• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de maio de 2015

Dia das mães: Jô Soares reencontra o taxista que matou sua mãe e o perdoa

 
 Foto:Ag.News/reprodução


Na vésperas do Dias das Mães, Jô Soares concedeu uma entrevista emocionante ao jornalista Marcelo Bonfá, que tem o programa ‘Pingue-Pongue com Bonfá’ no YouTube e no Facebook.

No bate papo, o apresentador revelou que perdeu a mãe depois que ela foi atropelada quando ele tinha 30 anos. Anos depois ele reencontrou o taxista que estava envolvido no acidente e revelou que perdoou o profissional. Na época, a mãe de Jô tinha 70 anos.

"Mamãe morreu atropelada, num dia de chuva terrível. O motorista do táxi não teve a menor culpa. Ela tinha 70 anos. O motorista socorreu minha mãe e levou para o hospital. Ele fez tudo certo. Só que ela teve uma fratura de base de crânio e não resistiu. 

Dez anos depois, eu peguei um táxi no Santos Dumont e, quando cheguei em casa, o motorista falou: ‘Eu preciso dizer uma coisa para o senhor. Fui eu que atropelei sua mãe. E, desde esse dia, isso já faz dez anos, eu não consigo mais dormir. Só vou conseguir dormir no dia que o senhor me disser que me perdoa.’ Respondi para ele: ‘Mas, meu filho, você está perdoado desde o dia que pegou a minha mãe, socorreu e ficou ao lado do meu pai até a minha mãe morrer. Você não teve culpa nenhuma. Eu te perdoo, você está mais que perdoado. Vai em paz.’ Ele chorava e eu chorei muito também. O perdão para mim é a coisa mais importante no cristianismo”, revelou Jô.Informações do site ibahia.

Walter Pinheiro não disputa mais eleição pelo PT, diz Coluna

Mais um de partida
Senador Walter Pinheiro -foto:reprodução

O desconforto do Senador baiano Walter Pinheiro no Partido dos Trabalhadores não é de hoje. Principalmente após a última campanha para governador da Bahia quando teve seu nome preterido para ser o candidato do partido ao Governo do Estado na eleição de 2014, quando o  governador Wagner trabalhou desde o início do processo para ser o então chefe de sua Casa Civil, o atual governador Rui Costa.

Segundo a colunista Lauro Jardim da Radar da revista VEJA, o Senador teria confidenciado a pelo menos dois parlamentares esta semana que não  há possibilidade de concorrer a qualquer eleição novamente pelo PT.  Pinheiro tem negado em público sua insatisfação com o partido. O mesmo foi eleito em 2010 e está no 5º ano do exercício do mandato no Congresso como Senador.




Salvador: Fortes chuvas voltam a Capital e região Metropolitana




 Lauro de Freitas: Chuvas desta manhã inundam ruas e invadem casas em Ipitanga
 
 1ª foto:Rua do bairro São Caetano, a 2ª:Loteamento de |Luxo em Piatá, 3ª: Casas inundadas em  Lauro de Freitas - fotos:Leitores do BN/reprodução

As chuvas que caíram na madrugada e na manhã deste sábado (9) em Salvador e região metropolitana também atingiram e causaram alagamento em loteamentos de luxo. O loteamento Parque Costa Verde, no bairro de Piatã, teve ruas completamente inundadas nesta manhã. Os moradores do condomínio ficaram ilhados devido às chuvas e os alagamentos, e, de acordo com uma moradora, os alagamentos estão mais frequente.
Já no bairro de São Caetano, na rua Nossa Senhora da Glória, uma cratera foi aberta, impedindo o trânsito no local. Segundo moradores, há 15 dias o local dava mostras de que ia ceder. Ainda de acordo com os leitores do BN, eles tentaram entrar em contato com órgãos públicos para informar sobre a situação, mas não obtiveram resposta. Os moradores também afirmaram que há rachaduras na alvenaria de um prédio de quatro andares da região.  

Em Lauro de Freitas, ruas e casas do bairro  Marisol  foram inundadas pelas águas deixando os moradores, e como sempre o trânsito ficou bem lento na estrada do Coco e em toda região.
 
Fonte: BN  c/adaptações

ENEM 2014: Universidade portuguesa do Algarve recebe inscrições de brasileiros


Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que pretendem estudar fora do Brasil podem concorrer a vagas na Universidade do Algarve (UAlg), em Portugal. Abertas nesta sexta-feira, 8, as inscrições podem ser feitas até o dia 29 próximo. A oferta é de 260 vagas.
Na primeira fase de seleção, em março último, 60 candidatos que fizeram o Enem inscreveram-se para estudar na UAlg. Foram admitidos 48. Haverá ainda uma terceira fase de inscrições, de 2 a 17 de julho próximo.
Desde o ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tem acordo firmado com universidades portuguesas (Coimbra e Algarve) para aproveitamento dos resultados do exame brasileiro para ingresso de estudantes.
Para a candidatura na UAlg, basta aos participantes do Enem apresentar os resultados obtidos no exame, sem necessidade de fazer prova de ingresso. A UAlg exige apenas que os brasileiros obtenham um mínimo de 500 pontos na redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das provas objetivas.
A Universidade do Algarve criou ainda um incentivo aos estudantes internacionais, ao reduzir o valor da anuidade. Assim, os aprovados com melhor classificação pagarão mil euros (R$ 3.431,70, em cotação de quinta-feira, 7) por ano, conforme vagas previstas para cada curso. Os diplomas são reconhecidos em todos os países da União Europeia, o que habilita o aluno a fazer pós-graduação em outras universidades da Europa.
A Universidade de Algarve congrega unidades de ensino superior universitário e politécnico. Aceita candidaturas para cursos de licenciatura e mestrado integrados, no ano letivo de 2015–2016, de estudantes brasileiros que tenham realizado o Enem em 2012, 2013 e 2014. A instituição conta com três unidades na cidade de Faro e uma em Portimão. Há áreas de formação em artes, comunicação e patrimônio, ciências sociais e da educação, ciências e tecnologias da saúde, ciências da terra, do mar e do ambiente, economia, gestão e turismo, engenharias e tecnologias.
Mais informações sobre as vagas disponíveis na página da universidade na internet dedicada a estudantes internacionais.
Fonte:Assessoria de Comunicação Social do Inep

