• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de outubro de 2020

Salvador: Helicóptero da PM auxilia em resgate de lancha à deriva; veja vídeo

 

    FOTO:REPRODUÇÃO

O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar auxiliou, no início da tarde deste sábado (3), no resgate de uma lancha, com cinco ocupantes, que ficou à deriva na Baía de Todos os Santos, em Salvador. Após localizar a embarcação, os PMs sinalizaram para a Capitania dos Portos, que procedeu no rebocamento da embarcação.

Um dos ocupantes da lancha, identificado como Leonardo, informou que houve um princípio de incêndio no motor, ficando a embarcação à deriva, sob risco de naufrágio. Após o chamado, o helicóptero Guardião 02 decolou e, cinco minutos após a decolagem, localizou a embarcação, indicando a localização à Capitania.

"Os militares foram acionados, através da sua Central de Operações, e iniciaram as varreduras. Entre o Corredor da Vitória e a Penha, a lancha foi encontrada", informa nota da SSP, confirmando a possibilidade de naufrágio, caso o resgate não tivesse sido célere o suficiente. O reboque por uma embarcação da Capitania foi realizado até a Marina da Penha, na Cidade Baixa.

Helicóptero da PM auxilia no resgate de lancha à deriva em Salvador

Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

"Assim que o helicóptero chegou no local, foi feito contato com os ocupantes da lancha, para tranquilizá-los. Permanecemos até a chegada da Capitania dos Portos e acompanhamos o reboque até a Marina da Penha", contou o comandante do Graer, coronel Renato Lima.

Confira momentos da operação de resgate no vídeo abaixo.




fonte:Correio da Bahia - 03/10/2020 22h:15min.

Baiana Luciana Berry transforma picolé Capelinha e abará em alta gastronomia e vence Top Chef

 

Baiana, Luciana transforma picolé Capelinha e abará em alta gastronomia e vence Top Chef
Foto: TV Record

Depois de garantir a primeira vaga na final, ao lado de César e Lara, a chef baiana Luciana Berry venceu o reality gastronômico, na noite desta sexta-feira (3). Classificada pelos jurados Felipe Bronze, Ailin Aleixo e Emmanuel Bassoleil como uma cozinheira cheia de técnica, amplo repertório e foco, ela, que vive há mais de 15 anos em Londres (clique aqui e aqui e saiba mais sobre ela), se destacou dos outros concorrentes com um “Menu da Vida” repleto de referências à Bahia e memórias afetivas. 

 

“É tão bonito te ver trabalhar, te ver cozinhar. Mulher de temperamento e presença muito forte, que fala o que pensa. Você fala na raça aqui na cozinha, mas também na casa. E a coisa gostosa é a mistura do seu sotaque baiano com inglês. Você traduziu em todos os pratos que você apresentou em toda essa temporada em coisas maravilhosas. Você tem um repertório internacional muito vasto, mas você nunca esqueceu de colocar o seu tom brasileiro nas receitas. Sua ousadia trouxe pratos impecáveis e emocionantes que fizeram até Ailin chorar, e não é fácil, é jogo duro pra ela chorar comendo o prato de alguém assim. E isso faz perceber o quanto você é exigente consigo mesma, mas com cobrança na medida certo. Essas cobranças te impulsionaram e te fizeram atingir o padrão de excelência pra chegar até aqui. Eu vou te dizer só: parabéns, Lu, merci!”, discursou o chef francês Emmanuel Bassoleil, sobre a concorrente baiana, antes de anunciar sua vitória. 

 

Além do profissionalismo e de explorar suas raízes, ela lançou de mão de muita ousadia para surpreender os avaliadores e garantir o troféu e o prêmio de R$ 300 mil, com o menu que chamou de “O Brasil Pelos Meus Olhos”. De entrada, Luciana apresentou um “simples” pãozinho de queijo, prato que costuma agradar ao filho de 9 anos, Rafael. O quitute, assim como o carpaccio de chuchu com azeite trufado e trufas negras, surpreendeu os jurados e agradou em cheio. “O segundo prato foi o chuchu, porque eu gosto de pegar essas coisas bem simples, como falei. Como eu falei, eu peguei o chuchu, coloquei uma maquiagem cara e levei pra balada! Eu acho importante a gente, chefs, mostrar o valor dos nossos ingredientes e tentar fazer isso em alta gastronomia. Porque é fácil fazer comida gostosa com ingredientes caros, mas nem todo mundo tem ingrediente caro em casa, então é muito mais democrático, muito mais bonito mostrar esse Brasil”, avalia a baiana, que teve na mãe, a quem chama de “melhor cozinheira do universo” como grande exemplo. 

