• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 21 de março de 2020

A CNN: Bolsonaro critica governadores e diz que ministro da Saúde exagerou em ações contra coronavírus


FOTO:REPRODUÇÃO CNN/Brasil


Em entrevista concedida hoje a noite a CNN Brasil, o presidente Jair Bolsonaro(sem partido) afirmou que o governador de São Paulo João Dórea(PSDB) está "lunático" e fez críticas também ao governador do Rio e que a eleição de 2022 "ainda está longe", e disse que o seu ministro da Saúde Luiz Mandetta "exagerou" nas medidas para combater o coronavírus. Confira a reportagem completa no link abaixo do site UOL de hoje(21)


https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/03/bolsonaro-chama-doria-de-lunatico-e-diz-a-governadores-rivais-que-eleicoes-de-2022-ainda-estao-longe.shtml

‘Vivemos a mais grave crise desde a Segunda Guerra’ diz ex-ministro Celso Amorim

Na Espanha: Ex-presidente do Real Madrid morre aos 76 anos, vítima de coronavírus

foto:reprodução
Presidente do Real Madrid entre 1995 e 2000, Lorenzo Sanz morreu neste sábado vítima do novo coronavírus, na Espanha. Um dos mais vitoriosos dirigentes da história do clube madrilenho, Sanz tinha 76 anos. À frente do clube, foi o responsável pela contratação de grandes estrelas, como o lateral brasileiro Roberto Carlos.
"Acaba de falecer o meu pai. Não merecia este fim, e desta maneira. Perdemos uma das pessoas mais bondosas, valentes e trabalhadoras que vi em minha vida. Sua família e o Real Madrid eram sua paixão. Minha mãe e meus irmãos pudemos desfrutar de todos os momentos de sua vida com orgulho", disse nas redes sociais o filho Lorenzo.
Em comunicado, a diretoria do Real lembrou os feitos do ex-dirigente. "Durante a presidência de Lorenzo Sanz, o Real Madrid seguiu engrandecendo sua história e sua lenda. Foi o presidente que conquistou, 32 anos depois, o tão aguardado sétimo título da Liga dos Campeões, em Amsterdã, em 1998."
Sob a gestão de Sanz, o Real obteve ainda outro título da Liga dos Campeões, um do Campeonato Espanhol, uma Supercopa da Espanha, um Mundial de Clubes, uma Liga e uma Recopa Europeia de Basquete.Para tanto, o então presidente investiu pesado em reforços no futebol. Sua maior aposta, bem-sucedida, foi a contratação do lateral-esquerdo Roberto Carlos, então vindo da Inter de Milão após brilhar pelo Palmeiras e pela seleção brasileira. Também contratou Seedorf,
Suker e Mijatovic, formando elenco precioso ao lado de jogadores como Hierro e Raúl.
A atual direção do Real anunciou estar de luto. "Dadas as circunstâncias atuais, o Real Madrid renderá homenagens o quanto seja possível em reconhecimento que ele merece".
fonte:Correio da Bahia - 21/03/2020 - 19h:55min.

Mundo: Cuba convoca 28.000 estudantes de medicina para combater coronavírus


Estudantes de medicina em Cuba convocados para identificar pessoas com sintomas de Covid-19 - 20/03/2020 Ricardo López Hevia/Reprodução
regime cubano anunciou nesta sexta-feira, 20, que convocou cerca de 28.000 estudantes de medicina para participar de uma “pesquisa ativa” nas cidades da ilha. Objetivo é encontrar casos suspeitos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, antes que a epidemia se espalhe pelo país caribenho.
A tarefa delegada aos universitários consiste em ir de casa em casa para identificar os casos suspeitos e reportar ao Ministério da Saúde Pública (Minsap). Mais de 1 milhão de pessoas foram atendidas até a quinta-feira 19 e “vários casos importantes de infecções respiratórias agudas” foram detectados, segundo o reitor da Universidade de Ciências Médicas de Havana, Jorge González, em entrevista coletiva.
“Essa atividade não consiste em realizar nenhum exame ou ter qualquer contato físico com as pessoas (…) Nós nem orientamos a entrada nas casas, mas manter a distância”, ressaltou González. Os dados coletados, então, são entregues ao Minsap, responsável “por realizar uma profunda investigação epidemiológica”.
Ao todo, Cuba tem 16 casos confirmados de Covid-19, sendo a maioria deles de idosos que vieram de regiões fortemente atingidas pela doença, como a Itália e França. No entanto, a ilha registra apenas uma morte.
A vítima, de 65 anos, era um dos quatro turistas italianos que chegaram a Cuba e apresentaram os sintomas de febre, tosse seca e dor no peito. Em um primeiro momento, os médicos cubanos disseram que a evolução dos três casos confirmados era “favorável” e que nenhum estava em perigo de morte.
Classificada como pandemia pela Organização das Nações Unidas (OMS), o novo coronavírus já atingiu 160 países infectando 209.863 e matando 8.778. Segundo o boletim diário da OMS, somente na quinta-feira 19 foram identificados, fora da China, novos 16.556 infectados.
fonte:Veja.com - 21/03/2020

