• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 24 de dezembro de 2011

Brasil: Adriano visita jovem baleada em seu carro e presta depoimento a policia no Rio de Janeiro

As duas jovens que estavam no carro prestaram depoimento na delegacia e não quiseram se identificar para a imprensa-Foto:Vitor Silva/Jornal do Brasil





O BMW do jogador com a marca do projetil na lateral da porta esquerda está na delegacia -Foto:reprodução




No meio da tarde deste sábado, Adriano apareceu no Hospital Barra D''Or, no Rio de Janeiro, para visitar Adriene Cyrilo Pinto, baleada na mão esquerda enquanto estava no carro do atacante durante a madrugada. O jogador ainda prestou depoimento ao delegado Carlos César Santos, da 16ª DP, na Barra da Tijuca, e saiu do local sem dar entrevistas.

O delegado também interrogou Adriene, que está internada sob efeito de antibióticos, já realizou uma limpeza cirúrgica no local e passará por uma operação de reconstrução na terça-feira - foi diagnosticada uma fratura exposta do dedo indicador da mão esquerda da jovem de 20 anos. Carlos César não se manifestou após ouvir a vítima e Adriano.

As outras quatro pessoas que estavam na BMW do atleta do Timão já foram ouvidas, mas com depoimentos contraditórios. O único consenso é de que o tiro foi acidental. Entretanto, ainda existem dúvidas em relação a quem efetuou o tiro logo depois da saída de uma casa noturna no Rio de Janeiro.

Há versões de que Adriano atirou acidentalmente em Adriane e outras em que o atacante sequer tocou na arma. Júlio César Barros de Oliveira, segurança do jogador e tenente reformado da PM, diz que a pistola era sua e isenta o cliente.

Em seu depoimento, o chefe de segurança do camisa 10 do Corinthians afirmou que deixou a arma embaixo do banco do motorista antes de entrar na boate e esqueceu de tirá-la de lá quando deixou o local. Enquanto o veículo se movimentava, a arma teria escorregado e, de acordo com Júlio César, chegou às mãos de Adriene. Mas ele não sabe quem a disparou.

Em busca de melhores conclusões, a Polícia Militar, através do Instituto Médico Legal (IML), ainda fará um exame de balística na vítima e em Adriano para checar se há pólvora nas mãos de ambos. A BMW do jogador já está no 16º DP e passou por perícia. O veículo tem uma marca de bala - o projétil foi retirado para ser analisado - e marcas de sangue na lataria.

Se for provado que Adriano efetuou o disparo, ele pode ser indiciado por lesão corporal culposa, sem a intenção de ferir. O Corinthians já colocou seu departamento jurídico à disposição de seu atleta caso ele deseje ajuda.




Fonte:Gazeta esportiva/reprodução

Bahia Acidente deixa dois mortos e quatro feridos em Porto Seguro, entre as vítimas, o irmão do Dep. Estadual Deraldo Damasceno

Foto: Site Radar64/reprodução

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridos após dois veículos baterem de frente na manhã deste sábado (24), no km 46 da BR-367, em Porto Seguro, no extremo sul baiano. Neraldo de Jesus Damasceno, de 52 anos, irmão do deputado estadual Deraldo Damasceno, e Igor Galvão Jácome, de 24 anos, não resistiram aos ferimentos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Fiat Pálio ocupado por Igor e mais três jovens seguia para Eunápolis e teria entrado em alto velocidade em uma curva, quando perdeu o controle e atingiu o táxi onde estava o parente do parlamentar baiano. Ainda segundo a PRF, os ocupantes do Pálio estavam em uma festa em Porto Seguro e os sobreviventes se negaram a realizar o teste de bafômetro. De acordo com o site Radar 64, os três rapazes foram detidos no hospital e estão à disposição da polícia, após negar informações.






