• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de setembro de 2023

SP: Bilionário brasileiro, mulher e cachorros são encontrados mortos em casa em Guarujá

 

                        Foto: Reprodução/Redes sociais                    

Suspeita inicial é que tenha ocorrido um vazamento de gás na casa em que estava o banqueiro Binho Bezerra.


Confira a notícia completa ano link abaixo da coluna de Mônica Bergamo da Folha de São Paulo de hoje(9):

Itália: Sociólogo Domenico De Masi, criador da teoria do ‘ócio criativo’, morre aos 85 anos


O presidente Lula e Da Masi em Roma há menos de 3 meses  foto:reprodução Ricardo Stuckert

O sociólogo italiano Domenico De Masi morreu neste sábado, 9, aos 85 anos. De acordo com a imprensa italiana, ele descobriu uma doença invasiva em 15 de agosto. O jornal Corriere Della Sera informou que os médicos do Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, deram poucos dias de vida para o sociólogo.

Criador da teoria do “ócio criativo”, De Masi defendia que o cérebro não pode ser forçado a produzir quando já está saturado de informações. E, quando a pessoa se encontra satisfeita, as ideias tendem a chegar de forma inesperada, o que torna necessário conciliar trabalho, estudos e lazer, sem se sobrecarregar em nenhum momento.

Nascido em 1º de fevereiro de 1938, na comuna de Rotello, De Masi era professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade “La Sapienza”, de Roma. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu a sua pesquisa orientada para a sociologia do trabalho e das organizações. Entre as bandeiras do sociólogo, estavam a redução da jornada de trabalho e o trabalho remoto.

No campo político, o sociólogo se aproximou do Movimento 5 Estrelas, um partido antissistema. Pelas redes sociais, o presidente do Movimento 5 Estrelas, Giuseppe Conte, disse que De Masi tinha uma refinada inteligência e coragem e amor pelo conhecimento.

“Para mim e para o Movimento 5 Estrelas, ele foi um amigo sincero e um interlocutor privilegiado”, afirmou.

Desemprego, uma construção social

Autor de dezenas de livro, De Masi enxergava três grandes fatores de transformação no mercado de trabalho até 2030: o aumento do uso da tecnologia, a feminilização e a globalização. “A tecnologia também mudará o mundo do trabalho: a engenharia genética curará muitas doenças, a inteligência artificial substituirá parte do trabalho intelectual”, afirmou o sociólogo em entrevista concedida ao Estadão em 2017

Na avaliação dele, seria possível produzir mais bens e serviços com menos trabalho humano. “Nos países avançados, 25% dos trabalhadores serão operários, 25% serão empregados e metade fará trabalhos criativos. É uma grande transformação.”

Dois anos mais tarde, em outra entrevista para o Estadão, De Masi defendeu que o desemprego era uma “construção social” e que poderíamos ter todos os “desempregados ocupados imediatamente”.

“Por exemplo, um alemão trabalha 1.400 horas ao ano, em média. A ocupação é de 79%. O desemprego é de 3,8%. Na Itália trabalhamos 1.800 horas ao ano, veja que loucura! Os italianos trabalham 400 horas a mais que os alemães! E temos 58% de ocupação e 11% de desemprego. Se na Itália trabalhássemos 1.400 horas não existiria nenhum desempregado. O desemprego é uma construção social, não é uma fatalidade”, afirmou.


Fonte:Correio da Bahia - 09/09/2023

Moraes homologa delação e concede liberdade provisória a Mauro Cid


Descoberta de visita de Lawand na prisão foi a senha para Cid delatar -foto: Wilton Junior/Estadão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou acordo de delação premiada proposto pela defesa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), à Polícia Federal. Na mesma decisão, o ministro concedeu liberdade provisória a Cid, com imposição de cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair de casa em determinados horários e afastamento das funções no Exército.

Em 6 de setembro, Cid chegou a ir ao STF para falar sobre o desejo de colaborar. O ex-ajudante de ordens foi preso sob a acusação de envolvimento em um esquema de fraude nos cartões de vacinação de familiares e do ex-presidente Bolsonaro.

Cid é investigado em uma série de operações, entre as quais, a que apura a venda ilegal de joias e outros objetos do acervo da Presidência da República durante a gestão Bolsonaro. 

Depoimentos

Nas últimas semanas, Cid prestou uma série de depoimentos à Polícia Federal. O mais recente ocorreu em 31 de agosto, em investigação sobre o caso das joias.