Brasil: Vírus chikungunya, semelhante à dengue, pode chegar a todo o país

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou nesta sexta-feira, 8, que o Brasil corre o risco de enfrentar nos próximos três a quatro anos um surto de chikungunya, vírus com sintomas semelhantes aos da dengue e que também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. 
“É possível. Hoje a circulação é muito rápida das pessoas. É muito provável que a gente tenha circulação do chikungunya”, disse Chioro em entrevista na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio. Segundo o ministro, em 2014 os casos de chikungunya se restringiram ao Oiapoque, no Amapá, e Feira de Santana, na Bahia. 
Vírus chikungunya, semelhante à dengue, pode chegar a todo o Brasil, diz ministroFoto: Divulgação
“Os casos que tivemos em mais quatro Estados foram pontuais, de pessoas que circularam.” Até 18 de abril deste ano, foram confirmados 1.688 casos de chikungunya no País, sendo 809 na Bahia e 879 no Amapá. Em 2014, houve 2.773 casos autóctones, ou seja, de pessoas sem registro de viagem para países com transmissão do vírus. 

Os casos foram registrados no Amapá, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Roraima. Os principais sintomas da chikungunya são febre alta, dores musculares, de cabeça e nas articulações, com duração de três a dez dias. Assim como a dengue, não é recomendado o uso do ácido acetil salicílico (AAS), devido ao risco de hemorragia. 

O tratamento deve ser feito com medicação para febre (paracetamol e dores articulares (anti-inflamatórios). O Brasil detectou os três primeiros casos da doença em 2010, todos contraídos no exterior. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2004, a chikungunya havia sido identificada em 19 países, principalmente na África e Ásia.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Professores da UESC também deflagram greve a partir de 13/05


 IMG_9164
 Foto:Divulgação da Adusc/reprodução
 
Em assembleia realizada ontem (7) pela ADUSC, professores aprovaram a deflagração da greve. Houve 100 votos a favor e 58 contra. Foi uma assembleia histórica! Ricos números de debates e professores presentes. Entre posições e contradições, a greve foi a melhor escolha. A categoria entendeu que a melhor ferramenta que temos para enfrentar a imposição e o descaso do governo, é a greve! 

Após a deflagração da greve, foi colocado o prazo de 72 horas para iniciar a vigência. O que significa, que a partir de quarta-feira (13), as atividades serão paradas, sustentadas apenas, em 30%, conforme pede a legalidade determinada pela lei nº7.783/89, art.13. 

Fonte:Site da Adusc

Professores da UEFS entram em greve a partir de segunda-feira(11)



 Professores da Uefs entram em greve a partir de segunda-feira (11)
 Foto:Divulgação/reprodução
 
Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprovaram greve por tempo indeterminado, durante assembleia realizada na quinta-feira (7), no anfiteatro do módulo II. De acordo com a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), o movimento paredista, que começa na próxima segunda-feira (11), contou com 118 votos a favor, 25 contrários e 12 abstenções.

Na assembleia, conforme informações da associação, os professores definiram também pelo fechamento do pórtico da instituição às 8h de segunda-feira para reforçar a proposta do movimento junto à comunidade acadêmica. Nesta sexta (8), as Associações Docentes das quatro universidades protocolam documento na Governadoria, Secretaria da Educação (SEC) e reitoria das universidades, informando sobre a decisão da categoria e exigindo o cumprimento da pauta de reivindicação.


“Em 2014, as Ueba não foram pautadas, mas a expansão das universidades federais na Bahia teve ampla repercussão. O prazo do governo para negociar já foi dado, mas ele não se mostrou disposto a atender as reivindicações”, disse Edson do Espírito Santo, diretor da Adufs.

Ainda segundo a associação dos professores, “durante a assembleia, ainda foi formado o Comando de Greve e eleitos os membros. O grupo se reúne no final das atividades do dia 11 para definir os próximos passos da luta, que serão discutidos na reunião do Fórum das ADs, a ser realizada no dia 13 de maio, às 14h, na Aduneb. Ainda como encaminhamento, será levada ao Fórum, a proposta de convocação de nova rodada de assembleias dois dias após a reunião com o governo, marcada para dia 19 de maio”.


