• Praça do Feijão, Irecê - BA

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

2º mandato: Gov. Rui não convidará deputados estaduais para compor secretariado,diz site


[Rui não convidará deputados estaduais para compor secretariado]
foto:reprodução
A ansiedade do suplente de deputado estadual Luizinho Sobral (PODE) em assumir mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, mesmo que momentaneamente, vai continuar.
Informações obtidas pelo BNews na manhã desta sexta-feira (28) revelam que o governador Rui Costa (PT) não convidará nenhum deputado estadual para compor o primeiro escalão do segundo governo.
As especulações sobre a composição só demonstram a vontade de arrumação dos partidos e do próprio chefe do Palácio de Ondina na bancada federal.
Conforme noticiado pelo BNews, Rui tem um compromisso de fazer Paulo Magalhães (PSD) e Joseildo Ramos (PT) deputados. Para essas articulações se concretizarem, Charles Fernandes (PSD) desce para o secretariado e Pelegrino (PT) ou Josias Souza (PT) são os nomes no campo da especulação para terem o mesmo rumo do pessedista.
Vale destacar: se Josias retornar, não será para o posto de secretário de Relações Institucionais, posto já ocupado pelos políticos na primeira gestão de Rui. A Serin deve ficar com Jerônimo Rodrigues (PT), coordenador de campanha do governador reeleito.

fonte:BNews/reprodução 28/12/18 - 11:42min.

Brumado: Prefeito descobre câncer na próstata e faz alerta aos homens


foto:reprodução


Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), confirmou que descobriu, recentemente, um câncer na próstata, considerada normal na sua idade. Segundo ele, o diagnóstico, que havia sido feito em Brumado, foi confirmado por um urologista em Minas Gerais. “Fui a Belo Horizonte, fiz os exames aconselhados e deu o câncer de próstata. Em oito amostras, três se revelaram positivas”, disse. 

No Sírio Libanês, em São Paulo, o médico especialista informou que, na sua idade, aos 72 anos, é normal esse tipo de alteração, a qual não resulta em morte em uma pessoa de mais idade. “O meu caso não é metástase. Não quer dizer que eu vá morrer disso. Posso morrer de raiva muito antes. Para tristeza geral de alguns, não é metástase”, garantiu. Eduardo ainda alertou os homens na idade dos 40 anos a fazerem os exames preventivos e cuidarem de sua saúde.

fonte:Achei Sudeste/reprodução

Ufob divulga resultado final de concurso público para técnicos



A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) divulgou, ontem (27), o edital de homologação do resultado final e classificação do concurso público para contratação de novos servidores técnicos administrativos.

O concurso foi aberto para o preenchimento de 39 vagas, com cargos de níveis médio/técnico e superior. O regime de trabalho será de 40 horas semanais, exceto para médicos que terão jornada de 20 horas.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contado a partir da publicação da sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Ufob.
fonte:Acorda cidade c/adaptações

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Sabrina Bittencourt acusa João de Deus de chefiar 'máfia da morte'

foto: reprodução
Sabrina Bittecourt é a principal responsável pelo dossiê com denúncias de abuso sexual que levou à prisão de João de Deus: agora, ela levanta, em conversa com a Catraca Livre, mais uma suspeita que abriria um novo campo de investigação – e ajudaria a explicar parte da fortuna do “medium”Depois que saíram as denúncias, gerando uma bola de neve, ela passou a receber mais pistas de crimes: uma delas envolveria João de Deus na “Máfia da morte”.
“Estou recebendo de diferentes fontes informações de que João de Deus teria envolvimento com o que apelidaram de “Máfia da Morte”.  Ele teria um acordo com as funerárias locais para fazerem a gestão de seguros saúde internacional, superfaturando os valores dos serviços prestados para que os estrangeiros fossem enterrados em Abadiânia, em Goiás.
Segundo os relatos recebidos por Sabrina,  João de Deus  participaria de um esquema para que os  pacientes estrangeiros  “estado de saúde terminal”, que morreram em Abadiânia,  não fossem enterrados em seus países.
Sabrina afirma que os parentes enviavam os dados das seguradoras, as funerárias “colocavam um preço bastante acima do praticado no mercado”  e todos ganhavam sua comissão porque para as seguradoras saía mais barato do que transladar os corpos.
“Perguntei a algumas pessoas desde quando existe esta prática e me confirmaram que desde a década de 90 a população local tem ciência da prática. Parece ser que guias espirituais estrangeiros, encarregados de levar para a Casa Dom Loyola os pacientes e devotos com doenças graves, também eram orientados a fazer os pacientes assinarem um termo de responsabilidade isentando a João de Deus e funcionários da Casa de qualquer consequência por escolher este tipo de atendimento terapêutico.
Sabrina conta por que também está divulgando essas informações:
“Compartilho estas informações, no intuito de facilitar e favorecer uma ampla investigação para salva-guardar o direito dos familiares estrangeiros de ter informações mais detalhadas referente ao falecimento de seus entes queridos e eventualmente que as Embaixadas da Holanda, Austrália, Estados Unidos, França, Alemanha, Áustria, Suíça (países com maior número de estrangeiros devotos de João de Deus) possam solicitar formalmente uma resposta enquanto a estas suspeitas às autoridades brasileiras."
fonte:Catraca Livre 27/12/18 -22:50min.

