• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 29 de setembro de 2018

Em Irecê: Protesto "Mulheres contra Bolsonaro" teve grande adesão


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
foto:Maria do Carmo Abade/facebook/reprodução


Um dia histórico para todo o país. Esse foi o sentimento dominante nesse sábado(29) na realização de movimento "Mulheres contra Bolsonaro" que é candidato a presidente do Brasil pelo PSL.  As manifestações foram realizadas em todo o país e também no exterior. 

Na Bahia, em sua capital e várias cidades do interior as manifestações ocorreram como foi  o caso de Irecê, 474 km da capital. Mulheres, estudantes universitários, do ensino médio e fundamental, pessoas maduras, homens, adolescentes e crianças estiverem presentes. A concentração foi em frente a agência da CEF e logo após os manifestantes saíram pela principais ruas do centro da cidade, finalizando na praça da prefeitura.

O deputado federal e candidato Jair Bolsonaro teve alta do hospital em São Paulo hoje pela tarde, seguindo imediatamente em voo comercial  para sua cidade natal que é o Rio de Janeiro.

Confira o vídeo no link reproduzido nas redes sociais.




"ricos brasileiros culpam a política para encobrir seu próprio roubo" diz o sociólogo Jessé Souza

Imagem relacionada



Jessé de Souza, 58 anos, expõe a tese central de que a elite brasileira em conjunto transformou o Estado e a política em bode expiatório.

Confira a entrevista completa no link abaixo;



https://www.uol/eleicoes/especiais/entrevista-sociologo-jesse-souza.htm#o-jeitinho-da-elite



fonte:Site uol.

Paraná: Pai do aluno que atirou contra colegas em escola é preso


De acordo com a Polícia Civil, o homem está detido desde sexta-feira (28) na cadeia pública da cidade: Pai do aluno que atirou contra colegas em escola é preso
foto:reprodução
O pai do adolescente de 15 anos que atirou em colegas de escola em Medianeira, no oeste do Paraná, foi preso por porte ilegal de arma e omissão de cautela.
De acordo com a Polícia Civil, o homem está detido desde sexta-feira (28) na cadeia pública da cidade.
O G1 informou que o adolescente e outro colega suspeito de dar suporte ao ataque foram transferidos da cadeia pública na noite de sexta para o Centro de Socioeducação (Cense) de Foz do Iguaçu.
Dois jovens foram atingidos pelos tiros e nenhum dos dois corre risco de vida. Informações do MSN.

Economia: Pressionado, Temer cede à Coca-Cola e reduz imposto

FILE PHOTO: Bottles of Coca-Cola are seen at a Carrefour Hypermarket store in Montreuil, near Paris: Garrafas de Coca-Cola: Decreto de Temer diminui cobrança de imposto sobre o refrigerante
foto:reprodução
Coca-Cola e outras fabricantes de bebidas acabam de vencer uma batalha importante na guerra com o governo federal criada após a greve dos caminhoneiros. O presidente Michel Temer publicou hoje um decreto que muda a cobrança de imposto sobre o xarope de refrigerante e, na prática, diminui a carga tributária sobre essas empresas.
A disputa tem origem na greve dos caminhoneiros. Para ajudar a pagar o desconto no preço do diesel, o governo Temer mudou a cobrança de IPI sobre o xarope de refrigerante. A mudança na regra foi a seguinte: o xarope de refrigerante passou a pagar uma alíquota de 4% de IPI, contra os 20% que eram cobrados anteriormente. Aparentemente, portanto, é uma redução no imposto.
Porém, muitas companhias do setor, em especial as grandes, produzem esse xarope na Zona Franca de Manaus, com isenção de tributos. Então, os 20% de IPI que seriam cobrados dessas companhias na verdade tornavam-se créditos para elas.
O tema gerou pressão das grandes empresas sobre o governo, e chegou a circular a notícia de que a Coca-Cola ameaçava sair do país. Em entrevista a EXAME na época, a companhia negou.
Com o decreto de hoje, Temer cede às companhias, diminuindo a arrecadação com bebidas açucaradas. O produto tem sido o foco de grupos preocupados com o aumento da obesidade no mundo todo. Aumentar os impostos é justamente uma das medidas sugeridas pela Organização Mundial da Saúde para reduzir e prevenir a obesidade e doenças relacionadas.