Além de Cid, Jair e Michelle Bolsonaro, o general Lourena Cid (pai de Mauro Cid) e os advogados Fabio Wajngarten e Frederick Wassef foram convocados, simultaneamente, para oitivas na PF.

Dos oito convocados, apenas Mauro Cid e seu pai falaram aos investigadores em Brasília; Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, prestou esclarecimentos em São Paulo.

Bolsonaro e Michelle permaneceram em silêncio durante a oitiva. A ex-primeira-dama se baseou em parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) que questiona a competência do STF em julgar o caso. Fabio Wajngarten também não falou. Um dos motivos apresentados por ele é o fato de ser advogado do casal Bolsonaro.

Cid também prestou depoimento em 28 de agosto, no âmbito do inquérito que apura as ações do hacker Waler Delgatti Neto contra o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nessa oitiva do ex-ajudante de ordem, a PF apurou se Mauro Cid participou ou se tem informações do encontro e das tratativas que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Nas conversas, os dois teriam discutido um plano para invadir o sistema do CNJ e também para contestar a efetividade do sistema eleitoral.

Fonte: Metrópoles - 09/09/2023 12h:42

Do Blog do Noblat: Se for solto antes de delatar, Mauro Cid corre o risco de ser morto

                                          foto: O advogado e Cid -  Breno Esaki/Metrópoles

O futuro de Bolsonaro e do bolsonarismo depende do que contar à Justiça o tenente-coronel Mauro Cid, preso desde o início de maio no Batalhão do Exército de Brasília comandado pelo tenente-coronel Bruno Fett, seu amigo. Fett formou-se na turma de 1999 da Academia Militar de Agulhas Negras, Bolsonaro na seguinte.

Onde está hoje, o ex-ajudante de ordem de Bolsonaro está seguro. Caso seja solto antes de delatar, sua vida correrá perigo, segundo ouvi de um ministro de Estado sinceramente preocupado com a situação de Mauro Cid. O tenente-coronel é dono de segredos que Bolsonaro gostaria que fossem sepultados com ele.

Não é o que dizem os auxiliares mais próximos de Bolsonaro. O advogado Fábio Wajngarten, que representa Bolsonaro, teve a desfaçatez de afirmar: “Não há absolutamente nada que o tenente-coronel Cid possa delatar que se relacione com o presidente”. É mesmo? Então, por que a pressão para que ele se cale?

Mauro Cid simplesmente se propõe a falar sem filtros sobre as tentativas abortadas de golpe militar; a falsificação de atestados de vacina contra a Covid-19; o roubo de joias dadas de presente ao Brasil por governos estrangeiros; e as finanças obscuras de Bolsonaro e de sua mulher, Michelle, nos últimos quatro anos.

O que contar sobre um único desses tópicos bastará para condenar Bolsonaro e remetê-lo à prisão. Bolsonaro já foi preso à época em que servia ao Exército, e serviu mal. Uma vez, quando presidente, chorou ao relembrar os poucos dias de detenção e ao admitir que tem medo da eventual prisão de um dos seus filhos.

Uma coisa é Bolsonaro estar inelegível por oito anos, podendo circular por aí como um “cabo eleitoral de luxo” do seu partido, o PL, a encher o bolso de dinheiro doado por seus devotos. A doação também está sendo investigada. Outra coisa seria ele pegar alguns anos de cadeia, deixando desprotegidos a mulher e os filhos zero.

Bolsonaro usou e abusou da sorte de se eleger presidente. Foi o presidente mais improvável da história recente do país. Seu maior adversário, e líder das pesquisas de intenção de voto, estava preso, e assim permaneceu por 580 dias. Lula foi preso em abril de 2018. Bolsonaro se elegeu no fim de outubro do mesmo ano.

O instituto da colaboração premiada está previsto na lei das organizações criminosas e estabelece que um colaborador – o que Cid se oferece para ser – ”deve narrar todos os fatos ilícitos para os quais concorreu e que tenham relação direta com os fatos investigados”. Além de narrar, tem que provar o que disser.

