• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 18 de dezembro de 2021

Ciência: Artigo que afirmava que lockdown não evita morte por Covid é 'despublicado'

 SÃO CARLOS, SP (FOLHAPRESS) - Um estudo que teria mostrado que ficar em casa não ajudou a diminuir o número de mortes por Covid-19 mundo afora acaba de ser retratado, ou seja, "despublicado" pelo periódico científico no qual a pesquisa tinha saído originalmente. A medida serve para indicar que as conclusões do trabalho não podem mais ser consideradas confiáveis.

Assinado por quatro pesquisadores da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, também no Rio Grande do Sul), o estudo original saiu em 5 de março de 2021, na revista especializada Scientific Reports, e rapidamente chamou a atenção de políticos e ativistas contrários a medidas que restringissem a mobilidade durante a pandemia. Em pouco tempo, o link contendo a análise atingiu quase 400 mil acessos, algo raríssimo para a grande maioria das pesquisas científicas.

No alerta de retratação do artigo, entretanto, a revista Scientific Reports afirma: "Os editores não têm mais confiança de que as conclusões apresentadas contam com embasamento adequado."

O trabalho, que tem como primeiro autor o médico Ricardo Savaris, do Departamento de Cirurgia da UFRGS, usou dados de mobilidade registrados em celulares, por meio da plataforma do Google, para tentar estimar, em diversas regiões do mundo, como o comportamento das pessoas foi alterado pela pandemia -em geral, por causa de medidas governamentais, como lockdowns.

Esses dados foram cruzados com os de mortes por Covid-19 nas mesmas áreas. Na análise, a equipe gaúcha comparou pares de regiões -uma com mudanças significativas na mobilidade, supostamente indicando maior tempo das pessoas em casa, e outra sem. Eles usaram a diferença entre os índices de permanência em casa, de um lado, e a diferença entre o número de mortes por milhão de habitantes, de outro, para estimar os efeitos das restrições.

Chegaram, então, à conclusão de que, em 98% das comparações, não havia associação significativa entre as duas coisas -ou seja, ficar em casa quase nunca parecia afetar a probabilidade de aumento das mortes por Covid-19.

Esse resultado correu o mundo, mas as críticas à metodologia e às conclusões do trabalho também apareceram rapidamente. A Scientific Reports logo publicou uma nota de preocupação (em 11 de março, menos de uma semana após a publicação do artigo original) indicando que as conclusões da pesquisa estavam sendo contestadas. E, pouco antes da retratação final, duas análises contrárias às conclusões da pesquisa brasileira foram publicadas pela mesma revista.

Uma delas foi coordenada por Gideon Meyerowitz-Katz, da Universidade de Wollongong, na Austrália. Ele e seus colegas apontaram, entre outras coisas, o fato de que os dados de mobilidade usados no estudo original provavelmente estão longe de reproduzir o que aconteceu na população como um todo. Isso acontece porque eles só podem ser coletados em celulares Android nos quais estava ativada uma funcionalidade específica (e opcional) que registra os movimentos do usuário.

Além disso, o estudo excluiu todos os países com menos de 100 mortes por Covid-19, deixando de lado países como Nova Zelândia e Vietnã, que tomaram medidas rápidas e duras para conter a pandemia.

No entanto, de acordo com eles, o maior problema foi a metodologia estatística da pesquisa original. Meyerowitz-Katz e seus colegas resolveram testá-la usando dados criados por computador, os quais mostravam claramente um efeito muito grande da mobilidade restrita diminuindo a mortalidade.

Era algo que deveria aparecer na análise estatística usando os métodos da equipe gaúcha, mas isso simplesmente não aconteceu. Seria um sinal de que o estudo brasileiro não tinha sido projetado adequadamente do ponto de vista matemático.

A outra análise, feita pelo economista brasileiro Carlos Góes, doutorando da Universidade da Califórnia em San Diego, indicou a presença de problemas ainda mais graves no trabalho original. Segundo ele, o método utilizado -verificar a diferença entre um país A, com restrições de mobilidade, e um país B, sem restrições, e os números de mortes entre cada um deles- não passa de uma espécie de média entre os países. Com isso, o resultado quase sempre vai indicar que não existe associação estatística entre ficar em casa e a situação das mortes em cada região.

