• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 30 de julho de 2011

Copa 2014: Presidente Dilma exalta Pelé em discurso da Cerimônia da FIFA

A presidente Dilma fez questão de citar Pelé mais de uma vez no seu discurso -Foto:Alan Marques-folhapress

A presidente Dilma Rousseff vai esperar ser chamada para o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 em uma sala em que a Fifa não terá poder. Será o único ponto fora do controle da federação internacional na Marina da Gloria, no Rio de Janeiro, onde acontece a cerimônia.

Por força de um decreto de lei, os locais reservados para a presidência da República, em qualquer evento no país, ficam sob responsabilidade da segurança presidencial. É ela quem controla quem entra e sai, ao contrário do que acontece no restante do local do evento.

Em seu QG, Dilma, que acompanhará todo o sorteio, estará “protegida” de Ricardo Teixeira. E, segundo o UOL Esporte apurou, ela não planeja receber reservadamente o cartola, que por pelo menos duas vezes teve pedidos de audiência com a presidente recusados.

O Governo Federal não fala a mesma língua do Comitê Organizador Local (COL). Tanto que nomeou Pelé, desafeto de Teixeira, embaixador da Copa. A equipe de Dilma prefere que a imagem dela fique ligada a Pelé no que se refere ao Mundial.

Um dos motivos de discórdia é o comportamento grosseiro de Teixeira, que discute com jornalistas e ameaça não dar credenciais à imprensa “inimiga”. O rigor com que a Fifa trata até a equipe do governo também incomoda. Na última sexta-feira, por exemplo, o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, precisou de uma credencial para se encontrar com Teixeira e Joseph Blatter, presidente da Fifa, em uma sala de hotel. Ele só teve o direito de ser acompanhado por um assessor. Os outros não receberam credencial. Informações do uol esporte.

Bahia: Funcionário do exército confessa participação no assassinato da Engenheira Marleide



A poucos dias de completar um ano, as buscas pela engenheira ambiental Marleide de Oliveira Junqueira, 37 anos, desaparecida desde agosto do ano passado, têm todos os indícios de que chegaram ao fim. Os restos mortais que seriam dela foram encontrados ontem à tarde pela polícia, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica.

Um funcionário do Exército, que admitiu ter participado da ocultação do cadáver, levou os agentes da 11ª Delegacia, em Tancredo Neves, ao local - uma área de Mata Atlântica, onde encontraram uma ossada humana. Os ossos foram distribuídos em três caixas, sinal de que a vítima fora esquartejada. A confirmação de que o corpo é de Marleide só acontecerá após a realização de exame de DNA.
Foto:Arquivo Família
De acordo com fontes da Secretaria da Segurança Pública, o funcionário do Exército declarou que o ex-namorado da vítima, Antônio Luís Santos, 42 anos, matou Marleide após desferir um soco. Com o impacto, a engenheira caiu e bateu a cabeça, morrendo no apartamento dele no Doron - local preferido do casal para namorar.

Prova
Antônio está preso na Unidade Especial Disciplinar (UED) do complexo penitenciário de Mata Escura. Procurado pelo CORREIO, o delegado Adailton Adan, titular da 11ª DP e responsável pela investigação, confirmou que há uma lesão grande no crânio encontrado na ossada.

“Indício que esse corpo sofreu uma pancada na cabeça. Se o corpo for realmente de Marleide, a prova material derruba a negativa de autoria alegada pelo acusado”, disse o delegado.

Em novembro passado, mesmo sem a polícia ter encontrado o corpo, Antônio foi indiciado por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e pelo aborto realizado em Marleide, que estava grávida dele. Na época, a Justiça entendeu que Antônio era responsável pelo sumiço da engenheira, já que, segundo testemunhas, ele foi a última pessoa vista com ela.

Marleide desapareceu misteriosamente no dia 21 de agosto. Saiu de casa sem documentos e disse que encontraria o namorado. Antônio foi preso um mês depois, quando se apresentou espontaneamente na delegacia sem saber que havia um mandado de prisão contra ele.

No depoimento, alegou que estava em companhia de Edneuza Barboza e o filho de 8 meses no dia do desaparecimento de Marleide. Mas seu álibi não se sustentou já que a própria Edneuza negou a versão.