Tubaínas vs. Coca-Cola

A decisão do presidente desagradou os pequenos fabricantes de bebidas, que se reuniram com Temer ainda essa semana para falar sobre o tema. Em nota, a Afrebras (Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil) afirma que o crédito recebido pelas companhias instaladas na Zona Franca de Manaus “produz um diferencial de concorrência no setor capaz de penalizar os pequenos fabricantes”.
“Não é a primeira vez que assistimos as gigantes do setor de bebidas influenciarem diretamente políticas tributárias que penalizam todo o setor. Temer promoveu equilíbrio tributário e concorrencial que o nosso setor, extremamente concentrado, precisava. Mas voltou atrás para beneficiar apenas duas empresas, as gigantes Coca-Cola e Ambev”, diz o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, no comunicado.
A associação ressalta que, com as novas alíquotas, o impacto negativo na arrecadação será de R$ 708 milhões, valor que não está previsto na Lei Orçamentária em tramitação no Congresso.
As grandes fabricantes de refrigerantes defendem-se dizendo que criam postos de trabalho na Zona Franca de Manaus. A Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas), entidade que reúne 59 fabricantes, dentre elas Coca-Cola, Pepsi e Ambev, afirma que há hoje 31 fabricantes de concentrados na região, responsáveis por 14 mil postos de trabalho.
A entidade diz ainda que o “regime de compensações tributárias da Zona Franca de Manaus, reconhecidamente bem sucedido como modelo de desenvolvimento regional, está disponível para empresas de todos os portes”. Segundo a associação, 90% do concentrado utilizado pelas indústrias brasileiras de refrigerantes vem da região.
fonte:Exame/reprodução c/adaptações

Paraná: Atirador de escola diz que foi humilhado: 'Eles vão ver', veja o vídeo


Um vídeo atribuído ao adolescente que atirou em colegas em uma escola de Medianeira, no Paraná, nesta sexta-feira (28), mostra o aluno pedindo desculpas aos familiares das vítimas, a quem culpa por seu ato. Em outro vídeo, ele cita o nome de um dos alvos e pede desculpas à polícia e médicos que iriam trabalhar no caso. As mensagens foram gravadas aparentemente antes do atentado, que terminou com dois feridos.  As imagens foram divulgadas inicialmente pelo Paraná Portal.
“Peço que os familiares tenham compreensão pelos meus atos, pois seus filhos me humilharam, me ameaçaram, me 'exporam' de uma maneira que não tem mais perdão. Em vez de vocês criarem seus filhos, vocês apenas os deixaram no mundo… e hoje eles vão ver”, diz o adolescente. “Não é um evento histórico, não é culpa de videogame, não é culpa de livro, não é culpa de bosta nenhuma, é apenas culpa desses filhos da puta. Se forem culpar algo, culpem seus próprios filhos”, diz o atirador no primeiro vídeo.
Na outra filmagem, ele parabeniza a polícia pela ação rápida e pede desculpas aos médicos que vão atender os feridos. “Espero que façam um ótimo trabalho”, diz. O aluno ainda cita vários colegas que deveriam, em sua opinião, ser responsabilizados pelo caso.
Na mala do adolescente, a polícia encontrou recortes sobre atentados que aconteceram nos EUA e uma carta, o que indica que ele pensava em se matar após os tiros. 
Bullying
Segundo o diretor auxiliar, Diego Rossi, não é possível confirmar o motivo do crime como sendo bullying. “Ainda não sabemos o que aconteceu. O clima é de consternação entre todos. Os alunos já foram liberados e todas as atividades de hoje foram suspensas”, explica.

Os adolescentes baleados foram encaminhados ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz. Um deles, que teve ferimentos na coxa, já foi liberado O outro, ferido nas costas, deu entrada em estado grave, mas tem quadro estável.
Além do atirador, outro adolescente, suspeito de dar suporte ao ataque, também foi apreendido. Ele estava com uma faca. 
Outro vídeo mostra os alunos correndo após tiroteio começar:

Cultura: Baiano ganhador de Cannes é produtor do clipe de Paul McCartney gravado em Salvador

Com a campanha 'Follow the Ball', feita para a Nissan, o publicitário ganhou três leões no Festival de Cannes - Foto: Adilton Venegeroles / Ag. A TARDE
foto:reprodução
Vico Barbosa, 32, começou a  carreira profissional como arquiteto. Trabalhando no setor de arquitetura de um shopping, começou a se envolver em projetos de inaugurações de lojas e ações promocionais e, por conta do seu desempenho nessas atividades, passou a integrar a equipe de marketing do empreendimento. Paralelamente, decidiu fazer faculdade de design e, após se formar, trabalhou em agências de publicidade até decidir abrir o próprio escritório de design.
“Dentro das agências eu sempre trabalhei nessa área de gestão de marcas, já que normalmente estavam mais focados na parte de mídia, e com isso eu montei o escritório. Os clientes nos rotulavam como uma agência de publicidade sem mídia”, diz. Além das agências, o escritório de Vico começou a atender artistas baianos e a se envolver com agências em São Paulo. Através dos trabalhos por lá, foi convidado pela startup de tecnologia portuguesa Jack The Maker para ser o representante brasileiro da empresa.
Foi com a Jack que desenvolveu o projeto “Follow the Ball” para a Nissan, colocando painéis de LED ao redor do campo com carros projetados que seguiam a bola, vencedor de três leões no Festival de Cannes, dois de prata e um de bronze. “Sempre tratei prêmios como uma consequência. Quando esse projeto ganhou, a minha primeira atitude foi ligar para o cliente e saber se ele estava vendendo mais carros. Mas é claro que agrega bastante para o profissional, é o reconhecimento máximo dentro da área”.
Vico também foi o responsável pela produção do clipe de Back in Brazil, de Paul McCartney, com quem teve contato direto e foi gravado em Salvador. ”Esse projeto vem tendo uma repercussão muito boa, já que é o olhar de um artista mundialmente famoso, que tem uma legião de fãs no país, e ajuda a trazer uma leveza para o momento atual”.

