• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de abril de 2010

Futebol 2010: Cruzeiro empata com Uberaba no mineirão

Durante a fase de classificação do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro goleou o Uberaba por 5 a 0. Porém, neste sábado, pelo jogo de ida das quartas de final, a história foi diferente: jogando no Mineirão, o time celeste teve dificuldades para arrancar o empate por 2 a 2, tendo ficado atrás no placar por duas vezes.
Como foi o melhor time da primeira fase, a equipe da capital joga por outro empate na partida de volta, marcada para a próxima quarta-feira, dia 7 de abril, no Uberabão.
Gols
Cruzeiro: Kléber, aos 28min do 1º tempo, e Leonardo Silva, aos 29min do 2º tempo
Uberaba: Thiago Marin, aos 12min do 1º tempo, e Douglas, aos 12min do 2º tempo

Fonte:Redação Terra
Foto:Agência Lance

Eleições 2010: Ainda sem o crivo das urnas, mas as negociações de cargos já começaram


O jornal Correio Braziliense em sua edição de ontem (2) publicou que dentre os dez nomes que poderão figurar no primeiro escalão num eventual governo da pré-candidata do PT Dilma Rousseff, está o do atual Senador Cesar Borges (PR) candidato a reeleição pela Bahia.

Borges a que tudo indica deve figurar na chapa majoritária do governador da Bahia Jaques Wagner (PT) candidato a reeleição, e segundo se sabe é do interese do Planalto que essa união se concretize, em que pese as dificuldades de alguns setores do PT não aceitarem essa aliança, mas que o governador está sabendo contornar até o momento, inclusive vencer os companheiros que queriam ver o ex-ministro da defesa Waldir Pires na chapa para uma vaga ao Senado.
Na lista aparecem pelo PT, o ex. ministro Antonio Palloci, o ministro do Planejamento Paulo Bernardo, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, o deputado Federal José Eduardo Cardozo, o líder na câmera Carlos Vaccareza, e o atual presidente do partido José Eduardo Dutra Dos partidos aliados, aparecem Cesar Borges e o Deputado Mario Negromonte, presidente do PP-partido progressista na Bahia, dentre outros do PMDB e PDT.
Com essa reportagem, nessa fase de pré-candidaturas ao executivo e legislativo, a movimentação politica se intensificou aqui na Bahia, e vamos aguardar como vai ficar a formação das chapas.
E assim é a politica brasileira, agora, nessas negociações será que não estão se esquecendo de consultar as urnas?
Foto:Google

Tecnologia: Após noite na fila, americanos começam a comprar o iPad

O novo tablet da Apple, o iPad, começou a ser vendido na manhã deste sábado nas lojas americanas. O produto teve centenas de milhares de pedidos por antecipação nas últimas semanas. Dezenas de pessoas aguardaram por toda a noite em frente à Apple Store de Nova York esperando para conseguir o aparelho pela primeira vez.

Segundo o blog Bit, do The New York Times, empregados da Apple Store de Nova York gritavam, ao abrir as portas, "Let's go, iPad!". Ainda de acordo com o blog, um dos clientes que esperou dias na fila para comprar o tablet, saiu com o produto da loja e disse que não iria testá-lo ainda, pois iria dormir primeiro.

Expectativa

Toni Di Giorno, 66 anos, de Pittsburgh, Pensilvânia, disse que havia esperado na fila desde as 5h na sexta-feira com sua filha e neta. "Elas estavam muito animadas para comprar um iPad", disse.

Wall Street está curioso para ver se o aparelho - que foi colocado à venda nas mais de 200 lojas de varejo da empresa nos Estados Unidos, assim como em muitas lojas da Best Buy - consegue conquistar uma massa e estará monitorando as multidões neste final de semana para medir sua popularidade.

Multidões se formaram nas lojas no país a partir da manhã de sexta-feira, aguardando nos postos de venda em Nova York, Washington, Boston e São Francisco. Mas as filas eram visivelmente mais curtas que as que aguardavam o iPhone em 2007.

Em Richmond, Virgínia, cerca de 100 pessoas se aglomeraram na loja da Apple, tomando café e se entrosando em um clima festivo. Muitos puderam fazer o pedido antecipado do aparelho desde meados de março, dando pouco motivo para esperar em fila no lançamento deste sábado. Os que solicitaram com suficiente antecedência online, puderam receber os iPads no sábado, buscando a loja ou por entrega à domicílio.

Analistas dizem que a empresa já recebeu alguns milhares de pedidos antecipados, com vendas estimadas entre 4 milhões e 7 milhões no primeiro ano.

Preso de até US$ 800

A Apple lançou o iPad em janeiro depois de fervorosa especulação, e as ações vêm aumentando constantemente nos últimos dois meses. Existe muita especulação sobre o iPad, que é uma nova categoria: um aparelho leve para acessar mídias que tenta unir os melhores atributos do smartphone e do laptop.

A tela sensível a toque do iPad mede 25 cm. Pesando 680 gramas, se assemelha a uma versão maior do iPhone, usando o mesmo sistema operacional. Os preços variam entre 499 dólares para um modelo Wi-Fi de curto alcance, e US$ 800 por uma versão com 3G.

O iPad foi desenvolvido para o uso de diversas mídias, inclusive jogos, vídeos, fotos, livros eletrônicos e revistas. Pode ser acessado por aproximadamente 150 mil aplicações já existentes do iPhone, assim como novas criadas especialmente para o iPad.

A Apple confirmou que as duas versões de seu novo produto estarão disponíveis na Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Suíça, Japão, Canadá e Austrália também no final de abril, mas se desconhece quando será lançada no resto do mundo.

Fonte:Portal Terra c/agências internacionais
Foto:Reuters

Futebol 2010: Após polêmica,Santos recebe visita da apresentadora Eliana


A apresentadora Eliana, do SBT, animou o último treinamento do Santos antes de enfrentar o São Caetano no domingo, às 18h30 (de Brasília), pela 18ª rodada do Campeonato Paulista. Os jogadores mostraram a habitual descontração com a loira e ensaiaram algumas dancinhas, que têm marcado as comemorações dos gols da equipe no ano.

A visita ocorreu dois dias depois que parte dos atletas titulares do Santos ter se envolvido em uma polêmica no Lar Mensageiros da Luz, quando apenas 11 atletas se dispuseram a entregar ovos de Páscoa para a instituição de caridade que cuida de portadores de paralisia cerebral e outras deficiências.

Dentro de campo, Robinho voltou a ser relacionado e deve começar como titular, assim como o zagueiro Edu Dracena, que retorna de suspensão. Já o meia Paulo Henrique Ganso levou o terceiro cartão amarelo e desfalcará o time. O meia-atacante Zezinho, 18 anos, foi convocado e deve ficar no banco de reservas pela primeira vez em um jogo oficial.
Fonte:Gazeta Esportiva/ Terra
Foto:Ricardo Paizun/Gazeta Press

Sucessão Presidencial: Michel Temer será mesmo o vice da candidata do PT



Informações do Blog Josias de Souza da folha de S. Paulo, diz que o Presidente da Câmera dos Deputados e Presidente Nacional do PMDB Michel Temer será mesmo o candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pela candidata do PT Dilma Rousseff.
Segundo o mesmo blog, o Presidente Lula teria confidenciado a um dirigente do PT que estava cansado de "dar murro em ponta de faca". O presidente que gostaria de ver outro nome, mas sentiu que PMDB se fechou em torno do nome de Temer. Lula sabe que o PMDB não é um partido "confiável" e ficou sem outra alternativa, e se concretizando a indicação de Temer na convenção, ganha mais crédito as palavras da Senadora Marina Silva (PV) Acre, quando na visita ao Estado de Pernambuco, onde visitou Caruaru e a cidade natal do presidente Lula, Garanhuns. A Senadora ao analisar o cenário nacional afirmou que o " PT se tornou refém do PMDB". Alguém tem dúvida que a mesma está certa?
Foto:Google

Sucessão Presidencial: José Serra lidera no Rio Grande do Sul, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha sobre as eleições no Estado, encomendada pelo Grupo RBS, mostra empate entre os candidatos ao Piratini José Fogaça (PMDB) e Tarso Genro (PT).

De acordo com o levantamento, no cenário em que estão incluídos todos os pré-candidatos, Tarso aparece com 31% das intenções de voto e Fogaça, 30%.

A pesquisa, realizada entre os dias 30 e 31 de março, mostra outros três cenários, em todos Fogaça e Tarso estão empatados. Nos cenários em que está incluída, a governadora Yeda Crusius (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 8%. Na consulta espontânea - quando não são apresentados os nomes dos candidatos -, 74% dos entrevistados responderam não saber em quem votar.

