• Praça do Feijão, Irecê - BA

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

SP: Lula caminha pelo hospital após deixar a UTI

                                            foto:reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, nesta sexta-feira (13), um vídeo em que aparece caminhando nos corredores do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na imagem, Lula está acompanhado do neurologista Marcos Stavale. “Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias. Janjinha me repassou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com Marcos Stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”, publicou nas redes sociais. 

Sobre o ano que vem, Lula disse preparar muitas viagens. “2025 está chegando e temos muitos encontros pelo Brasil e pelo mundo. Obrigado pelo carinho de vocês e por toda a dedicação da equipe médica. O amor que recebo me mantém sempre pronto para seguir”, afirmou. 

O presidente foi hospitalizado às pressas na última segunda-feira (10). Passou por uma cirurgia para retirar um coágulo na cabeça, formado após uma queda sofrida no Palácio da Alvorada, em outubro. Na manhã de quinta-feira (12), Lula foi submetido a um novo procedimento para bloquear o sangramento. 

Segundo a equipe médica, o processo foi complementar à cirurgia realizada na madrugada de terça-feira. À noite, Lula retirou um dreno que foi colocado na cabeça dele. Ainda não há previsão de alta hospitalar, mas os médicos estimam que Lula possa deixar o hospital no início da semana que vem. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

Fonte:Estadão 13/12/2024



Vídeos mostram momento exato do naufrágio de catamarã em Maragogi (AL)


Reprodução de imagem colorida de naufrágio de catamarã em Maragogi - Metrópoles

imagem:reprodução


Um catamarã afundou em Maragogi, no litoral norte de Alagoas, na manhã desta sexta-feira (13/12), deixando ao menos uma pessoa morta. O momento exato do naufrágio foi registrado em vídeos.

As imagens mostram o barco se inclinando rapidamente enquanto ocupantes tentavam se deslocar para áreas mais seguras da embarcação.

As vítimas estão sendo levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogi.

embarcação não estava registrada para funcionar no transporte de turistas na região. É o que aponta a Prefeitura de Maragogi.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a embarcação não consta no Cadastro Único Digital de Prestadores de Serviços de Turismo, que é realizado no órgão municipal. Trata-se de um requisito obrigatório para passeios náuticos na região.

Leia o texto na íntegra e assista aos vídeos no portal GazetaWeb, parceiro do Metrópoles. em 13/12/2024

Alagoas: Turista de SP morre após naufrágio de catamarã em praia de Maragogi

Turista de São Paulo morre após naufrágio de catamarã em praia de Maragogi

Reprodução


O naufrágio de um catamarã registrado na manhã desta sexta-feira (13) deixou um turista morto, na Praia de Barra Grande, em Maragogi. A vítima foi identificada como Silvio Bispo Romão, 76 anos, natural de São Paulo e que estava hospedado em um resort em Porto de Galinhas (PE).

As demais vítimas estão sendo levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogi. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), 47 pessoas estavam na embarcação.

O Corpo de Bombeiros enviou o grupamento aéreo da corporação com guarda-vidas e ainda empregou 30 militares para a ocorrência.

Informações de moradores apontam que embarcações, como lanchas,  auxiliaram no resgate.

Fonte:GAZETA WEB -13/12/2024

Alagoas: Catamarã naufraga em Maragogi com 47 pessoas; um óbito confirmado; VÍDEOS

 

Tocador de vídeo
00:00
00:51

Um catamarã naufragou, na manhã desta sexta-feira, 13, na Praia de Barra Grande, em Maragogi, cidade da região norte do Estado. Vídeos enviados à reportagem do Alagoas 24 horas mostram o momento em que a embarcação aderna com cerca de 30 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes.

Momentos depois, outras embarcações se aproximam para ajudar no socorro aos passageiros. Por volta das 10h40, o CB confirmou um óbito.

O Corpo de Bombeiros informou, por meio da sua assessoria, que o Grupamento Aéreo está em deslocamento com dois guarda-vidas. A corporação informou, ainda, que mais 30 militares, que participavam de uma ação no grupamento, foram mobilização na operação de resgate.

A operação ainda está em andamento e a Secretaria de Segurança Pública informou que emitirá boletins sobre a situação.

