sábado, 3 de abril de 2010

Sucessão Presidencial: José Serra lidera no Rio Grande do Sul, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha sobre as eleições no Estado, encomendada pelo Grupo RBS, mostra empate entre os candidatos ao Piratini José Fogaça (PMDB) e Tarso Genro (PT).

De acordo com o levantamento, no cenário em que estão incluídos todos os pré-candidatos, Tarso aparece com 31% das intenções de voto e Fogaça, 30%.

A pesquisa, realizada entre os dias 30 e 31 de março, mostra outros três cenários, em todos Fogaça e Tarso estão empatados. Nos cenários em que está incluída, a governadora Yeda Crusius (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 8%. Na consulta espontânea - quando não são apresentados os nomes dos candidatos -, 74% dos entrevistados responderam não saber em quem votar.

No cenário em que estão todos os candidatos, Tarso obtém seu melhor desempenho entre os eleitores de 16 a 24 anos (37%) e entre aqueles com renda mensal entre dois e cinco salários mínimos (35%). Fogaça chega a 30% das intenções entre aqueles de mais alta renda. Yeda está melhor colocada entre os entrevistados com 60 anos ou mais, com 14%.

Serra lidera entre os eleitores do RS

Em relação à rejeição dos pré-candidatos, 45% dos entrevistados responderam que não votariam de jeito nenhum no primeiro turno em Yeda.

O Datafolha também entrevistou os eleitores do Rio Grande do Sul sobre a disputa pela Presidência. José Serra (PSDB) lidera com 45% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff (PT), com 27%. Na pesquisa espontânea, 59% responderam que não sabem em que votar para presidente.

Como esta é a primeira pesquisa do Datafolha para o Grupo RBS depois da definição dos principais candidatos, não foram feitas simulações de segundo turno. A partir dos próximos levantamentos serão feitas simulações de segundo turno entre os candidatos que ocupam as primeiras posições.

Rigotto e Paim lideram disputa ao Senado

Na disputa para o Senado, os candidatos Germano Rigotto (PMDB) e Paulo Paim (PT) estão tecnicamente empatados segundo levantamento do Datafolha.

Conforme a pesquisa, o ex-governador aparece com 46% das intenções de voto e o petista com 45%. Em terceiro e quarto lugares estão Ana Amélia Lemos (PP), com 31%, e Eliseu Padilha (PMDB), com 13%.

Na eleição de 3 de outubro, os eleitores votarão em dois candidatos ao Senado. Na pesquisa estimulada, 35% dos entrevistados responderam que ainda não sabem em quem votar e 21% disseram que votariam em branco ou nulo.

Na Região Metropolitana, 45% dos entrevistados preferem Rigotto, 43% votam em Paim e 29% escolhem Ana Amélia. No Interior, 46% citam Rigotto, 46% Paim e 32% Ana Amélia.

No cruzamento por sexo, Rigotto e Paim obtêm melhor desempenho entre os homens. O candidato do PMDB tem 50% das intenções de voto de homens e 42% de mulheres. Paim tem 51% de homens e 39% de mulheres. Já Ana Amélia aparece melhor colocada entre o eleitorado feminino: 35% a 27% dos homens.

Rigotto consegue melhor desempenho entre os entrevistados de 16 a 24 anos (56%) e com renda acima de cinco salários mínimos (50%). Já Paim recebeu o maior percentual de intenções de voto entre os eleitores com 60 anos ou mais (47%) e com renda entre dois e cinco salários mínimos (52%). No cruzamento por escolaridade, a candidata do PP aparece melhor colocada entre os eleitores com curso superior (40%).

De acordo com o Datafolha, o grau de interesse pelas eleições para presidente da República e governador é maior do que para senador e deputados federal e estadual.

A pesquisa foi feita entre os dias 30 e 31 de março, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Jornal Zero Hora de Porto Alegre-RS
Foto:Google

0 comentários:

Postar um comentário