No cenário em que estão todos os candidatos, Tarso obtém seu melhor desempenho entre os eleitores de 16 a 24 anos (37%) e entre aqueles com renda mensal entre dois e cinco salários mínimos (35%). Fogaça chega a 30% das intenções entre aqueles de mais alta renda. Yeda está melhor colocada entre os entrevistados com 60 anos ou mais, com 14%.

Serra lidera entre os eleitores do RS

Em relação à rejeição dos pré-candidatos, 45% dos entrevistados responderam que não votariam de jeito nenhum no primeiro turno em Yeda.

O Datafolha também entrevistou os eleitores do Rio Grande do Sul sobre a disputa pela Presidência. José Serra (PSDB) lidera com 45% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff (PT), com 27%. Na pesquisa espontânea, 59% responderam que não sabem em que votar para presidente.

Como esta é a primeira pesquisa do Datafolha para o Grupo RBS depois da definição dos principais candidatos, não foram feitas simulações de segundo turno. A partir dos próximos levantamentos serão feitas simulações de segundo turno entre os candidatos que ocupam as primeiras posições.

Rigotto e Paim lideram disputa ao Senado

Na disputa para o Senado, os candidatos Germano Rigotto (PMDB) e Paulo Paim (PT) estão tecnicamente empatados segundo levantamento do Datafolha.

Conforme a pesquisa, o ex-governador aparece com 46% das intenções de voto e o petista com 45%. Em terceiro e quarto lugares estão Ana Amélia Lemos (PP), com 31%, e Eliseu Padilha (PMDB), com 13%.

Na eleição de 3 de outubro, os eleitores votarão em dois candidatos ao Senado. Na pesquisa estimulada, 35% dos entrevistados responderam que ainda não sabem em quem votar e 21% disseram que votariam em branco ou nulo.

Na Região Metropolitana, 45% dos entrevistados preferem Rigotto, 43% votam em Paim e 29% escolhem Ana Amélia. No Interior, 46% citam Rigotto, 46% Paim e 32% Ana Amélia.

No cruzamento por sexo, Rigotto e Paim obtêm melhor desempenho entre os homens. O candidato do PMDB tem 50% das intenções de voto de homens e 42% de mulheres. Paim tem 51% de homens e 39% de mulheres. Já Ana Amélia aparece melhor colocada entre o eleitorado feminino: 35% a 27% dos homens.

Rigotto consegue melhor desempenho entre os entrevistados de 16 a 24 anos (56%) e com renda acima de cinco salários mínimos (50%). Já Paim recebeu o maior percentual de intenções de voto entre os eleitores com 60 anos ou mais (47%) e com renda entre dois e cinco salários mínimos (52%). No cruzamento por escolaridade, a candidata do PP aparece melhor colocada entre os eleitores com curso superior (40%).

De acordo com o Datafolha, o grau de interesse pelas eleições para presidente da República e governador é maior do que para senador e deputados federal e estadual.

A pesquisa foi feita entre os dias 30 e 31 de março, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Jornal Zero Hora de Porto Alegre-RS
Foto:Google

Automobilismo: Salvador incluída no calendário definitivo da Stock Car

A primeira etapa da história da Stock Car em Salvador ano passado agradou a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) de tal forma, que a entidade que organiza a competição decidiu incluir a capital baiana em definitivo no calendário da corrida. O acordo inicial com o Governo do Estado era de realizar a prova por apenas cinco edições. O vice-presidente da CBA, Valmor Weiss, comunicou o fato ao governo baiano pouco antes de Domingos Leonelli deixar a Secretaria de Turismo. Seguno ele, os organizadores e pilotos teriam se encantado com o interesse do público, de mais de 35 mil pessoas. A corrida este ano será 15 de agosto. A data é estratégica para o turismo baiano, por se tratar de um período de baixa estação.
Fonte:bahianotícias
Foto:divulgação

Economia Mundial: EUA voltam atacar o etanol brasileiro


Os produtores de etanol dos Estados Unidos, que usam o milho como matéria-prima, lançaram nova ofensiva para tentar barrar a entrada do etanol brasileiro, de cana-de-açúcar. Na semana passada, dois deputados da bancada ruralista, em Washington, apresentaram um projeto de lei para tentar prorrogar por mais cinco anos os subsídios aos plantadores de milho e as tarifas à importação de etanol.

A Associação da Indústria de Cana de Açúcar do Brasil (Unica) considera que essa é a principal batalha do ano para os produtores brasileiros de etanol.

Recentemente, os usineiros brasileiros conseguiram grande vitória nos EUA, com o reconhecimento, pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), de que o etanol produzido a partir da cana é um biocombustível avançado, que reduz em ao menos 40% a emissão de dióxido de carbono em relação à gasolina. A decisão da EPA abre as portas para o mercado americano - desde que o lobby dos produtores do etanol de milho não consiga manter ou elevar as barreiras hoje vigentes.

Subsídios. A atual legislação prevê dois tipos de benefícios aos produtores americanos. Um deles é o subsídio: para cada galão de gasolina com etanol, os produtores americanos de etanol ganham um crédito de US$ 0,45 para ser abatido em impostos. Outro benefício é a tarifa de importação, que impõe taxa de US$ 0, 54 por galão sobre o etanol brasileiro. Essa lei vigora até o fim do ano.

A ação bipartidária anunciada na semana passada pelos deputados democrata Earl Pomeroy e republicano John Shimikus visa a defender essa proteção aos produtores de milho americanos. Um projeto de lei similar e coordenado com a da Câmara deve ser apresentado no Senado nas próximas semanas.

Segundo os dois parlamentares, caso a atual legislação expire, 112 mil empregos podem ser perdidos e a produção de etanol será reduzida em 38%. "Em um momento em que a economia americana enfrenta problemas, não podemos permitir que esses incentivos fiscais expirem, minando o crescimento que temos visto na nossa indústria de etanol", disse Pomeroy. "A prorrogação dos créditos fiscais ajuda a indústria a contribuir com a segurança da nossa nação", acrescentou Shimkus.

A proposta foi imediatamente contestada por produtores do Brasil e pela indústria alimentícia dos EUA, que acaba pagando mais pelo milho que não é destinado ao etanol.

Reação. Joel Velasco, representante da Unica em Washington, divulgou comunicado afirmando que "os americanos não se beneficiarão dessa alternativa mais limpa e econômica se o Congresso continuar erguendo barreiras comerciais contra o etanol importado". "É irônico que o Congresso permita que o petróleo de nações hostis aos EUA entrem no país sem pagar tarifa, enquanto punem a energia limpa do Brasil, um antigo aliado democrático."

A American Meat Institute, que representa os produtores americanos de carne, também se manifestou. "Infelizmente, essa lei continua a apoiar e a proteger de forma desonesta o etanol do milho nos últimos 30 anos à custa do contribuinte americano e do gado e das aves que dependem do milho para alimentação", disse, em comunicado, o presidente da associação, Patrick Boyle. "Chegou a hora de a indústria do etanol parar de usar o dinheiro dos impostos americanos e a passar a competir por conta própria no livre mercado."

A Unica tem agido no Congresso americano para defender a posição dos produtores brasileiros. O argumento principal é o de que os incentivos fiscais custam US$ 6 bilhões aos cofres americanos por ano.

A tarefa será difícil, já que este é um ano eleitoral e produtores de milho influenciam os votos para deputados em muitos Estados. O presidente Barack Obama também sabe que sua virada na disputa presidencial ocorreu graças à sua vitória nas primárias em Iowa, um dos principais Estados produtores de milho.

Os produtores de milho usam até o relatório da EPA para seu lobby. Como a EPA avaliou que o etanol de cana é menos poluente que o de milho, os produtores americanos dizem que esse é mais um motivo para o governo os defender. Reportagem do jornalista Gustavo Chacara/Correspondente do Jornal Est. São Paulo em Nova York.


Foto:Google

Mundo: Vaticano enfrenta nova polêmica após declaração de padre sobre judeus


A comparação feita pelo pregador da Casa Papal entre os ataques a Bento XVI pelos escândalos de pedofilia e o antissemitismo deflagrou uma nova polêmica envolvendo a Igreja Católica em plena Páscoa.

Neste sábado (3), o Vaticano se apressou em justificar, que a declaração durante um sermão nesta sexta do padre não corresponde à linha de pensamento da Igreja.

"Fazer uma aproximação entre os ataques contra o papa pelo escândalo de pedofilia e o antissemitismo não é a linha seguida pela Santa Sé", afirmou o padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé à rádio Vaticano, neste sábado.

Lombardi disse ainda que o pregador "quis apenas tornar pública a solidariedade com o Papa expressada por um judeu à luz da particular experiência dolorosa sofrida por seu povo".