Coronavírus: OAB considera inconstitucional qualquer tentativa de decretação de estado de sítio

foto:reprodução
Diante da circulação de notícias nesta sexta-feira (20), que reportam que a Presidência da República teria solicitado de alguns ministérios parecer sobre eventual decretação de estado de sítio em razão da pandemia do Covid-19 , a OAB Nacional divulgou parecer sobre a inconstitucionalidade de qualquer tentativa de decretação dessa medida em face da atual emergência do novo coronavírus. 
“A excepcionalidade, que não pode se confundir com arbitrariedade, restringe o estado de sítio a situações absolutamente atípicas e anormais. À luz dos princípios norteadores do nosso sistema constitucional de crises e das regras sobre estado de sítio previstas na Constituição, o recurso a tal medida extrema no contexto atual se mostra flagrantemente inconstitucional e descabido. Não há um cenário de impossibilidade de atuação do Estado dentro das regras democráticas que autorize a suspensão da própria Constituição”, aponta o parecer. 
As considerações preliminares, apresentadas por meio da Presidência e da sua Procuradoria Constitucional da Ordem, tendo em vista a gravidade e a repercussão jurídica da matéria, conclui que a medida apenas “serviria como instrumento de fragilização de direitos e de garantias constitucionais, sem qualquer utilidade e efetividade para fazer frente às reais demandas e desafios que a situação impõe ao país”.
Confira aqui a íntegra do parecer
fonte:Site da OAB Nacional -21/03/2020 às 17h:17min.



Coronavírus: Prefeitura de Irecê determina fechamento do comércio até 31/03


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna
foto:reprdução facebook PMI

O  prefeito de Irecê Elmo Vaz(PSB) através de uma live no facebook anunciou nesta manhã novas medidas de prevenção contra a pandemia do coronavírus através do Decreto nº 108/2020 de 21/03/2020.
Segundo os números oficiais, a cidade de Irecê não registrou nenhum caso positivo até a manhã de hoje(21), mas é necessário continuar a vigilância, e essas medidas  trazem problemas econômicos para uma economia que já vinha em dificuldade, mas são necessárias para preservação da vida.
Entre as novas determinações,  está  o fechamento do comércio até o dia 31/03, excetuando alguns setores essenciais; as normas de funcionamento de bancos e casas lotéricas; o funcionamento de restaurantes e lanchonetes apenas para delivery; a obrigatoriedade de capacete próprio para passageiros de mototáxis; a suspensão do atendimento presencial para o estacionamento em Zona Azul, entre outras.
Confira o Decreto na íntegra no link abaixo publicado em edição extraordinária do DOE de hoje(21).

 Veja o documento na íntegra: https://bit.ly/2UvMaYm

Coronavírus: Itália registra 792 mortes nas últimas 24 horas

Foto: Reprodução/Pixabay

Resultado de imagem para coronavírus na italia

Exército no combate da Pandemia que tomou números astronômicos -foto:reprodução


A Itália registrou 792 mortes decorrentes da infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Esse foi maior aumento diário desde o início da pandemia. Desde o início da pandemia o país já contabilizou mais de 4.800 mortes. 

As autoridades italianas anunciaram 6.557 novos casos positivos, outro recorde. Informações do BN.

