• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 1 de outubro de 2016

OAB-Bahia divulga nota de repúdio a agressão de advogado na Corregedoria da PC



A OAB da Bahia divulgou neste sábado (01/10) uma nota de repúdio à agressão de um advogado na Corregedoria da Polícia Civil, na Chapada do Rio Vermelho, na noite da última sexta-feira (30/09). Confira a íntegra:
Nota de Repúdio
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à agressão de um advogado, durante o exercício profissional da advocacia, por um delegado da Corregedoria da Polícia Civil do Estado da Bahia (CORREPOL), na sede do órgão, na Chapada do Rio Vermelho, na noite da última sexta-feira (30/09).

Na ocasião, o advogado criminalista Cleber Nunes Andrade sofreu agressões físicas e verbais perpetradas pelo delegado de polícia Jackson Carvalho, numa violação inaceitável de sua integridade física, das prerrogativas profissionais da advocacia e da própria figura do advogado, que o artigo 133 da Constituição Federal consagra como indispensável à administração da Justiça e inviolável no exercício da profissão, por seus atos e manifestações, nos limites da lei.
Atos de violência e resistência física contra um advogado no exercício da advocacia, em defesa de direitos dos jurisdicionados, tomam ainda mais gravidade quando realizados na Corregedoria, órgão de controle interno de instituições públicas como a Polícia Civil, a quem cabe corrigir os erros e os abusos de autoridades policiais e demais servidores.
A Diretoria da OAB da Bahia e a Comissão de Direitos e Prerrogativas desta Seccional estão acompanhando o caso desde o início e dando total apoio ao colega Cleber Nunes Andrade. Em defesa de Dr Cleber e de toda a advocacia, a OAB da Bahia, por meio da atuação enérgica de sua Procuradoria, tomará todas as medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis, na forma e rigor da lei.

Diretoria da OAB da Bahia
Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA

Fonte:Site instituição

Lava Jato: Propineiro do PMDB faz delação e entrega cúpula do partido

Parente, numa pescaria: intermediários e locais de entrega
Parente, numa pescaria: intermediários e locais de entrega (Andtressa Anholete/AFP/reprodução)
Em sua caçada montante, a Operação Lava-Jato nunca esteve tão perto de capturar o terceiro homem na linha de sucessão da República: o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, que preside o Senado Federal. VEJA teve acesso a um despacho sigiloso do ministro Teori Zavascki, cuja leitura traz quatro revelações:
O homem da mala do PMDB, o empresário e advogado Felipe Rocha Parente, fez um acordo de delação premiada e apresentou cinco anexos, como são chamados os itens que compõem a lista do que o delator pretende detalhar.
 Em um dos cinco anexos, Parente conta que entregava propinas para a cúpula do PMDB. Eram fruto de dinheiro desviado da Transpetro, subsidiária da Petrobras.
 Entre os beneficiários das propinas saídas da Transpetro, estão Renan Calheiros e seu colega de Senado Jader Barbalho, do PMDB do Pará.
 O anexo de Parente ainda precisa ser comprovado no curso da delação, mas já foi confirmado por pelo menos três delatores.
As revelações do despacho de Teori jogam luz sobre um dos momentos mais barulhentos da Lava-Jato, ocorrido entre maio e junho passado. Nessa ocasião, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de uma só tacada, pediu ao Supremo Tribunal Federal que decretasse a prisão de Renan Calheiros, do senador e então ministro do Planejamento Romero Jucá e do ex-presidente da República José Sarney. 
Os três peixões graúdos do PMDB haviam sido gravados por Sérgio Machado, que comandou a Transpetro durante doze anos por indicação da cúpula peemedebista. Machado negociava um acordo de delação premiada e tentava reunir evidências que sustentassem a estrondosa revelação que faria tão logo assinasse o acordo: como foram distribuídas propinas de 100 milhões de reais ao partido que hoje governa o país.
As prisões pedidas por Janot foram rejeitadas pelo Supremo, mas, em segredo, os investigadores fecharam um acordo de colaboração com Felipe Parente, o entregador de propinas. Do seu depoimento, surgiram os laços que comprometem o PMDB com a Transpetro. O lado visível desses laços já era conhecido. Renan Calheiros era um dos principais fiadores da permanência de Sérgio Machado no comando da Transpetro. O lado invisível apareceu com a delação do próprio Sérgio Machado, que contou que Renan era bem remunerado pela fiança. No início do esquema, recebia um porcentual sobre cada contrato assinado com a estatal. Depois, optou por um mensalão de 300 000 reais, que eram repassados pelo próprio Sérgio Machado, segundo ele mesmo. Em anos eleitorais, o numerário se multiplicava. De 2004 a 2014, Renan embolsou 32 milhões de reais, ainda segundo Machado. Desse total, pelos cálculos do delator, empreiteiras do petrolão simularam ter doado 8 milhões de reais ao diretório nacional do PMDB. Os outros 24 milhões foram entregues em dinheiro vivo. É nessa etapa — na entrega em dinheiro vivo — que entra Felipe Parente. Ao menos até 2007, era ele quem fazia entregas a Renan, conforme contou Sérgio Machado.
Em seus depoimentos, mantidos em sigilo, Felipe Parente confirmou ter distribuído propina da Transpetro a pedido de Sérgio Machado. Citou nomes, lugares e circunstâncias em que o dinheiro foi entregue. Para oferecer provas concretas, deu informações sobre hotéis onde se hospedou para finalizar o trabalho. Contou que, numa ocasião, foi orientado a deixar a “encomenda” destinada ao senador Jader Barbalho com uma tal de “Iara”. Os investigadores chegaram a Iara Jonas, senhora de pouco mais de 60 anos, assessora de confiança de Jader Barbalho. Lotada no gabinete do senador, com salário de quase 20 000 reais, ela trabalha para a família Barbalho há 22 anos. Apresentado à fotografia de Iara, Parente reconheceu-a como a destinatária do dinheiro.
Fonte:Veja 

