• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Bahia: Caminhões batem e pegam fogo na BR- 116, trecho de Brejões; veja o vídeo

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
foto:reprodução

Um grave acidente ocorrido na BR- 116  no KM 573 na  BR 116, próximo ao Novo Ponto,entrocamento  do município de Brejões,  onde veículos  após a  batida, pegaram fogo e em seguida explosões aconteceram.
Não se sabe o número exato de vítimas fatais até o final dessa noite, mas um vídeo postado na página pública festa dos vaqueiros Milagres(Valdiney Cerqueira) no facebook mostra momentos após a batida dos  veículos incendiados, onde segundo um homem que filma está uma mulher que mora no distrito Serrana e que pegou uma carona em um dos veículos momentos antes do grave acidente.

Na filmagem é possível ver que carretas, inclusive com carga inflamável passam na outra pista ignorando os perigos de serem atingidas pelo fogo.

 Veja o vídeo abaixo 

https://www.facebook.com/valdiney.cequeira/videos/193013381915061/

Capes anuncia novas regras para bolsas de pós-graduação

Resultado de imagem para capes logo

Cursos de mestrado e doutorado poderão perder até 10% ou ganhar mais 30% do número de vagas de bolsas de estudo com o modelo unificado de distribuição anunciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O novo modelo leva em consideração fatores como o desempenho acadêmico e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do local onde o curso é oferecido.
Trata-se de um modelo inédito. Esta é a primeira vez que a Capes estabelece regras unificadas para concessão de bolsas de pós-graduação. Em entrevista à Agência Brasil, o ex-presidente da Capes Anderson Ribeiro Correia havia antecipado, no ano passado, detalhes do modelo de distribuição que estava sendo estruturado pela autarquia. Esta é a primeira vez que a Capes estabelece regras unificadas para concessão de bolsas de pós-graduação. Divulgado pela Capes ontem (20), o modelo será implementado de forma gradativa. As portarias de regulamentação foram publicadas no dia 21/02 no Diário Oficial da União.

Os estudantes que já têm bolsas de estudo não serão atingidos. As regras valem apenas para as vagas que não estiverem em uso. As bolsas cuja conclusão da pesquisa está prevista para este ano estarão sujeitas às novas regras.
Atualmente, as universidades e os programas de pós-graduação podem remanejar a quantidade de bolsas que têm à disposição. Se um bolsista conclui a pesquisa, o valor que ele recebia (bolsa) é repassado para um novo estudante do mesmo programa. Agora, as bolsas serão redistribuídas e aquelas que forem desocupadas serão remanejadas entre as instituições e os programas de acordo com os novos critérios estabelecidos pela Capes. Não irão permanecer necessariamente no mesmo programa.
Novos critérios

A Capes separou os programas de pós-graduação em três classificações, chamadas de colégios: Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Para a distribuição, será considerada a nota obtida pelo curso em avaliações conduzidas pela Capes, de modo que, quanto mais elevada for a nota obtida pelo curso maior será o número de bolsas a que ele terá direito, valorizando o mérito acadêmico.
Será também considerado o número de estudantes concluintes ou titulados por curso, comparando o número médio de titulados, no período de 2015 a 2018, com a média de titulados do colégio ao qual pertence.
Outro critério a ser levado em consideração será o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). No cálculo para a concessão, cursos localizados em cidades com IDHM mais baixo, pontuarão mais do que cursos localizados em cidade com maiores IDHM, o que dará certa vantagem aos municípios com menor IDHM na distribuição das bolsas.
Limites e valores

De acordo com portarias publicadas pela Capes, com esses critérios, cursos pior avaliados poderão perder até 10% das bolsas que possuem atualmente. Aqueles melhor avaliados poderão ter um incremento de até 30% no número atual de bolsas. Tratam-se dos cursos com notas 6 e 7 na avaliação da Capes, cuja nota máxima é 7.

