• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 28 de março de 2020

Covid-19: Prefeito Colbert Martins prorroga fechamento do comércio de Feira até 06/04

foto: Site Acontece na Bahia/reprodução

O Prefeito de Feira de Santana, segunda maior cidade do Estado da Bahia prorrogou o fechamento do comércio do município até o dia 06/04. Feira é um importante cruzamento rodoviário do Brasil, e líder no interior da Bahia, no nº de pessoas contaminadas pelo covid-19.  Colbert Martins Filho(MDB) é médico e justificou sua decisão pós reuniões com sua equipe e ouvir os segmentos  representativos do comércio local. Confira o vídeo:









Podem funcionar por serem consideradas as atividades de natureza essência essencial:
Mercados, supermercados, hipermercados, açougues, frigoríficos, granjas, peixarias, lojas de hortifrutigranjeiros, as feiras livres de produtos alimentícios, o Centro de Abastecimento, os Postos de Combustíveis, revendedores de gás, as Farmácias, Instituições Bancárias, Correspondentes Bancários, Casas Lotéricas, Lojas do Setor da Construção Civil e sua cadeia produtiva, lojas de autopeças, borracharias, oficinas mecânicas e demais estabelecimentos relacionados à manutenção de veículos automotores, serviços de transporte e logística, serviços de segurança privada, estabelecimentos de vendas de material de limpeza.
 


fonte:Acorda cidade c/adaptações 28/03/2020

STJ converte prisão de desembargadora do TJ-BA em preventiva


Ministro do STJ converte prisão de desembargadora do TJ-BA em preventiva


Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias/reprodução



O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), converteu a prisão temporária da desembargadora Sandra Inês Rousciolelli em prisão preventiva. A decisão, tomada na noite deste sábado (28), também é válida para o filho da desembargadora, Vasco Rousciolelli Azevedo. 

 O pedido de conversão foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) para resguardar a ordem pública e por conveniência da instrução criminal.   

A desembargadora e o filho foram presos na terça-feira (24), durante a 5ª fase da Operação Faroeste, por vender voto favorável para Bom Jesus Agropecuária. A empresa disputa mais de 300 mil hectares de terras com o borracheiro José Valter Dias. Segundo o MPF, a desembargadora formou uma "associação criminosa complexa especializada em venda de descisões" no âmbito do TJ-BA para legitimação de terras no oeste baiano. 

Ainda segundo a petição, o grupo praticava crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, em total "abalo a ordem pública". O MPF salienta que, se o fato é uma "corrupção sistêmica, profunda e institucionalizada, impõe-se a prisão preventiva para debelá-la".

A Operação Faroeste foi deflagarada no dia 19 de novembro de 2019, e culminou com a prisão de desembargadores, magistrados, servidores e pessoas próximas ao borracheiro, como o cônsul da Guiné Bissau, Adailton Maturino.  Informações do Bahia notícias.

