• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 12 de dezembro de 2009

Educação: Escolas terão novas regras para receberem livros didáticos

Os livros didáticos que serão usados em 2010 por alunos da rede pública já estão chegando aos seus destinos. Mas no ano que vem as redes de ensino vão ter que se adaptar a uma nova regra do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) se quiserem receber a obra em 2011. Secretarias estaduais e municipais deverão firmar um termo de adesão para participarem do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Hoje, as escolas recebem os livros compulsoriamente. Há um período em que elas escolhem os livros didáticos que querem receber a partir de cada projeto pedagógico, mas aquelas que não participam do processo acabam recebendo as obras mais pedidas no seu município. Segundo a coordenadora do PNLD, Sônia Schwartz, essa estratégia acabava em desperdício.
"A gente sabe que em algumas localidades o município adotava um outro sistema e não comunicava ao FNDE. Por isso, acabavam recebendo o livro e não o utilizava" explica Sônia. Os municípios e estados deverão fazer a adesão entre 18 de janeiro e 31 de março de 2010. Caso contrário, nenhuma escola da rede receberá os exemplares. O FNDE vai enviar o termo via Correios, mas o documento também estará disponível na internet.
Em 2011, o PNLD vai distribuir livros didáticos para alunos de todas as séries finais (5° ao 9° ano) do ensino fundamental. Também serão entregues obras de reposição para o ensino médio e primeiros anos do ensino fundamental. Em agosto, o Ministério da Educação comprou 114,8 milhões de livros didáticos para serem usados por 36 milhões de alunos de escolas públicas entre 2010 e 2012, com um gasto total de R$ 622,3 milhões.

Fonte:Ag. Brasil

Em Conpenhague: Manifestantes são presos após confrontos de rua

Cerca de 400 manifestantes foram presos neste sábado (12) após confrontos de rua em Copenhague, na Dinamarca, onde ocorre a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Em comunicado oficial, a polícia dinamarquesa explicou que os detidos são integrantes dos “Black blocs” (blocos negros), considerados grupos radicais e violentos que já teriam agido da mesma forma na França, em abril deste ano. Mascarados e vestidos de preto, eles quebraram vitrines no centro da cidade e apedrejaram órgãos públicos como o prédio do Ministério das Relações Exteriores.
Fonte:Bahianotícias
Foto:ag.afp

Eleições 2010: PV baiano lança pré-candidaturas e vai deixar governo Wagner

O último encontro regional do PV, realizado este sábado (12) na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, definiu a chapa própria da legenda para as eleições estaduais de 2010. No fim do evento, foi realizado o lançamento oficial das pré-candidaturas dos deputados federais, Luiz Bassuma, ao governo, e Edson Duarte, ao Senado. Como já era esperado, o pleito, em que apenas os presidentes municipais tiveram direito a voto, foi finalizado com 30 sufrágios favoráveis e três contrários. “Eu acho que foi um momento democrático em que as pessoas puderam falar. A gente só confirmou o sentimento que já havia sido demonstrado nos outros encontros e o partido decidiu que quer caminhar com as próprias pernas”, ressaltou ao Bahia Notícias o presidente regional dos verdes, Ivanilson Gomes. Com a decisão, a sigla definiu ainda que entregará os cargos que possui no Estado antes do Natal. “Nós vamos confeccionar na próxima semana uma carta para pedir o afastamento, já que, com a candidatura própria, não se justifica mais a presença no governo Wagner. Mas é claro que cabe ao governador exonerar”, revelou. Apesar da tensão inicial, a civilidade prevaleceu e os enfrentamentos se limitaram ao calor das oratórias.


Fonte:Evilásio Junior/Bn
Foto:Bahianoticias

Violência: Mais um atentado contra policial em Salvador

O soldado André Luís da Hora, lotado na 39º Companhia Independente da Policia Militar (CIPM), da Boca do Rio, foi vítima de um atentado na manhã deste sábado, 12, próximo à Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), na Avenida Paralela. Segundo informações de policiais da 12ª CP (Delegacia de Itapuã), o PM foi surpreendido, por volta de 6h, quando dirigia o GM Vectra de placa JPS-1251, por quatro homens ainda não identificados, a bordo de Fiat Stilo amarelo. Os bandidos bateram na lateral dianteira do seu automóvel, forçando a parada. Atacaram logo em seguida e fugiram. Mesmo baleado no ombro e braço direito, André ainda conseguiu acionar os colegas e foi levado para o Hospital São Rafael por policiais da Rondas Especiais da PM (Rondesp), sendo transferido para a clínica COT, do bairro do Canela, às 10h.Agentes da Polícia Civil não descartam que o crime tenha sido uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), mas acreditam mais na versão de emboscada. PMs da Rondesp estão nas ruas à procura de mais informações sobre os responsáveis pelo atentado.

Fonte:atardeonline
com informações da repórter Helga Cirino
Foto carro pm:Arestide Baptista

Bahia: Policia Civil pode abandonar carceragem

O perigo já não é mais o carnaval. Depois de ameaçarem uma greve em plena folia momesca, os policiais civis agora, querem abandonar a guarda das carceragens de delegacias, já no próximo mês. A decisão foi tomada nesta sexta (11), em assembleia da categoria, que considera ilegal investigadores de polícia atuarem como carcereiros. Atualmente, cerca de 6.800 presos estão custodiados nas delegacias do Estado, vigiados por investigadores de polícia, mas deveriam estar recolhidos em presídios, com a guarda de agentes penitenciários. O Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc) culpa a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), responsável legal pela custódia de presos.
Fonte:Bahianotícias
Log: google

Estados Unidos: Barack quer regulação do mercado financeiro

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou o seu programa semanal de rádio neste sábado (12) e pediu que o Senado aprove uma ampla reformulação da regulação dos mercados financeiros do país. As ações das empresas de Wall Street, "na falta de uma supervisão forte, intensificaram o ciclo de formação e estouro de bolha e levaram a uma crise financeira que ameaçou trazer abaixo toda a economia", disse Obama, destacando que muitos norte-americanos contribuíram para isso ao tomar emprestado sem ter como pagar. Nesta sexta-feira (11), foi aprovado pela Câmara de Representantes um projeto que visa inspecionar as empresas que oferecem cartões de crédito, empréstimo imobiliário e outros produtos ao consumidor. Essa inspeção será feita pela Agência de Proteção Financeira do Consumidor, ainda a ser criada. Fundos de proteção (hedge) e outros grupos privados de investimento teriam de se registrar, pela primeira vez, junto à SEC, a comissão norte-americana que lida com valores mobiliários.

