• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 29 de outubro de 2011

Salvador: Policial federal reage a assalto e um dos bandidos morre

O bandido morreu dentro do carro do policial-Foto:Bahianoticias


O policial federal que matou a tiros um assaltante no início da tarde deste sábado (29), na Orla de Salvador, foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Márcio de Souza Carvalho foi baleado no braço esquerdo durante a troca de tiros com a dupla de assaltantes que tentou roubar seu carro, um Fiat Stillo prata.
De acordo com testemunhas, Márcio escapou do carro durante a ação da dupla e atirou contra os bandidos, iniciando uma troca de tiros na praia de Armação, em frente ao clube do Vitória. Pelo menos oito tiros atingiram o carro do policial.
O bandido morto, ainda não identificado, tinha assumido a direção do veículo após obrigar o policial a ir para o banco de trás. Seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e aguarda liberação para sepultamento. Já o outro assaltante que tentou fugir, foi perseguido pela polícia militar e preso. O trânsito ficou bastante congestionado nos dois sentidos da Orla. O policial federal passa bem e não corre risco de morte.* Com informações do repórter Anderson Sotero do Correio da Bahia.

Brasileirão série A e B: Confira os resultados da rodada de 29/10



Série A:



Rio de Janeiro:


Botafogo 1 x 0 Cruzeiro



São Paulo:


Santos 4 x 1 Atlético-Pr




Fortaleza:


Ceará 1 x 2 Fluminense




Série B:




Nautico 2 x 0 Sport


Bragantino 1 x 1 Icasa


Boa 1 x 2 Vitória

Brasileirão série B: Vitória vence e cola no G-4

O Vitória deu um grande passo em busca do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, o rubro-negro baiano venceu o Boa Esporte, em Varginha, por 2 a 1, com gols Marquinhos, aos 9 do 1º tempo e Jean, aos 37 do 2º. O Boa Esporte marcou com 1 minuto do 2º tempo, através de Jheimy.O resultado foi excelente para o Vitória. A equipe pulou para 5º lugar, com 50 pontos, 1 a menos que o Americana, o último do G4, e manteve viva as chances de subir para a Série A. Já o Boa ficou em 9º, com 48 pontos.


A próxima partida do Leão será sexta-feira, às 20h30, contra o Salgueiro, no Barradão. Já o Boa vai até Recife enfrentar o Sport.

O jogoO Boa foi para cima nos primeiros cinco minutos. O Vitória abusou das faltas e não conseguiu assustar a defesa da equipe mineira. Aos 7 minutos, boa chance para o rubro-negro baiano: Marquinhos invadiu a área e chutou forte, mas o goleiro Luiz Henrique tirou com o pé. Dois minutos depois, aos 9, o atacante rubro-negro aproveitou rebote do goleiro e chutou com o gol aberto para abrir o marcador e fazer seu 12º gol na Série B. A partir daí o Boa foi para cima do Vitória, buscando fazer os gols necessários para o triunfo. Mas as melhores chances foram do rubro-negro baiano, aos 21, em uma falta perigosa cobrada por Geovanni, e aos 27, com Marquinhos subindo sozinho e abeceando nas mãos do goleiro Luiz Henrique.


Aos 38, o primeiro cartão amarelo do jogo sai para Uelliton, que fez falta em Jackson perto da grande área. O Boa ainda fez um gol aos 44 minutos, mas o juiz, corretamente, anulou porque o atacante estava impedido.Pressão do Boa no 2º tempoO treinador Nêdo Xavier, precisando ganhar o jogo dentro de casa, tirou o Zagueiro Jackson para colocar o atacante Ramon. Mas quem teve a primeira chance no segundo tempo foi o Vitória. Nino cruzou e Marquinhos cabeceou bem, mas Luiz Henrique fez bela defesa logo com 1 minuto do 2º tempo. Trinta segundos depois, o Boa empatou através de Jheimy, que chutou de fora da área, sem chances para a defesa de Douglas.
Com o empate, a torcida do Boa voltou a incentivar o time e a equipe partiu para cima, buscando a virada. Aos 7 minutos, Carlos Magno chutou forte e a bola passou perto da trave, com o goleiro Doulgas já batido.
O Boa teve outra bela chance com Ramon, que recebeu sozinho na grande área e tentou encobrir o goleiro do Vitória, mas a bola subiu muito e foi para fora, aos 15 minutos. Aos 29 minutos, Carlos Magno marcou para o Boa, mas o juiz marcou impedimento.
Os times buscaram ainda o gol do triunfo e, aos 37 minutos, Jean marcou o gol após cobrança de escanteio, sacramentando o triunfo do rubro-negro baiano. Informações da agência atarde.

