• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de abril de 2021

COVID-19: MORRE AOS 84 ANOS, O CANTOR AGNALDO TIMÓTEO


Agnaldo Timóteo no Conversa com Bial, em 2019; cantor morreu de covid-19 - Reprodução/TV Globo
Agnaldo Timóteo no Conversa com Bial, em 2019; cantor morreu de covid-19Imagem: Reprodução/TV Globo

O cantor Agnaldo Timóteo, de 84 anos, morreu neste sábado (3) no Rio de Janeiro vítima de complicações do novo coronavírus. O artista estava internado na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio, desde o dia 17 de março.

Em nota, a família do cantor afirmou que ele faleceu às 10h45 de hoje. “Temos a convicção que Timóteo deu o seu Melhor para vencer essa batalha e a venceu! Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações! A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha”, afirmou, segundo o G1.

Em 2019, o cantor sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) pouco antes de se apresentar na cidade de Santa Rita de Cássia, no interior da Bahia. Ao passar mal, ele foi internado em Barreiras e depois transferido para o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador.

Carreira

Agnaldo Timóteo nasceu na cidade de Caratinga, interior de Minas Gerais, em 16 de outubro de 1936. Ele começou a carreira se apresentando no Grêmio Literário Nossa Senhora das Graças e logo depois começou a cantar nos programas da Rádio Sociedade Caratinga.

Contudo, o sucesso chegou após ele gravar a música “Meu Grito”, de Roberto Carlos. O cantor gravou mais de 50 discos e ficou famoso com canções como “Ave-Maria”, “Mamãe” e “Os Verdes Campos De Minha Terra”.

Em 1982, Agnaldo Timóteo entrou na política e foi o deputado federal mais votado da história do Rio de Janeiro. Em 1994 foi reeleito e dois anos depois venceu a disputa para vereador, também no Rio de Janeiro. Em 2000 ele tentou se reeleger, mas voltou à política mesmo em 2004, quando foi eleito vereador em São Paulo.


DF: Depois de carro, Jair Renan ganha móveis de empresa que tem contratos com governo


                                        foto:Rafaela Felicciano/metrópoles


Segundo dados do Portal da Transparência, a Flexi Base recebeu da União R$ 678 mil. Na conta do Instagram da agência de Jair Renan, um post agradece a “parceria”. “Os verdadeiros amigos que fizeram a mágica acontecer e estão juntos sempre! #obrigado!“, diz a publicação.

Apesar de elogios diretos a empresa, representantes da Bolsonaro Jr Eventos e Mídia disseram que o acerto foi feito pela concessionária que administra o estádio, a Arena BSB. Procurada pela Revista Crusoé, a Arena disse que “não comenta condições comerciais de seus clientes“. O dono da Flexi Base também não quis se manifestar sobre o assunto.

Essa não é a primeira vez que Jair Renan se envolve com empresas que têm contratos com o governo. Ele passou a ser investigado pela Polícia Federal por ter facilitado o acesso de empresários do grupo Gramazini Granitos ao governo federal.

Os encontros entre representantes da empresa com membros do Ministério do Desenvolvimento Regional teriam sido intermediados pelo filho mais novo do presidente um mês depois que um dos sócios de Renan Bolsonaro, Allan Lucena, ser presenteado com um carro no valor de R$ 90 mil. O veículo teria sido doado pela Neon Motors, ligada ao mesmo grupo da Gramazini. Informações do Metrópoles.

Covid: Universidade dos EUA estima 562 mil mortos no Brasil até julho

 

movimento de enterros e carros de funerária no cemitério vale da paz, em goiânia, goiásVinícius Schmidt/Metrópoles

Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde, da Universidade de Washington, projeta que o Brasil atingirá a marca de 562,8 mil mortos pela Covid-19 em 1° de julho deste ano. Os pesquisadores consideram que o número pode ser ainda maior: em um cenário mais crítico, o país se aproximaria dos 600 mil óbitos de infectados pelo novo coronavírus.

instituto, que integra o departamento de medicina da universidade, também estimou o número de mortes diárias. Segundo a pesquisa, o pico ocorrerá em 24 de abril, quando o país terá aproximadamente 4 mil mortos em 24 horas.

Para o levantamento, os pesquisadores levaram em consideração dados divulgados pelas autoridades sanitárias e abrange “todos os cenários, incluindo a imunização” dos brasileiros.

