• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de maio de 2025

Governo abre 3.174 novas vagas para Mais Médicos

                                           Foto:Marcelo Camargo/ag.Brasil


Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta segunda-feira (5). O novo edital do programa foi lançado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (2), com 3.174 vagas.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde levando médicos até as regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais.

Os trabalhadores do Mais Médicos integram as equipes de Saúde da Família e oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população.

meta do Ministério da Saúde é chegar a 28 mil profissionais até o fim de 2025.  

Distribuição

No edital deste 41º ciclo do programa, a oferta das vagas do programa considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país, conforme dados do estudo Demografia Médica 2025, que aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país.

Do total de vagas (3.174), 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

As vagas do novo edital contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%). As vagas disponibilizadas está publicada na página eletrônica, no link Quadro de Vagas.

ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também publicou em sua rede social as localidades nas cinco regiões do país que terão vagas do programa federal.

Perfil do profissional

As oportunidades no 41º ciclo do Mais Médicos estão distribuídas entre três perfis profissionais:

1. médicos formados no Brasil com registro no registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no Brasil;

2. médicos brasileiros formados no exterior (intercambista brasileiro);

3. médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro).

Ministério da Saúde esclarece que para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.

A documentação e as demais condições exigidas para os médicos brasileiros com registro no Brasil e para os intercambistas (brasileiros e estrangeiros) estão descritas no site. Entre elas: estar em situação regular na esfera criminal perante a justiça estadual e federal no Brasil, do local em que reside ou residiu nos últimos 6 (seis) meses; estar em situação regular com as obrigações militares, se o médico for sexo masculino; estar em situação regular na justiça eleitoral, se for brasileiro.

Inscrição

Os profissionais médicos devem realizar as adesões ao programa, por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre 5 e 8 de maio.

No ato da inscrição no SGP, o médico candidato deverá anexar declaração de próprio punho, datada e assinada, atestando que, se estrangeiro, possui conhecimento da língua portuguesa e, independentemente da nacionalidade, tem ciência das regras de organização do SUS, bem como dos protocolos e diretrizes clínicas no âmbito da atenção primária à saúde.

No exercício das atividades pelo Mais Médicos, os profissionais médicos brasileiros e estrangeiros terão direito a benefícios descritos no site do programa, como de bolsa formação, ajuda de custo, auxílios. Eles poderão permanecer no programa por até 48 meses, sem vínculo empregatício de qualquer natureza.

Cadastro reserva

Neste novo chamamento público para adesão e renovação de vagas do Mais Médicos, o Ministério da Saúde criou a possibilidade de cadastro reserva do programa.

Esse mecanismo oferece flexibilidade e agilidade na reposição de profissionais pelos municípios e DSEIs, logo que a necessidade for identificada.

Com isso, 2.450 municípios brasileiros e oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que já haviam preenchido vagas em editais anteriores puderam ingressar no cadastro reserva do da política pública.

Mais Médicos

Programa Mais Médicos garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros em todo o país. Atualmente, são 24,9 mil médicos, atuando em 4,2 mil municípios, o equivalente a 77% do território nacional. Os profissionais trabalham identificados com coletes verdes.

Dentre essas localidades, 1,7 mil apresentam altos índices de vulnerabilidade social.  Do total de médicos em atividade pelo programa federal, 601 deles atuam em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

O Ministério da Saúde espera que a política pública, lançada em julho de 2013, gere impactos positivos nas comunidades atendidas, como a ampliação do acesso aos serviços de saúde na atenção primária, a redução do tempo de espera por atendimento com a utilização do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS), além de avanços significativos na saúde indígena.


Fonte: AGÊNCIA BRASIL - 03/05/2025

Eleições 2026: Presidente do TSE quer campanha para incentivar idosos a votarem


                                    Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

                                     
A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, tem planos de lançar uma campanha para incentivar a participação de idosos nas eleições de 2026. Nas eleições municipais do ano passado, estavam cadastrados 14.994.822 eleitores com mais de 70 anos, o correspondente a 9% do total de brasileiros aptos a votar. Para essa porção da população, o voto é facultativo.

A interlocutores, Cármen Lúcia tem dito que a democracia pressupõe a participação de todos, daí a preocupação em incluir de forma mais efetiva essas pessoas no processo eleitoral.

Em setembro do ano passado, às vésperas das eleições municipais, a ministra falou sobre a necessidade de mudar a mentalidade sobre o voto não obrigatório em entrevista à TV Globo. “O voto é facultativo, não desimpedido. A democracia não tem idade, e velhice não é antessala da morte”, disse.