Irecê: UNEB realiza com êxito o I seminário de Identidade e Docência

Os educadores lotaram o auditório do Campus -foto:monitores

Prof. João - Diretor do Campus de Xique-Xique -Foto:monitores


Prof. Roberto Sidney proferiu a palestra de abertura do seminário-Foto:monitores


O DCHT-Campus XVI-Irecê da Universidade do Estado Bahia- UNEB, realizou nos dias 27 e 28/10 o I Seminário de Identidade e Docência em sua sede tendo uma ativa participação da comunidade acadêmica e externa.


Com o objetivo de torna-se esses dias marcantes para os profissionais da educação de Irecê e Microrregião, pois todos os participantes tiveram oportunidade de dialogar com fundamentos teóricos e metodológicos mobilizadores de estados de latência existentes no fazer docente.



A palestra de abertura no dia 27 pela manhã foi proferida pelo Prof. Dr. Roberto Sidney Macedo da UFBA. O renomado educador baiano que tem Pós-doutorado em Currículo e Formação pela Universidade de Fribourg-Suiça discorreu sobre a temática " Compreendendo a formação e implicações para a formação de professores". Ainda pela tarde do mesmo dia acontecerem as apresentações os trabalhos selecionados para o evento nas salas do Departamento conforme a temática dos educadores.



No dia 28 pela manhã aconteceu a mesa temática com a professora Risonete Lima do Departamento de Letras Estrangeiras da UNEB de Alagoinhas, e o professor Robério Barreto do curso de Letras do Campus XVI-Irecê, ambos doutorando em Educação pela UFBA.



No período da tarde os participantes ouviram a palestra do prof. João Rocha, diretor do Campus XXIV de Xique-Xique que falou sobre "O currículo escolar e a formação da identidade".




Os idealizadores e organizadores do evento Cenilza Santos e Robério Barreto agradeceram a todos os educadores participantes, aos monitores, discentes do curso de Letras e Pedagogia do Campus, os discentes da plataforma Freire, e o apoio decisivo para a realização do evento da Proex,Sudeb,direção do Departamento e sua equipe administrativa,e no final do evento a professora Cenilza comunicou que provalvelmente em maio de 2012 acontecerá a II edição do evento.



Enfim, todos estão de parabéns e vale salientar que no segundo e último dia do evento, 28/10, mesmo sendo feriado do servidor público, o auditório do Departamento esteve repleto de educadores.

Brasil: Ex- Presidente Lula está com tumor na laringe,diz hospital

O ex-Presidente completou 66 anos no último dia 27.10 -Foto:Ricardo Stuckert - 27.out.2011/Divulgação



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66, realizou exames neste sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticado com um tumor de laringe.
Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado na segunda-feira (31). "O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial", diz nota do Sírio-Libanês.
O oncologista Artur Katz, que está na equipe médica que atende o ex-presidente, afirmou que o estado de Lula é "muito bom". "Ele está em ótimo estado geral."
Katz disse que o tumor "não muito grande" foi descoberto na manhã de hoje. "Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento", disse o médico.
A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe".
Segundo o médico, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.
"As chances de cura são excelentes", completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.
A assessoria do ex-presidente confirmou a informação sobre a doença.



Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos no instituto que leva seu nome. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.

O ex-presidente comemorou seu aniversário no Instituto Lula
Mais tarde, recebeu amigos em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Quatro ministros do governo Dilma Rousseff participam da festa: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Miriam Belchior (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação). Foi o primeiro aniversário que ele comemorou após exercer o cargo de presidente nos últimos oito anos.
Dilma, que estava gripada, cancelou a viagem a São Paulo e enviou dois livros de presente.
No mesmo dia, Lula também gravou um vídeo em que agradece as mensagens de parabéns recebidas pela internet. "Mais da metade desses 66 anos eu dediquei a luta pela conquista da democracia desse país", disse no vídeo.

Leia a íntegra da nota do hospital
"O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto." Informações de Tathiana Barbarde da folha de São Paulo.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Salvador: Filho de Secretario Jorge Solla atropela atleta e se nega a fazer exame do bafômetro

O filho do secretário de Saúde do Estado (Sesab) Jorge Solla, Davi Fontoura Souza Solla, se recusou a fazer o teste do bafômetro, de acordo com o delegado da 14ª Delegacia (Barra), João Cavadas. De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).

Segundo testemunhas do acidente, as oito pessoas que estariam no veículo conduzido por Davi Solla estavam alcoolizadas.
Segundo o delegado Cavadas, todos os procedimentos iniciais da investigação já aconteceram. "Já ouvimos a vítima, o condutor do veículo, e solicitamos um exame de lesões corporais", disse o titular. "O nosso próximo passo seria o de ouvir as testemunhas do acidente, tanto da vítima quanto do condutor. Vamos conversar com todos os ocupantes do veículo, que podem nos ajudar a esclarecer essa situação", continua.
O delegado Cavadas ainda disse que Davi Solla, ao ser questionado na unidade policial, afirmou ter se negado a realizar o teste do bafômetro porque "primeiro era uma faculdade legal sua, essa sua recusa, e segundo porque ele também afirmou acreditar não ter a necessidade de fazer esse exame", informou.
"Nesse caso, quando não existe a realização de um exame de bafômetro, o agente de trânsito que fez a ocorrência do acidente é facultado, e pode fazer um exame físico descritivo do condutor para decidir se o motorista estava ou não embriagado. Ou seja, ele vai nos fornecer uma descrição do comportamento do motorista do Gol no momento seguinte ao atropelo", continua o delegado João Cavadas. 

