• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 22 de maio de 2021

Máscaras: As lições de estudo da USP sobre as que mais protegem da covid-19

Máscaras PFF2 (ou N95) e cirúrgicas filtram bem mais que as de pano; vedação do rosto é fator crucial a ser levado em conta - Getty Images/BBC News Brasil
Máscaras PFF2 (ou N95) e cirúrgicas filtram bem mais que as de pano; vedação do rosto é fator crucial a ser levado em conta - Imagem: Getty Images/BBC News Brasil


Confira a reportagem completa e os dados do Estudos no link abaixo do site UOL de hoje(22)


https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2021/05/22/mascaras-as-licoes-de-estudo-da-usp-sobre-as-que-mais-protegem-da-covid-19.htm 

Covid-19: Conass já alertou governo Bolsonaro sobre nova onda da pandemia

 

Governo Bolsonaro recebe alertas de nova onda da pandemia, e área técnica da Saúde teme piora
Foto: Marco Santos / Ag.Pará

O governo federal vem recebendo alertas sobre a chegada de uma nova onda da pandemia de Covid-19 de secretários de estados e municípios.
 

Segundo gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) que participam das discussões, o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) afirma ter preocupação sobre o cenário da crise sanitária, mas publicamente minimiza o risco de alta no curto prazo.
 

Em documentos internos, a Saúde reconhece que é incerta a evolução da doença.
 

"Não estamos vislumbrando isso nesse momento. A maneira adequada de se evitar terceira onda é avançar na campanha de vacinação", disse o ministro nesta sexta-feira (21).
 

Ele afirmou que alguns estados e municípios já notaram "pressão sobre o sistema de saúde". "Isso se relete pela abertura que foi concedida nesses estados."
 

Presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e secretário no Maranhão, Carlos Lula afirma que alertou Queiroga, nesta semana, sobre possível alta da doença.
 

Para Lula, o recrudescimento da pandemia pode ser superior aos anteriores. "A gente já parte de um patamar muito alto", disse o secretário.
 

Segundo ele, o SUS não tem estoque suficiente de insumos essenciais, como kits de intubação, e está perto do limite da expansão de leitos.
 

Nesta sexta, o Brasil registrou 2.136 mortes pela doença e 77.598 novos casos, totalizando 446.527 óbitos e 15.976.156 pessoas infectadas durante a crise sanitária.
 

A média móvel de mortes ficou em 1.963 óbitos por dia nesta sexta, abaixo de 2.000 pelo 11º dia consecutivo. Há 120 dias a média está acima de mil óbitos diários.
 

A área técnica da pasta afirmou ao Ministério da Economia, no dia 13 de maio, que o "cenário da pandemia no Brasil é caracterizado pelo recrudescimento da doença", ao defender que fossem mantidas as reduções de custos para importação de insumos e medicamentos para evitar desabastecimento.
 

Em abril, a Saúde disse à equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) que a crise era grave e havia incertezas sobre a demanda futura por leitos e medicamentos.
 

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), esteve com Queiroga, no fim de abril, para tratar de uma possível nova onda no estado, tido como bússola da evolução da doença no resto do país.
 

No dia seguinte, porém, ambos acompanharam o presidente Jair Bolsonaro em aglomeração em Manaus.
 

Em depoimento à CPI da Covid, em 6 de maio, Queiroga disse que o exemplo do Amazonas deve servir de alerta para evitar uma nova onda, "que pode ser muito perigosa para a nossa população".
 

"Além de mostrar preocupação, é preciso tentar demonstrar proatividade para comprar mais vacinas. Solucionar a falta de kit intubação e evitar terceira onda no país", disse Lula sobre a postura do ministério.
 

Para ele, a pasta perdeu o foco e está com as atenções voltadas à CPI.
 

Gestores do SUS temem, além da falta de insumos, que a rede de atendimento pública não dê conta da nova alta da pandemia.
 

Para o presidente do Conass, é pequena a margem para ampliar o número de leitos e já faltam profissionais de saúde disponíveis para o trabalho.
 

A Folha apurou que municípios seguem pedindo ao ministério o envio de medicamentos, como do kit intubação, apesar de compras recentes do governo federal.
 

