• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 21 de abril de 2012

Futebol: Botafogo é o 1º finalista da taça Rio

Loco Abreu fez 3 gols e ainda perdeu penalti.

O uruguaio Loco Abreu novamente teve um papel fundamental para o Botafogo. Na noite deste sábado, o time de General Severiano, com três gols do centroavante, derrotou o Bangu pelo placar de 4 a 2, em partida realizada no Estádio do Engenhão, e avançou à decisão da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Além do camisa 13, o meia Maicosuel deixou a sua marca. Lucas (contra) e Sérgio Júnior descontaram o marcador.
Em virtude da vitória obtida sobre a principal surpresa do returno, o Botafogo terá a oportunidade de brigar pelo título da segunda metade do Campeonato Carioca no próximo domingo. O time alvinegro terá pela frente na decisão o vencedor do clássico entre Flamengo e Vasco, que se enfrentam neste domingo, no Engenhão.
E a vitória deste sábado acabou conquistada em virtude do brilho do centroavante uruguaio. Protagonista da partida, Loco Abreu, aproveitando três jogadas aéreas, definiu o resultado - Maicosuel fechou o placar. Apesar dos gols, a participação do goleador acabou terminando de uma maneira um pouco frustrante. O camisa 13 desperdiçou um pênalti, o sexto nas últimas sete vezes na qual o jogador teve a oportunidade.


Fonte:Portal Terra/reprodução

Foto:Getty imagem

Bahia: Cinco garimpeiros morrem em acidente em Pindobaçu

O garimpo fica no municipio de cidade de Pindobaçu-Foto:reprodução

Cinco garimpeiros morreram em um acidente na manhã deste sábado (21), no município de Pindobaçu, a 377 km de Salvador. Segundo informações da TV Bahia, eles trabalhavam em uma mina de extração de esmeralda, prática comum na região da Serra da Carnaíba, onde fica situada a cidade.





Os homens estavam em um equipamento conhecido como "caçamba", que fazia o transporte dos trabalhadores da superfície para o subsolo, quando o cabo de aço que prendia a estrutura se desprendeu. As vítimas despencaram de uma altura de 150 metros, equivalente a um prédio de 50 andares.





Uma equipe de unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local prestar socorro às vítimas, que foram resgatadas pelo outros trabalhadores do garimpo.
Ainda de acordo com a TV Bahia, o trabalho nos garimpos de extração de esmeralda é considerado de alto risco e, na maioria das vezes, é realizado de forma improvisada.








Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

Judiciário: Presidente do STF rebate acusações do ministro Joaquim Barbosa




O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, rebateu nesta sexta-feira, 20, as acusações feitas pelo ministro Joaquim Barbosa de que o ex-presidente da Corte Cezar Peluso manipularia resultados de julgamentos e que colegas o tratassem com preconceito por ser negro.



“Eu nunca vi e nunca verei um presidente alterar o conteúdo de uma decisão”, afirmou Ayres Britto, em resposta à entrevista de Barbosa publicada na quinta-feira, 9, pelo jornal O Globo. “Proferido o resultado, é impossível manipulá-lo. É uma impossibilidade lógica.”
O presidente do Supremo negou que, em algum momento, ministros tenham sido racistas ou tratado Barbosa de forma preconceituosa. “Eu nunca vi isso aqui. Somos contra o racismo por dever, porque o racismo é proibido pela Constituição e é criminalizado”, afirmou.



As declarações de Barbosa foram uma resposta a uma entrevista de Peluso ao site Consultor Jurídico. A discussão entre os dois ministros pode ter novo desdobramento na quarta-feira. Integrantes do STF discutiam nesta sexta uma reação em plenário contra as acusações de Barbosa.



Os processos escolhidos para inaugurar a gestão de Ayres Britto - cotas raciais e sociais - podem servir de pretexto para um desagravo. Ministros afirmavam reservadamente que as acusações de Barbosa atingiram o tribunal como um todo.


‘Liberdades’. Barbosa afirmou que “Peluso inúmeras vezes manipulou ou tentou manipular resultados de julgamentos, criando falsas questões processuais”. Disse ainda que o ex-presidente do STF é “ridículo”, “brega”, “caipira”, “corporativo”, “desleal”, “tirano” e “pequeno”. Barbosa acrescentou que “alguns brasileiros não negros se acham no direito de tomar certas liberdades com negros”. Foi o que ele disse ter ocorrido no bate-boca que teve com Gilmar Mendes em plenário, quando disse não ser um dos “capangas” do colega.