"Como se trata de uma colisão entre um ser humano e um veículo, e como a vítima estava em condições de ser ouvida pela polícia, pode-se verificar que a colisão foi de 'pequena monta' - o que indica que o limite de velocidade estava sendo respeitado. No entanto, só podemos chegar a uma conclusão definitiva sobre as causas do atropelo quando o laudo do acidente sair, algo que acontece em média de 30 dias", finaliza o titular Cavadas.
O atleta Marcus foi atropelado pelo filho de secretário de saúde Jorge Solla-Foto:Facebook/reprodução
A vítima foi atendida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e segundo o delegado, já foi medicada e passa bem.

Em entrevista a uma emissora local, o motorista disse que foi buscar o irmão alcoolizado em uma festa de formatura e, enquanto seguia para casa, o mesmo teria puxado o volante, levando o carro a atropelar o atleta, que corria no asfalto, no sentido oposto ao carro.

Em seu perfil no Facebook, Marcus escreveu, ainda no hospital, que os dois filhos do secretário estavam alcoolizados. A polícia ainda não confirmou a quantidade de pessoas que estava no veículo.Informações do Correio da Bahia.

ENEM 2011: Ministro Haddad diz que vazamento foi por culpa dos professores

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que as investigações realizadas pelo governo atestou que dois dos 36 cadernos de pré-teste do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram copiados ilegalmente pelos professores do Colégio Christus, em Fortaleza. Os docentes teriam distribuído as questões aos alunos e os orientaram a não comentar o assunto com os colegas de demais colégios. "Os professores recomendavam aos próprios estudantes a não divulgação desses cadernos, porque as questões ali contidas, provavelmente algumas delas cairiam na prova", afirma Haddad, à Rede Globo. A direção do colégio não quis se manifestar sobre as declarações do ministro. O pré-teste foi aplicado em outubro de 2010. “Nós vamos chegar aos responsáveis por isto rapidamente e vamos exigir uma resposta da Justiça", disse o ministro. Os 639 estudantes que tiveram as provas canceladas terão que passar por outra prova.
O fato é que são três seguidos com sérios problemas no exame, causando um desgaste e desconfiança na sociedade Brasileira e se sérias medidas não forem tomadas desde agora, continuaremos a  assistir   esses fatos lamentáveis para a educação do nosso país.Informações do portal Bahia notícias com acréscimo do blogueiro.

Foto:Reprodução/Google

Brasil: " a história de Zezé di Camargo e Luciano não acabou" diz Zezé sobre suposto fim da dupla

A briga entre Zezé di Camargo e Luciano pegou os fãs da dupla de surpresa. De acordo com o programa Revista Curitiba, do canal pela internet ÓTV, durante o show que aconteceu no Teatro Guaíra, na capital do Paraná, Luciano confirmou que vai deixar a parceria com o irmão em 2012.

A polêmica começou logo que Zezé subiu ao palco sozinho, por volta das 22h. Em um vídeo, publicado pelo programa, o cantor justificou a ausência do irmão: "hoje aconteceu algo inusitado. Eu e o Luciano tivemos um problema no camarim e ele foi embora do teatro. Eu poderia ficar horas explicado os motivos (de Luciano não estar no palco), mas jamais vou deixar meus problemas pessoais envolver no meu trabalho. Então, espero que vocês me aceitem no palco sozinho e o resto a gente resolve. Eu respeito vocês e estou aqui", explicou Zezé, sob os gritos do público.
Trinta minutos depois, Luciano apareceu de surpresa no palco e também justificou a sua ausência naquele show: "eu vou abandonar os palcos porque, realmente, está impossível para mim. Há muito tempo que venho brigando com isso e não consigo mais lidar. É uma culpa minha, e talvez da minha saúde", desabafou.
O suposto fim da dupla é o assunto mais comentado nas redes sociais. O Terra entrou em contato com a assessoria dos irmãos, que informou que ainda não vai se pronunciar sobre o caso. Porém, no Twitter oficial de Zezé e Luciano, a equipe escreveu: "a história de Zezé Di Camargo e Luciano não acabou. Os dois, como todos irmãos, tem seus desentendimentos. A dupla continua!". Ainda de acordo com o Revista Curitiba, outro show da dupla está marcado para esta sexta-feira (28) e, talvez, poderá contar com Luciano.
Carreira
Uma das duplas sertanejas mais conhecidas do Brasil, os irmãos Zezé di Camargo e Luciano lançaram o primeiro LP em 1991, com o sucesso É o amor. Vindos de uma cidadezinha do interior de Goiás, os dois realizaram o sonho do pai, seu Francisco, em ter dois filhos homens que pudessem formar uma dupla sertaneja. Em dois meses a música É o Amor alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Em seis meses o disco de estreia ganhava disco de platina duplo por 750 mil cópias. Em pouco mais de um ano, atingiu um milhão de cópias.
"Tivemos um problema e ele foi embora" disse Zezé em Curitiba-Foto:Fernando Borges/portal Terra

