• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 30 de agosto de 2025

SP: Ex-marido de Ana Hickmann é condenado à prisão por novo crime

                                 foto:reprodução


O empresário Alexandre Correa, ex-marido da apresentadora Ana Hickmann, foi condenado à prisão pela Justiça de São Paulo por ofensas feitas ao advogado Roberto Leonessa.

 

Correa recebeu uma pena de um ano, um mês e dez dias em regime aberto, além do pagamento de 26 dias-multa. A decisão ainda cabe recurso.


A condenação é relacionada a um processo movido pelo advogado pelas ofensas desferidas por Alexandre em uma entrevista que ocorreu no dia 23 de janeiro deste ano.

 

De acordo com Leonessa, o empresário fez diversas ofensas contra ele, chamando-o de “algoz da Ana Hickmann”, “canalha”, “verme” e “lixo de advogado”. Em outras duas oportunidades, o empresário teria continuado a xingar o profissional, como em uma entrevista em março, onde ele chamou o advogado de “filho da p*t#”, “maldito”, “beostio” e “asno”.



Fonte:BN - 30/08/2025

Brasil tem 02 cidades com mais de 1 milhão de habitantes sem ser capital; diz IBGE; Confira


              A capital baiana está com o mesmo numero de habitantes de Fortaleza, segundo o IBGE - foto: Blog Fique Informado em 09/08/2025


O Brasil tem 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes. Nesses municípios, moram 42,8 milhões de pessoas, o que representa 20,1% da população brasileira, ou seja, um em cada cinco habitantes. Das 15 cidades, apenas duas não são capitais, Guarulhos e Campinas, em São Paulo.

Os dados estão na estimativa da população, com base em 1º de julho de 2025, divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O instituto revelou que o país alcançou 213,4 milhões de pessoas, crescimento de 0,39% em um ano.  

A capital paulista é a maior cidade do país, com 11,9 milhões de habitantes. Se fosse um estado, a cidade seria o quarto mais populoso, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Na lista das quinze maiores cidades do país, duas paulistas entram na relação mesmo não sendo capitais, Guarulhos e Campinas. 

Cidades brasileiras com mais de 1 milhão de pessoas: 

  • São Paulo: 11,9 milhões
  • Rio de Janeiro: 6,7 milhões
  • Brasília: 3,0 milhões
  • Fortaleza: 2,6 milhões
  • Salvador: 2,6 milhões
  • Belo Horizonte: 2,4 milhões
  • Manaus: 2,3 milhões
  • Curitiba: 1,8 milhão
  • Recife: 1,6 milhão
  • Goiânia: 1,5 milhão
  • Belém: 1,4 milhão
  • Porto Alegre: 1,4 milhão
  • Guarulhos (SP): 1,3 milhão
  • Campinas (SP): 1,2 milhão
  • São Luís: 1,1 milhão

 Apesar de a população brasileira ter crescido de um ano para o outro, o instituto nota que cinco capitais perderam população de 2024 para 2025: 

  • Salvador (0,18%);
  • Belo Horizonte (0,02%);
  • Belém (0,09%);
  • Porto Alegre (0,04%) e
  • Natal (0,14%), que com 784,2 mil habitantes, não chega a entrar na lista das 15 cidades mais populosas. 

O gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, explica que o decréscimo populacional tem relação com a interligação com cidades vizinhas.

“As capitais maiores, esses municípios mais centrais, em geral têm um entorno mais conurbado e perdem população para ele. O crescimento vai do centro para a periferia. Entre as capitais que perderam população, com exceção de Salvador, houve aumento de habitantes na respectiva região metropolitana”, aponta.

De acordo com o IBGE, o Brasil tem 30 regiões metropolitanas, que concentram 103,5 milhões de pessoas, 48,5% da população.

As maiores são a de São Paulo (21,6 milhões de habitantes), do Rio de Janeiro (12,9 milhões) e de Belo Horizonte (6 milhões).

