quinta-feira, 7 de maio de 2015

Bahia: Estado é o 9º onde jovens negros estão mais vulneráveis

 
 Bahia está entre os dez estados onde jovens negros estão mais vulneráveis
 Foto:ABr/reprodução
 
A Bahia é o 9º estado onde jovens negros são mais vulneráveis à violência, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira (7) pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República. Na escala, a vulnerabilidade do estado baiano é considerada "alta". De acordo com o G1, em 2012 o risco de homicídios de jovens negros em relação a brancos era estimado em 3,54.
 
O levantamento recente aponta que em todos os estados brasileiros, exceto no Paraná, os negros (inclusos pretos e pardos, com idade entre 12 e 29 anos) correm mais risco de exposição à violência do que brancos (inclusos brancos e amarelos) da mesma faixa etária. 
 
O destaque é para o estado de Alagoas, com vulnerabilidade "muito alta", seguido de Paraíba, Pernambuco e Ceará - todos com a mesma classificação. São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e o Distrito Federal registram menor índice de risco para os jovens negros. Levando em conta somente o critério de homicídios, a Paraíba é o estado com maior risco relativo aos jovens negros. No estado, um jovem negro tem 13,4 vezes mais chance de ser assassinado do que um jovem branco.
 Pernambuco possui a segunda maior taxa (11,57). O Nordeste é a região com maior distância entre a taxa de homicídios de jovens negros e brancos.
 
Em 2012, foram assassinados 87 negros para cada grupo de 100 mil jovens negros na região, contra 17,4 jovens brancos para cada grupo de 100 mil jovens brancos. O Sudeste tem a menor taxa de homicídios de jovens negros. Ainda assim, ela é 49,1% superior à taxa de homicídios entre jovens brancos. O Piauí foi o estado em que o índice mais cresceu (25,9% de 2007 a 2012). 
O Rio de Janeiro teve a maior queda - 43,3%. De acordo com o G1, os dados de homicídios foram obtidos no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. 
 
Os dados do relatório fazem parte do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014, elaborado em parceria da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Ministério da Justiça e o escritório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil. Os dados utilizados são de 2012. 
 
Fonte:BN

0 comentários:

Postar um comentário