Fonte:BN

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Educação: Estudantes que optarem pelo Fies estão dispensados de pagarem a matrícula a partir do dia 23/12

 
 
    

Estudantes que recorrem ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão dispensados, a partir de hoje (23), de pagar a taxa de matrícula na faculdade. Até então, os alunos tinham que, primeiro, bancar a matrícula na instituição de ensino para, depois, se inscrever no programa e receber o ressarcimento dos valores pagos. A medida que altera as regras foi publicada hoje no Diário Oficial da União. Com a mudança, o aluno pode se inscrever no SisFies antes de concluir o processo de matrícula. As taxas serão custeadas pelo programa e os valores, incluídos no financiamento. De acordo com a portaria, as instituições de ensino ficam proibidas de cobrar a taxa ou mensalidade do estudante beneficiado pelo Fies. Os valores só poderão ser cobrados se o contrato de financiamento não foi formalizado, com garantia de isenção de juros. Informações Agencia Brasil.


Fonte:BN
Imagem:Google

Educação: FTC pede reestruturação financeira para negociar com credores

 
Imagem ilustrativa:Google
O Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (Imes), responsável pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) entrou com um pedido de Recuperação Judicial, “em busca de proteção legal para suas atividades”. A  instituição procurou os advogados especialistas em direito empresarial Fernando de Luizi e Geraldo Gouveia Júnior para conduzir a ação. A empresa argumenta que a reestruturação visa a “manutenção da fonte produtiva e os empregos” enquanto seu passivo “é renegociado e estruturado em conjunto com os seus credores”.  Segundo nota da Imes, o processo evitará “que a empresa se desestruture e deixe de honrar com seus compromissos de forma permanente”. Informações do site Bahianotícias.

Brasilia: Suspensa a promoção de 2,1 mil policiais militares pelo governo do Distrito Federal

Policia militar do DF- Foto:Adauto Cruz/CB/D.A Press

A Polícia Militar suspendeu a promoção de 2,1 mil praças prevista para ocorrer hoje. O reconhecimento por tempo de serviço e merecimento era esperado há mais de 20 anos por alguns policiais. A suspensão, que teria atingido também 200 oficiais, surpreendeu os militares, que não esperavam ser atingidos pela decisão do governo de congelar as promoções em função de supostas irregularidades na ascensão de oficiais que, em dezembro do ano passado, assumiram cargos de confiança na estrutura de governo.

Na ocasião, as promoções efetivadas pelo então governador Rogério Rosso foram contestadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. O órgão de fiscalização determinou que o Executivo e a Polícia Militar deixassem de efetivar novas promoções até “a apuração dos fatos e ulterior manifestação do Tribunal”. A Procuradoria do DF entrou com um mandado de segurança para anular os efeitos da decisão, argumentando que o Estado poderia apurar “com cautela e sem pôr em risco direitos de terceiros, como investigados, e, na hipótese, dos servidores militares que serão promovidos”.

O desembargador Dácio Vieira chegou a acatar os argumentos do GDF, mas, em 8 de novembro último, o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) revogou a liminar que amparava a ascensão dos militares (leia entenda o caso). Um cabo que preferiu não se identificar diz estar surpreso com as suspensões. “Não falaram nada. Foi um banho de água fria. Pela lei, com 20 anos de trabalho eu teria que ser segundo sargento”, afirma. Com 21 anos de farda, o PM, que ganha hoje cerca de R$ 4,5 mil, teria mais R$ 1 mil no salário bruto. Ele lamenta a decisão e se diz desmotivado. “Eu adoro ser policial, mas na hora do êxito profissional, isso acontece. Eu vou precisar de um psicólogo para não ir para a rua e fazer uma besteira.”

Um outro policial, que também preferiu o anonimato, afirma que essa decisão beneficia uma minoria. “A liminar que foi cassada não falava da suspensão dos praças. A nossa promoção depende só do Comando-Geral. Se eles quiserem, podem nos promover. Não tem impedimento jurídico nenhum”, afirma. “Íamos comemorar o Natal e as promoções e, agora, nada.”

Nova disputa
O Correio apurou que 821 cabos seriam promovidos a sargento; 682 terceiros-sargentos subiram ao posto de segundos-sargentos; 586 segundos-sargentos para primeiros-sargentos e 12 primeiros-sargentos passariam a subtenentes. Além dos praças, cerca de 200 oficiais também seriam recompensados, nenhum deles por agregação. Presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros do DF (Aspra), o sargento João de Deus disse que a medida é um prejuízo para a carreira do policial e um desestímulo ao servidor.