Vaticano compara a antissemitismo pressões acerca de pedofilia na igreja Grupos judaicos e vítimas de abuso criticam sermão de pregador do papa Papa tem Via-Crúcis marcada por escândalos de pedofilia Em missa, papa condena o aborto, mas não cita acusações de pedofilia no clero Papa pode sair fortalecido de escândalos, dizem vaticanistas Papa pede orações para os padres

Mas ele reconheceu que "o fato de citá-la poderia suscitar mal-entendidos".

"Com desgosto estou acompanhando os violentos e concêntricos ataques contra a Igreja, o Papa", escreveu o autor da carta. "O uso dos estereótipos, a passagem da responsabilidade e culpa pessoal para a culpa coletiva me recordam os aspectos mais vergonhosos do antissemitismo", acrescentou.

O Papa é acusado pela imprensa alemã e americana de ter acobertado casos de abusos sexuais de menores cometidos por padres quando era arcebispo de Munique e durante o período em que dirigiu a Congregação para a Doutrina da Fé.

Repercussão

A comparação provocou indignação nas comunidades judaicas europeias e americanas e o protesto de associações de vítimas de abusos sexuais cometidos pelo clero.

"O paralelismo que se fez em São Pedro não tem razão de ser. São declarações completamente fora de propósito", declarou Di Segni em entrevista ao jornal La Stampa.

O rabino Di Segni, o mesmo que desafiou em janeiro as dúvidas de boa parte da comunidade judaica mundial ao receber Bento XVI na sinagoga de Roma, considerou a comparação "especialmente inoportuna, já que nenhuma pessoa da comunidade judaica interveio até agora nos escândalos de pedofilia da Igreja".

"Estes abusos são um problema da Igreja Católica e não corresponde a nós intervir nem fazer comparações que não podem ser feitas", disse.

'Insulto'

Na Alemanha, os judeus também manifestaram contrariedade. Para o secretário-geral do Conselho Central dos Judeus do país, a comparação é um "insulto".

"É uma impertinência e um insulto para as vítimas dos abusos sexuais, assim como para as vítimas da Shoah", declarou Stephan Kramer.

"O Vaticano recorre aos métodos habituais utilizados há décadas para sufocar e ocultar as histórias que afetam a Igreja Católica", completou.

Desculpas

Marvin Hier, rabino e fundador do Centro Simon Wiesenthal, uma organização de luta contra o antissemitismo, exigiu "desculpas" do Papa pelas "observações agressivas, vergonhosas, fora de propósita", além do que chamou de "deformação total da história".

Para ele "não é possível comparar os séculos de antissemitismo que levaram à morte de milhões de pessoas inocentes com criminosos que renegam sua fé e vocação agredindo sexualmente crianças".

Para David Clohessy, que dirige o SNAP, um grupo de defesa das vítimas dos padres pedófilos, "é um insulto, tanto para as vítimas de agressões sexuais como para os judeus".

O rabino Gary Greenebaum, responsável pelas relações interreligiosas no Comitê Judaico Americano, pediu aos dirigentes católicos que "não pratiquem a hipérbole".

Neste sentido, o rabino de Roma advertiu contra os "boatos" de que os ataques contra a Igreja teriam origem no lobby judaico, já que em alguns círculos católicos se afirma que a imprensa italiana é controlada por judeus.



Fonte: G1 (Com informações da France Presse e da EFE)
Foto: Padre Raniero Cantalamessa:Alexandra Tarantino

Educação: ENEM de 2010 deve ser realizado em Novembro



O MEC (Ministério da Educação) estuda a possibilidade de realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 nos dias 6 e 7 de novembro. Durante reunião com os reitores das universidades federais, o MEC apresentou um cronograma preliminar, com início das inscrições em junho e encerramento do processo em janeiro de 2011.

As datas, entretanto, ainda estão sendo analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Em uma ocasião anterior, o ministro da Educação, Fernando Haddad, já havia informado que as provas deveriam ocorrer apenas após o segundo turno das eleições. Mesmo sem duas edições do Enem ao ano previstas anteriormente, ontem o MEC confirmou que haverá uma nova rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em junho.

Os alunos interessados em disputar vagas em instituições públicas de ensino por meio do sistema deverão utilizar a nota do Enem 2009.




Fonte:Agência Brasil
Imagem: Google

Rio de Janeiro: Luto na TV, morre o ator Buza Ferraz


Morreu neste sábado (3), aos 59 anos, o ator carioca Buza Ferraz. Ele foi internado ontem, por volta das 16h, no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, e faleceu por volta das 2h da madrugada.
De acordo com a Globo News, o ator sofreu uma parada cardíaca.
Embora tenha feito cinema e teatro, Ferraz ficou conhecido, principalmente, por participações em novelas da Globo.
Seu último papel de destaque foi o de Ivan, na novela "Páginas da Vida", de 2006.
O corpo do ator chegou por volta das 10h ao cemitério São João Batista, na zona sul do Rio, onde está sendo velado.
O enterro deve ocorrer por volta das 16h deste sábado.
Fonte:Folhaonline
Foto:Divulgação

Bahia: Menina de 11 anos é a 11ª vítima de meningite C na capital


A menina Luana Santos Rocha, de 11 anos, é a 11ª vítima da meningite do tipo C em Salvador. Ela morreu na madrugada desta sexta-feira, 2, no Hospital Geral do Estado (HGE), para onde foi levada por familiares em decorrência de uma febre alta e manchas vermelhas em diversas partes do corpo. A causa da morte foi confirmada, durante a tarde, pela assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Conforme relatos de familiares, a febre apareceu no início da manhã da última quinta, 1º, mas como não estava alta e a criança brincava sem se queixar de mais nada, a família não cogitou a possibilidade de ser grave. Por volta de 1h40 da sexta, no entanto, a febre estava muito alta e a menina reclamava de dores nas solas dos pés, onde apareceram várias manchas vermelhas, que também tomaram as palmas das mãos, braços e rosto. Já no HGE, Luana sentiu enjoou e dores nas costas.

Os médicos do HGE suspeitaram de meningite e solicitaram ambulância para transferir a menina para o Hospital Couto Maia – referência em doenças infectocontagiosas. Mas, por volta de 3h40, a criança veio a óbito e o veículo ainda não havia chegado. A reportagem tentou falar com médicos do hospital, mas não obteve resposta. Luana morava na Santa Cruz, região do Nordeste de Amaralina, e cursava o 4º ano na Escola Estadual Zulmira Torres (no local conhecido como Beco da Cultura).

Só este ano, na Bahia, já foram registrados 152 casos dos diversos tipos de meningite, com 16 óbitos.


Fonte:ag.atarde
Foto:Thiago Teixeira/ag.atarde

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Salvador: Crianças presenciam homens serem queimados vivos


Duas crianças presenciaram um crime de assassinato na madrugada desta sexta-feira Santa, em Salvador (BA). O pai delas e um amigo foram queimados vivos por bandidos que invadiram a casa onde estavam, no Arraial do Retiro, bairro de São Gonçalo do Retiro, periferia da capital baiana.

Os criminosos procuravam por drogas e armas, mas como não encontraram, decidiram matar carbonizados Uilton Bastos Cruz, 28 anos, e Romenilson dos Santos Cruz, 25.

A localidade do Arraial do Retiro, também chamada "Casinhas do Retiro", é conhecida por causa dos pontos de venda de drogas controlados pelo traficante Raimundo Alves de Souza, o Ravengar, considerado um dos maiores varejistas de drogas do Estado, até ser preso no ano de 2004.

O crime aconteceu por volta das 2h, quando os dois homens armados invadiram a casa da namorada de Uilton, Celma Campos dos Santos, no Caminho 93 do Arraial do Retiro. O casal foi rendido, junto com Romenilson, sua mulher e os dois filhos pequenos. Os criminosos perguntaram o tempo inteiro onde estariam as drogas e as armas.

A casa foi revirada pelos bandidos e Uilton e Romenilson foram espancados antes de morrerem. Os bandidos fugiram, enquanto as vítimas agonizavam em chamas. O fogo chegou a atingir os cômodos da casa, mas as mulheres e as crianças escaparam ilesas.


Fonte: Ag. atarde
Imagem: Google

Salvador: Vagões do Metrô estão parados nas docas



Há dois anos, quando se iniciava a campanha para prefeito, um dos temas polêmicos era a chegada ou não dos vagões do metrô de Salvador. Eles chegaram, estão parados nas docas pagando-se R$80 mil por mês de “armazenagem”, com previsão de entrarem em ação em 2011.

Fonte:Coluna Raio Laser/Tribuna da Bahia

Florianópolis: Avião da Esquadrilha da Fumaça cai e mata piloto


Um avião da Esquadrilha da Fumaça caiu durante uma apresentação realizada na tarde desta sexta-feira em Lages, cidade localizada a 200 quilômetros de Florianópolis (SC).