fonte:atardeonline

Outra decisão: Ministro Fux suspende autorização para Lula dar entrevistas a imprensa

Fux alegou que a entrevista poderia contribuir para a
Ministro Luiz Fux -foto:reprodução
O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux atendeu a um pedido do partido Novo e suspendeu liminar (decisão provisória) concedida por seu colega de Corte Ricardo Lewandowski que autorizava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de dar entrevista à Folha de S.Paulo na prisão.
“Determino que o requerido Luiz Inácio Lula da Silva se abstenha de realizar entrevista ou declaração a qualquer meio de comunicação, seja a imprensa ou outro veículo destinado à transmissão de informação para o público em geral”, escreveu Fux. Leia a íntegra da decisão.
Ricardo Lewandowski havia autorizado, na manhã de 6ª feira (28.set.2018), o petista a conceder entrevistas para o jornal e o portal El País. No entanto, Luiz Fux considerou que há “elevado risco” de as entrevistas causarem “desinformação” na véspera da eleição. Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), desde 7 de abril deste ano.
“No caso em apreço, há elevado risco de que a divulgação de entrevista com o requerido Luiz Inácio Lula da Silva, que teve seu registro de candidatura indeferido, cause desinformação na véspera do sufrágio, considerando a proximidade do primeiro turno das eleições presidenciais”, disse Fux no despacho.
No pedido à Corte, o partido Novo alega que o PT tem apresentado Lula diversas vezes como integrante da chapa que disputa a Presidência, o que desinforma os eleitores. O ex-presidente foi barrado pela Justiça com base na Lei da Ficha Limpa. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad assumiu a cabeça de chapa em seu lugar. A decisão de Fux será submetida ao plenário do STF. Ainda não dá data para o julgamento.
fonte:MSN/Estadão
______________

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Bolsonaro diz que único resultado aceitável é sua vitória e pediu para seu vice ficar "quieto"

Resultado de imagem para bolsonaro no hospital hoje 28 09 18

foto:google/reprodução


O candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que não aceita um resultado das eleições que não seja a sua vitória. A declaração foi feita durante participação no programa de televisão Brasil Urgente, nesta sexta-feira (28) .

"Não posso falar pelos comandantes [militares]. Pelo que vejo nas ruas, não aceito resultado diferente da minha eleição", disse o candidato, que deu a entrevista em seu quarto no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde que foi alvo de um ataque a faca durante ato de campanha no dia 6 de setembro.

Bolsonaro disse ainda que a única possibilidade de vitória do PT viria pela "fraude". O candidato tem afirmado, e repetiu nesta sexta, que as urnas eletrônicas brasileiras estão sujeitas a fraudes que podem prejudicar a sua campanha, que atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto. Ele também disse que tem desconfiança de "profissionais dentro do Tribunal Superior Eleitoral".

Mourão

 O candidato do PSL pediu ao se companheiro de chapa General Mourão para ficar "quieto" porque estava "atrapalhando".


Ministro Lewandowski autoriza Lula a conceder entrevistas a jornalistas

Lewandowski autoriza Lula a conceder entrevistas a jornalistas
foto:reprodução
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou hoje (28) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a conceder entrevistas da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde ele se encontra preso desde 7 de abril. A decisão do ministro foi proferida após reclamação ao STF feita pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e pelo jornalista Florestan Fernandes. Eles atacaram decisão da juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que em agosto havia negado o acesso da imprensa a Lula. Lewandowski acolheu os argumentos dos reclamantes e entendeu que a decisão da juíza seria uma censura prévia ao trabalho da imprensa, o que viola decisão do próprio Supremo, que na ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) 130 vetou qualquer tipo de censura prévia. “Dessa forma, não há como se chegar a outra conclusão, senão a de que a decisão reclamada, ao censurar a imprensa e negar ao preso o direito de contato com o mundo exterior, sob o fundamento de que ‘não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares’, viola frontalmente o que foi decidido na ADPF 130”, escreveu Lewandowski.
O ministro também afastou a justificativa da juíza de que o acesso de jornalistas a Lula causaria um problema de segurança na carceragem onde ele se encontra, citando diversas entrevistas que presos em regime fechado concederam, “sem que isso acarrete problemas maiores ao sistema carcerário”. Entre as entrevistas citadas está a do ex-senador Luiz Estevão (2017), a do narcotraficante Marcinho VP (2016) e a da cantora mexicana Gloria Trevi (2001). “Não é crível, portanto, que a realização de entrevista jornalística com o custodiado, ex-presidente da República, ofereça maior risco à segurança do sistema penitenciário do que aquelas já citadas, concedidas por condenados por crimes de tráfico, homicídio ou criminosos internacionais, sendo esse um argumento inidôneo para fundamentar o indeferimento do pedido de entrevista”, disse o ministro. 
Desde 7 de abril, Lula cumpre, na capital paranaense, pena de 12 anos e um mês de prisão, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP). 
fonte:Agência Brasil