Tocador de vídeo
00:00
00:13

ATUALIZADA ÀS 10H43

FONTE: ALAGOAS24 13/12/2024

SP: Condomínio acusa Marcelinho Carioca de esquema para fraudar credores


                        Marcelinho Carioca perdeu apartamento após dívida milionária

                                          Imagem: Reprodução/Youtube

Confira a reportagem do colunista Diego Garcia do site UOL  de hoje (13):

 https://www.uol.com.br/esporte/colunas/diego-garcia/2024/12/13/condominio-acusa-marcelinho-de-esquema-para-fraudar-credores.htm

Bahia: Grupo armado invade presídio de Eunápolis e provoca fuga de 16 detentos

foto:reprodução


Dezesseis presos fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, na noite desta quinta-feira (12). Segundo informações preliminares da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o fato ocorreu por volta das 23h após um grupo de homens fortemente armados invadirem a carceragem. Houve troca de tiros com os agentes de segurança do presídio.



                                  FOTO: reprodução/SEAP


 

Na ação criminosa, os acusados conseguiram abrir duas celas, provocando a fuga de 16 internos. Ainda segundo a Seap, a Reviver, empresa que atua na cogestão da unidade e é também responsável pela segurança do acesso ao local, informou que acionou a polícia, mas não houve tempo hábil para intervenção.

 

A Seap disse ainda que segue trabalhando com a Polícia Civil para recapturar os detentos e apurar  as circunstâncias da fuga. 


A cidade de Eunápolis fica no Extremo Sul da Bahia, há 671 km de Salvador e possui um pouco mais de 120 mil habitantes.




Informações do Bahia Notícias c/adaptações em 13/12/2024.


Ex-esposa do cantor de J. Neto faz desabafo: “Velei o meu filho sozinha”

foto:reprodução/google


Rogéria Costa, mãe de Miguel Azevedo e ex-esposa do cantor gospel J. Netofalou pela primeira vez após a morte do jovem com a coluna Fábia Oliveira. O adolescente morreu, aos 15 anos, no último dia 14 de novembro. Na entrevista, ela contou que velou o filho sozinha e criticou a postura do artista diante da situação.

“Eu velei o meu filho sozinha. Ele [J. Neto] chegou no cemitério 1h da manhã, 1h30 ele foi embora dizendo que precisava descansar pra ‘amanhã’ estar bem. E eu passei 50 horas da minha vida acordada, até o último momento. O pai precisava descansar, e eu, como mãe, que me virasse sozinha. Como eu fiz. Me virei sozinha em tudo”, disse Rogéria.

Rogéria também abriu o coração sobre a perda do menino e fez algumas acusações contra J. Neto, revelando detalhes de uma relação conturbada entre pai e filho. Segundo ela, Miguel queria “apenas uma família feliz e não um pai bêbado”.

“Eu criei o José Miguel até os 15 anos sozinha. No final do ano passado o pai prometeu morar com ele. E nesse trâmite, o pai prometeu em janeiro que viria e isso começou a criar uma ansiedade no meu filho. Passou fevereiro, março, abril, maio, junho e julho… Eu chamei o Conselho Tutelar e entreguei pra eles chamarem o pai, a responsabilidade”, disse ela. “Ele foi empurrando com a barriga e isso foi criando a ansiedade dentro do meu filho, e também a depressão. Eu tentei de todas as formas lutar com meu filho. Posso não ter sido melhor mãe do mundo, mas a pior também não fui”, completou.

De acordo com Rogéria, o cantor gospel J. Neto consome bastante álcool. A situação virou um problema na família. “O pai veio morar aqui em Guapimirim, mas mediante ao consumo de álcool todos os dias, isso estava mexendo muito com a cabeça do meu filho. Não é uma pensão que faz um filho feliz. Ele queria uma família feliz mediante a presença do pai, mas não um pai bêbado, como ele citava”, disparou ela.

A mãe de Miguel contou sobre uma briga que pai e filho teriam tido três dias antes da fatalidade. “Três dias antes, teve uma briga entre pai e filho. A sorte é que eu estava lá. Ele apontou o dedo na cara do Miguel”, explicou.

Rogéria Costa detonou J. Neto: “Pagar pensão não quer dizer ser pai. Ser pai é estar ali, presente”. E completou: “Ele vive uma vida promíscua, não tem temor a Deus. E por que eu decidi falar isso agora? Porque eu perdi o que eu tinha de mais precioso. José Miguel levou 70% da mãe dele e deixou os 30% porque eu ainda tenho uma filha de 24 anos, também filha do J. Neto”, falou.