Estado de São Paulo decreta quarentena por 15 dias

Governador de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa sobre Coronavírus GovernoSP/Flickr/reprodução

O governo do Estado de São Paulo decretou a instalação de uma quarentena obrigatória de 15 dias a partir da próxima terça-feira 24 para frear a pandemia de coronavírus. Segundo o governador João Doria (PSDB) anunciou neste sábado, 21, todos os serviços não essenciais devem fechar as suas portas até 7 de abril, com a possibilidade de prorrogação.
“Saímos do campo da recomendação para o campo da determinação legal”, afirmou Doria em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. “Estamos em uma guerra de vida ou morte, e queremos seguir a trajetória de vida”.
A quarentena restringe o funcionamento do comércio. Serviços de saúde, como farmácias e hospitais, e alimentação, como supermercados e padarias, poderão continuar a operar normalmente. 
As transportadoras, serviços de transporte público, serviços de call center, postos de combustível e pet shops continuam funcionando com as orientações dos sanitaristas. O serviço de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, continuam funcionando normalmente, assim como os serviços privados de segurança e limpeza.
Os bancos e lotéricas também continuam abertos, assim como o setor das indústrias e construção civil. Os restaurantes e bares poderão funcionar só com serviço de entregas. “O uso de delivery é uma forma criativa de seguirem funcionando e manterem os empregos de seus profissionais”, disse o governador. 
 Ainda segundo Doria, o estado vai tomar “medidas policiais” para impedir aglomerações, como bailes funk e outros eventos de rua.
De acordo com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), na terça será publicado um decreto municipal para orientar os fiscais sobre como devem agir na fiscalização dos estabelecimentos. “Muita gente está achando que se trata de uma marolinha, mas é necessário isolamento social. É um ato de respeito ao próximo, de humanidade. Não é férias”, afirmou  o prefeito, que também participou da coletiva neste sábado.
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na sexta-feira 20 que há nove mortes causadas pela Covid-19 no estado de São Paulo, além de 396 casos. Com o novo balanço, o total de mortes em todo o país alcançou 11.
Neste sábado, a prefeitura de Petrópolis, no Rio de Janeiro, confirmou a primeira morte na cidade, que ainda não foi contabilizada pelo Ministério da Saúde. Com a terceira morte no Rio, sobem para 12 os óbitos confirmados em todo o país. 
O Hospital Israelita Albert Einstein, que detectou o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, informou que, no começo da manhã deste sábado, estavam
internados 60 pacientes, sendo 40 confirmados e 20 suspeitos. Desses pacientes, 12 se encontram na UTI.

fonte:Veja.com/reprodução 21/03/2020 -13h:42min.

OAB-BA prorroga anuidades de março, abril e maio para último trimestre do ano

OAB-BA prorroga anuidades de março, abril e maio para outubro, novembro e dezembro
Foto: Divulgação/reprodução
A Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA) decidiu prorrogar o vencimento das parcelas da anuidade e demais obrigações decorrentes de parcelamentos, nos meses de março, abril e maio, para outubro, novembro e dezembro deste ano, respectivamente, sem cobrança de juros ou correção monetária. 

Ao todo, cerca de 19 mil advogados serão contemplados com a prorrogação, entre eles os profissionais que parcelaram sua anuidade de 2020, os que aderiram ao programa de regularização Fique em Dia e os que haviam parcelado, mas não aderiram ao programa no prazo.

"Entendemos que era papel do Conselho Federal da Ordem acolher a classe e demais seccionais nesse momento de incerteza, em que grande parte da advocacia ficará com suas atividades limitadas, diante das medidas adotadas pelos poderes públicos para conter o avanço do novo coronavírus", explicou o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana.

Já o tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto de Noronha afirmou que a medida foi pensada pela entidade para auxiliar a advocacia nesse momento: "Este é um momento de muita reflexão. Virão graves desafios, e nós temos que ter o pé no chão, estarmos unidos e adotando medidas que sejam uniformes, principalmente nas nossas tesourarias". 

Para o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, a medida demonstra a preocupação do CFOAB com a classe. "A OAB Nacional é o norte da advocacia e, como tal, mais uma vez cumpriu seu papel de zelar pela classe. Temos certeza de que a medida será abraçada por todas as seccionais e que, juntos, vamos superar mais essa fase", disse Fabrício.

Tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião parabenizou a diretoria da OAB Nacional e afirmou que dará apoio irrestrito à medida. 

"Dentro das nossas possibilidades, vamos buscar minorar os impactos que atinge toda advocacia. Postergar o vencimento da nossa anuidade para o final do ano, com o legítimo apoio da OAB Nacional, sem dúvidas, proporciona um mínimo de conforto diante das restrições ao exercício da advocacia", pontuou Hermes.

Para efeito de cobrança de correção monetária ou incidência de juros, as prestações prorrogadas para os meses de outubro, novembro e dezembro manterão o respectivo dia de vencimento. Apenas os meses serão alterados. 

fonte:Bahia notícias/reprodução 21/03/2020

Brasil: Bolsonaro critica governadores e diz que é "inadmissível fechar aeroportos"

Untitled-1.jpg
foto:reprodução SBT

Pontos da "entrevista", mas que parecia mais um bate papo de amigos na varanda.

Fechamento de aeroportos:

“Tem certos chefes de estado por aí, até prefeitos, já falando em decretar interdição de aeroporto, fechando shoppings. É inadmissível isso”, disse o presidente.
“Pode ter um ser humano aguardando um fígado que viria lá de Fortaleza aqui para Brasília, e não vem mais. Vai morrer esse cara porque fecharam o aeroporto. Isso é uma histeria”, acrescentou.
Governador de SP e RIO:
Bolsonaro respondeu que o tucano se elegeu usando o nome dele e Witzel “colou” em seu filho durante a campanha eleitoral. Ele afirmou que ambos viraram seus “inimigos” por estarem de olho na Presidência. “Uma dica pra quem quer ser reeleito: não fique obcecado esperando eleição.” Segundo ele, não é “atacando os outros” que se consegue votos.
Coronavírus:
Bolsonaro disse: “vão morrer alguns. Sim, vão morrer (…) Mas não podemos deixar esse clima todo que está aí. Prejudica a economia”, reclamou. “A chuva está vindo aí, você vai se molhar, agora se você botar uma capinha aqui, tudo bem, passa, agora se você entrar em parafuso, você vai morrer afogado embaixo da chuva.”
fonte:atardeonline,Conversa Afiada c/adaptações.

Coronavírus: Mais três rodoviárias da Bahia são fechadas

Para conter pandemia, mais três rodoviárias baianas são fechadas
Rodoviária de Salvador está fechada foto:reprodução
Com a confirmação de um caso da Covid-19 em Itabuna, começam a valer, neste sábado, 21, normas com fechamento por 10 dias da rodoviária, bem como de Ilhéus e Itacaré. Publicado no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira, 20, o decreto do governo baiano suspendeu a circulação e saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal público ou privado, rodoviário e hidroviário nestas cidades.
A medida começou a valer na sexta-feira, 20. A exceção é para a circulação de transportes rodoviários e hidroviários, públicos e particulares, com deslocamento de trabalhadores que comprovarem que estão indo ou voltando do serviço, que moram em lugares próximos dos três municípios.
Barreira sanitária
Também no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, começou na sexta, o trabalho da barreira sanitária com aferição de temperatura dos passageiros e tripulantes. A triagem visa identificar possíveis infectados, a exemplo do paciente de Itabuna que estava em São Paulo e chegou por este aeroporto.
A partir desta segunda, 23, os SACs de Ilhéus, Itabuna e Itacaré não terão atendimentos presenciais, assim como Salvador, Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Simões Filho.
Em Itabuna, o ano letivo de 2019, atrasado por causa da greve dos professores da rede municipal em 2019, teve o encerramento antecipado. O início das matrículas na rede municipal para o ano letivo 2020 foi adiado e ainda não há nova data.
A partir deste sábado até o próximo dia 29, o comércio em Feira de Santana estará fechado. A exceção é para farmácias e o comércio de alimentos. A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) suspende as atividades presenciais a partir de segunda.
fonte:atardonline -21/03/2020

Coronavírus: Ritmo de contágio no Brasil está acelerando, apontam universidades

Ritmo de contágio do coronavírus no Brasil está igual ao registrado na Itália e acelerando, apontam universidades
imagem:reprodução
A disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) hoje no Brasil vem num ritmo igual ao da Itália de semanas atrás -- e ganhando velocidade. Segundo um estudo conduzido por sete universidades, o número de casos deve passar de 3 mil já na terça-feira (24).
O balanço desta quinta-feira (19) do Ministério da Saúde apontava 621 casos em todo o país -- sete pessoas já morreram.