As regras valem para os anos de 2020 e 2021 para os Programa de Demanda Social (DS), Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) e Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC).
Por meio deles, a Capes concede 81,4 mil bolsas a estudantes de 5,7 mil cursos de mestrado e doutorado, em todas as unidades da Federação. Atualmente, os bolsistas de mestrado recebem, por mês, R$ 1,5 mil e os de doutorado, R$ 2,2 mil.
fonte:Ag. Brasil c/adaptações do Blog 22/02/2020

Salvador: Ivete estreia na folia e recebe Marina Rui em Trio

Vestida de Rainha, Ivete estreia na folia e recebe Marina Ruy no trio
foto:reprodução
Ivete Sangalo abriu o desfile do Coruja no Circuito Dodô na tarde deste sábado (22), às 16h45. A cantora foi a primeira grande atração do dia por lá.
Ela subiu ao trio vestida de rainha, fazendo menção a um jogo de celular. A cantora brincou com a fantasia assim que subiu no trio: "Hoje eu tô vestida de rainha! E no meu reino tá liberado geral!".
"Boa tarde, boa noite, tô bem doida! Estarei cuidando daqui de cima para que você possa viver nesse Carnaval e em todos os dias da sua vida o que você quiser viver. Que a gente comece o Carnaval com amor, empatia e respeito", disse.
A cantora abriu a apresentação com O Mundo Vai, bem em frente ao Farol da Barra. A atriz Marina Ruy Barbosa curte a apresentação da cantora em cima do trio.
"Gente Marina Ruy Barbosa está no meu trio e eu estou desequilibrada com tanta beleza! Ela e o marido. E eu vi Marina pequenininha, isso que é barra. Agora ela tá grande já casou e vai ter filho", disse Ivete sobre a presença da atriz.
(Foto: Alfredo Filho/Secom)
Antes de repetir O Mundo Vai, música aposta dela para o Carnaval 2020, Ivete brincou com Marcio Victor. "Rapaz hoje recebi um áudio de Marcio Victor sabe o que ele disse?" Aí logo em seguida tocou um áudio com "Música do Carnavaaaaaal", bordão do cantor do Psirico. "Aí fui lá, toquei no áudio de novo e ouvi" seguido, de novo, pelo bordão.
fonte:Correio da Bahia/reprodução - 22/02/2020

Até agora: TSE rejeita a maioria das assinaturas coletadas para a criação do partido de Bolsonaro


Resultado de imagem para aliança do brasil partido
foto:reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou até o momento a grande maioria das assinaturas para a criação do Aliança pelo Brasil, partido do presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o site Metrópoles, o TSE aceitou somente 3.101 assinaturas de total coletado pelos entusiastas do Aliança.
Enquanto isso, 11.094 rubricas foram rejeitadas pelo tribunal. Para ser criado oficialmente, o Aliança pelo Brasil precisa alcançar um total de 492 mil assinaturas.Informações do site Bahia.Ba

No Inmetro: ‘Implodi, mandei todo mundo embora’ diz Bolsonaro

foto:Marcos Correa/PR/reprodução 20/02/2020
O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado, 22, ter decidido “implodir” o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) depois de o órgão ter anunciado a troca para modelos digitais dos tacógrafos analógicos, o dispositivo para monitorar distância percorrida e velocidade nos taxímetros. Bolsonaro demitiu parte da diretoria da entidade no último dia 17.
No Guarujá, no litoral de São Paulo, cidade onde está passando o Carnaval, ele avaliou a medida como prejudicial aos taxistas. “Implodi, mandei todo mundo embora”, afirmou. “Não temos que atrapalhar a vida dos outros. Temos que facilitar a vida de quem produz. Os novos (táxis), tudo bem, agora tirar do pessoal e trocar, não. Tem que implodir. Cortar a cabeça de todo mundo para sentir que mudou o governo. Não tem mais espaço pra isso”. Informações de Veja.com

Salvador: GM entrega documentos perdidos na estação da Lapa até terça(25)


Documentos perdidos são entregues na Lapa até terça | Divulgação | GCM
imagem:reprodução
A Guarda Municipal de Salvador (GCM) montou um posto de entrega e recebimento de documentos e pertences perdidos durante o Carnaval da capital baiana, na Estação da Lapa, um dos pontos mais movimentados da cidade. Até o ano passado, o serviço funcionava no Campo Grande (Circuito Osmar).
De acordo com o coordenador de Prevenção à Violência da GCM, André Rocha, a mudança de endereço é para facilitar a vida do folião. “O posto é estratégico devido à proximidade do terminal de ônibus e metrô”, explicou.
Os documentos encontrados são higienizados, cadastrados automaticamente e ficam disponíveis no site da Guarda Municipal, até uma semana depois da folia. O posto funciona das 8h às 17h, até terça, 25, para evitar perda de tempo.
Conforme a GCM, a expectativa é que haja uma queda no número de documentos e pertences perdidos devido às campanhas de conscientização desenvolvidas pela Prefeitura. No comparativo 2019/2018, a redução foi de 45%. Somente na sexta-feira, 21, foram 21 documentos recolhidos pelo efetivo. Considerando os dois primeiros dias oficiais da festa, o montante é de 36 documentos.
Além da entrega de documentos e pertences como bolsas, carteiras e até peças de roupas, o posto da Guarda Municipal na Estação da Lapa também está fazendo a identificação das crianças. Somente no segundo dia oficial de folia, foram distribuídas 1.575 pulseirinhas. Informações de atardeonline c/adaptações.