Ao Consultor Jurídico, Peluso havia dito que Barbosa teria um “comportamento difícil” e que não sabe como será a gestão do colega à frente do Supremo - prevista para novembro, por causa da aposentadoria compulsória de Ayres Britto - em razão desse temperamento. “Ele é uma pessoa insegura, se defende pela insegurança. Dá a impressão que de tudo aquilo que é absolutamente normal em relação a outras pessoas, para ele parece ser uma tentativa de agressão. E aí ele reage violentamente.”



A entrevista foi concedida em março, mas publicada nesta semana, quando Peluso deixou o comando do STF. Peluso reconheceu, depois de publicadas suas declarações, ter cometido um erro ao ter falado do colega. Na quinta-feira, tentou sem sucesso por duas vezes um pedido de desculpas.



Na primeira tentativa, foi ao gabinete de Barbosa, mas a assessoria teria informado que ele não estava na Casa. Depois, Peluso telefonou para o gabinete do colega, mas não foi atendido. Peluso recorreu então a Ayres Britto, que tem bom relacionamento com Barbosa. Na conversa com Britto, Peluso admitiu o erro e pediu que levasse suas desculpas a Barbosa.



No salão contíguo ao plenário, Peluso encontrou Barbosa e pediu desculpas na frente de colegas. Barbosa o cumprimentou, mas já havia informado que daria a entrevista para reagir duramente às declarações do colega.




Fonte:estado/reprodução


Foto:google/reprodução

Saúde: Médicos baianos vão suspender atendimento aos planos de saúde no Estado




Os médicos baianos e cirurgiões-dentistas paralisam, nesta quarta-feira (25), o atendimento aos planos de saúde. Serão interrompidos todos os procedimentos e consultas. Apenas as urgências e emergências serão atendidas. A mobilização dos profissionais da saúde acontece em todo o país e, na Bahia, o ato teve adesão também dos dentistas. As categorias reivindicam o reajuste do valor das consultas repassadas pelos operadoras. Em carta aberta à população, os médicos dizem que o protesto é "um ato de defesa da saúde suplementar" e que luta "por mais qualidade na assistência prestada aos cidadãos". "Nos últimos dez anos, os reajustes dos honorários médicos foram na sua grande maioria irrisórios, enquanto os planos aumentaram suas mensalidades bem acima da inflação. Os contratos entre as operadoras e os médicos também são irregulares, estando em desacordo com as normas estabelecidas pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS)", disse, em nota, a Comissão Estadual de Honorários Médicos da Bahia (CHEM).




Fonte:BN/reprodução

Bahia: Continua a greve dos professores do Estado, diz APLB

Dez dias após o início da greve dos professores – dois deles marcados pela ocupação de dezenas de educadores na Assembleia Legislativa (CAB) – o governo e a categoria não chegaram a um entendimento, nesta sexta, 20, sobre o imbróglio salarial que afeta o calendário de cerca de 1,5 milhão de estudantes no Estado.
Mesmo a Justiça tendo decretado a greve ilegal, o impasse promete se arrastar até a próxima semana, quando os deputados irão votar o Projeto de Lei 19.779/12, que converte a remuneração do professor com nível médio em subsídio de parcela única, “vedado o acréscimo de qualquer gratificação”.
Os professores também recusam a oferta de equiparação dos proventos ao piso nacional, proposta em 22,22%, somente para os que possuem grau secundarista, o que deixaria de fora cerca de 32 mil docentes graduados na licenciatura, especialização, mestrado e doutorado, segundo a APLB-Sindicato.
Piso - Para o titular da Secretaria de Educação do Estado (SEC-BA), Osvaldo Barreto, nos moldes atuais, não haveria perda salarial para os professores em nenhum nível. “Nosso piso, de R$ 1.586, já é acima do nacional. Há o reajuste anual, em torno da inflação, além da avaliação por mérito. Para 2013 e 2014, a Lei 12.364 garante 3% e 4%”, enumerou.
A vice-coordenadora da APLB, Marilene Betros, pede à Justiça que aprecie o agravo de instrumento para impedir o corte de ponto dos professores. “Vamos continuar a greve. Não podemos abrir mão de conquistas históricas”, disse, relutante.


Fonte:atardeonline/reprodução

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Educação: UNEB homologa os resultados finais do Concurso para Professor



A Universidade do Estado da Bahia-UNEB, homologou através da portaria nº 1181/2012 o resultado final do último concurso para docentes da instituição, atendendo ao Edital nº 009/2012.


