• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 30 de julho de 2022

Eleições 2022: Gov. da Bahia diz que possível acordo de Lula com ACM Neto é 'fake news'


Rui sobe tom e diz que possível acordo de Lula com ACM Neto é 'fake news'


                                            Foto: Jefferson Peixoto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias



O governador Rui Costa subiu o tom contra os rumores que apontam que o União Brasil teria pedido a retirada da candidatura de Jerônimo Rodrigues ao Governo da Bahia em troca do apoio do partido a Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o governador, o que foi publicado na imprensa ao longo da semana não passa de notícia falsa, que estaria sendo forçada pelo grupo de ACM Neto (União), principal adversário de Jerônimo na disputa e lidera as pesquisas de intenções de voto.

 

“Tem gente que fugiu de disputar as eleições de 2018 porque ficou com medo  e agora não tá querendo entrar em campo. Não está querendo disputar eleição. Toda hora fica plantando notícia falsa. Não tem jeito, se quiser ser governador tem que disputar eleição. Não é plantando fake news que ele vai ser governador da Bahia”, disparou Rui, sem mencionar o ex-prefeito de Salvador.

 

Na entrevista coletiva, o petista voltou a associar Neto ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Não é fácil, quem não conhece a Bahia e quem caminhou ao lado de Bolsonaro agora dizer que não tem nada a ver com o Bolsonaro”, afirmou.


Fonte:BN c/adaptações 30/07/2022

Eleições 2022: PCB homologa candidatura da profa. Sofia Manzano ao Planalto

 

PCB homologa candidatura de Sofia Manzano à Presidência
Foto: Reprodução / Youtube

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) homologou hoje (30) como candidata à Presidência da República nas eleições de 2022 a professora e economista Sofia Manzano. A chapa terá, como vice-presidente, o sindicalista Antônio Alves.

 

 Para as eleições majoritárias, o partido optou por não fazer coligações com outras legendas. A cerimônia de homologação foi no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

 

Sofia Manzano nasceu em 19 de maio de 1971 na cidade de São Paulo. Graduada em ciências econômicas pela PUC/SP, é mestra em desenvolvimento econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e doutora em história econômica pela USP. Foi aprovada em primeiro lugar em concurso público para professora do curso de Economia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), motivo pelo qual mudou-se para Vitória da Conquista em 2013.


Fonte: BN -30/07/2022

Bahia: Prefeito de Lapão passa por cateterismo após sofrer infarto m Salvador

 

Prefeito de Lapão passa por cateterismo após sofrer infarto na convenção de Jerônimo
Foto: Reprodução / Twitter @victordojornal

                      O ex- secretário de Saúde da Bahia  Dr. Fabio Vilas Boas fez os primeiros socorros ao prefeito de Lapão.



O prefeito de Lapão, Márcio Messias (PSD), passou mal durante a convenção no Parque de Exposições de Salvador que confirmou Jerônimo Rodrigues como candidato do PT ao Governo da Bahia, neste sábado (30).


Quem prestou os primeiros socorros ao gestor foi o ex-secretário de Saúde do Estado (Sesab) e candidato a deputado federal, Fábio Vilas-Boas (MDB), que identificou que o prefeito estava sendo acometido por um infarto.

 

“Ele teve uma síncope, perda de consciência e desmaiou. Estava em choque, com a pressão baixa, pulso e batimentos cardíacos fracos”, detalhou Vilas-Boas ao Bahia Notícias.

 

Ainda segundo o ex-secretário da Sesab, Márcio foi encaminhado para o Hospital Geral Roberto Santos e vai passar por um cateterismo cardíaco.


A cidade de Lapão fica na região de Irecê, e possui uma população de 27.274 habitantes, segundo projeção do IBGE em 2020. 


