• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 24 de março de 2012

Governo Dilma: Presidenta nega crise com o Congresso

Presidente diz que "não gosto desse negócio de toma lá dá cá."Foto:google/reprodução

A presidente Dilma Rousseff não considera que exista uma crise política entre o Palácio do Planalto e o Congresso, segundo entrevista publicada na revista "Veja". Entretanto, ela afirmou não gostar de “toma lá dá cá” com relação aos aliados. "Não gosto desse negócio de toma lá dá cá. Não gosto e não vou deixar que isso aconteça no meu governo. Mas isso nada tem a ver com a troca dos líderes. Eles não saíram por essa razão", afirmou a presidente. A relação que Dilma mantém no Congresso com a base aliada ao governo está tensa. Uma prova disto foi a troca dos líderes do governo no Senado e na Câmara. Os governistas têm reclamado da falta de diálogo com o Executivo e da postura "impositiva" da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, responsável pela articulação política do governo. "Não há crise nenhuma. Perder ou ganhar votações faz parte do processo democrático e deve ser respeitado. Crise existe quando se perde a legitimidade", disse a presidente à revista. Sobre a saída dos sete ministros, Dilma afirmou, mais uma vez, ser avessa a "malfeitos", e disse que nem todos esses políticos deixaram seus cargos por estarem envolvidos nas irregularidades. Ainda de acordo com a "Veja", a presidente condenou o que classificação da mudança das autoridades de "faxina". "Parece preconceituoso [chamar de faxina]. Se o presidente fosse um homem, vocês falariam em faxina?", contestou.


Fonte:BN/com informações do G1.

Bahia: Líder do movimento grevista da PM é liberado da prisão




O líder do movimento grevista da Polícia Militar na Bahia, Marco Prisco, deixou a Cadeia Pública de Salvador, localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura, nesta sexta-feira (23). O presidente da Associação de Policiais e Bombeiros (Aspra) foi solto após passar aproximadamente 45 dias em regime fechado. As informações foram confirmadas ao Bahia Notícias pela Secretaria de Assuntos Penais (Seap). Antes do ex-PM, o cabo Paulo Hohenfeld, que também estava preso desde o fim da greve, foi liberado na última quarta (21).





Fonte:BN

Foto:google/reprodução

Inscrições candidatos para Universidade para Todos será de 10 a 20/04/12




A SEC -Secretaria de Educação do Estado da Bahia divulgou hoje (24) no Diário Oficial o edital nº 007/2012 sobre o processo seletivo do Universidade Para Todos de 2012 (cursinho Pré-Vestibular).



As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site http://www.educacao.ba.gov.br/ no período de 10 a 20/04/2012.



No Território de Irecê, continuarão sendo atendidas 08 cidades Central,Ibititá,Irecê,Jussara,Lapão,Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí no total de 500 vagas.



O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 08:30 h às 12:00h e das 13:30h às 18:00h ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.










2 REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO


2.1 Poderá se inscrever o candidato que:
2.1.1 regularmente matriculado, em 2012, no 3º ano do ensino médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o ensino fundamental II - 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º anos ou modalidades correspondentes - e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes;
2.1.2 egresso da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o ensino fundamental II e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.
2.1.3 considera-se modalidade correspondente ao ensino fundamental II regular:
2.1.3.1 Tempo de Aprender I;
2.1.3.2 Educação de Jovens e Adultos - EJA II, até 2008;
2.1.3.3 Tempo Formativo II;
2.1.3.4 Exame Supletivo Fundamental;
2.1.3.5 Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA.
2.1.4 Considera-se modalidade correspondente ao ensino médio regular:
2.1.4.1 Tempo de Aprender II (concluído);
2.1.4.2 EJA, até 2008 (concluído);
2.1.4.3 Exame Supletivo (concluído);
2.1.4.4 Exame ENEM (concluído);
2.1.4.5 Tempo Formativo III (concluído);
2.1.4.6 Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
2.1.4.7 PROEJA Médio



3- DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO


3.1 Não será cobrada taxa de inscrição para a seleção.
3.2 Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá conhecer este Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.
3.3 As inscrições serão realizadas no período de 10 de abril a 20 de abril de 2012, exclusivamente por meio eletrônico, no sítio www.educacao.ba.gov.br.
3.3.1 No ato da inscrição o candidato deverá fazer opção para um único Município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição.
3.3.2 O candidato informará, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha de 6 a 8 dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição.
3.3.3 O candidato poderá alterar dados pessoais, senha, o local do curso e o turno para o qual pleiteia uma vaga, ficando ciente de que o sistema não permite alteração do município de residência e CPF.
3.3.4 O candidato, ao cancelar a sua inscrição, terá todos os seus dados apagados do Sistema, mas poderá inscrever-se novamente durante o período de inscrição.
3.3.5 O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 08:30 h às 12:00h e das 13:30h às 18:00h ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.
3.3.6 O candidato é responsável pela veracidade e comprovação das informações contidas no formulário de inscrição.
3.3.7 A inscrição implica o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as condições previstas neste Edital.
3.6.8 A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e as Universidades parceiras, não se responsabilizam por erros cometidos pelo candidato no ato de preenchimento do formulário de inscrição, bem como por requerimentos de inscrição não efetivados por motivo de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação ou outros fatores externos que impossibilitem a transferência de dados.


4- DA SELEÇÃO



4.1 Para seleção e preenchimento das vagas serão observadas a opção formulada pelo candidato no requerimento de inscrição, quanto ao Município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, e o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição.
4.1.1 Na aferição do aproveitamento escolar do candidato que estiver cursando o 3º ano do ensino médio regular seriado da rede pública de ensino do Estado da Bahia, serão consideradas as médias referentes ao 2º ano do ensino médio, e para o candidato egresso da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia, as médias referentes ao 3º ano do Ensino Médio Regular Seriado e/ou modalidades correspondentes. Para o candidato que estiver cursando o 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do Estado da Bahia, serão consideradas as médias de Língua Portuguesa e de Matemática referentes ao 3º ano, e para o candidato que já concluiu as médias de Língua Portuguesa e Matemática do 4º ano. Para o candidato que estiver cursando o PROEJA Médio, serão consideradas as médias de Língua Portuguesa e Matemática do 4º módulo e para os candidatos que já concluíram as médias de Língua Portuguesa e Matemática do 5º módulo.

Fonte:DOE 24/03/12

Imagem:Google

sexta-feira, 23 de março de 2012

Brasil: País perde o humorista Chico Anysio aos 80 anos




Morreu na tarde desta sexta-feira (23) o humorista Chico Anysio(foto) aos 80 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. O humorista estava internado desde o mês de Dezembro/11.

Dilma sanciona MP- 544 e 546 que estimula exportações

A presidente Dilma Rousseff sancionou as Medidas Provisórias (MP) nº 546 e nº 544, cuja publicação foi feita em edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira. A primeira delas tem o objetivo de fomentar as exportações brasileiras e a segunda, de estimular a indústria e outros setores envolvidos com os sistemas de defesa do País.
De acordo com a MP nº 546, a União entregará aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios o montante de R$ 1,95 bilhão para estimular as vendas brasileiras ao exterior. Dos recursos que cabem a cada Estado, a União entregará diretamente ao próprio Estado 75% e aos seus municípios 25%.


O rateio entre as cidades obedecerá aos coeficientes individuais de participação na distribuição da parcela do ICMS registrado em 2011, e para a entrega dos recursos, a União deduzirá os valores das dívidas vencidas e não pagas pelo município.


Já a MP 544, também sancionada ontem pela presidente, estabelece normas especiais para as compras, contratações e o desenvolvimento de produtos e de sistemas de defesa, visando incentivar a indústria nacional e outros setores voltados para a produção e a prestação de serviços na área estratégica de defesa do País.


Pela medida, poderão receber incentivo da União empresas envolvidas na produção de bens ou na prestação de serviços voltados para a defesa, seja na área tecnológica, da informação, ou na fabricação de armamentos, munições, meios de transporte e de comunicações, fardamentos e materiais de uso individual e coletivo utilizados nas atividades de defesa, com exceção daqueles para uso administrativo. Para isso, é preciso que a empresa tenha sua sede no Brasil.


Fonte:Equipe AE /reprodução

quinta-feira, 22 de março de 2012

UNEB convoca em 4ª chamada do vestibular 2012



A UNEB divulgou a relação de 376 candidatos aprovados em quarta chamada no Vestibular 2012, com entrada no primeiro semestre letivo nos campi da capital e interior do estado.
Todos os convocados devem efetuar a matrícula exclusivamente na próxima quinta-feira (29) na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.



acesse http://www.vestibular2012.uneb.br/ e confira a relação dos convocados.