Fonte:Bahianotícias

Pelo Mundo: Hugo Chavez fecha mais um banco

Depois de ter fechado sete bancos na semana passada, o governo da Venezuela fechou mais um banco nesta sexta-feira (11), sob a alegação de que a instituição não estava conseguindo cumprir as suas obrigações e assim ameaçava a credibilidade do sistema financeiro venezuelano. O Banorte é o oitavo banco privado fechado pelo governo desde 30 de novembro. "A situação de liquidez do Banorte não está permitindo que o banco cubra as suas obrigações de curto prazo", disse o comunicado do governo. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, alertou os bancos privados em operação que, se não emprestarem mais, serão fechados.

Fonte:Bahianotícias

Esporte: Ronaldinho Gaúcho volta a Salvador em nome da solidariedade

Depois do reencontro dos jogadores de Bahia e Inter - reedição da final do Campeonato Brasileiro de 88, que completou 20 anos -, domingo, 13, às 16 horas, no Estádio de Pituaçu, a torcida baiana ainda terá outra chance para matar saudade do futebol neste final de ano, na mesma praça esportiva. Dia 22, uma terça-feira, às 20h30, acontece o Natal Show de Bola, promovido pelo astro Ronaldinho Gaúcho “em prol de instituições de caridade soteropolitanas”.
De um lado, um time dos “melhores do Estado” organizado pela Federação Baiana. Do outro, os amigos do meia milanista, com a previsão de craques como o goleiro Júlio César, da rival Internazionale, e do atacante Luís Fabiano, do Sevilla.
O jogo será disputado entre os shows de Margareth Menezes e da Timbalada, no palco abaixo do placar eletrônico, a exemplo do que se viu com Roberto Carlos, sobre os vestiários da arena esportiva.
O jogo será disputado entre os shows de Margareth Menezes e da Timbalada, no palco abaixo do placar eletrônico, a exemplo do que se viu com Roberto Carlos, sobre os vestiários da arena esportiva.
Revertida
Em junho, Ronaldinho veio a Salvador inaugurar a única sede de seu instituto social fora do Rio Grande do Sul, no bairro de Mussurunga. Parte da renda da partida, será revertida para lá, além das Voluntárias Sociais.
Os ingressos começaram a ser vendidos na quarta, 9, no piso L1 do Shopping Paralela, inicialmente ao preço único de R$ 25 (arquibancada). O camarote custa o dobro e somente serão aceitos pagamentos em dinheiro, informa a organização.
Confira as atrações:
Craques aguardados - Júlio César e Maicon (Inter), Thiago Silva e Pato (Milan), Luís Fabiano (Sevilla), Deco (Chelsea), Julio Baptista (Roma), Renato Augusto (Bayer Leverkusen), Diego Souza e Vagner Love (Palmeiras), Dentinho e Felipe (Corinthians), e Adriano, Petkovic e Léo Moura (Flamengo), além de Romário, Roque Júnior e Denílson.Transmissão - Dois canais anunciam o televisionamento ao vivo do evento: Record, na TV aberta, e Sportv, na TV fechada.

Fonte:atarde
Foto:ag. AFP

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Vestibular 2010:Mais de 16 mil farão a 2ª Fase da UFBA

Mais de 16 mil estudantes farão as provas da segunda fase do vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba) nos próximos domingo e segunda-feira. De segunda até sexta-feira, os candidatos da área de artes respondem às provas de habilidades específicas, que serão realizadas, exclusivamente, em Salvador.
Os locais e horários dos exames práticos devem ser verificados por cada candidato na lista disponibilizada no anexo complementar II, no campus do Canela. Lembrando que essas informações sobre as provas de artes não serão fornecidas no cartão informativo dos candidatos.
Os candidatos precisam ficar atentos aos horários: no domingo e na segunda-feira, os portões dos locais de prova estarão abertos das 7h30 às 7h50 (horário local). As avaliações serão aplicadas às 8h. Os locais de prova já estão disponíveis no site (http://www.vestibular.ufba.br/ ) ou no campus do Canela.
Para realizar as provas discursivas, os estudantes devem levar, apenas, caneta azul ou preta, lápis e borracha. Candidatos da área de ciências exatas podem portar ainda uma régua de, no máximo, 30 centímetros e, obrigatoriamente, transparente.
Últimos dias - Para aproveitar os últimos dias antes das avaliações, a estudante Karina Cordeiro(foto) 21, candidata ao curso de saúde coletiva, conta que intensificou ainda mais o ritmo de estudos. “Refiz provas do vestibular dos últimos três anos”, afirma Karina.
Ao contrário do que os próprios professores recomendam, a estudante garante que não vai parar de estudar na véspera do vestibular. E afirma que esse é um método eficiente.
“Já vivenciei provas em que caíram assuntos que deixei para estudar mais no último momento. Por isso, enquanto estiver bem, vou continuar estudando. Não quero perder essa chance”, revela Karina.

