foto:Michele Rocha
Sete novos casos da Covid-19 foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) nas últimas 24 horas. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgado no final da tarde deste sábado (21), os novos casos são de Salvador (5), Prado (1) e Porto Seguro (1).
Com isso, a Bahia tem 41 casos da doença confirmados. Destes, 23 são em Salvador; 6 em Feira de Santana; 5 em Porto Seguro; 3 em Lauro de Freitas; 2 em Prado; 1 em Itabuna; e 1 em Camaçari.
Ainda de acordo com o boletim, até este sábado 535 suspeitos foram descartados e o estado registrou nenhum óbito. "Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato", informa a Sesab.
Um dos pacientes confirmados neste sábado é um homem que tem mais de 60 anos e que está internado em leito de isolamento no Hospital Santa Izabel, localizado em Nazaré, em Salvador, que registrou o seu primeiro paciente com a Covid-19. A informação foi divulgada pela unidade no início da tarde deste sábado (21) através de um comunicado publicado nas redes sociais.
"Em respeito ao direito de privacidade, não divulgaremos detalhes do caso. O Hospital Santa Izabel permanece com funcionamento normal e adota os protocolos de atendimento preconizados pelo Ministério da Saúde, de forma a garantir a segurança de todos os pacientes e profissionais de saúde", diz a nota, assinada pelo responsável técnico assistencial Dr. Ricardo Madureira.
É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital. graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar. Outras informações podem ser obtidas no link: www.saude.ba.gov.br/coronavirus
O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
fonte: Correio da Bahia - 22/03/2020 -09h:31min.
0 comentários:
Postar um comentário