 

Completando o menu, Luciana Berry  imprimiu sua assinatura em um ballotine de abará com vatapá caranguejo e vinagrete, lamentando a ausência da folha de bananeira para respeitar as tradições. “Eu sou louca por abará e sempre falo que a dúvida maior do baiano é comer abará ou acarajé. Eu falei: 'gente, mas ninguém conhece muito o abará e é uma delícia', então decidi botar o abará pra ficar famoso!”, lembra. “Eu fiz um ballotine de abará, eu falei falei pra eles que geralmente a gente cozinha com a folha de bananeira, só que lá não tinha, então eu falei: 'quer saber de uma? Eu vou fazer um ballotine, porque eu preferi ousar e fazer, do que  não mostrar a Bahia”, acrescenta a chef, que ainda brincou sobre como a “gourmetizada” seria recebida em sua terra natal. “Não sei se mostrou nessa hora, mas eu falei: 'gente, eu vou fazer um ballotine de abará e não sei nem se eu volto mais pra Bahia ou se o povo vai me querer' (risos)”, provocou.

 


Ballotine de abará surpreendeu os jurados | Foto: TV Record

 


Ainda lembrando de suas origens, Luciana fez também uma moqueca de carne seca com camarão e arroz, inspirada no avô. “Ele levava a boiada de Conquista a Salvador, ficava semanas na estrada e só comia carne seca. E quando ele chegava em Salvador ele queria logo uma moqueca, então eu fiz 'Quando o Sertão Encontra o Mar'. Eu fiz em homenagem ao meu avô, porque ele amava esse prato”, conta a soteropolitana que cresceu em Vitória da Conquista e vive há mais de 15 anos em Londres, no Reino Unido.

 

Para finalizar, do jeito que baiano gosta, ela buscou referência em uma memória de infância: o picolé Capelinha, que virou bolo de amendoim com sorvete de coco e maracujá. “Eu falei na hora picolé no isopor, porque não podia falar marca, mas era o picolé Capelinha, que eu amo!”, conta Luciana, sobre a explicação que deu no programa, omitindo a marca tão conhecida em Salvador. Para a sobremesa, ela lembrou o dia em que acabou tendo sua grande epifania, na Praia da Terceira Ponte, quando driblou a supervisão da mãe, que orientava as filhas a tomar picolé apenas de fruta. “Eu amo picolé de amendoim, mas ela não deixava a gente comer muito porque na praia é muito quente, então ela falava 'coma só fruta'. Mas teve um dia que eu peguei um de amendoim escondido e minha irmã pegou o de côco. Eu fui comer o meu e achei salgado, ai o vendedor disse que a mãe dele que fez e deve ter comprado o amendoim salgado pra fazer o picolé. Mas eu adorei o picolé salgado, comi todo, mas lembro que falei 'oh, Lena [sua irmã], me dê um pedaço do seu aí de côco'. E na hora que eu provei aquilo fez sentido pra mim”, lembra. 

 


A sobremesa foi inspirada no velho picolé Capelinha e de uma epifania da infância | Foto: TV Record

 

Veja o anúncio da vitória de Luciana:






FONTE:BAHIA NOTÍCiAS/REPRODUÇÃO 03/10/2020 18h:08min

EUA: Trump recebeu oxigênio na sexta antes de ser internado, diz NYT

 

Trump recebeu oxigênio na sexta antes de ser internado, diz NYT
Foto: Aubrey Gemignani

O presidente americano, Donald Trump, recebeu oxigênio suplementar na sexta-feira (3) na Casa Branca após enfrentar complicações causadas pelo coronavírus.