“A decisão judicial em vigor refere-se aos casos dos oficiais, mas respingou nos praças, que são pessoas da atividade fim que realmente trabalham na segurança pública”, critica. A entidade não descarta entrar com ação na Justiça para garantir os direitos dos policiais. Mas, antes, vai tentar o diálogo com o governo e, se não avançar, convocará uma assembleia geral extraordinária em janeiro para que a categoria decida o que fazer.

Procurado, o Comando-Geral da Polícia Militar informou que o pedido de entrevista seria repassado para análise da assessoria jurídica, mas que só iria se pronunciar hoje. Também não confirmou quantos militares seriam promovidos. Por meio da assessoria de imprensa, o secretário-chefe da Casa Militar do DF, coronel Rogério Leão, confirmou que a decisão tem relação direta com o imbróglio envolvendo as supostas promoções abusivas de oficiais, ocorridas no fim de 2010.

Na última sexta-feira, o governador Agnelo Queiroz já havia declarado que cumpriria a decisão judicial de 8 de novembro. O jurídico do governo passou a estudar a melhor forma de isso ocorrer. Em audiência com a presidente do Tribunal de Contas do DF, Marli Vinhadeli, na tarde da última sexta-feira, ficou acordado que as promoções na PM seriam suspensas até que se chegue a um consenso sobre o que será feito em relação aos processos sob suspeita.

No encontro, ficou acertado que, ainda esta semana, a PM entregaria ao TCDF a lista dos militares promovidos e as circunstâncias da agregação deles. O assunto só voltará a ser discutido no tribunal após 15 de janeiro, quando os servidores voltam do recesso.

Em entrevista ao Correio na última sexta-feira, o coronel Leão explicou que, até o momento, há dois caminhos possíveis: despromover os policiais agregados somente para ter o benefício ou rebaixar todos os que subiram de patente nos atos do então governador. Leão disse ainda que o Tribunal de Contas pode entender que causará menos prejuízos se mantiver o grupo e congelar as promoções até que eles se aposentem. Mas, por enquanto, a decisão não foi tomada.

Fonte: Correio braziliense/reprodução

Saúde: 25 mil brasileiras podem ter que trocar implantes franceses defeituosos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está aguardando a conclusão de autoridades francesas da área de saúde para decidir que orientações serão dadas às brasileiras que implantaram cerca de 25 mil próteses de mama PIP (sigla para Poly Implant Prothèse). De acordo com o governo francês, há suspeitas de que o gel de silicone seja de má qualidade e apresente mais chances de se romper.

Autoridades francesas aconselharam hoje (23) 30 mil mulheres do país que fizeram operações para aumentar os seios a retirar seus implantes, segundo a BBC Brasil. As operações serão pagas pelo governo francês.

Fabricadas pela empresa PIP, as próteses vêm se rompendo em uma taxa acima do normal, pelo menos na França. A Anvisa informou à Agência Brasil que está acompanhando o desenrolar das investigações, que provavelmente a responsabilidade pela retirada dos implantes será do fabricante e que o caso deverá ser resolvido no âmbito do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

Ainda de acordo com a Anvisa, as orientações sobre procedimentos que deverão ser adotados pelas mulheres que implantaram próteses de mama PIP dependem ainda das informações que serão repassadas pela França. Caso a orientação seja a de retirada das próteses, caberá ao Ministério da Saúde dizer a quem caberá a responsabilidade pelas cirurgias de retirada.

O implante desse tipo de prótese foi proibido no Brasil em 2010. Em todo o país, foram comercializadas 25 mil delas. Até o momento, segundo a Anvisa, nenhum funcionário da área de saúde registrou a ocorrência de problemas nas próteses implantadas em brasileira.


Fonte:Correiobraziliense/reprodução

Concurso: Senado abre inscrições dia 26/12 para preencher 246 vagas para nivel médio e superior



O Senado lançou nesta sexta-feira (23) quatro editais para o preenchimento de 246 vagas de nível médio, técnico e superior. Os salários variam entre R$ 13,8 mil e R$ 23,8 mil. Os editais foram publicados no "Diário Oficial da União" entre as páginas 349 e 380 da seção 3.

