quinta-feira, 26 de março de 2020

Enem 2020: provas podem ser adiadas em decorrência do coronavírus








O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estaria avaliando um possível adiamento do Enem 2020, de outubro para novembro, por conta da pandemia do coronavírus, segundo o jornal O Globo. Essa é apenas uma previsão inicial e pode sofrer outras alterações no decorrer do ano, em virtude da suspensão de aulas no Brasil, conforme noticiou o periódico.
A sugerida análise do Inep se baseia no fato de que “como o exame tem a intenção de avaliar o Ensino Médio, não faria sentido aplicá-lo na data prevista, uma vez que o cronograma das escolas estaria atrasado e o conteúdo completo não teria sido ministrado aos alunos”.
Inicialmente, o edital do Enem prevê aplicações das provas nos dias 11 e 18 de outubro de 2020, digitalmente, e 1º e 8 de novembro, na forma tradicional em papel.
Outra possibilidade que não está descartada é o adiamento do Enem de 2020 para 2021, segundo O Globo. Caso isso ocorra, poderá gerar impactos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem para aprovação em universidades.
O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano deve ser concluído até o final de março. Para tanto, falta o ministro da Educação, Abraham Weintraub, dar o parecer final.


Até o momento, o Inep não se manifestou sobre o assunto. No entanto, no site do instituto, em texto sobre as medidas que o Órgão está tomando a respeito do coronavírus, consta que “até o momento, os cronogramas das próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) estão mantidos”. 
Fonte: Informações do Correio da Bahia c/adaptações.

0 comentários:

Postar um comentário