Ibama nega licença para exploração de petróleo na foz do Amazonas em decisão definitiva

Em decisão definitiva, Ibama nega licença para exploração de petróleo na foz do Amazonas
Foto: Divulgação / Ibama
Em decisão final, o Ibama negou nesta quinta-feira (27) um recurso do grupo francês Total para obter a licença ambiental para perfurar em cinco blocos de petróleo na foz do rio Amazonas, perto da costa do Amapá. 

"Diante das várias oportunidades que já foram dadas à empresa para complementação e da magnitude das deficiências técnicas presentes no processo, não há como aceitar o recurso interposto", afirma a presidente do Instituto, Suely Araújo, em despacho.

Com a negativa, não há mais recursos administrativos para a Total, que comprou os lotes em 2013, em leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizado, como é praxe, antes da emissão de licença ambiental. A empresa, porém, pode recorrer judicialmente.

O Ibama havia indeferido a licença ambiental no último dia 7, baseado na avaliação técnica de que a empresa não havia demonstrado um plano de emergência adequado em caso de vazamento de petróleo durante a perfuração. Com isso, havia o risco de danos irreparáveis nos "recifes biogênicos presentes na região e à biodiversidade marinha de forma mais ampla".

Os blocos ficam próximos de um grande sistema de corais descoberto em 2016 e que se estende do Maranhão à Guiana Francesa. É único no mundo por estar em águas profundas de pouca luminosidade. A decisão também pode, por jurisprudência, atingir os outros dois blocos na foz do Amazonas, da BP e da Queiroz Galvão. 

Procurada pela reportagem, a Total, informou, via assessoria de imprensa, que não comentará a decisão do Ibama.

fonte:BN 27/12/18 - 21:20min.

Teixeira de Freitas: Já em operação voos comerciais para BH, Vitória e Salvador

Aeroporto de Teixeira de Freitas realiza voos inaugurais para Vitória e Salvador
foto:reprodução TN
O que muitos moradores de Teixeira de Freitas chegaram a duvidar acabou se confirmando na manhã desta sexta-feira, dia 21 de dezembro. Às 9h30 pousou no Aeroporto 9 de Maio, o primeiro voo comercial da Azul Linhas Aéreas vindo de Vitória-ES. Quarenta minutos mais tarde, às 10h10 a mesma aeronave decolou do aeroporto de Teixeira de Freitas rumo a Salvador.
———–
Já no período da tarde o turboélice da Azul voou de volta, fazendo o percurso Salvador/Teixeira de Freitas e Teixeira de Freitas/Vitória-ES. “Surpreendentemente, todos os voos com 100% de ocupação. Data histórica para Teixeira de Freitas e toda a nossa região”, comentou Flávio Guimarães, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
“Depois de participar de diversas reuniões com representantes da Azul Linhas Aéreas S.A., o prefeito Temóteo Brito cumpriu a promessa feita à população de Teixeira de Freitas, conseguindo novos voos para conectar a cidade às diversas capitais do país”, informa uma nota recente da assessoria de comunicação do município distribuída aos órgãos de imprensa.
heliced1
“Estamos trabalhando para que cada vez mais empresários e industrias invistam em nosso município e ter mais opções de voos disponíveis no nosso Aeroporto é garantir mais oportunidades de negócios e com isso mais desenvolvimento. Teixeira de Freitas é uma das maiores cidades da Bahia e merece ter vez e voz cada dia mais”, falou o prefeito Temóteo Brito.