Ambos as críticas são citadas diretamente na nota de retratação da Scientific Reports. A nota, entretanto, diz também que Savaris e seus colegas não concordam com a medida. Em mensagem enviada ao blog Retraction Watch, que acompanha casos de retratação de artigos científicos, o médico da UFRGS criticou a "despublicação".

"Foi uma péssima decisão por parte dos editores. A retratação se baseou em dados simulados, eles alteraram a metodologia e os revisores [responsáveis por analisar o artigo original]", declarou Savaris. Procurado, pela reportagem, ele não respondeu.

A assessoria de imprensa do grupo Springer Nature, responsável pela publicação da revista Scientific Reports, disse à reportagem que o processo de retratação do artigo seguiu o trâmite normal desses casos. "Em geral, quando alguém manifesta dúvidas sobre artigos que publicamos, sejam os autores originais ou outros pesquisadores e leitores, avaliamos o caso cuidadosamente, seguindo um processo estabelecido, consultando os autores e, quando necessário, buscando aconselhando de revisores e outros especialistas externos. Tais questões muitas vezes são complexas, o que pode fazer com que leve tempo para que os editores e os autores consigam elucidá-las completamente", diz o comunicado oficial.

Fonte:Folha S. Paulo em 18/12/2021

Em Aracaju: Cantor Nando Reis lança “nova versão” de música: “Eu sou Fora Bolsonaro”; veja vídeo

Nando Reis canta "fora Bolsonaro" durante show em Aracaju (Reprodução)


 O cantor Nando Reis engrossou o coro de artistas que vêm aproveitando as apresentações musicais para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro.

Durante show no Iate Clube de Aracaju (SE) na noite desta sexta-feira (17), o ex-Titãs fez uma “nova versão” para a música “Não vou me adaptar”.

“Não vou me adaptar ao negacionismo (…). Eu sou Fora Bolsonaro“, cantou Nando Reis, empolgando a plateia, que repetiu o grito de protesto.

O cantor é um crítico contumaz de Jair Bolsonaro e recorrentemente faz protestos contra o presidente em seus shows e também nas redes sociais.

Assista à cena do show em Aracaju

Fonte: Revista Fórum - 18/12/2021

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

TRT5 anuncia retomada integral do trabalho presencial; Sindicato demonstra preocupação

 

TRT5 anuncia retomada integral do trabalho presencial; Sindicato demonstra preocupação
Foto: Divulgação / TRT5

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) determinou, nesta semana, a retomada integral das atividades presenciais a partir do próximo dia 7 de janeiro. O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe-BA), porém, vê o retorno dos servidores com preocupação, ainda devido a questões ligadas à pandemia de Covid-19.

 

“A despeito da exigência do comprovante de vacina, o atendimento ao público oferece riscos. Foi destacado que máscaras disponibilizadas são de tecido e que as barreiras de acrílico instaladas não têm o tamanho adequado para proteção”, disse o Sindjufe-BA, em nota publicada.

 

O sindicato também expôs sua discordância com o horário de atendimento “tão estendido”. De acordo com eles, não há demanda que justifique o regime de trabalho exigido aos servidores do judiciário federal baiano.

 

O Sindjufe-BA sinalizou ainda que, em meio ao avanço da inflação em todo o país, o retorno ao trabalho integralmente presencial implica em aumento de gastos por parte dos servidores, para transporte e alimentação fora de casa.

 

Por fim, a associação de trabalhadores afirmou que pedirá uma mesa de negociação com a presidência do TRT5, para tratar das condições de retorno ao trabalho presencial.


Fonte: BN - 17/12/2021 23h:45min

24 marcas de azeite são suspensas pelo governo após fiscalização


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) suspendeu a comercialização de 150 mil garrafas de azeite de 24 marcas diferentes devido a irregularidades como adulteração, contrabando e fraude, de acordo com a pasta.