Ossada
A polícia chegou à Ilha de Itaparica à tarde, junto com o funcionário do Exército que revelou o local exato onde o corpo de Marleide foi deixado. Depois de andar por alguns minutos numa área de Mata Atlântica, situada em frente a uma empresa de ônibus, os policiais encontraram os restos mortais.

Os ossos estavam no chão, separados em três montes. “Encontramos vestígios de caixas, que se deterioraram com a ação da umidade”, disse o delegado. Os ossos foram recolhidos para análise no Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus. O laudo deve sair dentro do período mínimo de 30 dias.

Sem dar detalhes do caso, o delegado disse que a situação do funcionário do Exército no inquérito ainda não está definida. O rapaz declarou que foi ameaçado de morte por Antônio para ocultar o corpo, que seria de Marleide.

Telefone
Segundo fontes da SSP, Antônio confessou ao funcionário do Exército, seu amigo, que no dia 23 de agosto matou Marleide em seu apartamento no Doron. Durante uma discussão, ele desferiu um soco no rosto da engenheira que, durante a queda, bateu a cabeça em um objeto, vindo a morrer no local.

No dia seguinte, Antônio contou com a ajuda de um taxista para transferir o corpo do apartamento para o porta-malas do veículo, usado para levar a vítima até a Ilha. No mesmo dia, ligou para o amigo, pedindo ajuda para resolver um problema urgente.
A caminho da Ilha, o amigo chegou a reclamar do mau cheiro que vinha do porta-malas do veículo. “O que é isso? É camarão, é?”, disse.

Segundo depoimento do amigo, Antônio teria sacado uma arma e ameaçado caso não o ajudasse. Antônio teria dito ainda que iria matar o amigo caso ele falasse sobre o crime. Já o taxista, morreu meses depois em acidente de trânsito.




Fonte:Bruno Wendell da redação do Correio da Bahia

Bahia: UNEB prorroga inscrições para concurso Docente



A UNEB- Universidade do Estado da Bahia, publicou hoje(30) no Diário Oficial do Estado - DOE a prorrogação do processo seletivo para contratação de professores Adjunto (DE), Auxiliar e Assistente até o próximo dia 15/08. Confira o edital abaixo, e demais informações podem ser obtidas pelo site da institução, http://www.uneb.br/




TERMO ADITIVO Nº 1 AO EDITAL Nº 035/2011 - O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna público o Termo Aditivo nº 1 ao Editai nº 035/2011, publicado no DOE de 21.06.2011, nos seguintes termos: 1. Ficam prorrogadas as inscrições para o Concurso Público de provas e títulos, para o cargo de Professor Adjunto – Nível “A”, em Regime de Dedicação Exclusiva (DE), até o dia 15 de agosto de 2011. 2. Ficam mantidas as demais disposições do Edital nº 035/2011. GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 29 de julho de 2011.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor

TERMO ADITIVO Nº 1 AO EDITAL Nº 037/2011 - O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna público o Termo Aditivo nº 1 ao Editai nº 037/2011, publicado no DOE de 23.06.2011, nos seguintes termos: 1. Ficam prorrogadas as inscrições para o Concurso Público de provas e títulos, para a seleção de candidatos para formação de cadastro reserva para o cargo de Professor Auxiliar – Nível “A”, e para o cargo de Professor Assistente – Nível “A”. 2. Ficam mantidas as demais disposições do Edital nº 037/2011. GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 29 de julho de 2011.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor

Fonte:DOE

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Bahia: TRE mantém condenação do ex-Prefeito de Irecê Beto Lélis

Beto Lélis concede entrevista a uma emissora de rádio de Irecê-Foto:reprodução

Condenado por compra de votos no município de Ibipeba (BA) em 2009, Adalberto Lélis Filho impetrou na Justiça Eleitoral uma revisão criminal, que foi negada pelo Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA).

A decisão cassa a liminar obtida pelo político, que o possibilitou concorrer a deputado estadual nas eleições do ano passado, tendo sido derrotado, e o torna novamente inelegível pelos próximos três anos. Fica, ainda, mantida a sentença anterior do TSE, que também o condenou à realização de serviços gratuitos à comunidade, pagamento de prestação pecuniária e de multa.

