• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 15 de abril de 2023

Mundo: Após negociações, Emirados Árabes autorizam extradição de Thiago Brennand

Thiago Brennand deve ser extraditado nos próximos dias
Reprodução: Redes Sociais - Thiago Brennand deve ser extraditado nos próximos dias

Empresário responde por crimes sexuais e violência contra a mulher no Brasil e está foragido há cerca de seis meses.

O governo dos Emirados Árabes Unidos autorizou neste sábado (15) a extradição do empresário Thiago Brennand, acusado de crimes sexuais e violência contra a mulher no Brasil. Brennand está nos EAU há cerca de seis meses e está na lista vermelha da Interpol desde o fim do ano passado.

Ainda não há detalhes sobre como e a data da extradição de Brennand ao Brasil. Como os dois países não possuem acordo de extradição, a volta só foi possível após uma negociação de reciprocidade das autoridades brasileiras.

A autorização saiu horas após uma reunião entre o presidente do país, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro aconteceu neste sábado e teve Brennand entre as pautas de conversas dos líderes.

O governo brasileiro tinha solicitado a extradição de Thiago Brennand em dezembro do ano passado. Em março, a embaixada brasileira em Abu Dhabi teria sido informada sobre a análise dos documentos.

 empresário começou a ser investigado após agredir uma atriz em uma academia em São Paulo. Depois disso, outras denúncias surgiram e ele virou réu neste e em outros cinco processos por crimes como lesão corporal e estupro.

Entre os processos, estão a de uma modelo brasileira que acusa Brennand de estupro. Ele ainda teria obrigado outra mulher a tatuar suas iniciais no corpo.

Brennand foi preso em outubro do ano passado, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, mas pagou fiança e foi solto. Em dezembro, a embaixada brasileira em Abu Dhabi oficializou um pedido de extradição, segundo o Itamaraty.

Na última semana, Brennand admitiu a vontade de voltar ao Brasil e entrou com um pedido de acordo com a Justiça brasileira. Os advogados do empresário querem revogar os pedidos de prisões para a volta dele ao Brasil e a entrega do passaporte às autoridades.

Em um vídeo gravado para as redes sociais, Thiago Brennand negou as acusações e disse que "será preso injustamente".

Fonte:Portal IG/reprodução - 15/04/2023


Ministro Flávio Dino aciona CNJ e MPF contra desembargador do TJ-PR

www.brasil247.com - Mário Helton Jorge

Mário Helton Jorge (Foto: Reprodução)


247 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou pelo Twitter neste sábado (15) que acionará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério Público Federal (MPF) contra o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Mário Helton Jorge.

"Precisamos de uma Justiça antirracista no Brasil. E por isso vamos enviar ao CNJ e ao MPF o caso do desembargador que propagou que um Estado tem 'nível cultural superior' a outras regiões, em abordagem discriminatória. Consideramos que a conduta pode ser enquadrada na Lei 7716/89", publicou Dino. A lei citada define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

Entenda


O desembargador Mário Helton Jorge, durante sessão realizada na última quinta-feira (13), destilou preconceito contra outras regiões do país ao afirmar que o Paraná "tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste" e que também que não possui o "jogo político dos outros estados”. 

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o magistrado emitiu uma nota em que diz “que não teve intenção de estabelecer comparação de cunho preconceituoso”.

A declaração do desembargador aconteceu durante uma sessão da  2ª Câmara Criminal. 


Fonte:Brasil -247 - 15/04/202316h

Desembargador diz que Paraná tem nível cultural superior a Norte e Nordeste

 

                                             foto:reprodução/google

Mário Helton Jorge também afirmou que o estado não tem o "jogo político" de outros locais. Confira a reportagem publicada na Coluna Painel no link  abaixo do site UOL/Folha de hoje(15):


 https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2023/04/desembargador-diz-que-parana-tem-nivel-cultural-superior-a-norte-e-nordeste.shtml

Rio: Esposa de Pedro, do Flamengo, e pai dela são indiciados por lavagem de dinheiro




A psicóloga Fernanda Nogueira, esposa do atacante Pedro, do Flamengo, e o pai dela, o empresário Vanderlei Gonçalves Nogueira, foram indiciados por lavagem de dinheiro e organização criminosa, além de mais 24 pessoas. As acusações são de lavagem de dinheiro de jogo do bicho com aluguéis de imóveis no Rio Grande do Sul. Pedro, que foi convocado para a Copa de 22, não está entre os investigados. Informações do site UOL. Veja vídeo acima no UOL/Youtube.