A ministra lembrou que muitas pessoas com mais de 70 anos estão em atividade - e, portanto, têm condições físicas e mentais de comparecer às urnas. “Temos candidatos de mais 80 anos, até de 90. E sei que temos eleitor também idoso, tão ativo quanto o candidato”, comparou a presidente do tribunal.

Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os que têm os maiores números de eleitores com mais de 70 anos.

Fonte:PLATOBR -03/05/2025

Política: Lula comunica Cida Gonçalves de demissão do Ministério das Mulheres; Márcia Lopes deve assumir

 Por Leonardo Fernandes – Brasil de Fato

Fontes do Palácio do Planalto confirmaram com exclusividade ao Brasil de Fato que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comunicou à ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que ela deixará o cargo nos próximos dias para, em seu lugar, assumir a ex-ministra do Desenvolvimento Social (2010-2011), Márcia Lopes.

A reportagem confirmou que Lopes recebeu o convite e aceitou. Já na próxima segunda-feira (5), ela deve ir a Brasília para uma conversa com o presidente e assinatura do termo de posse.

Dessa forma, o chefe do Executivo dá continuidade à reforma ministerial iniciada no começo do ano. Ainda não se sabe quando será feita a exoneração e nomeação da nova ministra. Fontes próximas a Gonçalves afirmam que ela saiu da audiência com o presidente bastante abalada. Ela é próxima da primeira-dama, Janja Silva.

A mudança no Ministério das Mulheres será a quinta troca na Esplanada. A última delas, ocorrida nesta mesma sexta-feira (2), quando o então ministro da Previdência, Carlos Lupi, decidiu deixar o governo, em meio ao desgaste gerado pela Operação Sem Desconto, que revelou um esquema de descontos ilegais e desvios de recursos do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).

Cida Gonçalves (EBC)

Cida Gonçalves (EBC)

Em janeiro, a primeira troca ocorreu na Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), quando Lula substituiu o então ministro, Paulo Pimenta (PT), pelo atual chefe da pasta, Sidônio Palmeira. No mês seguinte, o presidente demitiu a então ministra da Saúde, Nísia Trindade, que foi substituída por Alexandre Padilha (PT). Na época, a saída de Padilha da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) abriu lugar para a entrada de Gleisi Hoffmann (PT) na pasta.

No início do mês de abril, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), pediu demissão do cargo, após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostos desvios em emendas parlamentares quando era deputado federal. O engenheiro civil Frederico de Siqueira Filho, próximo ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), assumiu o cargo.

 Quem é Márcia Lopes?

Márcia Lopes é natural de Londrina (PR) e foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social quando a pasta era chefiada pelo ex-ministro Patrus Ananias. Assumiu o cargo em 2010, quando Ananias deixou o ministério para se candidatar a deputado federal nas eleições daquele ano.

Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social. Foto: Reprodução PT
A ex-ministra é assistente social e irmã do ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência dos governos Lula e Dilma, Gilberto de Carvalho. Ela está filiada ao PT desde 1982 e já vinha sendo cotada para assumir um cargo no governo.

Fonte: ICL NOTÍCIAS - 03/05/2025


Salvador: Alguns bairros registram queda de energia devido a fortes chuvas neste sábado

 

                                  foto:reprodução/Codesal


Os bairros de Cajazeiras, Pau da Lima e Barra registram queda de energia elétrica, neste sábado (3), devido às chuvas intensas e ventos acima de 60 km/h que atingem a capital baiana desde a última sexta-feira (2). Mais cedo, o bairro do Rio Vermelho também sofreu uma queda na energia — que, de acordo com a Coelba, já foi totalmente restabelecida. 

O site do BNews diz que foi feito um contato com a Coelba para saber se a energia elétrica nos bairros já foi restabelecida, mas, até o fechamento desta publicação, por volta das 19h.

DF: Morre 2ª vítima de grave acidente com alunos do curso da PM


                               foto: reprodução/CBMDF

Morreu neste sábado (3/5) a segunda vítima do grave acidente ocorrido na noite dessa sexta-feira (2/5), no Setor de Clubes Esportivos Sul. O soldado de 2ª classe da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Rafael Basílio Arnold dos Santos não resistiu aos ferimentos.

Rafael Basílio, de 31 anos, era um dos cinco passageiros – todos alunos do curso de formação da PMDF – que estavam no HB20 que bateu em uma árvore.

Os bombeiros encontraram Rafael Basílio com traumatismo cranioencefálico (TCE) grave e ferimento com sangramento ativo na cabeça. Ele foi levado ao Hospital de Base, mas não resistiu.