Entenda o caso

Beto Lélis, como é conhecido, foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por compra de votos no município de Ibipeba, a 508 km de Salvador, quando concorria a prefeito nas eleições de 2004. Dois anos depois, ele foi condenado pelo TRE por corrupção eleitoral. O político recorreu ao TRE, onde teve os recursos negados, e ao TSE, obtendo nova condenação.

Embora a sentença já tivesse transitado em julgado, Beto Lélis entrou com um pedido de revisão criminal para que ela fosse re-examinada, argumentando que não ficou explícita a motivação de angariar votos junto ao eleitorado de Iboipeba, o que é indispensável para a configuração do crime. A revisão criminal é ajuizada quando já não cabe nenhum outro recurso contra a decisão considerada injusta em casos previstos na lei.

Ao analisar o caso, o juiz relator, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, considerou que houve a comprovação de que a motivação específica da ação foi de angariar votos, e votou pela improcedência da revisão criminal impetrada por Beto Lélis.

Beto Lélis chegou a opor embargos de declaração, mas eles foram unanimemente rejeitados no último dia 12. Informações da redação de atardeonline.



Acréscimo blog: Adalberto Lélis já foi Deputado Federal, prefeito da cidade de Irecê (474 km da capital baiana) duas vezes, com mandato de 1997-2000 e 2001 a abril de 2004, quando renunciou ao cargo para concorrer a Prefeitura de sua terra natal Ibipeba naquele ano. Beto já foi do PSB,PDT e atualmente é filiado ao PMDB.

Rio de Janeiro: "Ainda não vi" diz Platini sobre Neymar e Ganso

Michel Platini pres. da UEFA Foto:Reprodução

Apesar do interesse dos clubes europeus na contratação de Neymar e Paulo Henrique Ganso, o presidente da Uefa (entidade máxima do futebol na Europa), Michel Platini, disse nesta sexta-feira, no Rio, que ainda não viu uma partida da dupla santista.

"Ainda não vi. Sei apenas que os clubes europeus querem gastar muito dinheiro para contratá-los", disse o dirigente francês, que nos últimos anos tem cobrado mais responsabilidade dos clubes europeus na hora de contratar.

"Não sou contra eles gastarem. Sou contra eles gastarem o que não tem. Se você tem dinheiro para comprar uma Ferrari, então pode comprar", explicou.

Platini comentou também sobre a Copa América, disputada neste mês na Argentina e que teve o Uruguai como campeão. O dirigente, contudo, não se entusiasmou com o nível do torneio.

"Vi alguns jogos. O nível foi baixo porque os jogadores estavam cansados. Eles emendaram Copa do Mundo, temporada europeia com os clubes e Copa América", analisou.

Já sobre as declarações do ex-jogador alemão Karl-Heinz Rummenigge, presidente da Associação de Clubes da Europa, Platini preferiu não comentar. Disse apenas que se dá bem com o dirigente.Informações da folhaonline.

Educação: Presidente Dilma decide incluir cotas em programa de bolsas no exterior

A sugestão foi do ex-Reitor da UFBA Naomar-Foto:reprodução

De improviso, a presidente Dilma Rousseff decidiu, em evento no Palácio do Planalto, que a seleção para o programa de bolsas no exterior Ciência sem Fronteiras não levará em conta apenas o mérito. A presidente alterou o programa após os discursos dos conselheiros Naomar de Almeida Filho, ex-reitor da Universidade Federal da Bahia, e José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares. Naomar discursou que a deficiência em língua estrangeira é o maior entrave para a participação dos estudantes da rede pública na seleção de bolsas. Ele defendeu mais investimento na capacitação dos alunos das classes de renda baixa.