Visita de Lula ganha destaque na imprensa chinesa e petista vai parar na Manchete

Lula e Xi Jinping participam de cerimônia de boas-vindas no Grande Salão do Povo em Pequim - Ricardo Stuckert/Reuters
Lula e Xi Jinping participam de cerimônia de boas-vindas no Grande Salão do Povo em PequimImagem: Ricardo Stuckert/Reuters

CONFIRA NO LINK ABAIXO DO SIE UOL DE HOJE(15),EM REPORTAGEM PUCLICADA PELO ESTADÃO.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/04/15/visita-de-lula-ganha-destaque-na-imprensa-chinesa-e-petista-vai-parar-na-manchete.htm 

“Bolsonaro é um desertor", diz General Santos Cruz

                                     

Confira um trecho da entrevista do Gen. Santos Cruz, que foi ministro de governo no inicio da gestão de Bolsonaro na presidência da República, que após desentendimentos saiu do governo, tornando-se um dos poucos militares críticos ao então Presidente. A entrevista exclusiva foi concedida ao historiador Marco Antônio Vila no seu canal do Youtube.

Quem é o jovem militar de 21 anos que vazou documentos confidenciais dos EUA

Jack Teixeira é acusado de vazar documentos confidenciais do governo norte-americano - Reprodução
Jack Teixeira é acusado de vazar documentos confidenciais do governo norte-americanoImagem: Reprodução

Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje(15):

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/04/15/quem-e-militar-preso-vazamento-dados-eua.htm 

Justiça Federal determina que Google retire vídeos por intolerância religiosa

                                                foto:Reuters/Arnd Wiegmann/direitos reservados

A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou que a Google Brasil Internet terá que adotar medidas para identificar e retirar as postagens de conteúdo ilícito de quatro canais do YouTube acusados de propagar intolerância religiosa. O material foi divulgado pelos canais Geração Jesus Cristo, Geração ao Vivo, Geração de Mártires e Geração de Mártires ao Vivo. A sentença da 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro desta quinta-feira (13) foi proferida em ação movida pelo Ministério Público Federal do Rio (MPF-RJ). Os quatro canais já foram sentenciados no dia 5 de setembro do ano passado, pelo mesmo discurso discriminatório.

Na decisão, a Justiça Federal determina que a Google Brasil Internet monitore permanentemente os canais com os sistemas de controle utilizados pela empresa e que envie relatórios periódicos ao MPF com as análises dos conteúdos e as providências implantadas contra eventuais conteúdos ilícitos.

Histórico

Na decisão anterior, de setembro do ano passado, a 29ª. Vara Federal do Rio determinou que a Google Brasil Internet excluísse os quatro canais do YouTube e todos os vídeos postados pelos perfis. No entanto, a empresa cumpriu parcialmente a decisão liminar, removendo apenas os vídeos indicados na petição inicial da ação do MPF.

Diante do cumprimento parcial, o MPF requereu a manutenção da decisão liminar, diante do “enorme volume de conteúdo discriminatório postado” e da ineficácia da “suposta fiscalização da ré” para impedir a propagação de discurso de ódio no YouTube. Por sua vez, a Google Brasil argumentou que a remoção de canais inteiros contraria o Marco Civil da Internet e a Constituição por configurar censura prévia à publicação de novos conteúdos, além da remoção de centenas de vídeos nos quais não se aponta ilicitude. O pedido foi acolhido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que suspendeu os efeitos da decisão relativa à determinação de exclusão dos canais.

A 29ª Vara Federal do Rio de Janeiro determinou novamente que a empresa aplique seus sistemas de controle nos 30 vídeos que ainda estão disponíveis em um dos canais, além de futuras postagens nos quatro canais citados na ação.