Bahia: Polícia prende em SP liderança do CP;participou da morte de cabo da PM


foto:reprodução
Não é à toa que Val Bandeira, considerado um dos líderes da facção Comando da Paz (CP), quando ainda estava preso, tinha Antônio Caíque Santos Correia, 24 anos, como seu gatilho. Era Caíque quem comandava todos os 'bondes' do bando baseado no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador - além de participar de assassinatos, distribuía drogas e armas.
“A mando de Val Bandeira, Caíque liderava os ataques em grupos, tática criminosa conhecida como 'bonde'. Foram vários confrontos. A maioria deles invasão de territórios de rivais", declarou o delegado Odair Carneiro, titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), durante coletiva de apresentação do traficante na manhã desta quinta-feira (27). Caíque era investigado desde 2016. 
Caíque durante apresentação na manhã desta quinta (27); preso no dia 6 deste mês em São Paulo (Foto: Alberto Maraux/SSP-BA)
O delegado preferiu não revelar quem são os rivais de Caíque, mas uma fonte da polícia disse ao CORREIO que atualmente, o Complexo do Nordeste - formado pelos bairros de Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho - está em guerra com traficantes da região de Brotas, onde a predominância é da facção Bonde do Maluco (BDM).
prisão de Caíque ocorreu em São Paulo, no dia 6 deste mês, num trabalho conjunto das Polícias Civil, Militar e Federal. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), ele se escondia em São Paulo e frequentemente vinha para Salvador. 
Caíque após prisão em São Paulo; ao lado, cabo Gonzaga, uma de suas vítimas (Fotos: SSP e Reprodução)
“A CP tem tentáculos pelo país e mantém relação com outras facções que têm a mesma finalidade, que dão apoios logístico e financeiro”, declarou o investigador Cláudio Viterbo, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal.
Na apresentação, a Polícia Civil exibiu um vídeo de dezembro do ano passado, onde o traficante aparece no Areal, em Santa Cruz, no comando de uma festa de paredão.
Ele usa tranças e um boné e exibe uma pistola. Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e da Polícia Federal realizam diligências, no Nordeste de Amaralina, em busca de outros traficantes da mesma facção. O patrulhamento na região está reforçado.
Homicídios

Ex-integrante do Baralho do Crime, Caíque também distribuía drogas e armas para criminosos de outros bairros de Salvador. Autor de pelo menos 25 assassinatos, ele participou diretamente da morte do cabo Gustavo Gonzaga da Silva, 44, ocorrida em junho de 2018.
A investigação aponta que ele decidiu matar o militar pelo fato de ele ser policial. "É um homicida frio. Estamos atrás dos outros comparsas desta organização criminosa", informou o titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), delegado Odair Carneiro.
Caíque também participou das mortes de três seguranças privados, que trabalhavam em um ensaio da banda Harmonia do Samba, em fevereiro de 2017. O crime ocorreu por conta de um comparsa do criminoso que acabou agredido pelos seguranças, em uma festa anterior. 
Prisão

Caíque foi preso numa casa em Jaçanã, na cidade de São Paulo. Policiais cumpriram mandados de prisão por homicídios e tráficos de drogas, além de mandando de apreensão. Na ocasião, ele estava com a mulher e o filho, quando foi surpreendido por policiais civis baianos e paulistas. 
O traficante chegou à Bahia de avião na tarde desta quarta-feira (26) – esse período todo, ele estava custodiado numa unidade prisional de São Paulo. Pouco depois das 11h, ele chegou ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Rua das Hortênsias, na Pituba. Um esquema de segurança foi montado. 
Quando a viatura que trazia o traficante ao DHPP parou em frente ao prédio, outras quatro equipes da Polícia Civil entraram em ação: duas viaturas de cada lado bloqueavam os acessos à via. Instante depois, Caíque desembarcou cabisbaixo e com as mãos algemadas e foi levado pelos agentes a uma sala antes de ser apresentado à imprensa.    