“O soldado R. Basílio era reconhecido por seu comprometimento com a corporação, seu companheirismo e sua dedicação incansável à missão de servir e proteger a sociedade. Sua partida representa uma perda irreparável para a Polícia Militar do Distrito Federal e para todos que tiveram a honra de conviver com ele”, afirmou a PMDF, em nota.

“A Polícia Militar do Distrito Federal manifesta sua mais profunda solidariedade e condolências à família, aos amigos e aos colegas de farda neste momento de dor”, disse a corporação.

                                   Foto: CBMDF


Acidente

O também policial Lucas Souza Diniz Adorni teve parada cardiorrespiratória e foi submetido, pelos socorristas, ao protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP). Porém, apesar dos esforços, não resistiu e teve o óbito constatado por um médico no local.

Os ocupantes do carro eram:

  • A jovem B.B.C.L., de 25 anos, apresentava lesões na perna e foi transportada ao Hospital de Base;
  • O senhor R.B.A.S., de 31 anos, encontrava-se desorientado, com traumatismo cranioencefálico (TCE) grave e ferimento com sangramento ativo na cabeça, sendo encaminhado ao Hospital de Base. Ele morreu na manhã deste sábado (3/5).
  • O jovem G.P.G.C., de 25 anos, apresentava ferimentos leves e foi transportado ao Hospital Santa Lúcia Norte;
  • A jovem A.F.V.C., de idade não informada, também sofreu TCE grave e foi levada ao Hospital de Base;
  • Lucas Souza Diniz Adorni, de idade não informada, encontrava-se gravemente ferido e entrou em parada cardiorrespiratória. Morreu no local do acidente.
Fonte:Coluna Grande Angular/Metrópoles - 03/05/2025

Cinco pessoas sobrevivem a queda de avião em pântano repleto de jacarés



Vista aérea de um trecho da Amazônia boliviana, onde avião caiu em área cheia de jacaréscrédito: wikimedia commons


 Cinco pessoas sobreviveram a um acidente de avião de pequeno porte na Amazônia boliviana e ficaram 36 horas presas em um pântano antes de serem resgatadas nesta sexta-feira (2), informaram as autoridades.

Todos os ocupantes — três mulheres, uma criança e o piloto — saíram ilesos e foram encontrados sobre a aeronave virada, no departamento amazônico de Beni, no nordeste do país. "Os cinco estavam em cima do avião em excelentes condições", informou Wilson Ávila, diretor do Centro de Operações de Emergência da região.

Os resgatados estão em avaliação médica em um hospital local.

A aeronave decolou na quarta-feira da localidade de Baures com destino à cidade de Trinidad, ambas em Beni, separadas por uma distância de 180 quilômetros.

Desde então, os passageiros eram considerados desaparecidos.

Estávamos "cercados por jacarés que vinham até nós, a três metros de distância", relatou à imprensa Andrés Velarde, piloto de 29 anos, do leito do hospital. Eles também viram de perto uma sucuri.

O piloto explicou que a aeronave fazia um voo doméstico quando começou a perder altitude. Ele tentou encontrar uma planície para evitar uma colisão frontal com as montanhas, mas só conseguiu aterrissar em um pântano próximo a uma lagoa.

"Ficamos quase 36 horas sem conseguir dormir", disse Velarde.

Eles precisaram se alimentar com farinha de mandioca local que uma das passageiras levava.  "Não podíamos beber água e não podíamos ir a outro lugar por causa dos jacarés", lembra ele. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

No departamento de Beni, devido à escassez de estradas e à vegetação densa, os caminhos costumam estar em mau estado e a população frequentemente utiliza táxis aéreos.

Fonte: O ESTADO DE MINAS - 03/05/2025

EUA: Trump publica imagem vestido de Papa em suas redes sociais e da Casa Branca: "escolha número 1"

                                   foto:reprodução/Redes Sociais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na sexta-feira (02) uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece vestido com trajes de papa.

 A publicação foi feita às vésperas do conclave em que será eleito o novo líder da Igreja Católica.

 

Imagem do tweet do Presidente na conta oficial | Foto: Reprodução / Redes Socias

 

Ainda 29 de abril, Trump já havia declarado a jornalistas na Casa Branca que seria sua "escolha número 1" para o cargo de papa. “Eu gostaria de ser o papa. Essa seria minha escolha número 1”, disse Trump, declarando em seguida que não tem preferência entre os cardeais elegíveis.