Menores cidades 

O Brasil tem 26 cidades com menos de 1,5 mil habitantes. Quatro têm menos de mil moradores:

  • Serra da Saudade (MG): 856
  • Anhanguera (GO): 913
  • Borá (SP): 932
  • Araguainha (MT): 997

Para efeito de comparação, o avião AirBus A350-1000 acomoda de 375 a 400 passageiros.

Fundo 

A divulgação da estima populacional por parte do IBGE é um requisito legal e serve para o Tribunal de Contas da União (TCU) calcular valores do Fundo de Participação de Estados e Municípios, que são recursos repassados da União para os demais entes federativos.

Para se chegar à estimativa populacional, o IBGE parte do último censo realizado em 2022 e faz projeção anual em cima de dados como taxas de mortalidade e nascimento.

De acordo com o instituto, a população brasileira seguirá em trajetória de crescimento até 2041, atingindo 220,43 milhões de habitantes, passando a encolher a partir de 2042. Em 2070, o país deve ter 199,2 milhões de pessoas.


foto: Agência Brasil - 30/08/2025

SP: ‘Estou acostumado a lidar com lixos’, diz Chavoso da USP na Câmera após desestabilizar Rubinho Nunes em CPI

 “Existe crime em todo lugar, inclusive dentro desta Casa”. Essa frase, dita pelo influenciador Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP na Câmara de São Paulo, desestabilizou e levou à loucura o vereador bolsonarista Rubinho Nunes (União Brasil), e outros representantes da extrema direita durante depoimento na “CPI dos Pancadões”, nesta quinta-feira (28). Além de Chavoso, também participou da sessão o produtor Henrique Alexandre Barros Viana, o “Rato”, da produtora Love Funk.

Presidente da comissão, Rubinho Nunes fez inúmeros ataques diretos na tentativa de acuar e pressionar Thiago Torres, que, sem se intimidar, deu inúmeras respostas que provocaram visível nervosismo nos parlamentares da direita. Em dado momento, Rubinho chegou a ameaçar o jovem com voz de prisão no plenário. Os vídeos viralizaram nas redes sociais.

A chamada “CPI dos Pancadões”, proposta por Rubinho Nunes, tem tentado, desde a instalação, criminalizar o funk e a juventude periférica, associando ao crime organizado.

Rubinho Nunes (União Brasil). (Foto: André Bueno/Câmara Municipal de São Paulo)

Em outro momento da sessão, Rubinho diz que “tem um visão bastante diferente da realidade” de Chavoso da USP. “É porque você não mora na periferia”, respondeu o jovem. Logo após, Rubinho tenta dizer que não é “defensor de criminosos”. “Não? Você defende o Pablo Marçal e o Bolsonaro”, rebateu novamente Thiago Torres.

Em maio deste ano, Rubinho Nunes foi condenado pela Justiça Eleitoral a oito anos de inelegibilidade e teve seu mandato cassado por uso indevido de meios de comunicação. A decisão apontou que Nunes, junto ao candidato a prefeito Pablo Marçal (PRTB), divulgou informações falsas para atacar o então candidato Guilherme Boulos (PSOL), atribuindo a ele acusações sem provas de uso de drogas.

ICL Notícias conversou com o youtuber e influenciador Chavoso da USP sobre os acontecimentos e a repercussão da sessão da CPI dos Pancadões na quinta-feira (28). “Eu não me senti intimidado, mas era o objetivo dele (Rubinho Nunes) me intimidar e me colocar contra a parede, me incriminar, tentar, inclusive, gerar provas contra mim, fazendo perguntas sem cabimento e querendo induzir respostas”, disse

“Em um determinado momento, o Rubinho chegou a dizer que eu defendia criminosos. Claramente, ele queria me assustar, me amedrontar e me intimidar. Não fiquei assim porque eu estou acostumado a lidar com lixos assim. Eu sou uma pessoa forte e corajosa, estava bem amparado por dois advogados. Mas, claramente, ele tinha esse intuito”, completou Chavoso.

Leia a entrevista com Chavoso da USP

ICL Notícias: Como você sentiu o clima na Câmara durante a sessão da ‘CPI dos Pancadões’?