O MPF identificou que os envolvidos reincidiram na difusão de conteúdos ilícitos. “Mesmo após a intervenção do Poder Judiciário, tanto na esfera cível quanto criminal, a Igreja Geração Jesus Cristo, liderada pelo pastor Tupirani da Hora Lores, recriou novos perfis na plataforma YouTube para continuar a propagar discurso de ódio, em manifesto abuso do direito à liberdade de expressão”.

A propagação de discurso discriminatório e intolerância religiosa foi identificada nos quatro canais relacionados à instituição religiosa que está envolvida em processos por intolerância, inclusive com a condenação criminal de líder.

Na decisão, a juíza Sandra Meirim Chalu Brabosa de Campos ressalta que a Constituição garante que todos possam ter uma religião, que deve ser respeitada. "Se houver desrespeito, agressão ou qualquer espécie de violência ao direito tutelado constitucionalmente, necessária se faz a intervenção estatal. Daí que, em um Estado laico como o Brasil, devem ser reprimidas as condutas que tendem à intolerância religiosa”, diz na decisão a magistrada.

Outros casos

Em 2016, em outro caso de intolerância religiosa, a Justiça Federal confirmou liminar ao manter a condenação da Google Brasil por conservar conteúdo de intolerância religiosa no YouTube. A decisão determinou a retirada de 15 vídeos da lista “Islamismo Assassino”, produzidos pelo pastor Tupirani da Hora Lores, da Igreja Geração Jesus Cristo.

A sentença é da 21ª Vara Federal da Capital, e posteriormente confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Além da retirada do conteúdo, a Justiça exigiu ainda o fornecimento dos dados do responsável pelo canal, o que possibilitou a identificação dos envolvidos.

A Agência Brasil procurou a Google Brasil e aguarda posicionamento.

Fonte: Aline Leal/Agência Brasil/reprodução - 15/04/2023 09h:33

Presidente Lula faz um balanço da visita a China com a imprensa brasileira na saída do hotel em Pequim


Presidente faz balanço sobre viagem à China a imprensa brasileira. O presidente justificou não ter falado com a imprensa brasileira antes, devido a intensa agenda. Veja o vídeo de 8 minutos no canal oficial da TV Brasil/ Youtube.

sexta-feira, 14 de abril de 2023

PR: Juiz da Lava Jato pede que ministro da Justiça evite coação do advogado Tacla Duran

                                                     imagem:Youtube/UOL 14/04/2023

Em uma espécie de contragolpe, o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, oficiou o ministro da Justiça Flávio Dino pedindo a adoção de "todas as medidas cabíveis" para evitar a coação ou intimidação do advogado Tacla Duran, apontado como operador de propinas da Odebrecht na extinta Operação Lava Jato. O colunista Leonardo Sakamoto comenta. Veja o vídeo acima no site UOL/Youtube.

Ato de Bolsonaro faz sociedade bancar aposentadoria de pastores, diz presidente do Sindifisco

 

                                                  José Amarílio Jr./divulgação

Isac Falcão afirma que benefício a evangélicos formalizado pela Receita em 2022 usurpou função do Congresso.  Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje(14):


Irecê: Após acordo, prefeitura transfere os dias do feriado de São João e de aniversário da cidade


                                                     

                                         Centro da cidade de Irecê - foto:Blog Fique Informado

A prefeitura de Irecê através da secretaria de Governo, e o vereador Pedro Sodré com a autorização do prefeito Elmo Vaz(PSB) mediaram um acordo entre representantes do Sindicatos dos Empregadores e dos Comerciários da cidade com o objetivo de transferir as datas de dois importantes feriados do município.

Após o encontro, ficou decidido que o feriado do dia 24 de junho (sábado) fica transferido para o dia 26/06(segunda). Já o feriado de 2 de agosto(quarta-feira) alusivo ao aniversário da cidade, foi deslocado para o dia 05/08(sábado) logo após o feriado do padroeiro da cidade, São Domingos que é dia 04/08(sexta-feira).

A alteração mostra maturidade da gestão da prefeitura, bem como do sindicato do Comerciários, como da representação empresarial, visto que a cidade de Irecê, no Centro Norte do Estado, segundo prévia do IBGE em 2022, está com uma população de quase 78 mil habitantes, mas conta com uma grande população flutuante da macro e micro região, que necessitam se deslocarem diariamente, e dois feriados numa mesma semana seria prejudicial a toda sociedade regional.