O avião Tucano, considerado o sétimo da Esquadrilha, caiu na região do aeroporto por volta das 17h30. A queda causou muito pânico entre a plateia. Ele realizava uma acrobacia no momento em que o piloto teria perdido o controle.

A aeronave, amarela e azul, caiu entre a cabeceira da pista e uma rua secundária. A plateia assistia à apresentação a menos de 200 metros.

O piloto da aeronave morreu no local, segundo informações já confirmadas pelo comando do Exército Brasileiro, que isolou o local para que populares não se aglomerassem.

A apresentação da Esquadrilha fazia parte das comemorações dos 68 anos do AeroLages (Aeroclube de Lages), um dos mais tradicionais do Estado.

Outro caso
O mesmo local do desastre desta sexta-feira foi palco de um dos maiores acidentes aéreos já registrados em Santa Catarina. Dois aviões do Aeroclube de Lages se chocaram no ar matando onze pessoas no dia 18 de maio de 1997. Na ocasião, uma mulher que estava em solo morreu de parada cardíaca logo após presenciar a colisão.

Fonte:Fabricio Escandiuzzi -Portal Terra (colaborou com esta notícia o internauta Israel dos Santos, de Lages (SC), que participou do vc reporter).Foto:Google

Concursos: Marinha abre 357 vagas para cargo de primeiro tenente



A Marinha do Brasil lançou concurso para 357 vagas de nível superior para o cargo de primeiro tenente nos quadros de engenharia, saúde, capelães navais, técnico de oficiais e áreas complementares do órgão.



Engenheiros

Para o corpo de engenheiros são 96 vagas para as áreas cartográfica, civil, de materiais, de produção, sistemas de computação, de telecomunicações, elétrica, eletrônica, mecânica, naval e química. As provas para esses cargos acontecerão nos dias 12 e 13 de junho.

Saúde

Para o corpo de saúde são 91 vagas, sendo 66 para médicos de diversas especialidades, 13 para cirurgiões dentistas e 12 em profissões de apoio (enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia). A prova está marcada para o dia 1º de agosto.

Capelões navais

Para o quadro de capelões navais do corpo auxiliar são duas vagas, uma para sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana uma para pastor da Igreja Assembleia de Deus. A prova está marcada para o dia 12 de junho.

Quadro técnico

Para o quadro de técnico de oficiais da marinha são 26 vagas nas áreas de comunicação social, direito, educação física, informática, oceanografia, pedagogia, psicologia, serviço social, segurança do tráfego aquaviário. A prova está marcada para o dia 4 de julho.

Para os quadros complementares são 142 vagas para as áreas de ciências náuticas (máquinas e náutica), engenharia mecânica, engenharia elétrica (ênfase em telecomunicações), engenharia eletrônica, administração, ciências contábeis e economia. As provas estão marcadas para o dia 4 de julho.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas de 12 a 26 de abril, com exceção das vagas para o quadro de saúde, pelo site www.ensino.mar.mil.br, no link "Concursos". Para o quadro de saúde as inscrições devem ser feitas de 27 de abril a 17 de maio.

As inscrições também poderão ser feitas nos postos de inscrições relacionados no anexo I dos editais, no mesmo período das inscrições pela internet, nos dias úteis, das 8h30 às 16h30. A taxa é de R$ 62.

O processo seletivo é constituído de seleção inicial, Curso de Formação de Oficiais (composto período de adaptação, verificação de documentos, verificação de dados biográficos, fase final e o curso propriamente dito) e Estágio de Aplicação. O curso e o estágio, juntos, terão a duração de 39 semanas.

A seleção inicial terá prova escrita de conhecimentos profissionais, prova de expressão escrita, seleção psicofísica, teste de suficiência física, verificação de dados biográficos e exame psicológico.




Fonte:G1.com de São Paulo

Foto:google

Sucessão Presidencial: Aliança Ciro e José Serra, será possível?



O deputado Ciro Gomes (PSB-SP), quem diria, pode se aliar ao presidenciável que mais detesta, José Serra, sendo plenamente correspondido. Quem vai tentar essa inesperada aliança será o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo, Paulo Skaf (PSB-SP), em reunião semana que vem com o presidenciável José Serra, caciques tucanos, e com seu irmão Cid Gomes,governador do Ceará.
Ciro culpa o ex-ministro Zé Dirceu pelo “desmonte” e queixa-se do pouco empenho do governador Eduardo Campos (PSB-PE) por sua candidatura. Informações são do site do jornalista Claudio Humberto.
Foto:Google

Porto Alegre: Morador de rua é pichado com tinta spray


Em Porto Alegre, um morador de rua, 35 anos, conhecido como Ratinho, teve o corpo pichado com tinta spray de cor prata enquanto dormia, na madrugada de quinta para esta sexta-feira (2).O caso aconteceu no bairro Cidade Baixa, na capital gaúcha. O rosto e o corpo todo do morador de rua estavam cobertos de tinta, ao amanhecer. Há suspeita de que os autores da agressão sejam os mesmos que desembarcaram de um veículo Polo no início da manhã desta sexta e urinaram na vítima enquanto ela ainda dormia.



Foto:Tv Record

Copa do Mundo 2014: Presidente do São Paulo evita polemizar com a CBF


O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, preferiu não polemizar com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e se limitou a garantir, na noite desta quarta-feira, que o clube atenderá a todas as exigências da Fifa para sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 e vai entregar o projeto final do Morumbi até o dia 3 de maio, prazo estipulado pela entidade.

Teixeira criticou duramente o último projeto do estádio no início desta noite, apesar dos elogios do secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, no último dia 19. O presidente da CBF disse que a "proposta novamente não se enquadra no projeto que a Fifa exige", declarou em entrevista à TV Globo.

Juvenal Juvêncio, que acompanha o time do São Paulo em Monterrey, no México, divulgou nota em que lembrou o apoio demonstrado por Jérome Valcke. "Temos certeza de que o Morumbi atenderá a todas as exigências da Fifa para ser a abertura do Mundial de 2014", assegurou o dirigente.

"Estamos confiantes de que seguimos no caminho certo pelo que nos foi relatado na última reunião em Zurique, no dia 9 de fevereiro, na visita dos inspetores da Fifa ao Morumbi, em 15 de março, e na entrevista coletiva concedida em 19 de março pelo secretário-geral Jeróme Valcke, que disse claramente que o projeto do Morumbi preenchia todos os requisitos pedidos pela entidade", enumerou Juvenal.

Fonte:Ag.Estado
Foto:Juvenal Juvêncio/AE

Mundo: Mulheres bomba de Moscou tinham 17 e 20 anos diz jornal



Uma das mulheres-bomba que cometeu o atentado contra o metrô de Moscou nesta semana é uma jovem de 17 anos que ficou viúva de um extremista islâmico do Cáucaso, informa o jornal russo "Kommersant".

De acordo com a publicação, a adolescente se chamava Dzhennet Abdurajmanova e era viúva de Umalat Magomedov. Ele era o líder dos guerrilheiros islâmicos do Daguestão, abatido pela polícia em 31 de dezembro na cidade de Khasavyurt, junto com outros três combatentes que tinham aberto fogo contra os agentes.

Os investigadores não identificaram a segunda mulher-bomba, mas o "Kommersant" especula que seria Marja Ustarjanova, tchetchena de 20 anos. Ela era viúva de Said-Emin Khizriev, o chefe dos islamitas de Gudermes, a segunda cidade mais importante da Tchetchênia, morto em outubro passado quando preparava um atentado contra o presidente tchetcheno, Ramzan Kadyrov.

O jornal russa publica uma fotografia de Abdurajmanova, 17, com rosto de menina e um véu islâmico na cabeça, ao lado de Magomedov. Os dois exibem armas. Não foi possível descobrir se os dois se casaram formalmente.

Abdurajmanova é do distrito de Jasavyurtovsky, na república do Cáucaso russo do Daguestão, e conheceu Magomedov aos 16 anos, após um contato com os rebeldes pela internet. O "Kommersant" afirma ainda que é possível que a mulher tenha outro sobrenome, Abdulayev.

O comitê russo de investigação atribui a Abdurajmanova o primeiro dos dois atentados suicidas da última segunda-feira (29).

Magomedov era próximo do líder rebelde Doku Umarov, chamado de "Emir do Cáucaso", que reivindicou os dois atentados contra o metrô de Moscou. Umarov afirmou em um vídeo que os atentados foram um "ato de vingança" por uma operação especial executada pelas tropas russas em 11 de fevereiro na Inguchétia. Na mensagem, o líder extremista prometeu novos atentados.

Influenciada por esta retórica, a jovem teria sido convencida pelos "ideólogos wahhabitas" a "sacrificar-se" para vingar o marido. O wahhabismo é uma corrente do islã caracterizada pelo puritanismo, que foi imposta na Arábia Saudita.