Chavoso da USP: No começo, estava um pouquinho mais tranquilo, mas foi escalando até aquela confusão generalizada, na qual o Rubinho chegou até mesmo a me ameaçar de prisão. Eu já estava nervoso desde o começo porque acho que a minha própria convocação para aquela CPI não tem o menor cabimento, não tem qualquer sentido. Não sou produtor de baile funk, não sou MC, não sou DJ, não entendi exatamente porque eu fui convocado.

Chavoso da USP

O Rubinho queria tentar se aproveitar da minha imagem para fazer cortes, ganhar seguidores e visibilidade. Mas, felizmente, aconteceu o efeito reverso, eu estou tendo muito mais vantagem do que ele. Desde o começo eu já fui respondendo de forma curta e grossa, principalmente porque as perguntas que ele estava fazendo eram sem cabimento, querendo associar o baile funk ao crime organizado, isso já me incomodou.

A todo momento, acho que teve um clima tenso. Foi aumentando até aquele momento em que eu digo que existe crime em todo lugar, inclusive na política, na Câmara de Vereadores, e aí ele e a Cris Monteiro tiveram um surto psicótico, e as vereadoras de esquerda interviram para me apoiar.

Você se sentiu ameaçado?

Eu não me senti intimidado, mas era o objetivo dele me intimidar e me colocar contra a parede, me incriminar, tentar, inclusive, gerar provas contra mim, fazendo perguntas sem cabimento e querendo induzir respostas. Em um determinado momento, o Rubinho chegou a dizer que eu defendia criminosos. Claramente, ele queria me assustar, me amedrontar e me intimidar. Não fiquei assim porque eu estou acostumado a lidar com lixos assim. Eu sou uma pessoa forte e corajosa, estava bem amparado por dois advogados. Mas, claramente, ele tinha esse intuito, sim.

Considera que você desestabilizou os vereadores da extrema direita?

Sim, com certeza. Eu fiquei muito feliz. Se você ver até o vídeo que eu postei, eu estou dando risada no momento enquanto eles estão histéricos, surtando, eu estava dando risada. Foi impressionante o que causou aquela minha simples frase. Eles realmente ficaram muito desestabilizados e não foi só naquele momento.

Eu cheguei a falar que o crime estava dentro da Prefeitura de São Paulo porque já tiveram empresas investigadas por ligação com o PCC que estavam prestando serviços para a prefeitura. Quando eu falei isso, eles também ficaram furiosos, mas não do mesmo jeito, foi bem menos. Chegaram a me ameaçar, também. Quando fiz essas duas afirmações, impressionantemente eles surtaram.

O engraçado é que eles estavam, a todo momento, associando o baile funk ao crime e aí, quando eu faço o movimento reverso, de jogar para eles, eles se desequilibraram completamente.

Curtiu o resultado?

Eu achei ótimo, o resultado foi ótimo, já ganhei dezenas de milhares de seguidores, todos os cortes que postei estão passando os milhões de visualizações. Está tendo muita repercussão no meio do funk em São Paulo, muitas páginas repostando, funkeiros, DJs me seguindo e parabenizando.

Qual é o balanço que você faz sobre a sessão?

Antes do meu depoimento, de um empresário conhecido como ‘Rato’, que é dono de uma produtora de funk. Teve um contraste muito grande entre o depoimento dele e o meu. Primeiro, ele, na eleição do ano passado, gravou um vídeo com o Pablo Marçal. Quando eu cheguei e vi ele lá para depor, eu falei: ‘Caramba, tá vendo. O cara tava colado com a direita na eleição e agora, a direita está ferrando com ele’. As perguntas que o Rubinho fez para ele foram absurdas, tentando associar o crime com o funk. O ‘Rato’ caiu nas armadilhas do Rubinho, não tava bem preparado e acabou dando corda.

Na sequência, eu virei um pouco desse jogo. Eu consegui colocar eles contra a parede, desestabilizar e pautar o debate. Eles tentavam pautar o debate e eu não deixava, respondia de outra forma, aproveitava o espaço para colocar outras pautas e demandas. Isso também deixou o Rubinho com raiva.