A informação foi divulgada neste sábado (3) pelo jornal The New York Times, que afirmou ainda que a situação dos sinais vitais do republicano são preocupantes. Os médicos teriam decidido internar Trump em um hospital militar exatamente após ele ter recebido o oxigênio.

De acordo com a publicação, o presidente americano não está fora de perigo. As informações divulgadas pelo New York Times traçam um cenário bem diferente do indicado pelo médico da Casa Branca, Sean Conley.

Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, Conley se mostrou otimista e disse que Trump está "muito bem". Ele afirmou ainda que o presidente não está recebendo oxigênio suplementar neste sábado, mas não quis comentar se ele não recebeu em outro momento do tratamento. Informações da Folhapress

Jequié: Uma pessoa morre carbonizada após acidente entre carretas e carro de passeio na BR-116

A manhã do sábado (3) tem sido com tragédia na Rodovia Santos Dumont, no trecho do Centro Sul Baiano. Logo cedo aconteceu uma batida entre carretas e depois foram dois carros de passeio que explodiram. Uma pessoa teria sido morta carbonizada.

Vídeos que o BLOG DO ANDERSON compartilhou imagens de chamas que destruíram uma cegonha carregada de veículos.

O 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Via-Bahia, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a Polícia Rodoviária Federal registram a ocorrência. Os dois sentidos da BR-116 permaneciam interditados até o fechamento dessa reportagem, exatamente às 13h46min.


fonte:Blog do Anderson  - 03/10/2020

Bahia: O que pode e o que não pode nas eleições de 2020, segundo o TRE

 

     imagem:TSE /reprodução

Comícios com distanciamento mínimo entre as pessoas, que deverão usar máscaras, e a proibição de panfletagem de materiais impressos foram algumas das mudanças anunciadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE), nessa sexta-feira (2), durante uma webconferência sobre o que pode e o que não pode ser feito no processo eleitoral de 2020 na Bahia. O evento, que contou com a presença virtual dos partidos, coligações e imprensa, foi promovido para apresentar regras de campanha que, em 2020, foram adaptadas às necessidades sanitárias do estado por conta da pandemia de covid-19.

Entre as iniciativas descartadas estão os comícios sem aplicação do distanciamento de 1,5 metro e a distribuição de folhetos ou qualquer material impresso. Entre o que ainda vai ser permitido é o uso de mesas para distribuição de material de campanha fora de carreatas, passeatas e comícios e a utilização de carros de som, que só deve acontecer nas carreatas. Confira os detalhes:

O que pode:

- Carreatas, passeatas e comícios com distanciamento mínimo entre a população, o uso de máscara de todos, proibição de bebedouros e não distribuição de material impresso
- O uso das bandeiras com tamanho máximo de quatro metros quadrados nas vias públicas 
- Mesa para distribuição de material de campanha
- Apoio à candidatos em faixada de comitês
- Carro de som somente em carreatas
- Propaganda no rádio e televisão no horário eleitoral gratuito 

O que não pode:

- Material impresso
- Balões
- Bonecos de postos não estão autorizados
- Cavalete de campanhas
- Propaganda em ônibus, táxi ou uber
- Propaganda em bem de uso comum
- Propaganda em muro, árvore e jardim 
- Propaganda em Igreja
- Derrame de santinhos
- Apoio à candidatos na faixada da sede de partidos
- Fazer campanha para prefeito sem o destaque para nome do vice
- Outdoor, que não pode desde 2006.

fonte:Correio da Bahia c/adaptações 03/10/2020

PF avança sobre auxiliares diretos de Bolsonaro no inquérito

                                                 foto:reprodução


A Polícia Federal avança sobre mais um nome de auxiliares do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na investigação dos atos antidemocráticos. Trata-se de Max Guilherme Machado de Moura, ex-policial do Bope do Rio de Janeiro, atualmente assessor especial no gabinete pessoal do presidente.


A PF apura a ligação do PM com perfis nas redes socais que estimularam as manifestações contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso.

É o quinto nome na assessoria do presidente a figurar no inquérito e a motivar perguntas da PF nos interrogatórios.