Fonte:atardeonline
Foto:Margarida Neide/ag.atarde

Saúde: Meningite se expande e mata na Bahia

Os números da meningite continuam a crescer na Bahia e em Salvador desde o início de dezembro, atingindo, até esta quinta, a marca de 2.218 casos notificados no Estado e 1.445 na capital. E, mais grave, houve elevação no número de mortos pelos vários sorotipos da doença, que saltou de 128 para 138 mortes no Estado, e de 55 para 64 óbitos em Salvador. Os dados são do banco online da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) por meio da Diretoria de Informação em Saúde (DIS) e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam).Nesta quinta, em Salvador, onde o número de mortes pela doença Meningocócica C, tipo mais grave, aumentou de 23 para 25 mortos desde 2 de dezembro, policiais civis reunidos em assembleia da categoria receberam a denúncia de que havia uma presa à disposição da Justiça na Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e Adolescente (Derca) que apresentava sintomas de meningite. A paciente foi examinada por um médico da Semed, que confirmou a suspeita à delegada titular da unidade, Laura Maria. Esta, por sua vez, comunicou o fato à Justiça para que fosse autorizada a transferência da doente, oriunda da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, na Baixa do Fiscal, para uma unidade médica especializada, o que não havia sido feito até o final da tarde de ontem. O clima de preocupação entre policiais e funcionários administrativos da Derca foi confirmado pelo diretor do Sindicato da Polícia Civil (Sindipoc), Marcos Oliveira. Entretanto, a assessoria de comunicação da Polícia Civil informou desconhecer a situação.
Meningite C - Segundo o boletim epidemiológico da Sesab na Bahia, até 5 de dezembro de 2009, “foram confirmados 178 casos de doença meningocócica (DM) em todo o Estado, com 48 óbitos. A incidência da DM vem se mantendo constante nos últimos anos, com pequeno aumento em 2009, fato que pode ser atribuído ao município de Salvador, onde se verificou um aumento na incidência e letalidade”, diz.Em 2008, na Bahia, foram confirmados 137 casos de DM e 26 óbitos. Em Salvador, observou-se um aumento do número de casos da DM em relação a 2007, com um incremento de 64,5%. Houve o predomínio do sorogrupo C, com 88,8% dos casos sorogrupados, acrescenta o boletim.Comparando-se o mesmo período de 2008 com 2009, verifica-se que em Salvador está ocorrendo um aumento do número de casos de doença meningocócica, sendo 56 casos e 15 óbitos em 2008 e 100 casos e 25 óbitos em 2009 (incremento de 44% dos casos). Quanto ao Sorogrupo, continua o predomínio do tipo C. Os casos estão distribuídos por 12 distritos sanitários, a faixa etária dos casos variou de três meses a 66 anos, sendo que o maior risco de adoecer está na faixa etária de menos de 1 ano (16,1/100 mil habitantes). A maior incidência ocorreu no Distrito de Itapuã (10,1/100 mil hab.), com registro de 21 casos e 3 óbitos em 2009 (94,4% dos casos sorogrupados), diz o documento.
Interior - Mais de 100 municípios do interior do Estado já notificaram pelo menos um caso da doença. Salvador lidera o ranking com 1.445, seguida de Vitória da Conquista (157), Irecê (103), Itabuna (78), Feira de Santana e Porto Seguro (40 casos, cada um), Ilhéus (37), Barreiras (35), Lauro de Freitas (21), Juazeiro (18), Jequié (15), entre outros. Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Feira de Santana lideram o número de mortes registradas num total de 27 municípios baianos.
A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou bactérias. O tipo viral mais leve é semelhante a uma gripe. A bacteriana é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.
Fonte:Manjorie Moura/atarde

Vestibular 2010: UNEB disponibiliza local de provas

A Universidade do Estado da Bahia-UNEB, disponibilizou ontem (10) através do sie http://www.consultec.com.br/, o acesso para obtenção de local de provas de seu processo seleitvo de 2010.
O candidato deve acessar o site, digitar a data de Nascimento, número de sua inscrição, ou o RG e saberá onde realizará as provas dias 20 e 21/12 do corrente mês.Vale lembrar que os candidatos da prova EAD/PÓs-Graduação realizarão as provas pelo período da tarde.No âmbito do Campus XVI-Irecê, mais de 900 candidatos se inscreveram ao processo seletivo, que esse ano estará na Coordenação do técnico Jorge Luiz, onde os preparativos estão em andamento para que todos os candidatos possam realizar suas provas com tranquilidade. Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones do Campus XVI-Irecê (74)3641-8108/3503,8803-4354 e email da coordenador jlrocha@uneb.br.

Arte:copeve/uneb

Coisas da Politica: Deputado do PMDB critica ministro Geddel Vieira Lima

Durante um encontro em que representantes do PMDB fizeram para se queixar do tratamento que o governo tem dispensado aos deputados do partido no Congresso, um parlamentar ultrapassou o limite do razoável imaginado para o encontro e partiu para o ataque. Ataque este que atingiu em cheio o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Para Wladimir Costa (PMDB-PA), o baiano é o pior ministro do Brasil. “Nós estamos sendo execrados pelos ministros, principalmente por Geddel. Ele não parece um ministro da República, mas um ministro da Bahia. Tudo vai para lá. (...) Ele precisa imediatamente deixar essa cadeira. O que ele quer é o governo da Bahia, ele tinha de ir pra lá. O Geddel é especialista em ignorância, ele incorporou um espírito hitlerista”, metralhou. Sobrou até para o titular da Agricultura. “O segundo pior é o Reinold Stephanes. Este incompetente”. As informações são do colunista Lauro Jardim, da revista Veja.

fonte:TextoLucas Esteves/BN

Em Brasília: Presidente Lula homenagerá o hexacampeão Brasileiro

O Flamengo, que conquistou o hexacampeonato brasileiro no último domingo (6), será homenageado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na segunda-feira (14).
Além de alguns dirigentes e o técnico Andrade, alguns jogadores também se encontrarão com Lula, caso do goleiro Bruno, que levará a taça do Brasileirão. Destaque da equipe na campanha, o meia Petkovic não participará da reunião, já que embarca nesta sexta-feira (11) para a Sérvia.
A delegação flamenguista sai do Rio de Janeiro (RJ) às 9h30 e deve desembarcar em Brasília por volta das 11h30. O retorno será no mesmo dia, à noite.