Eu achei ótimo ter conseguido pautar o debate, me aproveitar daquele espaço, que era um circo, um grande teatro da extrema direita, para pautar o que realmente interessa.

Fonte: ICL NOTÍCIAS - 30/08/2025

Eduardo Bolsonaro ameaça policiais que fazem vigilância na casa de seu pai


                                                foto:reprodução/X


 O deputado federal lesa-pátria Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está foragido nos EUA, lançou ameaças aos policiais penais do Distrito Federal que fazem a vigilância dentro da área externa da casa de seu pai, num bairro nobre de Brasília. A decisão de colocar agentes no quintal da residência do ex-presidente golpista foi tomada na manhã deste sábado (30), pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator da ação penal que julga Jair Bolsonaro (PL) e outros integrantes do seu antigo governo pela tentativa de ruptura institucional empreendida por eles entre o final de 2022 e o começo de 2023.

“A liberdade não se perde toda de uma só vez, é aos poucos, igual se corta salame, fatia por fatia (Hayek). Espero que os policiais que violarem a casa de meu pai, tida na constituição como asilo inviolável, saibam do abuso que estão cometendo, cumprindo ordem manifestamente ilegal”, escreveu o parlamentar traidor em seu perfil oficial no X (antigo Twitter).


Naturalmente, o argumento de Eduardo é uma distorção completa e absoluta da lei, algo que ele costuma fazer com frequência ao utilizar analogias, interpretações e comparações descabidas para tentar sair com razão das situações em que age de forma criminosa. A inviolabilidade do domicílio é uma previsão constitucional no Brasil que impede qualquer pessoa, inclusive policiais, de entrarem nos lares dos cidadãos, mas essa garantia é quebrada quando, por motivo justificado, a Justiça autoriza o ingresso numa residência, como é o caso de seu pai, um réu que está sob suspeita de tentativa de fuga para o exterior.

Jair Bolsonaro começa a ser julgado na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal na terça-feira (2), e a expectativa é de que a sentença dele e dos demais corréus do chamado “núcleo crucial da tentativa de golpe” seja conhecida no dia 12 de setembro. O antigo ocupante do Palácio do Planalto pode receber uma pena de mais de 40 anos de prisão.

Já ameaçou outros policiais

Eduardo Bolsonaro acha que tudo no mundo deve estar conforme os seus desejos e age como se fosse intocável, um ser supremo. Para isso, invariavelmente lança ameaças contra quem não faz suas vontades. Delegados e agentes da Polícia Federal já foram explicitamente intimidados por ele, em alguns casos até com suas identidades expostas, por investigarem os crimes do deputado lesa-pátria e de seu pai golpista.


Fonte:Revista Fórum - 30/08/2025

Bolívia: Brasileiro morre após abordagem de guardas em Santa Cruz de La Sierra

                                            foto:arquivo pessoal


 O brasileiro Igor Rafael Oliveira Souza, de 32 anos, morreu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, após ser abordado por sete guardas por entrar em estabelecimentos comerciais em aparente confusão mental.

Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL deste sábado (30): 


https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/08/30/brasileiro-morre-na-bolivia-apos-abordagem-de-guardas-mae-tenta-translado.htm

Otto Alencar reforça aliança com o PT durante homenagem a Angelo Coronel em Bom Jesus da Lapa; Vídeo

 


                                                 Foto: Reprodução/Redes sociais


O senador Otto Alencar (PSD), presidente estadual da sigla, participou da cerimônia de entrega do título de Cidadão de Bom Jesus da Lapa ao colega de partido, senador Ângelo Coronel. Durante o discurso, Otto destacou a amizade de longa data e reafirmou a parceria política do PSD com o PT na Bahia e no cenário nacional. 

“Meu estimado amigo, irmão Ângelo Coronel, ao tempo do que estudava no interior da Bahia, e meu professor de português também, falava e ensinava o latim. Eu estava do seu lado e me lembrei de uma frase em latim. Diz exatamente assim, desce quando fitem, ou seja, sempre que parecessem. Nós fomos no pior momento e nos bons momentos ao lado do PT. Nós somos e queremos ser, desde que a nossa representação dentro da chapa majoritária seja mantida. Obrigado”, disse o parlamentar, em fala que arrancou aplausos da plateia.

