro indivíduos fossem lá e o executassem”, informou o delegado ao Acorda Cidade.

Ainda de acordo com Gustavo Coutinho, Rafael está trabalhando de carteira assinada como garçom, e dois dos envolvidos na tentativa de homicídio contra ele e que culminou na morte da irmã são ‘amigos próximos’. “No mundo das drogas é assim: quando alguém recebe uma ordem tem que cumprir”.

Fonte:As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Caso Kátia Vargas: Promotores não assinam termo de absolvição

'Atitude deselegante': Promotores não assinam termo de absolvição de Kátia Vargas
Foto: Leitor/ Whatsapp/ Bahia Notícias/reprodução
Os promotores de Justiça Davi Gallo e Luciano Assis não assinaram a ata que promulgou a sentença pela absolvição da médica Katia Vargas, acusada  de matar os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, em outubro de 2013, em Ondina, em Salvador. A absolvição foi proferida nesta quarta-feira (6), às 19h40, quando o julgamento foi encerrado. Para a juíza Gelzi Maria Almeida Souza, que presidiu a sessão, a atitude foi "deselegante e desrespeitosa com o tribunal do juri". 

Os promotores deixaram as dependências do Fórum pouco tempo depois em que o resultado foi apurado na sala secreta. Eles deram uma entrevista para a Rede Bahia antecipando a decisão do conselho de sentença e foram embora, não falando com os demais veículos de imprensa, que aguardavam o pronunciamento oficial do resultado do julgamento. A magistrada fez constar em ata a atitude desrespeitosa por parte dos membros do parquet baiano.Informações do BN.

Caso Kátia Vargas: Mãe das vítimas brada e gera comoção em meio ao tribunal: vergonha, vergonha!


Após a sentença que absolveu a médica Kátia Vargas da acusação de matar os irmãos Emanuel e Emanuelle, nesta quarta-feira (6), a mãe dos jovens, Marinúbia Gomes subiu na cadeira e em meio ao tribunal bradou: vergonha, vergonha.
Veja vídeo:
Além da mãe dos jovens, a tia revoltou-se e gritou para a imprensa que ia matar a médica: Eu vou matar Kátia Vargas, essa infeliz.
A médica tinha sido acusada pelo Ministério Público de duplo homicídio qualificado dos irmãos Emanuel e Emanuelle em 2013, com três qualificadores: motivo fútil, falta de possibilidade de defesa das vítimas e perigo comum.

Fonte:BNEWS/c/informações de Rafael Albuquerque/reprodução

Caso Kátia Vargas: Médica é absolvida pelo Júri


local do dia do acontecimento que causou a morte dos irmãos. -foto:reprodução
Confira tudo o que aconteceu no 2º dia do júri de Kátia Vargas
Médica deixa o Fórum ao lado da filha e do advogado de defesa- foto:Beto Jr/Correio da Bahia/reprodução

Dois dias após o início do julgamento pela morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes , a médica Kátia Vargas foi absolvida nesta quarta-feira (06). A decisão, do júri popular, foi de 4 votos a favor da absolvição e um contrário. O acidente aconteceu no dia 11 de outubro de 2013  no bairro de Ondina. 
"Hoje eu sinto vergonha de ser baiano. Era um júri predisposto a absolver (Davi Gallo após resultado do júri)




fonte:Correio da Bahia

Morro do Chapéu: Justiça obriga, de novo, que prefeito permita acesso de vice a gabinete

Morro do Chapéu: Justiça obriga, de novo, que prefeito permita acesso de vice a gabinete
Imagem de quando ainda eram parceiros/Foto: Reprodução
A relação entre o prefeito de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Leonardo Dourado, e a vice dele, Juliana Araújo, parece que a cada dia não melhora. Uma nova sentença judicial obriga Leonardo Dourado, o Léo Dourado, a permitir o acesso de Juliana Araújo ao gabinete da própria vice-prefeita. Segundo decisão da juíza Karoline Cândido Carneiro, da última quarta-feira (29), Dourado terá de pagar multa diária de R$ 1 mil caso desobedeça a medida. A juíza também determinou o uso de toda infraestrutura necessária ao exercício do cargo de Araújo, além de ordenar a nomeação dos servidores indicados pela vice-prefeita que foram demitidos pelo gestor. 

Ainda segundo a decisão, foi enviado ofício à Procuradoria de Justiça da Bahia para apurar a prática de crime de responsabilidade por parte do prefeito de Morro do Chapéu. Em julho passado, a mesma juíza obrigou Dourado a permitir o acesso da vice-prefeita ao gabinete da vice-gestora, além da nomeação de funcionários indicados por Juliana Araújo. Informações do BN.

