• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 20 de abril de 2024

Economia: Após disputa com o Ceará, Estado vai sediar fábrica chinesa de aerogeradores


                                                        foto:reprodução

A fábrica chinesa de aerogeradores Goldwind está prestes a se instalar em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo o BP Money, a vinda da companhia asiática ocorreu após disputa entre a Bahia e o Ceará sobre quem sediaria a fábrica.

 

Pela estimativa do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, a previsão é que empresa crie 1,1 mil empregos diretos e indiretos. A Goldwind é considerada a maior fornecedora de turbinas eólicas do mundo.

 

No projeto de implantação em Camaçari, a companhia deve montar um parque de fornecedores de componentes eólicos, composto por um grupo de empresas do setor. 


Fonte: bnOTÍCIAS - 20/04/2024

Salvador: Jornalistas Marcelo Castro e Dani Mazzei se casam no civil; Vídeo

 

Foto: Reprodução/Instagram

Os jornalistas Marcelo Castro e Dani Mazzei se casaram no civil, nesta sexta-feira (19). O anúncio do matrimônio foi feito nas redes sociais do casal, neste sábado (20). "Sobre família e amor", escreveu o casal na legenda.

 

 

Nos comentários da publicação, o casal recebeu felicitações de amigos, familiares e fãs. "Sobre o valor de passar por cima de momentos difíceis, parabéns Dani por proteger seu amor, parabéns Marcelo por honrar essa mulher!", disse uma seguidora.

 

"Eu assistindo o programa esses dias, veio a imagem na minha mente vocês se casando, que coisa linda ver que realmente foi verdade, muitas felicidades pra vocês, casal lindo", disse outra, se referindo ao programa que Marcelo apresenta na TV Aratu, que tem Dani Mazzei como uma das repórteres.

 

"Meu casal de jornalista preferido !!! Que sejam felizes para sempre", disse uma terceira.


Fonte: Bahia Notícias - 20/04/2024

Economia: China reduz compra de soja dos EUA e amplia negócios com o Brasil

Lula e Xi Jinping em Pequim - 14/04/2023

Lula e Xi Jinping em Pequim - 14/04/2023 (Foto: Ricardo Stuckert/Distribuição via REUTERS)


PEQUIM (Reuters) - As importações chinesas de soja dos Estados Unidos caíram pela metade em março em relação ao mesmo período do ano anterior e as exportações de milho também despencaram, já que os compradores preferiram suprimentos mais competitivos da grande safra do Brasil, segundo dados divulgados neste sábado.

Os fornecedores norte-americanos enfrentam uma concorrência acirrada pelas vendas globais de exportação da América do Sul, que registrou colheitas abundantes e oferece preços mais competitivos.

A China importou 2,18 milhões de toneladas métricas de soja dos EUA em março, de acordo com a Administração Geral de Alfândega.

Suas importações do Brasil aumentaram 81%, para 3,02 milhões de toneladas, mais da metade do total importado durante o mês.

O total de importações em março caiu para uma mínima em quatro anos de 5,54 milhões de toneladas, de acordo com dados da alfândega, uma vez que os preços altos e as margens ruins dos suínos desencorajaram as compras para ração.

O Ministério da Agricultura da China disse na sexta-feira que sua crescente preferência pelos suprimentos brasileiros dependia dos preços de mercado.

"Os compradores de soja da China incluem tanto empresas financiadas pela China quanto muitas empresas financiadas por estrangeiros. A origem das compras das empresas é totalmente independente", disse Chen Bangxun, diretor de planejamento de desenvolvimento do ministério, em uma coletiva de imprensa.

"A China é o maior importador de soja do mundo e mantém boas relações comerciais com todos os países exportadores de soja", disse ele.

Isso eleva a participação total do Brasil no mercado durante o primeiro trimestre para 54%, em comparação com os 38% dos EUA, de acordo com cálculos da Reuters.

O Brasil é o maior exportador de soja do mundo, seguido pelos Estados Unidos, e sua participação na China, que compra mais de 60% da soja embarcada em todo o mundo, tem se expandido no último ano.

MILHO

As importações de milho do Brasil pela China aumentaram 72%, para 1,18 milhão de toneladas no mês passado, quase todas as remessas totais de 1,71 milhão de toneladas em março.

Os embarques dos EUA caíram 78%, para 109.685 toneladas.