“Nossos cálculos corroboram a ideia que o início da curva epidêmica brasileira é igual às da Itália e da Espanha — quando estes países estavam no início”, afirmou ao G1 o professor Roberto Kraenkel, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
O gráfico acima mostra as projeções da Unesp para os próximos dias. Para sábado (21), a estimativa é de 1.091 casos; para domingo (22), 1.478; segunda (23), 2.003; e terça, 2.714 (24). Há um intervalo para cada dia, com mínimas e máximas, que prevê até 3,4 mil casos na terça.
Um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins nesta sexta afirmou que há ao menos 10.031 mortos por complicações da Covid-19 em todo o mundo. Eram 245 mil infectados.
Nesta quinta, a Itália ultrapassou a China no número de mortos por Covid-19.
Projeção de casos
Kraenkel participa do Observatório Covid-19 BR, que estuda os números da pandemia no país. O grupo reúne professores da Unesp, Unicamp, USP, UnB e UFABC, além das universidades de Berkley e (EUA) Oldenburg (Alemanha).
Um dos cálculos feitos é o do tempo de duplicação de infectados.
“Uma forma de acompanhar a epidemia é seguir o tempo de duplicação dia a dia. Se as ações de contenção surtirem efeito, vamos observar o tempo de duplicação aumentar. Esta é uma forma de saber se estamos conseguindo ‘domar’ o coronavírus”, detalhou Kraenkel.
Esse tempo, com os dados do Ministério da Saúde de quinta, está em 2,28 dias — e caindo. Isso quer dizer que, no Brasil, a cada 54 horas e 43 minutos, o número de contaminados dobra.
Quanto mais baixo for esse tempo, mais rápida corre a pandemia no país. O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro.
“Se tenho, digamos, 10 casos, quanto tempo leva para ter 20, depois 40 e 80?”, explicou o professor.
Um fator que interfere nesse cálculo é o número de testes feitos. Na Itália, por exemplo, até o dia 9, 60 mil pacientes foram testados -- ou mil kits a cada milhão de habitantes. Na Coreia do Sul, foram quatro vezes mais.
Ao G1, o Ministério da Saúde informou que, na rede pública, foram feitos 13 mil testes -- ou 62 para cada milhão de brasileiros. Não há estatísticas para a rede particular.
De olho no crescimento
O tempo de duplicação se reflete na “curva” de casos, que as autoridades tanto querem “achatar”.
O gráfico acima mostra duas possibilidades de avanço de uma doença — uma tem um crescimento abrupto, acima da capacidade de absorção do sistema de saúde, e outra mais suave, distribuída por mais dias.
Autoridades de Saúde de todo o Brasil intensificaram nas últimas semanas os pedidos para que a população fique em casa. O isolamento social é defendido como o meio mais eficaz para “achatar a curva” da epidemia.
Outros países
O gráfico abaixo mostra a evolução do tempo de duplicação em outros países. Quanto mais baixa a linha, mais rápido o coronavírus está agindo.
“Bem no início da epidemia na Itália, o tempo estava perto de 1,8 dia. Hoje está ao redor de 4 dias”, disse Kraenkel.
O Brasil aparece somente no dia 14, quando havia 121 casos, número a partir do qual é possível fazer os cálculos.
Previsões para Rio e SP
O Fantástico do último domingo (15) mostrou um estudo preliminar da Universidade de Brasília que prevê, apenas na Grande São Paulo, 1,3 mil casos nos próximos 30 dias e 30 mil em 60 dias.
Já a Secretaria Estadual de Saúde do RJ traçou duas possibilidades de curva em um mês para o estado: 4 mil casos se as medidas de isolamento forem eficazes ou 24 mil se a população não evitar aglomerações.
Fonte: G1

Brasil: País registra 12ª morte pelo coronavírus


Image
foto:reprodução

Presente em todos os continentes, o novo coronavírus avança também no Brasil. 11 mortes já foram oficialmente confirmadas pelo Ministério da Saúde e um caso foi confirmado neste sábado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio, o que totalizaria 12 mortes no País. De acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, o País tem 904 casos confirmados, e a pasta declarou estado de transmissão comunitária em todo o País.