Vamos parar de hipocrisia, né? Cantar, enganar o povo, chega! Estamos chegando ao fim dos tempos, estamos vivendo o apocalipse, nada mais do que isso. E não adianta dizer que vai pro céu, pro inferno, porque o inferno é aqui aonde a gente está vivendo”, acrescentou ela.

A mãe de Miguel Azevedo ainda entregou: “O José Miguel nasceu no dia do aniversário do pai, foi o presente que eu dei pro pai. E eu tenho certeza que toda vez que chegar no dia 27 de agosto, ele vai lembrar que o filho não está mais ali com ele”.

Por fim, ela lamentou o fato do cantor gospel ter “comemorado” que estava ganhando seguidores após as notícias do falecimento do adolescente. Em uma conversa entre os dois, Rogéria criticou a cobertura em cima da morte, mas foi surpreendida por J. Neto. “Eles ficam igual carniceiros”, disse ela. “Em contrapartida, eles estão fazendo eu ter mais seguidores”, respondeu ele. “Em cima da morte do meu filho. Sei que és um homem público, mas acho covardia”, rebateu ela. “Nosso filho. Não posso impedir a notícia”, acrescentou o artista.

A morte de Miguel Azevedo foi confirmada pela família no dia 14 de novembro, através de um comunicado publicado nas redes sociais. “É com um profundo pesar que anunciamos o falecimento de Miguel Azevedo, filho do cantor J. Neto. Que Deus venha confortar a família e os amigos neste momento de dor. Que a certeza da vida eterna e a promessa de reencontro com Cristo em breve tragam paz e esperança. Que a memória de Miguel seja sempre lembrada com carinho e amor”, dizia o texto.

Versão de J. Neto

A coluna Fábia Oliveira procurou J. Neto, que se pronunciou sobre as acusações da ex-esposa. O cantor gospel negou que tivesse uma relação complicada com o filho e contou a sua versão dos fatos.

“Eu e meu filho nunca tivemos uma relação conturbada. Acompanhei o crescimento dele até seus 5 anos de idade, depois disso, tive que me afastar porque não foi mais possível conviver com a mãe dele. Nunca deixei de pagar pensão alimentícia, afirmo isso. Até porque não há nenhuma denúncia judicial por parte da mãe alegando falta de pagamento, mas ela não cumpriu com seus deveres. Tirou o menino do colégio particular e o levou para um colégio publico e ainda cancelou o plano de saúde dele”, disse.

Segundo o cantor, ele tentou por diversas vezes ficar mais perto do adolescente, mas foi impedido pela ex-esposa.

“Durante todos esses anos de separação, tentei voltar e morar em uma das casas do sítio, para acompanhar meu filho de perto, mas fui impedido por ela. Mandava meu filho pra casa da avó dele, alegando que ele não queria ficar com ela, depois trazia ele de volta pra casa e nesse vai e vem, o menino foi sendo jogado como peteca. Ele reclamava que ela não dava as coisas pra ele, coisas como: roupa, calçado, fitas de vídeo game, fone de ouvido e outras coisas mais”, contou.

J. Neto ainda revelou ainda que precisou resgatar o filho após receber uma ligação da diretora do colégio onde Miguel estudava. De acordo com ele, Rogéria havia expulsado o adolescente de casa.

“Neste ano, quatro dias antes das férias escolares começarem, a diretora do colégio me ligou dizendo que meu filho estava chorando copiosamente porque a mãe o expulsou de casa. Ela foi irredutível, não atendeu a súplica do menino pedindo para deixá-lo entrar. Então, a diretora ligou pro Conselho Tutelar, eles foram lá no colégio e ligaram pra mãe, mas de nada adiantou. Ela continuou irredutível, não permitindo que o filho voltasse pra casa. Para ele não ser conduzido pelo Conselho Tutelar pro acolhimento, onde ficam os menores abandonados, eu tive que sair às pressas de São Paulo para resgatar meu filho”, explicou ele.

O cantor continuou: “Ele ficou comigo em São Paulo quase 30 dias e quando as férias estavam acabando a mãe ligou perguntando como iria ficar a situação do menino sem estudar. Então eu respondi que ele não queria mais voltar pra casa, mas também não gostaria de morar em São Paulo. Combinamos eu e ele de alugar uma casa em Guapimirim para que ele ficasse perto da namoradinha e dos amiguinhos do colégio, mas ela disse que não havia necessidade de pagar aluguel e pediu pra que eu convencesse o menino de ir morar comigo em uma das casas do sítio e que ela não iria nos incomodar. Mas meu filho disse que não iria dar certo, porque achava que ela só queria que ele voltasse para não perder a guarda dele e consequentemente a pensão”.

