• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 11 de março de 2023

Salvador: Record/TV Itapoan investiga denúncia de desvio de doações por jornalistas

 

(Foto: Reprodução/Street View)

A RecordTV Itapoan investiga a denúncia de que funcionários da organização teriam desviado dinheiro de doações feitas por telespectadores através de pix. Ao menos dois jornalistas da emissora baiana são suspeitos de ter se apropriado de dinheiro doado para pessoas com dificuldades financeiras que participam de programas da empresa. 

Em nota enviada ao CORREIO, neste sábado (11), o diretor de jornalismo da emissora, Gustavo Orlandi, confirmou que a empresa apura as suspeitas. "A RecordTV Itapoan, assim que recebeu as denúncias, apura os fatos e tomará todas as medidas legais cabíveis para o caso", disse, por email. 


Quantia

Os nomes dos suspeitos ainda não foram divulgados, assim como a quantia que teria sido desviada. O caso teria sido descoberto após a equipe de um jogador de futebol cobrar informações sobre uma doação que teria sido feita por ele. Sensibilizado com a história de uma criança, o atleta teria doado cerca de R$ 70 mil.

A Polícia Civil não confirmou se algum boletim de ocorrência foi registrado para que a corporação também investigue o caso

MS: Padre dirigia caminhonete envolvida em tragédia na BR-163

                                           Local do acidente e imagem do padre - Crédito: Repórter Top e Divulgação


O padre Wagner Divino, de 45 anos, conduzia a caminhonete Hilux, que bateu de frente com o Fiat Argo na BR-163, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na sexta-feira (10/3). No Argo, viajavam quatro moças que faleceram no acidente.

Carolina Peixoto dos Santos, Lais Moriningo Paim, Leticia de Mello da Silva e Kaena Guilhen Fernandes tinham idades entre 28 e 29 anos, eram muito amigas e estavam indo para uma festa. Uma 5ª amiga, que teria sobrevivido, também estaria no carro, mas não há informações sobre a identidade dela.

Ainda não se sabe quem conduzia o Argo. As circunstâncias do acidente estão em apuração.

O padre Wagner Divino atua na Paróquia Santo Antônio na capital do estado. Durante o acidente, ele sofreu apenas escoriações leves e foi socorrido à Santa Casa da cidade.

A mãe de Kaena utilizou as redes sociais para comunicar o horário do velório, que ocorreu neste sábado (11/3).

Fonte:Metrópoles - 11/03/2023

Vitória da Conquista: Justiça restabelece prisão de denunciado por matar Sahira Camilly

(Reprodução/Redes Sociais)

O Tribunal de Justiça acatou recurso do Ministério Público estadual (MP-BA) e restabeleceu, no dia 2 março, a prisão preventiva de Filipe dos Santos Gusmão, denunciado, junto com outros dois homens, pelo feminicídio de Sashira Camilly Cunha Silva, ocorrido em setembro de 2021, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Filipe havia sido posto em liberdade provisória, em agosto de 2022, sob o argumento de que “não teria sido autor intelectual e não estaria presente no local na hora do crime, não demonstrando, portanto, a mesma periculosidade dos outros réus”, que foram mantidos presos provisoriamente pelo Juízo de primeira instância. Com a decisão do TJ, Filipe ficará detido, de forma preventiva, até que seja julgado o mérito.

Segundo as investigações, Filipe Gusmão, Rafael Souza Lima e Marcos Vinicius Botelho Fernandes de Almeida teriam provocado a morte de Sashira. Conforme a denúncia do promotor de Justiça José Junseira, Rafael, que era namorado da vítima, combinou um encontro com ela na véspera do crime. Ele entrou em contato com Filipe para que este conseguisse uma pessoa para ajudá-lo a “se livrar do carro” da vítima. Filipe entrou em contato com Marcos, que o ajudaria a vender o veículo. O valor da venda do carro seria usado por Rafael para recompensar Filipe e Marcos.

No dia do crime, porém, narra a denúncia que, “após atacar a vítima com golpes de faca, Rafael não teria tido coragem de consumar o crime”, pedindo, novamente ajuda a Filipe, que pediu um veículo de aplicativo para levar Marcos até o local onde estava Rafael. Lá, os dois teriam matado Sashira.   

O corpo da jovem Sashira Camilly Cunha Silva, de 19 anos, foi encontrado no dia 16 de setembro de 2021, no município de Planalto, sudoeste da Bahia. Tanto Sashira quanto os suspeitos eram estudantes universitários e cursavam Engenharia Civil. 

