quinta-feira, 17 de março de 2011

Educação: UNEB quer todos os cursos reconhecidos até o final do ano

O II encontro está reunindo 88 Coordenadores de colegiados de curso -Foto:Toni Vasconcelos/Ascom

Os projetos de reconhecimento de cursos da universidade, que estão sendo enviados ao Conselho Estadual de Educação (CEE), foi destaque na abertura do II Encontro para Formação em Gestão Acadêmica de Colegiado de Curso de Graduação da UNEB, realizada ontem (16), no Hotel Sol Bahia, bairro de Patamares, em Salvador.

Para Marcelo Ávila, o encontro é um momento para se familiarizar com a nova rotina de trabalho
Uma comissão do conselho, de acordo com José Bites, pró-reitor de Graduação (Prograd), vai vistoriar alguns campi da instituição, para dar deferimento aos processos de reconhecimento.

“A ideia é que essa ação coletiva resulte em um único fim, que é a validação, pelos órgãos competentes, dos diplomas de nossos estudantes”, observou Bites, acrescentando que a administração da universidade também já enviou ao CEE relatório completo que visa o recredenciamento da instituição por mais oito anos.

O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, que presidiu a mesa de abertura do encontro, disse esperar que “essa nossa luta incansável em busca da excelência acadêmica sirva de inspiração aos coordenadores de colegiado e demais gestores”.

“Ocupar o cargo que vocês ocupam não é fácil. Mas estou certo que será gratificante contribuir para o desenvolvimento de nossa universidade. Afinal, vocês estão na linha de frente da gestão acadêmica”, pontuou Valentim.

O reitor adiantou que o desafio da universidade, tanto da administração central quanto dos departamentos e colegiados, é chegar ao final do ano com todos os cursos de graduação reconhecidos. “Nossos estudantes merecem esse esforço que vamos fazer, para que recebam seus diplomas no momento da formatura. E sei que podemos contar com todos vocês, coordenadores, nessa grande empreitada.”

Além do reitor e de José Bites, compuseram a mesa do evento a vice-reitora, Amélia Maraux, o pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila, a diretora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I, na capital, Marta Valéria, presidenta do fórum de diretores da instituição, a gerente de gestão curricular da Prograd, Dayse Lago, e o coordenador do curso de pedagogia do Campus XI, em Serrinha, Luiz Jandiroba, que representou seus pares.

Entre os meses de maio e junho, está prevista a realização da terceira edição da capacitação dos coordenadores.

Profissionalização

O II Encontro para Formação em Gestão Acadêmica de Colegiado de Curso de Graduação da UNEB – uma ação conjunta da Prograd e da PGDP – está reunindo 88 coordenadores de todos os campi.

A programação do evento, que segue com atividades até amanhã (18), contou hoje com a participação da presidente da Câmara de Educação Superior do CEE, Alda Muniz Pepe, que palestrou sobre o processo de reconhecimento dos cursos de graduação.

Além da busca pela regulamentação acadêmica, o encontro visa estreitar a relação entre os colegiados e outros setores da universidade, a exemplo das pró-reitorias.

“É ainda um momento de familiarizar os coordenadores eleitos com suas novas rotinas de trabalho”, enfatizou o pró-reitor Marcelo Ávila.

Para os coordenadores, a ação oferece o embasamento necessário para uma boa gestão: “Hoje, para uma universidade que se faz presente, é estrategicamente importante encontros como este, que facilitam a troca de informações, aumentam o nível de profissionalização do gestor e, consequentemente, da universidade”, analisou Luiz Jandiroba.

Os gestores que participam do treinamento foram eleitos ou reeleitos para a coordenação dos colegiados (biênio 2010-2012) no último dia 18 de novembro, escolhidos pelo voto direto dos estudantes e professores de cada curso, em todos os 24 campi. A solenidade de posse, em dezembro, foi realizada concomitantemente com a primeira edição do encontro de formação.
Fonte:Reportagem republicada do site da UNEB de autoria de Jessica Sandes do Núcleo de Jornalismo da Ascom.

0 comentários:

Postar um comentário