Em nota, a Saúde disse que se prepara para eventual nova onda. "A pasta atua em uma forte campanha de imunização e faz o acompanhamento de consumo e estoque de insumos utilizados no enfrentamento à pandemia", disse o ministério.
 

Os alertas sobre nova onda da doença não alteraram a postura de Bolsonaro, que tem promovido aglomerações. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", disse o presidente a apoiadores no dia 17 de maio.
 

Nesta sexta, o presidente voltou a se aglomerar com apoiadores durante entrega de títulos de propriedade no interior do Maranhão.
 

Edição desta sexta do Boletim InfoGripe da Fiocruz afirmou que 17 das 27 unidades da Federação apresentam tendência de crescimento da crise sanitária no longo ou curto prazo.
 

"Do ponto de vista epidemiológico, flexibilização das medidas de distanciamento social facilitam a disseminação de vírus respiratórios e, portanto, podem levar a uma retomada do crescimento no número de novos casos", afirmou o boletim.
 

O nível de isolamento da população no país é o mais baixo desde o começo da pandemia, mostrou pesquisa Datafolha divulgada no dia 17.
 

O governo federal já havia minimizado o risco de recrudescimento da doença no fim do ano passado.
 

Especialistas apontavam que celebrações de Natal e Ano-Novo teriam impacto na curva da pandemia, mas Bolsonaro e seus aliados manifestaram surpresa com a explosão de casos semanas mais tarde, e atribuíram a piora às variações do vírus.
 

Segundo gestores do SUS, técnicos do ministério temem avanço da doença e avaliam abrir novas compras de respiradores, medicamentos de UTI e outros produtos.
 

Além disso, há preocupação sobre a falta de insumos como seringas para as campanhas de imunização contra a Covid-19 e gripe.
 

Para Lula, a maior dúvida é quando a nova onda virá. Segundo ele, algumas regiões já sentem o recrudescimento da doença e pede maior discussão sobre o financiamento de leitos de UTI.
 

Uma das promessas do governo federal de nova arma contra a pandemia é a recém-lançada política de testagem com o uso do exame de antígeno, um modelo que entrega resultado em poucos minutos.
 

Queiroga promete testar mais de 25 milhões por mês, mas a Saúde só garantiu 3 milhões desses exames.
 

A pasta irá atrás, no curto prazo, de outros 14 milhões, que não têm data para serem distribuídos.
 

Segundo técnicos da Saúde, o ministério tem limitações orçamentárias para enfrentar a pandemia. A equipe de Queiroga precisa pedir recursos adicionais à Economia a cada nova grande iniciativa, compra de vacinas, custeio de leitos ou medicamentos de UTI.
 

Em abril, a Saúde pediu mais verba para formar um estoque de medicamentos usados na intubação de pacientes para 180 dias, mas a Economia questionou se a pandemia não iria arrefecer e entregou metade do valor.
 

A promessa da equipe econômica é liberar de forma célere os novos pedidos da Saúde, mas gestores do SUS apontam que o repasse a conta-gotas dificulta um planejamento mais duradouro.
 

Em resposta oficial, a Saúde disse em abril que conseguiu recursos para o "pior cenário" da pandemia nos três meses seguintes.


FONTE: FOLHAPRESS - 22/05/2021 16h:50min.

MPF abre inquérito para apurar denúncia contra presidente da Fundação Palmares

 

MPF abre inquérito para apurar denúncia contra presidente da Fundação Palmares
Foto: Reprodução / Redes sociais

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigações contra o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, por suposta discriminação contra o movimento negro. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

 

Segundo a publicação, a Procuradoria da República no Rio apura denúncia do Conselho Estadual dos Direitos do Negro.

 

A investigação se dá a partir da declaração de Camargo, que afirmou que Adna Santos, mais conhecida como Mãe Baiana de Oyá, era "macumbeira" e "miserável", entre outras ofensas. Informações do BN.

CPI da Covid-19: Omar Aziz diz que Bolsonaro está com raiva porque ele não prendeu Wajngarten: “seria o momento épico dele”

 

Em entrevista ao grupo Prerrogativas, transmitida pelas redes sociais em parceira com a TV Fórum neste sábado (22), o presidente da CPI do Genocídio, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que Jair Bolsonaro (Sem partido) “brinca como se estivéssemos numa palhaçada” ao responder uma pergunta sobre as ameaças do presidente à Zona Franca de Manaus, feitas na live da última quinta-feira (20), em retaliação ao trabalho que ele vem desenvolvendo frente à comissão.


