• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 30 de janeiro de 2016

Em São Paulo: Instituto Lula rebate críticas de Alckmin



Foto:reprodução

O Instituto Lula, através de sua assessoria de imprensa, rebateu as críticas do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e recomendou que o governador explique "desvios" no estado. Em evento na manhã deste sábado, Alckmin afirmou que o "ex-presidente é o retrato do Partido dos Trabalhadores (PT), que está envolvido em corrupção".

Em resposta à questionamento do Broadcast, a entidade afirma que "seria mais proveitoso para a população de São Paulo se o governador explicasse os desvios nas obras do metrô e na merenda escolar, a violência contra os estudantes e os números maquiados de homicídios no estado, ao invés de tentar desviar a atenção para um apartamento que não é e nunca foi de Lula".

Nesta semana, a Polícia Federal deflagrou a 22ª fase da Lava Jato, tendo como foco obras da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), entre elas o edifício Solaris, no Guarujá (SP), onde a esposa de Lula, Marisa Letícia, teve direito de compra de um apartamento. O ex-presidente e a ex-primeira-dama foram intimados pelo Ministério Público de São Paulo a depor sobre o apartamento, na condição de investigados - a investigação tenta descobrir se houve ocultação de patrimônio.

"Eu acho que o Lula é o PT. O Lula é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção, sem compromisso com as questões de natureza ética, sem limites. É muito triste o que estamos vendo", disse o governador, em evento realizado em São Paulo. "O que a sociedade espera é que seja apurado com absoluto rigor e se faça justiça".


Fonte:AE/diáriodopoder c/adaptações

Guanambi: Rui assina convênio que beneficia 6 mil famílias com títulos de terra


Guanambi: Rui assina convênio que beneficia 6 mil famílias com títulos de terra
Foto:Mateus Pereira/GovBA/reprodução

O governador Rui Costa assinou neste sábado (30), no município de Guanambi, um convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão. Com investimento de aproximadamente R$ 1,57 milhão, o acordo beneficiará mais de 6 mil famílias de produtores rurais com títulos de propriedade de suas terras. "Este convênio tem o objetivo de regularizar e dar o título de terra para seis mil agricultores rurais, que, a partir daí, poderão ter acesso a crédito e a programas produtivos", destacou Rui. 

Presente na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, explicou que 13 municípios subscrevem o convênio para que os 6 mil títulos sejam emitidos em um prazo de aproximadamente um ano. "Rui também entregou aqui em Guanambi dois carros para uma cooperativa, um para transporte de produção e insumos, outro para a prestação de assistência técnica. O governador tem orientado para que a gente amplie o número de gente com títulos de terra e que a gente ajude a melhorar a produção e a comercialização da agricultura familiar".

 A solenidade de assinatura do convênio e a entrega de outros 500 títulos já emitidos foram realizadas durante a entrega de mais 300 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no Loteamento Curunga. No complexo residencial vivem ao todo 900 famílias. Informações do BN.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Polícia prende "pastor" acusado de matar professora e prima

                                                 Edimar foi preso no municipio de Ibicuí  -foto:reprodução
O pastor Edimar da Silva Brito, 36 anos, acusado de ser o mentor do assassinato da pastora e professora da Uneb Marcilene Oliveira Sampaio, 38 anos, e sua prima Ana Cristina Santos Sampaio, 37, foi preso nesta terça-feira (26), no distrito de Ibitupan, do município de Ibicuí. 
De acordo com o delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), foram 20 horas de diligências e a polícia percorreu 835 quilômetros até encontrar o foragido. Segundo a polícia, Edimar não resistiu ao cerco policial e se entregou na presença do seu advogado.
Nove policiais civis lotados em Vitória da Conquista e Itapetinga participaram da ação. 
Adriano Silva dos Santos, 36 anos, e Fabio de Jesus Santos, 34, já haviam sido
presos por participação no crime.  Os dois confirmaram que o assassinato foi planejado e executado pelo Pastor Edimar. 