Os produtos foram considerados impróprios para consumo pelo ministério e retirados das prateleiras de supermercados em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Ceará.

Segundo o Mapa, a fraude mais comum na fabricação do azeite é a realização de mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais que simulam o produto original. Além disso, também são encontrados casos em que o azeite de oliva refinado é comercializado como azeite extra virgem, considerado mais puro graças à menor acidez.

Segundo a fiscalização, foram encontradas três fábricas clandestinas que envasavam mistura de óleos vegetais de procedência desconhecida. O registro de uma fábrica no interior de São Paulo que teria adulterado seus produtos durante 2021 também foi suspenso.

Outras irregularidades encontradas nos produtos, segundo as autoridades, foram ausência de registro oficial e contrabando de produtos.

De acordo com o Mapa, o azeite é o segundo alimento mais fraudado do mundo, atrás do pescado, e a operação de fiscalização foi motivada pelo aumento do consumo durante as festas de final de ano.

A pasta divulgou recomendação para que os consumidores não comprem os azeites das marcas cuja comercialização foi suspensa e alertou que supermercados que expuserem os produtos para venda podem ser multados em até R$ 532 mil.

Foram suspensas as marcas:

Alcazar Alentejano Anna Barcelona Barcelona Vitrais Castelo dos Mouros Coroa Real Da Oliva Del Toro Do Chefe Épico Fazenda Herdade Figueira do Foz Ilha da Madeira Monsanto Monte Ruivo Porto Galo Porto Real Quinta da Beira Quinta da Regaleira Torre Galiza Tradição Tradição Brasileira Valle Viejo A reportagem ainda não conseguiu contato com as marcas.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recomenda, na hora de comprar azeite:

Desconfiar de preços muito abaixo da média do produto no mercado Conferir a lista de produtos irregulares já apreendidos, disponível no site do Ministério Atentar para a embalagem do azeite, que deve obrigatoriamente ser escura, para preservar as propriedades do óleo Dar preferência a produtos com data de envase mais recente.

Fonte: FOLHA S. PAULO - 17/12/2021

Em Salvador: MP-BA irá acompanhar investigações sobre morte de servidor do TCM

 

MP-BA instaura procedimento e irá acompanhar investigações sobre morte de servidor do TCM
Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou, nesta sexta-feira (17), que existe um procedimento instaurado de responsabilidade da promotora Isabel Adelaide,  do Núcleo do Júri para acompanhar o caso de da morte de Antônio José Trocoli da Silveira (relembre). 

 

Ainda de acordo com o MP-BA, na próxima segunda-feira (20), a promotora estará na corregedoria da Polícia Militar (PM) para acompanhamento do Inquérito Policial Militar (IPM). O servidor do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e empresário Antônio Jose Trocoli da Silveira, 56 anos, foi morto após sacar um simulacro de arma de fogo contra policiais, na noite de quarta-feira (15), na Avenida Garibaldi, em Salvador.

 

De acordo com a Polícia Militar, agentes da 41º CIPM foram acionados pelo Cicom, por volta das 22h10 para averiguar uma denúncia de um homem armado, a bordo de um veículo Ranger azul agredindo transeuntes em via pública na Praça Lord Cochrane.

 

Chegando ao local, a guarnição identificou um indivíduo que estava fora do veículo cujas características eram similares às que foram passadas pelo CICOM, e que estava visivelmente agitado. Segundo a PM, foi dada a voz de abordagem, o suspeito gritou que estava armado, e que não iria colocar as mãos sobre a cabeça para a realização da abordagem, momento em que sacou abruptamente uma arma, sendo necessário os militares efetuarem disparos de arma de fogo, o homem foi atingido e imediatamente socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde não resistiu aos ferimentos. A ocorrência foi registrada na corregedoria da PM.


Fonte: BN/reprodução - 17/122021

Bahia: Estado propõe reajuste de 4% para funcionalismo público Estadual

 

Rui encaminha projeto de lei com reajuste de 4% para funcionalismo público estadual
Foto: Manu Dias / GOVBA

O governador Rui Costa (PT) encaminhou nesta sexta-feira (17) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que define o reajuste geral de 4% para o funcionalismo público estadual para 2022, com efeito já a partir do mês de janeiro.