Fonte: BRASIL 247 - 20/04/2024

Após publicar carta aberta, Mani muda status e recebe apoio de famosos


Mani Reggo deixa de seguir Davi e recebe apoio de famosos
Reprodução/Globo - Mani Reggo deixa de seguir Davi e recebe apoio de famosos

 Após um longo desabafo neste sábado (20),  Mani Reggo deixou de seguir o  campeão do BBB 24 e retirou o status de 'esposa de Davi' da sua bio do Instagram. A ex-namorada do baiano ficou afastada das redes sociais em meio às polêmicas de seu relacionamento, que teria chegado ao fim. O novo milionário, no entanto, nega a separação.

Em uma carta aberta, Mani se mostrou decepcionada com Davi. "E que como um passe de mágica, passo a ser como um produto onde uma pessoa escolhe em qual a prateleira que deverei estar", lamentou. O casal estava junto há cerca de um ano e meio. A vendedora disse ainda que ficou sabendo da "mudança do status do relacionamento" por entrevistas. 

Nos últimos dias,  Davi deu declarações polêmicas de que os dois ainda estariam se conhecendo melhor. Além disso, os internautas notaram que o baiano a chamava de esposa enquanto esteve confinado e, fora do programa, se refere à ela como "namorada".

Após o desabafo de Mani, vários famosos demonstraram apoio à influenciadora, que está com mais de 4,4 milhões de seguidores no Instagram. Aliás, a publicação da carta aberta já está com mais de um milhão de curtidas. "Estamos com você. Força!", escreveu Gil do Vigor. "Um beijo imenso em você", disse Carolina Dieckmann. 

"É sempre assim, movemos céus e terra por eles, e eles simplesmente não pensam sequer em nada do que foi combinado entre nós! Como eu disse né irmã, eu estou contigo por Mani e não por Davi!", escreveu Carmem Virginia. Camila Moura, ex-mulher de Lucas Buda , também desejou "forças" a Mani. 

Fonte: PORTAL IG- 20/04/2024

Roubo de celular: veja os locais com mais casos em São Paulo em 2023


São Paulo foi o estado com o maior número de roubos e furtos de celulares em 2022
Divulgação/PCP


 Os arredores da Praça da República, no centro de São Paulo, e as proximidades do Autódromo de Interlagos, na zona sul, foram os dois locais com o maior número de ocorrências de roubo de celulares na cidade em 2023.

Os dados são de um mapa elaborado pela Folha, que analisou as 179.002 ocorrências registradas na capital paulista no ano passado. As informações baseiam-se em números da Secretaria de Segurança Pública do Estado. 

No decorrer do ano passado, o endereço histórico do centro da cidade foi mencionado em 1.917 boletins de ocorrência de roubo de celulares. Esse número é relativamente próximo às 1.890 vezes em que o Autódromo de Interlagos, que atrai grandes multidões durante shows e festivais de música, foi mencionado em delegacias por vítimas desse tipo de crime.

O estádio do Morumbi, na zona Sul, também tem uma alta incidência de casos, com cerca de 900 ocorrências em 2023.

O método usado para analisar a frequência de roubos foi o de agrupar os casos por quadras seguindo a geolocalização informada nos boletins. A análise constatou que o área central da cidade é a mais afetada por esse tipo de crime, uma vez que concentra mais quarteirões com altas quantidades de registro.

Por outro lado, as áreas com menores índices de roubos e furtos estão localizadas nos extremos norte e sul da cidade. Segundo a pesquisa, é a porção de São Paulo onde há mais quadras sem nenhuma ocorrência. Entre os distritos, Marsilac foi o com menor número de casos registrados em um ano - cerca de 21. No outro extremo está a República, no topo da lista, com 10.398 casos.

A análise aponta que o registro de roubos ou furtos de aparelhos celulares é mais frequente no eixo do centro histórico, na rua Augusta e na avenida Paulista.

Outro ponto específico que sofreu com o aumento da insegurança pública foi na intersecção com a avenida Ipiranga, e segue até o entorno da Rio Branco. Isso aconteceu após a dispersão dos dependentes químicos que frequentam a chamada cracolândia. Ainda assim, a porção ocupada pelos usuários de droga não estão entre as de maior ocorrências do mapa.

As ruas ocupadas pelos dependentes químicos recentemente, porém, não figuram entre as mais escuras do mapa, já que registraram média de até 200 ocorrências de roubos de celulares em 2023.


Fonte: PORTAL IG- 20/04/2024

Bahia: Taxista de C. do Jacuípe continua desaparecido após viagem a Salvador

                                                  Foto: Reprodução / TV Bahia 
                                                

O taxista que saiu de Conceição do Jacuípe, no Portal do Sertão, para transportar passageiros para Salvador não foi localizado até o início da manhã deste sábado (20). Josean Miranda iniciou a viagem na última segunda-feira (15). O carro dele foi encontrado carbonizado na quinta-feira (18) em um trecho da BA-526, na Barragem de Ipitanga, em Salvador.