Fonte:Correio 

Florianópolis:Corpo de nordestino assassinado não atrapalha dia de praia


Jadson da Silva Pereira, invisível principalmente na morte
foto: reprodução
José Zeferino. Alagoas. Foram as últimas palavras ditas pelo jovem de 23 anos. A princípio os policiais que o socorreram acreditavam ser este seu nome.  Não era.  Ele se chamava Jadson da Silva Pereira, também alagoano, de Maceió.  A investigação suspeita que antes de morrer ele ainda teve forças para denunciar o seu algoz.
Os banhistas da Lagoinha do Norte, praia de Florianópolis, pertinho de Canasvieiras, o viram correr desesperado, perseguido por outros dois homens.
Foi alcançado em frente à guarita dos salva-vidas. Foram tantas facadas, que teve o rosto, as costas e o abdômen perfurados. Morreu na areia, domingo, às 14h. Seus assassinos fugiram. A Delegacia de Homicídios investiga o crime.
Nas praias floripanas sempre há nordestinos. Vendem cangas, redes, castanhas ou queijo coalho. Às vezes, agentes da Prefeitura recolhem suas mercadorias. No mais, trabalham sem folga, carregam cargas pesadas, alugam barracos e os dividem com os colegas de labuta.
São migrantes que vieram apenas para trabalhar. Os vendedores não são vistos em bares ou restaurantes. Também não vão à praia para apreciar um dia de sol, estirados nas cangas que vendem.  Na capital catarinense permanecem por cinco meses, de outubro a março. Depois voltam de ônibus para o Nordeste. Alguns assumem empreitadas em obras e ficam no Sul do Brasil, onde a cultura dos descendentes de europeus preza o trabalho braçal. Exceto se vier de nordestinos.
Em novembro de 2013, moradores de Brusque, no Vale do Itajaí, publicaram uma carta intitulada “Aviso aos Baianos”. De acordo com o texto eles estavam indignados porque os migrantes falavam alto, assim como ouviam músicas altas em casa e não respeitavam as regras de trânsito – por esses motivos deveriam ser mortos.
“(…) Moro em Águas Claras há 26 anos, tenho filhos que moram em outros bairros, e também estão sofrendo. Não vamos nos mudar por causa desses desordeiros. Fizemos um levantamento nos bairros: Águas Claras, Azambuja e Santa Terezinha, Nova Brasília, 1° de Maio, Bateias e Steffen. Constatamos que é absurdo, inaceitável o que acontece nos bairros, além do barulho, até trafegam na contramão, com carros e motos em alta velocidade e alguns com a descarga aberta (sem o silencioso). Durante esses oito meses fizemos levantamentos, já temos as placas dos carros, que são 34, e motos são 22, temos também as fotos desses desordeiros.
Fiquei feliz em comentar com 2 policiais sobre essa carta (antes de ser publicada) para saber a opinião deles e os dois disseram assim: “Finalmente acordaram, é bom mesmo que alguém faça alguma coisa para acabar com esses alienígenas” porque 90% dos casos envolvem baianos. “Não diga a ninguém nosso nome” – eu disse tudo bem.
BAIANOS, vocês conseguiram deixar o povo revoltado, TOMEM CUIDADO e tratem de mudar de comportamento URGENTE. VAMOS ELIMINAR VOCÊS, ISSO MESMO, VAMOS MATAR OS RUINS e acabar com essas pragas.


Nosso grupo composto por 28 cidadãos, onde 11 estão ansiosos para começar a matança, nem queríamos publicar esse aviso, porém a maioria decidiu avisar antes.

Nossa Brusque será de novo uma cidade boa para viver. CUSTE O QUE CUSTAR.”
Jadson vendia queijo coalho. Apesar de inofensiva, sua atividade incomoda o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmidt. Na semana passada, Schmidt culpou os nordestinos por uma virose que assola as praias do Norte, principalmente Canasvieiras. Ele acredita que a infecção seja gerada por queijo coalho, ignora a poluição das águas que contaminou trinta das 42 praias da Ilha.
Mas o preconceito não é restrito às ruas. Gilead Maurício, jornalista, natural de Natal, escreveu em seu blog uma crítica ao ex-governador de Santa Catarina Jorge Bornhausen, que dizia “preferir ser a vaca que o bezerro mamão” e foi enxovalhado de ofensas e ameaças:


“Santa Catarina enquanto só tinha moradores como Jorge Bornhausen, gente trabalhadora, destinta ,de sucesso, era uma beleza,haja visto a beleza das pessoas, não é a toa que o mundo hoje quer vir ver o verão de SC, penso que não é para ver cabeça chata, retirante que vem atrás de oportunidade,que não conseguiu se colocar no seu estado natal, então vem para ser a bosta da vaca, coitados destes nordestinos, feios, despreparados,acabam tendo que vender rede na praia, pois não tem capacidade para mais”.