 

A imagem foi compartilhada nas contas oficiais de Trump no X e no Instagram e também no perfil oficial da Casa Branca no Instagram. A imagem indica ter sido feita por meio de ferramentas de inteligência artificial.


fONTE: BN -03/05/2025

AL: Cobertura onde Collor cumpre pena está penhorada e foi omitida ao TSE


                                         Vídeo:YOUTUBE/UOL

A cobertura número 602 do edifício Residencial Chateau Larousse, um duplex à beira-mar da praia de Jatiúca, em Maceió, se tornou anteontem o local da prisão do ex-presidente Fernando Collor. O imóvel está penhorado até que ele termine de pagar uma dívida trabalhista a um ex-funcionário da TV Mar, empresa da OAM (Organização Arnon de Mello) —que reúne vários veículos de comunicação em Alagoas.

CONFIRA NO LINK ABAIXO REPORTAGEM DO JORNALISTA CARLOS MADEIRO DO SITE UOL DESTE SÁBADO. (3)


https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2025/05/03/cobertura-collor-penhorada.htm

DF: OAB apura denúncia de assédio moral contra advogado Nelson Wilians


                                           Foto:reprodução


O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF) abriu processo disciplinar para apurar a conduta do advogado Nelson Wilians, conhecido por representar autoridades e celebridades. A medida ocorre após denúncias de assédio moral e violência de gênero contra uma ex-sócia de seu escritório, com sede em São Paulo.

A representação foi apresentada por Lívia de Moura Faria Caetano, que integrou a sociedade advocatícia de Nelson Wilians por 12 anos. Ela acusa o ex-colega e outro sócio do escritório, João Carlos Salles de Carvalho, de quebra de decoro profissional, tratamento desrespeitoso e “inobservância ao dever de urbanidade”.

6 imagens
Advogado Nelson Wilians responde na OAB por denúncia de assédio moral feita por ex-colega
OAB abriu processo disciplinar contra o advogado Nelson Wilians
Advogado Nelson Wilians exibe carros de luxo, imóveis, iates e viagens em suas redes sociais
Advogado Nelson Wilians exibe carros de luxo, imóveis, iates e viagens em suas redes sociais
OAB abriu processo disciplinar contra o advogado Nelson Wilians

Os supostos ataques teriam ocorrido após a saída de Lívia de Moura do escritório de Wilians. Dez meses depois de se desvincular da banca, ela ingressou com uma ação cautelar na Justiça para que os ex-colegas apresentassem documentos e informações do período em que esteve associada ao advogado.

Segundo a denúncia, em resposta, Wilians e seus sócios teriam abandonado o debate jurídico da ação e atribuído o processo a uma postura “histérica, colérica e ingrata” da ex-sócia. Por assinarem petições e outras peças relacionadas ao caso, os advogados Fábio da Costa Vilar e Lucy Fátima Estanqueiro também foram incluídos no processo disciplinar, por decisão da vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF, Milena Silveira Saraiva.

Em contato com a coluna, Wilians afirmou já haver sentença favorável a ele na esfera criminal, refutando as acusações. Disse ainda que sua assessoria emitiria um comunicado sobre a ação disciplinar aberta pela OAB/DF, mas a posição não chegou a ser enviada.

“Intimidação”

Na defesa apresentada à ação cautelar, que cobrava o termo de ajuste de saída de Lívia de Moura, o escritório de Wilians negou o direito da advogada às cotas societárias que ela pleiteava judicialmente.

“A peça de ingresso, dolosamente amputada de relevantíssimas informações, encampa — na realidade — pretensão de exigir contas societárias sobre as quais a Autora [Lívia de Moura] fantasia ter direito, como se sócia patrimonial tivesse sido em algum momento de sua jornada profissional no escritório Requerido”, alega o escritório.

“Na sequência, ainda refém do fetiche de ter sido sócia patrimonial da sociedade Requerida, a Autora passa a divagar sobre certas justificativas contábeis que entende ser merecedora, tecendo intrometidas denúncias sobre movimentações financeiras privadas que em absolutamente nada lhe dizem respeito. A propósito, a maior parte da peça de ignição [do parágrafo 3 ao 13] trata de questões de mérito contábil, chegando até à galhofa de tecer uma acusação de ‘confusão patrimonial’, em vez de justificar o suposto direito à exibição de contas que a Autora pleiteia”, diz outro trecho da defesa.

Para Lívia de Moura, as expressões como “fantasia” quanto ao direito às cotas e o “fetiche” em ser sócia patrimonial, entre outras afirmações, constituem tentativa de “intimidação, humilhação, constrangimento e repressão processual”, configurando violência processual de gênero.

