• Praça do Feijão, Irecê - BA

sexta-feira, 26 de junho de 2026

China: Avião de pequeno porte atinge arranha-céu em Pequim; VÍDEO


                                            foto:reprodução


Um avião de pequeno porte se chocou contra o arranha-céu mais alto de Pequim, na China, nesta sexta-feira (26). As informações foram divulgadas pelo g1 com base em testemunhas ouvidas pela agência de notícias Reuters.

 

 

Após o impacto, equipes da polícia foram acionadas e isolaram a área ao redor do edifício. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a aeronave atinge a fachada do prédio.

 

A colisão quebrou dois painéis de vidro e abriu um buraco na estrutura do edifício. A aeronave, que teria o tamanho aproximado de um carro, ficou parcialmente destruída e caiu na rua após o choque.

 

Até a última atualização, não havia informações confirmadas sobre mortos ou feridos. As autoridades ainda investigam as circunstâncias do incidente.


Fonte: BN - 26/06/2026

TJ-BA anuncia expediente reduzido no dia 29/06 por jogo da Seleção Copa; prazos ficam suspensos



                                               foto:reprodução


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) publicou, nesta sexta-feira (26), o Decreto Judiciário nº 944/2026, que altera o funcionamento das unidades judiciais e administrativas no próximo dia 29 de junho, em virtude da participação da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2026.

 

A medida, assinada pela Presidência do Tribunal, estabelece jornada especial apenas no período matutino, com compensação de horas nos dias seguintes e suspensão dos prazos processuais.

 

De acordo com o ato normativo, o expediente das Secretarias dos Órgãos de 2ª Instância, dos setores administrativos e das Varas da Justiça Comum ocorrerá das 8h às 11h. Já as Varas dos Juizados Especiais terão atendimento das 7h às 11h, com uma ressalva importante: os servidores dessas unidades que trabalham no turno vespertino e dividem o mesmo espaço físico com outras varas de turno matutino deverão cumprir a jornada em regime de teletrabalho, sendo obrigatória a presença de pelo menos um servidor na unidade durante todo o período matinal para garantir o atendimento ao público.

 

 

Segundo o documento, os prazos processuais no dia 29 de junhos serão suspensos. A retomada da contagem ocorrerá no primeiro dia útil seguinte, garantindo que advogados, partes e demais operadores do Direito não sejam prejudicados pela alteração excepcional do calendário forense.

 

 

O texto do decreto ressalta, contudo, que ficam preservados o funcionamento do plantão judiciário e a apreciação de medidas urgentes, de modo que situações que exijam pronto atendimento jurisdicional não sofrerão solução de continuidade.

 




Fonte: BN C/ADAPTAÇÕES 26/06/2026

Eleições 2026: Michelle usa versículo sobre 'falsa testemunha'; esposa de Flávio Bolsonaro rebate

                                              foto:reprodução/Redes Sociais


 A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) fez referência a um versículo que fala sobre "falsa testemunha". Horas depois, a esposa de Flávio Bolsonaro (PL), Fernanda, fez referência a um outro trecho bíblico sobre "língua mentirosa".

Confira a reportagem no link abaixo do site UOL desta sexta-feira (26)


https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2026/06/26/michelle-usa-versiculo-sobre-falsa-testemunha-e-esposa-de-flavio-rebate.ghtm

EUA: Secretário Marco Rubio responde a Flávio Bolsonaro e diz que manterá tarifaço pedido por Eduardo

                                             Foto:reprodução



 Por Gabriel Gomes

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, respondeu a uma carta do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e afirmou que o governo de Donald Trump deve manter a imposição de novas tarifas sobre produtos brasileiros. O anúncio do novo tarifaço contra o Brasil se deu cerca de uma semana após um encontro entre Flávio e Trump.

O tarifaço norte-americano contra as exportações brasileiras, assim como a revogação de vistos de ministros do STF e do governo federal e a aplicação das sanções econômicas da Lei Magnitsky, foi estimulado pelo irmão de Flávio, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), na tentativa de evitar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo da trama golpista. Eduardo foi condenado pelo STF pelo crime de coação.

Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos e perdeu o mandato de parlamentar por faltar às sessões da Câmara dos Deputados.