“Voce é um recalcado!! Pobre coitado, despreparado. Olhe para o seu berço,de onde você veio?de gentalha!!quem é seu pai, sua mãe?? nada! não valem nada, eles e as fezes da vaca não tem diferença, o que fizeram nesta vida alem de colocar este verme no mundo!!vai embora nordestino desgraçado”.
“NÃO VENHA MENTIR, SEU MALDITO CABEÇA-CHATA, QUE ROUBA 75% DOS IMPOSTOS DO MEU ESTADO, DA MINHA REGIÃO. Eu quero ver esses nordestinos começaram a vir para cá em grande quantidade, eu vendo todas as empresas da minha família e crio organizações pra matar nordestinos”.
Quando morto, Jadson arrancou um pouco de piedade dos turistas e choro de crianças. Em seguida, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o cobriu com manto celeste para esperar a chegada dos funcionários do IML (Instituto Médico Legal). Estirado na areia ficou por quase duas horas.
Mas azul também era o céu, a água cristalina. Os banhistas não resistiram. Voltaram ao lazer. Mergulhos, banhos de sol, água de coco. Jovens compravam cervejas dos ambulantes, meninos faziam um castelinho, um casal se lambuzava de bronzeador, matronas controlavam os filhos dentro d’água na tentativa de evitar afogamentos. Um vendedor de cangas se aproximou. Várias pessoas foram ansiosas conferir os produtos. O corpo ainda estava ali, ao lado, isolado com fitas.
 fonte:diáriodocentrodomundo por Aline Torres

Marinha oferta 1.860 vagas para Fuzileiro Naval, há vagas para Salvador

A Marinha do Brasil abre no dia 1º de fevereiro inscrições para 1.860 vagas para admissão no Curso de Formação de Soldado Fuzileiro Naval. Entre as oportunidades disponíveis há 65 vagas previstas para Salvador, no Grupamento de Fuzileiro Naval do município.

Entre os requisitos dos candidatos está: ser brasileiro nato, do sexo masculino, entre 18 e 21 anos até 01/01/2017, além de ter concluído o ensino médio. Quem for aprovado passará pelo curso de formação de 17 semanas, em regime de internato, nas cidades do Rio de Janeiro ou Brasília. 

Durante o período, o recruta recebe como ajusta de custo R$ 642 mensais. Após a aprovação no curso, a remuneração de soldado é de cerca de R$ 1.587. O edital foi divulgado no site www.mar.mil.br/cgcfn  onde os candidatos também poderão se inscrever a partir de fevereiro.

Também há a opção de se inscrever no processo no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, situado na Avenida da França nº 1300, no bairro do Comércio. A taxa de inscrição é de R$ 12,00



Fonte:Correio da Bahia  

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Três cidades baianas aparecem em ranking de mais violentas do mundo,diz ONG

Uma ONG mexicana divulgou ensta segunda-feira (25) um ranking internacional com as cidades mais violentas de todo mundo. O Brasil é o país com maior número de municípios na lista - das 50 cidades com maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes, 21 são brasileiras. Três cidades baianas aparecem na lista, entre elas Salvador (e sua Região Metropolitana).

Fora da lista em 2014, entraram no ranking de 2015 duas cidades baianas: Feira de Santana (27ª) e Vitória da Conquista (36ª). A primeira cidade brasileira na listagem é Fortaleza, em 12º lugar, seguida de Natal (13º) e Salvador e região metropolitana (14º), com João Pessoa em 16º.  As outras cidades brasileiras são Maceió (18º lugar), São Luís (21º), Cuiabá (22º), Manaus (23º), Belém (26º), Goiânia e Aparecida de Goiânia (29º), Teresina (30º), Vitória (31º), Recife (37º), Aracaju (38º), Campina Grande (40º), Porto Alegre (43º), Curitiba (44º) e Macapá (48º).