Fonte:BN  c/acréscimo 30/07/2022

Em Portugal: Filhos de Gio Ewbank sofrem racismo e atriz parte pra cima de mulher; veja vídeo

 


                                          foto:reprodução
A coluna Leo Dias teve acesso a um vídeo em que a atriz Giovanna Ewbank discute com uma mulher em Portugal. Segundo fontes que estiveram no local, o motivo da briga foi que os filhos da atriz teriam sofrido racismo. No vídeo, é possível ouvir Ewbank chamando a mulher de “racista nojenta”.


Segundo pessoas que estavam no local e entraram em contato com a coluna, a mulher teria falado para “tirar aqueles pretos imundos dali”, se referindo aos filhos de Ewbank e Gagliasso. A atriz também teria cuspido no rosto da mulher ao ouvir as ofensas.

1

Bruno Gagliasso também estava presente no momento em que a esposa discutia com a mulher. No vídeo, ele é visto ao lado de Ewbank durante a discussão, sem interferir. A coluna Leo Dias tentou entrar em contato com Giovanna Ewbank mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Veja o vídeo 

Fonte:Coluna Leo Dias/Metropoles 30/07/2022

Eleições 2022: Igreja Presbiteriana desiste de veto a cristão de esquerda para evitar racha interno


                                            imagem:reprodução

Cúpula da igreja se articulou e conteve aprovação de relatório que firmaria posição institucional contra setores progressistas.


CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NO LINK ABAIXO DA FPLHA DE S. PAULO/UOL DE HOJE(30)


https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/07/igreja-presbiteriana-desiste-de-veto-a-cristao-de-esquerda-para-evitar-racha-interno.shtml

Bahia: Saiu a nova data da prova para delegado da PC

                                                                      foto:reprodução


Foi divulgada neste sábado (30) a nova data para a realização do concurso da Polícia Civil. A prova será realizada no dia 21 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (30).

As provas deveriam ter ocorrido no último domingo (24), mas foram suspensas porque os envelopes com as avaliações foram entregues com nomes dos candidatos trocados. Ao todo, são 150 vagas disponíveis com salários de até R$ 13 mil.

A prova segue no mesmo formato, com questões objetivas e discursivas, que deverão ser refeitas pelos candidatos, mas com um novo cronograma, que será publicado no Portal do Servidor e no site da organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). 

As provas no turno da manhã serão as objetivas e acontecerão a partir das 8h, mas os portões serão fechados às 7h45. Já à tarde, às 14h, serão aplicadas as provas discursivas, com fechamento dos portões às 13h45.

Fonte:Correio da Bahia - 30/07/2022

Diferente de Bolsonaro: Manifesto não é cartinha, é cartada, afirma economista Luiz Belluzo

 

                                            foto:reprodução

Para Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos signatários, batalha pela democracia é jornada longa.


CONFIRA A REPORTAGEM NO LINK ABAIXO DA COLUNA PAINEL DA FOLHA S. PAULO/ UOL DE HOJE(31)

Anatel e PF lacram transmissor de rádio que tem programa de filho de Bolsonaro

Jair Renan Bolsonaro em estúdio de rádioReprodução

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, e agentes da Polícia Federal lacraram equipamentos de uma rádio que transmite semanalmente um programa de Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do presidente Jair Bolsonaro.

A Polícia Federal chegou a divulgar a operação, realizada em meados de junho, mas não deu detalhes — o nome da emissora, por exemplo, foi omitido no comunicado divulgado na ocasião.

De propriedade de Raul Canal, um advogado simpático ao bolsonarismo, a rádio Sucesso News FM teve parte de seus equipamentos de transmissão lacrada porque vinha operando irregularmente.

Com autorização para funcionar no município goiano de Santo Antônio do Descoberto, a emissora havia montado, sem aval da Anatel, um transmissor no topo de um prédio de Samambaia, cidade-satélite do Distrito Federal.

A ideia, por óbvio, era amplificar o alcance da rádio, de modo a fazer o sinal chegar com maior potência em Brasília e região. Foi justamente esse transmissor que foi lacrado.

A Sucesso News começou a veicular o programa semanal de Jair Renan, batizado de Podcast 04, no começo deste ano.