1
Números nacionais

Atualmente, conforme números do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o Brasil tem 12.910.082 casos confirmados da doença. Do total, 328.206 evoluíram para óbito. A taxa de de mortalidade é de 156 pessoas a cada 100 mil habitantes. Enquanto a taxa de incidência de casos chega a 6.143 infectados a cada 100 mil habitantes.

Forças armadas

O rápido crescimento de casos e óbitos levou o governo federal a discutir com o Ministério da Defesa a possibilidade de usar as Forças Armadas à disposição para ajudar na imunização.

Bolsonaro enalteceu a campanha de vacinação contra o coronavírus no país e disse que “estamos em quinto lugar”. “Nós sempre falamos, entre o governo federal, o presidente, e a vacina, existe a Anvisa no meio do caminho. Nós temos que ter responsabilidade para vacinar o nosso povo e assim estamos trabalhando”, acrescentou.

No ano passado, Bolsonaro recusou por mais de três vezes a oferta de compra de doses. Em agosto, houve uma oferta da Pfizer, de 70 milhões de doses, com previsão de entrega de 20% do total ainda em 2020.

Em outubro, ele afirmou que não compraria a Coronavac, que hoje é o principal imunizante em distribuição no país. “A da China nós não compraremos, é decisão minha. Eu não acredito que ela transmita segurança suficiente para a população. Já existe um descrédito muito grande por parte da população, até porque, como muitos dizem, esse vírus teria nascido por lá.”

Neste sábado (3/4), Bolsonaro destacou que pelo segundo dia consecutivo o país vacinou um milhão de pessoas por dia. “E esse número tende a crescer”, ressaltou.

sexta-feira, 2 de abril de 2021

NO DF: Coronel Márcio de Vasconcelos é o novo comandante-geral da PM


foto:AG.Senado/reprodução


O coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos (foto em destaque) foi nomeado comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na tarde desta sexta-feira (2/4). A mudança na chefia da PMDF consta no Diário Oficial do DF (DODF).

Vasconcelos assume a função após a exoneração do coronel Julian Rocha Pontes, que, junto a outros oficiais de alta patente, recebeu a vacina contra a Covid-19 antes de policiais da linha de frente. O Metrópoles revelou o caso em reportagem publicada na manhã desta sexta-feira.

A saída do coronel Pontes do cargo de comandante-geral já era esperada, em função da troca no comando da Secretaria de Segurança Pública do DF, mas acabou acelerada depois da revelação de que ele e outros comandantes haviam sido vacinados – o que gerou manifestações de repúdio na Câmara Legislativa (CLDF) e dentro da própria corporação.

No início desta semana, Anderson Torres deixou a Secretaria de Segurança Pública para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Depois da exoneração de Anderson Torres, Márcio Cavalcante de Vasconcelos era o mais cotado para assumir a PMDF.

Confira a troca na chefia da PMDF:

Reprodução/DODFNovo comandante-geral da PMDF
Novo comandante-geral da PMDF
Entenda

Na tarde de quarta-feira (31/3), o comandante-geral da PMDF, coronel Julian Rocha Pontes (foto em destaque), de 47 anos, tomou uma dose da vacina na UBS 1 da Asa Sul. Ao ser questionado pelo Metrópoles, o Centro de Comunicação Social da PM confirmou a informação e acrescentou que “outros policiais militares” foram imunizados, de acordo com a circular vigente da Saúde do DF, que passou a valer na segunda-feira (29/3).

A comunicação da PM, no entanto, não especificou quais foram os outros policiais vacinados. Mas a reportagem do Metrópoles apurou que, além de Pontes, os seguintes integrantes do alto-comando receberam o imunizante:

  • o subcomandante-geral, coronel Cláudio Fernando Condi, 47 anos;
  • o chefe do Departamento Operacional (DOP), coronel Hemerson Rodrigues Silva, 48 anos;
  • o subcomandante operacional do 2º Comando de Policiamento Regional, tenente-coronel Eduardo Condi, 48 anos.
Circular

A norma em vigor desde o dia 29 de março alterou as regras até então adotadas para a distribuição de “xepas” da vacina. Antes dessa data, valia o que estava previsto na Circular nº 9, também editada pela Secretaria de Saúde do DF. O documento estabelecia que as sobras de imunizantes deveriam ser aplicadas de acordo com as seguintes prioridades: trabalhadores de saúde, idosos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores da educação e, por fim, integrantes das forças de Segurança. Ou seja, sete grupos tinham preferência na vacinação, anteriormente.