“Na live de quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro, em um momento em que o país chega às 400 mil mortes… Aí na live, ele diz: aquele cara de nove dedos, aquele Moro, aquela mulher que está ali, não sei o que e tal. Brincando como se estivéssemos vivendo numa palhaçada. Ai ele não ingenuamente – porque tudo que ele faz é premeditado – disse: esse senador ai, Omar, fala muito, Eduardo Braga [senador do MDB-AM], imagine se Manaus não tivesse Zona Franca”, disse Aziz.

O senador minimizou as ameaças de Bolsonaro à Zona Franca – que é consitucional – e disse entender a raiva que o presidente tem dele.

“Ele tem todo o direito de me criticar. E eu sei o porquê da raiva dele. Porque ele queria que prendesse o Wajngarten e a CPI acabasse naquele dia. Mas, eu não caí naquela piadinha. Então eu sei que ele está com raiva por causa disso. Eu sei que aquilo seria o momento épico dele: ‘olha ai, estão querendo fazer política, agora querendo prender. Bando de bandido querendo prender um homem honesto e tal’. Seria o discurso para acabar com a CPI e a gente não continuasse com as investigações”, afirmou Aziz.

fonte:Revista Fórum - 22/05/2021 12h:25min

Política: Genro de Edir Macedo cobra atitudes de Bolsonaro com relação a expulsão de pastores da Universal em Angola


Renato e Cristiane Cardoso (Imagem/Rede Record)
O bispo Renato é casado com Cristiane Cardoso, filha d eEdir Macedo (Imagem/Rede Record)

O bispo Renato Cardoso, o genro do empresário e dono da Igreja Universal e do grupo Record Edir Macedo cobrou via redes sociais, a intervenção do governo Bolsonaro com relação ao episódio de expulsão de pastores da igreja brasileira em Angola, cuja crise se arrasta há alguns anos.

O bispo Renato citou o exemplo do empenho do presidente Brasileiro na libertação de um cidadão brasileiro que estava preso na Rússia. Em sua fala, ele lembrou o apoio que a igreja deu para a eleição de Bolsonaro em 2018.

Confira no link abaixo:

https://www.facebook.com/bpafonsodasilva/videos/117606290378274 

Bahia: Prefeito manda encher caçamba de lixo e jogar ao lado de supermercado; oposição reage

Um fato inusitado aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, no Município de Caldas de Cipo, no território de identidade Semiárido Nordeste II. Por volta das 07h30min., uma caçamba carregada de lixo parou ao lado do Supermercado Novo Horizonte e despejou tudo em frente a um portão que deve pertencer a mesma empresa, e para a surpresa de quem presenciou, que coordenou o trabalho pessoalmente foi Marquinhos do Itapicuru (PDT) prefeito municipal.

O prefeito fez um gesto de ‘devolução’ a diretoria do supermercado que nega ter descumprido norma municipal

O gestor alega que a direção do supermercado não vem cumprindo a norma de colocar o lixo em período determinado para que o carro faça a coleta, ou seja, faz isto sempre depois, ficando a sujeira na rua. Antes de autorizar o despejo, Marquinhos diz que vem fazendo de tudo para deixar a cidade limpa, bonita e organizada. “Aquele que quiser a cidade limpa vai ter limpa, mas aquele que quiser lixo em sua porta vai ter lixo”, disse o prefeito e em seguida mandou o motorista despejar todo resíduo. (Veja o vídeo no fim desta matéria)

O Calila Noticias manteve contato com Adriana Santos, proprietária do supermercado para saber se realmente existe este descumprimento da norma e ela disse que não. Falou que ainda estava em casa ao lado do esposo tomando café, quando um funcionário ligou informado da atitude do prefeito que ainda filmou tudo, ela se deslocou imediatamente mas não encontrou o gestor e nem a caçamba.

“Em nenhum momento fomos notificados pela prefeitura por questão de descumprimento de norma do deposito do lixo, eu estou sem entender”, disse a mulher que confessou também não pertencer ao grupo político do gestor, mas não acredita que seja perseguição política.

“Não jogamos lixo na rua, o que juntamos deixamos numa área dos fundos do supermercado”, falou Adriana e mostrou uma foto de algumas caixas dentro de um muro.


