• Praça do Feijão, Irecê - BA

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Alunos da Unicamp vencem desafio Nasa sobre mudanças climáticas


                                     Alunos da Unicamp vencem desafio Nasa sobre mudanças climáticas

 O projeto de seis estudantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) venceu a competição Nasa International Space Apps Challenge na categoria "arte e tecnologia". O grupo teve um dos melhores trabalhos entre mais de 9.900 inscritos. O desafio era criar um produto interativo audiovisual que usasse imagens e dados da frota de satélites da Nasa para mostrar como as mudanças em um sistema da Terra podem alterar outros sistemas. Os estudantes de engenharia de computação criaram um museu virtual em que os usuários interagem com sete quadros e aprendem sobre os sistemas e fenômenos globais. Com isso, aumentam a conscientização sobre as mudanças climáticas e os impactos globais. 

Participaram do grupo os alunos Gabriel Alexander Toledo Mendes, Luc Joffily Ribas, Lucas Nogueira Roberto, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra e Riccardo Carvalho Sofer. 

Foi o segundo ano consecutivo que estudantes da Unicamp venceram a competição. No ano passado, o projeto “Jardins Oceânicos” ganhou na categoria "impacto galáctico". Equipes brasileiras 

Outras duas equipes brasileiras, de Maceió e de Florianópolis, venceram o desafio nas categorias "melhor uso da tecnologia" e "impacto local", respectivamente. 

O grupo de Maceió criou um modelo para prever o início de terremotos em Marte e na Lua usando dados fornecidos pela Nasa.

Já a equipe e Florianópolis desenvolveu uma interface de inteligência artificial para os usuários terem acesso a dados sobre incêndios florestais em linguagem simples. O objetivo é tornar as informações ambientais mais acessíveis, oferecendo consultas sobre eventos passados, condições atuais e oferecer insights preditivos. A edição de 2024 teve como tema "O sol toca tudo" e contou com a participação de mais de 93 mil pessoas de 163 países diferentes. No total, 9.996 projetos foram inscritos.

fonte:CNN Brasil 21/01/2025

MG: Motorista de caminhão envolvido em acidente que resultou em 39 mortes na BR-116 utilizou cocaína e ecstasy

                                            foto:reprodução

O motorista da carreta envolvida no acidente que matou 39 pessoas na BR-116, que ocorreu em dezembro passado, estava sob efeito de cocaína, ecstasy e outras drogas, foi o que concluiu o exame toxicológico realizado no suspeito dois dias após a batida.

 

Identificado como Arilton Bastos Alves foi preso no Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (21). Conforme a decisão judicial que decretou a prisão, o exame detectou ainda MDA, alprazolam e venlafaxina no material biológico do condutor. Ao interpretar os resultados, os peritos concluíram que ele consumiu "cocaína e álcool etílico concomitantemente".

 

A decisão também aponta que, "há indícios de que o investigado tinha por costume conduzir veículo automotor sob efeito de bebidas alcoólicas". Em julho de 2022, ele foi abordado por policiais com sintoma de embriaguez na condução de um carro e acabou sendo penalizado com a suspensão do direito de dirigir.

 

"Ao ver do Juízo, diante destas informações, não há o que se falar em simples descuido ou inobservância de um dever de cuidado objetivo, mas em deliberada assunção de risco, mormente quando embalado pelo uso de drogas diversas", diz um trecho da decisão, assinada pelo juiz Danilo de Mello Ferraz.

 

Em nota, a defesa de Arilton Bastos Alves declarou ter sido pega de surpresa com o decreto de prisão preventiva. "Ressaltamos que o caso ainda está em fase de investigação, não fomos cientificados dos fundamentos da prisão e que todas as providências jurídicas cabíveis serão tomadas para assegurar o devido processo legal, direito de defesa e a restauração da liberdade", registrou.



Fonte:BN -21/01/2025

EUA: Estados Democratas já acionam Justiça contra decreto de Trump que elimina direito à cidadania por nascimento

                                        A Constituição dos Estados Unidos reconhece o "jus soli", mas Donald Trump quiere eliminá-lo em sua cruzada anti-imigração© Anna Moneymaker 


Uma coalizão de estados de tendência democrata anunciou, nesta terça-feira (21), uma ação judicial para bloquear a ordem executiva do presidente Donald Trump que busca acabar com o direito à cidadania por nascimento nos Estados Unidos.