Violência: Dez suspeitos da morte de jornalista brasileiro são presos no Paraguai

Leonardo Veras, do portal Porã News: execução com 12 tiros em sua casa. Abraji/Divulgação
Mega-operação policial em San Juan Caballero, no Paraguai, prendeu neste sábado(22) dez pessoas suspeitas de envolvimento com o crime organizado, o tráfico de armas e assassinatos, entre os quais o do jornalista brasileiro Lourenço Veras, proprietário do portal Porã News, na noite de 12 de fevereiro. Entre os detidos estão três brasileiros: Luis Fernando Leite Nunez, Sanção de Sousa e Leonardo de Sousa Concepción, segundo o jornal paraguaio ABC Color.
A operação foi conduzida nesta madrugada por agentes do Departamento Contra o Crime Organizado e promotores do Ministério Público paraguaio. Houve apreensões de quatro pistolas Glock calibre 9mm, o mesmo tipo de arma usada na execução de Veras, informou a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Também foi encontrado cinco veículos, entre os quais um Jeep Renegate branco que pode ter sido usado no assassinato, escopetas, revólveres, munições, telefones celulares e câmeras de fotografia.
A mesma arma foi usada na execução de Veras foi usada nos assassinatos de pelo menos outras sete pessoas em Pedro Juan Caballero. Todos os crimes estariam relacionados à facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), informou a Abraji.
A associação relatou que quatro assassinos de aluguel estiveram envolvidos na execução do jornalista. Três deles invadiram a casa de Veras, no bairro de Jardim Aurora, em Ponta Porã, e logo começaram a atirar. Ele tentou escapar pelos fundos do imóvel, mas foi alvejado por 12 tiros e morreu no local.


Tim Lopes

Todos os indícios sugerem que a morte de Veras esteja relacionada ao exercício de sua profissão. Por isso, será o terceiro assassinato a ser incluído no Programa Tim Lopes, desenvolvido pela Abraji e do qual VEJA faz parte, com o apoio da Open Society Foundations, para combater a violência contra jornalistas e a impunidade dos responsáveis.
Em caso de crimes ligados ao exercício da profissão, uma rede de veículos da mídia tradicional e independente é acionada para acompanhar as investigações e publicar reportagens sobre as denúncias em que o jornalista trabalhava até ser morto. Além do repórter da Rede Globo assassinado em junho de 2002, que dá seu nome ao programa, estão incluídas as mortes do radialista Jefferson Pureza, de 39 anos, em Edealina Goiás, janeiro de 2018, a mando do ex-vereador José Eduardo Alves da Silva, que teria pago 5.000 reais e fornecido um  revólver.
Outro caso é o do radialista Jairo de Sousa, morto em 21 de junho de 2018, quando chegava para trabalhar na rádio Pérola FM, em Bragança, no Pará. O suspeito de ser o mandante é o vereador Cesar Monteiro., que teria contratado dez matadores de aluguel por 30.000 reais.
 fonte:Veja.com/reprodução - 22/02/2020

Livro mostra como Lutero, homem que iniciou a Reforma Protestante, era reacionário e antissemita

Resultado de imagem para martinho lutero

Foi a busca das nuances que marcaram a personalidade do monge alemão que motivou a historiadora australiana Lyndal Roper a se dedicar a anos de pesquisa para escrever 'Martinho Lutero - Renegado e Profeta'.