Veja o vídeo gravado do momento do despejo do lixo

Opositores reagiram negativamente a atitude do prefeito

Tão logo repercutiu a atitude do prefeito de coordenar pessoalmente o despejo de uma caçamba de lixo ao lado do supermercado, lideranças políticas contrarias ao gestor divulgaram nota de repúdio.

“Cipó vem sofrendo com a ditadura do novo prefeito. O atual prefeito de Cipó diz está limpando a cidade e a própria população sujando, e já que querem a cidade suja ele mesmo vai jogar o lixo na porta do cidadão. Como visto no vídeo que o próprio gravou. Daí eu pergunto: Para que contratar uma empresa de lixo com um valor absurdo de R$ 2,6 milhões? Pra que essa ditadura imposta? O tempo de coronelismo já passou. Não é melhor um trabalho de educação e conscientização dos riscos que se corre jogando o lixo na rua. Que não é o caso, pois a população coloca o seu lixo na porta pra que a prefeitura recolha, que é o normal em qualquer lugar. Está na hora da população cipoense acordar pra realidade, pagamos impostos caros, não é pra ver prefeito achando que é o dono da cidade e vereador apoiando pra ter seus benefícios próprios”.

Lixo despejado é recolhido pelas máquinas da Prefeitura

Por volta das 16h desta sexta-feira a proprietária do supermercado voltou a manter contato com o CN e enviou um vídeo no momento que uma pá carregadeira e uma caçamba que aparenta ser a mesma que levou o lixo pela manhã, para recolher novamente. No vídeo o prefeito havia dito que faria isso.

* Matéria atualizada às 17h05 para acrescentar a informação e foto do lixo sendo recolhido do lado do supermercado.

FONTE: CALILA NOTÍCIAS - 22/05/2021 10H

Bahia: Estado assina protocolo com terceira usina sucroalcooleira; Xique-Xique é uma das sede

 Polo Agroindustrial: Governo do Estado assina protocolo com terceira usina sucroalcooleira

Foto: Divulgação



O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento e entusiasta do projeto, comemora o crescimento do Polo: “O nosso objetivo é criar 11 usinas, com capacidade produtiva para suprir toda a Bahia. As pessoas que sempre abastecem seus carros com álcool carburante, irão abastecê-los a partir de agora com álcool produzido aqui no Estado. O plano é deixar de importar etanol de outros estados e sermos competitivos no mercado, além de desenvolver a região onde estão os municípios sede deste projeto: Barra, Muquém do São Francisco e Xique-Xique”.Com um aporte inicial de R$ 400 milhões em investimentos privados e a estimativa de promover mais de 8 mil empregos diretos e indiretos, a Usina São Francisco vai instalar a terceira usina sucroalcooleira do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, destinada a produção de etanol anidro e hidratado, ração animal e energia elétrica, no município de Barra. O compromisso foi firmado nesta sexta-feira (21), via protocolo de intenções, assinado com o Governo do Estado, por meio das Secretarias do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Foto: Divulgação


O grupo investidor, que pretende montar a usina sucroenergética, esteve na comitiva da missão institucional do governo baiano que visitou a região essa semana. A nova usina prevê um capacidade de produção de 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, 80 mil litros de etanol anidro/ano e 85 mil litros de etanol hidratado/ano.

"A Bahia tem um potencial de desenvolvimento agroindustrial incrível. Assinamos mais um protocolo de intenções que fortalece a implantação do Polo Agroindustrial. Ontem, eu estava no município baiano de Barra conhecendo as obras de implantação da primeira usina do Polo, a Serpasa, e fiquei encantado com a qualidade da cana plantada na região para produção de açúcar e álcool. Vamos gerar empregos, renda e receita para os municípios e assim avançamos e superamos a crise", destaca Nelson Leal, titular da SDE.

”Ficamos felizes em participar dessa iniciativa do governo do Estado, do Polo Bioenergético no médio São Francisco, que é uma região com um potencial maravilhoso, do ponto de vista da bioenergia, da agenda do carbono zero, da equalização da emissão de gás do efeito estufa, que tem um papel preponderante na matriz energética do Estado. Também estamos muito confiantes em começar imediatamente as operações e poder contribuir para o desenvolvimento do Estado”, explica Pedro Leite, diretor da empresa.