Duas ações judiciais que envolvem um total de 22 estados, incluindo Califórnia e Nova York, foram registradas um dia após o retorno de Trump ao poder. O republicano promulgou uma série de ordens executivas com as quais busca redefinir a política migratória do país.

Particularmente, a ação destaca uma medida destinada a eliminar o chamado "jus soli" (direito do solo), que, amparado na 14ª Emenda da Constituição, garante a cidadania americana a qualquer pessoa que nasça em território nacional.

Se for aplicado, o decreto impediria a emissão de passaportes, certidões de nascimento e outros documentos às crianças cujas mães estão no país de forma ilegal ou temporária, e cujo pai não seja um cidadão americano.

"A ordem executiva do Presidente que busca eliminar a cidadania por nascimento é flagrantemente inconstitucional e, sinceramente, antiamericana", disse o procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, ao anunciar a ação judicial.

"Estamos pedindo a um tribunal que bloqueie de forma imediata esta ordem para que não entre em vigência, e que garanta os direitos das crianças nascidas nos Estados Unidos e impactadas por esta ordem enquanto durar o litígio", afirmou.

Para Bonta, Trump "extrapolou muito sua autoridade com esta ordem". "E o responsabilizaremos", disse.

A ação, apresentada em um tribunal federal de Massachusetts, se soma a um processo similar contra a medida apresentado ontem pela União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) e outras organizações de defesa dos direitos humanos.

A 14ª Emenda à Constituição americana foi adotada na segunda metade dos anos 1800 como resultado da Guerra Civil, em um esforço de garantir os direitos das pessoas que foram escravizadas e seus filhos.

"Todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos, e sujeitas à sua jurisdição, são cidadãs dos Estados Unidos e do estado onde residem", diz o texto.

Se for mantido, o decreto de Trump estipula um período de 30 dias para sua entrada em vigor.

Durante a assinatura, o mandatário de 78 anos reconheceu que sua ação seria desfiada na Justiça.

"Veremos [...] Acho que temos fundamentos muito bons", comentou quando foi perguntado por jornalistas a respeito.

Trump também afirmou erradamente que os Estados Unidos são o único país do mundo que reconhece o "jus soli".

Dezenas de países concedem cidadania automática às crianças que nascem em seu território, incluindo boa parte do continente americano, como Brasil, Argentina, Canadá e México.

hg/pr/arm/val/rpr/am/jb

fonte: AFP - 20/01/2025

SP: UNICAMP DIVULGA RESULTADO DO VESTIBUALR 2025; CONFIRA

Foto:reprodução

               
           

O resultado do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi antecipado e divulgado nesta terça-feira (21).  É possível conferir os aprovados no portal da Comvest. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA:

https://www.comvest.unicamp.br/vest2025/F2/aprova2/chamada1/geral.html

CONFIRA O ÚLTIMO RANKING DA NOTA DE CORTE NO SISU 2025

                                             foto:reprodução

 O MEC (Ministério da Educação) divulgou o último ranking parcial do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2025 nesta terça-feira (21). Os estudantes podem conferir a nota de corte atualizada e se inscrever nas universidades até as 23h59 desta terça. 

O SiSU calcula a nota de corte uma vez por dia para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

 Isso permite que os estudantes tenham uma noção das chances de passar no curso desejado. Vale destacar que a nota parcial serve apenas como referência, pois não garante que os candidatos serão selecionados.

acesse:  https://acessounico.mec.gov.br/sisu

MG: Pai morre em batida após permitir que filho de 16 dirigisse carreta na BR-116; Vídeo

                                          FOTO:REPRODUÇÃO/PFR


Um homem de 35 anos morreu após uma carreta que era conduzida por seu filho, um adolescente de 16 anos, se envolver em um acidente com outro caminhão na BR-116, em Medina, no Vale do Jequitinhonha (MG). O caso ocorreu na tarde desta última segunda-feira (20/1) e a vítima, pai do adolescente, dormia no momento da colisão.