Então, dia 24/06(sábado),o comércio funcionará normalmente, bem como o dia 02/08(quarta-feira).

Ministra Tebet anuncia concursos públicos para IBGE, Ipea e Receita para este ano

Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, durante apresentação do arcabouço fiscal

José Cruz/ Agência Brasil - 30/03/2023 - Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, durante apresentação do arcabouço fiscal


A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta quinta-feira (13) que o governo federal irá retomar as contratações por concurso público , que será dividida em duas etapas.

"Vai ter concurso para o IBGE, concurso para o Ipea, concurso para auditores, concurso para a Receita", disse Tebet durante aula magna no campus de Araraquara da Unifesp. "Não sei quem fica na primeira leva ou na segunda leva, mas já tem uma lista ali", adicionou.

A pasta que está responsável pela divulgação dos editais é a da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, comandada pela ministra Esther Dweck. Segundo ela, o governo vai começar a  divulgar a lista ainda em abril.

Tebet disse ainda que o tema está em estágio "avançado" dentro do governo.

Fonte:Portal IG- 13/04/2023


Em Pequim: Lula se reúne com Xi Jinping: “Ninguém vai proibir que o Brasil aprimore relação com a China”

 

                                            

                                                          Lula e Xi Jinping se encontraram no Grande Salão do Povo, com direito a                                                                        Hino Brasileiro e música de Ivan Lins - foto:Ricardo Stuckrt/PR


Pequim – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido nesta sexta-feira (14/4) pelo presidente chinês Xi Jinping, em Pequim, com uma cerimônia coreografada nos mínimos detalhes, com mais de 400 militares em marcha e crianças uniformizadas e enfileiradas chacoalhando bandeiras do Brasil e da China. Lula afirmou, na abertura da reunião entre os dois, que “ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China”, em uma calculada alfinetada nos Estados Unidos. Xi Jinping, por sua vez, chamou Lula de “amigo de longo tempo” e afirmou que a “China trata de maneira estratégica e com longo alcance a relação com o Brasil”.

A recepção a Lula teve ainda disparos de tiros de canhão e diversas bandas de música que executaram o Hino Brasileiro e, enquanto os dois presidentes passavam as tropas em revista caminhando sobre longos tapetes vermelhos, tocaram a canção “Novo tempo”, de Ivan Lins.

Veja a lista de acordos assinados em encontro entre Lula e Xi Jinping

Veja o encontro entre Lula e Xi Jinping:

Desde o instante em que Lula desceu do carro, ao som de música épica, a cerimônia durou 15 minutos. A recepção se deu diante da fachada principal do Grande Salão do Povo, o epicentro do poder chinês, bem em frente à mítica Praça da Paz Celestial.

Acompanhados das primeiras-damas, Xi Jinping e Lula cumprimentaram ministros dos dois países que os aguardavam na escadaria e, logo depois, entraram para o esperado encontro, programado para ocorrer em dois tempos – a primeira parte na companhia de vários auxiliares dos dois lados e a segunda, mais restrita e reservada.

Já nos primeiros instantes da conversa, Lula cutucou indiretamente os Estados Unidos, que estão em franca guerra comercial e diplomática com a China já há algum tempo.

“Ontem, fizemos visita a Huawei numa demonstração de que queremos dizer ao mundo que não temos preconceito com o povo chinês. E que ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China”, disse Lula, reafirmando o discurso que fizera horas antes ao se reunir com o presidente da Assembleia Popular Nacional, o congresso chinês, Zhao Leji.

Nesse encontro, o presidente falou em fazer uma parceria com o gigante asiático para “mudar a governança mundial”. Disse ainda que os “interesses na relação com a China não são apenas comerciais”.

Na véspera do encontro com Xi Jinping, Lula visitou em Xangai um centro de pesquisas da Huawei, gigante de tecnologia chinesa que é alvo de sanções do governo americano – Washington acusa a companhia de servir a interesses escusos de Pequim, incluindo espionagem.