O estudo é feito com base em dados oficiais ou de fontes alternativas, como ONGs. A metodologia está neste link.http://www.seguridadjusticiaypaz.org.mx/biblioteca/prensa/category/6-prensa


AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO

1° - Caracas (Venezuela) - 119.87 homicídios/100 mil habitantes
2° - San Pedro Sula (Honduras) - 111.03
3° - San Salvador (El Salvador) - 108.54
4° - Acapulco (México) - 104.73
5° - Maturín (Venezuela) - 86.45
6° - Distrito Central (Honduras) - 73.51
7° - Valencia (Venezuela) - 72.31
8° - Palmira (Colômbia) - 70.88
9° - Cidade do Cabo (África do Sul) - 65.53
10° - Cali (Colômbia) - 64.27
11° - Ciudad Guayana (Venezuela) - 62.33
12° - Fortaleza (Brasil) - 60.77
13° - Natal (Brasil) - 60.66
14° - Salvador e região metropolitana (Brasil) - 60.63
15° - ST. Louis (Estados Unidos) - 59.23
16° - João Pessoa; conurbação (Brasil) - 58.40
17° - Culiacán (México) - 56.09
18° - Maceió (Brasil) - 55.63
19° - Baltimore (Estados Unidos) - 54.98
20° - Barquisimeto (Venezuela) - 54.96
21° - São Luís (Brasil) - 53.05
22° - Cuiabá (Brasil) - 48.52
23° - Manaus (Brasil) - 47.87
24° - Cumaná (Venezuela) - 47.77
25° - Guatemala (Guatemala) - 47.17
26° - Belém (Brasil) - 45.83
27° - Feira de Santana (Brasil) - 45.50
28° - Detroit (Estados Unidos) - 43.89
29° - Goiânia e Aparecida de Goiânia (Brasil) - 43.38
30° - Teresina (Brasil) - 42.64
31° - Vitória (Brasil) - 41.99
32° - Nova Orleans (Estados Unidos) - 41.44
33° - Kingston (Jamaica) - 41.14
34° - Gran Barcelona (Venezuela) - 40.08
35° - Tijuana (México) - 39.09
36° - Vitória da Conquista (Brasil) - 38.46
37° - Recife (Brasil) - 38.12
38° - Aracaju (Brasil) - 37.70
39° - Campos dos Goytacazes (Brasil) - 36.16
40° - Campina Grande (Brasil) - 36.04
41° - Durban (África do Sul) - 35.93
42° - Nelson Mandela Bay (África do Sul) - 35.85
43° - Porto Alegre (Brasil) - 34.73
44° - Curitiba (Brasil) - 34.71
45° - Pereira (Colômbia) - 32.58
46° - Victoria (México) - 30.50
47° - Johanesburgo (África do Sul) - 30.31
48° - Macapá (Brasil) - 30.25
49° - Maracaibo (Venezuela) - 28.85
50° - Obregón (México) - 28.29


fonte: Correio da Bahia

Ensino superior: Inscrições para o FIES até o dia 29/01(sexta-feira)



O Ministério da Educação  abriu nesta terça-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano. Os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média de pelo menos 
450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Além disso, a renda familiar
 mensal bruta, por pessoa, precisa ser de até dois e meio salários mínimos. 

As inscrições ficam abertas até a próxima sexta-feira (29). Até lá, os interessados podem 
escolher apenas um curso e alterar sua opção de vaga.
Quem não for selecionado entra na lista de espera para ocupar vagas eventualmente não preenchidas. O Fies financia cursos de ensino superior em instituições privadas de ensino com uma taxa efetiva de 6,5% de juros ao ano.

Para a edição do primeiro semestre de 2016, o governo não anunciou quantas vagas foram disponibilizadas. Informações da agência Brasil.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

MEC divulga 1ª chamada dos selecionados no ProUni 2016.1




Já está disponibilizando na página  http://siteprouni.mec.gov.br/  do MEC a lista dos candidatos selecionados na 1ª chamada do ProUni 2016.1. Os selecionados para as instituições terão o prazo de comprovar as informações e efetivar a matrícula no período de 25/01 a 01/02/16.

A segunda chamada ocorrerá no dia 12/02 e para participar da Lista de espera será no prazo de 26 a 29/02/16.

Bahia: Justiça determina cassação mandatos de prefeito e vice de Santo Amaro

O prefeito da cidade baiana de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), e o vice, Leonardo Araújo Pacheco Pereira (PSB), foram condenados pela Justiça Eleitoral. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, e acata pedido do Ministério Público Eleitoral.
 