Daí por diante a carreira da dupla cresceu cada vez mais. Em 2005 a história da vida e carreira de Zezé e Luciano foi contada no filme 2 Filhos de Francisco, batendo recordes de bilheteria no Brasil, assistido por mais de 5,3 milhões de pessoas. Em 20 anos de carreira Zezé di Camargo e Luciano gravaram 21 álbuns, sendo 2 em espanhol e 2 ao vivo.  Informações do portal Terra.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Brasil: Morre o radialista Luiz Mendes no Rio de Janeiro



comentarista esportivo Luiz Mendes morreu na manhã desta quinta-feira (27), aos 87 anos, após complicações decorrentes de uma leucemia linfocítica crônica, como informou a assessoria do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde estava internado desde o dia 18 de outubro, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
O radialista narrou fatos marcantes da história do futebol brasileiro, como a final da Copa de 1950, no Rio, quando o Brasil perdeu a final para o Uruguai, no episódio que ficou conhecido por "Maracanazo", e a Copa do Mundo de 1958, a primeira das cinco conquistadas pela seleção brasileira, na Suécia.
A Rádio Globo prestou uma homenagem ao radialista, com uma seleção de áudios de Luiz Mendes, que pode ser ouvida na internet. O site da rádio ressaltou ainda que, em mais de 70 anos de profissão, Luiz Mendes foi o único brasileiro a narrar a final de Copa do Mundo de 1954, na Suíça.
Vida dedicada ao jornalismo esportivoNo livro "Minha gente - Luiz Mendes, o mestre da crônica esportiva do Brasil" (editora 7 Letras), a jornalista Ana Maria Pires narra a trajetória do radialista em 70 anos de carreira, desde o início como locutor de um serviço de auto-falante na cidade de Ijuí (RS), passando pela contratação pela Rádio Globo do Rio, no final de 1944, o casamento com a atriz Daisy Lúcidi, uma estrela das radionovelas nos anos 50, e suas experiências de cobertura 'in loco" de 13 copas do mundo de futebol.
Em depoimento no livro, Mendes descreve sua narração no famoso gol do Uruguai. "Eu próprio fiquei tão perplexo na hora do gol, que dei nove inflexões diferentes ao gol. Eu fui narrando normalmente, “Gol do Uruguai!”. Depois, Gol do Uruguai? Gol do Uruguai, senhores! Gol do Uruguai... Gol do Uruguai... E fui assim, trocando de inflexão, até chegar à nona. Acho que fiz aquilo para despertar a mim mesmo e começar a falar como havia sido o gol, o que tinha acontecido e o que poderia acontecer, pois faltavam poucos minutos para o final da partida. Naquele momento, senti que a Copa do Mundo estava indo embora como água que corre pelos vãos dos dedos, algo que não se consegue segurar. O sentimento era cristalino. (...) Foi uma coisa terrível", diz o radialista em trecho do livro.
Na obra, Mendes descreve também sua maior alegria com o futebol. "A cobertura da conquista da primeira Copa do Mundo pela seleção brasileira, em 1958, na Suécia, foi a emoção mais forte que vivi em minha vida profissional. Tanto que meus olhos se encheram de lágrimas tão logo gritei “Brasil, Campeão do Mundo de 1958.” Como dizem por aí, a primeira vez a gente nunca esquece!"
Além da Rádio Globo, Luiz Mendes trabalhou também na Rádio Farroupilha,TV Rio, TV Globo, Rádio Continental, TV Educativa e TV Tupi e escreveu quatro livros sobre futebol: "As Táticas do Futebol Brasileiro - Da Pelada à Pelé (1963), "As Táticas do Futebol (Antigas e Atuais) (1979), "Futebol Regras e Táticas (1979) e "Sete (7) Mil Horas de Futebol" (1999).






Fonte:reportagem republicada do portal G1.com

Salvador: Radialista diz que secretario da Saúde Jorge Solla é "mentiroso e caloteiro"

O radialista e ex-Prefeito com os jornalistas Daniela Prata e Samuel Celestino no estúdio da tudo FM em Salvador Foto- reprodução


O radialista Mário Kertész, nome do PMDB para a prefeitura de Salvador em 2012, qualificou de “pura mentira” as afirmações do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, ao Bahia Notícias, de que ele, à época em que era prefeito de Salvador, foi responsável pelo endividamento do Município, que perdura até os dias atuais. “Essa história é uma lenda. Jorge Solla não tem o que fazer, não sabe trabalhar bem na saúde. Ele é mentiroso. Caloteiro é ele que não pagou até hoje a construção do Hospital do Subúrbio nem o Hospital da Criança, em Feira. Agora ele vir buscar uma coisa de 23 anos atrás, ele é ‘arqueologista’ (sic)?”, disse ao jornalista Samuel Celestino, em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM 102,5.