Acesse o site http://www.concursodocente.uneb.br/ e confira a relação dos aprovados.


Imagem:Site da instituição

Filho do cantor Leonardo está em estado grave após acidente




Pedro Leonardo Dantas da Costa, 24, filho do cantor sertanejo Leonardo, está internado em estado grave, segundo boletim divulgado na tarde desta sexta-feira pela Secretaria de Saúde de Itumbiara (GO).
O jovem sofreu um acidente de carro na madrugada desta sexta próximo à cidade. O acidente aconteceu após um show do rapaz, que é membro da dupla Pedro e Thiago, em Uberlândia (MG).
Ainda de acordo com o boletim médico, Pedro teve traumas no crânio e no abdome. Ele foi submetido a uma cirurgia hoje e, por volta das 15h30, estava sedado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em coma induzido. Seu estado de saúde é considerado grave, mas estável.
Ele dirigia sozinho em direção à cidade de Goiânia quando seu carro capotou. Nenhum outro veículo se envolveu na batida. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas.


Fonte:Folhaonline/reprodução

Foto:google/reprodução

UPT: SEC prorroga Inscrições do cursinho até o próximo dia 26/04




As inscrições para o Pré-Vestibular do Projeto Universidade Para Todos de 2012 foram prorrogadas até o próximo dia 26.04(quinta-feira).
A SEC em comunicado em seu site determinou a prorrogação, tendo em vista que o prazo inicial era até hoje(20).

As inscrições são realizada pelo http://www.educacao.ba.gov.br/




Foto:reprodução/SEC

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Violência: Bandidos assaltam carro forte em Iraquara




Uma quadrilha metralhou e assaltou um carro-forte da empresa Nordeste Transporte de Irecê, no final da tarde desta quarta-feira (18), em uma estrada próxima a Iraquara, no centro-norte baiano. Dois dos quatros funcionários que estavam no veículo ficaram feridos, mas não correm risco de morrer. Os trabalhadores relataram ao site Irecê Repórter que saíam do município com destino a Irecê, quando, por volta das 16h, começaram a ser perseguidos por uma Hilux. Em seguida, os bandidos encapuzados que estavam no automóvel, armados com metralhadoras, começaram a atirar. O condutor do veículo de segurança foi atingido por estilhaços e parou. O grupo criminoso aproveitou para pegar o dinheiro. Um dos integrantes ainda quis matar um funcionário, mas foi impedido pelos comparsas. Até o momento, ninguém foi preso. A polícia não informou o valor da quantia roubada pelo bando.Informações do BN.




Imagem: Ilustrativa/reprodução/Google

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Copa do Brasil: Vitória vira o jogo e vai para próxima fase



O Vitória de uma maneira emocionante ganhou o jogo de volta em cima do ABC de Natal por 3x2 após está perdendo por 2x0 até os 25 minutos do segundo. Neto Baiano marcou os 3 gols, sendo dois de penaltis. O rugro negro baiano vai enfrentar agora o Botafogo do Rio na próxima fase.


Foto: Arrison Marinho /reprodução/CorreiodaBahia

Judiciário: Justiça Federal libera em todo o país matricula no ensino fundamental de crianças de menos de seis anos

A Justiça Federal em Pernambuco estendeu para todo o país a decisão que autoriza a matrícula de estudantes menores de seis anos no ensino fundamental mesmo que eles não tenham completado a idade até 31 de março. A data havia sido estabelecida em 2010 pelo CNE (Conselho Nacional de Educação). A decisão foi tomada na última sexta-feira (13), durante o julgamento do mérito de uma liminar que começou a tramitar no ano passado. O juiz federal Claudio Kitner, da 2ª Vara Federal de Pernambuco, determinou que a União avise as secretarias de ensino sobre a decisão em até 30 dias, sob pena de multa.