Segundo a determinação da juíza da 178ª Zona Eleitoral, Elke Figueiredo Schuster Gordilho, eles foram condenados por “atos de corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político e econômico, buscando desconstituir a vitória da chapa majoritária” no município, nas eleições municipais de 2012. A juíza determinou a inelegibilidade do prefeito e do vice por oito anos, cassação dos mandatos, e pagamento de multa de R$ 20 mil. A decisão cabe recurso.
 
 
 
 
A decisão acontece após o Ministério Público Eleitoral (MPE) reforçar os pedidos de impugnações dos mandatos de políticos por compras de votos durante as eleições municipais de 2012. Em dezembro do ano passado, a Justiça da 178ª Zona Eleitoral decidiu pela cassação dos mandatos e declarou a inelegibilidade por oito anos de seis vereadores de Santo Amaro/BA. As sentenças são de 30 de outubro de 2015 e acatam os pedidos feitos pelo promotor João Paulo Santos Schoucair, da 2ª Promotoria de Justiça Eleitoral de Santo Amaro.
 
De acordo com a determinação da época, os vereadores Artur Pereira Suzart (Partido dos Trabalhadores), Elias Pereira Neto (Partido Republicano Brasileiro), Jair Oliveira Santana (Partido Socialista Brasileiro), Júlio César de Jesus Pinho (Partido Humanista Solidariedade), Luciano dos Reis Caldas (Partido Social Liberal) e Raimar Fabiano Costa (Partido Social Cristão) ofereceram vantagem a determinados eleitores, por meio de assinatura de contratos temporários em período não permitido por lei, com a finalidade de conseguir votos.
 
Ainda segundo as sentenças, no dia da eleição, houve compra maciça de votos, tendo alguns eleitores que filmar ou tirar foto da sua escolha para receber o dinheiro prometido. O vereador Júlio César Pinho chegou a distribuir cestas básicas no bairro de Candolândia, em Santo Amaro/BA. Além disso, os acionados agiram com abuso de poder político e econômico ao receber recursos desviados dos cofres públicos ou de fontes privadas não declaradas. De acordo com a juíza Ana Gabriela Trindade, autora da sentença, a vitória desses políticos é ilegítima e desleal em face dos demais candidatos.

Fonte:Bocão News
 

domingo, 24 de janeiro de 2016

"Governo estadual precisa se sensibilizar" diz prefeita de Riachão do Jacuípe


Prefeita de Riachão do Jacuípe cobra ajuda do governo estadual: ‘precisa se sensibilizar’
A cidade hoje(24) - NA 1ª  foto: reprodução Lucas PublicidadeA 2ª foto da ponte que  cedeu que dar acesso  cidade.- foto:PMRJ -reprodução



A prefeita de Riachão do Jacuípe, Tânia Regina, afirma que o município precisa “de socorro urgente” dos governos federal e estadual. Em entrevista ao Bahia Notícias neste domingo (24), Tânia desabafou, se disse “cansada” e cobrou maior assistência das autoridades ao município que desde a madrugada de sexta-feira (22) é castigado severamente por fortes chuvas . “O governo estadual ainda não sinalizou nada. Eu já estou cansada, pois desde 2h da manhã de sexta estamos nessa luta, nessa batalha. Nós precisamos que o governo federal e o governo estadual se sensibilizem”, pediu. Segundo a Tânia, a prefeitura tem arcado sozinha com gastos como cestas básicas doadas e custeio de três refeições diárias aos mais de 3 mil desabrigados. 

Ela relembrou que, em tempos de crise econômica para os municípios, gastos desta ordem pesam ainda mais aos cofres. Sem o apoio das autoridades, os moradores contam com a solidariedade da população jacuipense e baiana. “Nós estamos atendendo as famílias que estão desalojadas. Estamos distribuindo cestas básicas, a prefeitura está fornecendo três refeições, colchões, roupas doadas”, afirmou. Ainda segundo Tânia, o governador Rui Costa entrou em contato com ela para saber como anda a situação na região. “O governador ligou para saber como está a situação. Eu solicitei ajuda a ele, inclusive estamos fazendo todo o levantamento para que eles se sensibilizem”, explicou. 

De acordo com a prefeita, os cinco bairros atingidos pela chuva estão “completamente destruídos” e um levantamento de quanto deverá ser gasto na reconstrução das localidades está sendo feito. “Estamos nos reunindo agora pela noite para computar todos os dados, para fazermos o levantamento de quanto a gente precisa”, afirmou. Até o momento, o balanço das chuvas na cidade é de mais de 600 famílias desabrigadas e uma morte por afogamento.