Em artigo publicado no site Conjur em 2018, o advogado de Mauro Cid, Cezar Bitencourt, escreveu que o delator “não é melhor que nenhum dos demais membros da organização criminosa”. Pelo contrário, só é mais mau-caráter e traidor de seus comparsas”. À Folha de S. Paulo Bittencourt diz que não mudou de opinião:

“Mas a minha concepção doutrinária não pode prejudicar o meu cliente. A delação é um instituto jurídico aceito e reconhecido pela Justiça. Eu seria um imbecil se não o utilizasse para beneficiar o meu cliente”.

Na última quarta-feira (6), Bittencourt e seu cliente procuraram o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e oficializaram o pedido de delação premiada em troca de uma pena mais leve. Moraes, em 2021 chamado de “canalha” por Bolsonaro, ficou de responder ao pedido na próxima semana.

Fonte: Blog do Noblat/Metrópoles 09/09/2023

Mundo: Forte terremoto no Marrocos deixa mais de mil mortos e milhares de feridos


                                               foto:reprodução/Getty Images

 A cidade histórica de Marrakesh sofreu danos decorrentes do forte terremoto que atingiu o Marrocos na sexta-feira (8)

A cidade histórica de Marrakesh sofreu danos decorrentes do forte terremoto que atingiu o Marrocos na sexta-feira (8) - Imagem: ABDELHAK BALHAKI/REUTERS

O número de mortos após o forte terremoto no Marrocos aumentou para 1.037, e mais de 1.200 pessoas ficaram feridas. O tremor de magnitude 6,8 na escala Richter teve o seu epicentro na cidade de Oukaïmedene, a cerca de 75 km de Marrakech, um grande centro econômico e turístico do país. Os números foram atualizados pelo Ministério do Interior na manhã deste sábado (9/9).

O terremoto ocorreu por volta das 19h30 de sexta (8/9), no horário de Brasília, a uma profundidade de 18,5 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostram nuvens de poeira e pilhas de escombros após o forte tremor.


Em 2004, um terremoto de magnitude 6,4 atingiu a cidade costeira mediterrânea de Al Hoceima e deixou mais de 600 mortos no MarrocosO terremoto também foi sentido na Argélia, na Espanha e até em Portugal. O governo argelino divulgou que não há vítimas no país, mas o tremor foi sentido em sete estados: Tindouf, Beni Abbes, Timimoun, Bechar, Naama, Tlemcen e Sidi Bel Abbes.

Veja Vídeos no link abaixo do site UOL de hoje(9):

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/09/08/marrocos-terremoto-setembro.htm:

Fonte:Metrópoles e UOL - 09/09/2023 


G20: Lula associa descompromisso com o meio ambiente à tragédia no RS

 

                                       

📸 Ricardo Stuckert/reprodução


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as 41 mortes registradas – até o momento – após a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. Para o chefe do Executivo brasileiro, a tragédia está ligada ao descompromisso com a emergência climática. A fala ocorreu durante discurso na abertura da 18ª Cúpula do G-20, que ocorre em Nova Delhi, na Índia.

“O descompromisso com o meio ambiente nos leva a uma emergência climática sem precedentes. O aquecimento global modifica o regime de chuvas e eleva o nível dos mares”, disse Lula.

Em seguida, o presidente reforçou que as mudanças fazem com que as secas, enchentes e queimadas se tornem mais frequentes. Lula, então, lembrou a tragédia no Sul do Brasil.

“Agora mesmo no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone que deixou milhares de desabrigados e dezenas de vítimas fatais”, pontuou.

 “Os efeitos da mudança do clima não são sentidos por todos da mesma forma. São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes os mais impactados”, enfatizou o titular da República.

 

Governo reage a críticas

Lula foi criticado por não ter visitado o Rio Grande do Sul, região que acumula 41 mortes devido a enchentes geradas pela passagem de um ciclone extratropical.

Segundo a Defesa Civil, são 46 pessoas desparecidas, 3.193 desabrigadas e 8.256 desalojadas.

Em meio a críticas, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou que vai ao Rio Grande do Sul neste domingo (10/9), acompanhado de ministros. O governo informou que repassará R$ 800 para cada pessoa atingida pelo ciclone no estado.

Fonte: Metrópoles - 09/09/2023

 

Senador Marcos Pontes emprega no Senado ex-deputado bolsonarista alvo do TSE


                                       

Senador e astronauta Marcos Pontes deu cargo no Senado para um ex-deputado que foi alvo do TSE após falar em fraude nas eleições de 2018 -   foto:reprodução


O senador e astronauta Marcos Pontes (PL-SP) empregou como servidor no Senado um ex-deputado estadual bolsonarista que foi alvo do TSE após falar fraude nas eleições de 2018.