 

A proposta é de reajuste linear para todo o funcionalismo público, incluindo servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo estadual, além de reestruturações (com incrementos reais aos vencimentos/soldos) para servidores da Educação, Saúde, Segurança Pública e do grupo técnico administrativo. 

 

De acordo com o governo, os servidores estaduais terão ganhos salariais de até 22% em seus vencimentos. Além do reajuste linear de 4% destinado a todo o funcionalismo, a lei concederá um incremento de R$ 300 ao vencimento básico de servidores da Educação, Saúde e Segurança Pública a partir de abril do ano que vem. E de R$ 200 para aqueles que estão com vencimento básico abaixo do mínimo.   

 

"Trabalhamos com a premissa de assegurar ganhos maiores aos servidores com menores remunerações. Empreendemos esforços para melhorar os salários de forma responsável, mas sempre com atenção aos limites da capacidade financeira do estado", afirmou Rui.


Fonte:BN/REPRODUÇÃO 17/12/2021

No Recife: Ministro do Turismo é escrachado: “Papa-Figo! Fora, Bolsonaro”; veja vídeo

 

Gilson Machado é alvo de escracho no Recife (Reprodução)


O ministro do Turismo, Gilson Machado, teve uma recepção “calorosa” nesta sexta-feira (17) ao chegar para um evento no Recife (PE). O ministro sanfoneiro foi à capital pernambucana para participar da cerimônia de reconhecimento da Ciranda do Nordeste como patrimônio cultural do Brasil.

Ao ter seu nome anunciado por um locutor no microfone, Gilson Machado ouviu gritos de protestos de uma pequena plateia que estava no local.

“Via a Ciranda e fora, Bolsonaro”, disse o homem que filmava a cena. Outras pessoas, então, começaram a gritar “Fora, Bolsonaro” e proferir xingamentos, como “Papa-Figo“, que é uma lenda folclórica pernambucana de um homem com aparência tenebrosa que sairia pelas ruas com um saco preto roubando crianças.

O protesto ainda teve canto de “Olê, olê, olê, olá. Lula, Lula“, música histórica de apoio ao ex-presidente petista.

Assista

Fonte: Revista Fórum - 17/12/2021

UFRB seleciona professores formadores para atuarem em cursos de graduação EAD

UFRB seleciona professores formadores para atuarem em cursos de graduação EaD

Foto: Sede/Reprodução

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (Sead) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre edital de vagas remanescentes de professores formadores para atuarem temporariamente nos cursos de graduação Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

São disponibilizadas quatro vagas. Os candidatos convocados deverão ter disponibilidade de vinte horas semanais para desenvolver as atividades a distância e na sede da Superintendência Educação Aberta e a Distância da UFRB, Campus Cruz das Almas. O período de inscrição on-line para os interessados é de 18 a 30 de dezembro de 2021.

Poderão participar da seleção colaboradores com vínculo de trabalho de natureza profissional na rede privada de ensino ou rede de ensino pública federal ou estadual ou municipal, no Estado da Bahia.

As atividades dos profissionais selecionados estão previstas para iniciarem no mês de fevereiro de 2022.

Bolsas

Os candidatos selecionados receberão bolsas nos valores de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais); e R$ 1.100,00 (um mil e cem reais), dependendo da experiência do profissional.

Leia o Edital SEAD Nº 14/2021

Fonte: Acorda Cidade - 17/12/2021

Anvisa emite Nota em resposta ao presidente Bolsonaro: “Esta agência se encontra no alvo do ativismo político e violento”


                                               foto:reprodução

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta sexta-feira (5) uma nota em resposta às ameaças feitas pelo presidente Bolsonaro (PL) durante a sua live de que iria divulgar os nomes dos técnicos que votaram a favor da vacinação infantil contra a Covid.