Diante do cenário de pandemia, países anunciam o fechamento das fronteiras, cancelam aulas e determinam quarentena a milhões de pessoas. Os impactos também são sentidos na economia mundial, com cancelamento de voos, oscilações nas Bolsas e no dólar e empresas colocando funcionários em home office. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), já são mais de 210 mil casos em todo o mundo, com mais de 9 mil mortes.

Clique aqui e receba as principais atualizações sobre o coronavírus no seu e-mail.

ACOMPANHE AO VIVO


  • 10h40
    21/03/2020
    TERCEIRA MORTE POR CORONAVÍRUS NO RIO

    A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou há pouco o terceiro óbito por coronavírus no estado. 

    A terceira vítima foi um  idoso morador de Petrópolis, região Serrana, e fazia parte do grupo de risco para o coronavírus ( Covid-19).

    Os dois primeiros óbitos no estado foram registrados esta semana em Miguel Pereira e Niterói.

    Até o momento, o estado do Rio registra 110 casos, distribuídos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (89), Niterói (10), Petrópolis (3), Barra Mansa (1), Guapimirim (1) e Miguel Pereira (1). 

    Há ainda três (3) estrangeiros confirmados para a Covid-19, além de dois (2) casos com o local de residência em investigação. Leia mais
  • 10h37
    21/03/2020
    PARA EVITAR SUPERLOTAÇÃO DE HOSPITAIS

    A força aérea francesa está transportando pacientes com coronavírus para o oeste do país para aliviar a pressão em hospitais superlotados no leste, informou na manhã deste sábado em comunicado o Ministério das Forças Armadas da França.
  • 10h32
    21/03/2020
    NÚMERO DE MORTES E CASOS DE CONTAMINADOS NA SUÍÇA

    Suíça afirma que já há 6,1 mil infecções pelo novo coronavírus no país, cerca de 25% a mais do que no dia anterior. Ao todo, 56 pessoas morreram, afirmou o Ministério da Saúde da Suíça.

    Hospitais que fazem fronteira com a Itália estão sob intensa pressão.
  • 10h24
    21/03/2020
    EINSTEIN E PREVENT SENIOR TESTARÃO CLOROQUINA EM PACIENTES COM CORONAVÍRUS

    O Hospital Albert Einstein e a operadora Prevent Senior afirmaram nesta sexta-feira, 20, que conduzirão estudos clínicos para avaliar a eficácia da cloroquina no tratamento da infecção provocada pelo novo coronavírus.

    O medicamento é registrado há anos no Brasil para tratamento de artrite, lúpus e malária, mas ganhou destaque nos últimos dias após testes preliminares feitos por chineses e sul-coreanos mostrarem que as drogas são efetivas em limitar a replicação do novo coronavírus in vitro e provocar melhoras em pacientes tratados com o remédio. Leia mais
  • 10h22
    21/03/2020
    NÚMERO DE CASOS DE INFECTADOS E MORTES EM PORTUGAL

    Infecções por coronavírus em Portugal já somam 1.280 e o número de mortos chega a 12, de acordo com dados governamentais mais recentes. 

    O país estima atingir o pico máximo da gravidade em 14 de abril. A estimativa é baseada na evolução do número de casos da doença até o momento, explicou em entrevista coletiva a ministra da Saúde do país, Marta Temido.

    Por enquanto, existem 1.280 infectados no país, 260 a mais do que na sexta-feira, enquanto as mortes chegam a 12, o dobro do número anunciado ontem.

    Número de casos do novo coronavírus no mundo ultrapassa 275 mil e o de mortes, 11,4 mil. Leia mais
  • 10h14
    21/03/2020
    CIDADES MONTAM HOSPITAIS DE CAMPANHA PARA CORONAVÍRUS NO INTERIOR

    Prefeituras do interior de São Paulo estão instalando hospitais de campanha para atender o aumento na demanda pela rede de saúde decorrente do coronavírus. Leia mais

  • 10h13
    21/03/2020
    ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE INDICA PRODUTO ALTERNATIVO DIANTE DA ESCASSEZ DO ÁLCOOL-GEL

    Um grupo de pesquisadores da USP traduziu um documento da Organização Mundial da Saúde com instruções de como empresas habilitadas podem fazer um gel antisséptico sem carbopol, elemento químico essencial para fazer álcool-gel que está escasso e também é usado em outros produtos. 