As inscrições poderão ser realizadas no site da Fundação Getúlio Vargas, organizadora do processo, entre 0h do dia 26 de dezembro de 2011 e 23h59min do dia 5 de fevereiro de 2012, considerando o horário de Brasília. A isenção de pagamento para inscritos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal deve ser solicitada até 29 de dezembro.

Cada cargo tem um processo seletivo diferente, mas para todas as funções as primeiras provas serão realizadas no dia 11 de março de 2012 nas capitais dos 26 estados e em Brasília, no Distrito Federal. Todas as vagas são para lotação nas dependências do Senado em Brasília.

Para todas as funções, é necessário ser maior de 18 anos, estar quite com a Justiça Eleitoral e não estar cumprindo sanção por inidoneidade aplicada por órgãos públicos. Das vagas, 5% são reservadas para pessoas portadoras de deficiência.

Consultor legislativo
Das vagas no concurso do Senado, nove são para o cargo de consultor legislativo, que exige nível superior em diversas áreas. A carga horária é de 40 horas semanais para um salário de R$ 23.826,57. As inscrições custam R$ 200

O processo será composto de três etapas: provas objetivas de múltipla escolha em 11 de março; provas discursivas em 29 de abril apenas para os aprovados na primeira etapa; e avaliação de títulos. A previsão é de que o resultado final saia em 5 de julho de 2012.

Analista legislativo
Há ainda outras 133 vagas de analista legislativo, sendo que algumas pedem nível superior em qualquer área e outras exigem formação específica.

A carga horária é de 40 horas semanais para um salário de R$ 18.440,64. O valor da inscrição é R$ 190 -

O processo seletivo será composto por três etapas: provas objetivas de múltipla escolha e prova escrita discursiva em 11 de março; aplicação de prova prática para a área de taquigrafia em 20 de maio; e avaliação de títulos. O resultado final também deve sair no dia 5 de julho de 2012.

Técnico legislativo
Para nível médio e técnico, são 79 vagas para o cargo de técnico legislativo. As funções de nível técnico exigem formação em enfermagem, saúde bucal e eletrônica.

O salário é de R$ 13.833,64 para 40 horas semanais. A inscrição custa R$ 180

O processo seletivo será feito por meio de provas de múltipla escolha e discursivas em 11 de março. O resultado final deve ser divulgado em 6 de junho de 2012.

Polícia do Senado
As outras 25 vagas são para a função de polícia do Senado. Pedem nível médio e exigem carteira de habilitação na categoria B. O salário é de R$ 13.833,64 para 40 horas semanais. A inscrição custa R$ 180 - veja mais informações no Edital 4.

Para a vaga, o concurso tem cinco etapas: prova de múltipla escolha e discursiva em 11 de março; prova de aptidão física em 28 de maio; avaliação psicológica em 7 e 8 de junho; investigação social; e curso de formação, previsto para o período de 6 a 17 de agosto. A previsão é de que o resultado final saia até 29 de agosto de 2012. As informações são do G1.


Fonte:Correio da Bahia

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Brasil: Lula diz que "ainda está desencarnando da Presidência" após encontro com Dilma em SP





A presidente Dilma Rousseff voltou a se reunir com o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, em um evento fora da agenda oficial divulgada pela Presidência.

O encontro aconteceu em um hotel de luxo em São Paulo, após Dilma participar da celebração de Natal dos catadores de lixo e moradores de rua.

Durante seus oito anos como presidente, Lula participou da cerimônia. Neste ano, ele não esteve presente por conta do tratamento contra o câncer na laringe.

Após a reunião com Dilma, a assessoria de Lula divulgou uma foto dos dois. "Neste final de ano, quero agradecer de coração todo o carinho que recebi em 2011. A solidariedade de tantos amigos do Brasil e de outros países tem me ajudado muito durante o meu tratamento", disse o ex-presidente em "mensagem de fim de ano".

O teor da conversa entre os dois petistas foi divulgado.