Após ouvir cobranças de dois representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), ela disse que as 75 mil vagas em cursos nas áreas tecnológicas e exatas serão distribuídas por Estados e uma parte será concedida de acordo com questões étnicas e de gênero. Após o anúncio, Dilma tentou mostrar que não havia contradição. Enfatizou que o mérito será "crucial" mesmo na seleção das vagas por questões étnicas e de gênero, sem dar detalhes. "A partir desse primeiro critério, de mérito, teremos de aplicar outros critérios que podem contemplar toda a questão relativa a gênero, à questão étnica", afirmou. No evento, Dilma pediu para os empresários bancarem outras 25 mil bolsas.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Brasil: IBGE vai abrir 4.250 vagas, edital deve sair dia 29/07

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar nesta sexta-feira (29) o edital do processo seletivo para 4.250 vagas temporárias de agente de pesquisa e mapeamento, que exige nível médio, em 557 municípios distribuídos pelos 26 estados e no Distrito Federal. A previsão de contratação é em novembro de 2011. Essas vagas foram autorizadas pelo Ministério do Planejamento no dia 8 de julho, na página 101 da Seção 1 do "Diário Oficial da União". A Consulplan foi escolhida para organizar a seleção.

O Planejamento autorizou ainda 100 vagas de agente de coleta regional, que exige nível superior. Nesse cargo não há informações sobre salário, localidades das vagas nem de quando sairá o edital.

As provas para agente de pesquisas e mapeamento deverão ser aplicadas em 463 polos de prova, a serem definidos pelo IBGE, em um domingo à tarde.

O cargo de agente de pesquisas e mapeamento terá provas objetivas com as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, conhecimentos gerais, noções de informática e geografia. Informações do Correio da Bahia.

Bahia: UNEB divulga novo Calendário Acadêmico para 2011.1 e 2011.2





A UNEB-Universidade do Estado da Bahia divulgou hoje(28) no Diário Oficial do Estado o novo calendário acadêmico simplificado de 2011.1 e 2011.2 após a aprovação do conselho universitário CONSU ontem(27) em Salvador. Confira como ficou o calendário.



RESOLUÇÃO N.º 841/2011 - Altera o Calendário Acadêmico Simplificado 2011 aprovado pelas Resoluções nº 1227/2010 e nº 1325/2011 do CONSEPE, na forma que indica. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSU) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no exercício de suas competências e de acordo com o que consta do Processo n.º 0603110145302, em sessão desta data, RESOLVE: Art.1º. Alterar o Calendário Acadêmico Simplificado 2011 aprovado pelas Resoluções nº 1227/2010 e nº 1325/2011 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) para os semestres letivos 2011.1 e 2011.2, constate dos Anexos I e II desta Resolução. Art. 2º. Determinar que no reinício do semestre letivo 2011.2, a aplicação ou desenvolvimento de atividades de avaliação sejam realizadas após o dia 13-02-2011. Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Sala das Sessões, 27 de julho de 2011.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Presidente do CONSU

ANEXO I DA RESOLUÇÃO CONSU Nº 841/2011
CALENDÁRIO ACADÊMICO SIMPLIFICADO PARA 2011.1



JUNHO
17
Reinício do semestre
23 a 25
Recesso junino
SETEMBRO
28
Término do semestre
29 e 30
Período de prova final
OUTUBRO
01 a 05
Processamento do sistema de matrícula
06 e 07
Ajuste de matrícula

MÊS
DIAS LETIVOS

MARÇO
4
ABRIL
19
JUNHO
9
JULHO
25
AGOSTO
27
SETEMBRO
23
Total de Dias Letivos:
107

ANEXO II DA RESOLUÇÃO CONSU Nº 841/2011
CALENDÁRIO ACADÊMICO SIMPLIFICADO PARA 2011.2

OUTUBRO/2011
10
Início do semestre
DEZEMBRO/2011
24
Início do recesso de Natal / Ano Novo
JANEIRO/2012
01
Término do recesso de Natal / Ano Novo
02 a 31
Férias docentes
FEVEREIRO/2012
01
Reinício do semestre
18 a 22
Recesso de carnaval
MARÇO/2012
21
Término do semestre
21 a 24
Período de prova final
27 a 30
Processamento do sistema de matrícula
ABRIL/2012
02 a 04
Ajuste de matrícula
05 a 08
Recesso da Semana Santa





MÊS
DIAS LETIVOS



OUTUBRO/2011
18
NOVEMBRO/2011
24
DEZEMBRO/2011
19
FEVEREIRO/2012
21
MARÇO/2012
18
Total de Dias Letivos:
100