Fonte:R7.com

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Futebol: Galo mineiro anuncia contratação de Luxemburgo

O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, anunciou nesta terça-feira, por meio de sua página no Twitter, a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo, que dirigiu Palmeiras e Santos no último Campeonato Brasileiro.
O dirigente, que costuma informar os principais reforços do clube em seu perfil no microblog, escreveu "Luxemburgo vem aí! #GALO".
Luxemburgo será assim o substituto de Celso Roth, que manteve o Atlético-MG na zona de classificação para a Taça Libertadores da América durante boa parte do último Brasileiro, mas terminou na sétima colocação.
O novo técnico do Atlético-MG deixou o Santos depois de o presidente Marcelo Teixeira não conseguir se reeleger para um novo mandato na equipe do litoral paulista. Ele perdeu a eleição do último sábado para o oposicionista Luiz Alvaro Ribeiro.
Antes de acertar a ida para a equipe mineira, Luxemburgo não aceitou proposta para dirigir o Internacional, conforme informou seu empresário, Gilmar Veloz.
"Vanderlei agradeceu a todos do Internacional, mas não era o projeto que ele queria. Seria um contrato de um ano, período de gestão da atual diretoria, e ele não trabalha assim. Ele gosta de contratos de três anos", disse o empresário.
O favorito para ficar com a vaga de Luxemburgo no time do litoral paulista é Dorival Júnior. O treinador, que comandou o Vasco na conquista da Série B, disse que tem 90% de chance de assumir o cargo.
Fonte:Folhapress
Foto:TribunadaBahia

Salvador: Meningite assusta e provoca corrida as clínicas particulares

O medo diante das mortes provocadas pela meningite meningocócica na Bahia e a ausência de distribuição gratuita da vacina na rede pública de saúde tem levado centenas de pessoas a procurarem imunização nas clínicas particulares de Salvador. Em pleno feriado ontem, a primeira programação de muitos pais foi a de vacinar as crianças, desembolsando um valor médio de R$100. Muitos saíram de municípios vizinhos, como Candeias para adquirirem a vacina na capital baiana.
Em uma clínica particular, devido a grande demanda de pessoas em busca da vacinação houve distribuição de senhas, limitadas ao número de 500 por dia. Eram 10h da manhã e a auxiliar de serviços gerais, Eliene Alves com a senha de nº. 159 na mão ainda aguardava em pé atendimento para vacinação de seus dois filhos de 15 e 16 anos. “Não dá para esperar a doença chegar, por isso vale o sacrifício. Estou pagando R$240”, disse ela que saiu cedo de Candeias, a 44 km de Salvador. Assim como ela, a balconista Maridalva dos Santos e a professora Gildenita Oliveira também saíram do município da Região Metropolitana para vacinarem seus filhos na capital. “Lá teve quatro casos de meningite. Não dá pra vacilar”, afirmou Gildenita.
Com o bebê nos braços, a técnica em edificação, Valquíria de Almeida não via a hora de ser atendida. “Não considero pagar pela vacina um sacrifício financeiro, mas um investimento. Agora bem que o governo poderia dá de graça logo. Essa doença é um risco para nossas crianças”, ressaltou.
Movimento é crescente nas clínicas especializadas
O surto de meningite no Estado tem mudado o dia-a-dia dos estabelecimentos particulares que comercializam a vacina. Na Clínica Probaby, na Avenida Princesa Leopoldina, Graça são disponibilizadas 500 senhas por dia, somente para a vacinação que previne a doença. No local, a vacina está sendo aplicada pelo valor de R$100 com pagamento à vista e R$ 119 no cartão de crédito, dividido em duas vezes.
Ontem os corredores e área externa da clínica estavam lotados de pessoas a espera da imunização. Às 9h30 da manhã, o agente de portaria Valdemar Souza Santos já havia distribuído 234 senhas. “Hoje ainda pudemos dizer que está tranquilo por ser feriado. Nos outros dias a procura tem sido bem maior”, disse.
Enquanto o porteiro distribui as fichas, cinco pessoas fazem o cadastro, duas organizam a fila e quatro aplicam a vacina. “A procura aumentou depois do registro do surto em Caixa D’Água, mas se intensificou ainda mais há cerca de uma semana”, afirmou o pediatra Pedro Rocha, que trabalha na clínica.
Segundo o especialista, além da vacinação recomendada a partir dos dois meses, os cidadãos devem evitar as aglomerações. “É recomendável que as pessoas se alimentem bem e se hidratem bastante. O surto tem sido maior em crianças e adultos jovens, mas pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer idade”, enfatizou. Conforme Rocha, a qualquer sinal de febre, vômito, dor de cabeça, dor e enrijecimento da nuca é preciso que se procure o médico.
Em pé na fila de um dos corredores, Sueli Azevedo comemorou quando viu seu nome sendo chamado. “Até que enfim chegou nossa vez”, disse olhando para o filho Gilmar de 11 anos. “Além de dar para o meu filho também vou tomar. A contaminação está demais, então é melhor evitar. Está chegando o verão, Carnaval, movimento de turistas, por isso não tem como não temer essa doença”, ressaltou.
Outras clínicas também tem sido bastante procuradas para imunização, a exemplo da Clínica Professor Cândido Pereira, localizada no Hospital da Bahia e a Datalab, na Pituba. Ambas que estavam fechadas no feriado não deixaram de ser procuradas. “Só funciona a amanhã a partir das 7 horas”, dizia o segurança Edvaldo Cabral, quando alguém se aproximava ontem em busca da vacinação no Hospital da Bahia.
Na Datalab houve procura também. “Apesar de ser feriado muitas pessoas vieram aqui hoje”, disse uma das pessoas que ajudavam em uma obra de reforma na clínica ontem. No local, a vacinação que previne a meningite meningocócica custa R$110, que pode ser dividido no cartão de crédito em duas vezes.
Em Lauro de Freitas, o movimento também tem sido grande na clínica Seimi, que funciona dentro do shopping Estrada de Coco. Famílias carentes têm se esforçado para pagarem R$90 à vista e R$102 no cartão. “O desespero é tão grande que muitas pessoas têm ido pra lá sem informação sobre a doença – muitos confundem inclusive com outros nomes. No dia em que fui tomar, um homem chegou procurando a vacina contra hepatite C. Foi então que a enfermeira conseguiu esclarecer dizendo que existia a vacina para meningite do tipo C”, contou o jornalista Rafael Carvalho, enfatizando que muitos dos cidadãos que procuram o lugar são humildes.
Casos
Conforme dados do boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até o dia 26 de novembro foram registrados 2.080 casos de meningite na Bahia. Desses, 178 foram da forma mais grave - meningocócica. No total, a doença vitimou fatalmente 48 pessoas. Ano passado morreram 26 pessoas.
O governo do Estado anunciou recentemente a compra de 1,5 milhão de doses para serem aplicadas em crianças de zero a cinco anos. A previsão é de que a vacinação comece em janeiro. Segundo a Sesab, as ações no sentido de combater a doença são seguidas de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, que define a investigação dos casos e a medicação dos contatos com o doente, como medidas de controle.
Fonte:LIlian Machado/Tribunadabahia

