• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 17 de setembro de 2022

Eleições 2022: “obrigado Curitiba, por tudo que fez por mim e pelo Brasil”, diz Lula

     "cada vez que diziam a ele que “aquele estado é bolsonarista, pois é lá que eu quero ir”.   Crédito foto : Eduardo Matysiak/reprodução




 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou à Curitiba, neste sábado (17), local onde ficou preso por 580 dias.

Lula afirmou que, ao contrário do que dizem, que ele passou a odiar Curitiba por conta da prisão, “a cadeia me fez aprender a amar Curitiba, porque foi aqui que eu conheci a Janja e aqui que a gente decidiu se casar”.

O ex-presidente disse ainda que cada vez que diziam a ele que “aquele estado é bolsonarista, pois é lá que eu quero ir”.

“Um dos dias mais felizes da minha vida foi o dia em que Requião decidiu se filiar ao Partido dos Trabalhadores”, afirmou Lula.

Investimento Social

Lula lembrou ainda que “não houve nenhum momento neste país que teve mais investimento em políticas sociais do que durante os 14 anos em que o PT governou o Brasil”.

“Esse Bolsonaro não entende de Educação, não entende de emprego de nada, ele só entende de fake news”, disse.

Lula fez então um logo discurso a favor da Educação: “Vamos volta a investir na construção de novas universidade, o Prouni e o Fies vão voltar com força. A coisa que uma mãe mais deseja pro filho é que ele possa ter uma profissão, que ele possa garantir seu futuro com emprego e salário decente”. Informações da Revista Fórum em 17/09/2022. Vídeo:Youtube

Veja o vídeo abaixo:



Há 15 dias do pleito: Lula lidera nos 4 maiores colégios eleitorais

                   foto:reprodução


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial em 15 Estados, enquanto o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), venceria em outros 7 e no Distrito Federal. Em 4 unidades da Federação, há empate na margem de erro. Os dados são de levantamento do Poder360 com base nas últimas pesquisas eleitorais divulgadas.

Em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia os 4 maiores colégios eleitorais do país, respectivamente– Lula está à frente na corrida pelo Palácio do Planalto com uma vantagem mínima que varia de 8 pontos percentuais, no caso do Rio, e máximo de 42 p.p. entre eleitores baianos.

Poder360 compilou as últimas pesquisas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram considerados os estudos com metodologias confiáveis e das quais foi possível verificar a origem das informações, com íntegras disponíveis.

O levantamento acima não pode ser considerado para o panorama nacional. Todas as informações são de responsabilidade das empresas que fizeram a apuração.

O chefe do Executivo aparece como franco favorito à reeleição em Roraima, onde tem 50 pontos de vantagem para o petista, em Rondônia, onde abre 27 pp., em Santa Catarina, 25 p.p., e no Acre, Estado em que está 23 pontos à frente de Lula.

Em 2018, Bolsonaro ganhou no 1º turno em 16 Estados e no Distrito Federal –incluindo nos 3 maiores colégios eleitorais. O PT, com Fernando Haddad, venceu em outras 9 unidades da Federação. O Ceará deu a maioria de seus votos a Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Estado.

Fonte: Poder360 - 17/09/2022 14h:10

Eleições 2022: Lira se irrita por ter que viajar com Bolsonaro, diz colunista

 

Arthur Lira enfrenta uma disputa política acirrada em Alagoas com grupo do senador Renan Calheiros

                                       



A poucos dias do primeiro turno das eleições e em campanha para

 tentar ser reeleito para a Câmara dos Deputados, o deputado 

federal Arthur Lira (PP-AL) teria ficado irritado por ter que deixar

 o Brasil e o seu estado em período eleitoral para ir a Nova York

 com o presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é da coluna 

da jornalista Malu Gaspar de O Globo.

A viagem a contragosto de Lira é para evitar que fique inelegível, 

já que na ausência do presidente do país, ele é o segundo na

 linha de sucessão e, assumir à Presidência da República poderia

 deixá-lo inelegível, já que a Constituição prevê que quem 

substituir o chefe do Executivo nos seis meses anteriores 

à eleição não pode disputar nenhum cargo.

Bolsonaro vai a Nova York para participar da Assembleia Geral

 da ONU e só volta ao Brasil na terça-feira, 20. Pelo mesmo

 motivo de Lira, o vice-presidente Hamilton Mourão 

(Republicanos) irá ao Peru. Com isso, quem ocupará o 

lugar deixado pelo presidente é o senador Rodrigo 

Pacheco (PSD-MG).