Os demais foram os assessores especiais Tércio Tomaz Arnaud, José Matheus Sales Gomes e Mateus Matos Diniz, apontados como integrantes do chamado "gabinete do ódio", além do tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro.

Iniciado a partir de um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) e por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o inquérito busca elucidar a ligação de apoiadores do presidente com as manifestações que pediam fechamento da corte e do Congresso.

A PF tem feito progressos na coleta de informações sobre a organização e o patrocínio desses atos, ocorridos seja em ambiente virtual, seja nas ruas do país --um deles, no mês de abril em Brasília, em frente ao QG do Exército, contou com a presença de Bolsonaro.

Evidenciada pelos interrogatórios das últimas semanas, uma das linhas de apuração é tentar esclarecer o envolvimento de assessores diretos do presidente.

O nome de Max Guilherme foi mencionado pela delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro, encarregada do inquérito, nos interrogatórios do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), de Tércio e de José Matheus, nos dias 10 e 11 do mês passado.

Os três foram questionados sobre a relação que mantêm com Max Guilherme.

Filho do presidente, Carlos respondeu que o "conhece, uma vez que o mesmo trabalha com o presidente de República, [mas] que não tem relação profissional com Max".

José Matheus também disse conhecer "Max, da assessoria do presidente, mantendo apenas uma relação profissional com ele".

Além de perguntar se conhece Max, a delegada quis saber de Tércio se "criou alguma página ou publicou algum conteúdo para Max".

Tércio respondeu que "conhece Max, uma vez que ele trabalha na assessoria pessoal do presidente da República", mas que não se recorda de ter criado alguma página ou publicado conteúdo em redes sociais.

"Max aparentemente não tem domínio das redes sociais e acredita que ele tenha redes sociais de uso pessoal", consta do depoimento de Tércio.

Sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro e ex-integrante do Bope, Max Guilherme foi designado para atuar na segurança de Bolsonaro em novembro de 2018, ainda durante o governo de transição do então presidente eleito. Após a posse, ele passou a integrar o gabinete pessoal do presidente.

Ele acompanha Bolsonaro em compromissos oficiais. Na semana passada, esteve com o presidente em Mato Grosso e no Rio de Janeiro, de acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto.

Recentemente, Bolsonaro o admitiu no quadro suplementar de agraciados da Ordem do Mérito da Defesa.

No ano passado, um número atribuído ao nome do sargento da PM foi identificado pelo Ministério Público em uma lista de contatos de Márcia Aguiar, esposa de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Queiroz é apontado como o operador do esquema da "rachadinha" no gabinete do filho do presidente na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Por meio da assessoria de imprensa da Presidência, a reportagem enviou perguntas a Max Guilherme, mas não houve respostas até a publicação deste texto.

A PF apura crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, de 1983, entre eles "fazer, em público, propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social" ou "incitar à subversão da ordem política ou social ou à animosidade entre as Forças Armadas ou entre estas e as classes sociais ou as instituições". As penas podem chegar a 4 anos de prisão.

No mês passado, a Folha de S.Paulo antecipou detalhes do depoimento de Carlos Bolsonaro, prestado uma semana antes no Rio de Janeiro.

O filho 02 do presidente disse que não é "covarde ou canalha a ponto de utilizar robôs e omitir essa informação".

O vereador admitiu relação com contas pessoais de Bolsonaro nas redes sociais. Ele disse ainda que não participa da política de comunicação do governo.

O "gabinete do ódio", tutelado por Carlos, é responsável por parte da estratégia digital bolsonarista. A existência do grupo foi revelada pela Folha de S.Paulo em setembro de 2019.

A polícia tenta desvendar se há participação do "gabinete do ódio" na produção e disseminação de material para turbinar as manifestações em Brasília.

Dois dos assessores especiais da Presidência apontados como integrantes do "gabinete do ódio" reforçaram a existência do vínculo.

Tércio Arnaud e José Matheus disseram à delegada que horas antes de prestarem depoimento se reuniram com o vereador, conforme também mostrou a Folha de S.Paulo. Na véspera, Carlos havia sido interrogado.