Com a mudança nas regras, essa dinâmica foi totalmente alterada. As sobras das vacinas foram integralmente destinadas às forças de segurança. A Circular nº 67 apresenta, como uma das justificativas para a decisão, a transparência no uso das doses.

“Dar maior transparência ao uso dessas doses, mitigar as pressões sofridas pelas equipes vacinadoras, reduzir as aglomerações que se formam na espera dessas doses, no momento final das atividades vacinais, atender a recomendação do Ministério da Saúde de contemplar grupo prioritário e não desperdiçar doses”, diz o documento.

E a circular segue apontando quais são as novas determinações: “O uso das doses remanescentes de vacina contra Covid-19 nos profissionais das forças de Segurança Pública do Distrito Federal, que exercem atividades de rua, que prestam serviços essenciais de excelência neste momento de enfrentamento à Covid-19, com apoio nas fiscalizações diuturnamente no combate às aglomerações, nas distribuições e escoltas das vacinas, na segurança e manutenção da ordem nos postos de vacinas, na organização dos trânsitos dos drives, nos atendimentos pré-hospitalares, dentre outras ações, para aqueles que estejam em serviço, prestando apoio na segurança local nos minutos finais que antecedam o término das atividades de todos os postos de vacinas contra Covid-19, seguindo sempre a ordem de prioridade por idade desses profissionais”, reforça o comunicado.

Com a utilização de termos como “que exercem as atividades de rua”, ” com apoio nas fiscalizações diuturnamente no combate às aglomerações”, “distribuições e escoltas das vacinas”, “segurança e manutenção da ordem nos postos de vacinas”, “organização dos trânsitos dos drives”, “para aqueles que estejam em serviço”, “prestando apoio na segurança local”, a própria circular da Saúde estabelece que a prioridade é para os policiais da linha de frente.

Não há, no texto, nenhum trecho indicando que oficiais que exercem cargos administrativos teriam preferência no recebimento dessas doses.

Repercussão

Deputados distritais e a associação Caserna, que representa PMs, repudiaram a vacinação antecipada dos policiais militares do alto comando da PMDF.

Líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e policial militar da reserva, o deputado distrital Hermeto (MDB) emitiu uma nota em que se diz “revoltado” com o caso: “Quem está morrendo, em sua maioria, não são os oficiais do alto comando, são os praças que estão na ponta. Faltou bom senso”.

“Espero que tenhamos mais vacinas para os policiais militares e que nossos comandantes tenham mais senso em relação ao momento. O governo também repudia a falta de sensibilidade praticada por esses oficiais. Não é hora de desespero e individualismo. É hora de nos unirmos e salvarmos a tropa. A polícia está sendo chacinada pela Covid-19”, afirma Hermeto.

Bombeiro militar da reserva e presidente da Comissão de Segurança da CLDF, o deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB) divulgou um vídeo em que fala que o comandante-geral furou a fila da vacinação e pede a exoneração dele.

“Isso não vai ficar em branco. Estaremos acionando o artigo 101, A, da Lei Orgânica do DF, que prevê, por meio da Câmara Legislativa, o afastamento imediato dos gestores que atentem contra a coisa pública. Estaremos, também, representando, no Ministério Público, uma queixa-crime, e exigiremos que a Corregedoria da Polícia Militar abra conselho de justificação contra esses oficiais”, declara Roosevelt Vilela.

Em transmissão ao vivo pelo Facebook, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) defende que os 8 mil praças que estão na rua fazendo a segurança da população devem ter a prioridade. “Isso é uma vergonha. É a desmoralização completa do plano de vacinação do Distrito Federal”, ressalta.

O presidente da Caserna, cabo Carlos Victor Fernandes Vitório, disse que PMs foram “trapaceados” com a vacinação do comandante-geral e de oficiais, antes de profissionais da linha de frente.

