• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 5 de abril de 2025

Eleições 2026: Lula lidera contra Bolsonaro, Ciro e nomes da direita, diz Datafolha

                                        foto:Ricardo Stuckert - 05/04/2025


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5/4) aponta que, se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superaria Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e outros nomes da direita, como Pablo Marçal (PRTB) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

De acordo com o levantamento, o petista aparece com 36% das intenções de voto, seis pontos percentuais a mais que o ex-presidente Bolsonaro, que marcou 30%.

Em seguida vêm Ciro Gomes (12%), Marçal (7%) e Leite (5%). Outros 9% votariam em branco ou nulo e 2% não sabem responder.

A sondagem, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 3.054 brasileiros, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com o levantamento, o petista aparece com 36% das intenções de voto, seis pontos percentuais a mais que o ex-presidente Bolsonaro, que marcou 30%.

Em seguida vêm Ciro Gomes (12%), Marçal (7%) e Leite (5%). Outros 9% votariam em branco ou nulo e 2% não sabem responder.

A sondagem, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 3.054 brasileiros, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

fonte: Metrópoles - 05/04/2025  

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Economia: Setor naval em Manaus dispara com demanda do agronegócio e atinge crescimento de até 741%


                                          foto:reprodução

O setor naval da Zona Franca de Manaus (ZFM) registrou em janeiro de 2025 um crescimento impressionante de 741% no faturamento em relação a dezembro, segundo dados do Painel Econômico do Amazonas (PEA), levantamento mensal do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM). O avanço de 405% em relação a janeiro de 2024 também destaca o setor como um dos mais dinâmicos da indústria amazonense neste início de ano.

A guinada é impulsionada pela crescente demanda do agronegócio do Centro-Oeste brasileiro, especialmente pela soja. A safra de 2025 deve bater recorde histórico, com estimativa de 164,4 milhões de toneladas — um aumento de 13,4% em relação ao ano anterior, segundo o IBGE. Parte expressiva dessa produção é escoada por meio de balsas fabricadas no polo industrial de Manaus, que percorrem os rios amazônicos até se conectarem com embarcações maiores rumo ao mercado europeu.

“O polo naval da Zona Franca de Manaus mostra como a indústria amazonense pode responder com agilidade às demandas do mercado nacional, agregando inovação logística, geração de empregos e integração com o agronegócio do Centro-Oeste”, afirma Luiz Augusto Rocha, presidente do CIEAM.

Abastecimento estratégico de portos e qualificação com impacto social

Cerca de 14 estaleiros operam hoje no setor naval da ZFM, com destaque para empresas como Bertolini e ERAM. Essas companhias produzem embarcações fundamentais para a navegação interior — como balsas, empurradores e embarcações de alumínio — que abastecem portos estratégicos da região, como Super Terminais e Chibatão, além de atender a grandes armadores internacionais, como Aliança e CMA-CGM.

“A indústria naval de Manaus evoluiu de um setor periférico para um elo logístico estratégico, conectando o coração do agronegócio brasileiro às rotas internacionais de exportação. A sazonalidade da safra exige que as embarcações estejam prontas até janeiro, o que explica o pico de produção no início do ano”, destaca o professor André Ricardo Costa, Coordenador da Área de Indicadores do CIEAM e autor do estudo.

Com mais de 2.700 empregos diretos, o setor também se destaca pelo impacto social. Muitas empresas têm adotado práticas de formação de mão de obra, contratando trabalhadores sem qualificação técnica e matriculando-os em cursos de soldagem naval no SENAI. “É um setor que promove inclusão produtiva e geração de renda qualificada, além de responder com agilidade a desafios como a seca na região”, explica Costa.

Balsas, contêineres e soluções para a seca: os motores do crescimento

A produção naval da ZFM está centrada em três tipos principais de balsas: para contêineres, para grãos sólidos (como soja e milho) e para grãos líquidos (como combustíveis). Essas embarcações são adaptadas às particularidades da navegação interior na Amazônia, especialmente nos períodos de estiagem.

O crescimento recente do setor está diretamente ligado à vocação fluvial da região e ao papel cada vez mais estratégico que Manaus assume na cadeia logística do agronegócio nacional. A seca histórica de 2023 e 2024 acentuou a necessidade de reforçar a frota de embarcações de menor calado, capazes de operar mesmo com níveis reduzidos dos rios. Essa demanda acelerou as encomendas e impulsionou a produção nos estaleiros locais, consolidando o setor como um dos protagonistas da retomada industrial da região em 2025.