Na terça-feira (5/9), Pontes nomeou como assessor do gabinete do bloco Vanguarda no Senado, do qual o astronauta é líder, o ex-deputado estadual Oscar Castello Branco de Luca (PL-SP).

Em 2021, Castello Branco teve de enviar um ofício ao TSE para explicar por que afirmou publicamente que houve fraudes nas eleições de 2018, quando Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República.

Sem ter provas de suas afirmações, o ex-deputado alegou que apenas reproduziu alegações de seus eleitores, que apontariam “supostas inconsistências nas urnas eletrônicas” durante o pleito nacional.

Após os problemas com o TSE, Castello Branco tentou reeleição em 2022 por meio das mesmas urnas eletrônicas. Entretanto, acabou apenas como suplente na Assembleia Legislativa de São Paulo, com 31.356 votos.

Com o novo emprego de assessor do Senado Federal, o ex-deputado estadual irá ganhar um salário mensal líquido de R$ 9,3 mil, já incluindo nesse valor o auxílio-alimentação.

Fonte: Igor Gadelha/Metrópoles - 09/09/2023

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

RS: força-tarefa tenta localizar 46 desaparecidos após Ciclone

Imagem mostra destruição deixada em cidades do Rio Grande do Sul após a passagem de ciclone extratropical - Metrópoles

foto:reprodução/divulgação Secom

As forças de segurança que atuam, em diversas localidades do Rio Grande do Sul, no resgate de vítimas deixadas pela passagem de ciclone extratropical, têm se engajado na localização dos 46 desaparecidos no estado. A operação ocorre em meio a alertas de novas pancadas de chuva para esta sexta-feira (8/9) e nos próximos dias.

De acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil, o quantitativo de desaparecidos se divide entre três municípios, sendo oito em Lajeado, oito em Arroio do Meio e 30 em Muçum.

O cenário encontrado no estado do Rio Grande do Sul é de estabilidade. Após os registros históricos de enchentes, a maioria dos principais rios do estado seguem sem variação de volume, de modo que o risco de desastres e estragos tende a diminuir.

Com a redução do nível da água em diversas localidades do estado, o trabalho das forças de segurança na localização de corpos e feridos fica mais facilitado. No ponto mais crítico das enxurradas, os resgates precisavam ocorrem com o uso de aeronaves.

A força-tarefa também conta com a urgência, uma vez que há previsão de chuva forte em diversas regiões do Rio grande do Sul no fim de semana, o que eleva o risco de novas enxurradas.

Força-tarefa

Além da Defesa Civil estadual em conjunto com órgãos municipais, têm atuado na força-tarefa principalmente o Corpo de Bombeiros Militar, a Brigada Militar e a Polícia Civil. Há também o apoio, por exemplo, das Forças Armadas.

Além disso, tendo em vista os dados causados a estradas, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) trabalham para desobstruir as rodovias.

Número de mortes

O número de mortes alcançou 41, sendo a maior parte dos registros no município de Muçum, que apresenta 15 registros. Confira o número de óbitos por municípios, de acordo com informações oficiais:

  • Muçum: 15
  • Roca Sales: 10
  • Cruzeiro do Sul: 4
  • Lajeado: 3
  • Estrela: 2
  • Ibiraiaras: 2
  • Encantado: 1
  • Imigrante: 1
  • Mato Castelhano: 1
  • Passo Fundo: 1
  • Santa Tereza: 1

O número de vítimas do ciclone, porém, se soma a um outro registro no estado de Santa Catarina. Assim, o número de mortos pelo fenômeno climático é de 42 pessoas.

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno deixou, nos 87 municípios afetados, 3.193 desabrigados, 8.256 desalojados e 223 feridos. Até o momento, foram resgatadas 3.130 pessoas.

Fonte:Metrópoles -08/09/2023

Bolsonaro ficou com 17 presentes de “elevado valor comercial”, diz TCU

                                               Kit de joias que teria sido vendido por Mauro Cid -foto:reprodução


                                               o email sobre o esquecimento por Michele em Londres -foto:reprodução

Cerca de 128 presentes recebidos de delegações estrangeiras durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) deveriam estar no acervo público, de acordo com o relatório de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) ao qual o Metrópoles teve acesso. Ainda segundo o órgão, 17 desses itens são de “elevado valor comercial”.