Segundo o investidor, serão promovidos 1 mil novos postos de trabalho diretos e mais 7 mil indiretos, quando o empreendimento estiver totalmente pronto. Na primeira etapa de implantação, serão 400 empregos diretos, priorizando a qualificação e a contratação da mão de obra local. A ideia, segundo ele, é contribuir com o crescimento do PIB per capita da região e, com isso, promover um desenvolvimento socioeconômico.  

fonte:Acorda Cidade - 22/05/2021

Pfizer pede que Anvisa mude temperatura de armazenamento de vacina

 

Foto: Divulgação/Pfizer
Foto: Divulgação/Pfizer

 

A Pfizer entrou com pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para obter uma autorização de flexibilização do armazenamento de sua vacina contra a Covid-19 após o descongelamento, segundo a Agência Brasil.

Até o momento, a vacina da Pfizer tem permissão para ser armazenada nas temperaturas de 2º Celsius a 8ºC por até cinco dias. A farmacêutica, no entanto, apresentou estudos que apontariam a estabilidade da substância quando guardada nesta condição por mais tempo.

O comunicado da Anvisa sobre o pedido não detalha o prazo em que seria possível o armazenamento nessas temperaturas. A previsão da agência é que a análise seja feita até a próxima semana.

De acordo com a autorização da Anvisa, a conservação da vacina pode ser feita por até duas semanas nas temperaturas entre -15ºC e -25ºC. Além deste período, é necessário garantir os recipientes em congelamento de -60ºC a -90ºC.

Em audiência pública da Comissão Externa da Câmara dos Deputados de Enfrentamento da Pandemia nesta semana, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou que a mudança é importante diante da dificuldade de cidades brasileiras disporem de estrutura para armazenar a vacina.

fonte:Bahia.Ba - 22/05/2021 08h:48min.

PF identifica operações financeiras suspeitas do ministro Salles em escritório com a mãe

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente (Foto: reprodução/Twitter/Ricardo Salles)

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente (Foto: Reprodução/Twitter/Ricardo Salles)


A PF (Polícia Federal) apontou operações financeiras suspeitas de Ricardo Salles a partir do escritório de advocacia que ele tem em sociedade com a mãe, durante o período em que exerce o cargo de ministro do Meio Ambiente no governo de Jair Bolsonaro e em meio a suposta prática de crimes na exportação de madeira ilegal.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a suspeita é descrita pela PF em relatórios que embasam a Operação Akuanduba, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e deflagrada na última quarta-feira (19).

Salles e o presidente do Ibama, Eduardo Bim, são investigados na operação.

De acordo coma  reportagem, a PF em Brasília fez uso de relatórios de inteligência financeira produzidos pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). A decisão de Moraes cita esse material, mas sem detalhamento. Documentos da polícia trazem pormenores dos relatórios de inteligência financeira, chamados RIFs.

Sobre o RIF relacionado a Salles, a PF diz existir um “conteúdo bastante interessante”. O RIF “aponta para operações suspeitas, realizadas nos últimos dois anos, por intermédio do escritório de advocacia em que o ministro Ricardo Salles é sócio com sua genitora”.

Em nota enviada à Folha, o ministério afirmou que “não há como se defender de algo que não se conhece”. “Até o momento, o ministro não teve acesso ao inquérito, e tampouco a reportagem indicou quais são os fatos a esclarecer.”

Advogado de Salles, Fernando Augusto Fernandes disse ao jornal paulista que há uma mistura de fatos anteriores com fatos que não são criminosos. “Há um claro propósito político para induzir o STF em erro.”

Segundo o defensor, as movimentações financeiras do escritório que integra já foram objeto de investigação anterior, com esclarecimentos ao MP (Ministério Público).

fonte:Bahia.Ba - 22/05/2021

Mundo: No 1º dia do cessar-fogo, Gaza dimensiona danos e retira 5 corpos de escombros

 

No 1º dia do cessar-fogo, Gaza dimensiona danos e retira 5 corpos de escombros
Foto: Reprodução / Al-Ayyam

Horas após o cessar-fogo que encerrou a sequência de 11 dias de ataques entre Israel e Hamas, a polícia israelense entrou em atrito com grupos de palestinos do lado de fora da mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, nesta sexta-feira (21).
 