Em carta enviada na terça-feira (23), Rubio reafirmou a posição dos EUA sobre políticas que supostamente prejudicam a economia norte-americana, entre elas o Pix. Rubio respondeu uma carta em que Flávio Bolsonaro, após as ações do irmão, pedia que os EUA não impusessem tarifas de 25% aos produtos brasileiros, como recomendou uma investigação comercial do país americano.

Flávio Bolsonaro em agenda com Donald Trump
Flávio Bolsonaro em agenda com Donald Trump

Na carta, Rubio, afirma que a investigação conduzida no país sobre práticas comerciais deixou “claro que continuamos a ter diferenças substanciais na resolução das questões identificadas nesta investigação”.

Rubio cita as diferenças, como comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais injustas, aplicação da lei anticorrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.

“Qualquer parte interessada no Brasil pode participar do período de comentários públicos sobre a ação responsiva proposta e da audiência pública”, diz Rubio, em referência a uma audiência que vai acontecer no próximo dia 6 de julho.

Eleições brasileiras

Na carta, Rubio também falou sobre as eleições no Brasil. O secretário dos EUA afirmou que o país observa o “otimismo” de Flávio em relação às próximas eleições de outubro “e sua generosa oferta de colocar uma equipe de transição à nossa disposição, caso você seja eleito”.

“Os Estados Unidos estão prontos para trabalhar cooperativamente com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro para buscar uma estrutura de comércio e investimento ampla, justa e mutuamente benéfica”, diz Rubio. “Espero ansiosamente pela continuação do nosso diálogo e pelo aprofundamento da parceria estratégica entre nossas duas grandes nações”.

O secretário encerra a carta dizendo “que Deus abençoe os Estados Unidos e o Brasil”.


Fonte: ICL NOTÍCIAS - 26/06/2026

Irecê: Consórcio de Saúde da Região abre concurso público para profissionais de duas áreas

imagem:reprodução



O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê (CRSIRECÊ), localizado em Irecê, Bahia, divulgou um edital de Concurso Público com o objetivo de preencher 4 vagas imediatas e formar cadastro de reserva para funções de nível médio, técnico e superior. As oportunidades são para atuação na Policlínica Regional de Saúde da Região de Irecê.

Segundo o edital, as oportunidades são para os cargos de:

  • Assistente Administrativo (1 vaga + CR)
  • Enfermeiro (1 vaga + CR)
  • Técnico em Enfermagem (2 vagas + CR)

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais para todos os cargos, com remuneração de R$ 1.810,17 para Assistente Administrativo, R$ 2.128,75 para Técnico em Enfermagem e R$ 3.418,42 para Enfermeiro.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site igeduc.selecao.net.br, no período de 22 de junho de 2026 a 30 de julho de 2026. A taxa de inscrição é de R$ 110,00 para cargos de nível médio ou técnico e de R$ 130,00 para nível superior. Haverá possibilidade de solicitação de isenção da taxa entre os dias 22 e 25 de junho de 2026 para candidatos do CadÚnico, conforme os critérios do edital.

A seleção será feita por meio de prova objetiva, prevista para o dia 13 de setembro de 2026. Os candidatos aos cargos de Enfermeiro e Técnico em Enfermagem também passarão por avaliação de títulos em etapa classificatória.

Os contratados serão regidos pelo regime celetista (CLT).

O concurso terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério do CRSIRECÊ.

Mais informações podem ser obtidas no edital completo no link abaixo:

https://arq.pciconcursos.com.br/consorcio-de-saude-da-regiao-de-irece-ba-abre-concurso-publico-para-profissionais-de-diversas-areas/1701748/e102469d1c/edital_n_001_2026_1701748.pdf


fonte:PCI Concursos c/adaptações 26/06/2026

Economia: Digimais, de Edir Macedo, recebeu aporte do Grupo Record e tem cerca de R$ 2 bi em caixa

 

                                              Alan Santos/Divulgação PR


Por Adriana Fernandes

(Folhapress) – Alvo da operação Miragem da Polícia Federal, o banco Digimais recebeu um aporte do Grupo Record e tem hoje cerca de R$ 2 bilhões em caixa. O reforço financeiro foi feito pela controladora, a Digimais Participações, que é uma empresa da B.A. Empreendimentos Participações. A holding pertence ao Grupo Record.

O depósito foi feito com CDBs (Certificados de Depósito Bancário) do próprio controlador e outra parcela captada no mercado por meio desses títulos, segundo pessoas a par do tema ouvidas pela Folha.