J. Neto ainda relembrou que se despediu do filho um dia antes da fatalidade, sem saber que aquele seria o último dia que se falariam.

“Numa quarta-feira, um dia antes do ocorrido, nos despedimos com um abraço apertado, mas eu não sabia que seria o último. Ele me disse: ‘Te amo, pai’. E eu também disse: ‘Te amo, filho’. Viajei para São Paulo a trabalho e, na madrugada de quinta-feira, Rogéria me ligou dizendo que teve uma briga feia com Miguel e que mandou que ele fosse dormir sozinho na casa da área de lazer, e que dessa vez ele não voltaria mais. Em seguida, começou a chorar”, contou ele ao dizer que a ex-esposa falou sobre o falecimento do menino.

Por fim, ele detonou a ex-esposa, quem chamou de narcisista. “Eu cai em prantos e meu coração começou acelerar e doer, pensei que ia ter outro infarto. Agora ela está fazendo essa retaliação com meu nome, porque não vai mais receber pensão. Manipuladora, calculista fria e suja. Resumindo: narcisista”.

FONTE: COLUNA FÁBIA OLIVEIRA/METROPOLES 13/12/2024

Educação: IFBA de Irecê é destaque no ranking de escolas públicas com melhor desempenho no Enem 2023

    IFBA -IRECÊ  - foto:reprodução


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) conquistou grande destaque no ranking das melhores escolas públicas do estado com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, de acordo com os resultados da edição do ano passado do Enem. Entre as 15 instituições de ensino públicas melhor classificadas no ranking, 12 são campi do IFBA, de acordo com dados da plataforma de ensino SAS Educação, que foram obtidos com exclusividade pelo jornal Correio. Nesta quinta-feira (12), a notícia estampou a capa da versão impressa do Correio, maior jornal das regiões Norte e Nordeste, com a seguinte manchete: "Ifba domina ranking de escolas públicas baianas no Enem". (Confira matéria: Jornal Correio | Ifba domina ranking de escolas públicas baianas no Enem)

A lista é encabeçada pelo Colégio Militar de Salvador. Nas segunda e terceira colocações aparecem, respectivamente, os campi Salvador e Irecê. Também integram o ranking os campi BrumadoJacobinaSeabraCamaçariBarreiras, Vitória da Conquista – da 5ª à 10ª posição – e os campi JequiéPaulo AfonsoSanto Amaro e Feira de Santana do IFBA completam a lista. Dois campi do IF Baiano (Guanambi e Teixeira de Freitas) também compõem o ranking.

Luzia Mota, reitora do IFBA (Foto: Virgínia Andrade/Divulgação)
“A performance dos e das estudantes do IFBA no Enem é motivo de enorme orgulho para nossa instituição. Parabenizo os estudantes, professores e todos os servidores que contribuem para esses resultados” afirmou ao Portal do IFBA a reitora Luzia Mota, ao ressaltar que “contudo, é fundamental ressaltar que esse desempenho não é um fim em si mesmo, mas uma consequência do nosso modelo de ensino”. A gestora enfatiza que, no Instituto Federal da Bahia, “o foco é na formação integral e omnilateral de jovens e adultos, unindo a formação geral básica à formação profissional tecnológica por meio do Ensino Médio Integrado”. Segundo a reitora, esse modelo, “consolidado pela Rede Federal, tem se mostrado o mais eficaz do país, e deve ser olhado como referência para todas as redes que ofertam a última etapa da educação básica. Ele prepara os jovens não apenas para o Enem, mas para o mundo do trabalho, para a cidadania e para os desafios da vida”.

Johnson Pacheco, de 24 anos, egresso Ensino Médio no IFBA contou à repórter Esther Morais, que assina a matéria do Correio, que esse período foi fundamental para sua carreira. "Não é voltado para o Enem, mas é bem completo, mais completo que as outras escolas. A preparação é para o estudante se tornar um cidadão. Outra coisa é que não tem a mercantilização do Ensino Médio, dão conteúdos que vão além do Enem, com um nível de cobrança alto", disse Johnson à jornalista. Atualmente, ele cursa Engenharia Industrial Elétrica no campus Salvador.