No primeiro dia de trégua entre as Forças Armadas israelenses e o grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza, policiais dispararam granadas de atordoamento contra os palestinos, que, por sua vez, lançaram pedras e coquetéis molotov contra os agentes.
 

Segundo a imprensa israelense, dezenas de policiais estavam preparados para possíveis tumultos na região da Esplanada das Mesquitas, palco de confrontos semelhantes que serviram como um gatilho para a recente escalada de violência.?
 

Ao meio-dia, no horário local (6h, em Brasília), havia milhares de muçulmanos em orações no complexo arborizado ao redor da mesquita. Após o momento de devoção, no entanto, parte da multidão se juntou a grupos que se manifestavam em apoio aos palestinos na Faixa de Gaza. Os alto-falantes da mesquita celebraram "a vitória da resistência", e carreatas circulavam com bandeiras palestinas.
 

Segundo um porta-voz da polícia israelense, alguns indivíduos teriam começado a atirar pedras contra os agentes que estavam em um dos portões de prontidão. As unidades, então, entraram na área da esplanada para conter os distúrbios. As estimativas são de que ao menos 20 pessoas ficaram feridas nos confrontos que duraram pouco mais de uma hora.
 

A mesquita de Al-Aqsa é o terceiro lugar mais sagrado para o islamismo, e a Esplanada das Mesquitas, um dos mais sensíveis no conflito do Oriente Médio. Antes que o Hamas disparasse os primeiros foguetes contra Israel em 10 de maio, palestinos e policiais israelenses já vinham se enfrentando no local.
 

Uma das justificativas apresentadas para o início dos ataques do grupo islâmico, considerado terrorista por Israel, EUA e União Europeia, foi justamente a retaliação ao que chamou de abusos dos direitos israelenses contra palestinos em Jerusalém durante o mês do ramadã, sagrado para os muçulmanos.
 

Também contribuiu para o agravamento das tensões uma decisão judicial em primeira instância que pode expulsar famílias palestinas de um bairro de Jerusalém Oriental alvo de disputas desde que foi anexado por Israel, em 1967. Em resposta ao Hamas, o Exército israelense passou a bombardear Gaza.
 

Em Gaza, a trégua representou um primeiro dia sem explosões provocadas por mísseis, e os moradores puderam começar a dimensionar os danos provocados pelo conflito.
 

Dezenas de milhares de pessoas deixaram as escolas mantidas pela Organização das Nações Unidas para onde tinham ido em busca de abrigo dos ataques aéreos.

 

Mais cinco corpos foram retirados de escombros nesta sexta, o que elevou o número oficial de mortos no território palestino para 243, incluindo 66 crianças. Segundo autoridades de saúde, há quase 2.500 pessoas hospitalizadas em Gaza com ferimentos em decorrência do conflito. A maioria não corre risco de morrer, mas há dezenas em situação crítica e centenas sofrendo crises agudas de ansiedade.
 

Do lado israelense, as autoridades contabilizaram 13 mortos, incluindo duas crianças, e mais de 300 feridos. O país possui um avançado sistema de defesa contra mísseis e foguetes que, segundo os números oficiais, interceptou quase 90% dos cerca de 4.000 projéteis disparados de Gaza.?
 

A trégua entre Israel e Hamas segue com ares de fragilidade, já que cada lado reivindica para si uma suposta vitória no pior conflito da região em sete anos. O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, fez nesta sexta um pronunciamento à nação em que afirmou que o Hamas não pode mais se esconder depois do "êxito excepcional para Israel".
 

"Eliminamos uma parte importante do escalão de comando do Hamas e da Jihad Islâmica. E quem não foi morto sabe hoje que nosso longo braço pode alcançá-lo em qualquer lugar, acima do solo ou no subsolo", disse Netanyahu, prometendo um "novo nível de força" na resposta a qualquer eventual ataque de Gaza.
 

Lideranças do Hamas também mantiveram o tom de confrontação e afirmaram que seguem com o "dedo no gatilho". O líder Ismail Haniyeh saudou a "vitória do Hamas" e disse que o conflito destruiu o projeto de coexistência ou normalização das relações com Israel e que palestinos colherão benefícios a partir de agora. "O que está por vir depois dessa batalha não é o que veio antes dela. Vocês ainda verão muitos contatos e sucessos [diplomáticos]”, disse Haniyeh. “Vimos como nossa nação despertou para apoiar Jerusalém, a Palestina e a resistência.”
 

O Irã, aliado do Hamas, disse que os palestinos tiveram uma vitória histórica. "Sua resistência forçou o atacante a recuar", tuitou Said Khatibzadeh, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano.
 

Embora encerre a fase de hostilidades entre Israel e Gaza, é improvável que qualquer cessar-fogo aborde as questões fundamentais dos conflitos —o que inclui, entre outros pontos, a criação de um Estado palestino, a presença de colonos judeus na Cisjordânia e a divisão de Jerusalém.
 

Civis de ambos os lados encaram o cessar-fogo com ceticismo. "Eu não concordo com uma trégua. O que é trégua? O que significa?", disse Samira Abdallah Naseer, mãe de 11 filhos, à agência de notícias Reuters enquanto estava sentada perto dos destroços de um prédio em Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza.
 

"Voltamos para nossas casas e não encontramos nenhum lugar para sentar, sem água, sem eletricidade, sem colchões, nada."
 

Num café na cidade israelense de Ashdod, o estudante Dan Kiri, 25, disse que Israel deveria continuar atacando o Hamas até que ele desmoronasse. "O fato de estarmos sentados aqui, tomando café pacificamente e comendo nosso croissant, é só uma questão de tempo até a próxima operação em Gaza."
 

Uma pesquisa divulgada pela imprensa israelense horas antes do cessar-fogo acertado nesta quinta indicou que a maior parte da população pensa da mesma forma. Segundo o levantamento, 72% dos israelenses diziam apoiar a continuidade do conflito, enquanto 24% queriam um cessar-fogo.
 

A sondagem ouviu 684 pessoas e tem margem de erro de 4,3%.
 

As consequências do conflito também são econômicas. Autoridades palestinas estimam o custo da reconstrução de Gaza, onde quase 17 mil casas foram destruídas, em dezenas de milhões de dólares, enquanto economistas dizem que a ofensiva militar pode comprometer a recuperação econômica de Israel após a pandemia de coronavírus.
 

Nesse sentido, o presidente dos EUA, Joe Biden, que havia pressionado Netanyahu por uma diminuição do conflito enquanto diplomatas americanos se opunham a resoluções do Conselho de Segurança da ONU pedindo o fim da violência, disse que fornecerá ajuda humanitária a Gaza por meio da Autoridade Palestina —que é controlada pelo Fatah, rival do Hamas dentro da política regional— e agradeceu ao líder autoritário egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, por mediar as negociações de paz.
 

Em entrevista coletiva na Casa Branca, Biden disse nesta sexta que não haverá paz até que o Oriente Médio reconheça, de forma inequívoca, o direito de Israel a existir e que a criação de um Estado palestino é a única solução para resolver a crise de vez.
 

O presidente americano reafirmou que considera o Hamas como um grupo terrorista, mas disse também que os Estados Unidos se preocupam com a segurança dos palestinos, e que ele havia deixado isso claro nas conversas com Netanyahu.
 

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, visitará o Oriente Médio nos próximos dias. Ele conversou, por telefone, com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, e disse que os EUA estão comprometidos a ajudar na reconstrução de Gaza.
 

A sequência de violência foi a mais grave desde 2014. O último grande confronto durou 51 dias e devastou Gaza, provocando as mortes de pelo menos 2.251 palestinos, a maioria civis, e de 74 israelenses, quase todos soldados. O conflito atual também serviu de combustível para acirrar as hostilidades internas em cidades israelenses que antes eram vistas como símbolos da convivência entre árabes e judeus.
 

Houve centenas de prisões, e autoridades locais decretaram estados de emergência e toques de recolher. Além disso, houve sinais de revolta contra Israel na população árabe nos vizinhos Líbano e Jordânia, o que aumentou os temores de que o conflito desestabilizasse todo o Oriente Médio —o que não aconteceu.


fnte:FOLHAPRESS - 22/05/2021 08h:33min.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Covid-19: Aras processa professor da USP por críticas à sua atuação como PGR

 

Aras processa professor da USP por críticas à sua atuação como PGR
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, ajuizou uma queixa-crime contra o advogado Conrado Hübner Mendes, professor de Direito da USP e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Ele ingressou com a ação na última quinta-feira (20), na Justiça do Distrito Federal.