Apresentação

Durante a apresentação, o delegado Odair Carneiro disse que Caíque era uma peça importante da facção e que todos os seus integrantes já foram identificados. “Ele era o homem de confiança de Val. Com a prisão dele de outros criminosos, estamos enfraquecendo a facção Comando da Paz. Todos que fazem parte dela já estão mapeados e terão os mandados de prisão cumpridos”, declarou Odair.  
Odair preferiu não revelar quem está na linha de sucessão de facção e tampouco os seus principais integrantes. “Tudo isso é alvo de investigação e não podemos falar”, disse. Em relação à Val Bandeira, quanto à possiblidade de ele voltar a dar as cartas como antigamente, já que atualmente segue em liberdade, o delegado respondeu: “Todos são monitorados pelo Serviço de Inteligência, inclusive Val”. 
Areal 

Por volta das 5h desta quinta-feira (27), policiais civis, militares e federais ocuparam as localidades de Boqueirão e Areal, ambas em Santa Cruz. As equipes tentaram cumprir mandados de prisão e busca a apreensão. 
Equipes da Polícia Militar foram recebidas a tiros no Areal. “Atiraram em uma de nossas guarnições. Eram seis homens, armados de pistolas ponto 40, 45 e 380. Os policiais revidaram. Conseguiram apreender armas e drogas”, declarou o coronel Humberto Costa Sturaro Filho, comandente do Policiamento Especializado da Polícia Militar da Bahia (PMBA).
Quem é Caíque?

Ainda garoto, Caíque teve o destino igual ao de muitos outros meninos largados à própria sorte no Complexo do Nordeste de Amaralina, região formada por quatro comunidades carentes de Salvador. Ele foi cooptado pelo tráfico, começou nas funções de 'aviãozinho' e 'olheiro' e, na adolescência, exibia um fuzil que pesava mais do que seu corpo franzino.
A diferença é que a maioria dos meninos que cresceu junto com Caíque não chegou à sua idade – porque foi morta pela polícia ou por rivais –, e tampouco à sua posição – isso em relação aos que ainda vivem. Com 24 anos, Caíque se tornou um dos gerentes da facção CP, grupo criminoso que controla o tráfico nos bairros que formam o complexo: Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho.

fonte:Correio da Bahia/reprodução

Rio: Alexandre Frota é condenado a indenizar Gilberto Gil em R$ 20 mil

Resultado de imagem para alexandre frota
foto:reprodução google
A Justiça do Rio condenou Alexandre Frota a pagar R$ 20 mil em indenizações a Gilberto Gil por danos morais. Em 2017, o ator tuitou que o cantor "não poderia mais roubar livremente recursos oriundos da Lei Rouanet".
A juíza Rafaella Ávila de Souza Tuffy Felipe, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro, entendeu que Frota "extrapola o livre direito de informação" ao veicular afirmações desprovidas de qualquer prova, "causando danos à imagem e à honra" de Gil.
Gil entrou com o processo em outubro de 2017, contra Frota e contra o Twitter - que não terá de pagar nada pois a juíza entende que seus usuários são "cientificados de forma clara e ostensiva por meio de diferentes cláusulas dos Termos de Serviço" sobre a responsabilidade sobre o conteúdo que postam na rede social.
Alexandre Frota ainda pode recorrer da decisão. O E+ tentou contato com ele, mas ainda não obteve retorno.

fonte:atardonline/Estadão

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

BNDES vai financiar empresas e pessoas físicas que queiram investir em energia renovável

Programa do governo vai disponibilizar R$ 2,2 bilhões para financiar energia limpa
Foto: Reprodução / EBC
O governo federal fez o anúncio de um novo programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que vai financiar empresas e pessoas físicas que tenham a intenção de investir em energia renovável. O programa terá duas linhas de crédito no valor total de cerca de R$ 2,2 bilhões, segundo comunicado do ministério do Meio Ambiente.

De acordo com informações do portal G1, uma das linhas do programa Finame terá a dotação orçamentária de R$ 2 bilhões para bens e equipamentos de geração eólica e solar. Serão comtemplados nesta linha os condomínios, empresas, cooperativas, produtores rurais e pessoas físicas, que poderão financiar até 100% do total a ser aplicado nos equipamentos, com prazo de pagamento de até 120 meses e carência de 24 meses.

Quanto a segunda linha, contemplará pessoas físicas e microempresas que poderão acessar um outro financiamento para instalações de energias renováveis com recursos oriundos do Fundo Clima. Para essa linha, o orçamento será de R$ 228 milhões e a taxa de juros será de 4 por cento para quem tem renda anual de até R$ 90 mil e de 4,5% nos demais casos. A carência será de até 24 meses e a amortização poderá ocorrer em até 12 anos.

fonte:BN

Eleições 2018: Governador Rui demonstra sua força na região de Irecê


   foto:reprodução facebook

O governador e candidato a reeleição ao governo do Estado Rui Costa(PT) esteve hoje(27) em campanha pela região de Irecê. Antes do final da manhã, o governador chegou no aeroporto de Irecê, se deslocando logo em seguida para Barra do Mendes, que fica 60 km de Irecê, logo após a comitiva  esteve em Ibipeba,Ibititá e Lapão. No final da tarde, realizou uma caminhada,  onde esteve  mais uma vez acompanhado pelos candidatos ao Senado pela coligação Jaques Wagner(PT) e Ângelo Coronel(PSD), além de deputados estaduais e federais candidatos a reeleição e candidatos que querem chegar ao Congresso e a ALBA.