O que aconteceu:

  • Um homem morreu após a carreta que era conduzida por seu filho, um adolescente de 16 anos, colidir frontalmente com outro veículo semelhante na BR-116, em Medina, Vale do Jequitinhonha (MG);
  • Segundo a PRF, a colisão pode ter acontecido devido à falta de habilidade do menor, que invadiu a contramão. No momento da batida, o pai estava dormindo;
  • Encontrado preso entre as ferragens, o adolescente ficou gravemente ferido e foi encaminhado para um hospital da cidade de Teófilo Otoni. O homem veio a óbito após a colisão;
  • Durante a ocorrência, a PRF acionou a Polícia Militar pedindo apoio para evitar o saque da carga transportada. Dois suspeitos foram presos saqueando diversos sacos de roupas.

Veja o vídeo após a colisão:

Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a colisão ocorreu por volta das 6h da manhã. O veículo no qual estavam pai e filho estava carregado de roupas.

Fonte: METROPOLES - 20/01/2025

EUA: Imagens indicam que Pablo Marçal gravou vídeo com Trump em 4 de janeiro, diz colunista

                                        foto:reprodução

Análise de imagens feita pelo Metrópoles indica que o vídeo do encontro entre Pablo Marçal (PRTB) e Donald Trump teria sido gravado no dia 4 de janeiro de 2025, ou seja, 16 dias antes da posse do republicano.

vídeo foi divulgado por Marçal nesta terça-feira (21/1), um dia após a posse de Trump como 47º presidente americano. À coluna, o ex-coach disse que a gravação foi feita em um “baile”, mas se recusou a dizer quando.

4 imagens
Imagens retiradas do vídeo de Pablo Marçal de encontro com Donald Trump
Imagem mostra semelhança entre vídeo de Pablo Marçal com hotel de Trump em Mar-a-Lago
Imagem mostra semelhança entre vídeo de Pablo Marçal com hotel de Trump em Mar-a-Lago

Comparação de vídeos feitas pelo Metrópoles, porém, indica que a gravação foi feita em “Mar-a-Lago“, resort do qual Trump é dono no estado americano da Flórida.

No dia 4 de janeiro, o então presidente eleito dos Estados Unidos participou de uma sessão de estreia do documento “Eastman dilemma” no resort. O evento contou com a presença de apoiadores de Trump.

A análise das imagens mostra que o fundo do vídeo de Marçal tem arquitetura parecida com a de Mar-a-Lago. Além disso, Trump estava vestido com terno da mesma cor tanto no evento quanto na gravação do ex-coach.

Questionado pela coluna se o vídeo foi, de fato, gravado em 4 de janeiro, Marçal não respondeu até a publicação desta matéria. A assessoria do ex-coach também disse não saber quando a gravação foi feita.

Veja a análise feita pelo Metrópoles:

SC: Empresário morre após anestesia geral para fazer tatuagem


                                             foto:reprodução

O empresário e influenciador Ricardo Godoi, de 46 anos, faleceu na segunda-feira (20) em Itapema, em Santa Catarina, durante um procedimento de tatuagem. De acordo com um amigo da família, Godoi recebeu anestesia geral em um hospital antes de realizar a tatuagem. A Polícia Civil foi acionada e abriu um inquérito para investigar a morte.

A morte de Godoi ocorreu por volta do meio-dia de segunda-feira (20). Em suas redes sociais, ele havia informado que passaria por um procedimento cirúrgico e retornaria às 16h. A Polícia Civil está ouvindo testemunhas para esclarecer as circunstâncias da morte.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) de Santa Catarina esclareceu que não há restrição para a aplicação de anestesia geral por um anestesista em uma unidade de saúde para a realização da tatuagem. O órgão ressaltou, porém, a importância de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelo paciente, que deve detalhar os riscos envolvidos. Até o momento, o caso não havia sido oficialmente encaminhado ao CRM, de acordo com o G1 SC.

Ricardo Godoi era conhecido na região por seu trabalho com veículos de luxo. O empresário foi descrito por amigos como alguém muito querido por todos ao seu redor. Ricardo Portes, amigo de Godoi, destacou seu sucesso profissional, incluindo o título de maior vendedor da Volkswagen e sua atuação na importação de carros de luxo para o Brasil. Portes também ressaltou a vida pessoal do empresário, que era casado e pai de filhos. “Era um ótimo pai, marido exemplar, transbordava energia onde chegava, muito amado pelas crianças”, disse.