Além dos voos regulares para Vitória e Salvador o Aeroporto 9 de Maio já possui um voo diário para o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte-MG., ida e volta e esse trajeto é reforçado durante o verão com um voo extra aos sábados. “Nós de Teixeira de Freitas estamos conectados ao mundo pela via aérea. Agora não precisamos mais embarcar em Porto Seguro, completando o trajeto via BR-101. Que alegria!”, festejou Flávio Guimarães falando ao Teixeira News no fim da tarde desta sexta-feira (21). 
Fonte:(Por Ronildo Brito/Teixeira News 27/12/18 -20:37min.

Futuro governo: Ministro da economia anuncia cortes no Sistema S;medida pode fechar 162 escolas de formação do SENAI

foto:reprodução
Em discurso no último dia 17, no Rio de Janeiro, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que pretende cortar entre 30% e 50% dos recursos do Sistema S. 
As entidades que integram o Sistema S, como o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), são importantes aliadas do Brasil na promoção de educação básica e profissional, inovação, tecnologia, saúde e segurança no trabalho.
Será que o futuro ministro sabe a importância dessas instituições para o país? Será que ele tem noção do prejuízo que representaria um corte desse tamanho em entidades que têm utilizado, de maneira qualificada e transparente, os recursos destinados pelas empresas privadas para suas ações?
Preparamos uma lista para mostrar o impacto que o corte de 30% nos recursos do SESI e do SENAI representariam:  

1. Corte de 1,1 milhão de vagas em cursos profissionais oferecidos pelo SENAI por ano

Desde 1942, o SENAI já qualificou mais de 73 milhões de brasileiros. São profissionais bem preparados para trabalhar na indústria, setor que tanto precisa de mão de obra especializada. Os cursos oferecidos pelo SENAI têm currículos alinhados às necessidades das empresas brasileiras. Assim, quem procura o SENAI para aperfeiçoamento ou requalificação, em 28 áreas de conhecimento como Elétrica, Mecânica, Alimentos ou Construção, se destaca no mercado.

2. Fechamento de 162 escolas de formação profissional do SENAI no Brasil

A educação do SENAI é reconhecida internacionalmente - nas últimas edições da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, o Brasil, representado em sua maioria por estudantes do SENAI, conquistou o 1º lugar (2015) e o 2º (2017). Além disso, a atuação do SENAI é reconhecida pela ONU.

3. Corte de 498 mil vagas para alunos do ensino básico ou na educação de jovens e adultos do SESI

Em todo o Brasil, o SESI recebe, por ano, mais de 1,7 milhão de matrículas em educação básica e continuada e ações educativas, oferecendo qualificação de qualidade e cidadania para os brasileiros.

4. Fechamento de 155 escolas do SESI no país

O ensino oferecido pelo SESI tem atestado de qualidade. Com foco em ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes, a abordagem das 505 escolas do SESI vem trazendo resultados positivos, como o bom desempenho em português e matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental na Prova Brasil - as médias foram superiores a dos alunos da rede privada.

5. Demissão de 18,4 mil trabalhadores do SESI e do SENAI (a maioria educadores) em todo o país

Os profissionais que trabalham no SESI e no SENAI oferecem serviços de saúde, educação, inovação e tecnologia para diferentes públicos. Crianças, adolescentes, trabalhadores e indústrias serão prejudicados sem a atuação desses trabalhadores.

6.  Cancelamento de atendimentos em saúde para 1, 2 milhão de pessoas

O SESI beneficia, por ano, mais de 4 milhões de trabalhadores com serviços de SST e promoção da saúde. São cerca de 770 mil consultas, 2,5 milhões de exames ocupacionais e 1 milhão de vacinas.

7. SENAI pode fechar em alguns estados

Com o corte de recursos, o SENAI teria suas atividades seriamente comprometidas, podendo ser obrigado, inclusive, a encerrar suas ações em alguns estados. Seria o fim dos cursos de educação profissional e da atuação de determinados institutos de inovação e tecnologia, que tanto ajudam as empresas a se tornarem mais inovadoras e competitivas.

8. SESI pode encerrar atividades em certas localidades

Todas as atividades do SESI seriam seriamente comprometidas, podendo até fechar as portas em algumas cidades. Sem recursos, quem seriam mais prejudicados seriam jovens e trabalhadores de todo o Brasil.
fonte:Agência CNI notícias 27/12/18 -07:41min.