Eleições 2018: ‘É um equívoco apostar que Lula não será candidato’, diz ACM Neto


‘É um equívoco apostar que Lula não será candidato’, diz ACM Neto: A premiação Brasileiro do Ano 2017 reuniu em São Paulo os prefeito de Salvador, ACM Neto e São Paulo, João Doria, o presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Eunicio Oliveira e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
© Alex Silva/Estadão A premiação Brasileiro do Ano 2017 reuniu em São Paulo os prefeito de Salvador, ACM Neto e São Paulo, João Doria, o presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Eunicio Oliveira e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
Pré-candidatos à Presidência - declarados ou não - estiveram na premiação Brasileiros do Ano 2017, da revista "IstoÉ", na noite desta terça-feira, 5. Apesar de ausentes, os dois nomes à frente da disputa segundo pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), foram assunto dos potenciais rivais. O juiz responsável pela Lava Jato, Sérgio Moro, também esteve no evento.
Para o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), é um "equívoco" apostar que o petista está fora das disputas. "É um equívoco os partidos apostarem que Lula não será candidato. É preciso se preparar para enfrentá-lo na rua". ACM Neto acredita, porém, que a candidatura Bolsonaro deve se desidratar até às eleições.
No hall de entrada do teatro TOM Brasil, o prefeito declarou que não pensa em ser candidato a vice de nenhum tucano. "Minha prioridade não é ser candidato a vice do Alckmin. O Democratas está em um processo de refundação que pode terminar com a escolha de um candidato próprio", disse.
Sem relacionar o próprio nome como um possível candidato, ACM Neto lembrou do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como um nome forte e sinalizou conversas de fora do círculo político. "Também estou conversando com nomes de fora da política. Acredito em nomes novos que apareçam através da política e não contra a política".
Outro que passou pelo hall de entrada foi o senador e pré-candidato Álvaro Dias (PODE-PR), que disse não se sentir desanimado com as recentes pesquisas. "As manchetes deveriam ser: Lula e Bolsonaro estão inviabilizados pela rejeição", disse.
O parlamentar também aproveitou para alfinetar o governo de Michel Temer (PMDB). "O presidente Temer não precisa se preocupar em encontrar um candidato para defendê-lo em 2018. O quero governo vai precisar encontrar é um bom advogado".
O quase presidenciável Luciano Huck também estava na festa. Ele manteve o discurso dos últimos dias, de que pretende participar da política com os movimentos cívicos, mas reiterou que não será candidato à presidência em 2018. Ao menos dois representantes do movimento Agora! estavam com ele.
O prefeito João Doria (PSDB) e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não falaram com a imprensa na chegada do teatro. Em seu discurso, porém, o tucano chamou o juiz Sérgio Moro de "herói do Brasil" e elogiou o governo Temer.
"O Brasil está melhor graças a sua conduta e a do seu ministro Henrique Meireles", afirmou o prefeito. "No próximo ano temos a responsabilidade defender o Brasil e cuidar para que ele não vá nem para a direita nem para a esquerda, mas para frente."
JUIZ DA LAVA JATO
Já no início do evento, a grande expectativa era saber perto de quem Sérgio Moro, principal homenageado do evento, se sentaria. Isso porque, no mesmo evento no ano passado, o magistrado foi fotografado em uma conversa com o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Dessa vez ele estava ao lado de Caco Azulgaray, representante da Editora Três, e do jogador de futebol Alan Ruschel, sobrevivente do acidente aéreo com o time da Chapecoense.  
fonte:MSN

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Mundo:Suicídio de menina de 11 anos choca a Irlanda; "infeliz com sua aparência"

Reprodução
Milly Tuomey /Imagem: Reprodução

Um caso de suicídio de uma criança de 11 anos chamada Milly Tuomey ocorrido na Irlanda em 2016, mas só agora revelado chocou a Irlanda e alertou o país sobre a autoimagem de adolescentes e jovens. Confira a reportagem completa no site uol no link abaixo:

https://estilo.uol.com.br/gravidez-e-filhos/noticias/redacao/2017/12/04/suicidio-de-menina-de-11-anos-faz-alerta-sobre-pressoes-e-choca-a-irlanda.htm