 

A cerimônia reuniu lideranças políticas locais, empresários e correligionários, que celebraram a homenagem ao senador Ângelo Coronel, reconhecido pelo trabalho em defesa dos municípios baianos.

 

 

Bahia: Estado assina contrato e obras da ponte Salvador-Itaparica já tem data para serem iniciadas


                                    FOTO: Assessoria Concessionária Salvador-


A construção da ponte Salvador-Itaparica deve ser iniciada no primeiro semestre de 2026, mas precisamente no mês de junho. O prazo para o início das obras do empreendimento foi estabelecido no contrato firmado com o Governo da Bahia em junho deste ano. As informações são do g1.

O investimento previsto para tirar a ponte do papel é de R$ 11 bilhões. Dentro do calendário estão previstas etapas preparatórias. O projeto executivo será iniciado em dezembro e a instalação da plataforma provisória, responsável por dar suporte a instalação, será realizada em maio. 

O contrato foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, após a mediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), responsável por homologar uma proposta de conciliação.

A sondagem da ponte Salvador-Itaparica foi concluída em abril deste ano. Para o processo, foram investidos cerca de R$ 200 milhões.

Maior equipamento viário da América Latina sobre as águas 

Com 12,4 km de extensão, a Ponte Salvador-Itaparica será o maior equipamento viário da América Latina Sobre as águas.  A execução do projeto será feita através de uma parceria público-privada (PPP).

Confira os trechos que serão contemplados pela ponte:

Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;

Trecho 2 – Ponte Salvador- Ilha de Itaparica;

Trecho 3 – Chegada da ponte à llha de Itaparica;

Trecho 4 – Nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica;

Trecho 5 – Recuperação e ampliação de trecho da BA-001 existente, desde a nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.

fonte: B.News - 30/08/2025




Salvador: Advogado e companheira são encontrado mortos após discussão em Mont Serrat


                                            foto:reprodução


Uma mulher e um advogado foram encontrados mortos com marcas de tiros na manhã deste sábado (30), em uma residência localizada na Rua Primeiro Barreiro, no bairro de Mont Serrat, em Salvador. Segundo informações da Polícia Civil, há indícios de que o advogado Eldes Santos Assis tenha matado a companheira, Tatiana Rodrigues, e em seguida tirado a própria vida.

 

De acordo com relatos de familiares, o casal havia retornado de uma festa quando começou uma discussão. O pai de Tatiana contou às autoridades que, após a briga, ouviu disparos vindos do quarto onde os dois estavam. Pouco depois, os corpos foram encontrados no cômodo.

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas as vítimas já estavam sem vida. A Polícia Militar esteve no local e isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão submetidos à necropsia.

 

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está conduzindo a investigação. A principal linha de apuração é de feminicídio seguido de suicídio, mas a polícia ainda colhe depoimentos e analisa evidências para esclarecer completamente o caso.


Fonte: BN -30/08/2025

Morte de gari: delegada sabia que marido usava a arma dela, diz PCMG


                                       foto: crédito: PCMG / Divulgação - Arquivo Pessoal


A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu que a delegada Ana Paula Lamego Balbino Nogueira tinha ciência que seu marido, que confessou ter matado o gari Laudemir de Souza Fernandes, usava a arma de fogo pessoal dela. A servidora foi indiciada por porte ilegal de arma de fogo, por ceder seu armamento a terceiros. Ana Paula está afastada do cargo desde 13 de agosto, por motivos médicos.

De acordo com o delegado Matheus Moraes Marques, que participou das investigações, a delegada sabia e permitia que Renê usasse sua arma pessoal, calibre .380.