De acordo com a Corte de Contas, por causa desse alto valor, tais itens “também deveriam ser incorporados ao patrimônio da União”.

“Além disso, não foram identificadas quaisquer fundamentações aptas a justificar a distribuição dos itens entre os acervos público (patrimônio da União) e documental privado do ex-presidente. Também foi constatado que há presentes recebidos pelo ex-presidente que não foram registrados. Essas constatações são decorrentes de deficiências existentes no processo de trabalho correlato ao recebimento e à incorporação desses bens”, diz o documento.

Também há 111 presentes que não se encaixam no perfil de “itens personalíssimos”, segundo o TCU. Ou seja, não poderiam ficar com Bolsonaro ou familiares.

Metrópoles tenta contato com a defesa do ex-presidente Bolsonaro.

Fonte:Metrópoles - 08/09/2023 

Tenente da PM de Alagoas que se afogou em treinamento morre no DF

                                        foto:reprodução

O tenente da Polícia Militar de Alagoas Abraão da Silva Taveira, 39 anos, morreu, nesta sexta-feira (8/9), após passar dias internado. Ele sofreu uma parada cardíaca durante um curso de Cinotecnia da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O oficial participava de uma atividade coordenada pelo Corpo de Bombeiros do DF, no centro de treinamento da corporação.

Abraão estava internado no Hospital de Base em estado grave desde 31 de agosto. A 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) recebeu a informação da morte do PM durante a tarde, e solicitou a remoção de cadáver ao IML de Brasília.

Uma equipe de policiais civis compareceu ao hospital para diligências preliminares. A DP apura os fatos.

Atividade em manilha

Abraão, do Batalhão de Cães da PM alagoana, fazia uma atividade dentro de uma manilha com água. Ele teria sofrido um mal súbito e permanecido com a cabeça submersa durante algum tempo. Tenente Taveira, como era conhecido, recebeu os primeiros socorros e foi levado às pressas para o Hospital de Base.

O militar sofreu um forte edema cerebral e estava em coma, desde então. Ele teria ficado vários minutos sem respirar.

Nota de pesar

A PM de Alagoas manifestou pesar por meio de nota. Leia abaixo:

É com profunda dor e imenso pesar que o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Coronel Paulo Amorim, vem a público comunicar o falecimento do 1º tenente Abraão da Silva Taveira, de 39 anos de idade, ocorrido nesta sexta-feira (08), em Brasília/DF. O militar, que é natural de Garanhuns, Pernambuco, ingressou na PM em janeiro de 2016 e após o Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi declarado Aspirante da Turma 2018. O tenente era lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) exercendo a função de comandante do Canil. Sua carreira foi breve, porém notável. Uma história de serviço marcada pela busca constante por qualificação e aprimoramento técnico, com destacável desempenho em operações especiais e em policiamento com cães. Seu profissionalismo fez com que, em janeiro deste ano, o oficial fosse convocado para comandar a tropa alagoana enviada para reforçar a segurança no Distrito Federal. No dia 30 de agosto de 2023, o tenente Taveira sofreu um grave acidente durante treinamento no Curso Operacional de Cinotecnia da Polícia Militar do Distrito Federal. Nos dias subsequentes esteve internado no Hospital de Base. O comandante-geral, coronel Paulo Amorim, em nome de toda a tropa presta as mais sinceras condolências aos familiares e amigos do bravo combatente que serviu, honrou e amou a farda e o Estado de Alagoas. O Comando Geral reitera que está empregando todos os esforços pela elucidação dos fatos que vitimaram o militar alagoano. Em breve serão repassadas informações sobre velório e sepultamento”.

Fonte: Metrópoles em 08/09/2023

Concurso: Lauro de Freitas oferta 43 vagas na área da saúde em Nível Superior; Confira




A prefeitura de Lauro de Freitas está com inscrições abertas para concurso público destinado ao preenchimento de 43 vagas na área da saúde, todas para profissionais com nível superior. Os salários variam de acordo com a função, podendo chegar a R$ 4.607,71 para carga horária de 20 ou 40 horas semanais. 

 

As inscrições começam hoje (8) e vão até o dia 4 de outubro. As pessoas interessadas deverão acessar o  site abaixo:

https://laurodefreitas.ba.gov.br/2021/noticias/prefeitura-de-lauro-de-freitas-publica-edital-para-concurso-publico-na-area-de-saude/4526


 Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Fundação Cefet-BA)


para efetuar a inscrição. 