Eleições 2010: Novo presidente do PT diz que caso Arruda pode vir à tona

O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, já falou como estrategista e admitiu nesta terça-feira (8) que o escândalo do mensalão no DF, que envolve políticos do DEM pode vir à tona na campanha de 2010, a depender da postura da oposição. Já a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que é candidata à Presidência da República, foi mais cuidadosa com as declarações sobre o assunto. “Eu olho essa questão com cautela, mas acredito que compromete o DEM. Não tenho como dizer que não”, declarou Dilma.


Fonte:Bahianotícias

Bahia: Estado recupera mais duas rodovias

O governador Jaques Wagner inaugurou nesta terça-feira (8) duas rodovias importantes para o funcionamento agrícola da Bahia, com serviços de reparos, pavimentação e sinalização, no valor de mais de R$ 7 milhões. A primeira foi a BA 417, trecho que liga Serrolândia a Várzea do Poço, cerca de 300 quilômetros de Salvador. Depois a comitiva do governador partiu para Jacobina, onde foi entregue a BA 144. Ao lado do secretário de Infraestrutura, João Leão, Wagner afirmou que a iniciativa faz parte do programa estadual de restauração de estradas, que segundo ele é reconhecido como um dos maiores do país. “Já restauramos cerca de 13,5 mil quilômetros de estradas e temos a meta de recuperar um total de 25 mil”, prometeu JW.

Fonte:Bahianotícias
Foto:Agecom

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Campeonato Brasileiro 2009: Diego Souza é eleito o craque

O meio-campista Diego Souza, do Palmeiras, foi eleito nesta segunda-feira o melhor jogador do Campeonato Brasileiro-2009 numa cerimônia realizada no Rio de Janeiro. Ele concorreu ao prêmio com Adriano e Petkovic, ambos do Flamengo.
Petkovic, que no domingo ajudou o Flamengo a conquistar o título do Campeonato Brasileiro na vitória de 2 a 1 contra o Grêmio, superou Conca (Fluminense) e Marcelinho Paraíba (Coritiba) na disputa por uma das vagas de meio-campista na eleição.
O time da Gávea teve outro indicado na seleção ideal do torneio, Adriano, artilheiro da competição ao lado de Diego Tardelli, do Atlético-MG, ambos com 19 gols. Os dois formaram a dupla --homenageada com troféus-- de ataque da seleção do Brasileiro-2009, que teve Andrade (Flamengo) como técnico.
Victor (Grêmio), Jonathan (Cruzeiro), André Dias, Miranda e Hernanes (todos do São Paulo), Júlio César (Goiás) e Guiñazu (Internacional) completaram o onze ideal.
Héber Roberto Lopes foi eleito o melhor árbitro do torneio. O Flamengo foi homenageado com o prêmio "Torcida de Ouro". Fernandinho (Barueri) foi a revelação do torneio. Conca (Fluminense) foi o "craque da galera".
O Flamengo, campeão da Série A, o Vasco, da Série B, o América-MG, vencedor da Série C, e o São Raimundo, ganhador da Série D, receberam os respectivos troféus durante a cerimônia.
O capitão do tetracampeonato mundial, Cafu, também foi homenageado na festa e subiu ao palco para agradecer.
O argentino Carlitos Tevez, atualmente no Manchester City (Inglaterra), foi o melhor jogador de 2005, quando atuava pelo Corinthians. O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, venceu em 2006 e 2007. Hernanes, em 2008.
Veja a seleção do Campeonato Brasileiro
Goleiro: Victor (Grêmio)
Lateral-direito: Jonathan (Cruzeiro)
Zagueiro-central: André Dias (São Paulo)
Quarto-zagueiro: Miranda (São Paulo)
Lateral-esquerdo: Júlio César (Goiás)
Volante: Hernanes (São Paulo)
Volante: Guiñazu (Internacional)
Meio-campista: Diego Souza (Palmeiras)
Meio-campista: Petkovic (Flamengo)
Atacante: Diego Tardelli (Atlético-MG)
Atacante: Adriano (Flamengo)
Técnico: Andrade (Flamengo)

Fonte:Folhaonline
Foto:Pet,Marcelinho Paraíba e Conca
de Rafael Andrade/Folha imagem

Mengão Campeão: Argelim diz que Andrade foi fundamental para o título

O zagueiro Ronaldo Angelim, autor do gol que deu o título do Campeonato Brasileiro ao Flamengo, disse nesta segunda-feira que o trabalho do técnico Andrade foi fundamental para o sucesso da equipe na competição. O defensor lembrou que o treinador alterou o esquema tático do time da Gávea. "A principal mudança do Andrade foi na parte tática. Antes nós jogávamos com três zagueiros. O Andrade mudou o esquema para o 4-4-2. Deu certo, a equipe encaixou uma forma boa de jogar", analisou Angelim, em entrevista ao SporTV, lembrando o esquema tático adotado desde a última passagem de Joel Santana pelo clube. O zagueiro flamenguista também destacou o entendimento entre o elenco e Andrade. "A motivação que o Andrade passou também foi fundamental. Ele entende, conhece os jogadores, tem méritos nesses títulos. Teve coragem de mudar a forma de jogar da equipe e colocou o Pet pra jogar", elogiou.
Fonte:Ag.Estado
Foto:atarde

Eleições 2010: Quem a Assembélia de Deus vai apoiar mesmo na Bahia?