ESTUDANTES TAMBÉM PROTESTAM


 Estudantes da Uefs fazem protesto na manhã desta sexta
 
 
Foto: Thiago Fonseca / Acorda Cidade/REPRODUÇÃO
 
Estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizaram na manhã desta sexta-feira (8) uma manifestação por melhorias na estrutura das universidades públicas do estado da Bahia. As informações são do site Acorda Cidade. Eles interditaram a BR-116, próximo à unidade de ensino superior, e queimaram de pneus. Devido ao protesto, a via ficou congestionada. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para tentar reordenar o trânsito. 
De acordo com o aluno do curso de Medicina, João Costa, os estudantes pedem o repasse de 7% da receita híbrida de impostos para as universidades estaduais baianas. 
O grupo também protesta por uma verba específica de 1% para assistência estudantil, além da melhoria da estrutura da universidade, contratação de professores, manutenção da residência universitária e do restaurante universitário. “O governo do estado e o governo federal têm priorizado a educação privada e sucateado a pública. A oposição também tem cortado verba das estaduais baianas. A reitoria diz que está tentando negociar com o governo do estado. No entanto, não faz pressão como deveria fazer”, reclamou o estudante.



 
Fonte:Acorda Cidade c/adptações

Governo oferece Ministério do Trabalho ao PMDB


Resultado de imagem para MINISTÉRIO DO TRABALHO

Desesperado pela aprovação do ajuste fiscal do ministro Joaquim Levy (Fazenda), o governo prometeu o
 Ministério do Trabalho, ainda ocupado por Manoel Dias (PDT), aos deputados peemedebistas.

O porta-voz da oferta foi o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), em reunião a portas fechadas. Dilma decidiu defenestrar o apadrinhado de Carlos Lupi, que acusou o PT de “roubar demais”.  

Dilma prometeu entregar outros cargos de segundo escalão ocupados pelo PDT. Ela avalia que o apoio dos pedetistas não fará falta.   


Dilma resolveu ceder novo ministério ao PMDB quando o pacote corria risco na Câmara. 
Foi aprovado por margem apertada: 252 x 227.

Fonte:Coluna Claudio Humberto

Itaberaba: Ouvidor-geral diz que paciente Angolano está com Dengue

Ouvidor-geral de Itaberaba diz que paciente angolano está com dengue
Foto: Reprodução / Itaberaba Notícias
O ouvidor-geral da cidade de Itaberaba, Manoel Vaz Sampaio Neto, negou que o angolano internado no Hospital Municipal da cidade esteja com suspeita de ebola. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele afirmou que exames comprovaram que o paciente está com dengue. "Um vereador que teve a irresponsabilidade de divulgar uma informação sem saber se é verdade. Está causando o maior alvoroço aqui na cidade", explicou Neto. 

No início da tarde desta sexta-feira (8), o edil Ricardo Pimentel (Pros) publicou em seu perfil no Facebook sobre o caso e disse que o homem estava com suspeita de ebola. Segundo o ouvidor-geral da cidade, o paciente ainda se encontra no Hospital Municipal de Itaberaba, na região Piemonte do Paraguaçu. A unidade médica ainda estuda uma transferência, mas o procedimento é considerado de praxe no município para que o paciente possa receber o tratamento para a dengue em uma cidade com melhor estrutura.

Fonte:BN

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Bahia: Estado é o 9º onde jovens negros estão mais vulneráveis

 
 Bahia está entre os dez estados onde jovens negros estão mais vulneráveis
 Foto:ABr/reprodução
 
A Bahia é o 9º estado onde jovens negros são mais vulneráveis à violência, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira (7) pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República. Na escala, a vulnerabilidade do estado baiano é considerada "alta". De acordo com o G1, em 2012 o risco de homicídios de jovens negros em relação a brancos era estimado em 3,54.
 
O levantamento recente aponta que em todos os estados brasileiros, exceto no Paraná, os negros (inclusos pretos e pardos, com idade entre 12 e 29 anos) correm mais risco de exposição à violência do que brancos (inclusos brancos e amarelos) da mesma faixa etária. 
 
O destaque é para o estado de Alagoas, com vulnerabilidade "muito alta", seguido de Paraíba, Pernambuco e Ceará - todos com a mesma classificação. São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e o Distrito Federal registram menor índice de risco para os jovens negros. Levando em conta somente o critério de homicídios, a Paraíba é o estado com maior risco relativo aos jovens negros. No estado, um jovem negro tem 13,4 vezes mais chance de ser assassinado do que um jovem branco.
 Pernambuco possui a segunda maior taxa (11,57). O Nordeste é a região com maior distância entre a taxa de homicídios de jovens negros e brancos.
 
Em 2012, foram assassinados 87 negros para cada grupo de 100 mil jovens negros na região, contra 17,4 jovens brancos para cada grupo de 100 mil jovens brancos. O Sudeste tem a menor taxa de homicídios de jovens negros. Ainda assim, ela é 49,1% superior à taxa de homicídios entre jovens brancos. O Piauí foi o estado em que o índice mais cresceu (25,9% de 2007 a 2012). 
O Rio de Janeiro teve a maior queda - 43,3%. De acordo com o G1, os dados de homicídios foram obtidos no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. 
 
Os dados do relatório fazem parte do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014, elaborado em parceria da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Ministério da Justiça e o escritório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil. Os dados utilizados são de 2012. 
 
Fonte:BN

Professores da UESB também deflagram greve

 Foto: Divulgação | ADUSB
 Foto: Docentes da UESB- foto:reprodução ADUSB
 
Os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) deflagraram greve na tarde dessa quinta (7), em Itapetinga, por mais recursos para as Universidades e respeito aos direitos trabalhistas.  Devido a necessidade de cumprir o prazo legal, a suspensão de atividades será iniciada na quarta (13). 