Em Paraty: A escritora Hilda Hilst será a homenageada da Flip de 2018


Hilda e Ligia foto:reprodução


A Escritora Hilda Hilst será a homenageada na próxima FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty que acontecerá dos dias 29 a 29/07/2017.  Confira a reportagem completa no link abaixo:

https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/2017/12/05/transgressora-e-provocativa-hilda-hilst-sera-a-homenageada-da-flip-de-2018/


fonte:Rodrigo Casarin/Blog cinco

Lava Jato: Advogados de Lula questionam velocidade do processo no TRF-4ª Região

Advogados de Lula questionam velocidade da tramitação do processo no TRF-4
Foto: Reprodução/ EBC
A defesa do ex-presidente Lula entrou com um pedido, através da Lei de Acesso à Informação, em que questiona a ordem cronológica dos recursos no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, nesta terça-feira (5). De acordo com a Folha de S. Paulo, o objetivo dos advogados é demonstrar que o tribunal tem agido com velocidade excepcional no caso da apelação do petista, tentando deixá-lo de fora da disputa presidencial de 2018.

Ainda segundo a Folha, da chegada do processo ao TRF-4 até o voto do relator se passaram 100 dias. Em média, as ações da Lava Jato levaram 210 dias na mesma fase. Informações do BN.

Caso Kátia Vargas: Família das vítimas chora com imagens dos corpos em julgamento

Caso Kátia Vargas: Família das vítimas chora com imagens dos corpos em julgamento
Mãe das vítimas, Marinúbia Gomes | Foto: Betto Jr. / Ag. Haack / Bahia Notícias
Ao longo dos depoimentos das testemunhas de acusação do julgamento da médica Kátia Vargas, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) exibiu imagens dos corpos de Emanuel e Emanuelle Gomes Dias. 

Os irmãos morreram após uma briga no trânsito com a médica Kátia Vargas, em outubro de 2013, na Avenida Oceânica. O momento emocionou a família das vítimas, que acompanha o julgamento. A mãe dos jovens, a enfermeira Marinúbia Gomes, chegou a deixar a sessão por um instante. 

Uma das testemunhas disse que "com certeza" viu o carro da médica bater no fundo da moto dos irmãos, que acabou sendo arremessada a um poste  Kátia nega a acusação. Informações do BN c/adaptações

Juiz Sergio Moro é alvo de protestos na Universidade de Coimbra

A passagem do juiz federal Sergio Moro pela Universidade de Coimbra, uma das mais tradicionais de Portugal, foi marcada por protestos. Muros da instituição amanheceram pichados com mensagens contra o magistrado.
Coimbra é considerada a universidade com a maior quantidade de alunos brasileiros fora do país. São cerca de 2.000 entre alunos de graduação e pós-graduação.
Estudantes brasileiros, e também portugueses, reuniram-se para criticar a presença do juiz da Lava Jato em um seminário sobre combate à corrupção na instituição. A palestra estava marcada para a tarde de segunda (4).
Batizado de "Transparência, Accountability, Compliance, Boa Governança e Princípio Anticorrupção", o evento sai por "dez parcelas de R$ 850,00" e dá direito também a uma série de jantares paralelos.
Além de Moro, o procurador Roberto Pozzobon, membro da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, também participa do encontro.
Notícias ao Minuto
© Fornecido por New adVentures, Lda. Notícias ao Minuto

JUSTIFICATIVA
Em nota, a Apeb (Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra) justificou as manifestações.
"Tendo em vista que os métodos de atuação no processo judicial adotados por Sergio Moro são contestados justamente no Comitê de Direitos Humanos das Organizações das Nações Unidas, a Apeb/Coimbra manifesta a sua perplexidade com a escolha desse personagem para participar no evento que trate de tais temáticas na qualidade de conferencista", diz o texto.
Procurado, Moro ainda não foi localizado pela reportagem.

Segurança: Gov. Rui sanciona alteração na estrutura remuneratória dos servidores de carreiras da PM e PC



O governo do Estado publicou hoje(5) no DOE a Lei nº 13.810 de 04/12/17, alterando a estrutura remuneratória dos  servidores de  carreiras da Polícia Civil e Polícia Militar. Confira abaixo:



LEI Nº 13.810 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2017

Altera a estrutura remuneratória dos servidores das carreiras de Delegado de Polícia Civil, Escrivão de Polícia Civil, Investigador de Polícia Civil, Perito Técnico de Polícia Civil, Perito Criminal de Polícia Civil, Perito Médico Legista de Polícia Civil e Perito Odonto-Legal de Polícia Civil, assim como o soldo dos postos e das graduações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia, na forma que indica e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Os vencimentos básicos dos servidores das carreiras de Delegado de Polícia Civil, Escrivão de Polícia Civil, Investigador de Polícia Civil, Perito Técnico de Polícia Civil, Perito Criminal de Polícia Civil, Perito Médico Legista de Polícia Civil e Perito Odonto-Legal de Polícia Civil, a partir de 1º de novembro de 2017, passam a ser os constantes do Anexo I desta Lei.