Foi em 31 de outubro de 1517 que o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546) iniciou um processo que mudaria decisivamente o mundo ocidental. Naquele dia, ele afixou 95 teses religiosas à porta da igreja pertencente ao Castelo de Wittenberg, pequena cidade universitária da Alemanha. Tratava-se de um libelo contra a Igreja Católica, corajosamente desafiada por Lutero, cujos ataques verbais contra a autoridade papal chegaram a polarizar o continente europeu. Nascia ali o movimento conhecido como Reforma Protestante, do qual se originaram as denominações evangélicas de hoje. No ano seguinte, em Augsburgo, o monge era submetido a interrogatório por ordem do papa Leão X. A excomunhão não tardou.
Lutero, no entanto, era uma figura nada destemida - ao contrário: com muitas falhas e temores, vivia atormentado por dúvidas e, ainda que crente fervoroso, conseguiu, com suas críticas, eliminar o conceito de pecado que envolvia a sexualidade humana. Foi a busca das nuances que marcaram a personalidade do monge alemão que motivou a historiadora australiana Lyndal Roper a se dedicar a anos de pesquisa para escrever Martinho Lutero - Renegado e Profeta, que a Companhia das Letras acaba de lançar com o selo da Objetiva.
"A Reforma de Lutero rompeu definitivamente a unidade da Igreja Católica, e pode-se atribuir a ela até mesmo o início do processo de secularização no Ocidente, na medida em que o catolicismo perdeu seu monopólio em grandes áreas da Europa", escreve ela. "E seria difícil imaginá-lo no papel de revolucionário. Prestes a completar 34 anos, Lutero era monge fazia 12, tendo subido na ordem agostiniana e ocupado o cargo de administrador e professor universitário. Não tinha publicado quase nada, e sua experiência em escrever para o público se restringia basicamente a teses para debates, trabalhos de exegese e redação de sermões para colegas preguiçosos. Embora a reação da Igreja tenha sido lenta, as Noventa e Cinco Teses tomaram a Alemanha como um furacão. O número de leitores foi imenso, tanto laicos quanto clericais. Em dois meses, elas eram conhecidas em toda a Alemanha, e logo mais o seriam no exterior."
Especialista em história da Reforma e do início do período moderno na Alemanha, Lyndal buscou entender o pensamento de Lutero, homem cujo humor maravilhosamente grosseiro (adorava piadas sobre flatulência) ajudava também a entender os meandros da Reforma Protestante - entre suas irônicas observações, destacava-se a crítica contra a adoração às relíquias. Segundo ele, só na Alemanha havia 26 túmulos para apenas 12 apóstolos. Ele era ferino também ao afirmar que, com a madeira que se acreditava ter sido parte da cruz de Cristo, era possível construir um navio de guerra.








Lyndar Roper fez um trabalho de garimpagem, buscando detalhes curiosos, que muitas vezes passam despercebidos. Como o ato de afixar as teses religiosas na porta da igreja. Assim descreve a historiadora: "Provavelmente nunca saberemos se de fato Lutero usou um prego ou um pote de cola, mas ele sem dúvida enviou as teses em 31 de outubro ao arcebispo Albrecht, o eclesiástico mais importante de toda a Alemanha.

A carta que as acompanhava mostrava um tom de notável segurança, até de arrogância. Ela começava de forma obsequiosa e, logo a seguir, condenava categoricamente a negligência do arcebispo em relação a seu rebanho, alertando que, se Albrecht não tomasse providências, 'pode aparecer alguém e, por meio de publicações, silenciar aqueles pregadores' que vendiam indulgências prometendo aos compradores uma redução no tempo que passariam no purgatório. Lutero escreveu uma carta similar a seu superior imediato, o bispo de Brandemburgo, e essas missivas, mais do que a afixação das teses num lugarejo distante como Wittenberg, constituíam a ação que garantiria uma reação. Um dos talentos de Lutero, visível já naquela época, era a habilidade em montar uma cena, em fazer algo espetacular que atraísse a atenção para si."
Sobre sua pesquisa, Lyndar respondeu, por e-mail, as seguintes questões.

Muito foi escrito sobre Lutero. O que a motivou pessoalmente a se dedicar à vida desse homem por mais de dez anos?

Cresci na Austrália e, por um breve período da minha vida, durante minha adolescência, meu pai foi pastor presbiteriano durante alguns anos. Nossa família vivia na casa paroquial, ao lado da igreja, e estávamos à mostra; nossa vida privada dizia respeito a todo mundo. Viver como "filhos do pastor" num subúrbio australiano fez-me perguntar como isto aconteceu historicamente. Queria compreender o que isso significava quando Lutero insistiu que um clérigo poderia se casar, como "a casa do pastor" começou e o que isso significava para sua mulher. E, na Austrália dessa época, a teologia germânica tinha muita influência. O estúdio do meu pai estava forrado do chão ao teto de livros de teologia luterana. Eu o invejava! E, embora ele estivesse em uma igreja calvinista, Lutero também era importante.

Acredito que você leu o máximo possível de obras dele - seus sermões, seus trabalhos teológicos. Mas por que as cartas de Lutero foram mais instrutivas?