Segundo o radialista, não há qualquer documento que prove o suposto endividamento contraído em sua segunda gestão, em 1986. “Essa história começou com a briga que Fernando José (seu sucessor) abriu contra mim. Em um dia ele mandou o secretário da Fazenda dele em minha casa dizer ‘olha, estamos em uma situação financeira difícil, vamos fazer o bode expiatório em você, e vamos entrar com um processo contra você'”, contou. Kertész acentuou que o ex-prefeito Antônio Imbassahy (PSDB) lhe certificou não haver qualquer dívida ativa da época em que era prefeito. Na entrevista, o apresentador negou ainda as denúncias publicadas nos jornais na década de 80, agora reavivadas, que o acusavam de criar duas autarquias fantasmas, a Fábrica de Equipamentos Comunitários (Faec) e a Companhia de Renovação Urbana (Renurb), para desvio de verba pública. “A Renurb foi criado pelo prefeito Jorge Hagge, que me antecedeu, e a Faec foi criada por lei municipal. Olha que coisa fantástica”, ironizou. Informações do Bahia notícias.

ENEM 2011: MEC confirma que 14 questões foram copiadas




O Ministério da Educação (MEC) confirmou, nesta quinta-feira (27), que 14 questões que estavam em apostila distribuída a alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado no ano passado na escola. As perguntas também foram cobradas na prova do Enem ocorrida no último fim de semana. Os candidatos da instituição terão que refazer a avaliação por determinação do MEC. Segundo dados levantados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 91 estudantes do estabelecimento participaram, em outubro do ano passado, da fase de pré-teste do Enem, feito para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade. Depois de aprovadas, elas são incluídas em um banco de itens utilizado para montar a prova. De acordo com pasta do governo federal, nenhum dos cadernos feitos pelos alunos do Christus foi extraviado, mas os técnicos do Inep constataram que as questões contidas nas apostilas são cópias do material aplicado em 2010.



O MEC, entretanto, ainda não esclareceu como o conteúdo foi copiado. A Polícia Federal no Ceará investiga o caso. Em nota, o colégio informou que vai recorrer da decisão do ministério de cancelar a prova dos alunos do Christus e nega que tenha praticado qualquer ato ilegal. Para o colégio, a solução mais justa é anular as questões que vazaram. Informações do BN.




Imagem:Google

Governo Dilma: Confirmado, Aldo Rebelo é o novo ministro do Esporte

Aldo Rebelo também é do PCdoB -Foto:reprodução


A Presidência da República confirmou nesta qunta-feira, 27, o deputado Aldo Rebelo como novo ministro do Esporte no lugar de Orlando Silva. A ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, disse que a escolha é definitiva e que o nome de Aldo será publicado no Diário Oficialde desta sexta, 28.



Ao se reunir com Aldo Rebelo no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff pediu a ele que conduza o ministério com o objetivo de enfrentar “todos os desafios da Copa do Mundo e das Olimpíadas”. Aldo Rebelo disse que à tarde dará entrevista coletiva para falar sobre sua gestão.



Nascido em Alagoas, Aldo está no quinto mandato de deputado federal. Ele foi eleito pelo PCdoB de São Paulo. Jornalista e escritor, Aldo iniciou a atuação política como líder do movimento estudantil e chegou a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE). Ele também é um dos fundadores da União da Juventude Socialista (UJS).



Sua militância o levou a se eleger vereador em São Paulo, primeiro cargo no Legislativo. Durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2008-2010), Aldo foi presidente da Câmara dos Deputados, ministro de Relações Institucionais e líder do governo na Câmara.



No primeiro semestre deste ano, Aldo Rebelo foi relator do projeto do novo Código Florestal, matéria que dividiu a base governista e chegou a ser aprovada na Câmara dos Deputados. A proposta agora é discutida no Senado.


Aldo é conhecido por sua postura nacionalista. Um dos projetos apresentados por ele é o que prevê a redução de estrangeirismos na língua portuguesa.



Ele assume a vaga de Orlando Silva que deixou o Ministério do Esporte depois de o STF instaurar inquérito para apurar denúncias de desvio de dinheiro em ações da pasta. Há duas semanas, o policial militar João Dias acusou o ex-ministro de participar de um esquema de desvio de recursos públicos do programa Segundo Tempo.



A denúncia foi publicada pela revista Veja. Desde então, Orlando Silva vem negando participação no esquema, tendo prestado informações ao Congresso Nacional. Ele também pediu ao Ministério Público que o investigasse para garantir sua inocência.