Mais que relação comercial

Lula falou do orgulho de visitar a China pela quarta vez e da emoção ao ver o espetáculo das crianças ao chegar para encontro: “Nós precisamos trabalhar muito para que a relação Brasil-China não seja uma relação meramente de interesse comercial. Tudo bem, o interesse comercial é política. Nós queremos que a relação Brasil-China transcenda a relação comercial”.

“Queremos uma relação no campo da ciência e da tecnologia, queremos ter uma relação conjunta entre as nossas universidades para que a gente tenha mais alunos brasileiros na China, mais alunos chineses no Brasil. Queremos ter uma relação forte para que os chineses compreendam melhor ainda a cultura brasileira e os brasileiros compreendam melhor a cultura chinesa”, emendou o presidente brasileiro.

O presidente disse que a relação com a China pode ajudar o Brasil na preservação ambiental e na transição energética: “O Brasil pode, praticamente, dobrar a sua produção agrícola, recuperando as terras degradadas, sem precisar derrubar nenhuma árvore. E queremos ter uma relação com a China para que a gente possa construir uma política de desenvolvimento no Brasil no campo da energia, já temos empresas chinesas trabalhando no Brasil”.

O petista mencionou reuniões com empresas chinesas que pretendem investir na produção de veículos elétricos e no desenvolvimento de inteligência artificial no Brasil.

Xi Jinping

Na parte inicial do encontro, que foi aberta para registro, Xi Jinping declarou que o Brasil está em lugar prioritário na política de relações exteriores da China. Ele falou em uma “nova era” que beneficiará ambos os povos.

O presidente chinês expressou solidariedade pelos problemas de saúde que fizeram Lula adiar a viagem ao país e elogiou o esforço para que a visita ocorresse o mais rápido possível. “Fico muito feliz ao ver o senhor recuperado. O senhor vem tão logo após a recuperação.”

“China e Brasil são os maiores países em desenvolvimento e importantes mercados emergentes, respectivamente, dos dois hemisférios. Temos, ambos, interesses comuns. A China trata de maneira estratégica e com longo alcance a relação com o Brasil e a coloca em um lugar prioritário nas nossas relações exteriores”, disse Xi Jinping.

O presidente chinês se referiu a Lula como “amigo de longo tempo, e bom amigo”. “Foi com sua atenção e apoio que as relações China e Brasil conseguiram um grande salto. Vamos juntos dar uma orientação para o novo futuro das relações China e Brasil e uma nova era que beneficiará ambos os povos”, prosseguiu.

“Um relacionamento China-Brasil em desenvolvimento constante, saudável, estável, desempenhará papel positivo importante para a paz, estabilidade e desenvolvimento próspero das regiões e do mundo”, disse ainda o presidente chinês.

Depois do encontro reservado, que demorou mais do que o programado, Lula e Xi Jinping se dirigiram para uma outra sala do palácio, onde acompanharam a cerimônia de assinatura, por ministros brasileiros e chineses, de 14 dos 15 acordos firmados entre os dois países.

Sobre a parte reservada do encontro, a imprensa estatal chinesa disse que Lula e Xi Jinping concordaram que “diálogo e negociação” são a única saída viável para encerrar a guerra da Ucrânia, iniciada pela Rússia de Vladimir Putin, grande aliada dos chineses.

Fonte:RodrigoRangel/Metrópoles 14/04/2023

quinta-feira, 13 de abril de 2023

RJ: Juíza tira mandato de Crivella e o torna inelegível por abuso de poder econômico

O abuso de poder econômico não está restrito ao excesso de gastos, uma vez que alcança também o mau uso dos recursos públicos. Com base nesse fundamento, a juíza eleitoral Márcia Santos Capanema de Souza, da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, determinou a inelegibilidade por oito anos do deputado federal Marcelo Crivella e da suplente Tenente Coronel Andréa Firmo, ambos do Republicanos. A dupla formou a chapa pela reeleição de Crivella como prefeito do Rio na eleição de 2020, tendo sido derrotada nas urnas.

Decisão da juiza tira de Crivella
seu mandato de deputado federal
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A magistrada também determinou a cassação do mandato de deputado federal de Crivella, conquistado na eleição de 2022.

A ação foi proposta por Eduardo Paes (PSD), que venceu aquela disputa. Ele se queixou do fato de panfletos da chapa adversária terem associado seu nome à defesa de temas como legalização do aborto e de drogas e uso do chamado "kit gay" em escolas. Além disso, o material de Crivella ligava Paes ao PSOL (Partido Socialismo e Liberdade).