O corpo está sendo velado desde às 11h desta terça-feira (21), na Capela do Vaticano em Itajaí, com sepultamento previsto para as 17h.


Fonte:Calila Notícias  -21/01/2025

GO: Garoto descreve ameaças e roubo após suposta relação com deputado federal

 

                                              foto:agência Câmera


A suposta relação entre o deputado federal Professor Alcides (PL-GO) com um adolescente de 16 anos chegou à polícia por causa de uma denúncia de ameaça e roubo de celular. De acordo com inquérito da Polícia Civil de Goiás, três homens ligados ao parlamentar ameaçaram com armas o jovem para que ele entregasse seus telefones. Isso levou o menor e sua mãe a procurarem as autoridades, que prenderam os três suspeitos no final de 2024.

Como mostrou o Metrópoleso jovem gravou vídeos nos quais aparece uma pessoa com as mesmas características físicas do deputado, sem roupas em uma cama, após suposta relação sexual. O inquérito afirma que três homens, identificados como o segurança Karlenilson Oliveira Silva (Leno), o policial militar Carlos Augusto Tavares Costa e o ex-vigilante penitenciário Uelton das Neves Mendes, atuaram para ameaçar e recuperar as provas da suposta relação sexual.








O adolescente narra que, no dia 12 de novembro de 2024, foi procurado por Leno. O segurança teria dito que levaria o jovem ao dentista por ordem do deputado. “Vem buscar o dinheiro que o professor deixou para você”, teria dito o funcionário.

Ao entrar no carro, o jovem foi surpreendido pela presença de outro homem no banco de trás. Em seguida, um outro indivíduo entrou no veículo, apresentando-se como “policial da Rotam” e mostrando a sua arma.

Segundo o depoimento, as ameaças ocorreram desta forma: o policial teria dito que mataria o adolescente e a mãe. (…) Ato contínuo, perguntou “onde estão os vídeos, onde está seu celular, qual a senha do celular?”. O homem no banco do carona mandou o jovem abrir a boca e disse que quebraria todos os dentes dele. O indivíduo sentado ao lado do garoto colocou a arma no pescoço dele e exigiu as senhas. O menino forneceu a senha do iCloud.

O depoimento continua com a descrição do ocorrido: após ameaças e subtração dos aparelhos, o indivíduo que embarcou por último puxou outra arma e determinou que o menino saísse do carro na rua em frente à sua residência. O garoto, então, foi embora correndo para casa.

Os três suspeitos foram presos preventivamente.

De acordo com o inquérito, Leno ainda teria gravado e enviado para a mãe do menino a tela do celular roubado, mostrando as conversas do jovem com outras pessoas. “Pode dar parte.. Tô (sic) com tudo, até você vendendo drogas”, teria dito o segurança. Os aparelhos subtraídos não foram encontrados na operação de busca e apreensão.

Apesar disso, a polícia encontrou material suspeito nos aparelhos eletrônicos dos presos. “Os investigados trocaram mensagens via WhatsApp.” No diálogo ocorrido antes do suposto crime, Carlos questiona Uelton se ele tem uma “peita de riba” para “nós fazer a situação lá”. “Cê tem revólver não?”, perguntou.

Dois dias após o suposto crime, Uelton conversa com “Hudon”. “Te mandar aqui mesmo o que ela [Eleonora] tá mandando fazer com um moleque de 16 anos”. Em seguida, ele encaminha um áudio com voz feminina.

“Tem que passar mais uns dois sustos nesse filho da puta e na mãe dele, tá? É com os meninos tudo, é com arma na cabeça”, diz a gravação interceptada pela polícia. De acordo com o inquérito, trata-se de Eleonora Adjuto e Campos, funcionária do gabinete de Professor Alcides.

Deputado nega relação com o adolescente

Por meio da sua equipe de defesa, o parlamentar negou qualquer envolvimento com o menor. Ele diz que as acusações são “absolutamente falsas” e que é vítima de “perseguição política que, além de evidenciar um caso de homofobia, envolve uma tentativa de extorsão criminosa para atacar sua reputação”.

Sobre as imagens, ele afirma que são “falsas, concebidas a partir de montagens e, provavelmente, Inteligência Artificial”, com a finalidade de atingir a sua honra.