Os ataques também representaram uma recordação dos atentados executados há alguns anos pelas chamadas "viúvas negras", mulheres que eram casadas com homens mortos em operações das tropas russas.

Investigações

As investigações apontam que as duas terroristas suicidas chegaram a Moscou em um ônibus interurbano que saiu da cidade de Kizliar, no Daguestão, a mesma onde houve outro duplo atentado suicida na quarta-feira (31).

A identificação inicial aconteceu por meio da comparação de fotos das cabeças das terroristas com as das bases de dados de pessoas procuradas por atividade guerrilheira, simpatizantes com os islamitas e desaparecidas.

Ustarkhanova, que era considerada como desaparecida desde que passou a manter contatos com os islamitas e abandonou sua casa, tinha uma cicatriz no queixo, segundo a polícia tchetchena, como a existente no rosto de uma das terroristas do metrô.

Segundo fontes do jornal "Moskovski Komsomolets", uma das terroristas portava uma carta de amor escrita em árabe que terminava com a frase "Voltaremos a nos encontrar nos céus".

Além dos retratos das terroristas suicidas de Moscou, a polícia divulgou imagens captadas pelas câmeras do metrô de um homem que teria acompanhado as duas e que poderia ter organizado o atentado.

Segundo fontes da investigação, esse homem poderia ser oriundo da cidade de Volgogrado, assim como outro terrorista procurado, o russo Pavel Kosolapov, seguidor do wahhabismo.

O Serviço Federal de Segurança russo (FSB) considera que Kosolapov foi o autor de um dos dois atentados a bomba cometidos contra o trem rápido que circula entre Moscou e São Petersburgo. O outro tinha sido reivindicado por Said Buriatski.

O diretor do FSB, Aleksandr Bortnikov, informou ontem ao presidente russo, Dmitri Medvedev, que já foram identificados e estão sendo procurados os organizadores dos ataques suicidas de Moscou e de Kizliar.

Fonte: Folhaonline c/ Efe e France Presse
Foto:Reuters

Sucessão Presidencial: Senadora Marina Silva diz que PT se tornou refém do PMDB


A senadora Marina Silva, em visita a Caruaru na quinta-feira (1), acusou o governo federal de ter se tornado refém do PMDB ao recusar negociações com os adversários tucanos. A pré-candidata do PV à Presidência da República defendeu um "realinhamento histórico" entre PT e PSDB. De acordo com ela, a falta de diálogo entre os partidos, que polarizam a disputa pelo Planalto desde 1994, leva o governo a depender de uma política fisiologista de troca de favores. "O PSDB quis governar sozinho e ficou refém do DEM. E o PT quis governar sozinho e virou refém do PMDB", disse Marina, fazendo referência também à relação do governo Fernando Henrique Cardoso com o DEM. "É preciso que PT e PSDB tenham a maturidade de estabelecer um diálogo. Há questões que são estratégicas para o Brasil e não podem ser negligenciadas", concluiu durante palestra para estudantes.


Fonte:Bahianotícias
Foto:Site da Senadora

Bahia: Bandidos assaltam agência do BB e correios de Mucugê, na Chapada Diamantina



Cerca de seis homens armados assaltaram o Banco do Brasil e a agência dos Correios, no município de Mucugê, na região da Chapada Diamatina.

De acordo com a polícia, a quadrilha levou seis malotes de dinheiro do BB e quatro dos Correios, onde também funciona o Banco Bradesco. Os assaltantes fugiram levando reféns.

A polícia realiza buscas em toda a região. Informações de Samanta Uchôa da tribuna da Bahia.

Imagem:Google

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Educação: UNEB divulga calendário acadêmico 2010.1


RESOLUÇÃO N.º 1172/2010 - Aprova o Calendário Acadêmico 2010.1 e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, ad referendum do Conselho Pleno, com fundamento no artigo 13, § 4º do Regimento Geral da UNEB e tendo em vista o que consta do Processo n.º 0603010072137, após parecer da relatora designada, com aprovação, RESOLVE: Art. 1º. Aprovar o Calendário Acadêmico para o semestre 2010.1, constante do Anexo Único desta Resolução. Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Gabinete da Presidência do CONSEPE, 31 de março de 2010.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Presidente do CONSEPE

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 1172/2010 - CALENDÁRIO ACADÊMICO 2010.1

MARÇO

08
-
Último dia de aula do período letivo 2009.2 para os cursos presenciais e à distância (EaD) de graduação.

22
-
Ultimo dia para divulgação nos Departamentos dos horários das disciplinas e/ou componentes curriculares à serem oferecidas no semestre 2010.1.

25 a 30
-
Período para efetivação da matrícula dos alunos aprovados e reprovados no período letivo de 2009.2, para os Departamentos/Polos da UNEB, incluindo:

• alunos que trancaram o curso e solicitam reabertura de matrícula;

• alunos que abandonaram o curso e solicitaram rematrícula;

• portadores de diploma;

• candidatos que solicitaram transferências;

Matrícula Institucional• Vinculante para os discentes que atendam aos critérios da Resolução 1.087/2009-CONSEPE.

-
Solicitação de trancamento total de matrícula e dispensa de Educação Física, quando for o caso.

-
Início do período para matrícula de estudantes especiais.

31
-
Último dia para ajuste da matrícula pela Secretaria Geral de Cursos.

ABRIL

12
-
Início do período letivo 2010.1 para os cursos presenciais e à distância (EaD) de graduação.

12 a 16
-
Inscrição para renovação e novos candidatos da Bolsa PAE.

13
-
Término do período para matrícula de estudantes especiais.

15
-
Início do período para preenchimento e encaminhamento, pelo docente, do Plano Individual de Trabalho – PIT Eletrônico referente ao período letivo 2010.1.

15 a 30
-
Período para cadastramento dos Projetos e das ações extensionistas referentes ao semestre 2010.1 no CAEX.

16 a 20
-
Solicitação, pelos alunos, de trancamento parcial de matrícula nas disciplinas e/ou componentes curriculares do período letivo 2010.1.

19 a 23
-
Solicitação de aproveitamento de estudos e/ou dispensa de disciplina e/ou componentes curriculares pelos alunos.

-
Seleção dos novos candidatos da Bolsa PAE.

23
-
Ultimo dia para encaminhamento à PROGRAD, pelos Diretores dos Departamentos:

• da relação dos concluintes 2009.2.

• dos relatórios nominais e quantitativos referentes a matrícula 2010.1;

26
-
Divulgação dos resultados da seleção da Bolsa PAE.

27
-
Início do período para assinatura dos novos contratos da bolsa PAE e encaminhamento à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - PRAES com os relatórios sócio-econômico dos bolsistas aprovados e renovados.

30
-
Último dia para preenchimento e encaminhamento, pelo docente, do Plano Individual de Trabalho – PIT Eletrônico referente ao período letivo 2010.1.

-
Termino do período para inscrição de candidatos para a bolsa PAC – DT - Programa e Apoio à Capacitação de Docentes e Técnicos para o ano de 2010, conforme estabelecido no anexo único da Resolução 471/2007 Instrução Normativa 002/2007, capitulo IV, Art. 5°.

MAIO

03

- Término do período para assinatura dos novos contratos da bolsa PAE e encaminhamento à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - PRAES com os relatórios sócio-econômico dos bolsistas aprovados e renovados.

03 a 07
-
Período para solicitação, pelos alunos de aproveitamento da carga horária em ACC – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.

-
Período para encaminhamento à PROGRAD, pelos Departamentos, das solicitações de Atividade de Campo para o semestre 2010.1.

04
-
Encaminhamento, pelos Colegiados de Cursos à Direção do Departamento, para homologação dos pareceres sobre aproveitamento de estudos e dispensa de disciplinas e/ou componentes curriculares, dos alunos dos cursos presenciais.

-
Encaminhamento, pelos Coordenadores de Cursos EaD, à GEAD dos pareceres sobre aproveitamento de estudos e dispensa de disciplinas e/ou componentes curriculares, dos alunos dos cursos à distância.

07
-
Divulgação dos resultados de aproveitamento de estudos, dispensa de disciplina e/ou componentes curriculares e trancamento parcial de matrícula.

10

- Encaminhamento à PROGRAD para publicação, do levantamento das vagas e Conteúdo Programático para a prova de Seleção as Categorias Especiais de Matrícula referente ao período letivo de 2010.2.

10 a 31

- Início do período para apreciação e aprovação pelos colegiados de cursos dos processos de aproveitamento da carga horária em ACC – Atividades Acadêmico – Científico – Culturais.

13 e 14
-
Validação, pelos Diretores de Departamentos, dos PIT’s Eletrônicos referentes ao período letivo 2010.1, preenchidos e encaminhados pelos docentes.