 

As vagas são para:


farmacêutico;

fisioterapeuta;https://laurodefreitas.ba.gov.br/2021/noticias/prefeitura-de-lauro-de-freitas-publica-edital-para-concurso-publico-na-area-de-saude/4526

fonoaudiólogo;

assistente social;

nutricionista;

psicólogo;

psicopedagogo;

terapeuta ocupacional;

perito;

dermatologista;

pneumologista;

psiquiatra;

veterinário;

neurologista pediátrico;

infectologista; 

otorrinolaringologista.

 

 

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário previsto para o início da sua aplicação, portando documento de identificação oficial e cartão informativo de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição.


O que?  Concurso

Área? Saúde

Nível: Superior

Vagas: 43

Inscrições: 08/09 a 04/10/2023

Provas: 03/12/2023

Horário: 9h

Duração: 03 horas



Fonte: BN c/adaptações

VESTIBULAR 2024: UNEB VAI ABRIR INSCRIÇÕES EM 18/09

                                             Prédio principal do Campus XVI-Irecê - foto:Hilma Souza

                                              
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) lançou nesta quinta-feira (7) os editais de inscrição do Vestibular UNEB 2024. Os interessados devem se inscrever de 18 de setembro a 10 de outubro, exclusivamente, pelo site vestibular2024.uneb.br.

Estão sendo ofertadas 7.114 vagas para o processo seletivo, sendo:

4.114 para cursos de graduação na modalidade presencial;

3.000 para os cursos na modalidade a distância, das quais 1.800 vagas pela instituição;

450 para cursos tecnológicos;

 750 pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)

As inscrições devem ser realizadas no site do Vestibular UNEB 2024. O interessado deve clicar em “INSCRIÇÃO ONLINE”, identificar o seu grupo de pertencimento, escolher a modalidade de ensino desejada, primeira e segunda opções de curso, língua estrangeira, optar ou não pelas cotas e definir local onde realizará as provas. A taxa é de R$ 90 e deve ser paga até a data apresentada pelo boleto bancário.

Conforme o edital de seleção

https://vestibular2024.uneb.br/wp-content/uploads/2023/08/Edital-104_2023-Aviso-153_2023-Processo-Seletivo-Vestibular-2024.pdf

será feita a reserva de 40% do total de vagas para negros. A política de cotas da universidade também prevê o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos.

Estão habilitados a concorrer às vagas ou sobrevagas reservadas, os candidatos que autodeclarem fazer parte dos grupos citados; tenham cursado todo o Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio exclusivamente em escola pública; registrem o valor máximo de renda bruta familiar e que se enquadrem nos requisitos previstos pelo edital do processo seletivo.

As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. 

A relação de cursos, quadro de vagas, informações sobre as provas, documentação exigida e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2024.

Isenção da taxa de inscrição


A UNEB vai abrir também inscrições para concessão de isenção do pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo Vestibular 2024, nos dias 18 e 19 de setembro.

De acordo com o edital de isenção, podem ser beneficiados candidatos concluintes ou egressos do Ensino Médio, em estabelecimento de ensino das redes públicas da Bahia ou municipais do estado, ou que tenham cursado o Ensino Médio através de Exames Supletivos ou curso equivalente, também das redes públicas de Salvador ou de cidades do interior baiano.

A relação dos candidatos selecionados na primeira etapa do Programa de Isenção será divulgada no dia 21 de setembro, no site do Vestibular UNEB 2024. Esses deverão se apresentar para a segunda etapa, nos dias 25 e 26 do mesmo mês, portando original e cópia dos documentos exigidos. A relação final dos beneficiados será divulgada até o dia 5 de outubro.

O candidato que solicitou e não foi contemplado com a isenção, mas, desejar realizar as provas do processo seletivo deverá, no período de inscrição, acessar o módulo de consulta no site do vestibular, utilizando o seu código ou CPF e data de nascimento, e imprimir o boleto para realizar o pagamento da taxa.

Informações: Centro de Processos Seletivos/UNEB – tel. (71) 3117-2352 ou e-mail cpsvestibular2024@uneb.br

– Veja Edital do Vestibular UNEB 2024

– Veja Edital de Isenção

– Veja as concorrências dos anos anteriores



Fonte: Site da Instituição c/adaptações