Art. 2º - Os vencimentos básicos dos servidores das carreiras de Delegado de Polícia Civil, Escrivão de Polícia Civil, Investigador de Polícia Civil, Perito Técnico de Polícia Civil, Perito Criminal de Polícia Civil, Perito Médico Legista de Polícia Civil e Perito Odonto-Legal de Polícia Civil, a partir de 1º de novembro de 2018, passam a ser os constantes do Anexo II desta Lei.

Art. 3º - Os soldos dos postos e das graduações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, a partir de 1º de novembro de 2017, passam a ser os constantes do Anexo III desta Lei.

Art. 4º - Os soldos dos postos e das graduações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, a partir de 1º de novembro de 2018, passam a ser os constantes do Anexo IV desta Lei.

Art. 5º - Os proventos de inatividade e as pensões, fixados com base nos vencimentos e soldos dos cargos das Carreiras mencionadas nos artigos anteriores dos aposentados e pensionistas que possuem direito à paridade constitucional, serão revistos nas mesmas datas, condições e proporção previstas nesta Lei para os servidores em atividade, não podendo resultar valores superiores aos concedidos ao servidor ativo em igual situação.

Art. 6º - As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão à conta dos recursos orçamentários próprios, ficando o Poder Executivo autorizado a promover as alterações que se fizerem necessárias.

Art. 7º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir de 1º de novembro de 2017.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 04 de dezembro de 2017.

RUI COSTA
Governador

Carlos Mello
Secretário da Casa Civil em exercício
Maurício Teles Barbosa
Secretário da Segurança Pública

Edelvino da Silva Góes Filho
Secretário da Administração




ANEXO I

POLÍCIA CIVIL
INVESTIGADOR, ESCRIVÃO E PERITO TÉCNICO DE POLÍCIA CIVIL
VIGÊNCIA A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017
Classe
Vencimento
3
1.074,34
2
1.083,43
1
1.092,41
Especial
1.564,45


PERITO CRIMINAL, ODONTO-LEGAL E MÉDICO LEGISTA DE POLÍCIA CIVIL VIGÊNCIA A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017
Classe
Vencimento
3
3.715,54
2
3.879,98
1
4.141,73
Especial
4.429,29


DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL
VIGÊNCIA A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017
Classe
Vencimento
3
4.374,97
2
4.539,38
1
4.801,10
Especial
5.088,65

ANEXO II

POLÍCIA CIVIL
INVESTIGADOR, ESCRIVÃO E PERITO TÉCNICO DE POLÍCIA CIVIL
VIGÊNCIA A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO DE 2018
Classe
Vencimento
3
1.128,06
2
1.137,60
1
1.147,03
Especial
1.642,67


PERITO CRIMINAL, ODONTO-LEGAL E MÉDICO LEGISTA DE POLÍCIA CIVIL VIGÊNCIA A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO DE 2018
Classe
Vencimento
3
3.901,32
2
4.073,98
1
4.348,82
Especial
4.650,75





DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL
VIGÊNCIA A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO DE 2018
Classe
Vencimento
3
4.593,72
2
4.766,35
1
5.041,16
Especial
5.343,08

ANEXO III

VIGÊNCIA A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO DE 2017
Posto/ Graduação
Soldo
Soldado
980,02
Cabo
990,40
1º Sargento
1.000,67
Subtenente
1.010,71
Aspirante a Oficial
1.086,00
1º Tenente
1.115,13
Capitão
1.374,17
Major
1.509,95
Tenente-Coronel
1.590,48
Coronel
1.690,72

ANEXO IV

VIGÊNCIA A PARTIR DE 1º DE NOVEMBRO DE 2018
Posto/ Graduação
Soldo
Soldado
1.041,90
Cabo
1.052,94
1º Sargento
1.063,85
Subtenente
1.074,53
Aspirante a Oficial
1.154,57
1º Tenente
1.185,54
Capitão
1.460,94
Major
1.605,29
Tenente-Coronel
1.690,91
Coronel
1.797,47
fonte:DOE 05/12/17 - Página Executivo/Leis