Para além do espaço aberto na programação para o filho do presidente da República, a emissora costuma convidar para seus programas vários políticos ligados ao governo. Recentemente, a mãe de Jair Renan, Ana Cristina Bolsonaro, foi entrevistada. Ela é candidata a deputada distrital.

Embora o transmissor esteja inoperante desde a ação dos policiais federais e fiscais da Anatel, a rádio seguiu funcionando, só que apenas com os equipamentos instalados na cidade do interior de Goiás, o que naturalmente diminuiu sua potência.

À coluna, Raul Canal admitiu que o transmissor estava funcionando de maneira irregular. Um inquérito corre sob sigilo na Justiça Federal para apurar crimes previstos no Código Brasileiro de Telecomunicações.

O inquérito está a cargo do juiz Renato Borelli, o mesmo que meses atrás ordenou a prisão de Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação. Foi Borelli quem expediu a ordem para que o equipamento instalado em Samambaia fosse desligado.

Fonte: Metropoles - 31/07/2022

Concurso: IBGE prorroga inscrições para recenseador até 03/08

                                                Imagem:reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou para 3 de agosto o fim do prazo de inscrições do processo seletivo complementar para recenseadores, cujo edital foi divulgado ontem (28). São 15.075 novas vagas para trabalhar no Censo 2022.

Segundo o instituto, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. As inscrições para o certame são gratuitas.

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

A remuneração será por produção, calculada dependendo da região das unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), do tipo de questionário (ampliado ou simplificado), das pessoas recenseadas e do registro no controle da coleta de dados.

Fonte: Calila Notícias c/adaptações 30/07/2022

Em operação: Cachorro 'se rende' junto com presos no interior de SP

Cachorro 'se rende' junto com presos em operação no interior de SP

Cachorro 'se rende' junto com presos em operação no interior de SP
Foto: Reprodução/Polícia Civil


Uma reação inusitada ocorreu em uma operação policial feita pela Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Americana/SP na tarde da última quinta-feira, 28. Um cachorro "se rendeu" junto com três homens que foram presos com um carregamento de 1,1 tonelada de maconha em uma chácara em Hortolândia/SP.

Em vídeo gravado pelos policiais que realizaram a operação, o cachorro aparece deitado durante a revista feita no imóvel.

Segundo a Polícia Civil, o cachorro, da raça Rottweiller, fazia a segurança da chácara e pertencia à dona do local, que não possui envolvimento com o tráfico de drogas. 

Assista à 'rendição' do cachorro:

Cachorro deita e 'se rende' junto com presos no interior de SP:
Current TimeÂ0:24
DurationÂ0:55
Loaded58.36%
  • Fonte:Portal Terra - 30/07/2022

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Ministro Ciro Nogueira infla prejuízo dos bancos e engana ao dizer que Bolsonaro criou Pix

                                foto:Ciro Nogueira/reprodução

Não é verdade que o Pix foi criado pelo governo Jair Bolsonaro (PL) e que já causou perdas aos bancos de até R$ 40 bilhões em tarifas, como afirmou nesta semana o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), no Twitter. O meio de pagamento começou a ser estudado no BC (Banco Central) em 2016, na gestão Michel Temer (MDB), e a queda de arrecadação com taxas nas cinco maiores instituições do país foi de R$ 2,69 bilhões entre 2020 e 2021. A cifra reúne todas as tarifas cobradas, não só as de transferência bancária.

O Banco Central independente coloca em prática o Pix, que por ano transferiu mais de 30, 40 bilhões de reais de tarifas que os bancos ganhavam a cada transferência bancária e hoje é de graça. Então, presidente [Bolsonaro], se o senhor faz alguém perder 40 bilhões por ano para beneficiar os brasileiros, não surpreende que o prejudicado assine manifesto contra o senhor - Ciro Nogueira, em tweet publicado no dia 26 de julho.