“Enquanto, por mais de um ano, os policiais operacionais se sacrificaram – alguns com a própria vida (estes jamais serão esquecidos, são verdadeiros heróis), outros pisando em espinhos e dividindo o peso da cruz pandêmica –, aqueles que deveriam liderar, dar exemplo, elevar o glorioso nome da Polícia Militar, subvertem todos os valores hierárquicos e disciplinares em busca da ‘xepa'”, disse o presidente da Caserna. A associação é composta por, aproximadamente, 2 mil PMs, dos quais 200 são contribuintes da entidade.

fonte: Site Metrópoles - 02/04/2021 15h:36min

RECOMENDADOS


Religião: Paa Edir Macedo e casal Hernandes, vacina nos EUA, para o rebanho, o caos


O bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus - Alan Santos-PR
O bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de DeusImagem: Alan Santos-PR

Confira a análise do jornalista Ronilon Pacheco no site do UOL de hoje(2) que informa que além de Edir Macedo líder da igreja Universal, o casal Estevam Hernandes e a 'bispa' Sônia Hernandes se vacinaram nos EUA, eqnuanto desde o ano passado atraves de recados na mídia pra os seus fiéis ignoraram a covid-19.


https://noticias.uol.com.br/colunas/ronilso-pacheco/2021/04/02/pastores-vacina-eua.htm 

Em livro: Eduardo Cunha acusa presidente do PL baiano de cobrar propina para livrá-lo de cassação

 

Em livro, Cunha acusa Araújo de cobrar propina para livrá-lo de cassação; baiano nega
Araújo presidiu conselho no qual tramitava processo | Foto: Alamy Stock Photo

Em livro no qual conta bastidores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, faz uma série de revelações e acusações sobre atores que participaram dos episódios que desaguaram na deposição da petista.

 

Reportagem publicada na edição deste fim de semana da revista Veja mostra que, em um dos trechos da obra, Cunha acusa o ex-deputado federal baiano José Carlos Aráujo, de tentar extorqui-lo. Ele narra que o atual presidente do PL na Bahia pediu R$ 3 milhões para livrá-lo do processo no Conselho de Ética que acabou culminando na cassação do seu mandato. Ao Bahia Notícias, Araújo, na época era presidente do colegiado, nega a acusação.

 

Segundo a revista, Cunha conta no livro que o dirigente estadual do PL o procurou via Sandro Mabel, ex-deputado federal, e propôs o pagamento da quantia. O valor seria usado na campanha à reeleição do baiano, em 2018.

 

Questionado pela reportagem do BN sobre o assunto, Araújo riu e chamou a acusação de fantasiosa. Na visão dele, Cunha busca "sujar a imagem de pessoas que foram seus algozes". "Como eu ia querer alguma coisa, cair na besteira de pedir alguma coisa a ele? R$ 3 milhões é pouco dinheiro pra eu colocar meu nome nisso. Ele quer criar factoide, quer vingança porque eu cassei ele. Só se eu fosse louco de me envolver nisso. Tive 28 anos de Casa, 7 mandatos, nunca tive meu nome envolvido em nada", rebate o presidente estadual do PL.

 

Araújo sustenta também que sua condução do processo no Conselho de Ética mostra que não houve tentativa de extorsão. 

 

"Primeiro ele disse que eu fraudei colocando bolas mais pesadas no sorteio [do relator do processo de cassação]. O sorteio era de papel. Você sorteava três nomes, e era prerrogativa do presidente do Conselho escolher um entre esses três. Um deles era Fausto Pinato, que foi delegado e é advogado. O outro era novo, inexperiente, de primeiro mandato. O terceiro era Zé Geraldo, do PT. Por eliminação, eu não escolhi ele porque o PT estava contra Cunha porque o Cunha queria cassar a Dilma. Com isso, acabei escolhendo o Pinato. No meio do camInho, ele [Cunha] não tava gostando Pinato, fez uma manobra e tirou o Pinato. Houve novo sorteio, e eu escolhi o Marco Rogério, que foi o relator que cassou ele", conta.

 

Sandro Mabel também nega ter sido procurado por Araújo ou ter feito alguma proposta de pagamento de vantagens para salvar Cunha da cassação. "Se você me pede dez nomes de gente honesta na Câmara, o Zé Carlos Araújo está nela. Eu nunca faria nenhum solicitação dessas a ele, até pela relação de amizade e respeito que temos", argumenta.

 

Indagado sobre o porquê foi envolvido pelo ex-presidente da Câmara na história, já que na época dos fatos não era mais deputado, Mabel diz não saber a justificativa. "Eu terminei meu mandato no início de 2015. Em 2016, eu não ia nem mais na Câmara. Ele quer passar no livro honestidade, se defender dos processos que ele responde na Justiça. Ele, com certeza, não estaria na minha lista de pessoas honestas", alfineta.

 

Intitulado "Tchau, Querida - O Diário do Impeachment", o livro de 797 páginas será lançado pela editora Matrix no dia 17 de abril, dia que marca os cinco anos da sessão na Câmara que aprovou a admissibilidade do processo de deposição de Dilma.


fonte:BN -02/04/2021 15h:14min.

