quinta-feira, 7 de maio de 2015

GREVE NA UNEB: PROFESSORES PARAM A PARTIR DE 13/05





Auditório do teatro da UNEB onde foi realizada a assembleia que deliberou pela greve -foto:reprodução/aduneb


Em Assembleia concorrida  realizada hoje(7) pela tarde no auditório do Teatro do Campus I, em Salvador os professores da UNEB - Universidade do Estado da Bahia decretaram greve por tempo indeterminado.

De acordo com a assessoria jurídica da Associação dos Docentes da Uneb (ADUNEB), com base no que dispõe o Supremo Tribunal Federal, sobre legalidade do movimento grevista, após a aprovação são necessários três dias úteis para o início da greve. A norma está prevista no art. 37, inciso VI da Constituição Federal, utilizando o art. 13, da Lei n. 7.783/89.  

Atualmente,segundo a associação dos docentes,nas estaduais da Bahia faltam infraestrutura, materiais didáticos e equipamentos em laboratórios. Bolsas de auxílio à pesquisa e permanência estudantil são constantemente atrasadas; professores não cumprem viagens a trabalho por falta de verba. Nos 24 campi da Uneb não existe um único restaurante universitário.

Prestadores de serviços dos setores de vigilância e limpeza também são penalizados com o atraso no pagamento. Devido à falta de recursos, também não acontecem concursos públicos, o que gera déficit no quadro de vagas e sobrecarga de funções em técnico-administrativos e docentes. 

Uma nota técnica divulgada pela própria SEC, em 21.09, do ano passado, afirmava que para regularizar a falta de professores nas Ueba, até o final de 2016, seriam necessários 1.644 professores, sendo 515 apenas na Uneb.
 


Fonte:site da Aduneb c/adptações

0 comentários:

Postar um comentário