Docentes consideraram que a proposta apresentada pelo governo Rui Costa no dia 24 de abril não responde à pauta da categoria, que está mobilizada desde o ano passado. A recusa em ampliar o número de professores, cumprir direitos e de destinar recursos necessários para o atendimento das demandas das Instituições demonstra o descaso do governo com as Universidades.
Direitos trabalhistas

Mais de 200 professores da UESB aguardam pelo atendimento de promoções, progressões e alterações de regime de trabalho. A carreira conquistada através do Estatuto do Magistério Superior por meio de lutas e greves estão sendo negados. A categoria entende que os direitos não podem ser negociados, nem tratados como concessão.

Fonte:Blog do Anderson c/adaptações

GREVE NA UNEB: PROFESSORES PARAM A PARTIR DE 13/05





Auditório do teatro da UNEB onde foi realizada a assembleia que deliberou pela greve -foto:reprodução/aduneb


Em Assembleia concorrida  realizada hoje(7) pela tarde no auditório do Teatro do Campus I, em Salvador os professores da UNEB - Universidade do Estado da Bahia decretaram greve por tempo indeterminado.

De acordo com a assessoria jurídica da Associação dos Docentes da Uneb (ADUNEB), com base no que dispõe o Supremo Tribunal Federal, sobre legalidade do movimento grevista, após a aprovação são necessários três dias úteis para o início da greve. A norma está prevista no art. 37, inciso VI da Constituição Federal, utilizando o art. 13, da Lei n. 7.783/89.  

Atualmente,segundo a associação dos docentes,nas estaduais da Bahia faltam infraestrutura, materiais didáticos e equipamentos em laboratórios. Bolsas de auxílio à pesquisa e permanência estudantil são constantemente atrasadas; professores não cumprem viagens a trabalho por falta de verba. Nos 24 campi da Uneb não existe um único restaurante universitário.

Prestadores de serviços dos setores de vigilância e limpeza também são penalizados com o atraso no pagamento. Devido à falta de recursos, também não acontecem concursos públicos, o que gera déficit no quadro de vagas e sobrecarga de funções em técnico-administrativos e docentes. 

Uma nota técnica divulgada pela própria SEC, em 21.09, do ano passado, afirmava que para regularizar a falta de professores nas Ueba, até o final de 2016, seriam necessários 1.644 professores, sendo 515 apenas na Uneb.
 


Fonte:site da Aduneb c/adptações

Justiça determina que funcionários da EBDA sejam reintegrados

Liminar obriga Estado e EBDA a reintegrar trabalhadores demitidos e fazer acordo
Foto: Reprodução
O juiz Juarez Dourado Wanderley, da 13ª Vara do Trabalho em Salvador, em uma liminar, determinou que o Governo do Estado da Bahia e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) terão que reintegrar todos os funcionários demitidos depois da decisão de liquidar a estatal. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que move uma ação civil pública contra os dois réus por entender que em casos de demissão em massa é obrigatória a realização de negociação coletiva prévia.
 
Para efetuar a demissão dos 1.182 funcionários efetivos, o governo baiano terá que fechar um acordo com os trabalhadores. A procuradora Andréa Tannus Freitas, autora da ação, afirmou que o entendimento do órgão sempre que foi de que o Estado era obrigado a negociar um acordo coletivo antes de efetuar as demissões. “Acredito que, agora, governo e trabalhadores poderão sentar-se à mesa para chegar a um entendimento sobre a forma menos traumática para a realização das demissões”, avaliou a procuradora. 
 
Ela reitera, no entanto, que a partir desse momento, o MPT sai de cena e deixa que funcionários, através de uma comissão e de seu sindicato, e governo se entendam. A ação foi ajuizada após tentativa de mediação entre as duas partes, no qual o governo sinalizou que não iria negociar com os demitidos. Já foram realizadas três audiências, sendo que o pedido de liminar já havia sido apresentado desde o início do processo.
 
O juiz Juarez Dourado, no entanto, optou por não se pronunciar sobre a liminar inicialmente, insistindo para uma solução negociada. Informou, inclusive, que não decidiria enquanto houvesse possibilidade de acordo entre o MPT e o Estado, mas ressalvou que para não se pronunciar esperava que o governo baiano não realizasse novas demissões. Entretanto, na última quinta-feira (30), véspera do dia do Trabalho, a EBDA anunciou a demissão de 300 funcionários, finalizando as dispensas previstas para liquidação da estatal. 
 
Uma nova audiência foi realizada segunda-feira (04), mas a empresa não conseguiu justificar a retomada das dispensas. A procuradoria Geral do Estado já chegou a formalizar a intenção do governo de oferecer garantias extras aos que forem demitidos, tais como oferta da assistência à saúde Planserv e a realocação de alguns dos funcionários.

Fonte:BN

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Concurso: UNIVASF oferta 15 vagas para Professor Assistente e Adjunto




A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para Concurso Público para Professor da Carreira de Magistério Superior. Há 15 vagas abertas para os Campi de Petrolina (PE), Juazeiro e Senhor do Bonfim (BA) e São Raimundo Nonato (PI).

Os aprovados serão lotados nos Colegiados Acadêmicos de Engenharia Elétrica, Ciências Farmacêuticas, Ciências da Natureza, Geografia, Ecologia, Medicina e Educação Física, conforme o Edital N° 19/2015.

As inscrições podem ser realizadas até 21 de maio, exclusivamente pelo site de Concursos da Univasf. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 140 a R$ 200. 

A solicitação da isenção da taxa de inscrição pode ser realizada até as 18h de quinta-feira (7). 

As vagas abertas são para Classe Assistente A e Classe Adjunto A, nível I, com regimes de trabalho de 20 horas e de Dedicação Exclusiva (DE). O vencimento básico varia de R$ 2.018,77 a R$ 4.014,00.