Imagem:site da instituição/reprodução

Bahia: PM morre em acidente na BA-439 em Correntina

Um policial militar morreu em um acidente ocorrido na noite de terça-feira (20), no município de Correntina, no extremo oeste da Bahia. Ismar Silva Gonçalves, de 36 anos, estava em um veículo que capotou na BA-439, a 50 Km da cidade,
Socorrido ao Hospital do Oeste, em Barreiras, ele foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu nesta quarta. O PM havia sido socorrido inicialmente para o Hospital Municipal de Correntina junto com o condutor do veículo envolvido no acidente.
De acordo com informações da Polícia Militar da cidade, o motorista disse que foi surpreendido por outro veículo que invadiu a pista, saindo do sentido contrário. O motorista perdeu o controle da direção e o veículo capotou.
O condutor teve ferimentos leves e já recebeu alta do hospital. De acordo com nota divulgada pela assessoria da PM, o soldado tinha nove anos na Corporação e era lotado na 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vitória da Conquista).


Fonte:CoreiodaBahia/reprodução

quarta-feira, 21 de março de 2012

Violência: Eike Batista contrata Thomaz Bastos para defender filho


 

                                                           O  ex-ministro Thomaz Bastos-foto:google 
O empresário Eike Batista contratou o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos para defender seu filho, Thor Batista, que atropelou um ciclista na Rodovia Washington Luís, Rio de Janeiro, no último final de semana. Thomaz Bastos é especialista em direito criminal e é conhecido por cobrar um dos honorários mais altos do país. Thor foi acompanhado de um advogado do escritório do jurista para depor na Delegacia de Xerém na manhã desta quarta-feira (21). De acordo com Bastos, o filho do bilionário dirigia sua Mercedes SLR McLaren abaixo do limite da estrada, que é de 110km/h. “Provaremos isso facilmente com a perícia”, disse. Com informações da revista Exame.

Fonte:BN

terça-feira, 20 de março de 2012

Concursos: Chesf oferece 5149 vagas para diversos cargos

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) lançou dois editais de concurso público para 69 vagas imediatas e 5.080 para cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 2.280,80 a R$ 13.001,18.



Um dos editais é para 68 vagas imediatas em cargos de nível médio/técnico e superior, além de 5.060 para cadastro de reserva (2.190 para nível médio e 2.870 para nível superior).
São 39 vagas para técnico em edificações, técnico em eletrônica/telecomunicações, técnico em eletrotécnica e técnico em mecânica.



Outras 29 vagas são para profissional de nível superior nas áreas de administração, análise de sistemas, ciências contábeis, ciências econômicas, engenharia cartográfica ou de agrimensura, engenharia civil, engenharia elétrica/eletrônica ou de telecomunicações, engenharia elétrica/eletrotécnica e engenharia mecânica.



Os salários são de R$ 2.280,80 para nível médio, de R$ 4.501,17 para nível superior e de R$ 5.598,00 para engenheiros.



As vagas são para os polos de trabalho de Fortaleza, Recife, Salvador, Sobradinho (BA), Paulo Afonso (BA) e Teresina.



As inscrições devem ser feitas de 21 de março a 10 de abril pelo site http://www.cesgranrio.org.br/. A taxa é de R$ 48 para nível médio e de R$ 72 para nível superior.



As provas objetivas serão no dia 20 de maio nas cidades de Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Petrolina (PE), Salvador, Paulo Afonso (BA) e Teresina.
Para o cargo de Profissional nível médio operacional I - técnico em eletrotécnica haverá teste de aptidão física e teste para trabalho em altura somente nas cidades de Fortaleza, Recife, Salvador, Paulo Afonso (BA), Teresina e Sobradinho (BA).



O outro edital é para 1 vaga imediata e 20 para cadastro de reserva para piloto de helicóptero, para o Polo de Paulo Afonso (BA). O salário chega a R$ 13.001,18 para jornada de trabalho de 176 horas, sendo 11 horas diárias durante 16 dias ininterruptos e folga de 14 dias consecutivos.
O candidato deve ter ensino médio completo, licença de piloto comercial de helicóptero (PCH) e Certificado de Habilitação Técnica (CHT) em aeronave JET RANGER III – MODELO 206 B, expedidos pela Anac, válidos no ato da admissão, declaração de horas de voo, comprovando, no mínimo 2.500 horas totais de voo em diferentes tipos de helicóptero, das quais pelo menos 1.000 horas de comando em helicóptero à turbina com peso máximo de decolagem acima de 1.400 kgf, 250 horas de voo em helicóptero BH 06 e 250 horas de voo de helicóptero à turbina nos últimos dois anos, com registro na Caderneta Individual de Voo (CIV).



