sábado, 19 de março de 2011

Visita de Barack Obama ao Brasil: Presidenta Dilma pede "relações justas e equilibradas"

Obama acena ao lado da Presidenta Dilma observado por Michele -Foto:Reuters

A presidente Dilma Roussef dirigiu neste sábado pronunciamento a seu colega americano Barack Obama e demais convidados, no Salão Leste do Palácio do Planalto. Em sua primeira visita oficial ao Brasil, Obama ouviu agradecimentos de Dilma, que ressaltou, no entanto, as diferenças e contradições no relacionamento entre os dois países. Dilma disse que "para haver bom relacionamento é preciso encarar nossas contradições" e criticou as barreiras americanas impostas a produtos brasileiros, como etanol, algodão e suco de laranja, pedindo "relações justas e equilibradas".

"Sua visita carrega forte valor simbólico, pois os povos de Brasil e Estados Unidos fizeram desses países as duas maiores democracias das Américas", afirmou Dilma. "Povos que ousaram levaram a seus mais altos postos um afro-descendente e uma mulher, gerando um rompimento de barreiras, rumo a sociedades mais generosas e harmônicas", completou.

Em seguida citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era "um homem do povo". Segundo ela, graças à inclusão social gerada no governo Lula, Obama é, dos nove presidentes americanos que já visitaram o Brasil, "o que encontra o País num momento mais vibrante".

A presidente também pediu uma parceria tecnológica entre dois países. "Só a relação que não seja unilateral produzirá a paz entre povos. Este país, o Brasil tem compromisso com a paz que não é conjuntural, é integrante de nossos valores", afirmou, citando que na reforma das Nações Unidas, "temos a oportunidade de antecipar decisões". Dilma finalizou dando boas-vindas a Obama. Informações do portal terra.

0 comentários:

Postar um comentário