 

Segundo o G1, familiares do taxista não souberam quem eram os clientes nem o motivo da viagem. Eles mesmos fizeram um boletim de ocorrência na delegacia de Conceição do Jacuípe. O caso é investigado como sequestro. Ao site, o delegado que apura o caso, Adailton Adam, contou que o local onde o carro de Josean foi encontrado é de mata atlântica fechada, o que tornou a busca dificultada. O veículo vai passar por perícia.

 

Até o momento a única pista que a família do taxista tem é um contato que Josean fez com uma amiga por telefone. Na chamada, ele teria dito que estava "passando por uma situação" no bairro de Fazenda Coutos, no subúrbio de Salvador, mas estava bem. Logo depois, o celular dele foi desligado.

 

Informações sobre o paradeiro do taxista podem ser passadas à Polícia Civil através do número 181. A ligação é gratuita e o sigilo é garantido.


Fonte: BN - 20/04/2024

Bahia: Promotor acusado de grilagem no oeste emite parecer em ação ligada a Operação Faroeste

                                                                    Foto: Divulgação

Acusado de envolvimento em esquema de grilagem no município de Barra, no oeste baiano - região embrionária da conhecida Operação Faroeste - o promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Rildo Mendes de Carvalho, tem atuado em ação objeto da força-tarefa. 

 

Carvalho emitiu parecer em ação reivindicatória proposta por José Valter Dias, conhecido como “borracheiro”, e a sua esposa, Ildeni Gonçalves Dias - casal que reivindica posse de 366 mil hectares de terra, na cidade de Formosa do Rio Preto, área apontada como um dos objetos do esquema de venda de sentenças no TJ-BA. 


O parecer assinado pelo promotor é do dia 25 de março deste ano, como confirma documento obtido com exclusividade pelo Bahia Notícias. 

 

Rildo Mendes de Carvalho é titular da 4ª Promotoria de Justiça de Juazeiro e foi designado pelo MP-BA, em agosto de 2023, para  exercer, cumulativamente com as “funções pertinentes à sua anterior designação ou sua titularidade”, o posto de promotor em Formosa do Rio Preto no período de 25 de setembro de 2023 a 12 de outubro de 2024.


INVESTIGAÇÃO DO CNMP


O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) analisa acusação contra Carvalho por suposta prática de grilagem de terra em Barra. O possível crime teria ocorrido por meio de falsidade ideológica em concurso de pessoas, estelionato consumado e estelionato tentado. O processo administrativo disciplinar (PAD) contra o promotor foi iniciado na Corregedoria do MP-BA em 2017, mas foi avocado pelo CNMP em 2018. 


Investigação do Ministério Público baiano, de acordo com o PAD em tramitação no CNMP, comprovou que, entre julho de 2013 e agosto de 2015, o promotor teria atuado para que ocorresse o registro fraudulento de gleba rural no município com área superdimensionada, correspondente a mais de 229 mil hectares, em nome da sociedade de advogados de titularidade de sua esposa, a advogada Danielle Nair Mendes de Carvalho. 

 

O PAD está sob relatoria do conselheiro Antônio Edílio Magalhães Teixeira, que já votou favorável à aplicação da pena de suspensão do promotor por 90 dias e determinou o encaminhamento de cópia do seu voto e correspondente acórdão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para que o colegiado analise eventual inércia do poder judiciário baiano. 

 

No entanto, o julgamento foi adiado em setembro do ano passado após pedido vista do conselheiro Engels Muniz. Ao BN, o CNMP confirma que o processo ainda está em análise pelo conselheiro e que não há definição de data para inclusão em pauta.



Fonte: BNotícias - 20/04/2024

No Rio: Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

                                          foto:Luis Roberto/Secom/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou nesta sexta-feira (19) que a soberania brasileira está sob um ataque promovido de forma articulada entre mercantilistas estrangeiros ligados às redes sociais e políticos brasileiros extremistas. Alvo de uma série de acusações do empresário norte-americano Elon Musk, proprietário da rede social X, o ministro disse que a Justiça brasileira não irá se abalar.

"A Justiça Eleitoral continuará a defender a vontade do eleitor contra a manipulação no poder econômico nas redes sociais, algumas das quais só pretendem o lucro e a exploração sem qualquer responsabilidade. O Poder Judiciário está acostumado a combater mercantilistas estrangeiros que tratam o Brasil como colônia e políticos extremistas e antidemocráticos, que preferem se subjugar a interesses internacionais do que defender o desenvolvimento do Brasil", afirmou Moraes, sem citar nomes.