Eleições 2016: Confira o que abre e fecha em Salvador amanhã(2)













foto:brinquedoteca Art e Vida/reprodução
No domingo de Eleições (2) grande parte das lojas de shoppings estarão fechadas, no entanto as opções de lazer, cinema e praça de alimentação irão funcionar normalmente. As redes de supermercados também estão com várias lojas abertas no domingo. Confira o que abre e fecha logo abaixo: 

Outlet Premium: 
estabelecimento irá funcionar normalmente, das 9h às 21h.

SHOPPINGS
Salvador Norte Shopping:  A praça de alimentação, Lojas Americanas, PB Kids, itens de lazer (exceto Feira de Livros), Drogasil e Farmácia Santana funcionam das 12h às 21h. As demais lojas estarão fechadas. 
Salvador Shopping: Amanhã, as lojas estarão fechadas e a área de lazer e as praças de alimentação vão funcionar a partir das 12h e vai até as 21h (última sessão do cinema às 22h). O Bompreço funciona das 8h às 21h. As Lojas Americanas, das 12h às 21h. As demais lojas e quiosques estarão fechados. 
Shopping Barra: A Praça de Alimentação abrirá das 12h às 21h e os restaurantes do Barra Gourmet, localizados na área da expansão, no 1º Piso, funcionarão das 12h às 23h. Já o Restaurante Madero, no 4º Piso, abrirá das 12h às 22h. As Lojas Americanas abrirão das 13h às 21h. As salas de cinemas do UCI Orient Shopping Barra, localizadas no 4º Piso, funcionarão normalmente. As demais lojas estarão fechadas.Shopping Bela Vista: As lojas estarão fechadas. A área de alimentação, a Farmácia Santana e a Super Popular funcionarão das 12h às 21h. O GBarbosa e Lojas Americanas estarão abertos das 13h às 21h. O cinema vai funcionar normalmente. 
Shopping da Bahia:  As lojas estarão fechadas mas a praça de alimentação do shopping funcionará das 12h às 21h. As salas UCI Oriente de cinema tem sessões a partir das 10h. Espaços de Lazer como o Planeta Criança e o Playland funcionam das 12h às 21h. A Academia Bodytech abre das 9h as 14h. 
Shopping Center Lapa: As lojas do Shopping Center Lapa não funcionarão neste domingo (02), dia das Eleições 2016. Apenas a praça de alimentação e o cinema estarão abertos das 12h às 20h, e a Lojas Americanas, das 12h às 18h.  
Shopping Itaigara: O shopping estará fechado. 
Shopping Paralela: Os restaurantes, lanchonetes e complexo de lazer do Shopping Paralela funcionam de 12h às 21h. As lojas não abrem, mas há opções de lazer como o Mundo Bita, com brinquedos, cenários, vídeos gratuitos e a maior roda gigante indoor do país, que custa R$10 neste dia.  
Shopping Paseo Itaigara: O shopping  terá funcionamento parcial, com lojas e serviços fechados, operações de alimentação opcional a partir das 12h e cinema funcionando normal.
Shopping Piedade: O shopping estará fechado. 
Shopping Cajazeiras: O espaço infantil Play Kids e as salas de cinema Cinesercla funcionarão em horários independentes. Durante o feriado, as lojas e a Praça de Alimentação estarão fechadas.
OUTROS ESTABELECIMENTOS
GBarbosa:  O horário de funcionamento das lojas varia de acordo com a localização: Costa Azul (7h às 21h), Brotas  (8h às 14h), (7h às 18h), San Martin (8h às 16h), Hiper Iguatemi, Pau da Lima e Lauro de Freitas (7h às 19h). 
Assaí Atacadista: Das 7h às 21h (Lauro de Freitas e das 7h às 18h (Paripe).
Perini:  A Perini informa que as lojas estarão abertas no domingo, dia 2 de outubro. As unidades da Graça, Barra e Vasco da Gama irão abrir das 6h30 às 20h, enquanto a da Pituba funcionará das 6h às 22h. Os quiosques e lojas localizados nos shoppings funcionam de acordo com o horário dos estabelecimentos.
Rede Bompreço: Das 7h às 22h.
Sam’s Club: Das 8h às 18h. 
Maxxi Atacado: Das 7h e 18h.
TodoDia: Das 8h e 16h. 
Hiper Ideal: Das 7h às 20h. 
Rede Mix e Atacadão Rede Mix: Das 7h às 13h.  
Rede Dia:  Das 8h às 14h.
Atacadão: Das 7h às 14h. 
Extra Supermercados: O Extra Paralela funciona 24h. A loja da Rótula do Abacaxi, das 7h às 22h e da Vasco Da Gama das 7h às 00h. 

fonte:Correio

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Eleições 2016: Tudo o que Eleitor precisa saber para domingo