20 a 25
-
Período para ajustes, pelos docentes, dos PIT’s Eletrônicos não validados pelos Diretores de Departamento.

21 a 31
-
Solicitação ao Departamento, pelo docente, do pedido de movimentação docente.

24
-
Divulgação pelas Pró-Reitorias competentes dos quadros de vagas de Monitoria de Ensino e Extensão, para 2010.2, por Departamento.

25 a 31
-
Apresentação, pelos docentes, dos projetos de Monitoria de Ensino, para 2010.2, a serem apreciados pelos Departamentos.

26 e 27
-
Último período para validação pelos Diretores de Departamentos, dos PIT’s Eletrônicos referentes ao período letivo 2010.1 com ajustes feitos pelos docentes.

30
-
Encaminhamento à PROGRAD, pelos Diretores dos Departamentos e Coordenadores dos Cursos EaD, do Quadro de Disponibilidade Docente (acompanhado do Quadro de Ofertas de Disciplinas sem Professor, caso haja) referente ao período letivo 2010.2.

31

- Término do período para apreciação e aprovação pelos colegiados de cursos dos processos de aproveitamento da carga horária em ACC- Atividade Acadêmico –Científico – Culturais.

-
Início do período para apreciação dos Projetos de Monitorias 2010.2, pelas Plenárias do Departamento.

JUNHO

01 a 09
-
Período para solicitação, pelos alunos, de aproveitamento da carga horária de estágio supervisionado para o semestre 2010.2.

07 a 11
-
Solicitação de matrícula nas Categorias Especiais, para o período letivo 2010.2 por:

• alunos que abandonaram o curso;

• candidatos às transferências;

• portadores de diplomas;

-
Início do período para solicitação de matrícula de estudantes especiais.

-
Encaminhamento pelos Colegiados de Cursos à Direção do Departamento, para homologação, dos pareceres de aproveitamento de carga horária em ACC – atividades acadêmico-científico-culturais.

09 a 11
-
II Semana Científica do Departamento de Ciências da Vida.

10 a 18
-
Período para apreciação e aprovação pelos Colegiados de Cursos dos processos de aproveitamento da carga horária de estágio supervisionado para o semestre 2010.2.

11
-
Término do período para apreciação dos Projetos de Monitorias 2010.2, pelas Plenárias do Departamento.

22
-
Ultimo dia para encaminhamento pelo Departamento/Polos de origem ao de destino das solicitações de transferências internas.

JULHO

05
-
Encaminhamento pelos Colegiados de Cursos à Direção do Departamento, para homologação, dos pareceres de aproveitamento da carga horária de estágio supervisionado para o semestre 2010.2.

05 a 09
-
Período para encaminhamento, às Pró-reitorias competentes, da relação de Projetos de Monitoria de Ensino e Extensão aprovados pelos Departamentos para 2010.2.

12
-
Publicação nos Departamentos/Polos dos resultados da pré-seleção dos candidatos às Categorias Especiais de Matrícula.

12 a 16
-
Inscrição dos alunos para seleção de monitoria para 2010.2.

16
-
Último dia para encaminhamento à PROGRAD, pelos Diretores de Departamento, dos pedidos de movimentação docente com os pareceres emitidos pelos Departamentos de lotação e do pretendido pelo docente para a movimentação.

19 a 30
-
Definição pelos Colegiados de Cursos presenciais e Coordenadores dos Cursos EaD do elenco das disciplinas e/ou componentes curriculares, número de turmas, horários e respectivos professores para o período letivo 2010.2.

21 a 27
-
Período para a Seleção dos Monitores para o semestre 2010.2, pelos Departamentos.

26 a 30
-
Período para os Colegiados de cursos realizarem a pré-matrícula para o período letivo 2010.2.

-
Solicitação para colação de grau dos alunos que integralizarão seus currículos no semestre 2010.1.

AGOSTO

02
-
Prova de seleção para as Categorias Especiais de Matrícula.

03
-
Teste de habilidade específica para os candidatos às Categorias Especiais de Matricula, quando couber.

-
Período para seleção do Processo de Monitoria 2010.2 pelos Departamentos.

09 a 11
-
Período para os discentes solicitarem Matrícula Institucional Vinculante para o semestre letivo 2010.2

13
-
Último dia para os Colegiados de Cursos presenciais cadastrarem no sistema acadêmico as disciplinas e/ou componentes curriculares, número de turmas, horários e respectivos professores para o período letivo 2010.2.

-
Último dia para encaminhamento pelos Coordenadores dos Cursos EaD à Coordenação Acadêmica do GEAD do elenco das disciplinas e/ou componentes curriculares, número de turmas, horários e respectivos professores para o período letivo 2010.2.

14
-
Encaminhamento, às Pró-Reitorias competentes, dos relatórios de avaliação dos bolsistas de monitoria selecionados em 2010.1.

15 a 20
-
Homologação, pelo Reitor, dos processos de movimentação docente encaminhados pela PROGRAD.

16 e 17
-
Prazo final para solicitação de aproveitamento da carga horária em ACC – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, de alunos concluintes em 2010.1

18
-
Último dia de aula do período letivo 2010.1. para os cursos presenciais e à distância (EaD) de graduação.

19
-
Publicação dos resultados dos alunos aprovados, não aprovados por média e reprovados por falta no período letivo 2010.1.

21
-
Início do período para colação de grau dos alunos que integralizaram seus currículos em 2010.1.

23 a 27
-
Verificação final do rendimento escolar do período letivo 2010.1 para os alunos não aprovados por média.

24
-
Início do período para envio dos relatórios relativos aos Projetos Extensionistas cadastrados no CAEX, pelos docentes.

24 a 27
-
Período para exposição do Relatório de Dedicação Exclusiva (D.E) à comunidade acadêmica.

30
-
Último dia para entrega pelos professores dos resultados finais, nas respectivas Coordenações Acadêmicas.

31
-
Publicação dos resultados das verificações finais.

-
Término do período para solicitação de matrícula para estudantes especiais.


Último dia para encaminhamento à PROGRAD, pelos Diretores dos Departamentos, dos Relatórios de Dedicação Exclusiva (D.E)

SETEMBRO

02
-
Encaminhamento, pelos Colegiados de Cursos, à Direção do Departamento, do resultado da seleção para as Categorias Especiais de Matrícula e parecer sobre aproveitamento de estudos para 2010.2.

-
Encaminhamento, pelos Coordenadores de Cursos EaD, à GEAD, do resultado da seleção para as Categorias Especiais de Matrícula e parecer sobre aproveitamento de estudos para 2010.2.

03
-
Publicação do resultado da seleção para as Categorias Especiais de Matrícula.

04
-
Término do período de envio dos relatórios relativos aos Projetos Extensionistas cadastrados no CAEX.

Ultimo dia para encaminhamento pelos Colegiados de Cursos à Direção do Departamento, para homologação, dos pareceres de aproveitamento de carga horária em ACC – atividades acadêmico-científico-culturais, de alunos concluintes 2010.1

05
-
Último dia para apresentação, pelos alunos, dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC.

08
-
Prazo final para encaminhamento pelo docente ao Departamento do Relatório Individual de Trabalho (RIT) referente ao período letivo 2010.1.

09
-
Último dia para os Colegiados enviarem, às Coordenações Acadêmicas, os processos apreciados referentes a matrícula Institucional Vinculante.

09 a 28
-
Período para os procedimentos de matrícula dos alunos aprovados e reprovados no período letivo 2010.1, para os Departamentos/Polos da UNEB, incluindo:

• alunos que trancaram o curso e solicitam reabertura de matrícula;

• alunos que abandonaram o curso e solicitaram rematrícula;

• candidatos que solicitaram transferências;

• portadores de diploma;

Matrícula Institucional• Vinculante para os discentes que atendam aos critérios da Resolução 1.087/2009-CONSEPE

-
Solicitação de trancamento total de matrícula e dispensa de Educação Física quando for o caso.

-
Início do período para matrícula de estudantes especiais.

09 a 15
-
Período de solicitação, pelo aluno, das disciplinas e/ou componentes curriculares pela Web.

15
-
Ultimo dia para consolidação dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC.

21
-
Disponibilização dos comprovantes de matrícula na Web.

22 a 28
-
Período para ajuste da matrícula Web nas Coordenações Acadêmicas e Pólos Presenciais.

27 a 30
-
Encaminhamento à PROGRAD dos resultados da seleção de monitoria, para o semestre 2010.2, com os respectivos contratos assinados;

29
-
Último dia para ajuste da matrícula pela Secretaria Geral de Cursos.

OUTUBRO

04
-
Início do período letivo 2010.2 para todos os cursos presenciais e à distância (EaD) de graduação.