 O corpo de um idoso não identificado foi encontrado neste domingo (24) em um açude no povoado de Campo Alegre. Ainda segundo a prefeita, o abastecimento de água, interrompido pelo rompimento de uma adutora, está sendo restabelecido pela Embasa. A preocupação agora é com novas tempestades que podem aumentar o nível do rio Jacuípe e agravar a situação. "O rio já baixou um pouco, mas choveu muito agora pela tarde. E, provavelmente, deve chegar mais água na cabeceira do rio. A gente reza para que não”, espera a prefeita que, sem saber como conter a fúria da natureza, recorre ao sobrenatural.

Fonte:BN reprodução

Ex- presidente Lula estuda medidas contra promotor


Foto:reprodução

Três dias depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizer em entrevista a blogueiros que “daqui para a frente” vai “processar todo mundo”, seus advogados examinam medidas judiciais contra o promotor Cassio Conserino. O promotor, que alega estar apenas estar dando transparência a um caso de interesse público, investiga o apartamento triplex reservado ao ex-presidente na praia de Astúrias, no Guarujá, e disse que já tem indícios suficientes para apresentar denúncia por lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio contra Lula.
Em nota intitulada “violência contra Lula: promotor anuncia denúncia sem ouvir defesa”, o Instituto Lula nega que o ex-presidente e sua família tenham cometido os crimes e acusa Conserino de violar a lei e o estado democrático de direito ao anunciar, via imprensa, que pretende denunciar o petista antes mesmo de ouvir a defesa. O promotor, em nota, negou ter antecipado a decisão. Segundo ele, as evidências abrem a “possibilidade” da denúncia.
Conserino defendeu o direito dos promotores de darem transparência a inquéritos de alto interesse público.“Informar a sociedade sobre uma investigação de evidente interesse público, por meio de uma imprensa livre não me parece violar a lei, especialmente porque o sigilo da investigação foi baixado. Além disso somos promotores de justiça e trabalhamos em prol e para a sociedade, que merece tomar ciência de investigações dessa envergadura”, disse ele. Informações do Diário do Poder.

Violência: RMS registra 17 homicídios nesse final de semana

Entre sexta (22) e o início da noite desse domingo (24), a Região Metropolitana de Salvador (RMS) registrou 17 homicídios e cinco tentativas de assassinatos. O número de carros roubados chegou a oito e furtos representaram duas ocorrências. No mesmo período, cinco coletivos foram assaltados na capital baiana e cidades vizinhas.
Na noite de sexta-feira (22), a polícia registrou duas mortes no Largo de Roma, onde as vítimas foram identificadas como Tito Olympio dos Santos e Jorge Marcos Santos de Jesus (fotos) Nesse mesmo dia, o sistema de ocorrências policiais da Secretaria de Segurança Pública da Bahia constatou o óbitos de um homem em Praia Grande, com identidade J. Santana; no Centro de Lauro de Freitas, foi morto aos 18 anos Fabrício Conceição dos Santos; em Madre de Deus, um menor com as iniciais L.J.S de J. foi morto na rua Presidente Marechal Hermes da Fonseca; em Salvador, foi assassinado no bairro do Cabula o jovem Lucas dos Santos, 19 anos; e em Nova Brasília, a polícia registrou a morte de Vanes Costa dos Santos.
 
Já nesse sábado (23), foram registradas as mortes de Ivan da Silva Severiano Júnior, em Cosme de Farias; Jailson Ribeiro de Almeida Júnior, no Jardim Cruzeiro; Valber Alves de Santana, no Lobato; Sérgio Marques Brasil, em Periperi; Osmário Cruz do Nascimento, em Lauro de Freitas; e Robson Soares Dias, em Barra do Gil, no município de Vera Cruz.
 
Até às 7h30 desse domingo (24), último horário registrado no site da SSP quando o Bocão News fez o levantamento, havia sido constatados os assassinatos de Jailton dos Santos Carvalho, em Paripe; Gilva Santos Sampaio, em Mata do São João; Janderson dos Santos Saturno, em São Francisco do Conde; e no bairro de Alto do Cabrito, em Salvador, um homem que não teve a identidade divulgada.

Fonte:Bocão News