A contrariedade de Lira é porque o seu grupo político em Alagoas

 tem enfrentado uma disputa acirrada com opositores, 

sobretudo com o grupo político do senador Renan

 Calheiros (MDB-AL).

Além disso, Lira, que disputa a eleição com uma liminar do Tribunal

 de Justiça de Alagoas, que o tornou elegível até o julgamento do 

caso pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por uma acusação

 de improbidade administrativa feita pela ex-mulher Jullyene 

Cristine Lins Rocha, acredita que assumir a Presidência da

 República poderia ser mais um motivo para que o Judiciário

 não o permita disputar o pleito. 

Fonte: atardeonline - 17/09/2022

Estudante tem reação alérgia pós-procedimento estético e rosto incha

(Reprodução)
                                          

Uma jovem de 20 anos sofreu uma reação alérgica severa a um material usado durante um procedimento estético e foi parar no hospital. O caso foi em Palmas, no Tocantins. 

Isis de Oliveira foi até uma clínica de estética para corrigir um procedimento que já tinha feito. Um dos produtos usados nesse segundo momento, contudo, acabaram gerando a reação.

"Eu fiz um preenchimento labial com ácido hialurônico e ele acabou ficando com excesso de produto no lado direito superior do meu lábio. Com essa diferença que deu, precisei corrigir com a hialuronidase, que foi a que me deu alergia", explicou ela ao Uol.

A hialuronidase é usada para dissolver líquidos injetáveis e, por isso, costuma ser usada em reparos de procedimentos. 

Assim que foi aplicado, a paciente começou a sentir uma ardência na boca e não demorou para o rosto inchar. "Senti muita vermelhidão, dor e coceira. Mandei uma foto para minha mãe e ela falou 'vamos para o hospital agora, que isso não é normal", lembra.

Ela conta que inicialmente, na clínica, foi informada que a situação era normal, porque o produto casa inchaço, mas ela achou que a reação tinha passado do esperado e foi até o hospital.

Lá, ela foi medicada com corticoide, adrenalina e antialérgico. Depois de quatro dias, o rosto de Ísis voltou ao normal. O caso aconteceu no início do mês e viralizou depois que Ísis publicou um vídeo no TikTok contando o ocorrido. 

Fonte: Correio da Bahia - 17/09/2022 

Eleições 2022: Miguel Falabella alerta sobre áudio bolsonarista e canta "O sol vai brilhar amanhã", confira vídeo




 "O Sol vai brilhar amanhã", canta, em inglês, o ator, cineasta, escritor, apresentador, dublador, dramaturgo, roteirista e diretor teatral Miguel Falabella. Ele gravou vídeo para suas redes sociais em que nega áudio falso feito por bolsonaristas e faz o "L" de Lula. Confira.

Governo Bolsonaro extingue benefício e auxilio cheche fica no papel

Jéssica Fernandes, 27, mora em Maceió com 4 filhos, o mais novo (no colo dela), de 1 ano, não tem creche  - Arquivo pessoal
Jéssica Fernandes, 27, mora em Maceió com 4 filhos, o mais novo (no colo dela), de 1 ano, não tem crecheImagem: Arquivo pessoal

Confira a reportagem assinada pelo Jornalista  Carlos Madeiro do site UOL de hoje(17)

https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2022/09/17/governo-ignora-orcamento-extingue-programa-e-auxilio-creche-fica-no-papel.htm 

Ipespe: Lula tem 10% de vantagem para Bolsonaro na nova pesquisa do Ipespe

                                            foto:reprodução

Dados da pesquisa Ipespe/Abrapel, divulgada neste sábado (17/9), apontam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto para a presidência da República. Jair Bolsonaro (PL) tem 35%.

Em comparação ao último levantamento, divulgado em 10 de setembro, Lula teve crescimento de um ponto percentual, saindo de 44% e ficando dentro da margem de erro. Bolsonaro também oscilou na margem de erro, com queda de um ponto percentual, saindo de 36% para 35%.

Os dados correspondem ao cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1
1

Fonte:Metropoles - 17/09/2022

Covid: Anvisa aprova vacina da Pfizer pra crianças de 6 meses a 4 anos

ANVISA - Agência Nacional de VigilânciaRafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (16/9), a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 em crianças de seis meses a quatro anos de idade. Os frascos com o imunizante destinado para a faixa etária terão tampa na cor vinho para fins de diferenciação.

“O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias”, esclarece a agência, em nota.

A recomendação da agência inclui três doses de 0,2 mL cada. O intervalo sugerido entre as duas primeiras doses é de três semanas. Já para a terceira, recomenda-se ao menos oito semanas.