Covid-19: Plano do MS prevê escolas e universidades fechadas até fim de abril

                               Sede da UNEB -Campus XVI - Irecê
O Ministério da Saúde enviou, na manhã deste sábado (28), um documento aos estados com um plano de transição à quarentena, adotada para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus.
A proposta prevê que escolas e universidades sigam fechadas até o fim de abril, com possibilidade de extensão para o mês de maio.
O planejamento também sugere que pessoas do grupo de risco, incluindo idosos, fiquem afastadas de atividades sociais e trabalho por três meses. Há ainda outras medidas de isolamento para o resto da população, como veto a cinemas, eventos e cultos e incentivo ao home office.
O plano, enviado aos secretários de saúde, ainda prevê outras ações. Para bares e restaurantes, por exemplo, a sugestão é reduzir em 50% a capacidade instalada e reforço de ações de prevenção.
Aos trabalhadores informais, o documento traz a proposta que sejam contratados como uma espécie de "promotores de saúde" durante o período de emergência. Assim, eles teriam funções como orientações à população nas ruas e identificar idosos e enviá-los às suas casas.
A proposta do plano é dar aos estados estratégias de transição para a quarentena. Porém, não esclarece se aqueles que já adotaram medidas mais restritivas teriam que flexibilizá-las.
Na manhã deste sábado (28), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) convocou ministros para uma reunião no Palácio da Alvorada. Bolsonaro tem defendido o isolamento vertical - ou seja, aquele que mantém em restrição social apenas pessoas acima de 60 anos e grupos de risco. 
O presidente também quer liberar todas as atividades comerciais, além de igrejas e templos.
O projeto do Ministério da Saúde se alinharia, em partes, às ideias de Bolsonaro, como a abertura de bares em metade da capacidade e ao frisar o afastamento de idosos. Por outro lado, ao indicar o home office e vetar cinemas, eventos e cultos, endossam ações já realizadas em outros locais, como Salvador.
Segundo o documento, a previsão é que o plano seja anunciado oficialmente antes da Páscoa, a partir de 6 de abril, para evitar aglomerações.

fonte:Correio da Bahia -28/03/2020 -18h:06 min

Covid-19: Ações precoces podem salvar 1,1 milhão de vidas no Brasil

Cemitério de Salvador faz campanha em prol do isolamento social: 'Não queremos você aqui'
Cemitério em Salvador -Bahia
O Brasil pode reduzir em até 1,1 milhão o número de mortes por covid-19 se adotar medidas precoces de supressão da doença, de acordo com estudo do Imperial College de Londres publicado na última 5ª feira (26.mar.2020).
No melhor cenário –em que práticas como distanciamento social, testes em massa e isolamento dos diagnosticados e seus parentes são adotadas com antecedência– os pesquisadores estimam 44.200 mortes por covid-19 no Brasil. Sem nenhuma medida de combate à pandemia, o número salta para 1,15 milhão de óbitos.
Eis a apresentação (1 MB) do estudo e a íntegra (237 KB) dos dados, ambos em inglês.
Os pesquisadores estimaram o número de infectados, hospitalizados e mortos em 5 situações diferentes para diversos países. O Poder360 sintetiza as estimativas para o número de óbitos no Brasil em cada uma delas:
A diferença da supressão tardia e da precoce é em que momento as medidas (distanciamento social, testes em grande escala e isolamento dos diagnosticados) começam a ser implementadas.
No 1º caso, as ações são adotadas quando se chega à taxa de 1,6 morte a cada 100 mil habitantes na semana. No 2º caso, a taxa cai para 0,2. Portanto, as medidas são implementadas mais cedo, o que se traduz no menor número de infectados e mortos pelo novo coronavírus.

Eis uma tabela resumindo as informações dos 5 cenários:
Nos cenários de distanciamento social, os pesquisadores supõem que a população como 1 todo reduza suas interações em 44%. Já em ambos os casos de supressão, a porcentagem sobe para  75%.
Os cálculos foram elaborados com base nos dados da China e de países com grande número de infectados. As diferenças nos sistemas de saúde podem resultar em padrões diferentes daqueles estimados pelo estudo, ponderam os autores.
Eles também fazem uma ressalva quanto ao aspecto econômico das medidas analisadas:
“Nós não consideramos os grandes impactos sociais e econômicos da supressão, que serão altos e podem ser desproporcionais em ambientes de baixa renda. Além disso, estratégias de supressão precisarão ser mantidas até que vacinas ou tratamentos efetivos estejam disponíveis para evitar o rico de epidemias tardias. Nossa análises destaca as decisões desafiadoras enfrentadas por todos os governos nas próximas semanas e meses, mas demonstra a extensão em que ações rápidas, decisivas e coletivas podem salvar milhões de vidas.”