Martinho Lutero é um fantástico escritor de cartas. Ele sabia como interagir com as pessoas, como provocá-las ou impressioná-las, como levá-las a fazer alguma coisa. Ele aparece nas cartas como uma personalidade multifacetada. Acompanhei suas amizades se desfazerem, ideias germinarem e crescerem, e como ele lentamente chegou à convicção de que arriscaria sua vida em Worms e desafiaria o Papa diante do Imperador e todos os príncipes reunidos do Império.

Você abordou essas fontes diferentemente de biógrafos anteriores?

Sim. Sou uma historiadora social e cultural, não da igreja. Portanto, não estava interessada em usar as cartas para "provar" o que Lutero fez ou não sabia, ou quando isto ou aquilo "ocorreu". Eu as vi como a expressão de uma personalidade complexa. Busquei ver o que Lutero NÃO diz, o que ele parecia estar sentindo, que palavras usou repetidamente e o que ele disse sobre suas várias doenças, porque, no caso de uma pessoa como Lutero, seu corpo é muito importante. Ele mantinha aberta uma veia na sua perna para acalmar suas dores de cabeça e ele fala muito do seu "Anfechtungen", suas atribulações e experiências espirituais, o que poderíamos entender como depressão ou melancolia.

E quanto ao caráter de Lutero, encontrou alguma coisa nova?

Acredito que a ruptura trágica da sua amizade com Andreas Karlstadt, seu primeiro colega de trabalho e o homem responsável pelo seu doutorado, foi muito mais importante do que imaginava para o caráter de Lutero e até para sua teologia. Quando ele estava escondido, depois da Dieta de Worms, em Wartburg, Andreas Karlstadt, assumiu a liderança da Reforma em Wittenberg. Quando ele retornou, reverteu as reformas de Karlstadt e, quando este defendeu que fossem abolidas as imagens e afirmou que a comunhão era um memorial, não um ritual onde Cristo estava realmente presente nos elementos do pão e do vinho, Lutero se opôs enfaticamente a essa posição. E chegou mesmo a impedir Karlstad de publicar. Mas os dois homens não conseguiam deixar um o outro sozinho: depois da Guerra dos Camponeses, quando Karstadt temia por sua vida, ele retornou a Wittenberg. Lutero abrigou-o no antigo monastério onde havia sido monge e vivia então como um homem casado. Em oposição a Karlstadt, manteve a elevação da hóstia na missa até a morte dele. Foi só então que ele aboliu o ritual.

Lutero cresceu numa cidade mineira, o que moldou sua vida. Que importância tiveram seus amigos e familiares em sua vida?

Eles foram muito importantes e, durante toda a sua vida, Lutero ajudou sua família em Mansfeld a assegurar os seus arrendamentos das minas. Acho que a infância de Lutero numa rústica cidade mineira teve uma forte influência sobre ele, deu-lhe independência, ensinou-o a se defender sozinho e como enfrentar um mundo onde não existia muita deferência.

Lutero deve ter sido um homem muito complexo. Na sua visão, quem era realmente Martinho Lutero, o grande reformador?

Acredito que ele foi um indivíduo extraordinário, com talentos excepcionais. Acima de tudo, tinha o dom da comunicação e da simplificação - sabia como transmitir ideias teológicas complexas com uma imagem. Por exemplo, explicou sua visão do sacramento como sendo o corpo de Cristo, mas também o pão como o ferro, que pode ser, ao mesmo tempo, ferro em brasa. Ele tinha uma coragem extraordinária e uma determinação. E um senso fabuloso de humor. Quem mais conseguiria enfrentar o debate sobre o celibato monástico afirmando em tom de brincadeira que, se você deseja fazer um voto, prometa que não irá cortar o próprio nariz porque é um voto que pode cumprir.

Vestibular 2020: UNEB divulga calendário de matrículas dos aprovados para os cursos do 1º semestre


imagem:reprodução/site da instituição


A UNEB - Universidade do Estado da Bahia divulgou em eu site o Calendário de Matrículas para os alunos aprovados nos cursos do 1º semestre.  Os candidatos convocados pelo processo de COTAS DEVE FICAR MAIS ATENTOS AO PERÍODO PARA APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO NOS RESPECTIVOS CAMPUS ONDE FORAM APROVADOS.

Cronograma de ações/atividades para o Vestibular UNEB 2020, 1º semestre PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL.