                                  Da esquerda para direita: delegados Adriano Soares, Saulo Castro, Álvaro Huertas, Evandro Radaelli e Matheus Moraes - Polícia Civil/ Divulgação


Nessa quinta-feira (28/8), a delegada foi substituída no Comitê de Ética em Pesquisa da Academia da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), em meio a um afastamento da servidora por licença médica. Conforme o ato, assinado pela delegada-geral da Polícia Civil Yukari Miyata, a servidora foi substituída por uma professora. A publicação não deixa claro se a mudança é definitiva.

Desde 11 de agosto, a Corregedoria da PCMG instaurou um procedimento administrativo para investigar a participação da delegada no crime. No dia, Ana Paula foi levada até a sede do órgão correcional para ser ouvida em relação ao uso de sua arma pessoal no possível crime. Na ocasião, segundo repassado à imprensa pelo porta-voz da corporação, o delegado Saulo Castro, a servidora afirmou que o marido não tinha acesso aos dois artefatos. Além disso, a delegada afirmou que não tinha nenhuma informação em relação ao crime em que o companheiro foi preso por suspeita de participação.

Ana Paula foi nomeada membro titular do Comitê em 23 de agosto de 2024, quando o grupo foi criado com a finalidade de “desenvolvimento profissional e técnico-científico dos servidores da PCMG”, além de defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.


Fonte: Clara Mariz/o Estado de Minas - 30/08/2025

Apartamento de Hugo Motta avaliado em R$ 5 mi custou R$ 125 mil no papel, diz site

                                                Vídeo: UOL NEWS/YOUTUBE em 30/08/2025


Um apartamento avaliado em R$ 5 milhões no mercado em João Pessoa, capital Paraibana, teve a compra registrada por só R$ 125 mil para a família do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL deste sábado (30) de Natália Portinari.


https://noticias.uol.com.br/colunas/natalia-portinari/2025/08/30/apartamento-de-hugo-motta-avaliado-em-r-5-mi-custou-r-125-mil-no-papel.htm

EUA: JD Vance diz estar pronto para assumir Presidência ‘se uma tragédia acontecer’

                                    foto:reprodução



O vice-presidente dos EUA JD Vance disse estar pronto para assumir a Presidência “se Deus nos livre, uma tragédia terrível acontecer” com Donald Trump. “Sim, tragédias terríveis acontecem, mas estou muito confiante de que o presidente dos Estados Unidos está em boa forma, cumprirá o restante do seu mandato e fará grandes coisas pelo povo americano”, disse em entrevista ao USA Today.

“E se, Deus nos livre, houver uma tragédia terrível, não consigo pensar em melhor treinamento prático do que o que recebi nos últimos 200 dias”, acrescentou o vice-presidente. As declarações de JD Vance alimentaram o boato que tomou a internet na madrugada deste sábado (30), de que o presidente norte-americano Dinald Trump teria morrido.

De acordo com a 25ª emenda da Constituição dos EUA, o vice-presidente assume todo o título e as responsabilidades do presidente em caso de morte, renúncia ou destituição.

Vance

As manchas nas mãos de Donald Trump suscitaram rumores sobre sua saúde

JD Vance: Trump tem energia “incrível”

Na entrevista, JD Vance também afirmou que Trump está com “uma saúde incrivelmente boa”, apesar dos recentes questionamentos sobre o bem-estar físico do presidente. Os comentários de Vance surgem após hematomas visíveis terem sido detectados em suas mãos. Em uma aparição posterior, os hematomas pareciam estar disfarçados por maquiagem mal aplicada.

As marcas apareceram pela primeira vez no verão de 2024, quando a então porta-voz da campanha, Karoline Leavitt  as atribuiu ao fato de Trump “trabalhar constantemente e apertar as mãos o dia todo, todos os dias”.

As perguntas sobre a saúde de Trump ressurgiram depois que uma série de fotografias mostrou os tornozelos de Trump muito inchados. O médico do presidente norte-americano, Sean Barbabella, emitiu uma nota associando o inchaço à “insuficiência venosa crônica”, que ele chamou de “condição benigna e comum” para alguém da idade de Trump.