“Em relação às declarações do Sr. Presidente da República durante “Live” em mídia social no dia 16 de dezembro de 2021 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária comunica: A Anvisa, órgão do Estado Brasileiro, vem a público informar que seu ambiente de trabalho é isento de pressões internas e avesso a pressões externas”.

Em seguida, a direção da Agência afirma que o seu trabalho “é pautado na ciência e oferece ao Ministério da Saúde, o Gestor do Plano Nacional de Imunização – PNI, opções seguras, eficazes e de qualidade”.

“Em outubro do corrente ano, após sofrer ameaças de morte e de toda a sorte de atos criminosos, por parte de agentes antivacina, no escopo da vacinação para crianças, esta Agência Nacional se encontra no foco e no alvo do ativismo político violento”, diz a nota da Anvisa.

Por fim, a Agência declara que “epudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão”.

Confira a nota na integra:

“Em relação às declarações do Sr. Presidente da República durante “Live” em mídia social no dia 16 de dezembro de 2021 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária comunica:

A Anvisa, órgão do Estado Brasileiro, vem a público informar que seu ambiente de trabalho é isento de pressões internas e avesso a pressões externas.

O serviço público aqui realizado, no que se refere à análise vacinal, é pautado na ciência e oferece ao Ministério da Saúde, o Gestor do Plano Nacional de Imunização – PNI, opções seguras, eficazes e de qualidade.

Em outubro do corrente ano, após sofrer ameaças de morte e de toda a sorte de atos criminosos, por parte de agentes antivacina, no escopo da vacinação para crianças, esta Agência Nacional se encontra no foco e no alvo do ativismo político violento.

A Anvisa é líder de transparência em atos administrativos e todas as suas resoluções estão direta ou indiretamente atreladas ao nome de todos os nossos servidores, de um modo ou de outro.

A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão”.

Fonte: Revista Fórum  c/adaptações- 17/12/2021 15h

Concurso: Petrobras abre 757 vagas de nível superior


A Petrobras abre, nesta sexta-feira (17), inscrições para concurso público com 757 vagas para profissionais com nível superior, além da formação de cadastro de reserva. Este é o primeiro processo seletivo da empresa em mais de 3 anos.

As inscrições podem ser feitas a partir das 10h desta sexta até o dia 5 de janeiro de 2022, pelo site da organizadora do concurso. As informações estão no edital 

https://www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_21_ns

Todas as vagas são para profissionais de nível superior júnior. A remuneração mínima inicial é de R$ 11.716,82

Serão aceitos profissionais com formação em:

Ciência de Dados, 

Análise de Sistemas (engenharia de software, infraestrutura e processos de negócio),

Engenharia Ambiental, 

Engenharia de Petróleo,

 Engenharia de Equipamentos (elétrica, eletrônica, inspeção, mecânica, terminais e dutos),

Engenharia de Processamento,

Engenharia Civil, 

Engenharia de Segurança de Processo, 

Engenharia de Segurança do Trabalho,

Engenharia Naval, Análise de Comércio e Suprimento,

 Análise de Transporte Marítimo, 

Geofísica (Física, Geologia),

 Geologia,

Economia e Administração.

Os convocados poderão trabalhar em qualquer área ou unidade, a depender da necessidade da Petrobras.

Haverá reserva de 8% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras (pretos e pardos), conforme estabelece a legislação.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 79,83.

Fonte: Alagoas24 17/12/2021

Vacina em crianças: 'Temos tranquilidade na decisão', diz gerente da Anvisa


 

O gerente da Anvisa afirmou em entrevista ao site UOL na manhã de hoje (17) que a decisão de vacinas da pfizer para a crianças de 5 a 11 anos foi estritamente técnica. 

Confira a entrevista no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=VBxAbF9R-UI&t=5s

Bolsonaro vai a posto médico do Planalto; motivo não foi informado

(Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro deu entrada no posto médico do Palácio do Planalto por volta das 9h desta sexta-feira. O governo, no entanto, ainda não informou sobre o estado de saúde do presidente - ou se ele será submetido a algum exame. 