Fonte: Correio da Bahia - 11/03/2023

Presidente do Republicanos diz que Bolsonaro é 'um turista nos EUA', e elogia o ministro Haddad


o ex- presidente Bolsonaro e Marcos Pereira do Republicanos(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP), criticou Jair Bolsonaro (PL) por ter saído do Brasil após a derrota nas eleições presidenciais para Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo publicada neste sábado (11), Pereira disse que Bolsonaro se tornou um “turista” nos Estados Unidos, onde está desde dezembro do ano passado, e deixo vago o posto de líder da oposição.

"Se ele fosse líder da oposição, ele teria de estar fazendo oposição aqui no Brasil. Ele é um turista nos Estados Unidos", disse Pereira, que apoiou a candidatura de Bolsonaro e fez parte da base do governo do ex-presidente. "Você só faz oposição presente. Você tem de estar presente para fazer oposição”.

 O político afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pode ocupar este espaço, mas ainda considera “cedo”.

“Se Tarcísio fosse o candidato a presidente —e não o Bolsonaro—, ele seria o presidente da República, não o Lula”, acrescentou, sobre o companheiro de partido.

Pereira afirmou, ainda, que considera que Bolsonaro deveria ter ligado para o presidente Lula e reconhecido o resultado das eleições no ano passado.

“Não aconteceu um erro. Aconteceu uma sucessão de erros, como o presidente Lula também de certa forma está errando”, completou, citando as críticas do atual presidente à privatização da Eletrobras. “(Fernando) Haddad tem me surpreendido positivamente. Fiquei de certa forma preocupado quando ele foi anunciado, porque eu moro em São Paulo. Tenho críticas à sua gestão como prefeito. Mas agora, como o ministro da Fazenda, pelo que vejo e ouço do setor produtivo, ele tem surpreendido a todos positivamente”.

Fonte: Correio da Bahia -11/03/2023

Caso das Joias: Servidora do Planalto diz a PF ter recebido ordem para lançar joias sauditas no acervo pessoal de Bolsonaro

                                            Vídeo: TV Cultura/Youtube


Servidora do Planalto diz que recebeu ordem para lançar as joias milionárias sauditas no acervo pessoal do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Presentes do governo saudita para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seguem em um cofre da Receita Federal. Nesta sexta-feira (10), o Ministério Público de Contas recorreu da decisão do Tribunal de Contas da União e pediu que Bolsonaro devolva, em até cinco dias, os presentes que recebeu dos sauditas. Informações da TV Cultura/Vídeo.

Bahia: Secult oferta 47 vagas para capital e 12 cidades do interior

 


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia divulgou nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial do Estado, o edital de Processo Seletivo para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

As inscrições estarão abertas a partir de sexta-feira (17) até às 23h59 (horário de Brasília/DF) do dia 24 de março, exclusivamente no site: 

http://selecao.ba.gov.br/

A convocatória é voltada para o preenchimento de 47 vagas de técnico nível médio nas áreas de Auxiliar Cultural, Assistente de iluminação e Assistente de sonorização nos espaços culturais vinculados à SecultBA localizados nas cidades: Salvador, Itabuna, Guanambi, Porto Seguro, Jequié, Vitória da Conquista, Juazeiro, Valença, Lauro de Freitas, Santo Amaro, Feira de Santana, Alagoinhas e Mutuípe.

O processo seletivo simplificado é constituído de uma única etapa de Avaliação Curricular de caráter eliminatório e classificatório. Sendo assim, os candidatos devem ficar atentos à comprovação de suas formações e experiências relativas à função correlata para conseguirem pontuação dentro do processo.

Vagas

  • Para a função temporária de Técnico de Nível Médio – Auxiliar Cultural serão preenchidas 15 vagas;
  • Para a função temporária Técnico de Nível Médio – Assistente de Iluminação são oferecidas 15 vagas;
  •  Para a função temporária Técnico de Nível Médio – Assistente de Sonorização serão 17 vagas.

Para concorrer às vagas, o candidato deve ter certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.

Para mais informações, acesse o edital completo, disponível aqui e em caso de dúvidas entrar em contato pelo: selecaodec2023@cultura.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3103-3415.

Fonte:Correio da Bahia 11/03/2023

Mogi Guaçu: Cozinheira morre no primeiro dia de trabalho após panela de pressão explodir

(Foto: Reprodução)

 A cozinheira Almeida Maria Teixeira da Costa Neta, de 36 anos, morreu após uma panela de pressão explodir em uma churrascaria de Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O acidente aconteceu na noite de quinta-feira (9). Era o primeiro dia de trabalho da vítima, informa o g1.

Outra funcionária utilizava a panela instantes antes da explosão. Ela contou a Polícia Militar que desligou o fogão pouco depois da panela pegar pressão e continuou o trabalho. 

Câmeras do circuito interno de segurança mostraram o momento da explosão e a mulher sendo arremessada contra uma bancada com a força do estouro.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi contatada. Ao chegar no local, no entanto, constatou que a mulher tinha morrido.