Bolsonaro quer isolamento vertical

O presidente Jair Bolsonaro afirma que o impacto econômico pode ter 1 custo maior em vidas do que a covid-19. Em entrevista, o presidente defendeu que apenas idosos e pessoas com doenças crônicas fiquem confinadas.
O objetivo é manter a economia funcionando para minimizar o que o ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou de “2ª onda” – a recessão econômica. A 1ª onda é a crise de saúde gerada pelo novo coronavírus.

© Reprodução Charge encaminhada pelo ministro Paulo Guedes no WhatsApp

O governo federal lançou nessa 5ª feira (26.mar.2020) uma campanha defendendo o isolamento apenas de idosos e pessoas em situação de risco, bem como a manutenção das atividades econômicas.
O chamado isolamento vertical (em contraposição ao horizontal, que é válido para todos) não tem uma equivalência direta nos cenários traçados pelo Imperial College que, como já exposto, supõem redução de pelo menos 44% de todas as interações sociais ao considerar medidas restritivas.

Em outros países: não funcionou

O prefeito de Milão, na Itália, apoiou uma campanha em fevereiro intitulada “Milão não para”. Nessa 6ª feira (27.mar), ele se desculpou pelo gesto.
A região da Lombardia, onde Milão está situada, havia contabilizado 250 pessoas infectadas e 12 mortos pelo novo coronavírus à época em que a campanha foi lançada. Hoje, a província italiana é a mais atingida pela covid-19: há 32.346 confirmações de pessoas contaminadas e 4.474 óbitos registrados pelos órgãos oficiais do país.
A Itália é o país com o maior número de mortos por covid-19 no mundo. O Poder360 levantou o perfil dos pacientes no país.
A nível nacional, Bolsonaro não é o 1º chefe de nação a resistir a 1 distanciamento social generalizado. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que foi diagnosticado com covid-19 nesta 6ª (27.mar), também relutou a adotar medidas mais severas.
Na última 2ª (23.mar), Boris Johnson seguiu o exemplo da Itália e da Espanha e decretou quarentena geral. Ele se baseou em 1 outro estudo do Imperial College para endurecer as restrições.
O presidente norte-americano, Donald Trump, defendia uma postura semelhante à de Bolsonaro até esta 6ª. No início da semana, ele cobrou do Congresso norte-americano formas para a economia voltar à normalidade.
Desde então, os EUA ultrapassaram a China em números oficiais de casos. Mais de 104 mil pessoas contraíram a covid-19 e 1.700 morreram devido à doença nos Estados Unidos. Nesta 6ª, Trump afirmou que o país fará “o que for preciso” para lidar com a crise.
Ele sancionou 1 plano emergencial de US$ 2 trilhões para socorrer a economia norte-americana.

Recomendações da OMS

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Ghebreyesus, afirmou que “pedir às pessoas que fiquem em casa e outras medidas de distanciamento físico são uma maneira importante de desacelerar a dispersão do vírus e ganhar tempo”.
Contudo, Ghebreyesus afirma que serão necessárias medidas mais “agressivas” para conter a pandemia, como a testagem em massa e o isolamento de todos os casos confirmados e pessoas próximas aos diagnosticados.
Painel do centro de Brasília exibe mensagem para população ficar em casa como forma de conter a propagação do coronavírus
© Sérgio Lima/Poder360 Painel do centro de Brasília exibe mensagem para população ficar em casa como forma de conter a propagação do coronavírus

O que diz o Ministério da Saúde

O secretário-executivo da Saúde, João Gabbardo, afirmou que o pronunciamento de Bolsonaro não altera as recomendações da pasta. Além de evitar aglomerações, o ministério aconselha o isolamento nos seguintes casos:
  • pessoas diagnosticadas com covid-19 e seus familiares;
  • pessoas com mais de 60 anos;
  • e pessoas com comorbidades (doenças crônicas).
O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu o posicionamento de Bolsonaro. Ele disse que uma quarentena sem prazo para acabar oferece riscos ao próprio sistema de saúde.
Mandetta e sua equipe se queixaram de dificuldade para distribuir equipamentos –sobretudo às Regiões Norte e Nordeste— devido às restrições de circulação impostas por governadores e a redução de voos comerciais.
O ministro quer elaborar 1 plano conjunto com governadores para adotar medidas graduais conforme a evolução do número de casos.