Trata-se da terceira vez que Bolsonaro vai ao posto médico do Planalto no intervalo de duas semanas. A Secretaria Especial de Comunicação (Secom) não esclareceu o motivo em nenhuma das ocasiões. Informações do Correio da Bahia em 17/12/2021.

Bolsonaro reclama de incômodo da cúpula da PF com operação contra Ciro Gomes

Foto colorida. Bolsonaro com a logo da Policia Federal ao fundoMarcos Corrêa/PR

Segundo apurou a coluna, Bolsonaro reclamou que a percepção da PF propagada na imprensa reforçaria a tesa de defesa de Ciro, de que a operação foi orquestrada pelo governo para atingir o presidenciável do PDT eleitoralmente.

A reclamação foi feita pelo presidente a auxiliares, que fizeram ela chegar até a atual cúpula da Política Federal. Na manhã dessa quinta-feira (16/12), o presidente participou de um evento da corporação em Brasília.

“Operação lavajatista”


Segundo noticiou a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, a operação provocou incômodo na direção da PF, que chegou a vetar pedido de delegados do Ceará para fazer uma entrevista à imprensa sobre o fato.

A crítica foi principalmente ao modelo da operação, classificada pela cúpula da corporação como “lavajatista”, por ter se baseado em inquérito de 2017 aberto com base em delações premiadas.

Fonte: Igor Gardelha/Metrópoles - 17/12/2021

Supermercados europeus boicotam carne brasileira após denúncia

Boicote também diz respeito a produtos ligados à empresa JBS© Ansa Brasil Boicote também diz respeito a produtos ligados à empresa JBS


(ANSA) - Pelo menos cinco redes europeias de supermercados e uma fabricante de alimentos anunciaram na última quarta-feira (15) que não vão mais vender carne bovina proveniente do Brasil ou produtos ligados à empresa brasileira JBS.

O boicote foi comunicado por causa das recentes denúncias de destruição da Floresta Amazônica e será realizado por seis redes: grupos holandeses Ahold Delhaize (das marcas Delhaize e Albert Heijn) e Lidl Netherlands (que pertence ao grupo alemão Lidl), as redes belga Carrefour Belgium (subsidiária do grupo francês de mesmo nome), francesa Auchan e as britânicas Sainsbury's e Princes Group.

Com a decisão, a Lidl não venderá mais carne com origem na América do Sul a partir do próximo ano, enquanto a Albert Heijn, maior rede de supermercados da Holanda, não comercializará a carne brasileira.

Por sua vez, Delhaize e Carrefour Belgium não vão mais vender salgadinhos de charque e outros produtos da marca Jack Link's, associada à JBS.

Já Sainsbury's disse que pretende eliminar a carne do país da sua marca própria de corned-beef, mas acrescentou que 90% do produto já vem do Reino Unido e da Irlanda.

O boicote foi anunciado após a publicação de uma investigação conduzida pela ONG brasileira "Repórter Brasil", fundada por jornalistas, em colaboração com a Mighty Earth.

O inquérito acusa a JBS, Marfring e Minerva de adquirir reses criadas em áreas desmatadas, dentro de um esquema conhecido como "lavagem de gado". Segundo a ONG, alguns produtos obtidos graças ao desmatamento estão em supermercados europeus em forma de charque, 'corned beef' (um tipo de carne em conserva) ou carne fresca.

"Esses não são compromissos vagos ou anúncios bonitinhos que ficam bem em comunicados de imprensa, mas uma série de ações comerciais concretas adotadas por algumas das maiores redes de supermercado da Europa para parar de comprar e vender carne bovina de uma empresa e de um país que fizeram muitas promessas, mas apresentaram poucos resultados", disse o diretor para a Europa da Mighty Earth, Nico Muzi. (ANSA).

Fonte: ANSA Brasil 17/12/2021

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

PF diz que presidente Bolsonaro teve atuação relevante para desinformar sobre urnas eletrônicas

 

Em relatório para o STF, delegada cita live e sugere que o presidente seja investigadoJair Bolsonaro em live (Reprodução)

Relatório da Polícia Federal (PF) afirma que a live promovida pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 29 de julho sobre urnas eletrônicas foi realizada com o claro objetivo de desinformar sobre o sistema eleitoral.