O aporte faz parte das negociações com o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para a venda do banco. Um novo aporte poderá ser feito pelo controlador enquanto a negociação com o BTG Pactual não se define. As duas instituições financeiras fecharam um acordo de intenção de compra em abril deste ano.

Controlado pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da RecordTV, o Digimais é suspeito de ter manipulado os relatórios financeiros para esconder a verdadeira situação financeira e aparentar solidez diante dos órgãos de controle.

Os crimes investigados incluem gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em relatórios e a realização de empréstimos e financiamentos que a lei proíbe um banco de fazer justamente para evitar manipulação. Um dos focos da investigação é a compra de precatórios —títulos de valores a receber em sentenças judiciais contra o Estado.

Edir Macedo Digimais
Digimais, de Edir Macedo, recebeu aporte do Grupo Record e tem cerca de R$ 2 bi em caixa

Na operação, deflagrada na última terça-feira (23), foram decretados nove mandados de busca e apreensão contra diretores, conselheiros e empresas ligadas ao banco Digimais, com bloqueio de bens de até R$ 670 milhões e a quebra de sigilo bancário e fiscal dos alvos.

Em comunicado divulgado ao mercado, na noite de quarta-feira (24), após exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o BTG Pactual não descartou ir adiante com a compra do Digimais, mesmo após a operação da Polícia Federal.

Mas o banco de André Esteves informou que a transação continua dependendo do lançamento de um processo competitivo e da declaração da sua proposta como vencedora —condições que não foram verificadas até agora, segundo o BTG.

Uma regra recente do FGC prevê a realização de um leilão para uma operação de salvamento de uma instituição financeira que precise de socorro. O preço do leilão é definido por quem oferecer a maior economia para o FGC. A ideia da regra é minimizar os custos para o fundo no caso de uma eventual quebra de um banco.

O BTG analisou as condições do Digimais e fez uma oferta de referência com seus termos e condições. O certame ainda não aconteceu. Segundo pessoas a par do tema, entre as condições colocadas está a necessidade de um aporte maior a ser feito pelo bispo Macedo.

O presidente do BC, Gabriel Galípolo, não quis dar detalhes nesta quinta-feira (25) sobre as razões de o leilão ainda não ter acontecido. Ao ser questionado sobre o tema em entrevista coletiva no Banco Central, ele afirmou que o leilão é conduzido pelo FGC. O fundo informou não comentar casos específicos.

Ao ser questionado sobre a capacidade de o Digimais continuar operando após a operação da PF, Galípolo relatou que o BC não comenta casos específicos das instituições supervisionadas pela autarquia.

Em declarações recentes após o escândalo do Master, que atingiu o BRB (Banco de Brasília) e outras instituições financeiras, o chefe do BC tem chamado atenção para o fato de que a decisão de liquidar um banco não é uma penalização por uma conduta equivocada. Ele tem alertado que os maiores prejudicados são os correntistas e que há confusão entre a investigação criminal e a liquidação.

No caso do Master, mesmo com as fraudes identificadas pela fiscalização, o BC só decretou a liquidação extrajudicial em 17 de novembro do ano passado, quando o banco de Daniel Vorcaro não tinha mais dinheiro em caixa para honrar seus compromissos. No dia da liquidação, o Master tinha apenas R$ 4 milhões.


fONTE: ICL NOTÍCIAS - 26/06/2026

SP: Empresa de sócio preso pela PF recebeu R$ 10,2 milhões da Prefeitura

                                                  foto:reprodução



 Por Cleber Lourenço

Documentos oficiais da Prefeitura de São Paulo obtidos pelo ICL Notícias mostram que a administração municipal já desembolsou R$ 10,2 milhões na compra de filtros capacitivos fornecidos pela Blink Brasil. A empresa tem como sócio-administrador Tales Mariano Carvalho da Silva, preso em março deste ano durante uma operação da Polícia Federal que apreendeu R$ 2,7 milhões em dinheiro vivo.

Os dados constam em registros da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), responsável pela contratação. Segundo a pasta, os recursos foram utilizados na instalação de 563 equipamentos em 130 escolas da rede municipal.

A contratação ocorreu por meio de pregão eletrônico — modalidade de licitação em que vence a proposta de menor preço — com a participação de cinco empresas. A Blink Brasil foi a vencedora do certame, de acordo com a secretaria.