 

Pelas redes sociais, Mendes fez uma série de críticas a Aras, que, por sua vez, imputa ao professor a prática dos crimes de calúnia, injúria e difamação. Anteriormente, o PGR já havia protocolado representação na Comissão de Ética USP contra o colunista da Folha.

 

Na queixa-crime, os advogados Airton Rocha Nóbrega e Roberta Reis Nóbrega, que representam Aras, apontam os seguintes tuítes de Mendes como ofensivos à honra do PGR:

 

“O Poste Geral da República é um grande fiador de tudo que está acontecendo.

 

Sobretudo da neutralização do controle do MS na pandemia.

 

É gravíssima a omissão e desfaçatez de Aras.

 

Augusto Aras ignora o MPF da Constituição Federal. Age como o PGR da Constituição militar de 1967. Um servo do presidente.

 

Augusto Aras é um inovador institucional. O MS comete crimes comuns e de responsabilidade que causam tragédia em Manaus e no resto do país. Tudo bem documentado e televisionado. Aras, em vez de investigar o infrator, manda o infrator investigar a si mesmo.

 

O Poste Geral da República publicou nota para dizer que está fazendo tudo direitinho“, disse Mendes. Informações do BN.

Covid-19: Em gravação antes da morte, advogado e assessor culpa Bolsonaro e deputado

Hoje perdi um grande amigo, homem de inteligência rara, que nos ajudou tanto no Senado Federal quanto na Câmara dos Deputados... Deixo minhas homenagens à memória do sr. José Roberto Feltrin e o pedido a Deus que conforte amigos e familiares!!!

Em meu nome e de toda equipe, OBRIGADO ZÉ!!!

1,9 mil
314
62

Confira a reportagem completa no link abaixo da coluna do jornalista Tales Farias do site UOL de hoje(21)

Deputado José Medeiros (Podemos-MT) e o presidente Jair Bolsonaro - Reprodução
Deputado José Medeiros (Podemos-MT) e o presidente Jair Bolsonaro - Imagem: Reprodução

https://noticias.uol.com.br/colunas/tales-faria/2021/05/21/em-gravacao-antes-da-morte-por-covid-assessor-culpa-deputado-e-bolsonaro.htm 

Voluntária da Cruz Vermelha é atacada pela extrema direita após foto de abraço em imigrante que viralizou

 

Luna Reyes acolhe imigrante senegalês em Ceuta (Foto: Bernat Armangué)


As imagens que mostram a voluntário Luna Reyes abraçando um imigrante senegalês que chegou exausto a nado ao enclave de Ceuta, cidade autônoma espanhola no norte da África, causou comoção e viralizou no mundo.

No entanto, a voluntária, que faz parte da missão da Cruz Vermelha para acolher os mais de 8 mil imigrantes que buscam fugir da fome se arriscando na travessia a nado, teve que fechar suas redes sociais devido aos ataques que vem sofrendo, em especial de simpatizantes do partido de extrema direita espanhol Vox – que tem conexões com o clã Bolsonaro no Brasil.

“Viram que o meu namorado era negro e não param de me insultar e dizer coisas horríveis e racistas de mim”, disse Luna ao canal espanhol RTVE, onde mostrou mensagens com caráter xenofóbico e sexista.

“Dar um abraço a quem pede ajuda é a coisa mais normal do mundo. Ele estava chorando, estendi-lhe a mão e ele abraçou-me. Aquele abraço foi a tábua de salvação dele”, afirmou.

Enquanto a Cruz Vermelha tenta acolher os imigrantes, soldados espanhóis que estão em Ceuta já deportaram mais de 6 mil deles de volta a seus países – a maioria é do Marrocos que vive uma crise diplomática com o país europeu.

Autoridades marroquinas estariam permitindo que migrantes cruzem a fronteira após Espanha acolher, para tratamento em um hospital, o inimigo político do Marrocos Brahim Gali.

Nas redes sociais, muitos internautas demonstram solidariedade à voluntária com a hashtag #GraciasLuna.

Veja o vídeo do momento e a repercussão nas redes com a tag de apoio à voluntária

    FONTE: REVISTA FÓRUM - 21/05/2021 16h:23min.