“A live presidencial foi realizada com o nítido propósito de desinformar e de levar parcelas da população a erro quanto à lisura do sistema de votação, questionando a correção dos atos dos agentes públicos envolvidos no processo eleitoral, ao mesmo tempo em que, ao promover a desinformação, alimenta teorias que promovem fortalecimento dos laços que unem seguidores de determinada ideologia dita conservadora“, diz documento elaborado pela delegada Denisse Ribeiro.

A oficial é a responsável pela condução do inquérito das milícias digitais, aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Ribeiro, Bolsonaro atuou de forma “direta e relevante” na produção de desinformação sobre o sistema eleitoral e aderiu “a um padrão de atuação já empregado por integrantes de governos de outros países”. ​

“A chamada live presidencial foi um evento previamente estruturado com o escopo de defender uma teoria conspiratória que os participantes já sabiam inconsistente”, aponta​ ainda em documento que foi enviado a Moraes.

No dia 29 de julho, Bolsonaro havia prometido mostrar “provas” de suposta fraude eleitoral que teria ocorrido nas eleições de 2018 e 2014, mas acabou admitindo que não as tinha. O mandatário usou o tempo para mostrar vídeos desconexos, fazer campanha eleitoral antecipada para 2022 em TV pública, e insinuações contra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)Luís Roberto Barroso.

Esse episódio acirrou a relação com o Poder Judiciário e provocou reação no TSE. O tribunal determinou a abertura de um inquérito contra Bolsonaro e acionou o STF para que a live fosse incluída nas investigações que estavam sob tutela de Alexandre de Moraes.

Ao atender o TSE, Moraes apontou que Bolsonaro pode ter cometido 11 crimes com seus ataques ao sistema eleitoral. São eles: calúnia, difamação, injúria, incitação ao crime, apologia ao crime, associação criminosa, denunciação caluniosa, tentar mudar a ordem com emprego da violência ou grave ameaça, fazer propaganda de processos ilegais, incitar a subversão da ordem política ou social e, finalmente, atribuir a alguém a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente com finalidade eleitoral.

​Fonte: Revista Fórum - 16/12/2021 22h:55

DF: André Mendonça toma posse e STF volta a ter composição completa

 

Posse André Mendonça como ministro do STF 2Fellipe Sampaio/SCO/STF

O segundo indicado do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, tomou posse, na tarde desta quinta-feira (16/12), como novo ministro da Corte.

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro substitui o ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou de forma compulsória em julho deste ano. Desde a saída de Mello, o Supremo vinha trabalhando com apenas 10 magistrados. Agora, volta a ter a composição completa.

Mendonça pode ficar no STF até dezembro de 2047.

A cerimônia de posse, que ocorreu na sede do Supremo, em Brasília, e durou 15 minutos, foi restrita e exigiu a apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 ou comprovante de exame RT-PCR negativo feito até 72 horas antes do evento.

Durante a cerimônia, o presidente do STF, Luiz Fux, disse que o evento de posse da Corte “é simples e não comporta discursos”. Ele cumprimentou as autoridades presentes e deu boas-vindas a André Mendonça.

Documentação em dia

André Mendonça chegou à Corte acompanhado da esposa e dos dois filhos. O presidente Jair Bolsonaro entrou com a mulher, Michelle Bolsonaro. Ambos apresentaram com antecedência os documentos exigidos em decorrência da pandemia de Covid-19 – comprovante de vacinação ou teste RT-PCR.

Ao todo, 59 convidados, com documentação em dia, confirmaram presença e participaram da cerimônia. O plenário tem capacidade para 250 pessoas e a determinação de reduzir os presentes foi para manter o distanciamento.

“Terrivelmente evangélico”

Indicado em 13 de julho pelo presidente Bolsonaro, que queria um ministro “terrivelmente evangélico“, André Mendonça passou por sabatina no Senado e foi aprovado pelos parlamentares com 47 votos favoráveis e 32 contrários no início de dezembro.