Eleições 2018: PRE pede cassação de diplomas de Charles Fernandes, Luiz Sobral e Pastor Tom

Foto: Pr. Tom/ Reprodução / Patriota
                                      A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé

Luiz Sobral ex- prefeito de Irecê foto:reprodução facebook 


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé
Charles é ex-prefeito de Guanambi -foto:reprodução facebook


PRE pede cassação de diplomas de Charles Fernandes, Luizinho Sobral e Pastor Tom

Foto: Pr. Tom/ Reprodução / Patriota
                                      Vereador por Feira e deputado estadual eleito 

Mais três políticos eleitos em 2018 pela Bahia podem ter seus diplomas cassados a partir de processo movido pelo Ministério Público Eleitoral. Por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), a procuradoria pediu a cassação dos diplomas eleitorais conferidos a Charles Fernandes eleito deputado federal suplente pelo PSD; Pastor Tom (Patriota) eleito deputado estadual e Luizinho Sobral (Pode)1º  deputado estadual suplente. 

Luizinho e Fernandes  tiveram sua inelegibilidade configurada ou confirmada após as eleições, e o Pr. Tom não preencheu todas as condições para elegibilidade. Charles Fernandes tornou-se inelegível devido à sua condenação por abuso de poder político em benefício pessoal ou de terceiros. Fernandes inclusive ganhou a vaga de Luiz Caetano(PT) que teve seu diploma cassado pelo TSE recentemente.

Já Luiz Pimentel Sobral tornou-se inelegível ao ser condenado por uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder. Luizinho como é mais conhecido foi prefeito da cidade de Irecê(2013-2016) onde não conseguiu se reeleger, e em 2018, obteve  46.162 votos ficando na 1ª suplência para Deputado Estadual.

Conhecido como Pastor Tom (Patriota), Ewerton Carneiro da Costa, registrou seu pedido de candidatura a deputado estadual sem comprovar sua filiação ao partido Patriota, exigência dispensada pelo TRE devido à sua alegação de que seria policial militar da ativa. Contudo, após o deferimento do registro e de sua eleição, uma representação enviada à PRE-BA informou que o político é vereador no município de Feira de Santana-BA e, por esta razão, desde 2016, encontra-se afastado das suas atividades na Polícia Militar. 

Para a PRE, o candidato induziu o TRE ao erro, ao sustentar sua condição de militar da ativa para afastar a necessidade de filiação. Por estar afastado, ele deveria comprovar sua filiação a um partido feita até seis meses antes do registro da candidatura, como determina a lei. Por não ter cumprido esse requisito, o candidato não se tornou elegível.


Fonte:BN c/adaptações 26/12/18 -00:06 min.



quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Ex-assessor de Flávio Bolsonaro diz que 'movimentação atípica' em sua conta veio de revendas de carros

Foto: Reprodução/SBT
      Ex-assessor de Flávio Bolsonaro falou em entrevista ao SBT na noite desta quarta-feira (26) (Foto: Reprodução/SBT)
O motorista e ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro, filho do presidente eleito Jair Bolsonaro, explicou em entrevista ao SBT, na noite desta quarta-feira (26), de onde vem parte do R$ 1,2 milhão que movimentou em sua conta, segundo relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do Ministério da Fazenda. Ele contou que o dinheiro é fruto de negócios de compra e venda de carros.
"Eu sou um cara de negócios. Eu faço dinheiro, compro, revendo, compro, revendo, compro carro, revendo carro... Sempre fui assim, gosto muito de comprar carro de seguradora, na minha época lá atrás, comprava um carrinho, mandava arrumar, revendia, tenho uma segurança", declarou na entrevista.

Entre as movimentações está um depósito de Queiroz no valor de R$ 24 mil na conta da esposa de Jair Bolsonaro, Michelle. O presidente eleito explicou que o dinheiro se tratava do pagamento de parte de uma dívida do motorista ao próprio Bolsonaro. Ele teria usado a conta da futura primeira-dama por questões de mobilidade. Essa é a primeira vez que Queiroz fala em entrevista desde que o relatório veio a público. Ele era funcionário do gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. 

O relatório do Coaf não significa que haja alguma irregularidade na transação, mas mostra que os valores movimentados não seguiram o padrão esperado para aquele tipo de cliente. Em nota divulgada na sexta-feira (21), Flávio afirmou que "não é investigado, e não fez nada de errado".
Ao todo, nove assessores e ex-assessores de Flávio repassaram dinheiro para Queiroz. Segundo o relatório, a mulher dele de uma de suas filhas também colocaram dinheiro na conta dele. Nathalia Melo de Queiroz, filha dele, repassou R$ 97.641,20, segundo o Coaf. Reportagem do UOL mostrou que Nathalia acumulou em 2011 emprego de recepcionista em uma rede de academias no Rio, cargo de assessora de Flávio e a faculdade de Educação Física.
Durante a entrevista, o motorista preferiu não explicar a origem desse dinheiro. Queiroz disse que preferia explicar ao MP. Ele já faltou duas vezes ao depoimento, alegando problemas de saúde. 
fonte:Correio da Bahia c/adaptações