Neste domingo (2), 144.088,912 brasileiros vão às urnas para escolher 5.568 prefeitos e 57.945 
vereadores. 
Horário da votação
O eleitor pode ir à sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h, considerado o horário local de seu 
município.
Local da votação
Em seu título de eleitor constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota.
Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar o local de votação e o
número do seu título no site do TSE. Para esta consulta, basta informar o seu nome, data de
 nascimento e nome da mãe (consulte seu local de votação).
Documento
É necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira 
de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou
 carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento.
Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, o número deste documento é 
indispensável para o preenchimento da justificativa eleitoral.
Posso ou não posso?
No dia da votação é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido e/ou 
candidato de sua preferência. Entretanto, não é permitido utilizar vestuário padronizado,
bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.
No recinto da cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas 
fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que 
possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário
enquanto o eleitor vota.
Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de 
pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.
Como votar
Todos os eleitores brasileiros votam na urna eletrônica. Nela é mais fácil, rápido e seguro exercer
o direito ao voto. Primeiro, o eleitor escolherá o candidato a vereador e depois o candidato a 
prefeito. O eleitor deve levar a “cola eleitoral” com os números dos candidatos nos quais quer 
votar. A colinha é muito útil para agilizar a votação (imprima aqui a sua cola).
Vereador
O primeiro voto será para o cargo de vereador. O eleitor pode votar em um candidato ou somente
 na legenda. Para escolher o candidato de sua preferência, digite os cinco números do candidato, 
confira o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, tecle Confirma. Se você errou o número,
 tecle Corrige, digite os números corretos, e confirme o seu voto.
Para votar somente no partido, o chamado voto de legenda, o eleitor deve digitar 
somente os dois primeiros números, pois esses identificam o partido. Antes da confirmação
do voto, a urna apresentará a informação do 
respectivo partido e mensagem alertando ao eleitor que, se confirmado o voto, ele será
computado para a legenda. Dessa forma, o votante ajuda o partido de sua preferência
conquistar mais vagas na câmara dos vereadores, sem escolher um candidato específico 
para preenchê-la.
Prefeito
O segundo voto será para o cargo de prefeito. Para votar no candidato de sua preferência, 
digite os dois números do candidato, confira o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, 
tecle Confirma. Se você errou o número, tecle Corrige e digite os números corretos, repetindo a 
operação até confirmar o seu voto. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra FIM e
 emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.
Justificativa
O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve
 justificar a ausência. É necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente, 
ou seja, se faltou à votação no primeiro turno, deve fazer uma justificativa; se faltar ao segundo 
turno, outra justificativa.
A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 
60 dias após a ausência. Para justificar a falta no primeiro turno, o eleitor deve comparecer ao
cartório eleitoral até o dia 1º de dezembro. 
Se a falta for no segundo turno, o cartório eleitoral receberá a justificativa até o dia 29 de
 dezembro.
Para preenchimento do formulário de justificativa no dia da eleição é indispensável o número do 
título de eleitor. O ausente pode preencher o formulário antecipadamente, mas só deve 
assiná-lo quando da entrega, na presença do mesário.
Imprima aqui o seu formulário de justificativa.