Carlos e os dois auxiliares de Bolsonaro no Planalto rechaçaram a existência do grupo e negaram qualquer envolvimento com os atos antidemocráticos.

Na linha de tentar esclarecer o envolvimento de auxiliares do presidente no caso, a PF também intimou o tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro.

Cid foi questionado sobre a comunicação eventualmente mantida com blogueiros apoiadores do chefe do Executivo.

Ele disse que na maior parte o trabalho envolve solicitações de intermediação de contato vindas de congressistas e ministros, mas também de pedidos de apoiadores em geral.

A PF questionou se ele faz relatório desses contatos. Cid afirmou que "em razão da dinâmica do dia a dia e da grande quantidade de demanda de mensagens não é viável a confecção de relatório ou documento similar".

Em uma dessas comunicações, Allan dos Santos, responsável pelo site Terça Livre, defendeu a necessidade de uma intervenção militar. Inforamações da Folhapress de 03/10/2020

EUA: 'Próximas 48 horas serão críticas para Trump', diz CNN

 



O plantão da CNN brasileira afirmou agora há pouco que segundo fontes da CNN Internacional e  americana, as ' próximas 48 horas serão críticas para o presidente Donald Trump', que está internado no hospital militar Walter Reed na capital americana.

O boletim da equipe médica divulgada no inicio desta tarde foi considerado pela imprensa muito vago.

Bolsonaro fica irritado com críticas à indicação de Kassio Marques ao STF



                                  foto:reprodução

O presidente Jair Bolsonaro mostrou-se irritado com as críticas à indicação do desembargador Kassio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), a ser aberta, neste mês, com a aposentadoria do ministro Celso de Mello. A apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada, reclamou dos ataques que vem sofrendo pela escolha. “Ou confia em mim, ou não confia”, disparou.

O chefe do Executivo mirou, principalmente, as manifestações do pastor Silas Malafaia, que vem tecendo críticas, pelas redes sociais, a ele e à indicação que fez. Para o comandante do Planalto, Marques está sendo vítima de “covardia”.

“Lamento muito. Uma autoridade lá, no Rio, alguém que eu prezava muito, está me criticando muito, com videozinhos, e me xingando de tudo quanto é coisa porque eu escolhi (Marques) para ir para o Supremo”, frisou. “E está mantido, a não ser que haja um fato novo, gravíssimo, contra ele. E, pelo que tudo indica, não tem. Ele vai para o Supremo. Agora, é uma covardia o que estão fazendo com ele.”

Malafaia vem divulgando, em suas redes sociais, que é “uma vergonha e decepção geral” a primeira indicação de Bolsonaro para a vaga no STF. O religioso disse, ainda, que o escolhido foi nomeado pela então presidente Dilma Rousseff para desembargador do TRF-1 e que teria “posições socialistas”. O chefe do Executivo, porém, ressaltou que a indicação ao cargo cabe unicamente a ele e classificou a escolha como “crucial” para o governo.

“Essa infâmia que essa autoridade lá no Rio está fazendo contra o Kassio é uma covardia. Até porque, ele está fazendo porque queria que eu colocasse um indicado por ele. Com todo respeito, o presidente sou eu. Eu não tenho cabeça dura, não. Eu volto atrás em decisões minhas, mas essa decisão é crucial para mim”, justificou.

Bolsonaro aproveitou para alfinetar Sergio Moro, ex-ministro da Justiça que se tornou desafeto do governo. “Que tal eu indicar o Sergio Moro para o Supremo? Se ele não tivesse pedido demissão, e estivesse comigo até hoje, vários de vocês estariam falando: ‘Ou é o Sergio Moro para o Supremo ou não tem reeleição em 2022’. É ou não é? Ou vocês confiam em mim, ou não confiam”.

Defesa

Como fez na live de quinta-feira, Bolsonaro defendeu Marques das críticas por ter liberado, em maio de 2019, a compra de lagosta e vinho para eventos do STF, que havia sido impedida por uma juíza federal. De acordo com o presidente, isso não tira as qualificações do desembargador.