O que são os filtros capacitivos

Os filtros capacitivos são equipamentos elétricos utilizados para melhorar a qualidade da energia fornecida a instalações, reduzindo oscilações, ruídos e perdas no sistema elétrico. Eles atuam na estabilização da tensão e podem contribuir para maior eficiência energética e proteção de equipamentos eletrônicos.

Segundo a prefeitura, os dispositivos instalados nas escolas têm como objetivo melhorar o desempenho da rede elétrica das unidades, garantindo maior estabilidade no fornecimento de energia para equipamentos pedagógicos e administrativos.

Como funciona a contratação

A compra dos equipamentos está vinculada à Ata de Registro de Preços nº 001/SIURB/25, cuja origem está nos documentos oficiais analisados pela reportagem. Esse tipo de instrumento permite que a administração pública registre preços e condições para futuras contratações, sem a obrigação de executar todo o valor imediatamente.

No caso da SIURB, a ata estabelece um valor máximo de R$ 109.059.960 e prevê a aquisição de até 6 mil filtros capacitivos automatizados (110/440V), com preço unitário de R$ 18.176,66.

Isso significa que o montante total registrado representa um teto de gastos possível ao longo da vigência da ata, e não um valor já pago. Até o momento, segundo a prefeitura, foram executados R$ 10,2 milhões — uma parcela do total previsto.

A ata permanece válida até 24 de julho de 2026 e pode ser utilizada conforme a necessidade da administração municipal durante esse período.

Ligação com investigação da PF

Registros societários e documentos da contratação apontam Tales Mariano Carvalho da Silva como sócio-administrador da Blink Brasil.

Ele foi preso em março deste ano durante uma operação da Polícia Federal que investiga um esquema de lavagem de dinheiro. Segundo a PF, a ação teve como objetivo desarticular uma organização suspeita de movimentar recursos de origem ilícita por meio de empresas e operações financeiras simuladas.

Durante o cumprimento de mandados, agentes apreenderam R$ 2,7 milhões em dinheiro vivo, além de documentos e equipamentos eletrônicos que podem auxiliar nas investigações. A polícia apura se os valores têm origem em atividades ilegais e se foram utilizados mecanismos para ocultar ou dissimular sua procedência.

Diferença de preços

A análise de documentos públicos indica que o valor registrado na ata da SIURB é superior ao de outras contratações semelhantes.

Em um contrato do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, por exemplo, a própria Blink Brasil registrou filtros capacitivos por R$ 14,8 mil a unidade.

Além disso, uma pesquisa de preços realizada em maio de 2025 aponta valor médio de R$ 15,2 mil para equipamentos com características semelhantes.

Na prática, isso significa que o preço unitário previsto na ata da prefeitura paulistana é cerca de 19% maior do que a média identificada nessa pesquisa.

Apesar da diferença, a reportagem não encontrou, até o momento, decisões de órgãos de controle ou auditorias que apontem irregularidades na formação de preços adotada pela administração municipal.

O que diz a prefeitura

Em nota, a SIURB afirmou que a contratação seguiu todos os trâmites legais e que os equipamentos estão em funcionamento, atendendo alunos e profissionais da rede municipal de ensino.

A secretaria reiterou que o processo ocorreu por meio de pregão eletrônico com participação de cinco empresas e que a Blink Brasil apresentou a proposta vencedora.

Segundo a pasta, não há qualquer impedimento legal para a contratação da empresa e todas as obrigações previstas vêm sendo cumpridas.

A administração municipal também destacou que os filtros possuem certificações e validações técnicas de instituições como Inmetro, Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Nevada e Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Por fim, a prefeitura informou que o contrato é acompanhado e fiscalizado durante toda a sua vigência.


Fonte: ICL NOTÍCIAS - 26/06/2026


Abandono no ensino médio cai 34% após Pé-de-Meia e chega a menor nível desde 2007



                                                Foto:reprodução


 Por Paulo Saldaña e Isabela Palhares

(Folhapress) – Os dados do Censo Escolar de 2025 revelam melhora nas taxas de abandono do ensino médio. A taxa dos que deixam de ir à escola nessa etapa, em escolas públicas, chegou a 2,5% no ano passado, a menor desde 2007, início da série histórica disponibilizada pelo MEC (Ministério da Educação).

A queda no abandono foi de 34% em relação a 2023, ano anterior ao início do Pé-de-Meia, que paga bolsas para estudantes do ensino médio com o objetivo de mantê-los na escola. O programa é uma das vitrines do governo Lula (PT), mobiliza orçamento bilionário e deve ter protagonismo na campanha para a tentativa de reeleição do presidente.