Lava Jato: Moro converte prisão de Palocci em preventina

Sérgio Moro converte prisão de Antonio Palocci e ex-assessor em preventiva
Foto: Renato Araújo / ABr/reprodução
O juiz federal Sérgio Moro determinou a conversão da prisão do ex-ministro Antonio Palocci e do ex-assessor dele, Branislav Kontic, passando de temporária para preventiva. Dessa forma, não há prazo para que eles fiquem em liberdade. A prisão temporária de ambos venceria nesta sexta-feira (30). Palocci e Kontic estão detidos na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba. 

Eles foram presos na 35ª fase da Operação Lava Jato, sob acusação de receberem propina para beneficiar a Odebrecht em contratos com o governo federal. "Considerando a causa das prisões preventivas, entre elas a prova, em cognição sumária, de que os investigados Antônio Palocci Filho e Branislav Kontic teriam intermediado o pagamento subreptício de milhões de dólares e de reais para campanhas eleitorais, inclusive para o pagamento de publicitários em conta secreta no exterior, o propósito da lei, de evitar interferência indevida nas eleições e proteger a sua integridade, parece ser mais bem servido com a prisão cautelar do que com a liberdade dos investigados", relata a decisão assinada por Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância.

A decisão do juiz segue o pedido da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF), que também defendiam a conversão da prisão. O Banco Central já bloqueou R$ 814 mil em três contas bancárias de Palocci e mais R$ 30 milhões de sua empresa de consultoria.Informações do BN.

PF combate crimes eleitorais em Feira


 Polícia Federal combate crimes eleitorais em Feira de Santana
foto:Ney Silva/acordacidade


A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (30), a Operação Simão, que visa coibir crimes eleitorais que estavam ocorrendo no município de Feira de Santana, na campanha para o pleito do próximo domingo. De acordo com a assessoria de comunicação da PF, aproximadamente 40 Policiais Federais cumprem nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão na cidade.

A polícia continua com as investigações e entre os conduzidos para prestar esclarecimentos estão o candidato a vereador pastor Pedro (PSC), da Igreja Quadrangular, e o vereador candidato à reeleição Wellington Andrade (PSDB). A Polícia Federal não divulga nomes de envolvidos. 

As investigações iniciaram há cerca de um mês, a partir de requisição do Ministério Público Eleitoral, que noticiou haver informes da captação ilícita de votos por parte de um candidato a vereador vinculado a uma igreja evangélica. 