Ele admitiu estar aborrecido com as “calúnias” que tem ouvido contra Marques. “Quer me criticar? Critique, sem problema nenhum, agora, ir para a calúnia, igual esse cara (Malafaia) do Rio está fazendo covardemente, caluniando o cara...”, disse, irritado, acrescentando estar surpreso com a atitude do religioso. Embora não o tenha citado diretamente, disse que “o que mais dói” é que os ataques venham de “uma autoridade que diz que tem Deus no coração”.

O episódio sobre o terrorista Cesare Battisti também foi citado por Bolsonaro. Na época, Marques votou contra a deportação dele, pedida pelo governo italiano. “Culpar o desembargador pelo Battisti ter ficado no Brasil… É um covarde o cara que faz uma acusação dessas. Estou chateado, sim”, admitiu.

A indicação do desembargador foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, com o encaminhamento para sabatina no Senado. Na mesma edição, o presidente concedeu a aposentadoria a Celso de Mello, a partir do próximo dia 13. O fato de Bolsonaro ter indicado o substituto de Celso de Mello antes de o decano deixar o STF também foi visto como uma deselegância.

 

Sabatina no Senado terá de esperar

 (crédito:                 Ramon Pereira/Ascom-TRF1                    )
crédito: Ramon Pereira/Ascom-TRF1

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), avisou, ontem, que a sabatina do desembargador Kassio Nunes Marques, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), não ocorrerá antes de 13 de outubro, quando o ministro Celso de Mello se aposenta. A medida, segundo ela, é uma forma de “respeito” ao decano da Corte.

A indicação de Marques pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. O escolhido ainda precisa ser sabatinado na CCJ e ser aprovado pelos senadores na comissão e depois no plenário.

A votação deve ser secreta e com a presença dos senadores em Brasília — desde o início da pandemia da covid-19, a Casa tem feito sessões virtuais. Para ter a indicação ao Supremo confirmada, Marques precisa do aval de 41 dos 81 parlamentares.

A tramitação da indicação depende de um ato da Mesa Diretora da Casa. Na prática, caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), dar início à apreciação. “Vamos aguardar o despacho da Mesa Diretora e, em função da pandemia, a data dependerá de acordo com os líderes partidários, por se tratar de votação secreta e presencial”, afirmou a presidente da CCJ, em nota.

A escolha de Marques agradou a uma ala do Supremo e a políticos do Centrão, que querem enfraquecer a Lava-Jato, mas foi alvo de críticas por militantes bolsonaristas.

Dossiê

Senadores lavajatistas preparam um dossiê para levantar o histórico do desembargador, seus posicionamentos sobre temas polêmicos e envolvimento com investigados.

Os parlamentares querem saber, por exemplo, se o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) pode ser favorecido pelo candidato a ministro no STF. O filho mais velho do presidente é investigado pela prática da rachadinha no período em que foi deputado estadual no Rio de Janeiro. O caso é julgado no Tribunal de Justiça fluminense, mas há um recurso do Ministério Público que discute o foro do senador em análise pela Corte.

fonte:Correio Braziliense - 03/10/2020 14h:38min.


Mercado: Itaú Unibanco deve escolher novo presidente nas próximas semanas

Em dois meses, o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, completa 62 anos. É a idade-limite do estatuto para que um executivo permaneça à frente do maior banco privado do País. Até lá, os controladores da instituição financeira – Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, que dividem a presidência do conselho de administração – devem se debruçar sobre a escolha de um novo nome, que deverá ser anunciado até novembro. Bracher deverá passar o bastão ao sucessor em fevereiro, após um período de gestão conjunta, apurou o Estadão/Broadcast.

Como já indicou o próprio Bracher, seu sucessor deve vir do comitê executivo do banco. No grupo estão Caio David, diretor-geral de atacado; Marcio Schettini, diretor-geral de varejo; André Sapoznik, vice de tecnologia; e Milton Maluhy, vice-presidente de finanças. Os candidatos terão de passar pelo escrutínio do Comitê de Nomeação e Governança Corporativa.