Fonte:DOE 28/07/2011

Imagem:Site da UNEB

Bahia: Luto no jornalismo, morre João Falcão

João estava com 92 anos-Foto:Reprodução

Morreu, às 21h desta quarta-feira (27), no Hospital Português, onde estava internado, o jornalista João Falcão, fundador do Jornal da Bahia, veículo criado em 1958 e que revolucionou as técnicas de redação da imprensa baiana, ao introduzir nas suas matérias o conceito do lead e sub-lead, ou pirâmide invertida. O JBa. formou uma geração de jornalistas baianos que se iniciaram ainda estudantes, entre eles Florisvaldo Mattos, João Carlos Teixeira Gomes, Wilter Santiago, Flávio Costa, Glauber Rocha (cineasta que fundou o Cinema Novo), Hélio Mendes, Gilson Nascimento e na sua redação também me iniciei. João da Costa Falcão foi deputado pelo Partido Comunista, quando na legalidade após a Constituição de 1946. Era escritor e entre seus livros está “O Partido Comunista que eu Conheci”. Já com 92 anos de idade, mas absolutamente lúcido e atuante, preparava mais um livro, a biografia de Luis Carlos Prestes. Ingressou no final do ano passado na Academia de Letras da Bahia e foi fundador do Banco Baiano da Produção. O Jornal da Bahia sofreu uma asfixia financeira comandada por Antônio Carlos Magalhães, no seu primeiro governo, no início dos anos 70, em retaliação pelas críticas a ele feitas quando era prefeito de Salvador. Mesmo assim, com a campanha “Não deixe esta chama se apagar”, o jornal, perseguido ainda pela ditadura, conseguiu resistir ao cerco, mas acabou sucumbindo diante da ampliação da asfixia para atingir também os anunciantes do jornal. João Falcão sofreu uma embolia pulmonar e foi internado anteontem no Hospital Português. Seu estado de saúde passou a ser crítico nesta terça-feira (26). O JBa. foi um marco importante na história do jornalismo baiano. Texto do jornalista Samuel Celestino do Bahianotícias.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Irecê: Duas toneladas e meia de maconha são apreendidas no municipio de Jussara

Duas toneladas e meia de maconha foram apreendidas e 1.620 pés da planta foram destruídas pela Polícia Militar durante uma operação na madrugada desta terça-feira (26) em Jussara, no semiárido baiano.

A operação aconteceu após uma denúncia anônima sobre a plantação, que ficava em uma roça no povoado de São Caetano. As 2,5 toneladas de maconha prontas para o consumo estavam distribuídas em 168 sacolas de 400 kg de maconha em processo de "secagem". Já os pés de maconha destruídos estavam em ponto de colheita.

A polícia também apreendeu na roça dois motores que bombeavam a água do poço artesiano para a irrigação e outros materiais que ajudavam na plantação, como quatro reservatórios de água, 100 metros de encanação, 12 sacos de aduo, 3 kg de sementes, duas bombas de pulverização, duas balanças e um veículo GM.

Quando os policiais do CIPE Semiárido chegaram ao local, alguns homens que estavam lá reagiram e houve uma troca de tiros. Plantações de capim, cana de açúcar, sorgo, abóbora e melancia serviam para disfarçar o plantio de maconha no local.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a delegacia de Jussara.

Apreensões
No dia 20 deste mês uma operação da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior destruiu mais de 200 mil pés de maconha também em Jussara - o equivalente a 3 toneladas da droga. Em outras duas operações na região de Irecê a polícia já havia apreendido mais de 600 kg da droga. Também na região de Irece, em São Gabriel, a polícia apreendeu 150 kg de maconha neste mês de julho.

"A gente sabe que essa região de Irecê é produtora (de maconha) e decidimos que esse mês de julho íamos nos dedicar à apreensão de drogas, tentar chegar realmente ao início da cadeia (produtora", disse a delegada Clécia Vasconcelos na ocasião. Informações do CorreiodaBahia.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Salvador: Advogada é baleada em semáforo na Garibaldi

Foto:Bruno Nemi/Bahianotícias

A mulher baleada na cabeça durante uma tentativa de assalto nesta segunda-feira (25), na Avenida Garibaldi, em Salvador, conforme noticiado em primeira mão pelo Bahia Notícias, já foi identificada e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde deve passar por um procedimento cirúrgico. De acordo com informações da polícia, a advogada de 27 anos, Ludmila de Araújo Carneiro, conduzia o seu veículo, um Fox preto, placa policial NYP-1006, quando parou no semáforo e foi abordada pelos criminosos. A vítima teria se assustado com a presença do homem, que reagiu ao disparar um tiro contra a ela no ouvido. Ainda segundo a polícia, com o assalto frustrado, o homem conseguiu fugir em outro carro, também um Fox preto, com dois acompanhantes. A vítima foi socorrida no local por agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela encontra-se consciente e o seu quadro de saúde é estável, segundo os médicos. Informações do BN.

Noruega: Mistura de raças do Brasil é "catastrófica", diz texto de atirador

O norueguês sendo conduzido pela polícia -Foto: AFP/Reprodução


A política de estabelecer uma mistura de raças europeias, asiáticas e africanas em países como o Brasil se provou “catastrófica” e resultou em altos níveis de corrupção, baixa produtividade e conflitos entre as diferentes culturas. A teoria sobre o país está numa das páginas do manifesto atribuído a Andrew Behring Breivik, o norueguês de 32 anos que assumiu a autoria dos atentados que mataram ao menos 76 pessoas em Oslo, na última sexta (22).

Para o autor do documento, que tem ligações com a extrema-direita norueguesa, o “Brasil vem se estabelecendo como o segundo país do mundo com o menor nível de igualdade social". O texto não cita qual seria o primeiro.

“Os resultados são evidentes e se manifestam num alto nível de corrupção, falta de produtividade e um eterno conflito entre várias ‘culturas’ competindo, enquanto a miríade de ‘sub-tribos’ criadas (preto, mulato, mestiço, branco) paralisa qualquer esperança de sequer alcançar o mesmo nível de produtividade e igualdade de, por exemplo, Escandinávia, Alemanha, Coreia do Sul e Japão”, diz o texto na página 1.153.

Observando a falta de igualdade social no Brasil e a média de produtividade do brasileiro, continua o texto, “é evidente que uma abordagem similar na Europa seria devastadora e um atraso para as nações (...)”.

Intitulado “A European Delaration of Independence - 2083" (Uma declaração de Independência Europeia - 2083), o manifesto, que leva a assinatura de Berwick na capa, foi publicado na internet apenas horas antes do massacre no país. Com várias referências históricas, o manifesto inclui numerosos detalhes da personalidade do agressor, seu modus operandi para fabricar bombas e seu treinamento de tiro, além de um minucioso diário dos três meses que precederam o ataque.

As afirmações que relacionam raça e produtividades estão no trecho em que o autor trata das “razões por trás da oposição conservador à mistura de raças e adoção de não-europeus”. Em outro trecho, na página 1.161, o texto volta a citar o Brasil como exemplo de desigualdade social.

“(...) Um país que tem culturas que competem entre si vai acabar se dividindo internamente ou, a longo prazo, vai terminar como um lugar permanentemente disfuncional como o Brasil e outros países semelhantes”, diz. “Quando você acrescenta o Islã a esta mistura, o pior cenário muda de um país disfuncional para o fracasso total; a sharia [lei islâmica] e disputa entre povos”.

Acidente em Goiânia
Há pelo menos 12 referências aos termos “Brasil” ou “brasileiro” no documento, nem todas com o mesmo teor. No trecho em que trata sobre a fabricação de bombas, o autor cita o acidente radioativo com o césio 137 em Goiânia, que deixou centenas de mortos em 1987. “Seja extremamente cuidadoso quando lidar com material radiológico”, alerta na página 1.060.

Na página 1.287, o texto cita o Brasil em meio a países que se tornaram independentes com “golpes de estado sanguinários”. “Em 1889, o Brasil se tornou uma república via um golpe de estado sanguinário.” Em outra menção, o país está numa lista de nações que sofreram intervenções dos Estados Unidos. A anotação cita o ano de 1964 ao lado de “Acesso do comunismo a recursos e trabalhadores pobres”. As informações são do G1.

Educação: Vice-Reitora eleita Adriana Marmore agradece à comunidade Unebiana

profa. Adriana é a nova vice-Reitora da UNEB-Foto:Reprodução/Google

A professora Adriana Marmori eleita no último dia 14/07 Vice-Reitora da UNEB- Universidade do Estado da Bahia, divulgou nota de agradecimento a comunidade unebiana expressando sua gratidão por obter 79,39% dos votos no processo eleitoral. Confira a nota abaixo:


OBRIGADA, UNEB!
Mensagem de agradecimento da vice-reitora eleita,
Adriana Marmori, à Comunidade Unebiana

Vamos tecendo nossa trajetória profissional e pessoal uns com os outros, e vocês foram e serão importantes neste caminhar.

Agradeço com grande alegria os 6.181 votos recebidos da comunidade acadêmica na eleição para a Vice-Reitoria da UNEB.

A expressividade dos 78,39% do total de votos válidos recebidos pela Chapa 2: Experiência e União, traduz o respeito, o carinho e a confiança depositada na minha pessoa para assumir o cargo de vice-reitora. Tais demonstrações dos técnicos administrativos, professores e estudantes, fortalecem ainda mais os meus ideais de um trabalho coletivo, pautado na escuta sensível da realidade de cada segmento.

Reitero meu compromisso com o programa de gestão do nosso Magnífico Reitor Lourisvaldo Valentim e ao seu lado me coloco à disposição para consolidar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade com foco na qualificação profissional de técnicos e professores, no desenvolvimento dos projetos acadêmicos em andamento nos 29 Departamentos organizados nas Redes de Gestão Departamental (RGDs), na assistência estudantil e principalmente na realização constante de ações socioeducativas voltadas à comunidade externa.

As demandas dos técnicos, estudantes e professores merecerão, portanto, minha atenção especial – de acordo com as competências que porventura assumirei, como, aliás, sempre o fiz nos cargos que já exerci e exerço. Continuaremos, pois, construindo uma universidade cada vez mais voltada para a excelência acadêmica na perspectiva de cumprimento do seu grande compromisso social com a Bahia.

Agradeço o reconhecimento e elogios pelo meu trabalho à frente da PROEX, mas também os protestos e atos de oposição. Acredito na democracia como princípio basilar de toda gestão pública. Mais ainda, em um ambiente acadêmico e multicampi no qual devemos estimular a diversidade de pensamentos, de manifestações e favorecer a convivência e o diálogo entre diferentes correntes político-ideológicas.

Desejo que os debates travados durante a campanha eleitoral tenham continuidade nos 24 campi, para que possamos avançar na busca de soluções para os problemas e de correções para os equívocos.

Minha profunda gratidão a todos e todas que, voluntária e despojadamente, se engajaram na campanha, dedicando horas de trabalho e esforços para divulgar nossas mensagens em todos os 29 Departamentos da UNEB. De forma especial à equipe da PROEX, também aos diretores e diretoras de departamento, aos pró-reitores e assessores que acreditaram e que me deram apoio.

Minha alegria é do tamanho da UNEB. Portanto, peço-lhes que façam ecoar o meu Muito obrigada, UNEB!

Adriana Marmori


Fonte:Site da UNEB










domingo, 24 de julho de 2011

Educação: MEC divulga terceira chamada do ProUni

A lista dos pré-selecionados em terceira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) será divulgada nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Educação (MEC). Foram disponibilizadas 92 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior no primeiro semestre de 2011. Os aprovados deverão comparecer às instituições de ensino em que foram selecionados até o dia 29 de julho para comprovar as informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que precisam ser apresentados está disponível no site do programa www.prouniportal.mec.gov.br


Fonte:BN

Copa América: Uruguai leva título na Argentina

o zagueiro Lugano segura a taça - Foto:AP

A seleção do Uruguai levou hoje a taça da Copa América de 2011 na Argentina. Ao derrotar a equipe do Paraguai por 3x0, não só venceu com mérito o jogo, como em toda competição mostrou uma equipe arrumada,guerreira e contando com o craque Forlan, o artilheiro Soares e o experiente zagueiro Lugano como capitão da equipe.