Vance rebateu os rumores, afirmando que Trump “tem uma energia incrível e, embora a maioria das pessoas que trabalham com o presidente dos Estados Unidos seja mais jovem do que ele, acho que descobrimos que ele é, na verdade, a última pessoa que dorme,a última a fazer ligações à noite, a primeira a acordar e a primeira a fazer ligações pela manhã”.


Fonte: ICL NOTÍCIAS - 30/08/2025

RS: Velório de Luis Fernando Verissimo será realizado neste sábado em Porto Alegre

 

                                              foto:reprodução/Marco Oliviera/ALRS

                                              foto:reprodução


Morreu neste sábado (30/8) o escritor e cronista Luis Fernando Verissimo. A causa da morte foi confirmada pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), onde o escritor estava internado e foi devido a complicações decorrentes da pneumonia. Ele estava internado desde o dia 11 de agosto para tratar da doença.

A despedida para o famoso autor brasileiro será realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a partir das 12h, no Salão Nobre Julio de Castilhos. Ainda não há confirmações de se a cerimônia será aberta ao público ou restrita à família.

Os livros de Verissimo


Ironia, crítica e humor marcam os textos escritos por Luis Fernando Verissimo. Ao longo da carreira, ele produziu trabalhos de sucesso, como O Clube dos Anjos, O Jardim do Diabo, A Décima Segunda Noite e Os Espiões.

A lista de obras publicadas inclui ainda Comédias da Vida Privada, A Grande Mulher Nua, Ed Mort: Todas as Histórias, As Mentiras que os Homens Contam, O Nariz & Outras Crônicas, A Velhinha de Taubaté.

                                                 Vídeo: Metrópoles/Youtube


Presidente Lula


Em uma publicação nas redes sociais, o chefe do Planalto classificou o escritor como “um dos maiores nomes de nossa literatura e nosso jornalismo”. Ele também ressaltou a importância da obra de Verissimo para enfrentar a ditadura e o autoritarismo. 

“Luis Fernando Verissimo, um dos maiores nomes de nossa literatura e nosso jornalismo, nos deixou hoje aos 88 anos de idade. Dono de múltiplos talentos, cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances”, disse o presidente.



Fonte: Metrópoles c/adaptações 30/08/2025

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Governadores do NE citam 'insulto' a nordestinos em nota de repúdio a Zema

 

                                                    foto:reprodução/Imagem: Consórcio Nordeste


CONFIRA NO LINK ABAIXO EM MATÉRIA DE CARLOS MADEIRO DO SITE UOL DESTA SEXTA-FEIRA (29):

https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2025/08/29/governador-do-nordeste-dizem-zema-mente-ao-falar-de-ajuda-eterna-a-regiao.htm

Veja ranking da Forbes sobre os 10 maiores bilionários brasileiros em 2025

                                           José Cruz / Agência Brasil


A nova edição do ranking da Forbes revela que o Brasil abriga hoje 300 bilionários, um recorde desde que a publicação começou a mapear os grandes patrimônios nacionais. O levantamento de 2025 mostra que mais da metade (56,3%) desses super-ricos aumentou suas fortunas no último ano, enquanto uma parte menor (20,6%) registrou perdas.

No topo da lista da Forbes, pelo segundo ano consecutivo, está o paulistano Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, que soma R$ 227 bilhões após ver seu patrimônio crescer 45,5% em apenas 12 meses. Atualmente radicado em Singapura, Saverin tem se beneficiado do avanço de tecnologias ligadas à inteligência artificial, além de manter investimentos em venture capital.

A segunda posição ficou com Vicky Sarfati Safra, viúva do banqueiro Joseph Safra e herdeira do Grupo Safra. Com uma fortuna avaliada em R$ 120,5 bilhões, ela é também a mulher mais rica do Brasil. Logo atrás aparece Jorge Paulo Lemann, sócio da AB Inbev e da 3G Capital, dono de R$ 88 bilhões.

O levantamento, em sua 13ª edição, identificou que 240 homens concentram R$ 1,68 trilhão, enquanto as 60 mulheres listadas somam R$ 343,7 bilhões. Entre os 300 bilionários, 31 aparecem pela primeira vez. Apenas um manteve o mesmo patrimônio de 2024.

Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, lidera o ranking da Forbes pela segunda vez(Foto: Reprodução)

Confira os dez primeiros colocados da lista de bilionários brasileiros em 2025, segundo a Forbes:

  1. Eduardo Saverin – R$ 227 bilhões (+45,5%) | Facebook – Tecnologia – 43 anos
  2. Vicky Sarfati Safra e família – R$ 120,5 bilhões (+9,4%) | Banco Safra – Finanças – 73 anos
  3. Jorge Paulo Lemann – R$ 88 bilhões | AB Inbev/3G Capital – Bebidas/Investimentos – 85 anos
  4. André Santos Esteves – R$ 51 bilhões (+56%) | BTG Pactual – Finanças – 57 anos
  5. Fernando Roberto Moreira Salles – R$ 40,2 bilhões (+4,5%) | Itaú Unibanco/CBMM – Finanças/Mineração – 79 anos
  6. Carlos Alberto da Veiga Sicupira – R$ 39,1 bilhões (-20,8%) | AB Inbev/3G Capital – Bebidas/Investimentos – 77 anos
  7. Pedro Moreira Salles – R$ 38 bilhões (+5,1%) | Itaú Unibanco/CBMM – Finanças/Mineração – 65 anos
  8. Miguel Gellert Krigsner – R$ 34,2 bilhões (+19,2%) | O Boticário – Cosméticos – 75 anos
  9. Alexandre Behring da Costa – R$ 31 bilhões (-11,1%) | 3G Capital – Investimentos – 58 anos
  10. Jorge Neval Moll Filho – R$ 30,4 bilhões (+119,1%) | Rede D’Or – Saúde – 79 anos
FONTE: ICL NOTÍCIAS - 29/08/2025

Salvador: Ex-candidato a deputado que matou professor em briga de trânsito é liberado após audiência de custódia


                                             FOTO:REPRODUÇÃO E ARQUIVO PESSOAL



O homem que efetuou os disparos que mataram o professor universitário Fabrício Dalla Vecchia, na noite de terça-feira (26), em Salvador, vai responder pelo crime em liberdade. Wagner do Nascimento Ferreira passou por audiência de custódia nesta sexta-feira (29).

O juiz Cidval Santos Sousa Filho entendeu neste primeiro momento que o autor do crime agiu em legítima defesa. “Da análise do conjunto probatório, constato a presença de elementos que indicam a possibilidade de reconhecimento da legítima defesa”, destacou.

A liberdade provisória está condicionada a medidas cautelares. Dentre elas, a suspensão do registro de CAC (Colecionador, Atirador e Caçador). Wagner também terá de comparecer aos atos processuais, se apresentar mensalmente à Justiça e está proibido de se ausentar da comarca por mais de sete dias sem autorização judicial.

Briga e tiros na BR-324

O assassinato aconteceu após uma briga de trânsito da BR-324, na saída da capital baiana. Wagner e Fabrício discutiram enquanto dirigiam e pararam os veículos que conduziam no trecho do Porto Seco Pirajá.

Segundo relatos de testemunhas, Fabrício teria pego um facão durante a discussão. Neste momento, Wagner sacou uma arma e efetuou diversos disparos contra o professor, que morreu no acostamento da rodovia. O atirador fugiu do local em seguida.

suspeito foi preso na noite de quarta-feira (27), em um shopping no bairro de São Cristóvão, em Salvador. 

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito estava em posse da arma utilizada no homicídio, compatível com os estojos recolhidos no local. Além disso, portava uma carteira falsa de perito policial.

ELEIÇÃO 2022

Wagner Nascimento, de 41 anos, foi candidato a Deputado Federal pelo MDB, na eleição de 2022,quando recebeu apenas 71 votos. Ao TSE -Tribunal Superior Eleitoral, declarou que era solteiro, empresário, com grau de escolaridade superior, e possuir um patrimônio de R$ 12.500,00 em 2022.


Fonte: PSNOTÍCIAS c/acréscimo do blog - 29/08/2025 19h:52