As declarações foram dadas durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Museu da Democracia. Resultado de um acordo entre o TSE e a Prefeitura do Rio de Janeiro, a sede do espaço será no prédio do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), no centro da cidade. O edifício ainda passará por intervenções e não há data estipulada para a inauguração.

"Democracia não combina com abuso de poder político e de poder econômico. E nós também vamos contar aqui no Museu da Democracia o combate histórico da Justiça Eleitoral contra o abuso do poder político e do poder econômico que reiteradas vezes vieram ameaçar a democracia brasileira", disse Moraes.

Elon Musk, que nos últimos meses tem realizado encontros com lideranças da extrema-direita internacional e se alinhado no Brasil a teses propagadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, vem afirmando que o ministro age de forma autoritária ao ordenar a censura de diversos perfis. Ele chegou a ameaçar uma desobediência de decisões judiciais.

Além das acusações de Musk, Moraes também se tornou alvo nos últimos dias de um relatório do Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, produzido por influência de congressistas do Partido Republicano próximos do ex-presidente americano Donald Trump. O documento, intitulado O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio da administração Biden: o caso do Brasil, sugere que houve censura com a suspensão de quase 150 contas na rede social X. A circulação do relatório pela internet foi impulsionada por perfis de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em seu discurso, Moraes não fez comentários específicos sobre essas alegações. Ele elogiou a definição de democracia citada em vídeo institucional produzido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e veiculado na cerimônia. "Democracia é liberdade com responsabilidade. Todo mundo tem que conhecer e respeitar as regras. Pode discordar, pode divergir, mas não pode descumprir, não pode afrontar", diz um trecho do vídeo.

Edição: Fernando Fraga/aG. Brasil 20/04/2024

DF: Cerimônia do Dia do Exército tem Lula com Mourão e ausência de Janja


                                            foto:reprodução


 A cerimônia em alusão ao Dia do Exército nesta sexta-feira (19/4), em Brasília, foi marcada por simobilismos que dão o tom da relação atual do presidente Lula com as Forças Armadas.

Além da presença de Lula no evento pelo segundo ano consecutivo, um fato chamou a atenção dos presentes: o cumprimento do petista ao senador e general da reserva Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro, Mourão estava no palanque principal das autoridades próximo de Lula e foi cumprimentado pelo atual presidente da República com um aperto de mão (veja a foto).

Outro fato que chamou a atenção dos presentes foi a ausência da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que não compareceu à cerimônia pelo segundo ano consecutivo.

Janja contra GLO

Janja não esconde de ninguém ter certa resistência aos militares desde o 8 de Janeiro de 2023, quando manifestantes golpistas invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

A primeira-dama, inclusive, foi uma das vozes que se insurgiram naquele dia conta a decretação por Lula da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), para que os militares assumissem a segurança da Esplanada dos Ministérios.

Janja, vale lembrar, perdeu o pai, José Clóvis da Silva, na semana passada. Ele faleceu na quarta-feira (10/4) em Curitiba, aos 83 anos de idade.

Fonte:Metrópoles - 19/04/2024


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

Igor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Na Irlanda: Brasileiros são vítimas de agressão: 'Infelizmente, essas coisas acontecem com frequência'

Vídeo: UOL/YOUTUBE
                                                  Foto: Arquivo pessoal


Dois brasileiros foram agredidos após serem questionados sobre sua nacionalidade na cidade de Limerick, na Irlanda. Os casos aconteceram nos últimos dias 12 e 13 de abril. Agressores fizeram registros dos ataques e publicaram em redes sociais.

 

De acordo com o UOL, Roberto Gomes Júnior, de 33 anos, afirmou que voltava do trabalho com o irmão quando foi abordado por um homem. O homem teria lhes questionado sobre a sua nacionalidade. Ao escutar que os dois eram brasileiros, tirou um objeto das calças e golpeou Roberto na cabeça.

 

O brasileiro precisou ir para um hospital onde recebeu seis pontos na testa e teve que pagar uma conta de 100 euros, cerca de 550 reais na cotação atual. Roberto precisou parar de trabalhar por dias para conseguir se recuperar, e mesmo sem estar totalmente apto, diz que pretende voltar a trabalhar ainda neste sábado (20), para não perder renda.

 

Natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, ele considera adiantar o seu retorno para o Brasil. “Eu só não vou embora amanhã porque eu não tenho dinheiro suficiente. Não é só o dinheiro da passagem, eu preciso de algo para começar a minha vida de novo no Brasil. Também não volto amanhã porque comecei uma luta aqui contra esse tipo de ataque”, afirma.