O imunizante terá que ser armazenado entre -90° C e -60° C. “Uma vez retirado do armazenamento de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2° C e 8° C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, complementa a Anvisa.

Em um esforço para seguir critérios rigorosos, a autarquia contou com especialistas externos que reforçaram a análise da Comirnaty. Os convidados representavam a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Veja as diferenças entre os frascos da Comirnaty aprovados para cada faixa etária:

Anvisa/Divulgaçãodoses comirnaty aprovadas pela anvisa

FONTE:METROPOLES - 17/09/2022

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

137 mil chaves Pix de clientes da rede Ipiranga vazaram, afirma BC

 

137 mil chaves Pix de clientes da rede Ipiranga vazaram, afirma BC
Foto: Reprodução / Camaraleg

O Banco Central comunicou nesta sexta-feira (16) o vazamento de dados vinculados a 137.285 chaves Pix de clientes do Abastece Aí, aplicativo da rede de postos Ipiranga, entre 1º de julho a 14 de setembro.
 

Segundo a autarquia, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas ou outras informações sob sigilo bancário.
 

"As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", comunicou a autoridade monetária em nota.
 

Procurada, a rede Ipiranga não havia se manifestado até as 15h40 desta sexta.
 

O BC disse que adotou as "ações necessárias" para a apuração do caso e que aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação.
 

A autoridade monetária afirmou também que as pessoas que tiveram os dados cadastrais vazados serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento.
 

"Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail", detalhou.
 

Esse foi o quarto caso de vazamento de chaves Pix desde o lançamento do sistema de transferência de recursos em tempo real, em novembro de 2020.
 

Em fevereiro deste ano, o BC comunicou um incidente envolvendo 2.112 chaves Pix de clientes da instituição de pagamento Logbank, ocorrido entre 24 e 25 de janeiro.
 

Depois desse caso, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou em um evento que os vazamento de dados iriam ocorrer com "alguma frequência", mas que a autoridade monetária iria atuar para que as ocorrências fossem as mínimas possíveis.
 

"Como nós entendemos que esse mundo de dados vai cada vez crescer mais exponencialmente, os vazamentos vão acontecer com alguma frequência. Não querendo banalizar os vazamentos, porque vamos atacar todos os vazamentos para que eles sejam o mínimo possível", disse.
 

Outro caso semelhante foi comunicado pelo BC em 21 de janeiro deste ano. Cerca de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento tiveram dados das chaves Pix vazados entre 3 e 5 de dezembro de 2021. O primeiro vazamento do tipo ocorreu em 24 de agosto de 2021, atingindo 414.526 chaves Pix ligadas ao Banese (Banco do Estado de Sergipe).
 

Atualmente, o Pix tem 131,8 milhões de usuários cadastrados, entre pessoas e empresas. Como um titular pode ter mais de uma chave, o número de chaves supera 478 milhões, segundo dados do BC.


Fonte: FOLHAPRESS - 16/09/2022

Madrid: “Um preto, brasileiro e vencedor na Europa incomoda”, diz Vini Jr

 

Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Vinícius Júnior já recebeu apoio de astros como Pelé e Neymar, e isso parece encorajá-lo para enfrentar os racistas e preconceituosos da Espanha:

“Aceitem ou surtem! Eu não vou parar de bailar”. O desabafo do ex-flamenguista foi necessário após um agente de jogadores na Espanha falar em um programa de TV na última quinta-feira (15) que, se ele “quisesse dançar e ‘fazer macaquice’, que fosse ao sambódromo no Brasil”.

Mais cedo, Vini Jr publicou em suas redes sociais que isso não é um fato novo em sua vida. Os ataques que sofreu desde que foi contratado pelo Real Madrid e das ações sociais que faz e que não “gera clique” para os fofoqueiros.

O brasileiro também chegou a ser “jurado” por Koke, capitão do Atlético de Madrid, que avisou que, se Vini Jr marcasse no clássico da capital espanhola no próximo domingo (18/9), “iria ter confusão, com certeza”.

“Minha vontade de vencer, meu sorriso, meu brilho nos olhos são muito maiores do que isso (preconceito). Fui vítima de xenofobia e racismo numa só declaração. Mas nada disso começou ontem. Um preto, brasileiro e vencedor na Europa incomoda”.

Falso médico de Paramirim é preso em São Caetano do Sul

 

Falso médico de Paramirim é preso em SP; homem atendeu mais de 800 pacientes
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste

Um homem acusado de exercer ilegalmente a medicina, natural de Paramirim, na Bacia do Paramirim, Sudoeste baiano, foi preso na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo. Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, Jhonatan Matheus de Souza Caires Melo, de 28 anos, foi detido na quarta-feira (14). O falso médico estava foragido desde que foi decretada a prisão preventiva dele desde agosto.