O ex-ocupante da pasta e atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também é acusado de desviar dinheiro do programa. A ministra Cármen Lúcia determinou que o inquérito que já investiga Agnelo Queiroz no Superior Tribunal de Justiça (STJ) fosse levado ao STF para que ela avaliasse se o processo deve correr em conjunto com o de Orlando Silva.



De acordo com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, há uma “relação intensa” entre os casos. Com a saída de Orlando Silva do ministério, o inquérito passa a ser conduzido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).Informações da agência Brasil e agência atarde.

ENEM 2011: MEC cancela 639 provas de estudantes no Ceará



O MEC (Ministério da Educação) decidiu cancelar a prova dos 639 estudantes do colégio Christus, de Fortaleza (CE). O ministério reconheceu nesta quarta-feira que um simulado feito pelo colégio, duas semanas antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), continha oito questões idênticas às do exame --aplicado no fim de semana passado para 5,4 milhões de alunos em todo o país.



As questões do simulado foram divulgadas ontem em um perfil do Facebook. O MEC admite que cinco questões eram idênticas às do exame e três tinham pequenas modificações.


A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. Uma das hipóteses trabalhadas é que as questões vazaram pelo pré-teste do Enem.


A cada ano, o Inep (instituto do MEC responsável pelo exame) aplica provas para alunos de diferentes escolas do país para testar o nível de dificuldade dos itens. Essas questões, após serem testadas, podem fazer parte do banco de itens, de onde saem as questões do Enem.
O colégio Christus foi um dos selecionados para o pré-teste do Enem 2011.
Em nota, a escola informou que as mesmas questões foram usadas em pré-testes realizados pelo ministério. Para o colégio, as questões podem ter entrado em um banco de perguntas da própria instituição por sugestão de alunos que fizeram pré-testes, "sem o conhecimento da escola no que diz respeito à origem desses dados".


PROBLEMAS:


Em 2009, o vazamento da prova provocou a reaplicação do exame para todos os candidatos do Enem. No ano passado, falhas de impressão e montagem das provas obrigaram centenas de estudantes a refazerem o exame.
Na edição deste ano, os alunos já haviam reclamado da mudança de locais de prova. O MEC chegou a modificar dez lugares de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e cerca de 4.500 estudantes foram remanejados.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Judiciário: STF decide pela constitucionalidade do Exame da OAB




Por unanimidade, os ministros do Supremo tribunal Federal (STF) decidiram, nesta quarta feira (26), pela constitucionalidade do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Todos os ministros acompanharam o voto do relator Marco Aurélio, que disse entender que a prova, prevista na Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), não viola nenhum dispositivo constitucional. O STF julgou o Recurso Extraordinário (RE) 603583, por meio do qual um bacharel questionava a validade constitucional do exame.

O Conselheiro Federal da OAB, Ruy João Ribeiro, afirmou, em nota enviada ao Bahia Notícias, que "é um momento histórico para a advocacia brasileira e para a sociedade. O STF garante qualidade ao exercício da advocacia e segurança para a sociedade. Há muitos cursos de direito que jogam no mercado bacharéis sem a menor qualificação profissional e estes bacharéis não podem defender condignamente os direitos dos cidadãos. É uma vitoria da sociedade brasileira". No início do julgamento, representantes da Procuradoria Geral da República, da própria OAB e da Advocacia-Geral da União opinaram a favor da constitucionalidade do Exame. Informações do Bahia notícias.


Fonte imagem:Google

Brasil: Ex.Senadora Marina Silva diz que sociedade pode acabar com a corrupção



A ex-senadora Marina Silva afirmou, em entrevista para a edição de hoje do jornal português Público, que a corrupção no Brasil não é apenas problema da presidente Dilma Rousseff e sim de todos os 195 milhões de brasileiros. De acordo com ela, os atos ilícitos na administração pública só serão derrotados por iniciativa da sociedade brasileira. 'É fundamental que haja uma autoconvocação da sociedade contra a corrupção', afirmou.


A ex-senadora, que foi candidata à Presidência da República na última eleição, disse que hoje existe um 'descolamento' entre a representação política e o cidadão, que por não querer mais ser um 'espectador da política' tem ido às ruas para protestar. Ela citou como exemplo manifestação em Brasília, que reuniu 20 mil pessoas no dia 7 de setembro. 'É um movimento da borda, é uma borda que se movimenta na tentativa de encapsular o centro', disse. 'E, quando vão às praças, vão para dizer que estão tentando recolher essa representação e assumir para si esse lugar'.


Marina também falou sobre sinais de falta de credibilidade da sociedade com os partidos políticos. De acordo com ela, as siglas deixaram de ser um espaço para discussão de ideias e propostas. 'Não é que tenhamos de desqualificar as instituições, os partidos, só por desqualificar. É que, na maior parte, eles se foram transformando em projetos de poder pelo poder', explicou. 'A juventude sente o cheiro do sonho, da esperança, daquilo que precisa de investimento, de energia, de utopia para se mover. E os partidos se tornam conservadores e estagnados, quando os jovens já não querem saber deles'.