Em todas as cidades visitadas, o governador foi recebido pelos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores  e  pela  população que apoia os candidatos da coligação liderada por Rui para o pleito eleitoral que acontece no próximo dia 07/10.

Mais fotos: Acesse o link do facebook do governador:

Em Ibipeba 


A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
Em Ibititá

Mais fotos: Acesse o link do facebook do governador:

https://www.facebook.com/ruicostaoficial/photos/a.1425324440933029/1425358314262975/?type=3&theater




Em Feira: Justiça manda 300 presos do regime semiaberto cumprir prisão domiciliar

Justiça manda 300 presos do regime semiaberto cumprir prisão domiciliar em Feira de Santana
foto:reprodução
Cerca de 320 detentos do regime semiaberto do Conjunto Penal de Feira de Santana deverão, até o dia 10 de outubro, deixar a unidade penal. Oitenta e três internos já deixaram o presídio até o fechamento desta matéria. Como Feira de Santana não tem Casa de Albergado (apenas em Salvador) eles vão cumprir prisão domiciliar. Além disso, por falta de tornozeleiras eletrônicas, eles não serão monitorados. 
A decisão é do Juiz Waldir Viana Ribeiro Júnior, titular da Vara de Execuções Penais de Feira de Santana. Um dos motivos é o descumprimento de itens exigidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Ministério Público e Secretaria Estadual de Ressocialização como a falta de separação nas celas entre condenados do regime semiaberto com os do regime fechado e de outras condições necessárias para o alojamento adequado dos presos. O descumprimento do TAC também foi o que motivou a interdição parcial do Conjunto Penal por mais de três meses no primeio semestre deste ano.
A decisão originou da ação do interno do regime inicial fechado, atualmente progredido para o regime semiaberto, Antônio Marcos Conceição da Silva, condenado a oito anos de reclusão, por infração ao art. 217-A, na forma do art. 71, todos do Código Penal Brasileiro (Estupro de vulnerável). Ele solicitou a  prisão domiciliar e outros detentos seguiram com outros pedidos.
Até o momento 106 determinações já foram encaminhadas ao Conjunto Penal de Feira de Santana.
O Acorda Cidade teve acesso a decisão que concedeu a liberação do interno para cumprir a pena em casa. O documento afirma que os internos ficarão em prisão domiciliar até que a Administração Penitenciária do Estado da Bahia disponibilize vaga em estabelecimento prisional adequado ao regime semiaberto, bem como dispenso temporariamente o seu monitoramento eletrônico, até que o Poder Público Estadual disponibilize tal serviço no âmbito da Comarca de Feira de Santana.
A decisão enfatiza a inadequação do Conjunto Penal de Feira de Santana no que diz respeito a separação dos presos e denuncia que o único critério que separa os presos “nos diversos pavilhões na unidade é o da facção criminosa que integra. Ao adentrar no Conjunto Penal o preso declara a agremiação espúria que mantém afinidade, sendo direcionado ao pavilhão donde habitam seus "correligionários". Mais surreal que possa parecer, assim é, e assim tem sido”, declarou o juiz.
Os presos terão como obrigação:
a) comparecer mensalmente ao cartório deste Juízo, a fim de informar sobre suas atividades;
b) não mudar seu domicílio para outra comarca sem prévia autorização deste Juízo;
c) não mudar seu local de residência sem comunicar este Juízo;

d) recolher-se em sua casa ou local de habitação entre às 22h e 06h da manhã, nos dias úteis, e não deixá-la aos finais de semana e feriados, exceto mediante prévia autorização deste Juízo;

e) não frequentar bares ou locais aonde há comércio ou bebidas alcoólicas, práticas de jogos de azar, prostituição, ou atividades ilícitas.
Por que não separar os presos por regime?
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
Ao Acorda Cidade o diretor do Conjunto Penal, capitão Allan Araújo, explicou que em muitas unidades penais do país que abrigam internos de vários regimes como é o caso do presídio de Feira, é praticamente inviável a separação deles por conta das rivalidades entre as facções.
“Essa dificuldade é fruto de uma realidade social. São muitos os casos que envolvem a segurança pública e a violência entre os grupos e esta separação total dos regimes se torna praticamente inviável por conta de conflitos entre os grupos (...). Muitas vezes o preso do regime fechado não pode ficar no pavilhão de regime fechado. Ele tem que ficar no de semiaberto e vice-versa. Entendemos que a vida é o principal e depois vem os demais dispositivos de cumprimento legal. A gente simplesmente não pode cumpri a determinação colocando os presos dos mesmos regimes juntos e eles serem mortos por uma rivalidade externa,” explicou o diretor do Conjunto Penal ao Acorda Cidade.
Segundo o diretor, com a saída a superlotação do Conjunto Penal terá “uma folga”. “Temos quase 1900 presos e com essas saídas dá uma certa folga, mas rapidamente este número é superado com novas prisões porque a média de recebimento de presos aqui é de 40 a 50 por semana. Nos dá um refresco, mas não é o ideal, acho que a gente precisa pensar em algo maior para Feira de Santana”, declarou. 
Central de monitoramento
O capitão Allan anunciou que Feira de Santana vai ganhar uma central de monitoramento eletrônico para viabilizar o uso das tornozeleiras.
“A central deverá monitorar cerca de 3.300 tornozeleiras online. Esta ferramenta é de extrema importância para casos como este. É comum pessoas que estejam no regime semiaberto ou fechado, e por motivos de saúde ou outros, cumprirem pena em suas residências”. 
Fonte: repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Concurso: TJ -BA lança Edital com 50 vagas para Juiz Substituto




