Sobre o PEA

O Painel Econômico do Amazonas é uma análise da conjuntura econômica do Amazonas elaborada mensalmente pelo CIEAM com base em informações públicas de instituições como IBGE, Suframa, ComexStat e Abraciclo, além de utilizar dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego. O principal dado disponível para análise é o IBCR-AM, número-índice publicado mensalmente pelo Banco Central como versão regionalizada do IBC-Br, a estimativa mensal do PIB brasileiro. O Banco Central compõe o IBCR-AM pelos resultados das pesquisas mensais efetuadas pelo IBGE, incluindo os principais setores da economia: Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária.

Sobre o CIEAM

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade empresarial com personalidade jurídica, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM).  Implementada pelo governo federal em 1967, com o objetivo de viabilizar uma base econômica no Amazonas e promover melhor integração produtiva e social entre todas as regiões do Brasil, a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional bem-sucedido que devolve aos cofres públicos mais da metade da riqueza que produz. Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O estado do Amazonas tem 546 mil empregos, dos quais 130 mil são diretos do PIM e garantem a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Encerrou 2024 com um faturamento de R$ 204 bilhões.


fonte: 

CIEAM
Atendimento à Imprensa

Grupo Printer Comunicação por email em 02/04/2025

Futebol:Com salários turbinados e mordomias, como Ednaldo Rodrigues dominou a CBF, diz revista

                                               Foto:reprodução

Reportagem da Revista Piauí assinada pelo jornalista Allan de Abreu, traz nesta sexta-feira (4) como o Presidente da entidade, o baiano Ednaldo Rodrigues tem gerido a CBF. Na matéria, denúncias de privilégios concedidos a familiares, amigos, cartolas e políticos. 

Confira a reportagem no link abaixo:

https://piaui.folha.uol.com.br/as-extravagancias-sem-fim-da-cbf/ 

EUA: Obama e Kamala falam em retrocessos e dizem que governo Trump provoca 'grande sensação de medo'

                                             o ex-presidente Obama - foto:reprodução/Getty imagens via AFP 05/12/2024

Em comentários raros sobre atual gestão, democratas mencionam 'violação de direitos' por parte da Casa Branca.


Confira no link abaixo a reportagem completa da Folha de São Paulo desta sexta-feira(5): 

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/04/obama-e-kamala-falam-em-retrocessos-e-dizem-que-governo-trump-provoca-grande-sensacao-de-medo.shtml

Conceição do Coité: Poeta faz cordel com comentário esportivo sobre o jogo Bahia x Inter

                                              foto:Carlos Neves/arquivo

O professor, poeta e cordelista Carlos Neves de Freitas fez um divertido comentário em cordel, sobre o jogo entre Bahia x Internacional de Porto Alegre na noite de quinta-feira(3) na Arena Fonte Nova para o apresentador do Globo Esporte/BA Danilo Ribeiro.

Os versos trazem humor e realidade, principalmente quando o assunto é arbitragem. No jogo em questão, até que não foi tão polêmico, mas o que ele narra é a pura realidade, e a sigla VAR não podia ter outra escrita por extenso, melhor.

Veja na íntegra

Jogo da Libertadores
BAHIA x INTERNACIONAL
Os nomes ROGÉRio e ROGER
Trazem o mesmo radical.
E, coincidentemente
No placar infelizmente
Terminou sendo igual.

Para o orgulho nacional
Dois campeões lado a lado
Dois rivais das antigas
Num jogão bem disputado.
Entre puxões e porradas
Se as faltas não são marcadas
Prejudicam o resultado.

O juiz muito xingado
Por agir sem consultar.
Arbitragem “meio-apito”
Deixando a desejar.
“Se meios justificam fins”
V.ários Á.rbitros R.uins
Justificam a sigla VAR.

Uma torcida exemplar
Como sempre, ali presente
Gritando Bora Baêa!!!
Em coro forte, estridente
Não basta a posse de bola
Muitos passes, rola-rola…
O gol é quem alegra a gente.