Iara Barreto, diretora-geral em exercício do campus Salvador (Foto: Acervo pessoal)

"Foi com muita alegria e orgulho que recebemos a notícia de que o campus Salvador do IFBA conquistou o 2º lugar no ranking das melhores escolas públicas do estado, a partir dos resultados do Enem 2023. Este é um reflexo de muito trabalho e dedicação de toda a nossa comunidade acadêmica: professores(as), técnicos(as) administrativos(as), terceirizados(as), estudantes e suas famílias. Estamos muito felizes com essa conquista, porque ela representa o compromisso do nosso Campus Salvador com a excelência educacional e com a formação integral de nossos(as) estudantes" disse ao Portal do IFBA Iara Barreto, diretora-geral em exercício do campus Salvador. A gestora afirmou ainda que "ofertar uma educação de qualidade é nosso compromisso diário e nosso objetivo é sempre proporcionar um ensino que não apenas prepare para o mundo do trabalho, mas que também forme cidadãos críticos e conscientes" e agradeceu "imensamente a toda comunidade "que contribui diariamente para este resultado".

Robério Batista da Rocha, diretor-geral do campus Irecê (Foto: Divulgação)

"Esse desempenho reflete o compromisso e a responsabilidade do campus em promover uma educação de excelência, com apoio de uma equipe dedicada de diretores e coordenadores. O trabalho conjunto da comunidade acadêmica, professores e técnico administrativos em Educação, aliado a iniciativas como o projeto Pré-Enem, o estímulo à participação em olimpíadas e a constante melhoria dos currículos e práticas pedagógicas, tem sido essencial", declarou ao Portal do IFBA o diretor-geral do campus Irecê, professor Robério Batista da Rocha. Na avaliação do gestor, o resultado "também evidencia a resiliência dos nossos estudantes, muitos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que, com suporte institucional, superam desafios e alcançam a excelência acadêmica".

O pró-reitor de Ensino em exercício, Danilo Souza, considera que o resultado é reflexo da formação integral recebida pelos estudantes do IFBA. "Nossa formação baseada no Ensino, Pesquisa e Extensão proporciona condições aos nossos estudantes vivências nas diversas áreas de formação, o que solidificam sua preparação para terem um bom desempenho em exames como o Enem", disse Danilo ao jornal Correio. O pró-reitor sublinhou também a atuação "direta e comprometida" dos servidores e servidoras do IFBA na realização "de ações voltadas aos estudantes que desejam prestar o Enem, como práticas de redação, aulões, cine-debates, e outras atividades".

Danilo Souza, pró-reitor de Ensino em exercício (Foto: Acervo pessoal)

"As unidades do IFBA refletem, hoje, um papel social muito importante nas diversas cidades que ocupam, e estar neste Top 15 com 12 de nossas unidades é um fato que nos enche de orgulho e reitera o papel do IFBA como uma instituição que oferta educação pública de qualidade e socialmente referenciada", concluiu Danilo.



Fonte:Site do IFBA - 13/12/2024 07h53

Economia: Fraldas e flores terão mais imposto que arma, lamenta Randolfe Rodrigues

                                       Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Com a regulamentação da Reforma Tributária aprovada pelo Senado, nessa quinta-feira (12/12), consumidores de armas e munições pagarão uma porcentagem menor de imposto do que quem vier a comprar produtos como fraldas e flores. Quem aponta o dado é o líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (PT). O parlamentar foi voto vencido na discussão que retirou o armamento do chamado “imposto do pecado”, que visa maior taxação a produtos que fazem mal à saúde.

“Não incluir as armas no imposto seletivo significa que a atual tributação de armas, que é de 89,25%, vai recair para 25,5%. No Brasil, nós vamos pagar mais impostos por flores do que por armas. Nós vamos pagar imposto mais alto por fraldas do que por armas. Vamos pagar imposto mais alto por brinquedos do que por armas”, disse Randolfe Rodrigues.

O petista informa que itens como flores e fraldas ficarão com taxação de aproximadamente 30%. De acordo com Randolfe, o governo tentará reverter o imposto das armas na Câmara, onde o texto precisa ser discutido antes de ser enviado ao presidente Lula para sanção.