As inscrições devem ser feitas de 21 de março a 10 de abril pelo site http://www.cesgranrio.org.br/. A taxa é de R$ 72. A prova objetiva será no dia 20 de maio em Salvador, Fortaleza e Recife. As informações são do G1.


Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

segunda-feira, 19 de março de 2012

MEC vai avaliar o grau de alfabetização de crianças de 7 e 8 anos, diz Mercadante

Imagem : reprodução/google

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou na tarde desta segunda-feira a criação de uma prova nacional para medir o grau de alfabetização de crianças de 7 e de 8 anos. O exame, que será aplicado para todos os estudantes a partir do ano que vem, será uma ampliação da Provinha Brasil, que avalia o estágio de alfabetização e de conhecimentos básicos de matemática de estudantes do 2º ano do ensino fundamental.


'A Provinha Brasil é amostral. Nós faremos um exame nacional para ver a qualidade do letramento', disse Mercadante, que participou de um debate promovido pelo Lide, Grupo de Líderes Empresariais, na zona sul de São Paulo. No evento, o ministro disse que a garantia de alfabetização na idade correta, até 8 anos, é a grande prioridade da sua gestão. 'O exame será para todas as crianças. Tem custo? Tem. Mas é muito menor que o da ignorância.'


Mercadante quer usar o desempenho dos estudantes no exame de alfabetização no Escola Sem Fronteiras, programa que vai oferecer bolsas de estudo em colégios privados de referência, como o Pedro II, do Rio, para professores cujos alunos de destacaram na avaliação. O outro indicador para selecionar professores do Escola Sem Fronteiras será o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O ministro disse que professores com desempenho excepcional podem ganhar bolsas de estudo no exterior.


'Já recebemos uma proposta da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e estamos discutindo com secretários de Educação, porque isso tem de ser feito em parceria. Quem administra a rede são Estados e municípios', disse Mercadante. 'Estamos chamando os secretários para participar do desenho do programa, da modelagem. Na quinta-feira haverá uma oficina dos secretários para que em conjunto a gente consiga fechar a proposta.'


Fonte:msn/google

domingo, 18 de março de 2012

Romário diz que " Copa de 2014 será o maior roubo da história" do país



O ex-jogador de futebol e deputado federal Romário, um dos principais críticos à forma com que a Copa do Mundo de 2014 tem sido organizada, afirmou neste domingo (18) que a competição se tornará o "maior roubo da história" do país, tudo por conta da má gestão dos políticos brasileiros. "Esta palhaçada vai piorar quando faltar um ano e meio para o Mundial. O pior está por vir porque o governo deixará que aconteçam as obras emergenciais, as que não precisam de licitações. Ai vai acontecer o maior roubo da história do Brasil", disse Romário em sua página no Facebook. Romário criticou a ausência de deputados na reunião entre o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e Dilma, na última sexta (16), quando se tratou do projeto da Lei Geral da Copa, previsto para ser votado na Câmara nesta semana. Após a reunião, Blatter revelou que Dilma lhe deu garantias de que o Brasil respeitará "todos os compromissos assumidos com a Fifa", incluindo o de permitir a venda de bebidas alcoólicas.






Fonte:ClaudioHumberto.com

Baianão 2012: Vitória vence o clássico, 3x2

A modelo Nicole Bahls com a camisa do Vitória no Barradão para acompanhar o Ba-Vi (Foto: Imagem/TV Bahia)
Depois de um 0 a 0 fraco no primeiro Ba-Vi do ano, Vitória e Bahia cumpriram as promessas de fazerem um jogo aberto, feitas na semana que antecedeu ao Ba-Vi. Com menos de 10 minutos de partida, o Vitória fez dois gols relâmpago e já tinha vantagem de 2 a 0 no placar. O Bahia correu atrás do prejuízo e, com dois gols em lances consecutivos, empatou a partida ainda na primeira parte do jogo. O Vitória era melhor no jogo, não se abalou com os gols sofridos e, nos acréscimos, fez o terceiro, com uma linda cobrança de falta de Geovanni.