Entre os partidos 'conservadores', Marina incluiu sua antiga legenda, o PT, a qual ajudou a fundar. 'O PT infelizmente tornou-se um partido conservador', afirmou. 'A gente se transforma em conservador quando fica fazendo malabarismo para manter o sucesso acumulado e já não se dispõe mais ao imprevisível'.


A ex-senadora, requisitada para avaliar o desempenho do governo da presidente Dilma Rousseff até o momento, disse que houve avanços 'importantes' no Brasil, principalmente nos assuntos de política externa. Citou o distanciamento do País com nações comandadas por ditadores e que violam direitos humanos. 'Não podemos relativizar a defesa dos direitos humanos e da democracia', disse. Ela também elogiou políticas sociais comandadas pelo governo e o equilíbrio econômico. Mas criticou o que chamou de 'fragilidades políticas'. 'A base de sustentação que a levou ao poder já a levou apropriando-se dos espaços do Estado. Os partidos são donos de nacos do Estado'. Informações do Estadão.

Governo Dilma: Presidente aguarda carta de demissão de Orlando Silva

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, se reuniu nesta quarta-feira, 26, com o colega do Esporte, Orlando Silva, e com membros da cúpula do PCdoB para avaliar a situação política de Silva no governo.
Sites nacionais divulgam que o ministro decidiu, após o encontro, pedir demissão. Ele iria entregar a carta de demissão ainda hoje para a presidente Dilma Roussef. Lideranças do PCdoB também discutem nesta quarta, em Brasília, quem será o substituto de Orlando Silva.
Na terça, 25, após a abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar possíveis desvios de recursos no programa Segundo Tempo, comandado pela pasta, assessores no Palácio do Planalto informaram à Reuters que a situação política de Silva dentro do ministério se complicou.
Esse agravamento foi discutido na reunião desta quarta entre Carvalho, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, o líder dos comunistas na Câmara, Osmar Júnior (PI), e o líder do partido no Senado, Inácio Arruda (CE).

Antes da suposta decisão de Orlando Silva de pedir demissão, já era aguardada uma definição de Dilma sobre a manutenção de Silva no governo depois de a Suprema Corte aceitar o pedido do Ministério Público de investigar as denúncias na pasta, que envolvem o ministro.

Na última sexta, Dilma conversou com Orlando Silva e o orientou a continuar seu trabalho normalmente e seguir se defendendo das acusações, mas não lhe deu garantias de que não o substituiria caso a situação política se agravasse. A decisão do STF pode selar a saída dele do governo.

Silva está na berlinda há pouco mais de uma semana, quando o policial militar João Dias Ferreira disse à revista Veja que o ministro é o coordenador de um esquema de desvio de recursos públicos dos convênios do programa Segundo Tempo, e que havia inclusive recebido propina na garagem do ministério.

Até agora, o policial não apresentou provas. Ele foi um dos cinco presos no ano passado em uma operação da polícia de Brasília que investigou desvios de recursos destinados a convênios firmados com a pasta.

Silva negou todas as acusações e disse que o acusador era um "desqualificado" que o estava atacando porque o ministério cobra dele a devolução de mais de 3 milhões de reais pelo descumprimento de convênios firmados entre entidades dirigidas por ele e o ministério.Informações da redação de atarde.
Ministro Orlando Silva - foto:reprodução

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ENEM 2011: MEC divulga gabarito oficial



O MEC divulgou, na tarde desta terça-feira 25 de outubro de 2011, o gabarito oficial da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste sábado (22) e domingo (23). Os documentos estão disponíveis para download no site do Enem, em arquivos no formato pdf, acesse o site http://www.mec.gov.br/

Judiciário: Servidores,Prefeitos e Vereadores protestam contra fechamento de Comarcas no interior do Estado

Os servidores do judiciário que estavam lotados nas 50 comarcas que serão desativadas pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA) pelo interior do estado, bem como prefeitos e vereadores das localidades prejudicadas, realizam protesto na manhã desta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa. Segundo o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud), uma comissão dos manifestantes se reúne com os parlamentares nesta manhã. Uma audiência pública para discutir o assunto estaria sendo marcada para a tarde desta terça. Os servidores reclamam que terão de ser realocados para outros municípios. “Esta decisão do Tribunal de Justiça nos ofende economicamente, socialmente e moralmente. Temos uma comarca com mais de 45 anos, com fórum, promotor e juiz titular”, reclamou o prefeito de Maraú, no sul do estado, Antônio Silva Santos (PT), em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, o Judiciário deslocou todos os processos da comarca da cidade para a que fica em Ubaitaba, distante 70 quilômetros da sede do município, apesar de haver outra comarca mais próxima, a de Itacaré, que fica a 38 quilômetros. “São duas horas de estrada de chão [até Ubaitaba]. É uma decisão política. Falta critério para o Tribunal de Justiça”, completou. Informações do BN.