Segundo a denúncia, o candidato e o grupo a ele vinculado estariam cadastrando eleitores fiéis da igreja, com a promessa de abençoá-los, e “amaldiçoavam” aqueles que se recusavam a fornecer seus dados constantes do título eleitoral.

Durante as investigações constatou-se, segundo a Polícia Federal, que a prática ia bem além do cadastramento de eleitores e a promessa de bênção ou maldição. "A mesma incluía também a distribuição de gêneros alimentícios em comunidades carentes, a fim de arregimentar eleitores, chegando-se, ainda, à identificação de um esquema de favorecimento na marcação de exames e consultas médicas pelo SUS àqueles que prometiam seu voto ao candidato. 

Também foi  identificada a prática da venda de votos em lote por parte de uma liderança comunitária local, fato este envolvendo outro candidato à Câmara Municipal", informou a assessoria de comunicação da PF.

egundo a PF, os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 299 e 334 do Código Eleitoral, que preveem penas de prisão, multa, e até mesmo cassação dos registros de candidatura. O nome da operação, “Simão”, vem do codinome utilizado pelos policiais para se referir ao principal investigado, uma referência ao Apóstolo de Jesus Cristo. 

Fonte:Acordacidade

Filipinas: Presidente diz que quer matar milhões de viciados em drogas

Presidente das Filipinas se compara a Hitler ao dizer que quer matar milhões de viciados
Foto: Reprodução / Euronews/
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, comparou-se nesta sexta-feira (30) a Adolf Hitler ao declarar seu desejo de massacrar milhões de usuários de drogas em seu país. "Hitler massacrou 3 milhões de judeus. Agora há aqui 3 milhões de viciados em drogas. Eu gostaria de massacrá-los todos", disse na cidade de Davao. Duterte argumentou ainda, segundo o G1, que as vítimas de Hitler eram inocentes, enquanto seus alvos são "todos criminosos". Para ele, livrar-se dos usuários de drogas iria "acabar com o problema [das drogas] no meu país e salvar a próxima geração da perdição". 

Em discurso, o presidente ainda atacou Estados Unidos e União Europeia por críticas à sua campanha contra drogas, que já matou mais de 3.500 pessoas desde 30 de junho. "Estados Unidos e União Europeia, podem me chamar do que quiserem, mas eu nunca gostei da hipocrisia, como vocês gostam", disse ao se referir à crise dos refugiados. "Vocês fecham suas portas, é inverno e eles são imigrantes escapando do Oriente Médio. Permitem que apodreçam, mas estão preocupados com a morte de mil, 2 mil ou 3 mil pessoas?".

fonte:BN

Em Salvador: Debater teve tensão entre Sargento Isidório e Alexandre Garcia


Resultado de imagem para sargento isidorio candidatoalexandre-garcia


O debate entre os candidatos a prefeito de Salvador, transmitido pela TV Bahia, na noite desta quinta-feira teve um momento tenso. O candidato Pastor Sargento Isidório (PDT) bateu boca com o mediador, o jornalista Alexandre Garcia, ao responder uma pergunta sobre Cultura formulada pela candidata Alice Portugal (PC do B).
O pastor iniciou sua resposta lendo um texto da Bíblia e foi interrompido por Garcia, que o alertou sobre a utilização de documentos durante o debate, proibida por regras estabelecidas antes do debate. “Minha cultura é ler a Bíblia. Porque na palavra de Deus no salmo…”, disse Isidório, rapidamente interrompido pelo jornalista. “Pastor, o senhor está descumprindo uma regra do debate sobre a utilização de documentos”, disse Garcia. “Você está mal-informado, isso aqui não é um documento”, respondeu Isidório. “Isso daqui não é documento, isso aqui é patrimônio imaterial do estado da Bahia, aprovado na Assembleia Legislativa pelos deputados”, disse ele.
“O senhor não sabe cumprir combinado?”, questionou em  seguida Alexandre Garcia. O candidato continuou falando. “O senhor está perdendo o seu tempo”, disse o mediador.
“Não estou perdendo, se o senhor for um bom mediador e devolver meu tempo.”
“Nós não vamos discutir aqui quem é bom candidato e nem quem é bom mediador”, falou Garcia.
A discussão durou 1min15s, todo o tempo de resposta do candidato do PDT. Nas últimas frases, Isidório aproveitou para criticar a ausência de ACM Neto (DEM) nos demais debates e disse que só estava participando do debate promovido pela TV Bahia em respeito aos profissionais de imprensa e aos eleitores.
fonte:Msn