05
-
Término do período para matrícula de estudantes especiais.

LEGENDA - PERÍODO LETIVO 2010.1
Início
12 de abril

Término
18 de agosto

Dias Letivos

Abril
16

Maio
25

Junho
19

Julho
25

Agosto
15

Total
100
Fonte:Uneb/ publicado no D.O.Estado
pag.Educação de 01/04/10
Foto Campus XVI-Irecê/Rodrigo Santos

Economia e Imprensa: Grupo português adquire jornal o "Dia"



O grupo português Empresa Jornal Econômico (Ejesa) adquiriu da família Tavares de Carvalho, o grupo editorial brasileiro "O Dia", responsável pela edição do jornal carioca de mesmo nome, além do "Meia Hora" e do diário esportivo "Campeão". O grupo Ongoing, que tem participação majoriária na Ejesa e já publica o diário "Brasil Econômico" afirmou que as publicações alcançarão uma circulação média diária de cerca de 400 mil exemplares. O valor da operação não foi informado.




Fonte:Bahianotícias
Foto:Google

Sucessão Presidencial: Pré-candidata do PT já despacha em novo endereço



A ex-ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) já desocupou o imóvel funcional que ocupava na Península dos Ministros, em Brasília, para morar na casa alugada pelo PT que servirá como residência da pré-candidata do partido durante o período de campanha eleitoral à Presidência da República. O PT vai pagar cerca de R$ 12 mil mensais no aluguel da casa, que será mantida pela legenda ao longo do período de campanha. Na nova residência, Dilma se reuniu nesta quinta-feira (1º) com assessores.




Fonte:Bahianotícias
Foto:Google

Turismo e Economia: Empresa anuncia linha Salvador-Espanha

No próximo dia 13, Salvador vai ganhar mais um voo direto até a Espanha, o que manterá a Bahia como ponto de chegada privilegiado para os turistas europeus que desejam conhecer o nordeste brasileiro. As aeronaves pertencem à companhia Iberia e, segundo a direção da empresa, a operação continuará por tempo indeterminado até que a demanda se mantenha em um nível competitivo. A nova rota substitui a linha da operadora Air Europa, que vai retirar em maio suas aeronaves da rota baiana para usa-las nas rotas do verão europeu. A linha será retomada no mês de novembro. De acordo com a Secretaria de Turismo, os ibéricos representam 8,4% dos turistas estrangeiros que visitam a Bahia anualmente.
Fonte:Bahianotícias
Foto:Bahianotícias

Brasília: Presidente do BC continua no cargo



Em reunião com o presidente Lula, na tarde desta quinta-feira (1°), Henrique Meirelles decidiu continuar no Banco Central. Ele ouviu de Lula que dificilmente seria vice de Dilma Rousseff (PT), pois o PMDB já definiu o presidente da Câmara e do partido, Michel Temer, para compor a chapa com a ex-ministra da Casa Civil. Sua segunda opção seria disputar uma vaga ao senado por Goiás, mas ele também descartou a hipótese. Ele chegou a comentar que, se deixasse o BC, não teria chance de exercer plenamente seu mandato no Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), espécie de Banco Central dos bancos centrais do mundo. Meirelles foi o primeiro brasileiro indicado para o Conselho Diretor e também para presidir o Conselho Consultivo das Américas do órgão. Informações da Folha.




Fonte:Bn
Foto:Google

Futebol 2010: Petkovic segue sem renovar com o Flamengo


A novela da renovação de contrato do meia Petkovic ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira, após o treinamento do time na Gávea. Em entrevista coletiva, o sérvio voltou a criticar os dirigentes do Flamengo e reclamou da falta de diálogo. O jogador disse ainda que não sente por parte da direção do clube o mesmo reconhecimento demonstrado pela torcida rubro-negra.

"Você tem que estar em um ambiente que é profissional e eu sou profissional. Aqui na Gávea, a gente sente um pouco isso", reclamou o jogador que, apesar de ter desempenhado papel importante na campanha do time na conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado, envolveu-se numa briga com o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, e não consegue chegar a um acordo para a renovação.

Além da diferença de valores, Petkovic e a direção do clube não se entendem sobre a duração do contrato. O meia gostaria de prorrogar seu acordo com o Flamengo até o fim de 2011 e encerrar sua carreira na Gávea. A direção do time carioca prefere manter o vínculo com o jogador até o fim deste ano. Segundo o sérvio, a chance de encerrar a carreira no Flamengo "era de 99%, e hoje diminuiu bastante".

Nesta quinta, o técnico Andrade dirigiu um treino tático na Gávea, preparando o time reserva que vai enfrentar o Friburguense na última rodada da Taça Rio. Já classificado para as semifinais, a equipe deve entrar em campo com jogadores pouco utilizados no Estadual, como Ramon, Denis Marques e Gil.


Fonte:Agência Estado
Foto:Google

Meio Ambiente: Diretor de Avatar promete escrever carta a Lula


Depois de participar do Fórum Internacional de Sustentabilidade, em Manaus, o cineasta canadense James Cameron promete escrever uma carta ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. No documento formal, o diretor de grandes sucessos, como Avatar e Titanic, promete dar uma bronca daquelas no popular governante.

Enquanto esteve no Brasil, Cameron se reuniu com representantes dos povos do Xingu e conversou com eles sobre as intenções do governo federal de dar início ao projeto da hidrelétrica de Belo Monte (PA). Após a reunião, o cineasta constatou que a usina não tem condições de ser construída como está sendo e deve pautar seu contato com o presidente brasileiro neste assunto. “Não sei se ele vai ler, mas eu vou enviá-la (a carta). Visitei os moradores afetados por essa obra e vi o quanto eles serão prejudicados. O que puder fazer por aquelas pessoas, eu farei", disse Cameron, que espera que o projeto seja suspenso, por temer um desastre ambiental na Amazônia. O diretor comparou ainda a situação da população local com a do povo Na’vi, de Avatar. Segundo o cineasta, os dois povos sofrem com ameaças e injustiças.

O governo, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto e segue com as etapas para que o leilão de Belo Monte aconteça no dia 20 de abril. Qualquer mudança no leilão foi descartada por Márcio Zimmermann, novo ministro de Minas e Energia, empossado na quarta-feira (31).
Fonte:José Mion/Bahianotícias
Foto:Reprodução

Brasília: Deputado chama novo ministro da Agricultura de "bandido"

Enquanto o novo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, tomava posse em solenidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Itamaraty, a poucos metros dali, no plenário da Câmara, o deputado Fernando Chiarelli (PDT-SP) chamava o novo titular da pasta de "bandido" em um discurso inflamado.

"É uma dor de morte que se abate sobre a alma deste brasileiro ao ver empossar-se em um ministério de tamanha importância, quanto é o Ministério da Agricultura, um bandido público, um honorável bandido como o senhor Wagner Rossi, que já saqueou o Banco do Estado em São Paulo, que já saqueou o Baneser em São Paulo, que já saqueou o Porto de Santos", disse o deputado.

"Como num discurso do Rui Barbosa: Juventude, locupletemos! Brasileiros, roubemos, assaltemos, metamos a mão naquilo que não é nosso que seremos por isso premiados", continuou, pedindo a exoneração do ministro para que "o Brasil não seja saqueado, para que o Brasil não seja roubado!".

Chiarelli afirmou no discurso que há parlamentares recebendo telefonemas dos ruralistas, que não querem Rossi como ministro "para não terem que pagar propina". Um pouco depois, o deputado disse que "a caixinha vai funcionar de forma espetacular".