Bahia insistentemente
Foi pra cima e fez seuTENTO.
Torcida foi à loucura
Confiante CEM POR CENTO.
A fidelíssima BAMOR
Fonte Nova, em Salvador
Feliz a todo momento

Para descontentamento
Um balde de água fria:
Em um pequeno descuido
Da defesa do BAHIA
O colorado empatou
A torcida então ficou
Frustrada, sem euforia.

O tricolor insistia
Pressionando o tempo inteiro
O risco dos contra-ataques
Forçou Ronaldo, o goleiro
A sair da área, ajudar
Com os pés e amenizar
Quando falhava o zagueiro.

Vale ressaltar, certeiro
Que ÉRICK PULGA arrasou!
Driblou, cruzou, fez de tudo…
Táva elétrico, “plugou”
Pro gol que JEAN LUCAS fez.
A dupla agora, de vez
Na BAMOR se consagrou.

Danilo, agora eu vou
Encerrar o comentário
Se eu escrever mais versos
Vou complicar nosso horário .
Senão no Globo Esporte
A Globo vai dar um corte
E “amarelar” seu salário

Ah, último comentário
A respeito de RONALDO:
Quase qu’ele entrega o jogo
Em um passe equivocado.
“Metendo os pés pelas mãos”
Escutou diversos “nãos”
ROGÉRIO CENIrritado. Kkk

Um abraço, amigo!

Carlos Neves de Freitas
Poeta popular
Conceição do Coité -BA


Fonte:Calila Notícias - 04/04/2025 22h:08

Dos EUA: Eduardo Bolsonaro diz que Hugo Motta fala igual "um esquerdista do PSOL"

 

                                      foto:reprodução

Em desespero com o posicionamento de Hugo Motta (Republicanos-PB) sobre o PL da Anistia, Eduardo Bolsonaro (PL) desferiu ataques ao presidente da Câmara nesta sexta-feira (4) dizendo que o presidente da Câmara teria se alinhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerado algoz pelo clã.

Em entrevista, o filho de Jair Bolsonaro incitou a horda bolsonarista a fazer "pressão popular" pelo projeto, que pode evitar que o pai vá para a cadeia.

" A pressão popular é essencial. Hugo Mota, em bom português, está sendo ameaçado. Ele vai negar isso publicamente, claro, e deve fazê-lo, se for perguntado", disparou.

Em seguida, ele confirmou o acordo com Arthur Lira (PP-AL) para colocar o PL da Anistia em pauta, caso a bancada bolsonarista votasse em Motta para a sucessão na Câmara.

"O que a gente viu foi que, antes do jantar dele com Alexandre de Moraes, a opinião dele era bem clara a favor da anistia. E ele segue a linha do Arthur Lira. Que linha que é essa? É de jogar para o plenário os temas polêmicos. E deixa o plenário decidir", disse.

"Então, o que Hugo Mota deveria fazer era, simplesmente, respeitar aquele compromisso que ele fez durante a campanha e respeitar a vontade popular através dos seus representantes eleitos", emendou Eduardo.

Por fim, ele comparou incitou a horda ao sinalizar que Motta estaria se alinhado à esquerda.

"Depois do jantar com Alexandre de Moraes, ele mudou drasticamente. Ele tem falado, basicamente, igual um esquerdista do PSOL, falando que é contra a amnistia, democracia e aquelas questões todas que nós já estamos acostumados a ouvir da boca de Lula e de outros puxadinhos do PT. Então, eu acho que a pressão popular é um ingrediente fundamental. Sem pressão popular, não existe impeachment. Sem pressão popular, não existe anistia", concluiu.

Veja no X  no link abaixo:

https://x.com/carteiroreaca/status/1908153589412851812?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1908153589412851812%7Ctwgr%5E3af092cf353bda26fe8a55a9fd9dcec2e5737149%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fd-20736561904279627598.ampproject.net%2F2502242315000%2Fframe.html


Fonte: Revista Fórum - 04/04/2025

Salvador: Evento de Caiado foram marcados por tumulto, reclamações, e ausências de ministros do UB, diz site

                                           Henrique Brinco / BNews
                                                             

O lançamento da pré-candidatura presidencial do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), realizado na sexta-feira (4) em Salvador, foi marcado por tumultos, reclamações e uma falta de comunicação entre os staffs de Salvador e de Goiânia. A reportagem do BNews circulou pelo evento e traz agora os bastidores da festa.