Ao criticar a participação de banqueiros em um manifesto com integrantes da sociedade civil em defesa da democracia, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), enganou ao dizer que o Pix seria obra do governo Bolsonaro e que causou prejuízos de R$ 40 bilhões aos bancos. Além de o projeto ter sido iniciado na gestão anterior, de Michel Temer (MDB), estimativas apontam para uma queda de arrecadação muito menor à citada pelo político.

Fonte: Portal Terra - 29/07/2022

Salvador: 2º suspeito em crime contra nutricionista também já tem passagem na polícia

(Reprodução e Marina Silva/CORREIO)

 O titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, Maurício Moradillo, informou, nesta sexta-feira (29), que os dois homens indicados como suspeitos de participação na tentativa de assalto contra a nutricionista Esperança Cedraz, no Vale do Nazaré, já tinham passagem na polícia.. 


Na manhã de hoje, o segundo acusado de ter participado do crime foi detido, o outro foi

 preso logo depois do ocorrido. 

“Os dois já tinham passagem pela polícia. Bruno [primeiro suspeito preso] é um indivíduo de extrema violência, ele atua em uma localidade conhecida como Matança. Gilvan [suspeito detido nesta sexta] já cumpriu medida socioeducativa enquanto menor. Os dois possuem um histórico grande de violência e precisam ser analisados com bastante cautela pelo poder judiciário”, disse o delegado durante coletiva de imprensa. 

O titular afirmou que a arma do crime ainda não foi encontrada e que é provável que a polícia realize uma reconstituição do crime para saber qual dos dois homens atirou na vítima. “Um aponta que foi o outro, Gilvan diz que foi Bruno que atirou na vítima e Bruno diz que foi Gilvan, só saberemos isso após a realização de exames complementares, perícias e reconstituição do crime”, explicou Maurício Moradillo. 

A Polícia Civil informou que conseguiu chegar ao segundo acusado a partir da prisão de Bruno, que apontou Gilvan como o autor do disparo contra a nutricionista. A partir dessas informações a corporação realizou diligências e conseguiu localizar o segundo acusado. 

“Fizemos uma busca e apreensão na casa de Gilvan e a vestimenta que ele indicou que estava usando no dia do crime não foi encontrada, ela serviria como prova também. Achamos uma pequena quantidade de droga para uso pessoal e de ilícito apenas isso. Ele estava escondido na casa de um parente no bairro da Liberdade”, contou o delegado. 

O primeiro suspeito teve a prisão preventiva decretada na audiência de custódia e já se encontra no Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Nesta sexta (29), Gilvan teve a prisão temporária cumprida quando foi com advogados se apresentar na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos


 de Veículos, que investiga o caso. Segundo o delegado, a polícia vai pedir pela prisão preventiva de Gilvan após o interrogatório. 

A Polícia Civil foi procurada para informar o nome completo dos suspeitos e para mais detalhes sobre o histórico dos dois, mas informou que “não dispõem do histórico dos presos e que, em obediência a Lei de Abuso de Autoridade, não dispõem e não divulgam a identificação de presos”.

Sobre o caso

Esperança foi baleada quando estacionava o carro na Rua Olga Benário, próximo do HospitalSantaIzabel, onde trabalha há 14 anos. Após ser baleada, ela chegou a pedir ajuda apessoas que estavam no local e recebeu atendimento médico na própria unidade hospitalar. Anutricionista passou por cirurgias e recebeu alta da Unidade de Tratamento Intensivo(UTI) nasegunda-feira (25).Nesta sexta (29), Rita Brandão, irmã da vítima, comentou queela se recupera muito bem e que respondeu a todos os exames de forma positiva. "Elapermanece no hospital para um acompanhamento porque ainda precisa de alguns exames e demedicamento para algumas dores na região da bochecha, onde ela foi baleada. Esteticamenteela está perfeita. Estamos no aguardo e com muita fé de que ela terá alta na próximasemana", informou. 

Fonte: Correio da Bahia 29/07/2022*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo