A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta sobre a situação da Varíola dos Macacos (Monkeypox) no Brasil nesta terça-feira (26). Rosamund Lewis, a diretora da organização para a doença, apontou que o cenário no país é preocupante.
“A situação no Brasil é preocupante. É importante que as autoridades também tomem conhecimento da emergência de saúde pública de interesse internacional e das recomendações temporárias e tomem as medidas adequadas”, afirmou.
+Exame de sangue que detecta Alzheimer chega ao Brasil
De acordo com os números do Ministério da Saúde, há 696 casos da doença no país. O Brasil é o oitavo país com mais registros da doença até a semana passada, de acordo com a OMS.
Subnotificação é um problema
A diretora também apontou que os casos no país podem estar subnotificados por conta da falta de testes. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alexandre Naime Barbosa, apontou que a dificuldade nos diagnósticos também pode estar fazendo com que muitas pessoas nem façam o teste. “A doença está tendo uma apresentação muito tênue, muito leve, muito benigna”, apontou.
O Ministério da Saúde informou no sábado (24) que o país está preparado para enfrentar a doença e que há testes para todos que suspeitam estar contaminados.
Fonte: ISTOÉ -27/07/2022
0 comentários:
Postar um comentário