O MEC (Ministério da Educação) já havia recorrido da liminar em novembro do ano passado, mas o juiz rejeitou os argumentos. A ideia do CNE, que é um órgão vinculado ao ministério, era de uniformizar o ingresso dos alunos no ensino fundamental, já que cada rede de ensino tinha o seu padrão. No entanto, por não ser um órgão deliberativo, a determinação do conselho tem efeitos meramente de sugestão. Informações do Uol.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Bahia: PGE manda cortar ponto dos professores grevistas, mas APLB diz que greve continua

Embora a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) tenha recomendado ao governo, nesta terca-feira (17), cortar o ponto dos professores estaduais após o julgamento que decidiu que o movimento grevista é ilegal, a categoria continuará paralisada. “Há uma decisão do Supremo Tribunal Federal [STF] dizendo que é proibido cortar ponto de servidor público em caso de greve”, afirmou o presidente da APLB – sindicato que representa a categoria –, Rui Oliveira, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, a categoria, presente na sessão da Assembleia Legislativa – que vota o pedido de urgência-urgentíssima do projeto de lei que reajusta o salário da categoria conforme o piso nacional do magistério (mas o parcela em duas vezes, para descontentamento dos docentes) –, não se intimidou com a ameaça. “Vamos continuar em greve, haja votação ou não”, garantiu.

Fonte:Bahianotícias/reprodução

Concursos: OAB divulga aprovados na segunda fase no Exame da Ordem

A relação preliminar de aprovados na segunda fase do VI Exame da Ordem Unificada, realizada no dia 25 de março, foi divulgada na manhã desta terça-feira, 17.


Os nomes dos selecionados estão disponíveis no portal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa responsável pela realização do concurso.


Os candidatos poderão entrar com recursos entre os dias 18 e 21. O resultado final de aprovados deve ser divulgado no site www.oab.org.br no dia 3 de maio.

Fonte:atardeonline

Bahia: Tarifas de energia sobe 6,57% a partir de 22/04 em todo o Estado

6,57% nas tarifas de energia para à Bahia-Foto:reprodução

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (17), o reajuste médio de 6,57% nas tarifas de energia dos consumidores baianos. O aumento começa a valer a partir do dia 22 de abril.
Os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam 99% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 6,15%. Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande portes, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 7,36%, em média.
Na Bahia, a Coelba atende a 5,1 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios.
De acordo com a Coelba, além dos Encargos Setoriais e dos custos com a geração e transmissão de energia, são cobrados na conta de energia os tributos (ICMS, PIS e COFINS).
Conforme definido pela administração municipal, também é cobrada na conta de energia a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), tributo repassado pela Coelba diretamente para as prefeituras municipais, que são as responsáveis pelos serviços de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública.
O último reajuste tarifário da Coelba foi aprovado pela Aneel em abril do ano passado. Na ocasião, o reajuste médio repassado aos consumidores foi de 9,92%.
A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o Governo federal. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas.


Fonte:Redação do Correio daBahia/reprodução

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bahia: Professores do Estado vão recorrer da decisão do TJ

Os professores estaduais da Bahia --em greve desde o último dia 11-- decidiram nesta segunda-feira que vão recorrer da decisão liminar da Justiça que, na sexta-feira (13), decretou o movimento paredista ilegal.
Os trabalhadores querem que o governo conceda reajuste de 22,22%, percentual de correção do piso nacional.
O Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ricardo D' Ávila, concedeu a liminar determinando o imediato fim da greve sob pena de multa diária de R$ 50 mil.
O diretor jurídico do APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia), José Lucas Sobrinho, afirmou que entrará com o recurso "o mais breve possível", mas não soube precisar a data.
De acordo com o diretor de comunicação da entidade, Luciano Cerqueira, o sindicato vai defender a legalidade da greve argumentando que a paralisação foi informada com 15 dias de antecedência e defendendo o cumprimento de um acordo firmado com o governo estadual em novembro do ano passado.
O APLB diz que a adesão à greve é de 80% em todo o Estado. Eles afirmam que cerca de 800 mil alunos estão sem aulas. Segundo o sindicato, o movimento é mais forte em Salvador, onde calcula que 95% dos professores estão parados. No interior, a adesão é de, no máximo, 75%.


O governador Jaques Wagner (PT) concedeu um reajuste de 6,5% a todos os servidores em fevereiro. O sindicato cobra do governo o pagamento de 15,72%, que, somado ao reajuste concedido a todos os servidores, alcança o percentual fixado de reajuste do piso nacional do magistério.
Nesta terça-feira (17), os professores vão à Assembleia Legislativa conversar com deputados sobre um projeto de lei do governo do Estado que reajusta o salário de 5.200 professores com formação em nível médio. De acordo com a Secretaria de Educação, o rendimento deles subiria de R$ 1.187 para R$ 1.451. O sindicato alega que o projeto acaba com benefícios.


Na quinta-feira (19), a categoria se reúne em assembleia.