Consta dos autos que a gráfica contratada imprimiu 1,5 milhão de panfletos, no valor de R$ 42,5 mil. O material foi pago com recursos de campanha destinados a Andréa Firmo.

"O Fundo Especial de Financiamento de Campanha é um fundo público destinado ao financiamento das campanhas eleitorais dos candidatos, cujas diretrizes gerais para gestão e distribuição de recursos são regulamentadas. Portanto, o mau uso desses recursos ou o uso desviado de suas finalidades, configura a figura do abuso do poder econômico", argumentou a magistrada.

A juíza afirmou que o financiamento de panfletos com notícias falsas com recursos de campanha eleitoral enquadra-se na hipótese legal de abuso de poder econômico, o que enseja a pena de inelegibilidade para Andréa Firmo, responsável pelo financiamento, e Crivella, o beneficiário principal da contratação. A inelegibilidade passa a contar desde 2020.

ReproduçãoGráfica imprimiu 1,5 milhão de
panfletos para a chapa de Crivella

"O desvio de finalidade do ato de propaganda eleitoral, pois usada com o fim de divulgar informações falsas, é, por si só, o exercício ilegítimo de um direito. A proliferação das chamadas fake news desequilibra as campanhas eleitorais e retira a sinceridade das eleições, influenciando negativamente a vontade do eleitor e prejudicando o processo eleitoral de escolha dos representantes. Em vez de um debate sério em torno de políticas públicas, visando a conquistar o eleitor para a sua ideologia política, os candidatos rebaixam a campanha ao explorar fatos controvertidos não sob uma perspectiva informativa, mas pelo viés da polêmica, do escândalo e do sensacionalismo", sustentou a magistrada.

Clique aqui para ler a sentença
Aije 0601693-27.2020.6.19.0229

Fonte:CONJUR- 13/04/2023


PR: Desembargador que mandou prender Tacla Duran é pai de sócio de Moro

                                                               O desembargador e o ex- juiz Moro, hoje Senador-PR -foto:TRF-4/Divulgação/Ag. Senado

 Nesta quinta-feira (13), o ex-advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Duran, foi surpreendido com um despacho do desembargador Marcelo Malucelli, da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4)revogando a decisão de Eduardo Appio, juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, que havia suspendido sua ordem de prisão

Na prática, o despacho de Malucelli decreta a prisão preventiva de Duran, passando por cima da ordem do juiz Appio que, em março, revogou a ordem para prender o advogado que havia sido ordenada em 2016 pelo então juiz e hoje senador Sergio Moro (UB-PR) no âmbito da Lava Jato.

A decisão do novo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, agora revogada, se deu após o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender 5 ações penais ligadas à operação, sendo que uma delas envolvia Duran. 

A nova ordem de prisão emitida por Malucelli se dá semanas após a denúncia-bomba feita por Duran em depoimento ao juiz Appio da qual foi vítima no âmbito da operação. Duran, que mora na Espanha, viria ao Brasil nesta sexta-feira (14) para prestar depoimento, mais uma vez, na 13ª Vara Federal, e participar de uma oitiva na Polícia Federal no âmbito da investigação sobre a denúncia de extorsão contra Moro e Dallagnol, que já é alvo de investigação do STF. O advogado, diante do despacho de Malucelli, entretanto, cancelou a viagem pelo temor de ser preso.

"Coincidentemente", o desembargador Marcelo Malucelli, que mandou prender Duran em meio às denúncias contra Moro e Dallagnol, tem relação próxima com o ex-juiz da Lava Jato

Pai do "genro" e sócio de Moro 

O desembargador Marcelo Malucelli, ao emitir ordem de prisão preventiva contra Tacla Duran, acaba beneficiando Moro, alvo de denúncias graves feitas pelo advogado que prestaria novo depoimento que poderia fazer avançar a investigação contra o ex-juiz. 

Malucelli é pai do advogado João Eduardo Malucelli, que integra, como sócio, a Wolff & Moro Sociedade de Advogados, escritório de advocacia de Sergio Moro e sua esposa, a deputada federal Rosângela Moro (UB-SP). 

A proximidade não para por aí. João Malucelli, filho do desembargador que mandou prender Tacla Dura, é "genro" de Moro -  ele namora a filha do ex-juiz e hoje senador com Rosângela, a jovem Júlia Wolff Moro, que tem 22 anos. 

"Coincidências" à parte, Tacla Duran deve recorrer ao STF para derrubar a decisão do desembargador que é pai do sócio de Moro e Rosângela. 

Fonte: Revista Fórum - 13/04/2023

Fotos de autópsia de Marília Mendonça vazam e família pede: “Não compartilhem”

Marília MendonçaReprodução/Instagram

Fotos da autópsia no corpo de Marília Mendonça vazaram nesta quinta-feira (13/4). A cantora, conhecida por ser a “Rainha da Sofrência”, faleceu em novembro de 2021, após um acidente aéreo na cidade de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais.

A equipe da artista falou com esta coluna e afirmou que já está atuando em relação ao caso. Neste momento, Robson Cunha, advogado de Marília Mendonça, está definindo quais medidas tomar mediante a divulgação das fotos.

Segundo a assessoria da cantora, a única certeza desse momento é que sua equipe vai tentar preservar ao máximo a imagem da cantora. “A gente suplica para que as pessoas não divulguem e não compartilhem esse conteúdo”, disse Silvia Colmenero.

Em nota, a equipe de Marília informou:

“Estamos todos chocados, só em imaginar a possibilidade de algo desta natureza existir, e de pessoas capazes de divulgar este tipo de conteúdo. Robson Cunha, advogado da cantora já está em contato com as autoridades e irá tomar as devidas medidas para punir os responsáveis. Por aqui não só estamos pedindo, mas suplicando para que não compartilhem este material. Temos certeza que todos fãs ou não fãs de Marília Mendonça querem nutrir a imagem do sorriso largo da cantora, de sua voz marcante e de sua figura única em carisma e autenticidade. Contamos com todos vocês para denunciar e não compartilhar o conteúdo”.

Fonte:Fábia OLiveira/Metropoles 13/04/2023

EUA: Time coloca Lula na lista das 100 pessoas mais influentes de 2023

                         
Lula com jornalistas em 06/04/23 -foto:folhapress/reprodução

Texto sobre líder brasileiro é assinado por Al Gore, ex-vice presidente dos EUA.

CONFIRA ABAIXO NO LINK ABAIXO DO SITE UOL DE HOJE(13):

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/04/time-coloca-lula-na-lista-das-100-pessoas-mais-influentes-de-2023.shtml 

Salvador: Vítimas do golpe do pix confirmam a mesma versão que apontam envolvimento de jornalista da Record/TV Itapoan


                                              foto:reprodução

O delegado Charles Leão, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber), que investiga o desvio de doações por meio de golpe do pix, na Record TV Itapoan, em Salvador, afirmou que as vítimas contaram a mesma versão. A declaração ocorreu em entrevista ao programa Se7e da Matina, da BNews TV, nesta quinta-feira (13).

“Eu tenho indícios suficientes para informar que houve um caso grave e que ele está sendo apurado. Porque quando eu ouço quatro pessoas, em estado de vulnerabilidade, e todas confirmam que a chave pix não foi fornecida por ela, e sim, pelo jornalista, isso gera processo de não transparência. De outra parte, ouço representantes da empresa que informaram que não existe chave pix, então há esse ato. Houve um fato grave e está sendo apurado”, disse o delegado.

A autoridade policial destacou ainda que há provas concretas para comprovar que o crime existiu. No entanto, a autoria ainda depende da finalização da investigação, que tem entre 11 a 15 pessoas ouvidas.

“Sobre autoria, temos em média entre 11 a 15 pessoas, sob nossa investigação. Isso vai ser finalizado no final do procedimento, a investigação é dinâmica, temos que entender como cada pessoa se compreende nessa situação”, disse.

