• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 19 de março de 2011

Visita de Barack Obama ao Brasil: Presidente diz que a 1ª visita foi escolha estratégica

Obama discursando na cúpula Empresarial Brasil -EUA nesta tarde - Foto:AFP

Às 16h04, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começou a discursar na Cúpula Empresarial Brasil-Estados para cerca de 400 empresários dos dois países. Durante 18 minutos, Obama disse que investir no Brasil é vantajoso para os Estados Unidos, no atual cenário econômico. "Nunca houve momento tão promissor para o Brasil. É a sétima economia no mundo e a que mais cresce", disse.

Com tantos eventos previstos para o País nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, nem a derrota de Chicago na disputa pela sede olímpica fez com que Obama deixasse de pensar nas oportunidades de negócios que os eventos vão abrir.

"Me dói ainda saber que as Olimpíadas vêm para cá, não para Chicago, minha cidade natal. Apesar de termos perdido o concurso, os americanos não vão ficar só como expectadores. O Brasil vai gastar milhões de dólares para realizar esse evento e os EUA estão prontos para ajudar com engenharia e tecnologia", afirmou.

O presidente norte-americano reconheceu a importância do Brasil na economia mundial. "Dizem que o Brasil é o país do futuro. Bem... o futuro chegou. Apesar da incerteza dos últimos dois anos, o Brasil entrou como potência mundial no cenário econômico. Não há nenhuma dúvida que EUA e Brasil se beneficiam com acordos bilaterais. Fortalecendo indústria e comércio o resultado será positivo para ambos países", afirmou.

Ele também atribuiu o resultado positivo ao "trabalho árduo e à perseverança do povo brasileiro". Durante o discurso, Obama defendeu a democracia dos dois países e destacou que pretende ajudar o Brasil a se destacar ainda mais no cenário global. "Os EUA apoiam a emergência do Brasil como potencia econômica. Por isso, privilegiamos reuniões como o G20 como lugar de discussões internacionais e apoiamos papel maior para o Brasil no Banco Mundial", disse.

O presidente dos EUA destacou que o primeiro país a ser visitado por ele na América Latina foi escolhido estrategicamente e disse que está na hora de os Estados Unidos dar ao Brasil o mesmo tratamento dispensado à Índia e China. No início do discurso, o líder do governo americano lamentou não ter conhecido o Carnaval brasileiro. "Lamentamos perder a festa, porque viemos algumas semanas depois do Carnaval. Mas, se tivesse vindo antes, não teríamos trabalhado tanto", disse Obama.


Fonte: Agência Brasil/Portal Terra

Salvador: Chuvas causam alagamentos e acidentes

O veículo derrapou na pista e derrubou o poste naPituba -Foto: agência atarde

A chuva que atingiu Salvador desde a madrugada deste sábado, 19, provocou pontos de alagamento nas principais avenidas da cidade e alguns deslizamentos de terra. Os motoristas que passavam pelas avenidas ACM e Paralela durante a manhã precisaram redobrar a atenção ao transitar pelas vias por conta das poças que ofereciam risco de acidentes.

Outros pontos de alagamento foram encontrados na Avenida Centenário, em Amaralina, na Bonocô, sentido Iguatemi, e na Avenida Garibaldi, mas sem acidentes registrados neste locais.

Já na Pituba, na altura do antigo Clube Português, um motorista derrapou na pista molhada, perdeu o controle do veículo e colidiu contra um poste. De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o motorista ficou preso às ferragens e uma viatura do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local. Infomações de atardeonline.

Brasil: Ciro Gomes quer voltar a Prefeitura de Fortaleza


O ex-deputado federal, Ciro Gomes (PSB), confessou ontem (18) que deseja voltar a ser prefeito de Fortaleza. Ciro, no entanto não pode realizar esse desejo já na próxima campanha para Prefeito em 2012, uma vez que o Estado do Ceará é governado pelo seu irmão, Cid Gomes e a legislação eleitoral não permite.

"Eu sonho ainda, um dia, em servir à cidade de Fortaleza como seu prefeito. Acho que a cidade precisa urgentemente não de mim, mas precisa de um projeto. Eu sinto Fortaleza se deteriorando a olhos vistos", disse.

Que as princpais capitais do Nordeste Brasileiro precisam terem melhorias em vários setores não é novidade para ninguém.Fortaleza assim como Salvador, precisam urgentemente de intervenções, principalmente em infra-estrutura, já que ambas não só pelo fato de serem futuras sedes da Copa de 2014, mas da necessidade de proporcionar condições melhores em todos os aspectos aos seus habitantes e turistas, visto que ambas tem belezas naturais que encantam a todos nós.

Ciro queria ser candidato a Presidencia da República em 2010, não deu, não disputou a reeleição, depois disse que iria para o exterior estudar e com essa afirmação parece que já mudando seus planos. O mesmo é um homem preparado,com um bagagem muito grande na carreira politica, já tendo sido prefeito da cidade,governador,ministro e ter passado pelo Congresso, mas dizem que o grande problema de Ciro é que ele "não tem papa na língua" e no Brasil político, isso a vezes atrapalha mais que ajuda.

Foto:Google

Libia: Começa a retaliação internacional contra Kadafi

A queda de um caça líbio foi registrada hoje Foto: Anja Niedringhaus / AP

Um avião, aparentemente das Forças Armadas sob o comando do ditador Muammar Kadafi, foi registrado ao ser abatido na região de Benghazi, segunda maior cidade do país e que estás ob o domínio dos insurgentes. A fotografia foi feita neste sábado (19), dia que marcou o início da retaliação internacional contra as tropas do presidente há mais de 40 anos no poder. Informações do Bahia notícias.

Visita de Barack Obama ao Brasil: Coalizão está pronta para agir contra Kadafi, diz Obama

Obama e Dilma em Brasília -Foto:Dida Sampaio/AE

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse neste sábado, 19, que a coalizão de países ocidentais e árabes está pronta para agir na Líbia e que o povo do país precisa ser protegido dos abusos do ditador Muamar Kadafi. Obama discursou durante visita oficial ao Brasil, ao lado da presidente Dilma Roussef.

Nosso consenso foi forte e nossa decisão é clara. O povo da Líbia precisa ser protegido e, na ausência de um fim imediato à violência contra civis, nossa coalizão está preparada para agir e agir com urgência", disse Obama.

Em Paris, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que o regime de Kadafi perdeu toda legitimidade e confirmou que a resolução da ONU será implementada. "Mais atrasos apenas colocariam mais civis em risco", afirmou, em entrevista transmitida pela CNN. Informações da folhaonline.

Visita de Barack Obama ao Brasil: Michelle Obama falou aos jovens sobre preserverança na educação

A família presidencal americana no desembarque em Brasília-Foto:Reuters


A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, falou a uma plateia de jovens estudantes do ensino público brasileiro sobre perseverança nos estudos e vontade de mudar.

"Sonhem grande, trabalhem duro, assumam riscos", disse Michelle, que acompanha a viagem oficial de seu marido, Barack Obama, ao Brasil com a mãe, Marian Robinson, suas filhas, Malia e Sasha, a madrinha das meninas e a mulher do chanceler brasileiro, Tânia Cooper Patriota.

A primeira-dama, portando um vestido de bege com um obro à mostra e sapatos dourados, falou que é esta é uma rara das oportunidades de a família toda viajar junta e falou de seu prazer em visitar jovens.

"Brasil e Estados Unidos são umas das maiores economias e democracias do mundo. O futuro dos dois não depende apenas de encontro entre presidentes, mas das pessoas, dos jovens", disse.

Michelle iniciou sua fala com um "bom dia', disse que seu português se limita ao cumprimento, e elogiou os estudantes brasileiros presentes por falarem outra língua além da materna.

Sua mensagem, que durou sete minutos, foi toda de estímulo aos jovens para que estudem, viajem, conheçam outras culturas e línguas e saiam da "zona de conforto".

No final, pediu para que mostrassem alguma coisa. Foi quando começou a apresentação de capoeira e depois de um grupo de percussão formado só por mulheres.

O evento acontece em restaurante em Brasília em formato de uma grande oca indígena. Cerca de 75 estudantes de escolas públicas brasileiros, que participaram de programa de intercâmbio patrocinado pelo governo americano, foram escolhidos para compor a plateia.

Depois, Michelle seguiu para almoço com seu marido e a presidente Dilma Rousseff.




Fonte:Sofia Fernandes de Brasília pra folhaonline.

Visita de Barack Obama ao Brasil: Presidenta Dilma pede "relações justas e equilibradas"

Obama acena ao lado da Presidenta Dilma observado por Michele -Foto:Reuters

A presidente Dilma Roussef dirigiu neste sábado pronunciamento a seu colega americano Barack Obama e demais convidados, no Salão Leste do Palácio do Planalto. Em sua primeira visita oficial ao Brasil, Obama ouviu agradecimentos de Dilma, que ressaltou, no entanto, as diferenças e contradições no relacionamento entre os dois países. Dilma disse que "para haver bom relacionamento é preciso encarar nossas contradições" e criticou as barreiras americanas impostas a produtos brasileiros, como etanol, algodão e suco de laranja, pedindo "relações justas e equilibradas".

"Sua visita carrega forte valor simbólico, pois os povos de Brasil e Estados Unidos fizeram desses países as duas maiores democracias das Américas", afirmou Dilma. "Povos que ousaram levaram a seus mais altos postos um afro-descendente e uma mulher, gerando um rompimento de barreiras, rumo a sociedades mais generosas e harmônicas", completou.

Em seguida citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era "um homem do povo". Segundo ela, graças à inclusão social gerada no governo Lula, Obama é, dos nove presidentes americanos que já visitaram o Brasil, "o que encontra o País num momento mais vibrante".

A presidente também pediu uma parceria tecnológica entre dois países. "Só a relação que não seja unilateral produzirá a paz entre povos. Este país, o Brasil tem compromisso com a paz que não é conjuntural, é integrante de nossos valores", afirmou, citando que na reforma das Nações Unidas, "temos a oportunidade de antecipar decisões". Dilma finalizou dando boas-vindas a Obama. Informações do portal terra.

Bahia: Policial Civil morto por bandidos é sepultado

O policial Wilson Magalhães lotado na 9ª Delegacia no bairro da Boca do Rio foi sepultado no final da tarde -Foto:Almiro Lopes/Correio

O corpo do policial assassinado por assaltantes no final da noite desta quinta-feira (17) em uma casa de veraneio em Ponta de Areia, na Ilha de Itaparica, foi sepultado às 17h desta sexta-feira (18) no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador.
Segundo informações de policiais da 19ª Delegacia, em Itaparica, Wilson Magalhães da Silva estava em casa com o amigo Edilincolin Silva Lima quando dois homens invadiram o local.
Eles anunciaram o assalto, mas Wilson e Edilincolin reagiram e acabaram mortas pelos assaltantes. Na casa, ainda estavam o filho de Wilson e uma amiga, mas os jovens, com cerca de 20 anos, não sofreram ferimentos. Os bandidos fugiram da casa levando três aparelhos de celular.

Wilson era agente da 9ª delegacia da Boca do Rio, em Salvador. As vítimas chegaram a ser socorridas ao Hospital de Itaparica, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Os bandidos conseguiram fugir. Informações do Correio da Bahia.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Brasil: Ex- Presidente Lula recusa convite para almoço com Obama

Foto:Google

A presidente Dilma Rousseff (PT) convidou todos os ex-presidentes da República para um almoço no sábado com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Brasília. Segundo a assessoria de Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente do PT recusou o convite, pois entende que o encontro é reservado aos chefes de Estado. Já Fernando Henrique Cardoso viajou nesta sexta-feira para a capital federal, segundo o Instituto FHC, para o almoço.

Obama chega neste sábado ao Brasil, onde fará uma visita às capitais Brasília e Rio de Janeiro. No Distrito Federal, ele se reunirá com Dilma e outros líderes políticos. Também está prevista a participação do presidente americano em um encontro de empresários promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. O democrata se despedirá da presidente em um encontro no Palácio da Alvorada por volta das 17h20 e, em seguida, embarca para o Rio de Janeiro. Informçaões do portal Terra.

Vestibular 2011: UNEB convoca aprovados em 4ª chamada


A UNEB-Universidade do Estado da Bahia divulgou hoje (18) a lista de candidatos aprovados, em quarta chamada, no Vestibular 2011 com entrada no primeiro semestre letivo com o início no dia 28 do corrente mês.

Todos os aprovados — tanto para os cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância (EaD) quanto para os de pós-graduação EaD — devem efetuar a matrícula exclusivamente nos dias 23 e 24 de março. Para conferir a lista clique www.vestibular.uneb.br



Fonte e imagem:site da UNEB

quinta-feira, 17 de março de 2011

Educação: UNEB quer todos os cursos reconhecidos até o final do ano

O II encontro está reunindo 88 Coordenadores de colegiados de curso -Foto:Toni Vasconcelos/Ascom

Os projetos de reconhecimento de cursos da universidade, que estão sendo enviados ao Conselho Estadual de Educação (CEE), foi destaque na abertura do II Encontro para Formação em Gestão Acadêmica de Colegiado de Curso de Graduação da UNEB, realizada ontem (16), no Hotel Sol Bahia, bairro de Patamares, em Salvador.

Para Marcelo Ávila, o encontro é um momento para se familiarizar com a nova rotina de trabalho
Uma comissão do conselho, de acordo com José Bites, pró-reitor de Graduação (Prograd), vai vistoriar alguns campi da instituição, para dar deferimento aos processos de reconhecimento.

“A ideia é que essa ação coletiva resulte em um único fim, que é a validação, pelos órgãos competentes, dos diplomas de nossos estudantes”, observou Bites, acrescentando que a administração da universidade também já enviou ao CEE relatório completo que visa o recredenciamento da instituição por mais oito anos.

O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, que presidiu a mesa de abertura do encontro, disse esperar que “essa nossa luta incansável em busca da excelência acadêmica sirva de inspiração aos coordenadores de colegiado e demais gestores”.

“Ocupar o cargo que vocês ocupam não é fácil. Mas estou certo que será gratificante contribuir para o desenvolvimento de nossa universidade. Afinal, vocês estão na linha de frente da gestão acadêmica”, pontuou Valentim.

O reitor adiantou que o desafio da universidade, tanto da administração central quanto dos departamentos e colegiados, é chegar ao final do ano com todos os cursos de graduação reconhecidos. “Nossos estudantes merecem esse esforço que vamos fazer, para que recebam seus diplomas no momento da formatura. E sei que podemos contar com todos vocês, coordenadores, nessa grande empreitada.”

Além do reitor e de José Bites, compuseram a mesa do evento a vice-reitora, Amélia Maraux, o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila, a diretora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, na capital, Marta Valéria, presidenta do fórum de diretores da instituição, a gerente de gestão curricular da Prograd, Dayse Lago, e o coordenador do curso de pedagogia do Campus XI, em Serrinha, Luiz Jandiroba, que representou seus pares.

Entre os meses de maio e junho, está prevista a realização da terceira edição da capacitação dos coordenadores.

Profissionalização

O II Encontro para Formação em Gestão Acadêmica de Colegiado de Curso de Graduação da UNEB – uma ação conjunta da Prograd e da PGDP – está reunindo 88 coordenadores de todos os campi.

A programação do evento, que segue com atividades até amanhã (18), contou hoje com a participação da presidente da Câmara de Educação Superior do CEE, Alda Muniz Pepe, que palestrou sobre o processo de reconhecimento dos cursos de graduação.

Além da busca pela regulamentação acadêmica, o encontro visa estreitar a relação entre os colegiados e outros setores da universidade, a exemplo das pró-reitorias.

“É ainda um momento de familiarizar os coordenadores eleitos com suas novas rotinas de trabalho”, enfatizou o pró-reitor Marcelo Ávila.

Para os coordenadores, a ação oferece o embasamento necessário para uma boa gestão: “Hoje, para uma universidade que se faz presente, é estrategicamente importante encontros como este, que facilitam a troca de informações, aumentam o nível de profissionalização do gestor e, consequentemente, da universidade”, analisou Luiz Jandiroba.

Os gestores que participam do treinamento foram eleitos ou reeleitos para a coordenação dos colegiados (biênio 2010-2012) no último dia 18 de novembro, escolhidos pelo voto direto dos estudantes e professores de cada curso, em todos os 24 campi. A solenidade de posse, em dezembro, foi realizada concomitantemente com a primeira edição do encontro de formação.
Fonte:Reportagem republicada do site da UNEB de autoria de Jessica Sandes do Núcleo de Jornalismo da Ascom.

Xique-Xique: Campus da UNEB vai ter novo curso, Engenharia de Pesca

Grupo Gestor da UNEB,Codesvasf,Sema e Prefeitura de Xique-Xique participaram do encontro - Foto:Cidi Ramos/Ascom


O DCHT- Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XXIV da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, vai ganhar um novo curso: Engenharia de Pesca.

Foi o que ficou decidido em reunião realizada hoje (17) na sala nobre da Reitoria da universidade, Campus I, em Salvador, com transmissão simultânea via videoconferência para o DCHT, esteve em pauta os termos de um convênio de cooperação — entre a UNEB e as esferas federal, estadual e municipal para a implantação da nova graduação.“É importante que as novas graduações da nossa instituição sejam alicerçadas por um bom planejamento e em criteriosas parcerias para que sejam consolidadas com sucesso. Estamos articulando convênios para oferecer todas as condições necessárias de aprendizado aos estudantes desse novo curso, como boa infraestrutura de laboratórios, salas de aula e qualificados professores”, destacou Valentim.

Para o diretor João Rocha, a implantação do curso vai permitir a exploração qualificada da maior bacia pesqueira em produtividade do São Francisco. “É a realização de um sonho para população do nosso município, pois vai trazer muitas melhorias para a vida dos pescadores e de seus familiares”, festejou.

O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, que participou da reunião pela videoconferência, garantiu a prefeitura vai assumir a construção de cinco salas de aula para o DCHT, a compra de acervo bibliográfico e a manutenção dos equipamentos do curso de engenharia de pesca.

“Vamos abrir licitação para a construção das salas ainda esse mês. Sabemos o quanto essa graduação dará visibilidade à região do São Francisco, além de desenvolver a economia local. Agradecemos ao reitor Valentim e ao diretor João Rocha pela sensibilidade na concretização desse projeto”, enfatizou Reinaldo.

O reitor adiantou ainda que, por meio de um acordo com a Secretaria estadual da Saúde (Sesab), também deve ser oferecido, ainda este ano, o curso de medicina da UNEB, na capital baiana.

Os projetos dos novos cursos devem ser submetidos à aprovação do Conselho Universitário (Consu) – instância máxima deliberativa da universidade – em reunião que acontece dias 11 e 12 de abril. A intenção da administração central da instituição é ofertá-los já no próximo vestibular.

Fonte: Do núcleo de jornalismo da UNEB por Victor Seabra da Ascom/Site da UNEB.



Paraná: Bandidos assaltam ônibus e deixam passageiros nus no bagageiro



Cinco homens deixaram 22 passageiros e o motorista de um ônibus nus dentro do bagageiro durante um assalto no Paraná. O crime aconteceu na PR-116. O ônibus seguia de Rio do Sul, em Santa Catarina, para São Paulo, onde o grupo faria compras. Cerca de R$ 60 mil reais em dinheiro, joias e celulares foram roubados.

De acordo com o delegado Erik Wermelinger Buseti, o ônibus foi abordado na madrugada desta quinta-feira, 17, no km 153 da rodovia, em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba. Armados, os bandidos estavam em um Vectra preto. Eles renderam o ônibus e obrigaram o motorista a seguir cerca de cinco quilômetros até uma plantação em Agudos do Sul.

Os homens roubaram todos os pertences das vítimas - dinheiro, celulares, joias e até as roupas. Depois, colocaram os 22 passageiros e o motorista nus dentro do bagageiro do ônibus, que estava atolado no local.

Segundo Busetti, as vítimas ficaram cerca de 50 minutos dentro do bagageiro até que conseguiram sair e pedir socorro em um posto da Polícia Rodoviária Estadual na PR-116. Até o momento, ninguém foi preso.

O caso foi registrado da delegacia de Fazenda do Rio Grande. Alguns passageiros já prestaram depoimento nesta quinta-feira. A polícia intensificou as buscas na região do crime.

Fonte: Marília Lopes da folhaonline de São Paulo.
Imagem:Google

Concursos & Emprego: MP da Bahia divulga lista de habilitados para servidor


O Ministério Público do Estado da Bahia divulgou hoje(17)a lista de candidatos habilitados na prova objetiva do III Concurso Público para Provimento de Cargos do Quadro de Pessoal Permanente do MP. Para conferir a lista acesse http://www.mp.ba.gov.br/

Educação: Inscrições para professor-formador do TOPA até o dia 21 pela UNEB


está com inscrições abertas − até o dia 21 de março − para a nova seleção de professores-formadores que vão atuar no programa Todos pela Alfabetização (Topa), do governo estadual.

Estão sendo disponibilizadas 100 vagas (cadastro complementar) para docentes licenciados em letras e pedagogia, com experiência comprovada em formação de professores alfabetizadores de jovens e adultos. A bolsa-auxílio é de R$ 60 horas-aula.

Para concorrer, os interessados devem enviar pelos Correios (via Sedex) ficha de inscrição e cópia dos documentos solicitados para o endereço especificado no edital do processo seletivo.

Os docentes selecionados, que se somarão aos professores aprovados na última seleção, vão participar da formação inicial e continuada dos alfabetizadores do programa, também dos tradutores e intérpretes da língua brasileira de sinais (Libras) e dos coordenadores de turmas.

“A universidade é responsável pela formação de mais de nove mil alfabetizadores, tradutores, intérpretes e coordenadores que estão lecionando no Topa em 131 municípios”, explica Maria José Lins, coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja), setor vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade e responsável pela seleção.

O programa é uma iniciativa da Secretaria estadual da Educação (SEC) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com as quatro universidades estaduais – UNEB, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) –, e com as prefeituras dos municípios beneficiados.

“Com apoio da comunidade acadêmica baiana realizamos o programa a mais de quatro anos, e a UNEB é hoje uma das maiores responsáveis pela redução dos índices de analfabetismo no estado”, destaca a pró-reitora Adriana Marmori (Proex).

O resultado da seleção deve ser publicado até o dia 24 de março. Os aprovados receberão um curso de formação com duração de 20 horas-aula.

Criado em 2007, o Topa já é reconhecido como o maior programa de alfabetização do país. Presente em 407 municípios baianos, a meta para este ano é alfabetizar 300 mil jovens e adultos.

Fonte:Danilo Oliveira do núcleo jornalismo da UNEB/Ascom
Mais Informações: Neja/Proex – tels. (71) 3461-1898 e 3462-0093.

Vestibular 2011: UFBA divulga 2ª chamada


A Universidade Federal da Bahia (UFBA) divulgou a segunda chamada dos aprovados no vestibular 2011 para os bacharelados interdisciplinares (BI) e cursos superiores de tecnologia (CST) nas cidades de Salvador e Barreiras. Os selecionados devem efetuar a matrícula nos dias 22 e 23 de março. Para isso, será necessário apresentar uma foto 3x4, originais e cópias autenticadas da identidade, CPF, certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio, comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral e com o Serviço Militar, para os homens. A lista com os aprovados pode ser conferida pelo site http://www.sgc.ufba.br/
Fonte:Bahianotícias
Imagem:site da UFBA

Copa do Brasil: Confira os resultados dos jogos de ontem

O flamengo fez 3 gols e eliminou o jogo de volta -Foto:Jarbas Oliveira/AE

Paulista 0 x 2 Atlético-PR
Botafogo-PB 0 x 1 Caxias-RS
Sampaio Corrêa 3 x 2 Santo André
Ipatinga 1 x 1 Avaí
Fortaleza 0 x 3 Flamengo
Brasiliense 0 x 0 Ceará
Uberaba 0 x 4 Palmeiras
Bangu 0 x 2 Náutico

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tragédia no Japão: Porta voz do governo diz que radiação não é ameaça fora dos arredores da usina

Reator 4 da usina Fukushima Daiichi fica danificado após incêndio; radiação fora de cerco não é prejudicial

O porta-voz do governo do Japão, Yukio Edano, afirmou nesta quarta-feira que a radiação emitida pelos reatores da central nuclear de Fukushima Daiichi não representa perigo imediato para a saúde fora da zona que já foi esvaziada, em um raio de 20 km ao seu redor.

As declarações vem em meio ao medo na capital Tóquio e arredores, que registraram um aumento nos níveis de radiação e já veem um movimento de êxodo rumo ao sul do país, ou mesmo ao exterior.

Edano declarou em entrevista coletiva que o nível de radioatividade na segunda faixa de alerta, entre 20 e 30 quilômetros da usina nuclear, não tem efeito prejudicial direto à saúde. Nesta área, estão centenas de japoneses sob recomendação de que permaneçam em casa e com as janelas fechadas, usem toalhas úmidas para proteger o rosto e, caso tenham que sair, isolem as roupas e tomem um bom banho.

Já na área de 20 km ao redor da central, o governo decretou a retirada de mais de 200 mil pessoas.

"A radiação ao redor da central nuclear de Fukushima está em um nível estável", afirmou Edano.

O nível de radiação foi registrado em 1.500 microsieverts por hora perto do portão de entrada da central. O nível de radiação normal é de 0,035 microsievert por hora.

DANOS

Edano disse ainda que os responsáveis da usina continuam trabalhando "com todo o apoio dos setores relevantes" para tentar reduzir a temperatura dos reatores da central, onde nesta quarta-feira ocorreu um novo incêndio no edifício do reator 4 e foram vistas grandes colunas de fumaça procedentes do 3.

Um helicóptero das Forças de Autodefesa (equivalente a Exército) partiu nesta quarta-feira da vizinha cidade de Sendai para jogar água do mar sobre o reator 4 da usina para resfriar o combustível que ameaça entrar em fusão.

No entanto, os elevados níveis de radioatividade detectados nessa zona levaram a abortar a operação de última hora, informou a televisão nacional NHK, que citou fontes do Ministério da Defesa.

Os responsáveis da operação tinham advertido que jogar água do ar era uma ação delicada, já que o helicóptero não pode permanecer muito tempo sobre o reator por causa da elevada radioatividade e deve lançar a água passando várias vezes sobre o mesmo.

Segundo a agência de notícias local Kyodo, teme-se que o reator tenha liberado vapor radioativo devido a danos no sistema de contenção.

O edifício que abriga esse reator ficou danificado na segunda-feira por causa de uma explosão de hidrogênio. Na terça, fora detectados altos níveis de radiação nas imediações da central.

A elevada radiação levou à evacuação da maioria dos 800 funcionários da usina, onde apenas cerca de 50 permanecem. Estes tiveram de abandoná-la temporariamente por causa de uma nova alta da radioatividade na noite desta terça-feira, mas estão de volta.

VENTOS

Nesta terça-feira, a previsão era de que os ventos soprassem do norte sobre a usina nuclear de Fukushima, levando material radiativo pela costa japonesa. Em seguida, passarão a vir de noroeste, empurrando o material para o mar, segundo meteorologistas do governo japonês.

Isso poupará Tóquio, cidade de 13 milhões de habitantes, que fica 240 quilômetros a sudoeste da usina, cujo sistema de refrigeração sofreu danos num terremoto da sexta-feira. A direção do vento é um fator crucial para avaliar o impacto ambiental da nuvem radiativa resultante das explosões nos reatores.

Mas boatos e os primeiros indícios de chegada da radioatividade a Tóquio levaram moradores da capital a estocar produtos de primeira necessidade e, em alguns casos, a até mesmo tentar deixar a cidade temendo um desastre.

O governo local, no entanto, pediu calma à população da cidade --cujo entorno forma aglomerado de quase 40 milhões de pessoas--, dizendo não haver risco algum.

O nível de radioatividade em regiões da megalópole se encontra entre 10 e 20 vezes maior do que o normal, mas ainda assim é tido como seguro. Tóquio fica 250 km ao sul da usina de Fukushima Daiichi, onde houve os vazamentos.

A busca por comida enlatada, água engarrafada, baterias e pão já provoca desabastecimento e prateleiras vazias em alguns estabelecimentos comerciais, e a corrida por gasolina causa filas em postos de combustível.

Empresas alimentícias, como a Nissin Foods, produtora de massas instantâneas, e de eletrônicos, como a Panasonic, anunciaram aumentos nas suas produções a fim de impedir desabastecimentos.

O governo exortou as pessoas a não comprar produtos que não forem usar para evitar que o desabastecimento atinja regiões que realmente estão precisando de ajuda.

Mas, enquanto alguns moradores já se preparam para ficar em casa, outros procuram inclusive sair da cidade.

Estações de trem e aeroportos da capital tinham ontem extensas filas de locais e estrangeiros com seus familiares tentando viajar ou para fora do país ou para regiões mais longe de Fukushima.


Fonte: Reportagem da folhaonline.
Foto:Reuters

terça-feira, 15 de março de 2011

Tragédia no Japão: Número oficial de mortos já passa de 2400

O barco foi parar em cima da laje de um prédio-Foto:EFE

Na manhã desta terça (horário local), a polícia japonesa informou que o número oficial de vítimas do terremoto seguido por tsunami chegou a 2.414. O maior número de vítimas se encontra na província de Miyagi, onde 1.254 pessoas morreram.

Oficialmente, há 3.118 desaparecidos. Mas autoridades regionais disseram acreditar que dezenas de milhares podem ter sido levados pelo tsunami, que devastou uma larga área da costa nordeste do Japão na sexta-feira.

O número de mortos, porém, ainda deve aumentar e as autoridades estimam que a cifra final deve superar os 10 mil. Somente em duas áreas da província de Miyagi foram encontrados 2.000 corpos ainda não contabilizados no balanço oficial. Há cidades em que milhares estão desaparecidos.

Segundo a agência de notícias Kyodo, cerca de mil corpos foram encontrados em Miyagi, além de outros 200 ou 300 corpos que as equipes tentam resgatar em Sendai, local mais atingido pelo tremor e pelas ondas gigantes.

Em Miyagi, o governo não conseguiu contatar cerca de 10 mil pessoas --mais da metade da população local. O destino de dezenas de milhares de pessoas, incluindo cerca de 8.000 moradores da cidade de Otsuchi, ainda é desconhecido, segundo a Kyodo.

Fonte: Reportagem da folhaonline.

Bahia: AL aprova reajuste proposto pelo Governo do Estado a servidores


Os deputados estaduais aprovaram por maioria, na noite de segunda-feira, 14, o reajuste linear de 5,91% sobre os salários dos 268 mil servidores públicos, o que deverá ter um impacto de R$ 446.919.035 sobre o orçamento de 2011.

O percentual de reajuste é baseado no Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) e, de acordo com o governo, visa garantir o poder de compra dos salários, embora tenha ficado abaixo do reajuste do mínimo, que foi de 6,47% (Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC) mais 0,2% do PIB.

O reajuste vigora a partir do próximo mês, retroativo a janeiro. Informações de atardeonline.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Brasil: Definida agenda de Barack Obama no Rio de Janeiro

Obama vai trazer a família ao Brasil -Foto:Reprodução

Em sua visita ao Rio de Janeiro, no próximo domingo, o presidente dos EUA, Barack Obama, visitará o monumento do Cristo Redentor, irá à favela Cidade de Deus e fará um discurso na Cinelândia.

A agenda final foi acertada em reunião nesta manhã entre o embaixador Thomas Shannon, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes.