Itiúba: Força de Segurança encerra às buscas por criança que segue desaparecida

 O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública, policiais e homens do Corpo de Bombeiros que estavam usando cão farejador na busca do garoto Davi de 11 anos, que desapareceu no último domingo, 28, depois de sair caminhando por uma propriedade rural onde reside a avó e uma tia entre muitas serras na região de Varzinha, zona rural do Município de Itiúba, no território do sisal encerraram as buscas na tarde desta quinta-feira, dia 1º.


Antes da chegada dos bombeiros, voluntários também auxiliam na procura pelo garoto e como não conseguiram encontrá-lo e as buscas continuaram com a chegada da força de segurança do estado que vasculharam uma área minuciosa de 5 km quadro e não encontraram nenhum vestígio de forma oficial chegando à conclusão que a criança não estava naquela área. Agora, a policia quer saber o que realmente aconteceu com o com Davi e o caso foi entregue ao delegado Felipe Neri, coordenador da Policia Civil da região de Senhor do Bonfim, que já iniciou as investigações ouvindo a mãe do garoto e outras pessoas estão sendo intimadas para serem ouvidas.

Segundo o tenente-coronel Tarcísio Ribeiro, comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar de Juazeiro (9º GBM), o tempo de resposta do Subgrupamento de Bombeiros Militar de Senhor do Bonfim (SGBM) foi muito rápido e às 22h de domingo já estava na busca e foram realizadas durante a noite, prosseguindo durante todo o dia de segunda e na terça-feira chegaram reforços e num total de 17 homens, foi feito toda varredura da área e hoje à tarde “chegamos à conclusão que não é mais um caso de busca e sim de investigação”, disse Ribeiro. Ele não descartou a possibilidade rapto ou sequestro.

Ele disse que foram identificadas pegadas e as sandálias da criança. “Chegou a um determinado momento que os cães não davam mais respostas pelo faro”, lamentou.

Outro fato citado pelo tenente-coronel Tarcísio Ribeiro e que atrapalhou forma a série de mensagens de Fake News divulgadas nas redes sociais onde diziam que tinham visto a criança ou distorcia o trabalho dos oficiais e até mesmo pedindo dinheiro para dizer onde estava a criança, ou seja, “falavam que sabia onde estava Davi, mas só dizia se desse dinheiro. Isto é um ato desumano e que feria ainda mais os familiares”, falou o oficial.

Foram 94 horas de buscas.

O CN manteve contato com uma prima de Davi que se identificou com Sirlady e há mesma muito angustiada disse apenas que a família esta aflita e mesmo com retirada das autoridades policiais, populares continuam as buscas.

fonte:Calila Notícias - 02/04/2021 15h:10min.

No DF: Comandante da Polícia Militar é exonerado por furar fila da vacina

 

 (crédito: Marcelo Ferrreira)
(crédito: Marcelo Ferreira)

O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Julian Pontes, foi exonerado do cargo após furar a fila da vacinação. A demissão dele será publicada, ainda nesta sexta-feira (2/4), em edição extra do Diário Oficial.

A decisão foi confirmada ao Correio Braziliense por fontes do Palácio do Buriti.



Bahia: Estado registra o 1º lugar em vacinação no Brasil

 

Foto: Camila Souza/GOVBA
Foto: Camila Souza/GOVBA

 

Com 11,15% de sua população vacinada, a Bahia alcançou na noite de quinta-feira (1º) o primeiro lugar no ranking de estados que mais aplicaram a primeira dose da vacina 

contra  Covid-19.

Na sequência, levando em consideração a aplicação de vacinas em relação à sua

 população, aparecem Mato Grosso do Sul (11,06%), Rio Grande do Sul (10,26%)

 Amazonas (10,22%), Paraíba (10,10%) e São Paulo (10,10%).

“Motivo de orgulho pra todos nós. A guerra é longa e só vamos vencê-la com seriedade

 trabalho e a colaboração de todos”, disse o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Em publicação no Twitter, ele agradeceu a equipe que ajudou o estado a alcançar 

a marca. “Meu agradecimento a todos os prefeitos e prefeitas da Bahia. Meu

agradecimento a todos os profissionais da saúde e de apoio, que

 trabalharam exaustivamente para a Bahia conquistar o primeiro lugar 

em vacinação no Brasil”.

 

fonte:Bahia.Ba - 02/04/2021