O Partido Social Cristão (PSC-BA) incorporou de vez a candidatura do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) para o Palácio de Ondina nas próximas eleições. Neste sábado (5) o ministro foi convidado a participar de um encontro estadual das Igrejas Assembléia de Deus, onde o PSC tem forte influência política entre os adeptos. Elogios não faltaram ao peemedebista, que teve direito até a citação bíblica para fazer referência ao seu nome. Assim fez o deputado federal e membro da Assembléia, Milton Barbosa (PSC), quando disse que a palavra Geddel significa “o homem que engrandece”. Para finalizar, o pastor Valdomiro Pereira abençoou a caminhada do ministro como postulante ao Governo do Estado no ano que vem. Na última sexta, entretanto, o mesmo pastor havia convocado o pupilo Eliel Santana, presidente regional do PSC, a votar em Wagner.
Fonte:Texto:Gusmão Neto
Título:Blogueiro
Foto:Bn

Esporte: Andrade admite que pode deixar o Flamengo

Neste domingo, durante as comemorações da conquista do Brasileirão pelo Flamengo, Andrade, que comanda o clube desde junho, jogou um balde de água fria nos flamenguistas. Ainda no gramado, Andrade deixou claro que pode deixar o clube. Contratado para substituir Cuca já com a competição em andamento, o técnico disse que a vitória do Flamengo foi uma prova da sua competência, mas surpreendeu durante a coletiva de imprensa: "Quero dar prosseguimento à minha carreira de treinador a partir de agora. Se eu não conseguir um acerto por aqui, vou estudar outra proposta", disse o ex-jogador, que recebe cerca de R$ 50 mil mensais. O contrato atual termina neste mês. A princípio, as duas partes vão conversar esta semana para tentar um acordo, mas uma ameaça já ronda o clube, pois o futebol árabe está de olho no técnico.
Fonte:Bahianotícias
Foto:Estadão

domingo, 6 de dezembro de 2009

Campeonato Brasileiro 2009: De virada é mais emocionante,mengão campeão

Depois de 17 anos, o torcedor do Flamengo voltou a comemorar um título do Campeonato Brasileiro. Numa tarde de domingo memorável no Estádio do Maracanã, o time carioca derrotou o Grêmio por 2 a 1, e terminou o Brasileirão com 67 pontos - dois a mais do que o Internacional, que bateu o Santo André e acabou com o vice-campeonato.A campanha do Flamengo no campeonato foi surpreendente. Depois de um primeiro turno cheio de problemas, a equipe encontrou o caminho das vitórias. O técnico Andrade, que assumiu o lugar de Cuca em julho, foi um dos grandes nomes do time carioca ao lado do atacante Adriano e do meia Petkovic.O Rio de Janeiro não ganhava um título nacional havia nove anos. A conquista do Flamengo ainda acabou com uma hegemonia do Estado de São Paulo, que havia ganhado as últimas cinco edições do Brasileirão.O jogo deste domingo colocou à prova o coração do torcedor do Flamengo. Apesar de entrar com apenas três titulares, o Grêmio deu muito trabalho no primeiro tempo. O time gaúcho se aproveitou do nervosismo rubro-negro para abrir o placar aos 21 minutos, com Roberson, que teve liberdade após escanteio para finalizar na grande área.O Flamengo sentiu o gol e demonstrou afobação. Mesmo assim, o empate ainda foi conquistado na etapa inicial. Aos 29 minutos, Petkovic cobrou escanteio. Zé Roberto e Adriano não conseguiram finalizar. A bola sobrou para o zagueiro David, que encheu o pé no canto para marcar. O defensor só foi escalado por conta da suspensão do titular Álvaro. Na volta para o segundo tempo, uma situação inusitada. Os cerca de dois mil torcedores gremistas passaram a torcer pelo Flamengo. E a torcida carioca, por sua vez, gritou "Grêmio" no retorno do time gaúcho. Naquele momento, o Inter estar vencendo o Santo André e conquistando o titulo com o empate no Maracanã.O Flamengo apresentou mais atitude no segundo tempo e sufocou o Grêmio. O gol da virada saiu aos 24 minutos da etapa final. Em cobrança de escanteio de Petkovic, o zagueiro Ronaldo Angelim apareceu bem colocado e desviou de cabeça para o fundo da meta de Marcelo Grohe.Com o 2 a 1 no placar, a torcida rubro-negra foi ao delírio e iniciou a festa de comemoração do título ainda antes do final da partida. Ao apito final, os jogadores se abraçaram e foram comemorar o titulo com os torcedores. O Maracanã tremeu de alegria com o coro: "é campeão". Ficha Técnica:Flamengo 2 x 1 Grêmio
Flamengo - Bruno; Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró (Everton), Willians e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Kléberson) e Adriano. Técnico: Andrade
Grêmio - Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Léo e Willian Thiego; Fábio Santos, Adílson (Mithyue), Douglas Costa, Túlio e Lúcio; Maylson e Roberson (Bergson).
Técnico: Marcelo Rospide
Gols - Roberson, aos 21, e David, aos 29 minutos do primeiro tempo; Ronaldo Angelim, aos 24 minutos do segundo tempo
Árbitro - Héber Roberto Lopes (Fifa)´
Cartões amarelos - David e Williams (Flamengo); Douglas Costa, Marcelo Grohe, Lúcio e Adilson (Grêmio)
Renda - R$ 2.030.430,00
Público - 78.639 pagantes (84.848 presentes)
Local - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Fonte:atarde online
Foto:Antonio Lacerda/EFE