Obama chega ao Rio na manhã de domingo, acompanhado da mulher, Michelle, e das filhas, Malia e Sasha, após passar o dia anterior em Brasília, primeira parada na visita ao Brasil.

No Rio, a agenda começa com a visita ao Corcovado, na zona Sul, onde fica o Cristo Redentor.

De lá, Obama segue para a Cidade de Deus, favela celebrizada mundialmente pelo filme homônimo, de Fernando Meirelles. A Cidade de Deus é uma das comunidades na cidade que receberam as UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora), mas é considerada pelo governo do Estado a mais problemática entre as comunidades já pacificadas _tanto que recentemente o governo decidiu que a favela deveria ter duas UPPs, e não só uma.

O governo preferia que Obama visitasse outra comunidade pacificada, a do Chapéu Mangueira, e usou como argumento a favor dessa opção o fato de lá ter sido filmado outro filme, "Orfeu Negro". Em um de seus livros, Obama relata o fascínio de sua mãe pelo filme.

Prevaleceu, no entanto, a conclusão de agentes de segurança americanos de que a Cidade de Deus, por ser plana, ofereceria melhores condições de segurança.

Obama finalizará sua visita ao Rio com um discurso "ao povo brasileiro", na Cinelândia, que também foi escolhida em detrimento de outras opções, como a praia de Copacabana, por questões de segurança. A tradução do discurso --que será feito em inglês-- será por meio de legendas reproduzidas em um telão.

O horário do discurso ainda não foi confirmado, mas convite divulgado pelo consulado dos EUA no Rio diz que o evento ocorrerá "à tarde" e que a entrada será liberada a partir de 11h30 --normalmente, a Cinelândia, local público, tem acesso liberado, mas no dia do discurso, será adotado um esquema especial de segurança.



Fonte: RODRIGO RÖTZSCH
CLAUDIA ANTUNES
DO RIO para Folhaonline

Campeonato Brasileiro série A: Bahia estréia fora de casa


Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (14) a tabela completa do Campeonato Brasileiro da Série A de 2011. A novidade deste ano fica por conta da modificação da tabela a pedido do presidente Ricardo Teixeira.

Na última rodada da competição, a tabela apresenta 10 clássicos regionais envolvendo clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Informações do site Bahia notícias.

Confira os jogos da 1ª rodada:

Dia 21 ou 22/05

Palmeiras x Botafogo
Santos x Inter
Flamengo x Avaí
América-MG x Bahia
Grêmio x Corinthians
Atlético Mineiro x Atlético Paranaense
Figueirense x Cruzeiro
Coritiba x Atlético-GO
Ceará x Vasco
Fluminense x Santos

domingo, 13 de março de 2011

Tragédia no Japão: Já confirmados 1.353 mortos

Foto:reprodução

O mais recente balanço mais recente da Polícia Nacional do Japão dá conta de que o terremoto de magnitude 8,9 seguido de um tsunami na sexta-feira (11) deixou pelo menos 1.353 mortos e 1.085 desaparecidos. Mas as autoridades admitem que o número de vítimas deve ficar bem maior. Para se ter uma idéia do tamanho da tragédia, a polícia da província de Miyagi estima que mais de 10 mil pessoas tenham morrido só lá. Também cresce a preocupação com a situação na usina nuclear de Fukushima, onde há risco de uma nova explosão. Foi decretado estado de emergência na usina de Onagawa, onde o índice de radioatividade estava acima do permitido. E o sistema de resfriamento do segundo reator da usina de Tokai, a 120 km de Tóquio, parou de funcionar. Racionamento de energia está confirmado para os próximos meses. Informações do Bahia notícias.

Educação: MEC divulga segunda chamada do ProUni


O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste domingo a relação dos estudantes pré-selecionados em segunda chamada pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Os aprovados terão o prazo de 14 a 17 de março para comparecer nas instituições de ensino superior onde concorreram à vaga para comprovar os dados. O resultado poderá ser consultado pelo site
http://www.prounialuno.mec.gov.br/

Segundo o MEC, ao final das duas chamadas, os candidatos ainda não pré-selecionados ou que tenham sido pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma, constarão em uma lista de espera disponível para consulta nas instituições de ensino a partir do dia 21 de março. A classificação do candidato vai considerar a primeira opção de inscrição. Caso não tenha ocorrido formação de turma nessa primeira opção, a classificação se dará na opção seguinte, até a terceira.

A partir da classificação na lista de espera, as instituições de educação superior convocarão os estudantes para verificar as informações prestadas na inscrição. Esse prazo será de 21 e 25 de março. O candidato não precisa confirmar seu interesse em participar da lista. Informações do Portal Terra.