O concurso será composto por prova escrita, prova de aptidão didática, prova de defesa de memorial e prova de títulos. 

A prova escrita está prevista para 12 de junho e poderá ser realizada nos Campi Petrolina Sede (PE) e/ou Juazeiro (BA). Local e horário exatos serão divulgados a partir de 3 junho pelo site de Concursos. 

Mais  informações estão  no link abaixo.

 Edital Nº 19/2015 - Concurso Público para Professor da Carreira de Magistério Superior


Por: Ascom instituição/c/adaptações
Imagem:reprodução:google
 


Chapada: Festival de Lençóis será 9 a 11/10


 festival
 Foto:Mila Cordeiro/atarde/reprodução
 
A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, sedia mais uma edição do seu Festival de Inverno. O evento, que faz parte do calendário cultural do estado, já tem data confirmada para sua 17ª edição, será de 9 a 11 de outubro. É uma grande opção cultural para os turistas e chapadeiros aproveitaram no período do feriadão. A grade da programação ainda não foi divulgada, mas deve reunir, como sempre, nomes importantes da cultura brasileira.
Além da música, o evento sempre reserva espaço para diversas manifestações culturais como oficinas e apresentações de dança e teatro, representados por grupos regionais e de outras localidades. O festival é uma ação que une música, arte, cultura, desenvolvimento sustentável e as belas paisagens naturais da Chapada.

Fonte:Jornal da Chapada c/adptações

Bahia: Justiça condena integrantes da banda New Hit

Justiça condena integrantes da banda New Hit a mais de 11 anos de prisão
Foto: Divulgação/reprodução
 
Os integrantes da banda New Hit foram condenados nesta quarta-feira (6) a 11 anos e oito meses de prisão pelo crime de formação de quadrilha e estupro das adolescentes Vitória Luíza de Souza Barbosa e Vanessa de Souza Baltazar, ambas com 16 anos na época do caso, que aconteceu em 26 de agosto de 2012. A decisão da juíza Márcia Simões Costa, da Vara Crime do município de Ruy Barbosa, na microrregião de Itaberaba, determinou que Alan Aragão Trigueiros (conhecido como "Alanzinho"), Carlos Frederico Santos de Aragão, Edson Bonfim Berhends (conhecido como "Netinho"), Eduardo Martins Daltro de Castro Sobrinho (conhecido como Dudu), Guilherme Augusto Campos Silva (conhecido como "Guiga", Jefferson Pinto dos Santos, Jhon Ghendow de Souza, Michel Melo de Almeida, Wenslen Danilo Borges Lopes (conhecido como "Gagal") e Willian Ricardo de Farias (conhecido como "Brayan") cumpram a pena inicialmente em regime fechado.
 
De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), ainda cabe recurso da decisão e os integrantes do grupo ficarão em liberdade até o processo transitar em julgado. Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o caso teria acontecido quando, após show da banda em micareta na cidade, Vitória e Vanessa teriam ido ao ônibus do grupo para registrar fotos e conseguir autógrafos dos integrantes. O estupro coletivo teria começado dentro do próprio veículo. De acordo com relatos das jovens, enquanto um dos integrantes segurava elas, outro praticava sexo. Os suspeitos foram presos em flagrante.
 
Fonte:BN/reprodução

França: Copiloto da Germanwings ensaiou suicídio em voo


 
 
 
 
Lubitz programouo avião para que baixasse até a altura mínima possível em cinco ocasiões durante voo de Duesseldorf para Barcelona (Foto: Ministere de linterieur)
 
Andreas Lubitz, copiloto alemão suspeito de derrubar deliberadamente em março um avião da Germanwings com 150 pessoas a bordo na região dos alpes na França, ensaiou seu suicídio no voo de ida da aeronave, afirmaram os investigadores do acidente, que asseguraram que o fato não tinha como ser detectado.
Nem os tripulantes, nem o controle aéreo francês e nem os ocupantes do avião perceberam que Lubitz tinha programado o avião para que baixasse até a altura mínima possível, 100 pés - cerca de 30 metros - em cinco ocasiões durante voo de Duesseldorf para Barcelona enquanto estava sozinho na cabine porque ele corrigiu a manobra.

O diretor do Escritório de Investigação e Análise (BEA) da França, Remi Jouty, responsável pelas investigações técnicas, indicou a um grupo que é possível concluir que Lubitz "ensaiou o gesto que depois realizou", embora ainda seja prematuro antecipar os motivos que o levaram a esta decisão.
Perante um grupo de jornalistas internacionais, o responsável da agência francesa detalhou os elementos do relatório preliminar da investigação, divulgado nesta quarta-feira, 6, e anunciou esta manobra do trajeto de ida que tinha sido previamente revelada pelo jornal alemão "Bild".

A informação das caixas-pretas do avião, cruzada com as comunicações com o centro de controle francês, evidenciaram que Lubitz ensaiou o choque voluntário do avião que realizou horas mais tarde no voo de retorno a Düsseldorf.

Evidências. O aparelho, um A320 do fabricante europeu Airbus, tinha partido às 6h01 (hora local) da cidade alemã com destino a Barcelona com a mesma tripulação que posteriormente faria a volta.
Às 7h19, o piloto saiu da cabine e, nessa ocasião, Lubitz regulou até em cinco ocasiões, em apenas quatro minutos, o piloto automático em posição de 100 pés, a mínima permitida, e a mesma que horas mais tarde terminou em colisão.