Ainda conforme o delegado, com o começo das apurações, cerca de 27 pessoas já foram escutadas por meio de depoimentos. Entre elas estão jornalistas, outros funcionários da emissora e supostas vítimas das fraudes, assim como a própria emissora

Fonte:Bocão News - 13/04/2023

Cultura: Chico Buarque anuncia últimos ingressos para show em Salvador


(Foto: Leo Aversa)


Chico Buarque encerra em Salvador a fase nacional da turnê ‘Que tal um samba?’, que tem a cantora Mônica Salmaso como convidada. O espetáculo fica em cartaz na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, de 28 a 30 de abril.

Para os dias 28 e 29 os ingressos estão esgotados, ainda restam os últimos ingressos do dia 30 de abril. O show estreou em João Pessoa e já passou por dez cidades brasileiras. A apresentação foi gravada em fevereiro, no Rio de Janeiro, para lançamento em áudio e vídeo, pela gravadora Biscoito Fino.

Os ingressos estão à venda e podem ser adquiridos através da Bilheteria Virtual  e nos pontos de venda físicos: Loja Pida | Salvador Shopping – Loja Pida | Shopping Piedade.

Thank you for watching

Agenda
Turnê ‘Que Tal Um Samba?’ em Salvador
Local: CONCHA ACÚSTICA DO TEATRO CASTRO ALVES (TCA)
Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande
ESTREIA: 28 de abril (sexta-feira)
Temporada: 28, 29 e 30 de abril (sexta a domingo)
Horário: 19h (abertura dos portões – 18h)
Preços:
Camarote: R$ 480,00 (inteira) / R$ 240,00 (meia)
Plateia: R$ 240,00 (inteira) / R$ 120,00 (meia)
Ingressos em https://bilheteriavirtual.com.br/

Fonte:Correio da Bahia c/adaptações 13/04/2023



Na Câmera: Ministro Silvio Almeida responde Eduardo Bolsonaro e defende Prêmio Luiz Gama; veja vídeo




O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, ao ser questionado sobre a criação do Prêmio Luiz Gama pelo deputado Eduardo Bolsonaro, defendeu a premiação e relembrou erro de gestão cometido pelo ex-presidente Bolsonaro. Na gestão da ex-ministra Damares foi criado o prêmio Princesa Isabel, onde o então presidente Bolsonaro recebeu, a esposa Michele e a própria ministra. Confira no vídeo acima do site UOL/Youtube, o que disse o ministro Silvio Almeida ao responder o questionamento do filho do ex- presidente.

Brasília: STJ mantém prisão de advogado que atropelou servidora após briga de trânsito

Por causa da repetição de pedidos já apreciados e negados pela corte, o ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça, negou mais um pedido de Habeas Corpus em favor do advogado Paulo Ricardo Moraes Milhomem, que está preso com a acusação de homicídio qualificado tentado por atropelar uma servidora após uma briga de trânsito em agosto de 2021, em Brasília.

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Após perder registro, advogado cumpre prisão preventiva no Presídio da Papuda

Após uma discussão, ele seguiu Tatiana Fernandes Machado Matsunaga até sua casa e, quando a vítima desceu de seu veículo, passou com o carro por cima dela. O atropelamento ocorreu diante do marido e do filho da vítima, de oito anos. A mulher foi internada em estado grave e sobreviveu, mas ficou com sequelas neurológicas.

No Habeas Corpus, a defesa do advogado alegou que a decisão de manter a prisão evidenciaria falta de cuidado e de um exame criterioso e atento, por parte da Justiça, acerca dos fatos e do direito. Também sustentou que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), ao manter a conversão da prisão em flagrante em preventiva, não teria fundamentado a decisão, limitando-se a dizer que a medida visa a assegurar a ordem pública, além de mencionar elementos inerentes ao próprio tipo penal.

Ao negar o pedido, o ministro Sebastião Reis Júnior argumentou que o réu já havia interposto, em março do ano passado, o RHC 160.823, com o mesmo objeto, alegando constrangimento ilegal por deficiência de fundamentação da ordem de prisão e falta de contemporaneidade em relação aos fatos que lhe são imputados.

Com isso, o magistrado destacou que o atual Habeas Corpus ficou com o processamento prejudicado, por configurar mera reiteração de pedidos já submetidos ao STJ. Com informações da assessoria de imprensa do STJ

Clique aqui para ler a decisão
HC 813.632

Fonte;CONJUR - 13/04/2023