 

Nesta quarta, o falso médico foi descoberto em uma abordagem de trânsito. Durante a fiscalização, os agentes constaram que os dados dele apontaram para um mandado de prisão em aberto. A descoberta da falsidade no exercício da profissão de médico foi feita após atuação do acusado no hospital de Bom Jesus dos Perdões, também no interior de São Paulo.

 

Em quatro meses, ele chegou a atender mais de 800 pacientes utilizando o registro profissional de um médico com registro legal, que descobriu o golpe de fez a denúncia. 


Fonte:Redação - BN - 16/09/2022

RJ: Ex-assessor diz que governador recebeu propina em mochila e dá detalhes

                                   foto:reprodução

Marcus Vinícius Azevedo da Silva, empresário e ex-assessor de Cláudio Castro (PL), revela em novo depoimento que o governador do Rio de Janeiro e atual candidato à reeleição recebeu propina enquanto era vereador na capital fluminense. Além disso, ele também confirmou que Castro, na época em que era vice-governador carregou propina em uma mochila.

De acordo com ele, Castro recebeu propina no exterior —US$ 20 mil (R$ 104 mil na cotação do dólar ontem) em uma viagem com a família a Orlando, na Flórida, onde ficam parques da Disney. Os relatos foram colhidos em julho pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio), no processo da Operação Catarata, que investiga fraudes em projetos sociais da prefeitura e do governo do Rio.

O ex-assessor já havia assinado um acordo de colaboração premiada com a PGR (Procuradoria-Geral da República) em agosto de 2020, homologado no fim do mesmo ano pelo então ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello. O conteúdo está sob sigilo.

Em novo depoimento —de uma hora e meia—, o empresário dedicou 25 minutos para falar de supostos esquemas envolvendo Castro. O vídeo foi enviado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para que o Tribunal se manifeste a respeito da competência para a análise das denúncias envolvendo o governador.

O que diz Castro

Castro afirmou por meio de sua assessoria: "não comento ações que estão em segredo de Justiça. O vazamento desse conteúdo é criminoso e visa única e exclusivamente interferir no processo eleitoral. Infelizmente no Rio de Janeiro há uma indústria de delações feitas por criminosos que querem se livrar da cadeia e acusam autoridades de forma leviana".

Fonte:Revista Fórum - Com informações do UOL 16/09/2022

Jacobina: Câmara cassa mandato de vereador flagrado em agressão à servidora

 

Jacobina: Câmara cassa mandato de vereador flagrado em agressão à servidora
Foto: Reprodução / Jacobina Notícias

O vereador Valnei dos Anjos teve o mandato cassado em sessão desta quinta-feira (15) da Câmara de Jacobina, no Piemonte da Diamantina. Segundo o Jacobina Notícias, foram 11 votos a favor da cassação e quatro abstenções. Na última segunda-feira (12), o então edil renunciou ao cargo durante sessão que também votaria o pedido de cassação.

 

O processo de cassação foi aberto após o vereador ser flagrado agredindo uma servidora da prefeitura em junho passado, durante um evento no parque de exposições da cidade. Logo depois, do ocorrido, a Câmara afastou o vereador e o próprio partido também suspendeu a filiação do vereador.

 

No começo de agosto passado, a servidora Ellen Mascarenhas foi exonerada do cargo junto com outros servidores. Informações do BN em 16/09/2022

Rio: Ao lado de Bolsonaro, Malafaia repete pedido a Deus para travar sistema eleitoral

 

Bolsonaro exalta Malafaia, e pastor repete pedido a Deus para travar sistema eleitoral
Foto: Reprodução / Youtube

Com Jair Bolsonaro (PL) ao seu lado e uma bandeira do Brasil sobreposta ao nome de Jesus no telão, o pastor Silas Malafaia repetiu suspeitas -sem qualquer prova ou indício de fraude eleitoral- levantadas anteriormente pelo presidente e disse que "ninguém vai fraudar a vontade soberana do povo".
 

Já fora do púlpito, confirmou à reportagem que se referia à possibilidade de interferências indevidas nas urnas eletrônicas, tese que circula no bolsonarismo, baseada em teorias conspiratórias e que não encontra qualquer eco em pleitos passados.
 

"Não estou dizendo que autoridades do Judiciário vão fraudar, transcende eles. Se bandido vagabundo invade o sistema mais seguro do mundo que é Pentágono, por que não vão invadir aqui?", disse o pastor depois de sua pregação.
 