Objetivo de Bracher é deixar banco junto com o anúncio dos resultados de 2020.
© Valeria Gonçalvez/Estadão Objetivo de Bracher é deixar banco junto com o anúncio dos resultados de 2020.

Todos os candidatos ao cargo têm pontos fortes e, por isso, o mercado ainda evita fazer apostas. Ao contrário do atual presidente do Itaú, que só pôde ficar quatro anos à frente do banco, os candidatos são mais jovens. Schettini é o mais velho, com 56 anos, enquanto Maluhy é o mais jovem, aos 44 anos.

No cargo há quatro anos, Bracher substituiu Roberto Setubal. O executivo acompanhou Setubal em seu dia a dia por seis meses, como um “CEO aprendiz”. Foi assim que ele mesmo se intitulou, até assumir o cargo de fato, em abril de 2017. Dessa vez, a transição será mais curta e deverá ter três meses, disse uma fonte. A pedido do atual CEO, a troca acontecerá logo após a divulgação dos resultados de 2020, em meados de fevereiro.

O novo líder terá o desafio de gerir um banco que precisa aprofundar a transição digital – um desafio que deixará de ser transitório e passará a ser permanente, de acordo com fontes do mercado financeiro. Ao contrário do Bradesco, que criou um banco digital separado, a escolha do Itaú foi a de trazer as inovações para a marca Itaú.

Responsável pela área de renda variável da Eleven Financial, Carlos Daltozo diz que o próximo presidente do Itaú chegará em meio à consolidação do Pix – que facilita transações e transferências de recursos, ampliando o campo de atuação para os bancos digitais e instituições de menor porte – e ao open banking, que abre para o cliente de um banco a opção de investir em um produto de outra instituição financeira.

Outro desafio será o aumento da inadimplência previsto para o início do ano que vem, com o fim da extensão de prazos para pagamentos de débitos e o fim do auxílio emergencial, que pode achatar a renda das pessoas físicas. “Todo esse conjunto pode afetar os resultados”, afirma Daltozo.

Nova fase

De perfil discreto, Bracher vem se destacando como porta-voz em questões relacionadas à sustentabilidade, em especial no que tange às preocupações ambientais. Na semana passada, por exemplo, foi o único brasileiro a falar sobre Amazônia em evento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Casado com uma ambientalista, Teresa Cristina Ralston Bracher, o executivo e sua família têm uma grande propriedade no Pantanal para a preservação ambiental. Ali mantêm, ainda, uma escola itinerante, destinada à população da região.

Bracher atua no mercado financeiro há cerca de 40 anos. Antes de assumir a presidência do Itaú Unibanco, comandava o Itaú BBA. Comprado pelo Itaú em 2002, o BBA foi fundado pelo pai de Candido, Fernão Bracher. Procurado, o Itaú Unibanco não comentou o assunto.

fonte:Estadão- 03/10/2020

Saúde: Idosa de Irecê espera há quase um mês por vaga para cirurgia na capital

 

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

 

Moradora do município de Irecê, no interior da Bahia, Maria Verônica Brás da Silva, mais conhecida como Maria Queimada, aguarda há quase um mês por vaga para realizar uma cirurgia em Salvador.

Internada no Hospital Regional Seabra desde o dia 9 de setembro, ela espera ser transferida para a capital, onde será realizada a cirurgia para retirada de um coágulo na cabeça, desenvolvido após um acidente dentro de casa há cerca de três meses.

A família da idosa, que possui 62 anos, chegou a acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA), mas ainda aguarda o andamento do processo. “Depois de constatado o coágulo, levamos ela para o Hospital Regional de Irecê, mas estava sem vagas. Então ela foi encaminhada para Seabra”, disse a filha de dona Maria, Valéria Santos, ao portal G1.

Em nota, a Sesab (Secretária de Saúde do Estado da Bahia disse que busca leito especializado para a paciente por meio da Central Estadual de Regulação. Informações do site Bahia.Ba.