A afirmação do chefe do Executivo federal a respeito da religião do ministro provocou especulações sobre a atuação de Mendonça após ocupar cadeira na Corte. Ao assumir a função, Mendonça será o responsável pela relatoria de 967 ações, que antes estavam sob o guarda-chuva de seu antecessor, ministro Marco Aurélio de Mello, que se aposentou em julho.

Apesar de o presidente apontar o ex-AGU como “terrivelmente evangélico”, advogados que acompanham o Supremo acreditam na atuação de um ministro que baseará suas decisões na Constituição Federal. A carreira do ex-chefe da Justiça e ex-advogado-geral da União conta para as opiniões.

Sócio-fundador do Callegari Advogados e professor de direito penal econômico no Instituto Brasiliense de Direito Público de Brasília (IDP), André Luís Callegari pontua que a expectativa é de que Mendonça seja um bom ministro e cumpra a Constituição Federal.

“Não precisamos mais do que isso. Embora toda a chegada de um novo ministro gere uma certa apreensão, acredito que André Mendonça pautará sua chegada nesse alicerce”, afirmou ao Metrópoles.

Sócio da Covac Sociedade de Advogados e doutor em direito e religião, João Paulo Echeverria não acredita na concretização do conservadorismo nas decisões de Mendonça.

“O ministro André Mendonça é fruto das circunstâncias. Ele carregará suas vivências e convicções em relação à realidade que vive. Acredito que as pautas sociais a serem votadas serão valorizadas a partir do princípio da fraternidade e do humanismo”, disse.

Para o doutorando em direito pela USP, sócio da LACLAW, ex-visiting fellow do Department of History (Harvard University) e do Afro Latin-American Research Institute (Hutchins Center, Universidade de Harvard), Paulo Henrique Rodrigues, uma coisa é o André Mendonça da AGU e outra é ele ministro.

“É uma posição absolutamente única e estável que reveste o dono da cadeira de um poder e autoridade que ele jamais teve ou terá”, frisou.

Para o especialista, em relação à agenda governamental, o STF tem sido uma espécie de muro de contenção do Planalto (bem mais do que o Parlamento). “Sendo assim, junto de Nunes Marques, André Mendonça ganha uma importância, pois pode ser voz dissonante ali, permitindo que o governo tenha mais força nos debates judiciais, ao contrário do que tem ocorrido com seguidas derrotas”, ressaltou.

Fonte:Metropoles - 16/12/2021 22h

Covid-19: “Pedi nomes das pessoas que aprovaram vacinação de criança”, diz Bolsonaro

"Eu pedi extraoficialmente. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas", disse Bolsonaro em live - Reprodução/Facebook
"Eu pedi extraoficialmente. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas", disse Bolsonaro em liveImagem: Reprodução/Facebook

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (16/12) que não interfere na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas que pediu, extraoficialmente, o nome de quem aprovou, mais cedo, a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A liberação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

“A Anvisa não está subordinada a mim – deixar bem claro isso. Não interfiro lá. Eu pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento de quem são essas pessoas e, obviamente, formem o seu juízo. […] Você tem o direito de saber o nome das pessoas que aprovaram a vacinação a partir de 5 anos para o seu filho”, disse o presidente durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

Bolsonaro, que tem uma filha de 11 anos com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, disse que ainda vai estudar a nova orientação da Anvisa e ver “qual decisão tomar”.

Início da imunização

Apesar da autorização da Anvisa para uso do imunizante Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, divulgada nesta quinta-feira (16/12), ainda não há expectativa para o início da imunização desse público no Brasil. Cabe ao Ministério da Saúde adquirir doses para essa população e incluí-la no Programa Nacional de Imunização contra a Covid.

Em nota divulgada à imprensa nesta semana, a Pfizer afirmou que o contrato mais recente firmado com o governo federal, para compra de 100 milhões de doses em 2022, permite a modificação das vacinas para diferentes faixas etárias.

Fonte: Metropoles - 16/12/2021