Covid-19 no Brasil

Na última 5ª feira (26.mar), Gabbardo afirmou que os diagnósticos continuarão aumentando, no mínimo, ao longo do próximo mês. Parte disso se deve à ampliação do número de testes de 10 milhões para 22,9 milhões, com a ajuda de doações de empresas públicas e privadas.
O ministério deve apresentar estimativas de novos casos e óbitos na tarde de sábado (28.mar).
Até a publicação desta reportagem, o Brasil tinha 3..417 diagnósticos confirmados e 93 mortes –sendo 1 óbito contabilizado no Distrito Federal, depois da atualização diária da pasta de saúde.



Guanambi: PM acaba com festa com 62 pessoas, sendo 30 adolescentes


 
foto:Achei Sudoeste/reprodução

A Polícia de Guanambi, a 141 km de Brumado, sob o comando do tenente coronel 
Arthur Mascarenhas, do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante a realização 
da Operação  Força Tática, acabou uma festa com som em volume excessivo na Rua
 Palmira Cardoso, Bairro Ipiranga. Ao chegar ao local, a dona da residência, informou 
a polícia, que estava  festejando o aniversário de seu filho, sendo que no interior da 
residência a Polícia Militar flagrou diversos jovens fazendo uso de bebida alcoólica. 
Ao ser procedida a  abordagem em todos os presentes, a Polícia contabilizou 
62 pessoas, sendo 30 
adolescentes e 32 adultos, dentre eles um indivíduo, envolvido no tráfico de drogas 
na cidade e que havia  sido liberado pela justiça no mês passado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a proprietária da residência foi encaminhada para a delegacia para 
responder criminalmente por estar servindo bebida alcoólica para menores de idade e 
por estar descumprindo decreto municipal que proíbe realização de festas, bem como 
o acusado de tráfico, por estar violando as regras impostas pela justiça da sua 
liberdade condicional. Os 30 adolescentes também foram conduzidos para delegacia 
e entregues ao Conselho Tutelar e posteriormente aos seus pais.
fonte:Achei Sudoeste - 28/03/2020

Salvador: Prefeito ACM Neto critica carreata contra isolamento social

Neto critica carreata contra isolamento social e diz que elite precisa ser solidária
Foto: Reprodução / Facebook
O prefeito de Salvador, ACM Neto(DEM) disse que a realização de uma carreata anunciada para este domingo (29)  é uma posição de quem não quer proteger “os pobres”. 

O ato foi programado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que pedem o fim do isolamento social. Ao Correio, Neto declarou que não vai proibir o ato, mas considerou o evento como sendo de pessoas que estão “protegidas em carros com ar-condicionado” e que transferem os riscos aos menos favorecidos.

O prefeito afirmou que o momento é de as elites terem solidariedade com a camada mais pobre da sociedade, que devem ser os mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Intitulado de "Não Para Salvador", o ato tem como base a campanha "O Brasil não pode parar", endossada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Neto também criticou a postura do chefe do Executivo nacional, que defende o fim do isolamento social, preservando apenas idosos e pessoas com comorbidades. Informações do BN c/adaptações

Justiça proíbe campanha 'o Brasil não pode parar' de Bolsonaro

Image
Campanha custou quase R$  5 milhões sem licitação foto:divulgação
Na madrugada deste sábado (28/III), a Justiça acatou pedido do Ministério Público Federal para que a União se abstenha de veicular peças publicitárias relativas à campanha "O Brasil não pode parar".
Na prática, a decisão impede a divulgação da campanha por rádio, TV, jornais, revistas, sites ou qualquer outro meio, físico ou digital.
Ficou decidido que o descumprimento da ordem está sujeito à multa de R$ 100 mil por infração.
Em seu pedido, o MPF alegou que a campanha instaria os brasileiros a voltarem às suas atividades normais, sem que estivesse embasada em documentos técnicos que indicassem que essa seria a providência adequada.
O Ministério Público Federal defende que, considerado o estágio atual da pandemia de Covid-19 no Brasil, a campanha poderia agravar o risco de disseminação da doença no país.
fonte:Conversa Afiada com informações da Folha de S.Paulo. 