EUA: Em hospital com covid-19, Donald Trump diz que está “indo bem”

 

 foto:reprodução/© Tia Dufour/Casa Branca O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi diagnosticado com covid-19 em 2/10 de 2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou pela 1ª vez desde que foi levado ao hospital militar Walter Reed, em Washington. O republicano foi diagnosticado com covid-19 nessa 6ª feira (2.out.2020). Através de seu perfil no Twitter, disse neste sábado (3.out) que está “indo bem”.

Estou indo bem, eu acho! Obrigado a todos. AMOR”, escreveu Trump.

© Fornecido por Poder360 

Donald Trump tem 74 anos de idade e é considerado obeso. As duas características são avaliadas por especialistas como agravantes em pessoas que adquirem a covid-19. A primeira-dama, Melania Trump, também testou positivo para a doença. Ela, no entanto, permanece em isolamento na Casa Branca.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, emitiu comunicado (íntegra – 55 KB) na tarde de 6ª feira (2.out) assinado pelo médico de Trump, Sean P. Conley.

Estou feliz em informar que o presidente está muito bem. Não tem necessidade de oxigênio suplementar, mas em consulta com especialistas, optamos por iniciar 1 tratamento com remdesivir. Ele completou a 1ª etapa e está descansando confortavelmente”, disse Conley.

O remdesivir, medicamento da farmacêutica norte-americana Gilead Sciences, é uma terapia experimental que começou a ser desenvolvida em 2009 para pacientes de ebola. Um ensaio clínico dos EUA mostrou que o medicamento encurta o tempo de recuperação em alguns pacientes com coronavírus.

Antes de ser levado ao hospital, Trump publicou 1 vídeo no qual diz que a internação é apenas uma precaução e agradece as mensagens de apoio que recebeu.

Eu quero agradecer a todos pelo imenso suporte. Eu estou indo para o Walter Reed Hospital. Eu sinto que estou bem, mas nós vamos para garantir que tudo corra bem. A primeira-dama está muito bem. Eu quero agradecer a todos. Eu nunca me esquecerei. Obrigado”, disse o presidente norte-americano.

BOLSONARO ENVIA MENSAGEM

Na 6ª feira (2.out), o presidente Jair Bolsonaro usou seu perfil no Facebook para desejar “rápida recuperação” a Donald e Melania Trump.

Desejo rápida recuperação ao presidente dos EUA, Donald Trump, e à primeira-dama, Melania. Com fé em Deus, logo estarão recuperados e o trabalho na condução de seu país e sua campanha de reeleição não serão prejudicados. Vocês vencerão e sairão mais fortes, para o bem dos EUA e do mundo”, escreveu Bolsonaro. Informações do Poder 360.

 

Em São Luís: desabamento de prateleiras em supermercado deixa 1 morto e 8 feridos

 

Vídeo: Queda de prateleiras em supermercado deixa 1 morto e 8 feridos no Maranhão
Foto: Divulgação/ Twitter @FlavioDino

O desabamento de prateleiras gigantes repletas de produtos deixou uma pessoa morte e pelo menos oito feridas na noite desta sexta-feira (2), em São Luís, capital do Maranhão. O caso aconteceu no Mix Mateus Atacarejo, localizado na curva do 90, bairro do Vinhais. A identificação das vítimas não foi divulgada. 

 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram inúmeras estruturas metálicas caídas e diversos produtos amontoados no chão. Vídeos mostram que as prateleiras caíram em uma espécie de efeito dominó. No momento da queda, havia movimentação intensa de clientes no local. Ainda não há informações sobre o que provocou o desabamento.

 

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) foram enviadas ao local. Em uma rede social, o governador do Maranhão, Flávio Dino, manifestou pesar às famílias de vítimas do incidente. “Minha solidariedade com  todos e com suas famílias. Meu reconhecimento aos bombeiros, policiais e profissionais de saúde pela dedicação”, escreveu no Twitter.

 

Logo após o acidente, Dino informou que determinou ao comandante do Corpo de Bombeiros dedicação integral no acidente, para prestar socorro e assistências às vítimas. O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), informou por meio de uma rede social que enviou ambulâncias do Samu e acionou equipes médicas nos hospitais Socorrão I e II, Hospital da Criança e Unidade de 24h da Zona Rural para receber os feridos. Informações do BN.