Na representação, a advogada solicitou, além da abertura do processo disciplinar, a suspensão dos quatro profissionais citados, bem como o envio de cópias das denúncias à Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, à Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB e à vice-presidente da seccional, Lenda Tariana.

Marçal, Gusttavo Lima e Gugu


Em 2024, Wilians foi contratado pelo empresário Pablo Marçal para atuar em sua campanha à Prefeitura de São Paulo. Colega de turma do ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça na faculdade de Direito, Wilians também já representou o cantor Gusttavo Lima, a viúva do apresentador Gugu Liberato, Rose Miriam di Matteo, e as irmãs Ana Carolina e Ana Luiza Aguiar, filhas de Maria Ângela Aguiar, herdeira do banco Bradesco.Em 2013, seu escritório venceu, em quase todos os estados brasileiros, a maior licitação de serviços jurídicos do país, realizada pelo Banco do Brasil.

Fonte: 

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Quem era a goiana achada morta após viajar para ver F1 no Japão


                                         foto:reprodução

A brasileira encontrada morta nessa quinta-feira (1/5) em um quarto de hotel no Japão é Amanda Borges da Silva, 30 anos. 

Nascida no município de Caldazinha (GO), a mulher era mestre em Letras pela Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG), e morava há pouco tempo em São Paulo.

Amanda havia chegado no Japão no início de abril. Ela viajou ao país para assistir a um circuito de Grande Prêmio da Fórmula 1, esporte pelo qual se dizia apaixonada.

Nas redes sociais, Amanda tinha mais de 10 mil seguidores e exibia fotos em viagens que fazia ao redor do mundo. No perfil, há registros no país asiático, na Coreia do Norte, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.

3 imagens

Mobilização


Após o anúncio do falecimento, os comentários de suas fotos foram tomados por mensagens de amigos angustiados com o ocorrido A prefeitura de Caldazinha, município goiano onde Amanda nasceu, publicou uma nota lamentando o falecimento.

“É com imenso pesar que a Prefeitura de Caldazinha recebe a triste notícia do falecimento da jovem caldazinhense Amanda Borges da Silva, ocorrida durante uma viagem ao Japão.

Amanda era uma jovem cheia de sonhos, querida por todos, e sua partida repentina deixa um vazio profundo em nossa comunidade”, escreveu.

A Prefeitura escreveu, ainda, que se solidariza com familiares e amigos, oferecendo todo o apoio necessário diante dessa irreparável perda.

“Rogamos a Deus que conforte o coração de todos que amavam Amanda e que sua memória permaneça viva entre nós, como exemplo de luz, alegria e esperança.”

A coluna procurou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), que disse estar ciente do caso e declarou que está em contato com os familiares da brasileira, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio.


Fonte: MIRELLE PINHEIRO/METRÓPOLES - 02/05/2025

Quem é Wolney Queiroz, novo ministro da Previdência Social

                                           Foto:reprodução


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou Wolney Queiroz para o Ministério da Previdência Social, no lugar de Carlos Lupi, que pediu demissão na tarde desta sexta-feira (2/5). Atualmente, Wolney é secretário-executivo da pasta, ou seja, o segundo na hierarquia.

Wolney Queiroz Maciel nasceu em 12 de dezembro de 1972 em Caruaru, município de Pernambuco, filho de José Queiroz de Lima, ex-prefeito da cidade do agreste pernambucano e um nome importante dentro do PDT.

O novo ministro se filiou ao PDT em 1992, aos 19 anos, e disputou a primeira eleição no ano seguinte, para vereador de Caruaru. Na Câmara Municipal, ele presidiu a Comissão de Orçamento e Finanças e também foi vice-presidente da Casa Legislativa.

Já em 1994, aos 21 anos, Wolney Queiroz foi eleito deputado federal. Em 1995, ele assumiu a vice-liderança do PDT na Câmara dos Deputados. Ainda na Casa Legislativa, o agora ministro assumiu a liderança da bancada da sigla durante a pandemia de Covid-19, sendo oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PL).

Em 2022, Wolney Queiroz se candidatou novamente à Câmara dos Deputados, mas não foi eleito. Agora, além de secretário-executivo da Previdência Social, o político também é presidente estadual do PDT.

Demissão de Lupi

Carlos Lupi pediu demissão do Ministério da Previdência Social diante de um escândalo envolvendo descontos fraudulentos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ele se reuniu com o presidente Lula nesta sexta para discutir a permanência dele na Esplanada dos Ministérios. Contudo, Lupi decidiu pedir demissão da pasta e comunicou a sua saída por meio das redes sociais.

Fonte: Metrópoles - 02/05/2025