Brasileirão 2009: MENGÃO CAMPEÃO

Petkovic foi um dos últimos jogadores do Flamengo a deixar o gramado do Maracanã e seguir para o vestiário. Emocionado e muito festejado, o meia foi surpreendido quando recebeu um telefonema no celular. Do outro lado da linha estava a sua mãe, Milena, que queria lhe dar os parabéns pelo título. - Mãe - disse Pet emocionado ao pegar o telefone. - Ela me disse que viu a partida e que está muito feliz por mim - completou. Para os críticos que o chamaram de velho por causa dos seus 37 anos, Pet garante que pode não ser um garoto na idade, mas tem um coração e uma cabeça jovem. - Fico feliz que agora me compararam com o Júnior, que levou o time ao título em 1992. Sou velho na idade, mas o meu espírito é jovem. Foi maravilhoso tudo isso que aconteceu comigo no Flamengo.
Autor do passe para o gol do título, marcado pelo zagueiro Ronaldo Angelim, Petkovic só agradecia a confiança que recebeu do grupo. Quando voltou ao clube, o meia foi muito criticado por estar no fim da carreira. - Este ano para mim foi maravilhoso, inesquecível. Só tenho a agradecer a todos. Recebi muitas homenagens este ano, muitas alegrias. Não tenho como esquecer. Foi um grupo maravilhoso. Falam que eu cheguei e levantei esse grupo, mas não é verdade. Foi esse grupo que me levantou. Tive sorte de fazer parte desse grupo, de ser um líder. Só tenho a agradecer a eles por tudo o que fizeram por mim. Petkovic também fez declarações de amor à torcida do Flamengo. - Essa torcida é maravilhosa, incrível. Que festa foi essa. Eles merecem muito esse título. Nunca vou esquecer o que vi aqui no Maracanã - disse.


Fonte:G1.com

Em Salvador: Marcha da maconha pede a legalização da venda da planta

Pôr-do-sol na tarde de ontem (05) foi dedicado à marijuana, à ganja, à massa, à cannabis, ao barro, ao dedo do Hulk ou, simplesmente, à maconha, para quem só a conhece por este nome. De olhos fechadinhos e garrafas de água mineral em mãos para molhar a garganta, cerca de 500 pessoas se reuniram no Farol da Barra para participar da Marcha da Maconha e pedir a legalização da venda da erva. Ao som do reggae Eu quero botar um, da banda Adão Negro, um dos cartazes resumia os benefícios da maconha: “Cura, alimenta e diverte”. Essa é a opinião do antropólogo Sérgio Vidal, membro da Ananda, coletivo que organizou a marcha. “As drogas fazem parte da história da humanidade, elas sempre estiveram ligadas ao prazer, ao sagrado e à cura”, argumentou. O coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas da Ufba, Edward MacRae, afirmou que a sociedade resiste em debater o uso da maconha devido a um preconceito histórico. “A maconha foi trazida ao Brasil pelos escravos, por isso a marginalização irracional, mas a maconha não mata, quemmata é o tráfico de drogas”, disse. Segundo o professor da Ufba Cláudio Lorenzo, que estuda os problemas causados à saúde pelas drogas, fumar maconha não acarreta danos físicos. “O álcool provoca muito mais problemas à saúde que a maconha”, afirmou. Ao pôr-do sol, a marcha se dirigiu ao Farol da Barra, onde foi encerrada, aos gritos de “sabê, eu sou maconheiro, com muito orgulho, com muito amôôôô”..


Fonte:Bruno Vila/Redaçãocorreiodabahia
foto:google

Educação: Candidatos enfrentam 2º dia de prova do ENEM

Começou na tarde deste domingo a segunda etapa da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no país. O exame, que avalia o ensino médio e teve 4,1 milhões de inscritos, serve para o ingresso em instituições públicas e privadas. A primeira etapa ocorreu neste sábado.
Ontem, foram quatro horas e meia para responder a 90 questões, sendo 45 de ciências da natureza e 45 de humanas. Neste domingo, o estudante terá uma hora a mais de prova, porque, além das 45 questões de linguagens e das 45 de matemática, há também a redação.
Na quinta-feira, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o MEC (Ministério da Educação) não tem que marcar outra data, que não a deste fim de semana, para a aplicação da prova do Enem para ao menos 21 alunos de um colégio judaico de São Paulo.
O presidente do STF voltou a afirmar que a determinação de uma data especial em benefício de apenas um grupo religioso desrespeita o princípio de isonomia entre as religiões, como integrantes da igreja Adventista do Sétimo Dia.
Presos
O Enem também será aplicado em janeiro de 2010 nos presídios que inscreveram os detentos e que mantêm programas especiais de ensino médio, segundo portaria do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) publicada no "Diário Oficial" da União de sexta-feira.
A aplicação especial foi decidida dentro do sistema logístico de segurança do Enem. As questões serão diferentes das que fazem parte do exame regular, mas o nível de dificuldade da prova será idêntico. De acordo com o Inep, isso vai ser assegurado por meio do uso de uma metodologia utilizada em avaliações de habilidades e conhecimentos.
No dia 5 de janeiro, terça-feira, das 13h às 17h30, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No dia 6, quarta-feira, os presos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e também a redação. O horário do exame será das 13h às 18h30.
Fraude
O Enem deveria ter sido aplicado nos dias 3 e 4 de outubro passado, mas foi adiado após vazamento do conteúdo.
Na quinta-feira (3), o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que todos os procedimentos e as recomendações feitas pela PF (Polícia Federal) para o esquema de segurança da prova foram "atendidos sem exceção".
Após a fraude, o Ministério da Educação rompeu o contrato com o consórcio Connasel, responsável pela aplicação do exame. Mas a empresa negou falhas na segurança. Cinco pessoas foram indiciadas pelo crime, entre eles estão Felipe Pradella, Felipe Ribeiro e Marcelo Sena --funcionários da Cetro, uma das três empresas que compõem o consórcio.
O MEC repassou mais de R$ 1,2 milhão ao Ministério da Defesa para garantir a segurança da prova, de acordo com publicação do "Diário Oficial da União" do dia 18 de novembro. Após o vazamento, a nova prova do Enem vai custar aos cofres públicos mais de R$ 133 milhões.
O valor de R$ 1.264.479,10 será destinado para as unidades de armazenamento da prova e escolta do comboio da avaliação até os locais do exame.
fonte: folhaonline