A retirada das armas do imposto seletivo foi um movimento da oposição durante a discussão da Reforma Tributária na Comissão de Constituição e Justiça, numa ofensiva capitaneada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O governo tentou, no plenário do Senado, aprovar um destaque para devolver a categoria de armamento ao “imposto do pecado”, sendo derrotado.

“Quando forem comprar um brinquedo para os filhos de vocês, vão comprar um brinquedo mais caro, com um imposto maior do que o imposto de armas. As senhoras e os senhores, quando mandarem flores para as namoradas, para as esposas, ou, por acaso, quando as esposas e as namoradas mandarem para os senhores, vão pagar mais caro o imposto sobre flores do que o imposto sobre armas. As senhoras e os senhores e o povo brasileiro, quando comprarem fraldas para as suas crianças, vão pagar um imposto mais alto do que o imposto sobre armas”, reclamou Randolfe.

Ao orientar o voto, o senador conservador Dr. Hiran (PP-RR) respondeu: “Contrapondo-me ao que o líder Randolfe falou em relação ao preço das fraldas e das flores, eu acredito que a gente não defende o nosso patrimônio e a nossa família com fraldas e flores. Por isso, o PP vota ‘não’. O PP vota com o senador Flávio Bolsonaro”.

Fonte: Paulo Cappelli/Metrópoles 13/12/2024


quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

SP: Após 2ª cirurgia, Lula está “neurologicamente perfeito”, diz médico

                                        foto:Hugo Barreto/Metrópoles


São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “neurologicamente perfeito, está ótimo e conversando” após ter sido submetido, na manhã desta quinta-feira (12/12), a um procedimento cirúrgico para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana.

 A informação foi confirmada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, durante coletiva de imprensa nesta quinta.

O cardiologista afirmou que não há nenhuma sequela. Apesar da recomendação que Lula não trabalhe enquanto está no hospital, o presidente está bem e apto a exercer qualquer tipo de trabalho, com capacidade total, acrescentou o médico.

O procedimento, realizado no hospital Sírio-Libanês em São Paulo começou por volta de 7h25, durou cerca de uma hora e aconteceu sem intercorrências. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, após a cirurgia, Lula já havia acordado e estava conversando.

A nova cirurgia realizada nesta quinta-feira consiste na embolização da artéria meníngea média, ou seja, um procedimento pouco invasivo que bloqueia o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro. O presidente segue na UTI e não tem previsão de ser transferido para o quarto.

Além de Kalil Filho, participaram da coletiva de imprensa os médicos Ana Helena Germoglio, Rogério Tuma, Marcos Stavale e José Guilherme Caldas, no hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo.

O presidente sentiu dores de cabeça na noite de segunda e esteve na unidade do hospital em Brasília para realizar exame de imagem. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente da queda que sofreu em casa. Ele, então, foi transferido para São Paulo.

Na primeira intervenção médica, Lula passou por um procedimento de trepanação, no qual são feitas pequenas perfurações do crânio. Segundo os médicos que acompanham o caso, o presidente se recuperou bem do procedimento e recebeu visitas de familiares na quarta-feira (11/12).

Fonte:Metrópoles - 12/12/2024

Operação da PC prende líder de facção que coordenava tráfico e mortes em área de garimpo no interior


A ação é coordenada pela Polícia Civil da Bahia, por meio dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom)  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PC


Líderes de facções responsáveis por tráfico de drogas, homicídios, latrocínios e feminicídios são alvos da 14ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada nesta quinta-feira (12).

A ação, coordenada pela Polícia Civil da Bahia, por meio dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom), abrange a capital, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e várias cidades do interior, cumprindo centenas de mandados de prisão e busca e apreensão.

Segundo a polícia, nesta manhã, foi preso um suspeito em Itambé, apontado como líder de uma organização que atuava na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, cometendo crimes como tráfico de drogas e homicídios em áreas de garimpo.

Com cerca de 1 mil policiais envolvidos, a operação já cumpriu mais de 160 mandados de prisão, resultando na captura de criminosos de alta periculosidade. Ao todo, a Operação Unum Corpus, desde sua primeira fase, resultou em mais de 2.539 prisões, 420 armas apreendidas e 2.211 mandados cumpridos.

O sucesso da operação é atribuído ao trabalho coordenado de inteligência policial, que utiliza tecnologias avançadas para monitorar e identificar criminosos, reforçando o combate ao crime organizado no estado.


Fonte: BNews 12/12/2024