Os dados foram divulgados oficialmente nesta sexta-feira (26) pelo MEC. Resultados de aprovação e reprovação também tiveram avanço, tanto no médio quanto no ensino fundamental.

Abandono escolar ocorre quando o estudante deixa de frequentar a escola durante o ano letivo. É diferente da evasão, situação em que o aluno não volta ao sistema de ensino no ano seguinte.

Não é possível atribuir toda a melhora nos indicadores do ensino médio ao programa de bolsas, uma vez que essas taxas já tinham tendência de melhora nos últimos anos. Uma eventual relação causal entre a política e as taxas ainda depende de estudos aprofundados, mas os avanços são notáveis após o início dos pagamentos.

Na comparação com 2022, último da gestão Jair Bolsonaro (PL), a queda na taxa de abandono no médio foi de 61,5%. O índice de 5,6% naquele ano reflete os efeitos da pandemia, quando escolas foram fechadas e muitos jovens interromperam os estudos.

Em declaração enviada à imprensa, o ministro da Educação, Leonardo Barchini, relacionou os resultados a uma série de ações governamentais, como a melhor articulação com estados, aumento de matrículas de tempo integral, alta do financiamento geral e de recursos de programas federais como o de alimentação e transporte.

“Tudo isso contribui para um conjunto de melhorias que nós vislumbramos nos últimos quatro anos, mas eu poderia dizer que o Pé-de-Meia é carro-chefe dessa política toda”, disse.

A taxa de reprovação no ensino médio público também melhorou. Caiu 44% na comparação com 2023, passando de 5,7% para 3,2%.

As redes estaduais concentram 8 em cada 10 alunos do ensino médio no país.

Houve melhora na taxa de distorção idade-série, que mede o percentual de estudantes com 2 ou mais anos de atraso escolar. Passou de 24,3% em 2022 para 17,6% no ano passado, segundo divulgado pelo MEC.

No ensino fundamental, o abandono manteve tendência de melhoria dos últimos anos. Chegou a 0,2% nos anos iniciais e a 1% nos anos finais (eram de 0,3% e 1,4%, respectivamente, em 2023).

Melhoras nas taxas de reprovação chamam atenção. A maior variação ocorre nos anos finais do fundamental, com uma queda de 67% de 2023 a 2025.

A taxa nos anos finais ficou em 3,3% no ano passado, contra 5,4% em 2023. Redes de ensino têm adotado políticas que representam praticamente uma aprovação automática, sobretudo nas séries que participam da avaliação que define o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O Ideb, termômetro da educação básica no país, é calculado a cada dois anos para 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º do médio. Ele leva em conta as notas em prova nacional aplicada também ano passado, além das taxas de aprovação e reprovação —menos alunos retidos pode significar melhor Ideb.

No ano passado, por exemplo, a reprovação foi de 4,2% no 6º ano do fundamental, ficou em 3,9% no 7º ano, 3% no 8º ano, até finalmente marcar apenas 2% no 9º ano, último da etapa.

Brasília (DF), 25/03/2024 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de cerimônia para o anúncio de pagamento do primeiro incentivo financeiro-educacional do Programa Pé-de-Meia. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília (DF), 25/03/2024 – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de cerimônia para o anúncio de pagamento do primeiro incentivo financeiro-educacional do Programa Pé-de-Meia. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Programa é vitrine do governo Lula

O Pé-de-Meia prevê bolsas mensais e uma poupança para alunos, que pode ser retirada só ao fim de cada ano, além de valor extra para quem faz o Enem. O governo iniciou a política em 2024 para alunos da etapa regular, de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, depois ampliou para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e para todo o CadÚnico (cadastro geral para acesso a programas sociais).

O programa passou a ter um custo anual de cerca de R$ 12 bilhões. Os valores estavam fora do orçamento e seriam operados por um fundo, mas o Tribunal de Contas da União obrigou sua inclusão nas rubricas da pasta —o que criou pressão fiscal para a gestão.

Assim, o Pé-de-Meia passou a comprometer cerca de dois terços do orçamento discricionário (não obrigatório) do MEC. Drenou dinheiro de outras políticas prioritárias, como de alfabetização e tempo integral.

Fonte:ICL NOTÍCIAS - 26/06/2026