Essas manipulações passaram despercebidas para os passageiros, para o resto dos membros da tripulação e para o controle aéreo francês, já que nesse momento o avião já se encontrava em fase de descida, disse Jouty.
Os controladores de Bordeaux tinham ordenado ao avião descer de 37 mil pés a 35 mil pés em um primeiro momento e a 21 mil pés posteriormente, por motivos que ainda desconhecidos pelos investigadores do BEA, mas que são normais no tráfego aéreo. "Esses motivos não são importantes para a investigação", indicou o diretor do BEA.

Após os testes, momentos antes de o piloto voltar a seu posto de comando, Lubitz voltou a situar o avião em sua altura normal, prévia ao início da manobra de aterrissagem, que aconteceu sem problemas às 7h57.
Às 9h, o avião decolou do aeroporto de Barcelona com destino a Düsseldorf e 41 minutos mais tarde caiu na montanha depois que o copiloto, outra vez sozinho na cabine, voltou a dirigi-lo a uma altura de 100 pés.
O relatório preliminar publicado nesta quarta-feira confirma que Lubitz manipulou de forma voluntária o avião para chocá-lo e abre caminho para fase seguinte das investigações, que passa por "examinar o sistema de avaliação de atitude dos pilotos" de linhas aéreas, segundo Jouty.

"Temos que tentar determinar como é possível que um piloto com problemas psicológicos possa estar na cabine de comando apesar de haver todo um sistema de acompanhamento", afirmou Jouty, que reconheceu que há "exigências contraditórias difíceis de conciliar" entre os imperativos de segurança que permitem aos pilotos se isolar na cabine e os imprevistos psiquiátricos.

Fonte:AE

terça-feira, 5 de maio de 2015

Bahia: AL adia votação de reajuste de servidores estaduais



Governo recua e adia votação de reajuste de servidores estaduais
Fotos: Max Haack/ Betto Jr./ Ag. Haack/ Bahia Notícias

atualizada em 07/05/15 - 12:00h
Os deputados estaduais da Bahia adiaram para esta quarta-feira (6) a votação do reajuste dos servidores públicos do Estado. Após sessão conturbada, com embates entre oposição e governo e forte participação dos sindicatos nas galerias da Casa, o líder do governo Zé Neto (PT), solicitou a retirada do quórum de votação - no recuo que foi elogiado pela oposição. "Se for encerrar para discutir mais com os servidores, eu apoio", afirmou Adolfo Viana (PSDB), ao, em seguida, cutucar: "nem os deputados da base estão confortáveis pra votar esse projeto" . Em resposta ao tucano, Zé Neto disse que o processe de negociação foi "transparente". "Fizemos um processo de negociação, os sindicatos participaram.

APROVADA ONTEM

A AL Aprovou ontem(6) em primeiro turno o Projeto de reajuste do servidores do Estado.



Fonte:BN c/adptações

UFOB oferta 20 vagas para Mestrado em Ciências Ambientais


 
  
A sustentabilidade tornou-se um conceito chave no mundo contemporâneo. Saber gerir de maneira equilibrada os recursos naturais, enfrentar e propor soluções para os problemas ambientais são características cada vez mais demandadas dos profissionais que trabalham na área pela administração pública, iniciativa privada e terceiro setor.

Se você está em busca desse conhecimento, possui formação superior e tem interesse em atuar nas atividades de ensino e pesquisa, pode se inscrever, gratuitamente, a partir desta segunda-feira (27), na seleção do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Serão ofertadas 20 (vinte) vagas para candidatos brasileiros e 1 (uma) vaga para candidato estrangeiro, na área de concentração “Sustentabilidade no Cerrado” em duas linhas de pesquisa: “Tecnologias e manejo sustentáveis do Cerrado” e “Caracterização e diagnóstico de sistemas antrópicos e naturais”.

As inscrições devem ser realizadas, presencialmente, a partir desta segunda-feira (27) até o dia 29 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na secretaria do PPGCA, no Pavilhão de Aulas 1, do Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, ou por Sedex, com data da postagem não posterior ao último dia de inscrição.

Mais informações sobre a documentação exigida, as etapas, os critérios de avaliação e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no site do PPGCA  ou pelo telefone (77) 3614-3191.

Fonte:Site da instituição
Imagem:reprodução

UNEB vai abrir inscrições para Monitor do UPT

 


A UNEB - Universidade do Estado da Bahia, vai abrir  inscrições para Seleção Pública Simplificada para Contratação por tempo determinado - pessoa física, sem vínculo empregatício, de estudantes universitários para o desempenho da função de Monitor do Curso Pré-Vestibular – Projeto Universidade para Todos (UPT) da UNEB em 2015.

Em Salvador, os candidatos poderão fazer na sala da Coordenação Geral do Projeto  no POLO SANTO AMARO DE IPITANGA/PUSAI, situado na Rua dos Vereadores, Loteamento Jóquei Clube, Lauro de Freitas 

No interior, nos campi da UNEB sob a responsabilidade da Coordenação do Polo das 9:00h às 12:00h e das 14:00 às 16:00h no período de 13 a 15/05/2015

Na UNEB- Campi XVI- Irecê, esse ano, a SEC autorizou o atendimento de  13 municípios, sendo 12 extensões e a sede Irecê.

O EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº 061/2015 traz todas as informações e está disponível  conforme link abaixo:
  

Mais Informações quanto ao Polo Irecê, podem ser solicitadas pelo tels. 74 - 3641-4532/3503  com a Coordenação  do polo.