Com o resultado, o Vitória subiu para 29 pontos, divindo a vice-liderança com o Feirense. A liderança do Baianão 2012 ainda é do Bahia, com 33 pontos. Agora, o Tricolor de Aço volta a se concentrar nos problemas internos de sua diretoria, e o técnico Falcão precisará trabalhar muito para que os problemas extracampo não cheguem até o elenco. Quarta-feira tem jogo contra o Vitória da Conquista, às 21h50, no Lomantão. O Vitória, por sua vez, terá uma semana tranquila e com o prestígio de ter levado a melhor sobre o rival no segundo Ba-Vi da temporada. A partida do meio de semana será contra a Juazeirense, às 20h30 de quarta, no Barradão.


O jogoAproveitando o mando de campo, o Leão mostrou ousadia e partiu para cima do rival logo no início. Com apenas um minuto de jogo, Geovanni cobrou falta da direita e Uelliton cabeceou com perigo, mas Marcelo Lomba estava bem colocado. Lomba não teve a mesma sorte nos lances seguintes, que também nasceram de cruzamentos na área. Aos cinco minutos, Neto Baiano aproveitou cruzamento de Nino Paraíba e fez seu 17º gol no campeonato, ampliando sua vantagem na artilharia do Campeonato Baiano. A bola mal rolou novamente e a nação rubronegra comemorava novamente: Geovanni cruzou na área e Gabriel Paulista cabeceou para fazer o segundo do Vitória.


Mas o Bahia não estava rendido. Aos 19 minutos, o garoto Gabriel invadiu a área do Vitória e foi derrubado por Gabriel Paulista, que entrou de carrinho, mas chegou atrasado. Na cobrança, Souza converteu e chegou ao 12º na competição, na caça a Neto Baiano. O Caveirão também participou do segundo gol do Bahia, que nasceu no lance seguinte. Ele avançou pela esquerda e cruzou para Júnior, que ajeitou de peito para Morais. O ex-meio campista do Corinthians ajeitou de calcanhar para Gabriel soltar a bomba e fazer um golaço, sem oferecer a menor chance para o goleiro Renan. A dupla do Bahia estava impossível e, aos 25 minutos de jogo, fez boa jogada pela direita. Dessa vez, Renan pegou o chute de Souza com segurança.


Depois de vacilar um pouco frente ao rival, o Vitória voltou a dominar as ações do jogo. Aos 42, Geovanni cobrou escanteio do lado direito e Uelliton cabeceou à direita de Lomba. Aos 44 aconteceu o lance que decidiu a partida. Madson cometeu falta em Mansur na entrada da área. Dali, Geovanni cobrou com perfeição e fez o terceiro do Rubronegro. A torcida do Bahia pode reclamar do lance, já que na sequência anterior à falta, Pedro Ken deslocou seu marcador com o corpo e o árbitro Manuel Nunes Lopo Garrido poderia apitar falta contra o Vitória.


O segundo tempo começou tão elétrico quanto o primeiro. Neto Baiano mostrou que estava afiado com a cabeça e, logo após a volta do intervalo, obrigou Lomba a fazer uma defesaça, salvando o Tricolor. O artilheiro do Baianão, porém, acabou se machucando no lance e deu lugar a Dinei. Cinco minutos após sua entrada, o atacante perdeu uma chance clara de ampliar a vantagem do Leão, mas da marca do pênalti, acabou chutando à esquerda do gol. Dinei ainda deixaria de aproveitar mais duas boas chances, que dariam mais calma ao Rubronegro.


A entrada de Ávine, aos 20 minutos, deu fôlego ao Bahia, que ensaiou uma reação três minutos depois. O xodó da torcida tricolor cobrou falta sofrida por ele mesmo na entrada da área e obrigou Renan a fazer grande defesa. Depois, o Vitória retomou o controle do jogo e pressionou no campo de ataque, mas sem levar perigo concreto à meta de Marcelo Lomba. Os destaques, dali para frente, acabaram ficando no extracampo. Primeiro, com a reaparição da ex-panicat Nicole Bahls, vestida com a camisa da Vitória, apoiando o namorado Victor Ramos, e depois com as reclamações de Marquinhos com o técnico Toninho Cerezo quando foi substituído por Rildo. Quando parecia que o futebol estava em segundo plano, Geovanni, o melhor em campo, quase marcou seu segundo no jogo com mais uma bela cobrança de falta, mas a bola passou à direita do gol tricolor.


Fonte:CorreiodaBahia /reprodução