Professor ganha vida dando aulas no ônibus

Professor ganha a vida transformando o ônibus em uma verdadeira sala de aula.
© Fornecido por Sponsored Conten/reproduçao
Heróis reais são aqueles não usam capa, mas sabem voar; que não têm visão raio x, mas nos ajudam a enxergar muito à frente. Aqueles que são pessoas comuns: pais, filhos, maridos, amigos e professores que expressam seus superpoderes e sua força cuidando de nós. Pois é, todo mundo conhece pelo menos um herói real. A Alexandra Abdon, por exemplo, encontrou uma dessas pessoas incríveis no caminho para casa.
Estamos falando do Eduardo Veras, professor desempregado que ganha a vida transformando o ônibus em uma verdadeira sala de aula. Cuidar para que todos aprendam um pouco de história, faz o Eduardo se sentir muito mais forte. E se depender dele, todo dia tem aula no ônibus. Entre um ponto e outro, ele compartilha seu conhecimento com os passageiros, pedindo apenas um minutinho de atenção.
Eduardo acredita que "as aulas têm objetivo de estimular o crescimento intelectual e o desenvolvimentoda reflexão crítica". Por isso, faz um esforço extra todos os dias para continuar, mesmo desempregado, ensinando as pessoas para que elas tenham mais conhecimento e possam, através da educação, realizar seus sonhos. Graças à Alexandra milhões de pessoas ficaram sabendo o que o Eduardo faz para ser considerado um verdadeiro herói real. Depois que ela postou a história no Facebook, muita gente ficou impressionada coma atitude do professor e também compartilhou essa história de coragem, determinação e cuidado com opróximo. Hoje, o Eduardo tem um canal no YouTube e já conta com milhares de inscritos. 
No ônibus ou na internet, o que o Eduardo faz não tem preço e merece ser muito valorizado. Por isso, Dove M + C ajudou a Alexandra Abdon a homenagear esse verdadeiro herói real. E você? Tem alguma história para contar? Então acesse: www.dovemenheroisreais.com.br
Fonte:msn/reproduçao

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

EUA: Brasileira de Santos é a única vítima fatal do acidente em New Jersey

Brasileira é a única vítima fatal de acidente de trem nos Estados Unidos
Foto: Reprodução / Facebook
A brasileira Fabíola Bittar de Kroon foi identificada como a única vítima fatal do acidente de trem que aconteceu em New Jersey na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com a CNN, ela o transporte na estação de Hoboken e foi atingida pelos escombros. O veículo saiu dos trilhos e subiu a plataforma por volta de 8h45 no horário local.

Estimativas apontam que mais de cem pessoas ficaram feridas. Advogada, Bittar era natural da cidade de Santos, no litoral paulista. Segundo a NBC New York, o marido dela estava fora da cidade. Ela também tinha um filho, que estava em uma creche no momento do acidente. Informações do BN.

Bahia não terá horário de verão,confirma gov. Rui


Resultado de imagem para horário de verão
foto:reprodução

O governador do Bahia, Rui Costa, anunciou nesta quinta-feira (29) que o estado não vai aderir ao horário de verão em 2016.  De acordo com o governador, a decisão foi tomada com base na rejeição dos baianos à mudança. “O povo da Bahia majoritariamente é contra. Eu podia até fazer um plebiscito, uma consulta sobre isso, mas a rejeição é muito grande. Não faz nenhum sentido um governador ir contra a opinião de 80% de seu povo que não quer mudança de horário”, enfatizou Rui. Informações do BN c/adaptações.

Justiça:Desembargador que anulou júri do Carandiru manda prender homem por roubo de salame

Desembargador que anulou júri do Carandiru manda prender homem por roubo de salame
Processos foram relatados por Ivan Sartori | Foto: Reprodução
Um homem foi condenado por furtar cinco salames de um supermercado em Poá, na Grande São Paulo. O homem foi condenado pelo mesmo desembargador que anulou os cinco júris que condenaram 74 policiais militares acusados pelo massacre de 111 presos no Carandiru. 