O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicou o edital do concurso público para juiz substituto nesta quinta-feira (27). As inscrições para o concurso serão abertas no dia 4 de outubro, às 10h da manhã, e se encerram no dia 5 de novembro. O valor da inscrição é R$ 230 e ainda há possibilidade de isenção de taxa para hipossuficientes. No concurso, serão destinadas 50 vagas para juiz, sendo 32 para ampla concorrência, três para vagas reservadas a candidatos com deficiência e 15 vagas são reservadas a candidatos negros. O valor do salário, inicialmente, é de R$ 23,2 mil. A prova será realizada pelo Cebraspe.

O concurso será realizado em cinco etapas. A primeira prova objetiva será aplicada no dia 13 de janeiro de 2019. No dia 14 de dezembro, será publicado no Diário do TJ-BA os locais e horários da realização da prova. A segunda etapa será realizada entre 29 e 31 de março, em local ainda a ser definido. 

A primeira etapa terá caráter classificatório e eliminatório.

 A segunda será composta por duas provas escritas de caráter classificatório e eliminatório, sendo uma de prova discursiva e outra de prática de sentença cível e criminal.

A terceira etapa será a inscrição definitiva, de caráter eliminatório, composta pelas fases a seguir: sindicância da vida pregressa e investigação social, de responsabilidade do TJ-BA; exames de sanidade física e mental, de responsabilidade do Cebraspe; exame psicotécnico, de responsabilidade do Cebraspe.

A quarta etapa é a prova oral e a quinta etapa é a avaliação de títulos.

Os candidatos que se declararem com deficiência e negros serão submetidos a uma avaliação para verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas. Todas as etapas serão realizadas na cidade em Salvador.

fonte:BN c/adaptações
foto:google/reprodução

Clique abaixo no Edital completo:



http://www5.tjba.jus.br/portal/wp-content/uploads/2018/09/Edital-01-26-set-2018-Concurso-Para-Juizes-Substitutos.pdf

Eleições 2018: Vice de Bolsonaro diz que direitos trabalhistas são “jabuticabas”



Vice de Bolsonaro, Mourão critica 13º salário e adicional de férias

foto: reprodução


O candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), general Hamilton Mourão (PRTB), criticou o 13º salário e o pagamento do adicional de férias no Brasil, durante palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (RS). 

Para ele, os direitos trabalhistas são “jabuticabas” — isto é, ocorrem só no Brasil e em mais nenhum outro país do mundo. Mourão defendeu uma “implementação séria da reforma trabalhista”.

“Temos algumas jabuticabas que a gente sabe que é uma mochila nas costas de todo empresário. Jabuticabas brasileiras: 13º salário. Se a gente arrecada doze, como é que nós pagamos treze? É complicado, e é o único lugar em que a pessoa entra em férias e ganha mais, é aqui no Brasil. São coisas nossas, a legislação que está aí, é sempre aquela visão dita social, mas com o chapéu dos outros, não é com o chapéu do governo”, disse o candidato.


fonte: BN

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Irecê: Nova avenida que ligará BA- 052 ao Mercadão está em ritmo acelerado


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, atividades ao ar livre e natureza
aVENIDA QUE LIGARÁ   A BA- 052 -mERCADÃO- FOTO:REPRODUÇÃO/FACEbook


A nova avenida que ligará o Mercadão de Irecê até a BA-052 foi vistoriada na tarde desta terça-feira (25) pelo prefeito Elmo Vaz e a equipe da Secretaria de Infraestrutura. Na ocasião, o gestor municipal acompanhou de perto o andamento da obra, que servirá como mais uma entrada da cidade.

Segundo Elmo Vaz, a pavimentação desse trecho vai contribuir ainda mais para o progresso do município. “É importante pensar no presente e também no futuro de Irecê”, destacou o prefeito. “Essa é uma demanda histórica, mais um obra fundamental para o crescimento da cidade”, completou, destacando que a obra está sendo feito por meio de um convênio com a Codevasf, com recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado-federal Luiz Caetano, no valor de R$1 milhão.