Apesar do tom apoteótico da cerimônia — com batuque em ritmo de samba-reggae, discursos inflamados e homenagens como o título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho — o ato evidenciou uma divisão de Caiado dentro da própria legenda. A notável ausência de nomes de peso foi sentida.  O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, por exemplo, não compareceu ao evento, assim como o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, também filiado à sigla.

Entre os ausentes de destaque, também chamaram atenção os ministros Celso Sabino (Turismo), Juscelino Filho (Comunicações) e Waldez Goés (Integração e Desenvolvimento Regional), todos ligados à base do União Brasil e nomes influentes no atual cenário político. O cantor Gusttavo Lima, que chegou a ser ventilado como atração do evento, foi outro não apareceu.

De ilustre mesmo, só o senador Sérgio Moro, a deputada Rosângela Moro e o presidente do Solidariedade Paulinho da Força - além de José Agripino e Otoni de Paula. O espaço vazio no palanque foi preenchido por deputados estaduais. Vereadores de Salvador também foram convocados para dar volume ao evento.

Com a cúpula do partido ausente, coube ao ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União, ACM Neto, o papel de principal fiador político da pré-campanha de Caiado. A ausência de apoio mais explícito de figuras nacionais é lida como sinal de que a candidatura ainda enfrenta resistência interna no União Brasil.
O salão escolhido no andar superior do Centro de Convenções também foi um dos menores do prédio - e já registrava cadeiras vazias no momento do discurso do principal convidado do dia. O evento da candidatura de ACM Neto em 2022, por exemplo, lotou o  maior salão do térreo. Também não foram vistos desta vez ônibus das caravanas com correligionários de outras partes do estado.

A cobertura da imprensa também ficou prejudicada. Havia um espaço separado para a coletiva de Caiado perto do salão onde o vento foi realizado, equipado com um backdrop plotado com a imagem do gestor. Jornalistas ficaram quase três horas posicionados no local. Quando o governador chegou, instalou-se um tumulto e ele foi levado rapidamente para uma sala separada. Muitos profissionais acabaram sendo "esmagados" entre a claque que acompanhava o cacique durante o trajeto. Caiado precisou falar com a imprensa em cima de um sofá, para ser registrado pelas câmeras. Até o prefeito Bruno Reis se irritou com os erros e deu uma baita bronca na equipe. Parte das equipes de imprensa ficaram barradas no acesso ao local.

Mesmo com a mobilização de cerca de 250 prefeitos de diversos estados, o que se viu em Salvador foi mais um evento lotado de apoiadores que vieram de Goiânia e pouca gente dos demais estados (o que seria desejável em lançamentos de pré-candidaturas presidenciais).

O próprio discurso do governador, por vezes, assumiu um tom de reafirmação pessoal, evocando sua trajetória, seu legado em Goiás e o apoio da família, numa tentativa de reforçar sua solidez diante da plateia — e, talvez, dos ausentes. A escolha pela Bahia não foi à toa: é o Estado que deu a vitória ao presidente Lula na última eleição e a porta de entrada para políticos que desejam se firmar no Nordeste. O pré-candidato também prometeu correr atrás de votos no Norte.


Fonte: BNEWS -04/04/2025 21h05



Na Bahia: Ilha particular é comprada para reunir empresários e médicos

                                  foto: reprodução

Um novo refúgio de luxo está surgindo na Baía de Todos-os-Santos, na Bahia, especialmente projetado para médicos e empresários de alto perfil. Um grupo de profissionais da medicina, incluindo Gabriel Almeida, Derek Camargo e Lucas Gasparini, adquiriu uma ilha particular com o objetivo de transformá-la em um ponto de encontro estratégico para líderes empresariais e profissionais da saúde.

O foco principal da iniciativa é criar um ambiente exclusivo, onde médicos poderão participar de experiências imersivas com foco em mentoria, educação de ponta e aceleração de carreira. De acordo com os idealizadores, o local será projetado para reunir os melhores profissionais do setor, com o intuito de integrar inovação, posicionamento e excelência, estabelecendo um novo modelo de aprendizado na área médica.

“Este projeto vai além de oferecer um ambiente luxuoso. A ilha simboliza um novo ciclo para a medicina no Brasil. Será um espaço onde médicos de destaque terão a oportunidade de interagir com grandes mentores, vivenciando transformações que não seriam possíveis em instituições tradicionais”, destacou Gabriel Almeida, um dos fundadores.