Em nota nas redes sociais, a Churrascaria Chimarrão informou que foram prestados "todos os devidos socorros a vítima" e que prestou "toda assistência devida aos familiares, que são de outro estado".

A vítima é do Maranhão, para onde o corpo dela foi levado para ser velado e enterrado, também segundo o proprietário da churrascaria. Como era o primeiro dia dela no emprego, os funcionários não tinham contato com a família para avisar sobre o acidente.

Fonte:Redação do Correio da Bahia 11/03/2023

Chefe da Receita em Guarulhos diz que não liberaria presidente com fuzil



 A coluna mostrou nesta sexta-feira (10/3) que Jair Bolsonaro ganhou de presente um fuzil e uma pistola em viagem aos Emirados Árabes Unidos, em outubro de 2019.  A arma foi entregue a Bolsonaro dentro do avião da Força Aérea Brasileira, e, segundo integrantes da comitiva, o ex-presidente teria cumprido os procedimentos formais relacionados às armas. Comunicou ao Departamento de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército e à Receita Federal, ao pousar em Brasília.

Segundo De Marco e o delegado-adjunto da Receita em Guarulhos, André Martins, armas ficam retidas até serem liberadas pelo Exército. Por isso, não haveria possibilidade de, em tese, um chefe de Estado entrar com um fuzil sem que fosse retido. Armas são consideradas mercadoria controlada pela Receita.

De Marco diz que, se a fiscalização fosse dele, verificaria se o chefe de Estado em questão tem um motivo para ter um fuzil; se tem licença de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). “Mas aí você tem que entrar na regra do TCU também, em relação a valor, em relação a por que ele ganhou aquele bem.”

“O que eu posso dizer é que, se a fiscalização fosse minha, nesse caso hipotético, não seria liberado na hora. Já não seria liberado porque tem a vistoria do Exército. Mas ainda assim, não seria liberado na hora em hipótese alguma, porque existiria toda uma análise posterior de dados, tanto em relação à questão da incorporação, de ganhar presentes como representante de ente público, como se tem alguma pertinência com aquele bem. É um caso bem complexo essa hipótese.”

“Eu, pessoalmente, vejo poucas saídas para você não incorporar ele como um bem público.”



Armas precisam de autorização prévia para entrar em território brasileiro e, via de regra, é preciso informar ao Exército que a aquisição será feita antes mesmo da viagem. “Se você tem interesse em comprar uma arma, tem que ir ao Exército solicitar o CI, que é o certificado de importação”, explica De Marco.

Veja abaixo a entrevista completa, em que os auditores fiscais da Receita comentam também o processo de incorporação de um bem ao patrimônio público quando ele é retido.


sexta-feira, 10 de março de 2023

Caso das Joias: Costa Neto vê Michelle como vítima e crise se agrava no clã Bolsonaro

 

                                            Youtube/UOL

Confira o vídeo e a reportagem de Alberto Bombig, colunista do site UOL de hoje(10) no link abaixo:

quinta-feira, 9 de março de 2023

Presidente do TJ-BA defende indicação de mulher negra para STF



                                         foto: Camila São José/Bahia Notícias

A indicação inédita de uma mulher negra para ocupar a vaga de ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) parece ter ganhado coro na Bahia. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nilson Soares Castelo Branco defende a indicação de uma jurista negra para a cadeira.

 

“É muito justo, oportuno e pertinente. Já tivemos um jurista negro [Joaquim Barbosa]. Por que não associar a essa conjugação de valores virtuosos, mulher e negra a um só tempo?”, disse ao Bahia Notícias nesta quinta-feira (9).

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já sinalizou que pretende indicar para a vaga o advogado Cristiano Zanin, que atuou na sua defesa durante os processos da Operação Lava Jato. 

 

No entanto, juristas brasileiros têm defendido a indicação de uma mulher negra. Nesta quarta-feira (8), a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Grupo Prerrogativas, Coletivo de Defensoras e Defensores pela Democracia, Associação Pública pela Democracia, Coalizão Nacional de Mulheres e outras entidades lançaram um manifesto público a favor da indicação inédita, já que o STF nunca teve uma ministra negra. Os ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e da Igualdade Racial, Anielle Franco, também reforçaram a ideia.

 

Segundo Castelo Branco, não significa que Zanin não seja um bom nome, mas que “nós temos que estar antenados com a época, com o pluralismo”.

 

“A Constituição consagra a questão do pluralismo, o pluralismo é tudo isso: homem, mulher, negra, a sua parte biográfica, os seus trabalhos. É muito oportuno sim, repito, que seja escolhido uma mulher negra”, complementou.


Fonte: BN -09/03/2023