Fonte: AUGUSTO TENÓRIO/METRÓPOLES - 21/01/2025

EUA: Diplomacia Brasileira já mantém contatos com integrantes do governo Trump, diz colunista



foto:reprodução

A reaproximação entre o Brasil e os Estados Unidos está em pleno andamento, e, nos bastidores, a diplomacia brasileira já começou a se articular com a equipe de Donald Trump, que tomou posse como 47º presidente dos EUA na segunda-feira (20/1).

Segundo informações exclusivas da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, os primeiros contatos ocorreram ainda durante a transição entre as gestões Biden e Trump, por meio da embaixada brasileira em Washington.

O próximo passo é um contato crucial entre o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o recém-nomeado secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. A expectativa no Itamaraty é que as relações entre Vieira e Rubio se fortaleçam após a confirmação oficial de sua nomeação.

Enquanto isso, o presidente Lula, que não foi convidado para a posse de Trump, fez questão de cumprimentá-lo oficialmente pelas redes sociais. Em uma publicação, Lula expressou o desejo de “seguir avançando em parcerias” e destacou os laços históricos entre os dois países, mencionando áreas como comércio, ciência e educação.

O Brasil foi representado na posse por Maria Luiza Ribeiro Viotti, a embaixadora do Brasil nos EUA, mas a movimentação diplomática promete aquecer as relações bilaterais.


Fonte: Pai Pee em 20/01/2025

Bahia: Maior chefe de facção em Jequié vivia como empresário no interior de Minas

                                              Foto: Reprodução/TV Bahia


Um homem apontado como o maior chefe de facção com atuação em Jequié, cidade que fica no sudoeste da Bahia, tem a segunda maior taxa de homicídios do estado e vive onda de violência no início deste ano, foi preso na manhã desta terça-feira (21), em Extrema, município do sul de Minas Gerais.

Confira a reportagem completa no link abaixo do G1.

                                              
                                 foto:SSP/DIVULGAÇÃO


https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/01/21/homem-apontado-como-maior-lideranca-de-faccao-em-cidade-que-vive-onda-de-violencia-na-bahia-e-preso-em-minas-gerais.ghtml


EUA: Trump elimina cidadania por nascimento em nova medida contra imigração

 


foto:reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (20) um decreto que encerra a cidadania por direito de nascimento para filhos de imigrantes em situação irregular no país. A medida, que reinterpreta a 14ª Emenda da Constituição norte-americana, impede que crianças nascidas em território americano sejam reconhecidas como cidadãs caso seus pais não estejam em situação legal ou permanente nos Estados Unidos.

A 14ª Emenda, que desde 1868 garante a cidadania a todas as pessoas nascidas em solo americano, é vista como um pilar constitucional. Qualquer tentativa de alterá-la deve enfrentar batalhas judiciais intensas, dado o histórico de proteção desse direito nos tribunais.


Pelo decreto, não terão cidadania automática:

  • Filhos de mães que estejam em situação irregular no país.
  • Filhos de pais que não sejam cidadãos americanos ou residentes permanentes legais no momento do nascimento.
  • Crianças cujas mães estejam nos EUA de forma temporária.

A nova regra também determina que as agências governamentais parem de emitir documentação de cidadania para esses casos em até 30 dias após a assinatura da ordem.

Durante seu discurso de posse, Trump anunciou um conjunto de ações voltadas para reforçar o controle fronteiriço e restringir a imigração. Entre elas, declarou emergência nacional na fronteira com o México e revelou planos para intensificar a presença militar na região.

Outras medidas incluem:

  • Fim da política de “captura e soltura”, que permitia a liberação de migrantes enquanto aguardavam audiências de asilo.
  • Reativação da política “Permanecer no México”, exigindo que solicitantes de asilo aguardem no país vizinho.
  • Consideração de cartéis de drogas como “organizações terroristas”.
  • Construção de mais trechos do muro na fronteira.

A decisão de Trump encerra políticas de imigração da gestão Biden e marca o retorno a medidas mais rígidas implementadas em seu primeiro mandato. No entanto, especialistas afirmam que o decreto deve enfrentar forte resistência no Congresso e nos tribunais, além de provocar intensos debates sobre os direitos constitucionais e o tratamento a imigrantes nos Estados Unidos.

Fonte: Pardal Tech -
20/01/20225