A proposta é clara: não será apenas um centro de estudos, mas um verdadeiro marco na formação de médicos comprometidos com a liderança e o impacto na saúde, criando uma ponte entre a educação e a prática profissional de alto nível.

Esse novo modelo visa quebrar os padrões convencionais de ensino, promovendo um ambiente mais dinâmico e eficaz para médicos que buscam se destacar e inovar em suas especialidades.

Com essa aquisição, o trio se posiciona como protagonistas de uma nova era na saúde, focada na educação continuada e na criação de experiências que realmente impactem a carreira dos médicos mais promissores do Brasil.

Ilha privada será ponto de encontro para entre empresários

A localização da ilha permite fácil acesso, sendo possível chegar em apenas 7 minutos de helicóptero a partir da Bahia Marina, ou 15 minutos partindo do aeroporto de Salvador.

Os primeiros encontros devem ocorrer nos próximos meses e já têm confirmados importantes nomes do mundo dos negócios, como o escritor e palestrante Joel Jota, o autor de best-sellers Caio Carneiro, e o empresário Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up. 

Embora tenha demonstrado interesse em adquirir a ilha, Flávio Augusto optou por um imóvel em Angra dos Reis, devido à proximidade com o Rio de Janeiro, onde reside.

A entrada para esses encontros exclusivos será limitada a médicos que adquirirem cursos oferecidos pelos três fundadores. 

Os sete profissionais que fizerem os maiores investimentos nos programas serão selecionados para participar dos eventos, podendo levar familiares.

Sobre o local, Almeida destaca a sofisticação e segurança da ilha: “Nunca vi nada igual, e olha que já viajei para as Maldivas quatro vezes. A ilha é um luxo, com móveis assinados e obras de arte. E, para garantir a tranquilidade de todos, há um esquema de segurança armada.”

A iniciativa promete não apenas proporcionar momentos de lazer para os envolvidos, mas também um ambiente propício para a troca de ideias e o fortalecimento de redes de contatos entre médicos e empresários de alto nível.

Fonte: BPMoney - 04/04/2025 20h:38

EUA: Médico chora após morte de paciente de 19 anos e imagem comove o mundo


                                                          foto:reprodução

Uma imagem emocionalmente forte está circulando nas redes sociais, mostrando um médico chorando do lado de fora de um hospital na Califórnia, nos Estados Unidos. A cena ocorreu após o médico perder um paciente de apenas 19 anos, o que gerou uma grande comoção entre os internautas.

A foto foi originalmente publicada no Facebook por um colega de profissão do médico, que posteriormente compartilhou a imagem no Reddit, uma plataforma de discussões online.


O usuário “NickMoore911” compartilhou a imagem com a descrição: “O homem da foto não pôde salvar um de seus pacientes”. Ele explicou que o paciente que faleceu tinha apenas 19 anos, o que tornou a situação ainda mais trágica.

O usuário “NickMoore911” detalhou que, embora a perda de pacientes seja um fato comum no campo médico, é raro que sejam pacientes tão jovens.

“Os pacientes que perdemos são tipicamente velhos, doentes, ou uma combinação dos dois, mas o que morreu tinha apenas 19 anos”, escreveu. Essa perda inesperada e prematura tornou a situação ainda mais dolorosa para o médico.

O programa de TV “News Chanel” destacou que a imagem foi compartilhada para mostrar que os médicos, apesar de sua profissão exigente e emocionalmente desgastante, não são imunes aos sentimentos.

A identidade do médico não foi revelada, mas colegas de trabalho relataram que, após o episódio, ele retornou ao hospital com a cabeça erguida, demonstrando resiliência e compromisso com seu trabalho.

A imagem do médico chorando do lado de fora do hospital é um lembrete poderoso de que os profissionais de saúde, apesar de sua aparência de força e profissionalismo, também são seres humanos que experimentam emoções profundas. Essa cena emocional nos faz refletir sobre a importância da empatia e do apoio aos médicos e outros profissionais de saúde que enfrentam desafios difíceis.


Fonte: jetss/reprodução 

Rapper Emicida se pronuncia durante briga judicial com irmão e deseja “acordo amigável”


                                                            Foto: Reprodução / Redes Sociais
                                               

Mais um capítulo foi incluído da briga entre os irmãos Emicida e Fióti, nesta sexta-feira (4). Em comunicado oficial, o intérprete de AmarElo afirmou que a decisão de encerrar parceria com irmão foi tomada após “diversas tentativas de alcançar uma harmonia”. 


“Primeiramente, Leandro não está de acordo com a abordagem adotada por alguns veículos de comunicação, que têm se utilizado de termos como ‘roubo’ e ‘desvio’ na tentativa de traduzir o objeto da disputa judicial em curso, fruto de uma precipitação de uma das partes, que resultou em divulgações de informações distorcidas”, comunicou em nota. 



  •  


Na publicação, compartilhada em suas redes sociais, Emicida afirma que os termos em questão não foram utilizados por ele nos autos do processo e é de seu desejo alcançar “um acordo amigável entre as partes” para que “a paz volte a reinar entre os irmãos”. 

 

 


Ainda nesta sexta-feira (4), a jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, divulgou um vídeo em que o rapper Emicida afirma que iria elaborar um contrato em que seu irmão teria 50% do lucro do Laboratório Fantasma. 


O vídeo se trata de um trecho de uma videoconferência realizada na presença do gerente financeiro da empresa e de todos os sócios, incluindo os irmãos. A assessoria de Emicida, entretanto, afirma que o vídeo foi editado e teve seu contexto “omitido”. A assessoria de Fióri também não comentou sobre o vazamento de informações. 

 

 


Na última quinta-feira (3), a mãe dos dois artistas publicou um texto em defesa do filho mais novo Fióti, onde afirma que “sua dor é nossa dor” e desabafa sobre o poder da palavra. 


A parceria entre os irmãos foi encerrada na última sexta-feira (28), através de uma publicação de Emicida comunicando aos fãs que Fióti não representava mais sua carreira. 


O Bahia Notícias teve acesso a uma ação que corre na 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem de São Paulo. Na ação, Fióti acusa Emicida de ter revogado, sem aviso, uma procuração que lhe dava acesso às contas e sistemas da empresa Lab Fantasma.

Fonte: Redação/BN - 04/04/2025

Em Brasília: Arthur Lira compra mansão de R$ 10 milhões após deixar presidência da Câmara



                                           BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto


 O deputado federal Arthur Lira (PP) comprou uma mansão de R$ 10 milhões este ano após deixar a presidência da Câmara. Um documento obtido pela coluna revela que a nova casa de Lira, adquirida em 31 de janeiro, tem área total de 833 metros quadrados e fica no Lago Sul, bairro mais valorizado de Brasília.

Para selar o negócio, Arthur Lira pegou um financiamento de R$ 7 milhões no Banco de Brasília (BRB), o que indica que ele deu R$ 3 milhões de entrada. Simulações apontam que o deputado deverá arcar com parcelas de mais de R$ 100 mil por mês para honrar o compromisso financeiro.

Como deputado, Arthur Lira recebe salário líquido de R$ 35 mil, por conta dos descontos em seu vencimento bruto, de R$ 46 mil. Na última eleição que disputou, em 2022, ele declarou ter R$ 5,9 milhões em bens e valores, sendo duas casas, um apartamento, um terreno e fazendas em Alagoas. O parlamentar também mantém atividades no segmento de agropecuária e eventos.

O valor da nova mansão, portanto, representa quase o dobro dos bens e do dinheiro que Lira tinha três anos atrás. Já em 2018, antes de assumir a presidência da Câmara em 2021, o deputado declarou ter R$ 1,7 milhão.

Moderna por dentro, a nova residência de Lira tem dois andares e piscina. Três câmeras de segurança na entrada e o fio de arame farpado indicam a preocupação do parlamentar com a segurança. A casa fica na Quadra Lago (QL), que, por ser muito próxima ao Lago Paranoá, costuma ser mais valorizada que os imóveis na Quadra Interna (QI) do Lago Sul.

Lira comprou a casa do empresário Leonardo Nogueira Valverde de Morais. Valverde, por sua vez, havia adquirido o imóvel por R$ 3,6 milhões em 2011.

Mesmo após deixar a presidência da Câmara, Arthur Lira se mantém como um parlamentar influente. Recentemente, assumiu a relatoria do projeto que prevê o aumento de isenções no Imposto de Renda.

Para as eleições de 2026, Lira planeja disputar o Senado Federal por Alagoas. Cada estado terá direito a duas vagas na Casa.

FONTE: PAULO CAPPELLI/METRÓPOLES - 04/04/2025 18h:14