Às vésperas do ato bolsonarista de 7 de Setembro, Malafaia afirmou em culto que oraria para que o sistema eleitoral travasse caso houvesse fraude nas urnas, dando corda para suspeitas infundadas que Bolsonaro tenta colar nas eleições.
 

"Pedi a Deus mesmo", repetiu nesta quinta (15). "Tem uma arma que conheço que é a oração. Imagina oito horas um sistema desses travado o que vai acontecer: a eleição ó, um beijo, [convoca] outra. Se acontecer é grave, é sério. Se tiver algum roubo, que Deus no seu infinito poder trave isso [o sistema]."
 

No Brasil, nunca houve registro de fraude nas urnas eletrônicas, em uso desde 1996.
 

No palco, Malafaia fez nesta quinta uma referência velada ao número de urna de Bolsonaro ao citar um versículo bíblico, Juízes 10:3: "Depois dele veio Jair, de Gileade, que liderou Israel durante 22 anos".
 

Quando estava com a palavra, Bolsonaro exaltou Malafaia como seu "conselheiro" em culto que celebrou os 64 anos do pastor.
 

"Conselheiro mesmo", reforçou o presidente ao descrever um dos líderes evangélicos que lhe é mais fiel.
 

Por vezes, "em momento de alta temperatura", Bolsonaro admitiu que nem sempre abre os áudios do amigo pastor. "Fico irritado."
 

Em seguida, enalteceu o aliado como um "amigo de verdade", que "reclama, dá sua opinião, mas que no final nossa amizade acima de tudo, porque sabemos que somos passageiros aqui".
 

Bolsonaro usou seu breve discurso na sede da Assembleia de Deus Vitória em Cristo para cristalizar o papel de Malafaia como um dos seus mais importantes porta-vozes no segmento evangélico. Lembrou que foi o pastor carioca quem celebrou seu terceiro casamento, com Michelle, em 2013.
 

Voltou a dizer que um homem solteiro, "para ser mais feliz ainda", deve encontrar "uma princesa para casar".
 

De resto, Bolsonaro reproduziu falas corriqueiras em discursos que direciona aos evangélicos. Marcou posição contra aborto, "ideologia de gênero" e drogas. Disse também que "o bem continuará vencendo o mal".
 

Também elevou os decibéis patrióticos ao sugerir que a direita bolsonarista resgatou a bandeira do Brasil, que seria pisada e rasgada por militantes do outro lado -supõe-se que esquerdistas. "Este país chamado Brasil continua sendo a terra prometida", disse.
 

O primeiro político no púlpito foi o governador Cláudio Castro (PL), que chamou Malafaia de "reserva moral para todos nós" e "uma benção na nossa vida".
 

Os pitacos eleitorais estavam lá, nem sempre sutis na mensagem subliminar. Como quando a cantora gospel Eyshila, à moda de Malafaia, usou o número de Bolsonaro para instigar os fiéis a dizer para o vizinho de cadeira que Deus é fiel. "Queria que você falasse para 22 pessoas aqui do lado."
 

Na rua havia um atípico esquema de segurança, com revista e grades, inédito em outras visitas do presidente. Enquanto o telão exibia uma foto do aniversariante sorrindo com a mão no queixo, balões verdes, cinzas e pretos flutuavam sobre o salão. O letreiro com o nome da igreja estava iluminado por luzes verde e amarelas.
 

Os políticos à direita iam chegando aos borbotões. O deputado federal Daniel Silveira (PTB), que ganhou projeção por ofender ministros do Supremo Tribunal Federal. O deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB), cuja fama vem de rasgar uma placa com o nome de Marielle Franco, a vereadora do PSOL assassinada em 2018. O senador Romário (PL), que disputa a reeleição com respaldo do presidente. A deputada Clarissa Garotinho (União Brasil), que também quer a chancela presidencial para o posto.
 

Membro da igreja e líder da bancada evangélica, Sóstenes Cavalcante (PL) foi um dos primeiros a chegar. À Folha ele disse que calhou de o aniversário do seu pastor cair no meio da campanha, e por isso o culto de celebração "acaba tendo conotação eleitoral".
 

Malafaia é um dos pastores mais ativos na defesa do bolsonarismo. Disse à reportagem que pagou do próprio bolso R$ 35 mil pelo trio elétrico carioca onde o presidente em busca da reeleição discursou no 7 de Setembro.
 

Em sua igreja, disse que o povo evangélico é "uma potência". "Vocês vão ter que nos engolir."


Fonte: FOLHAPRESS - 15/09/2022