Fonte:Site instituição









TJ -SP mantém corte de ponto dos professores estaduais em greve

 
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a decisão do governo estadual de cortar o ponto dos professores que estão em greve. O TJ indeferiu recurso do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) que pedia a suspensão da medida. Os docentes tiveram o primeiro desconto no holerite de maio, referente às faltas desde o dia 13 de abril, quando a greve teve início.

Desde o início de maio, os docentes já começaram a notar os descontos em seus demonstrativos de pagamento. É o caso do professor Rafael Fernandes, que dá expediente na Escola Estadual Carlos Augusto de Freitas Villalva Junior. O docente, que recebe R$ 2500, foi informado no demonstrativo de que receberá apenas R$ 914,89. As faltas somaram R$ 1.417,75. O professor Thiago Ribeiro, da Escola Estadual Maria Augusta de Moraes Neve, também foi surpreendido pelos descontos.

"Estou há 52 dias em greve e mesmo sem nenhuma liminar, meu ponto foi cortado", reclamou. Pelo mês, o docente recebeu R$ 641,60. Mesmo com um corte de mais de 50% do salário, a professora Camila Halite diz que continua fora da escola. "Permanecerei até o fim na greve".

Mas nem todos optaram por continuar a paralisação. A professora de História Adriana Zenezi aderiu à greve desde o início, mas retomou há poucos dias o expediente na Escola Estadual Cônego João Ligabue, contrariada. Ela afirmou que no início de abril os professores receberam um aviso de que teriam todas as faltas contadas. "Vão descontar as faltas de março e abril em maio e junho. Não sei nem quanto eu vou receber", disse.

Fonte:Uol

Concurso: UFAL oferta 72 vagas para docentes


 UFAL abre dois Concursos Públicos e oferta 72 vagas para docentes



Com a realização de dois Concursos Públicos, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) objetiva à nomeação de 72 docentes.

No primeiro certame são ofertadas 28 propostas, para as áreas de Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social (1), Algoritmos e Programação (1), Bioquímica e Biofísica (1), Ecologia Vegetal (1), Genética e Evolução (1), Língua Inglesa e Linguística Aplicada (1), Microbiologia e Imunologia (1), Enfermagem e Saúde da Criança e do Adolescente (1), Enfermagem em Saúde do Adulto, Idoso e Mental (1), Linguística, Língua Portuguesa e Ensino (1), Tecnologia das Construções (1), Medicina Veterinária Preventiva (1), Morfologia Animal (1), Arquitetura e Expressão Gráfica (), Comunicação: Lógica, Técnicas e Tecnologias (1), Construção Civil (1), Desenvolvimento e Aprendizagem (1), Eletrotécnica (1), Engenharia de Produção (1), Engenharia do Produto (1), Estradas e Pavimentação (1), Geografia Física - Geologia (1), Gestão Econômica (1), Mecânica Computacional (1), Sistemas de Informação e Decisão para Engenharia de Produção (1), Contabilidade Gerencial e Financeira (2) e Estratégias e Organização (1), como consta no edital 30/2015.

Já no segundo Concurso Público aberto nessa data com a edição do Diário Oficial da União e regido pelo edital 31/205, 44 oportunidades serão preenchidas em Administração Florestal (1), Cadastro Técnico, Parcelamento dos Solos e Sistema de Informações Geográficas (1), Cultivos Agroecológico (1), Dendrometria, Inventário e Manejo Florestal (1), Desenho Técnico e Construções Rurais (1), Ecologia Geral, Manejo Agroecológico dos Recursos Naturais, Análise e Avaliação de Impactos Ambientais (1), Energia Eólica e Termodinâmica (1), Geodésia, Topografia e Sensoriamento Remoto (1), Informática Aplicada e Fundamentos de Eletrônica (1), Manejo de Unidades de Conservação (1), Máquinas de Fluxo, Geração e Propulsão Transmissão e Distribuição de Energia (1), Educação Infantil (1), Planejamento, Currículo e Avaliação da Apredizagem (1), Política e Gestão Educacional (1), Engenharia de Poço (1), Engenharia de Poço e Reservatório (1), Língua e Literatura Francesas (1), Fisiologia (1), Nutrição em Saúde Pública (1), Projeto de Produto - Design (1), Projeto Gráfico - Design (1), Ciências Criminais (1), Direito Privado (1), Contabilidade Geral e Pública (2), Cariologia (1), Patologia Bucal (1), Análise de Circuitos Elétricos e Eletrônicos (1), Anatomia Humana B (1), Anatomia Humana A (1), Ciências da Saúde (1), Imunologia e Virologia (1), Práticas Pedagógicas (2), Zoologia de Cordados (1), Filosofia Geral (1), Recursos e Serviços de Informação (1), Violino e Teoria da Música (1), Microscopia e Nanoscopia (1), Sínteses e Caracterização De Nanomateriais (1), Ensino de Geografia (1), Psicologia Cognitiva (1) e Físico-Química (1).

A remuneração devida aos aprovados varia de R$ 2.498,78 a R$ 8.639,50, de acordo com a titulação apresentada e jornada desempenhada, que pode ser de 20h, 40 horas semanais ou de Dedicação Exclusiva.
Para concorrer os interessados precisam apresentar licenciatura, graduação, mestrado ou doutorado, conforme a exigência específica da vaga pleiteada.

O período de inscrição segue de 27 de abril de 2015 a 25 de maio de 2015, pelo site www.copeve.ufal.br, mediante o preenchimento do formulário disponível na página e pagamento das taxas variáveis de R$ 62,47 a R$ 215,99, em forma de GRU na unidade bancária definida no edital.
A classificação dos candidatos será definida com a aplicação de provas, previstas para terem início em 6 e 13 de julho de 2015.