Feira: Prefeitura divulga resultado final do concurso para professor;confira

    foto:reprodução
Prefeitura de Feira de Santana divulgou, no último sábado (22), o resultado e classificação final (pós-recurso) do concurso público para professor da Rede Municipal de Ensino. A informação foi publicada no Diário Oficial.
A lista com os nomes dos candidatos está disponível no site www.diariooficial.feiradesantana.gov.br

ou pode ser acessada através do site da organizadora do certame:

 www.aocp.com.br


fonte:Acorda cidade c/adaptações

Em 2019: Confira os feriados e pontos facultativos

        foto:Brinquedoteca Art & Vida /Cabula/SSa/reprodução
Em 2019, os brasileiros terão 9 feriados e 4 pontos facultativos –considerando a 4ª feira de cinzas, que costuma ser ponto facultativo até as 14h. 
O ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulga anualmente uma portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União) com a formalização das datas, mas a determinação deste ano ainda não foi divulgada.
Os feriados compreendem os dias:

comemoraçãoclassificaçãodata
Confraternização universalferiado1º de janeiro (3ª feira)
Carnavalponto facultativo5 de março (3ª feira)
4ª feira de cinzasponto facultativo6 de março (4ª feira)
Paixão de Cristoferiado19 de abril (6ª feira)
Tiradentes e Páscoaferiado21 de abril (domingo)
Dia mundial do trabalhoferiado1 de maio (4ª feira)
Corpus Christiferiado20 de junho (5ª feira)
Independência do Brasilferiado7 de setembro (sábado)
Nossa Senhora Aparecidaferiado12 de outubro (sábado)
Dia do Servidor Públicoponto facultativo28 de outubro (2ª feira)
Finadosferiado2 de novembro (sábado)
Proclamação da Repúblicaferiado15 de novembro (6ª feira)
Natalferiado25 de dezembro (4ª feira)
Fonte: Calendário Brasil
Bahia e Irecê
No Estado da Bahia, como no Nordeste brasileiro temos o dia 24/06 que é feriado de São João, que cai numa segunda-feira.  Teremos o acréscimo do dia 02 de
Julho(independência) que cai em um dia de terça-feira. Em Salvador há um feriado municipal alusivo a Nossa Senhora da Conceição, dia 8 de dezembro, mas que em 2019 cai num dia de domingo.
Irecê
Existe dois feriados para serem acrescidos para quem mora,ou necessita da rede de serviços prestados e comércio de Irecê, localizada no centro norte do Estado.
O 1º é o dia 31 de maio, emancipação da cidade que esse ano cai numa sexta-feira.
 O 2º é alusivo a padroeiro do município, São Domingos que é 4 de agosto, mas que esse ano cai no dia de domingo.

fonte:`Poder 360 c/adaptações e acréscimo do Blog 

Gerson Camata, ex-governador do Espírito Santo, é morto a tiros em Vitória

Morre Gerson Camata, em Vitória  — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, de 77 anos, foi assassinado na tarde desta quarta-feira na Praia do Canto, em Vitória. O crime ocorreu em frente a um restaurante. Segundo informações iniciais da Polícia Militar, o ex-governador foi morto a tiros. O Samu chegou a ser acionado, mas Camata não resistiu aos ferimentos. O suspeito foi preso.

Camata foi governador do Espírito Santo entre 1982 e 1986, exerceu três mandatos como senador, de 1987 até 2011. Ele ainda foi vereador de
 Vitória, deputado estadual e deputado federal.
A Polícia Militar confirmou que Camata morreu no local. O autor dos disparos fugiu após
 cometer  o crime, mas foi preso logo depois e presta esclarecimentos no Departamento 
de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Gerson Camata foi assassinado na tarde desta quarta-feira (26) — Foto: Reprodução
foto:reprodução

O corpo ficou caído na calçada. A perícia da Polícia Civil esteve no
 local. A Polícia Civil irá investigar o caso. A motivação para o crime
 ainda é desconhecida.

Biografia

Gerson Camata nasceu em Castelo, no sul do Espírito Santo, em 1941. Começou a vida
 profissional como jornalista e apresentador no programa  Ronda Da Cidade, na Rádio 
Cidade de Vitória. Era formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal 
de Vitória.

fonte:G1/Espirito Santo/reprodução