O desembargador Ivan Sartori, além de anular o júri, votou pela absolvição dos policiais miliares. A decisão de condenar o homem por furto de salame foi proferida em julho deste ano. O princípio da insignificância, utilizado para descartar penalidades em casos de menor potencial ofensivo, não foi observado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

No ato da prisão em flagrante, ocorrida em 2013, o acusado Edson Castanhal Affonso, afirmou que estava desempregado e com muita fome, e por isso, furtou a mercadoria. O réu havia sido condenado em primeira instância a seis meses de prisão. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) o denunciou por esconder o produto debaixo da blusa, na altura da cintura. Ele foi flagrado por um segurança do estabelecimento e levado à delegacia, onde confessou que realizou o furto por necessidade.

fonte:BN

Em Salvador: Estudantes desenvolvem carregador portátil à base de energia solar

Em terra de smartphone, quem tem um bom carregador reina. Cada vez mais potentes, os celulares também consomem mais bateria, que precisa ser carregada mais de uma vez ao dia. Foi pensando nisso que estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Isaias Alves (CEEP), no Barbalho, desenvolveram um carregador portátil à base de energia solar. 
Turma do curso técnico do CEEP com carregador de celular à base de energia solar
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO/reprodução)
O invento foi apresentado anteontem, durante a Semana de Ciência e Tecnologia da escola. Desde segunda-feira, 52 projetos voltados à sustentabilidade e à qualidade de vida da população já foram apresentados e o dispositivo que une o sol ao “cel” foi um dos destaques da mostra. 
Quem deu vida à invenção foi a turma do 1º ano do curso técnico - o projeto foi encabeçado pelos amigos Bernardo Nogueira, 15 anos, Radhija Mendes, 14, e William Freitas, 15. “Há dois meses começamos a pensar em qual projeto apresentar na feira, mas a ideia do carregador só veio há duas semanas”, contou William. 
Segundo ele, para desenvolver o protótipo, o grupo realizou várias pesquisas e descobriu que, para carregar o celular uma vez por dia durante um ano, gasta-se cerca de R$ 20. “Eu carrego meu celular três vezes ao dia, o que representa um gasto de R$ 60 (por ano). Nosso desafio era fazer uma tecnologia fácil, útil, não poluível e barata”, destacou o estudante.
O carregador é composto por um conversor de USB, reguladores de tensão e pequenas placas fotovoltaicas. Ao contrário das placas solares, que captam a luz solar, as fotovoltaicas captam as células presentes nessa luz. “Isso faz com que não precise necessariamente estar ao sol para o aparelho funcionar”, lembrou Radhija.  

CONFIRA COMO FUNCIONA A INVENÇÃO NO LINK ABAIXO:


fonte: Correio da Bahia

Bahia: Prefeito e candidato a reeleição sofre atentado no baixo sul


foto:reprodução TSE


O prefeito da cidade de Presidente Tancredo Neves, baixo sul da Bahia, Valdemir de Jesus Mota (PV), conhecido como Balbino Mota, que tenta a reeleição, teve o carro atingido por tiros na noite de quarta-feira (28), na zona rural do município, de acordo com informações da Polícia Militar.

Segundo o site G1, ninguém foi baleado na ação. Balbino teve uma lesão no peito por conta do impacto dentro carro e foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Segundo a polícia, o prefeito relatou que estava em um carro com ao menos outras três pessoas, na localidade de Ouro Preto, quando um carro branco teria chegado ao local com cerca de três pessoas e atirado contra o veículo de Balbino Mota. O motorista do prefeito teria perdido o controle do carro e avançado em um barranco. 

Por conta disso, Balbino teria ferido o peito com o impacto dentro do carro.

Ainda conforme o G1, o carro foi levado para a delegacia local. A PM chegou a realizar buscas, mas até a manhã desta quinta-feira (29), ninguém foi preso. Ainda não há informações sobre os autores e a motivação do suposto ataque.
 
fonte:acorda cidade