Fonte:PCI concursos/reprodução
Log:imagem/reprodução

Bahia: Bandidos explodem agência da CEF em Irará


 
 Bando explode agência bancária de Irará
 Foto: Reprodução / A Voz da Bahia
Uma quadrilha destruiu parcialmente a agência da Caixa Econômica Federal de Irará, Portal do Sertão, na madrugada desta terça-feira (5). Com a explosão, a agência foi interditada. Segundo a delegacia local, a ação ocorreu por volta das 2h30, quando três policiais militares faziam o plantão na cidade. Os bandidos teriam entrado no município em três carros. Até o momento, não se sabe se os bandidos conseguiram levam algum valor, nem para onde eles fugiram. No entanto, três bandidos suspeitos de participar da explosão em Irará foram presos por policiais da 2ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Alagoinhas.
 

Três suspeitos são presos / Foto: Divulgação / Polícia Militar/reprodução

Testemunhas afirmam que o bando – em número aproximado de oito pessoas – estava encapuzado. Informações do BN.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Itália: Ex- diretor do BB diz que prefere "morrer" a cumprir pena no Brasil


Pizzolato diz que prefere "morrer" a cumprir pena no Brasil  -foto:reprodução

Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil condenado no caso do mensalão, afirma que prefere morrer a ir a uma prisão brasileira, segundo relato do senador italiano Carlo Giovanardi, que esteve nesta segunda-feira, 4, com ele na prisão de Modena, no norte da Itália.

A nota divulgada pelo parlamentar após o encontro afirma: Pizzolato "prefere morrer a descontar a pena por anos em uma penitenciária do Brasil".

Pizzolato fugiu do Brasil depois que foi condenado a doze anos e sete meses de prisão por conta do escândalo do mensalão. Mas acabou sendo preso na Itália e, depois de 18 meses de um processo legal, teve sua extradição aprovada pelo governo de Matteo Renzi na semana passada.



Fonte:AE

 

UNEB informa sobre passagens para deslocamento docente



 
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vem, nos últimos meses, vivenciando situação desafiadora na busca de saídas institucionais e legais que possam solucionar o impasse estabelecido em relação à concessão de passagens a docentes pelos Departamentos, mantendo as condições necessárias ao bom funcionamento dos mesmos.

Em 17/04/2015, foi publicada no Portal da UNEB nota com os principais encaminhamentos já dados na perspectiva de solucionar a questão, cuja complexidade centra-se na natureza multicampi desta Universidade. Neste contexto, destaca-se que a UNEB, desde a sua criação, manteve o foco das suas atividades voltado à interiorização da Educação Superior como forma de contribuição ao desenvolvimento social e humano do Estado da Bahia, enfrentando, contudo, uma carência extrema de profissionais qualificados em todas as regiões onde estão localizados os seus campi. Destaca-se ainda, que em toda a história das universidades estaduais baianas, nunca houve uma política de incentivo à permanência desses profissionais no interior da Bahia.

Motivada por notificações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), aos Departamentos auditados, e com orientação jurídica da sua Procuradoria, a UNEB adotou como medida provisória, a suspensão temporária da concessão do benefício das passagens a docentes não residentes nos municípios dos seus Departamentos de lotação.

Entretanto, diante do impacto que a manutenção dessa medida tem tido sobre o desenvolvimento qualificado das atividades acadêmicas nos Departamentos localizados no interior do Estado, a Administração Central tomou as seguintes decisões:

1. Encaminhamento de recurso ao TCE, solicitando a suspensão da recomendação feita aos Departamentos auditados;

2. Assumir a responsabilidade legal da ordenação da despesa e execução financeira para a aquisição das passagens dos Departamentos que ainda necessitam dessa concessão. Para tanto, a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) encaminhará as orientações necessárias sobre os procedimentos operacionais a serem adotados pelos Departamentos interessados em tal encaminhamento, salientando que a entrega das passagens aos docentes será realizada exclusivamente pelos seus respectivos Departamentos de lotação.


Reitoria da UNEB

 04 mai 2015, 17H16

Bahia: Prefeitura de Boninal oferta 32 vagas do fundamental ao superior

Resultado de imagem para boninal bahia chapada diamantina
 Boninal fica na Chapada Diamantina


A Prefeitura de Boninal abre nesta segunda-feira (4), as inscrições do seu concurso com 32 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 788,00 a R$ 8.770,69 e a jornada de trabalho é de no mínimo 20h por semana. As vagas estão distribuídas entre a sede, zona rural, Curral Velho, Lagoão, Mulungu e Cedro.

Auxiliar de Serviços Gerais (3), Vigilante (1), Motorista I (1) e II (2), Agente de Vigilância Sanitária (1);Agente de Endemias (2) são as oportunidades oferecidas para profissionais de nível fundamental. As vagas de nível médio são para Auxiliar Administrativo (2), Técnico em Enfermagem (4) e de Laboratório (1); e as de nível superior são para Assistente Social (1), Psicólogo (1), Biomédico (1), Nutricionista (1), Cirurgião-dentista (1), Médico (2), Professor nas áreas de Ciências (1), Matemática (2), Geografia (1), e Professor do Ensino Fundamental(4).

As inscrições poderão ser feitas até o dia  15 de maio de 2015 na sede da Biblioteca Municipal, que fica na Avenida do Colégio, s/nº, no Centro. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 16h, e a taxa, a partir de R$ 50,00, deve ser paga via depósito bancário. Informações do Ibahia.