ENEM 2011: Provas já foram disponibilizadas no site



O INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais responsável pelo gerenciamento de todo o processo do ENEM já disponibilizou em sua página no site do MEC as provas do processo seletivo de 2011.
O exame desse ano teve uma abtenção de 26,4%, menor que o registrado em 2010 que foi na ordem de 28%.
As provas podem acessada pelo site do MEC, http://www.mec.gov.br/

domingo, 23 de outubro de 2011

Enem 2011: Tema da Redação foi Redes Sociais




O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 foi "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". Os textos de apoio indicavam aos candidatos que ele deveriam escrever sobre as redes sociais como Twitter e Facebook e como as pessoas se relacionam nesta plataforma.



A informação foi divulgada pelo jornal O Globo às 14h - uma hora antes do horário em que é permitido que os estudantes deixem o local de provas. O Ministério da Educação (MEC).





A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.



Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011. Informações da agência Brasil e portal Terra.

Brasileirão 2011: Vasco vence o Bahia e se isola na liderança

Felipe e Diego Souza comemoram o 1º gol-Foto:Felipe Oliveira/agif/gazeta press

Vasco derrotou o Bahia por 2 a 0 neste domingo, no Estádio Pituaçu, em Salvador, e retomou a liderança do Campeonato Brasileiro da Série A, graças também ao empate do Corinthians contra o Inter, no Beira-Rio. De quebra, a equipe cruzmaltina ainda quebrou três tabus históricos envolvendo o rival baiano e ganhou ânimo extra na briga pelo título nacional.


O time carioca não vencia um jogo em Salvador há 20 anos, ou 14 confrontos - o último triunfo havia sido contra o Vitória, em 1991. Além disso, o Vasco não derrotava o Bahia pela Série A desde o ano 2000 - de lá para cá, foram cinco encontros, com três reveses e dois empates.


Na partida deste domingo, o Bahia começou embalado pela torcida local, que lotou o Estádio Pituaçu. Por isso, foi para cima do Vasco e, logo aos 9min, carimbou o travessão de Fernando Prass, em chute violento de Fabinho da intermediária. Incendiado pelos torcedores, o clube baiano dominava as ações, mas pecava pela inferioridade técnica.


O time cruzmaltino reagiu e, com Diego Souza, foi para cima. Primeiro, o jogador acertou pancada de fora da área e viu Marcelo Lomba fazer linda defesa. Depois, protagonizou bela tabela com Felipe que resultou no gol vascaíno. Aos 22min, o lateral-esquerdo tabelou com o meia e bateu colocado, marcando um golaço e abrindo o placar.


Na segunda etapa, o Bahia foi para o tudo ou nada. Entretanto, esbarrou na forte marcação carioca, que buscava segurar a vitória que lhe devolvia a liderança do Campeonato Brasileiro. Os 45 minutos do tempo complementar seguiram truncados, com o time cruzmaltino criando mais chances que o rival, mas sem maiores emoções.


O Vasco ainda teve tempo para ampliar o placar, aos 46min, em belo gol de Diego Souza, que recebeu na frente e tocou na saída de Fernando Prass, dando números finais ao confronto em Salvador. Apesar do triunfo por 2 a 0, que seguiu até o fim, a equipe do Rio de Janeiro perdeu Diego Souza e Fágner, suspensos para a próxima partida pelo segundo cartão amarelo.


Com o triunfo, o Vasco chegou aos 57 pontos e recupera a liderança da Série A. Isso, por causa também do tropeço do Corinthians, que empatou com o Inter em Porto Alegre por 1 a 1 e estacionou nos 54. Já o Bahia permaneceu com seus 36 pontos e, agora, corre maior risco de rebaixamento. O último time fora da zona é o Ceará, com 32, mas o Cruzeiro - 17º colocado com 31 - entra em campo às 18h, contra o Atlético-GO.


Na próxima rodada, o Vasco irá encarar o confronto direto contra o São Paulo, que também briga pelas primeiras posições da tabela. O duelo será realizado em São Januário, no domingo, 30 de outubro, às 16h (de Brasília). O Bahia, por sua vez, encara o embalado Figueirense, no mesmo dia e horário, mas no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Ambos os confrontos são válidos pels 32ª rodada do certame.



Ficha técnica
BAHIA 0 x 2 VASCO


GolsVASCO:Felipe, aos 22min do 1º tempo, e Diego Souza, aos 46min do 2º tempo
BAHIA: Marcelo Lomba; Gabriel, Titi, Paulo Miranda e Dodô; Fahel, Fabinho, Helder e Jones (Lulinha); Souza e Reinaldo (Júnior)Treinador: Joel Santana.


VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Douglas e Felipe (Bernardo); Jumar, Eduardo Costa (Nilton), Rômulo e Allan; Diego Souza e Éder LuísTreinador: Cristóvão Borges
Cartões amarelos:

Bahia: Titi, Paulo Miranda, Fahel e Lulinha

Vasco: Diego Souza e Fágner


Fonte: Portal Terra