FONTE:aSCOM/pmi

Bahia: SEC instala classes hospitalares para que alunos doentes tenham aula

Bahia instala classes hospitalares para que alunos doentes tenham aula

Foto: Raquel Lacerda / Divulgação

Os estudantes do Sul da Bahia que estão doentes e impossibilitados de frequentar a escola voltarão a estudar graças à implantação de três classes hospitalares e duas domiciliares, nesta quarta-feira (26), pela Secretaria da Educação do Estado nas cidades de Ilhéus e Itabuna. As cinco classes hospitalares e domiciliares foram instaladas nos Hospitais Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, Manoel Novaes e Calixto Mideledj, no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e no Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (GAPO), em Itabuna. A previsão é a de que 1.300 estudantes, que estejam enfermos e assistidos nestas unidades, sejam atendidos mensalmente.

A iniciativa faz parte do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (SARAHDO), da Secretaria da Educação do Estado, que visa garantir o direito de estudantes enfermos (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos/EJA), que se encontram nos leitos hospitalares ou em atendimento médico domiciliar, a darem continuidade aos seus estudos.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro falou sobre a iniciativa. “O que a gente tá fazendo é seguir este aluno, dando-lhe condições para que não sofra duplamente, além da enfermidade ele terminar tendo que abandonar o curso. Na prática, esta é uma nova escola que a gente está abrindo em que a sua sede física literalmente não existe, mas é a continuidade da escola indo ao encontro da verdadeira e real necessidade do estudante”, afirmou.

O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, também falou sobre a classe hospitalar. “Esta iniciativa é fundamental para garantir a inclusão de pessoas que estão fora do sistema de saúde devido a doenças e acidentes. Agora nós estamos oferecendo a possibilidade de dentro do hospital e até em casa com a internação domiciliar, de eles poderem ser mantidos na educação”.

PROFESSORES ESPECIALIZADOS

O atendimento educacional especializado aos estudantes será feito por 14 professores da rede estadual de ensino que passaram por formação continuada em Classe Hospital/Atendimento Domiciliar, ministrada pela Secretaria da Educação do Estado. A professora de Química e Física, Samira Guissoni, compõe o grupo que atuará em Ilhéus. “Minha proposta é abordar um conteúdo ou conceito diferentes em cada aula, trazendo novidades com materiais e tecnologia com conhecimentos que venham a mudar a realidade deles. Serão aulas curtas e dinâmicas de forma com que eles se mantenham interessados durante o processo.”, afirmou a educadora.

Os benefícios para os estudantes vão além do processo de ensino e aprendizagem, conforme certificou o diretor-geral do Hospital Regional Costa do Cacau, o médico Hernani Kruger. “Este projeto traz mais um avanço nesse sentido em que aquelas pessoas que têm necessidade e precisam se manter na classe hospitalar e no ambiente domiciliar estão inseridos neste processo e eles não deixam de participar da sociedade, de ter um dos seus direitos descontinuados enquanto estão internados”, destacou.

fonte:BN

Em PE: Ex-PM baiano está entre seis mortos que tentaram roubar avião com valores


foto:reprodução 
A ação integrada das polícias militares da Bahia e de Pernambuco, além da Polícia Federal, que evitou, na manhã desta quarta-feira (26), o roubo de um avião com valores, na cidade de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, terminou com 11 criminosos localizados, sendo seis deles mortos. Composta por baianos, pernambucanos, sergipanos e cearenses, a quadrilha roubava bancos e transportadoras de valores.



foto:reprodução

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), durante o trabalho repressivo, houve confronto e os assaltantes Cláudio Aprígio da Silva Neto, 46 anos, Alex Gonçalves dos Santos, 37, Renato Vieira dos Santos, 50, Francieldo do Nascimento Silva, 47, Rafael Rodrigues Pereira, 36, e Galdioso Moura da Silva, 47, acabaram atingidos e não resistindo aos ferimentos.


Galdioso, que era cabo da PM baiana, foi expulso da corporação no ano passado, após ser preso na cidade de Jacobina, em fevereiro de 2016. Na oportunidade, ele participou de um roubo a banco na cidade do Centro Norte do estado com estes mesmos comparsas. Na ocasião, foi autuado por roubo e formação de quadrilha.
Martins Simão dos Santos, integrante da organização criminosa, também ficou ferido e está internado no Hospital de Salgueiro. Com eles os policiais apreenderam um fuzil calibre 50 (arma capaz de furar blindagens e atingir aeronaves), seis fuzis russos AK 47, carregadores e munições.

Foto: Reprodução/PM-PE e Divulgação/SSP-BA
Com informações sobre outros integrantes, diligências foram realizadas nas cidades que fazem divisa entre a Bahia e Pernambuco, resultando nas prisões de mais quatro assaltantes. Ainda conforme a SSP-BA, os presos e materiais apreendidos foram apresentados, na PF de Pernambuco.
Esta mesma quadrilha foi a responsável por uma tentativa de roubo a banco, na cidade de Bom Jesus da Lapa, em janeiro de 2017. "A troca de informações foi fundamental neste trabalho conjunto. Vamos chegar a outros integrantes", garantiu o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.
fonte:Correio da Bahia/reprodução