Fonte:folhaonline/reprodução

Educação: Paulo Freire é o patrono da Educação Brasileira




                                                                    Foto:Reprodução
O Diário Oficial da União publicou, nesta segunda-feira (16), a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. No inicio de março, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o projeto de lei que declara Paulo Freire defensor da educação em decisão terminativa, por unanimidade. Paulo Freire é um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. A sua tese versava sobre a crença de que o estudante assimilaria o objeto de analise fazendo o próprio caminho, e não seguindo um previamente construído. Nascido em 1921, Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Em 1964, foi preso e exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, disseminando o seu modelo de alfabetização. Ele retornou ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia. Freire faleceu em 1997.

Fonte:BN

domingo, 15 de abril de 2012

Futebol: Vasco e Flamengo vão fazer uma semi-final da taça Rio

O Vasco com com vitória, vai pegar o Flamengo-Foto:reprodução



O Vasco carimbou seu passaporte para as semifinais da Taça Rio ao derrotar o Nova Iguaçu por 3 a 1 em partida disputada na tarde deste domingo, no Estádio Guilherme da Silveira, em Moça Bonita. O resultado fez a equipe cruzmaltina chegar aos 14 pontos e garantir a segunda colocação no Grupo B.
Agora o Vasco vai enfrentar o Flamengo para saber quem chegará a final numa reedição da Taça Guanabara quando os dois clubes disputaram uma das das semifinais e a equipe de São Januário acabou levando a melhor.
O Nova Iguaçu, que não corria perigo de rebaixamento, ficou com oito pontos e na sétima colocação do Grupo A.






Outros resultados dos Estaduais:



São Paulo:



Corinthians 2 x 1 Ponte Preta



Linense 1 x 0 São Paulo



Palmeiras 0x 0 Comercial




Santos 5x0 Catanduvense



Taça Rio:



Vasco 3 x 1 Nova Iguaçu



Flamengo 3 x 1 Americano



Botafogo 1 x 1 Boa Vista



Fluminense 5 x 1 Olaria





Baiano:



Atlético-1 x 2 Bahia



Vitória 6 x 1 Feirense



Brasil: Presidenta lamenta morte do antropólogo Gilberto Velho

Gilberto Velho -Foto:Folhapress/reprodução


A presidenta Dilma Rousseff divulgou neste domingo (15) nota de pesar pelo falecimento do antropólogo Gilberto Velho, que morreu na madrugada deste sábado (14), aos 66 anos. Segundo amigos, ele tinha problemas cardíacos e morreu dormindo. O velório está sendo realizado desde as 10h no Cemitério São João Batista, em Botafogo (RJ). O corpo será cremado na segunda. Na nota, a presidente considerou a perda como “triste”. Segundo Dilma, Gilberto Velho deixa uma “lacuna no trabalho coletivo de se pensar no nosso país”. Segundo ela, as pesquisas dele "enriqueceram as ciências sociais e deram contribuição fundamental para o entendimento do Brasil contemporâneo." Informações do site de Claudio Humberto.








Foto:reprodução

Eleições 2012: membros do PSD temem ter embarcado em uma "canoa furada"




Passado um ano após a criação do PSD, os integrantes do partido temem ter embarcado em uma canoa furada. Embora haja otimismo por parte da direção, na base da legenda há um receio de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida que a nova sigla não terá direito a tempo de propaganda política na TV e nem fundo partidário, proporcionais ao tamanho da bancada na Câmara de Deputados, atualmente a terceira maior. Apesar da importância, esse não é o único problema. Membros do partido reclamam do caciquismo do presidente e fundador do partido, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Embora reconheçam que Kassab é um grande articulador político, correligionários consideram que deu um passo errado na capital paulista ao negociar aliança com o PT e, depois, fechar apoio à candidatura do tucano José Serra (PSDB) à prefeitura. “Ele errou no dia em que não sentou com José Serra e teve uma conversa definitiva. Ele não podia ter assumido o risco de ter bancado tantos gestos, ter ido ao aniversário do PT. Foi como se, na hora de fazer o gol, ele tivesse chutado contra”, disse um dos dirigentes do PSD. Por outro lado, há dirigentes que minimizam o revés sofrido até o momento e se dizem confiantes na vitória no TSE. Com informações do jornal A Tarde.


Nota do blog: Na Bahia, o presidente do PSD é o vice-governador Otto Alencar(foto).






Fonte:BN


Foto: reprodução/google