Procedimento de Validação para Acesso ao Sistema de Cotas da 1ª chamada do Vestibular 2020,
1º semestre:

02 e 03 de março de 2020(segunda e terça-feira)

Período para recursos – Validação da 1ª chamada do Vestibular 2020 - 1º semestre

03 e 04 de março de 2020(terça e quarta-feira)

Efetivação de matrículas da 1ª chamada do Vestibular 2020 - 1º semestre

04, 05 e 06 de março de 2020 (quarta,quinta e sexta-feira)





A Validação da autodeclaração e demais documentos comprobatórios para o acesso ao sistema de cotas dos candidatos aprovados e convocados através do Processo Seletivo Vestibular 2020 visa garantir que as pessoas, grupos, comunidades e povos que têm direito ao sistema de cotas sejam as que de fato acedam a ele.


Os candidatos, optantes do Sistema de Cotas, aprovados e convocados para ocupar as vagas reservadas e as sobrevagas da UNEB estão cientes de que os documentos previstos no edital de inscrição para o vestibular e no edital de matrícula são condição para o acesso à universidade.
Os documentos cumprem a função de comprovar que o candidato tem o direito de aceder ao sistema de cotas devido ao seu pertencimento étnico-racial-cultural ou devido a sua identidade de gênero ou a sua condição de deficiência. Além disso, o candidato deve comprovar a escolarização (séries finais do Ensino Fundamental e Médio) em instituição pública e a renda familiar inferior a quatro salários mínimos.
A validação, pessoal e presencial, é parte integrante do processo de matrícula. É a validação quem define se o candidato cotista será considerado apto ou não para efetivar matrícula na instituição. O candidato que não comparecer à validação será considerado inapto para realizar matrícula.
Em todos os departamentos da UNEB, foram criadas Comissões Departamentais de Validação da Autodeclaração e demais documentos comprobatórios para o Acesso ao Sistema de Cotas que se encarregarão da recepção e da validação de tais documentos. Os candidatos devem dirigir-se ao departamento/campus para o qual se inscreveu de acordo com o escalonamento de validação.
Os modelos das declarações e outros documentos comprobatórios estão disponibilizados aqui para que os candidatos os acessem, preencham e levem para a validação juntamente com os comprovantes de escolarização e renda (previstos nos editais de inscrição e matrícula).
Além disso, os demais documentos necessários à validação ao acesso ao Sistema de Cotas, inclusive documentação de comprovação de renda, estão dispostos no Edital.

DECLARAÇÃO DE TRABALHO INFORMAL

(verifique o item 5.4 do Edital de Matrícula)

DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

(Esta declaração NÃO substitui os demais documentos comprobatórios de renda.Verifique o item 5.4 do Edital de Matrícula)
Declaração de isenção do imposto de renda – CANDIDATO(A):
Declaração de isenção do imposto de renda – PARENTE DO(A) CANDIDATO(A):
CANDIDATO(A) TRAVESTI OU TRANSEXUAL
Autodeclaração COM uso de Nome Social:
Autodeclaração SEM uso de Nome Social:
Declaração de Identidade de Gênero COM uso de Nome Social:
Declaração de Identidade de Gênero SEM uso de Nome Social:
– Download do arquivo em PDF
CANDIDATO(A) NEGRO(A)
Autodeclaração de Pertencimento Étnico Racial:
– Download do arquivo em Word
– Download do arquivo em PDF
CANDIDATO(A) QUILOMBOLA
Autodeclaração de Pertencimento Étnico:
– Download do arquivo em Word
– Download do arquivo em PDF
Declaração de Pertencimento Étnico:
– Download do arquivo em Word
– Download do arquivo em PDF
CANDIDATO(A) INDÍGENA
Autodeclaração de Pertencimento Étnico:
– Download do arquivo em Word
– Download do arquivo em PDF
Declaração de Pertencimento Étnico:
– Download do arquivo em Word
– Download do arquivo em PDF
CANDIDATO(A) CIGANO(A)
Autodeclaração de Pertencimento Étnico:
– Download do arquivo em Word
– Download do arquivo em PDF
Declaração de Liderança e Memorial:
– Download do arquivo em Word
– Download do arquivo em PDF
CANDIDATO(A) COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Laudo Avaliação do TEA:
– Download do arquivo em Word
– Download do arquivo em PDF
CANDIDATO(A) COM DEFICIÊNCIA
Laudo Caracterizador da Deficiência:
– Download do arquivo em Word
– Download do arquivo em PDF
CANDIDATO(A) COM ALTAS HABILIDADES
fonte:Site da UNEB  c/adaptações