O presidente da Câmara e do PMDB, Michel Temer (SP), responsável pela indicação do ministro para o cargo, deixou o plenário segundos antes de o deputado começar o discurso.
Fonte:Agência Estado

quarta-feira, 31 de março de 2010

Eleições 2010 na Bahia: Jaques Wagner confirma Otto Alencar como candidato a vice em sua Chapa


Com a aproximação do fim do prazo para desimcompatibilização de cargos públicos de todos aqueles que desejarem concorrer a eleição em outubro próximo, a movimentação politica em todo o Brasil tem sido grande e na Bahia não foi diferente. Nesta quarta-feira (31) com a filiação do Dr. Otto Alencar ex-conselheiro do TCM e ex-carlista ao PP-Partido Progresista e o anúncio por parte do governador Jaques Wagner(PT) que selou o acordo para Otto ser o candidato a vice na sua chapa e conforme entendimentos já bastante avançados, a outra vaga para o Senado caberia ao atual Senador Cesar Borges, se concretizando a aliança Wagner-Borges,ficaria assim definido a chapa:


Jaques Wagner - candidato a reeleição pelo PT

Otto Alencar - Vice-governador (PP)

Lídice da Mata - Senado (PSB)

Cesar Borges - (PR) -candidato a reeleição

Assim, ficaria faltando o anuncio da chapa do ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB)que saiu do ministério ontem (31) passando o bastão ao também baiano João Santana(PMDB) que era o secretario executivo, João que aliás, vale o registro, foi secretario de Saúde no municipio de Irecê, sertão da Bahia na segunda gestão do ex-Prefeito Adalberto Lélis. E quem também falta fechar a sua chapa é o ex-governador Paulo Souto que está em ampla articulação para o anunciar os seus companheiros de chapa para concorrer ao governo do Estado e ao Senado da República.
O certo é que até as convenções no mês de junho, muita coisa ainda pode mudar e vamos ficar na expectativa e aguardar as definições para estar informando aos queridos leitores deste Blog e fazer uma análise após o anuncio de todas as chapas.
Foto:Wagner (centro) ao lado de Otto e do Deputado Federal Mario Negromonte
presidente do PP na Bahia)
Foto de Tiago Melo do Bahia notícias

Bahia: Policia Militar divulga edital com 120 vagas para curso de formação de oficial



A Polícia Militar da Bahia irá realizar concurso público para preenchimento de 120 vagas para o curso de formação de oficial, sendo 112 vagas para homens e 08 para mulheres. A taxa de inscrição é no valor de R$85,00(oitenta cinco reais) e os candidatos poderão fazer as inscrições a partir do dia 06/04. O edital com todas as informações está disponível no sites http://www.conssultec.com.br/ ou http://www.vestibular.uneb.br/.




Imagem Log:Google

Economia: Desemprego ficou em 13% no país em fevereiro, diz pesquisa


A taxa de desemprego no país ficou em 13% em fevereiro, ante 12,6% em janeiro, segundo pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em seis regiões metropolitanas e divulgada nesta quarta-feira. Em fevereiro de 2009, a taxa havia sido de 13,9%. Trata-se do menor índice de desemprego para um mês de fevereiro desde 1998.
O índice em São Paulo também subiu, passando de 11,8% em janeiro para 12,2% em fevereiro, ainda assim a menor taxa para o mês desde 1992.
Em Belo Horizonte, o desemprego subiu de 9,6% para 9,7%. Em Porto Alegre e no Distrito Federal, as taxas caíram de 9,7% para 9,6% e 14,7% para 14,1%, respectivamente. Em Recife, passou de 17,9% para 19,0% e, em Salvador, de 17,7% para 18,8%.
O contingente de desempregados nas seis regiões analisadas foi estimado em 2,618 milhões de pessoas no mês passado, 90 mil a mais do que em janeiro. Esse número é resultante da abertura de 25 mil vagas e da entrada de 116 mil pessoas na força de trabalho.
Nesse mesmo comparativo, o nível de ocupação, na média nacional, ficou praticamente estável, com variação de 0,1%. O total de ocupados nas seis regiões pesquisadas foi estimado em 17,56 milhões de pessoas, para uma PEA (População Economicamente Ativa) de 20,179 milhões.
Na divisão por atividade, o nível de ocupação nas seis regiões metropolitanas caiu na maioria dos setores no comparativo com janeiro: construção civil (- 6.000), indústria (-10 mil) e outros setores (-23 mil). No sentido contrário, comércio e serviços tiveram geração de 42 mil e 22 mil postos, respectivamente.

Rendimento

Em janeiro, o rendimento médio real dos ocupados no país subiu 0,5%, equivalendo a R$ 1.267. Já o dos assalariados ficou em R$ 1.342, apresentando o mesmo crescimento.
O rendimento médio dos ocupados ifcou praticamente inalterado em São Paulo e no Distrito Federal, com variação negativa de 0,1%, para, respectivamente, R$ 1.309 e R$ 1.832. Já em Porto Alegre, a queda foi de 2,2%, para R$ 1.223.
Em Belo Horizonte, houve alta de 0,4%, para 1.295, e em Salvador, elevação de 0,5%, para R$ 1.020. Já em Recife, o rendimento médio subiu em 2%, para R$ 813.


Fonte:Guiliana Vallone/folha online
Imagem:Google

Turismo: Empresa Aérea anuncia linha São Paulo-Porto Seguro


Porto Seguro deverá receber em breve mais uma linha de vôo turístico para trazer visitantes do sudeste do país durante os fins de semana. A empresa aérea Azul anunciou que irá fazer uma linha direta desde o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, em opções que oscilam entre oito horários de pousos e decolagens (conhecidos na linguagem técnica como “slots”) possíveis. Entretanto, a Azul ainda não decidiu quantos destes horários irá usar no balneário baiano. O início das operações depende apenas da autorização final da Agência Nacional de Aviação Civil. A Azul conquistou recentemente a possibilidade de operar no maior aeroporto brasileiro e a disponibilidade de slots no fim de semana abriu uma discussão interna na empresa. A conclusão foi de que não valia a pena oferecer uma rota entre São Paulo e Brasília no período, sendo melhor direcionar o período para uma rota turística, na qual Porto Seguro se encaixa perfeitamente.


Fonte:Bahianotícias
Foto:Google

Turismo: Bahia volta a ser destaque no The New York Times


O município Trancoso, litoral sul do estado, foi eleito “a próxima parada” para os turistas mais antenados e que estão em busca de badalação e luxo, pelo jornal mais influente no Mundo - o The New York Times. Esta é a terceira vez que a Bahia é destaque no periódico neste ano. A matéria foi publicada, no final de semana, no caderno de viagem. O município de Trancoso foi enaltecido pelas belas paisagens e principalmente pelos hotéis e resorts de luxo. O repórter Alexei Barrionuevo, que assina a matéria, diz que Trancoso é uma “cidade vampiro”, vazia durante o dia, quando todos aproveitam o sol e o mar, e movimentada à noite, quando acontecem as melhores baladas nos luxuosos hotéis e também nas mansões avaliadas em mais de R$ 5 milhões. A matéria ainda afirma que a maioria dos turistas é oriunda de São Paulo, membros da elite do estado mais rico do Brasil, e destaca que muitos visitantes chegam de helicóptero ou em aviões privados. No começo do ano, o jornal indicou a Bahia como um dos 31 lugares imprescindíveis para se conhecer em 2010. Lembrando que os leitores puderam votar e escolher também a Bahia como um dos melhores locais para se visitar. Estados Unidos é o líder no ranking emissor de turistas internacionais para a Bahia, tendo enviado, em 2008, 63 mil americanos, seguido da França, com 56 mil, Itália, com 51 mil, e Portugal, com 50 mil. No ano passado, os turistas estrangeiros gastaram R$ 779 milhões no estado.


Fonte:Bahianotícias
Foto:Agecom

terça-feira, 30 de março de 2010

América do Sul: Governo Colombiano acusa canal de televisão da Venezuela de fazer propaganda a favor da Farc


O governo colombiano acusou nesta terça-feira o canal de televisão "Telesur", multiestatal sediado na Venezuela, de fazer propaganda a favor das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) após a divulgação de imagens exclusivas do momento em que o sargento Pablo Emilio Moncayo, refém da guerrilha durante 12 anos, foi entregue a uma missão humanitária.

"O governo nacional repudia que um meio de comunicação como a 'Telesur' se preste a fazer propaganda para um grupo terrorista como as Farc", disse o alto comissário da paz para a Colômbia, Frank Pearl.

"Este meio de comunicação deve explicar ao país a razão de estar em um ponto do território colombiano junto com guerrilheiros das Farc", enfatizou o comissário.


Vestido com uniforme militar, Pablo Moncayo é cumprimentado na chegada a Florença após 12 anos de sequestro

O canal venezuelano mostrou imagens de Moncayo antes e depois da libertação, despertando irritação nas autoridades colombianas, que desejavam uma operação "discreta".

A cadeia de TV multiestatal, que opera em diversos países latinoamericanos e tem parte de seu orçamento financiado pelo governo venezuelano, limitou-se a dizer que recebeu as imagens em sua redação, em Caracas.

Segundo Liliana Solano, integrante da organização Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), o governo colombiano "deveria precisar melhor o que aconteceu antes de criticar" a emissora.

Vídeos

As primeiras imagens divulgadas pela "Telesur" mostraram Moncayo impaciente, aguardando a chegada da missão humanitária que o resgatou de um local em meio a selva, no sul da Colômbia.

Ele aparece vestido com uniforme militar, caminhando pela mata, e falando ao celular com seu pai. "Faltam poucas horas para me reencontrar com minha família", ele aparece dizendo, ao olhar para o relógio, instantes antes de as Farc o entregarem para a missão humanitária.

No segundo vídeo, Moncayo já está com os integrantes da missão, entre eles a senadora Piedad Córdoba, que mediou sua libertação.

Fonte:Folhaonline /agências internacionais

Foto: William Fernando Martinez/AP