Pernambuco: Dois homens se casam e são acusados de enganar o padre

Dois homens se casaram em uma cerimônia religiosa no último dia 21 em Caetés, no interior de Pernambuco, e agora são acusados pela igreja de enganar o padre. O religioso afirma que não sabia que a noiva era na verdade um homem e diz que vai anular a cerimônia.
Vestido com um longo branco de cauda alugado para a ocasião por R$ 400, o travesti Rogério da Silva, 26, conhecido como Paloma, afirma ter realizado um "sonho de criança" ao se casar na igreja.
Durante os preparativos para a cerimônia, ela e o ajudante de pedreiro José Ricardo Rocha, 18, procuraram em Caetés o padre Luiz Gonzaga da Silva, da Igreja Ortodoxa Bielo-Russa. "Ele não pediu nossos documentos, só disse quanto ia custar e marcamos a data", afirma Paloma.
A filha do padre, Rejane Silva, disse que os documentos solicitados aos noivos mostravam que a noiva era uma mulher. Por isso, explica, a cerimônia pôde ser realizada.
"Fomos enganados. Isso nunca havia acontecido nos 43 anos que a igreja está instalada aqui em Caetés.
Vamos levar o caso à polícia", diz o porta-voz do padre, José Antônio da Silva. "Quem estava presente na cerimônia agiu como cúmplices, porque sabia que o casamento não poderia ter sido realizado." O padre estava em viagem e não pôde falar a reportagem.
Paloma disse que não contou ao padre que é do sexo masculino. "Não precisa, é só olhar para mim para saber. Sem contar que todo mundo na região me conhece e sabe quem sou."
Ela afirma que o padre cobrou R$ 180 pela cerimônia. Os gastos com a festa ficaram em torno de R$ 2.000. Foram cerca de 450 convidados de Saloá, cidade onde Paloma e José Ricardo moram. A festa ocorreu num clube, com banda ao vivo.
Para ter efeito legal, o casamento depende de uma comunicação da igreja ao cartório, o que não deve ocorrer. Mas, para Paloma, a confusão e as dívidas causadas pela festa não têm importância. "O que importa é que estou feliz com o homem que amo. Realizei meu sonho."

Fonte:Ag. folha/
Tribuna da Bahia
arte: google

Eleições 2010: Marina Silva quer candidato do PV ao governo da Bahia

O Encontro Regional realizado pelo PV neste domingo (6) em Juazeiro, no norte baiano, teve como grande revelação o lançamento da candidatura do deputado federal Edson Duarte ao Senado pela pré-candidata da legenda ao Palácio do Planalto, Marina Silva (AC). A parlamentar também fez questão de ressaltar a importância da sigla disputar o governo baiano e indicou cinco vezes o nome do deputado Luiz Bassuma para que não houvesse dúvida das pretensões dos verdes em 2010. “O grupo de Juliano (Matos – secretário estadual do Meio Ambiente e defensor contumaz da manutenção da aliança com o governador Jaques Wagner) ainda pode tentar alguma mobilização no último encontro estadual, dia 12 em Salvador. Mas posso te assegurar que 95% do Partido Verde defende a candidatura própria”, disse Bassuma, em contato com o Bahia Notícias.


Fonte:Evilásio Junior/Bn
Foto: Google

Pelo mundo: Em Portugal, Caetano Veloso esclarece críticas a Lula

O cantor Caetano Veloso afirmou que a entrevista na qual chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "analfabeto" foi uma "edição sensacionalista" da "nova direita", mas declarou ter gostado de "quebrar o tabu" de não criticar o chefe de Estado."Há pouco, involuntariamente, quase causei um pequeno escândalo no Brasil por ter aparecido em um jornal dizendo que o presidente é analfabeto", disse Caetano, que neste fim de semana está em Lisboa para vários atos sobre o Tropicalismo. "Realmente, é algo desagradável ver isso escrito na capa de um jornal. Em primeiro lugar, porque não é uma verdade de fato: Lula não é analfabeto. Em segundo, porque este tom se assemelha ao tom grosseiro que tanto me desagrada na nova direita que tem êxito na imprensa do Brasil", afirmou Caetano. O cantor, no entanto, admitiu que "sequer" pensou em corrigir o que lhe pareceu uma "edição sensacionalista" de suas palavras, já que estava "mais interessado" em quebrar o "tabu" de não poder falar mal de Lula, líder com um alto índice de popularidade em seu país. Na entrevista, concedida ao jornal "O Estado de São Paulo", o artista chama Lula de "analfabeto" e mostra sua inclinação por Marina Silva, provável candidata do Partido Verde nas eleições presidenciais do ano que vem. Em outro momento de seu discurso na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, Caetano voltou ao assunto do presidente. O cantor comentou que os linguistas brasileiros fazem uma "grande defesa" do modo de falar de Lula, ao qual atribuem uma forte "significação social e histórica". Porém o também compositor disse não compartilhar dessa visão. < "O fato de Lula falar assim é uma coisa que (...) os lingüistas louvam. Eu me contraponho ao elogio dos lingüistas, mas eu mesmo o considero um sinal dessa originalidade brasileira, que vem de sermos portugueses, de termos colonizados dessa maneira", acrescentou Caetano. O baiano tornou a falar dos poucos anos de estudo de Lula. Ele comentou que o Brasil é um país peculiar em vários sentidos, inclusive no de escolher um presidente com essas características. "Eu não me imagino com muita facilidade em outro lugar em que é eleito um presidente que sequer conjuga os artigos com os substantivos", disse. O artista, que discorreu sobre a influência da obra "Mensagem", do poeta português Fernando Pessoa, sobre o movimento Tropicalista, desta vez também elogiou Lula. "Lula é um sujeito idolatrado no Brasil. Ele tem uma carreira política brilhante e está fazendo um Governo importante e bom, apesar de haver coisas ruins, mas essas são complicações políticas nas quais eu não quero entrar", disse diplomaticamente o músico baiano.
Fonte:ag. Efe
Foto: Fernando amorim/atarde