Ciro ameaça levar Bolsonaro ao Tribunal Internacional por 'crime contra a humanidade'

Foto: reprodução / O Globo

A imagem pode conter: 1 pessoa

foto:reprodução


O ex-presidenciável, Ciro Gomes (PDT), ameaçou levar às ações do presidente Jair Bolsonaro contra as medidas de isolamento recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao Tribunal Internacional de Justiça. No Twitter, Ciro afirmou que "o mundo inteiro está chocado com o que Bolsonaro está fazendo". 

"Vamos levar ele a responder pelo que está fazendo no Tribunal de Haia - Tribunal Internacional de Justiça - como genocida, por crime contra a humanidade", escreveu. 

Nesta sexta-feira (27), começou a ser amplamente veiculada a campanha publicitária do governo federal em que convoca os brasileiros a retornarem às suas rotinas. Sob o jargão "O Brasil não pode parar", Bolsonaro incita a população a retormar as atividades e isolar exclusivamente os idosos. Em pronunciamento na rede nacional de rádio e TV, o presidente já havia sugerido reabrir as escolas. 


fonte:Bahia notícias - 28/03/2020

Coronavírus: 1ª morte registrada no Piauí foi de um prefeito do interior

Prefeito de São José do Divino, Antonio Nonato Lima Gomes — Foto: Divulgação/ Prefeitura de São José do Divino
  foto:reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou neste sábado (28) a primeira morte pelo 
novo coronavírus no Piauí. O paciente que morreu por conta da Covid-19, doença causada
pelo vírus, foi o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes. Ele morreu na 
  • De acordo com o a Sesapi, o Lacen liberou hoje os exames do prefeito que testaram positivo 
  • para o novo coronavírus, Antônio tinha 57 anos e chegou a ser atendido no hospital, mas não resistiu. Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença

"Isolamento social poderia ter evitado contaminação"

O secretário de comunicação do estado, Allisson Bacelar, reforçou mais uma vez a importância
do isolamento social.
"O vírus já circula com pessoas que não manifestam os sintomas, por isso a necessidade

do isolamento social. As medidas de isolamento social poderiam ter evitado que o vírus

chegasse ao prefeito", destacou.

Vice-prefeito pede quarentena

O vice-prefeito da cidade, Assis Carvalho, disse que está muito abalado com a situação e pede 
que as pessoas mantem a quarentena.
Ele informou que está em contato com as pessoas da prefeitura e que a recomendação é que a cidade continue em isolamento social, mas que ninguém mais apresenta sintomas da doença na cidade.

Governador lamenta morte

O Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), lamentou a morte e disse que Antônio Nonato,
que também integrava do Partido dos Trabalhadores, era seu amigo pessoal. Ele informou que a 
equipe de vigilância epidemiológica se dirigiu ao local para fazer o mapeamento de todas as 
pessoas com quem o prefeito teve contato. Segundo o gestor, o objetivo é seguir os protocolos estabelecidos, testes rápidos também vão ser mandados para o interior do estado.
Leia a nota da Sesapi na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde informa que foi registrada no Piauí a primeira morte por covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
O Lacen liberou na manhã deste sábado, 28 de março, os exames do prefeito de São José do 
Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antonio Felicia (PT), que testaram positivo
 para o novo coronavírus.
O prefeito, de 57 anos, chegou a ser atendido no Hospital Dr. José Brito Magalhães, no município 
de Piracuruca, mas não resistiu. Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato 
pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da 
doença.
fonte:G1/Piauí c/adaptações