 

Mateus Gonzalez Serafim, de 21 anos, também foi agredido na mesma rua. Na sexta (12), retornava de seu trabalho quando foi agredido por um homem que lhe desferiu um soco sem motivo aparente. Ao procurar a polícia, encontrou outro brasileiro que passou pela mesma situação.

 

De acordo com Mateus, as agressões ocorreram na mesma rua e foram registradas e publicadas pelos agressores em uma conta do TikTok. No vídeo é possível ver o rosto da pessoa que agrediu os brasileiros.

 

O vídeo das agressões foi deletado da plataforma, mas a conta que os teria divulgado continua no ar. Entre os vídeos ainda disponíveis, estão alguns de carros em alta velocidade pelas ruas da cidade. Em algumas destas publicações, a conta afirma que os veículos eram roubados.

 

De acordo com a polícia irlandesa, os dois casos estão sendo investigados e confirmou que teriam acontecido na mesma rua. O Itamaraty também foi contactado pelo UOL, mas não deu retorno.


Fonte: BN -19/04/2024

Economia: Honda anuncia investimento de R$ 4,2 bilhões no Brasil

 

        foto:Ricardo Stukert


247 - O vice-presidente Comercial da Honda Automóveis do Brasil, Roberto Akiyama, afirmou nesta sexta-feira (19) que a montadora japonesa investirá R$ 4,2 bilhões em sua fábrica de Itirapina, no estado de São Paulo, até 2030. De acordo com o dirigente, a empresa pretende desenvolver um veículo híbrido-flex no país.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) disse no mês passado que estão previstos R$ 117 bilhões de investimentos de montadoras no Brasil. 

Em 2024, foram anunciados R$ 66 bilhões pelas empresas. Quase metade do valor deste ano é da Stellantis, dona de marcas como Fiat e Jeep, que irá investir R$ 30 bilhões em suas fábricas no país entre 2025 e 2030.

Uma das prioridades no pacote de investimento é o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização de veículos, principalmente da chamada tecnologia bio-hybrid, modelo que combina a eletrificação com motores flex movidos a etanol. 

Honda - fabrica - montadora

Edifício da Honda em Itirapina /SP. Foto: governo do Estado de São Paulo


Fonte:BRASIL 247 -19/04/2024

DF: Empresário Bolsonarista condenado por ato de 8 de janeiro foge da Justiça

                                              foto:reprodução

Um dos réus condenados no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos ataques às sedes dos três poderes em 8 de janeiro de 2023, o empresário Leonardo Grangeiro, natural de Brasília, fugiu da condenação e se encontra foragido da justiça desde a última terça-feira (16). Grangeiro estava sentenciado a 13 anos e seis meses de prisão, e respondia em regime domiciliar até o trânsito em julgado de seu processo.

Leonardo Grangeiro foi preso durante a operação de desocupação do Palácio do Planalto após a onda de ataques. Sua defesa afirma que ele estava de passagem no local, e que não participou das invasões, mas a perícia realizada em seu aparelho celular identificou fotos e vídeos produzidos por ele e enviados a um grupo de Whatsapp, revelando não apenas a sua participação no ato, como também no confronto com os policiais. As imagens coincidiram com os dados de geolocalização.

Após a condenação, o empresário permaneceu em regime domiciliar, devendo utilizar tornozeleira eletrônica até o trânsito em julgado, quando seria transferido ao Complexo Penitenciário da Papuda (DF). Desde a última terça-feira (16), porém, sua tornozeleira eletrônica consta como rompida, e tanto ele quanto seu veículo não foram mais encontrados no condomínio em Taguatinga (DF).


Segundo sua advogada, Morgana Kjelin, ele não informou o escritório sobre a fuga, mas entrou em contato com familiares, sem informar seu paradeiro. “A informação que eu tive é que meu cliente estava com um forte quadro de depressão, dormindo a base de medicamento e que dizia que preferia morrer ao voltar preso”, afirmou. A defensora jurídica ressaltou a sua versão, afirmando que ele não era um dos membros do movimento que participou das invasões de 8 de janeiro.

Esta não foi a primeira vez que ele descumpriu os termos da prisão domiciliar. Em dezembro de 2023, o ministro Alexandre de Moraes o concedeu liberdade provisória, exigindo também o uso da tornozeleira eletrônica. Em fevereiro do ano seguinte, retornou à prisão por violação dos termos da medida.

Fonte: Congresso em Foco - 19/04/2024