    A diretriz tem mais de dez anos e foi estabelecida para países pobres, especialmente os da África. Leia mais
  • 10h07
    21/03/2020
    CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA NESTA 2ª FEIRA PARA IDOSOS

    A campanha da vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, 23, em todo o País, inicialmente para idosos e trabalhadores da área da saúde

    Diante do avanço do novo coronavírus e para proteger a população contra os vírus mais comuns da influenza, o Ministério da Saúde antecipou a iniciativa que estava programada para 13 abril. Leia mais
  • 10h03
    21/03/2020
    ANATEL CRIA NÚMERO DE TELEFONE 196

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou às operadoras que criem o número de telefone 196 para que o Ministério da Saúde atenda aos cidadãos em assuntos ligados ao Covid-19Leia mais
  • 10h01
    21/03/2020

    Pessoas com síndrome de Down não estão doentes porque têm essa condição. A explicação é fundamental para alertar sobre os cuidados específicos dessa população com os perigos da contaminação pelo coronavírus, que afeta principalmente a respiração.

    Neste sábado, 21 de março, celebramos o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data foi escolhida pela combinação 21/3, uma referência à trissomia do cromossomo 21, causa dessa condição genética. 

  • 09h58
    21/03/2020
    PRIMEIRO DIA DE RESTRIÇÃO DE TRANSPORTE NO RIO DE JANEIRO

    O primeiro dia da aplicação do decreto do governador Wilson Witzel restringindo a circulação do transporte público, para evitar concentrações e transmissão acelerada do novo coronavírus começou com algumas filas nos transportes que estão liberados - barcas e trens - e muita polícia militar na rua. 


    A partir da zero hora deste sábado, 21, foi suspensa a circulação do transporte intermunicipal de passageiros que liga a Região Metropolitana à cidade do Rio de Janeiro. As exceções são trens e barcas, que operaram com restrições definidas pelo Governo do Estado em decreto, para atendimento a serviços essenciais. Leia mais
  • 09h53
    21/03/2020
    DISPARA NÚMERO DE MORTOS NA ESPANHA

    Sobe para 1.326 o número de mortos na Espanha. País já tem quase 25 mil pessoas infectadas com novo coronavírus; pacote de testes rápidos da doença deve chegar " nos próximos dias. Leia mais

    FOTO: AP Photo/Alvaro Barrientos
    AP Photo/Alvaro Barrientos
  • 09h22
    21/03/2020

    Quase cinco meses depois de receber o diagnóstico de câncer no trato digestivo, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), havia sido liberado pelos médicos, na sexta-feira, 20, para retomar a agenda de inaugurações e eventos públicos.

    A pandemia do novo coronavírus, no entanto, lhe impôs uma nova “quarentena”, e o prefeito teve de determinar o fechamento do comércio na capital e aplicar regras severas de circulação de pessoas na cidade. 

    Quase cinco meses depois de receber o diagnóstico de câncer no trato digestivo, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), havia sido liberado pelos médicos, nesta sexta-feira, 20, para retomar a agenda de inaugurações e eventos públicos.

    A pandemia do novo coronavírus, no entanto, lhe impôs uma nova “quarentena”, e o prefeito teve de determinar o fechamento do comércio na capital e aplicar regras severas de circulação de pessoas na cidade. 
  • 08h46
    21/03/2020
    CASOS DE MORTES E INFECTADOS AUMENTAM NA ESPANHA

    O número de mortos na Espanha subiu neste sábado para 1.326 de 1.002 anunciado na sexta-feira, de acordo com dados mais recentes do Ministério da Saúde do país.

    O número de casos registrados no país aumentou para 24.926 neste sábado, contra 19.980 da contagem anterior anunciada ontem.

  • 08h29
    21/03/2020
    Campanha de vacinação contra a gripe começa na 2ª feira

    Governo federal decidiu começar pelos idosos e trabalhadores da área da saúde; cerca de 67 milhões de pessoas devem ser imunizadas.