No dia 6 de dezembro, eles também se reuniram em um hotel de São Paulo. De acordo com a Presidência, Dilma tinha uma "agenda privada" na cidade.

Após a chegada de um grupo de jornalistas ao hotel, foi divulgada uma foto do encontro. Ao sair da reunião, Lula disse que "está desencarnando ainda" da Presidência. Informações da folhaonline.




Foto:Assessoria Instituto Lula/reprodução

Judiciário: Ministra Eliana Calmon nega quebra de sigilo e critica associações

A ministra Eliana em entrevbista coletiva hoje(22)-Foto:reprodução/Google

A corregedora-nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, negou nesta quinta-feira (22) que tenha quebrado o sigilo de juízes e desembargadores e repassado os dados sigilosos.

Ela culpou as associações pelo vazamento de informações sobre pagamentos a magistrados que estão sob investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Só posso lamentar porque tudo isto é maledicência e de responsabilidade da AMB [Associação dos Magistrados Brasileiros], Anamatra [Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho] e Ajufe [Associação dos Juízes Federais do Brasil], associações que mentirosamente desinformam a população ou a informam com informações incendiárias, inverossímeis portanto”, disse.

A ministra afirmou que o “estardalhaço” sobre as investigações do CNJ tem como objetivo tirar o “foco” da discussão sobre a autonomia do conselho. “Este estardalhaço sobre uma decisão eminentemente técnica é para tirar o foco do que está realmente em jogo, que é a autonomia do Conselho Nacional de Justiça”, disse.

Gabriel Wedy, presidente da Ajufe, chamou a declaração de "absurda". "A prática de fazer uma correição midiática e declarações sensacionalistas, como em que disse que existem bandidos de toga, é conhecida por todos. (...) A declaração dela é absurda, tanto é verdade que estamos entrando, à tarde, com um pedido ao Procurador Geral da República para que investique a quebra de sigilo de dados. Temos obrigação de esclarecer e apurar esse fato."

“A ministra conseguiu unir todo o judiciário contra ela, o STF, as associações, os magistrados", afirmou Wedy.

O presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’anna, diz que entidade quer “garantir aos juízes e servidores a mesma proteção que todo cidadão brasileiro tem quanto ao sigilo fiscal e bancário” e que, portanto, não houve maledicência, “pois é uma ação judicial”.

Eliana Calmon convocou a imprensa nesta quinta-feira (22) para falar sobre o novo atrito instaurado no Judiciário após decisão provisória do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski de suspender investigações do CNJ em 22 tribunais do país.

Reportagem da “Folha de S.Paulo” publicada na quarta-feira apontou que Lewandowski teria recebido valores de auxílio-moradia que estavam sob investigação do CNJ e que, portanto, teria se beneficiado com a própria decisão de suspender as apurações. Em nota, Lewandowski negou ter sido beneficiado.

Também em nota presidente do Supremo e do CNJ, Cezar Peluso, afirmou repudiar "insinuações irresponsáveis de que o ministro Ricardo Lewandowski teria beneficiado a si próprio" e criticou “covardes e anônimos vazamentos” de informações.

Indagada sobre o que achou da posição de Peluso de sugerir que o CNJ tenha sido responsável pelos vazamentos, a ministra disse: “Acho que o ministro está se embasando a partir das informações que os senhores forneceram. Informações que me parecem terem saído das associações. É um crime impossível, porque não tenho essas informações”, disse.

A ministra Eliana Calmon afirmou que não vai conversar com Peluso sobre o impasse. “Não pretendo [fazer esclarecimentos pessoalmente] porque se a questão está judicializada, eticamente não devemos conversar como um clube de amigos. Os juízes precisam ficar em paz para decidir.”

Eliana Calmon negou ainda que tenha investigado dados de ministros do Supremo Tribunal Federal. Segundo a corregedora, o CNJ não obteve informações de recursos recebidos por Lewandowsky porque só investigou pagamentos realizados entre 2009 e 2010, quando o ministro já havia deixado o tribunal de São Paulo. Afirmou ainda que os dados de pagamentos do TJ-SP estão com técnicos da corregedoria e não teve pessoalmente acesso aos números.

Imposto de Renda
A ministra negou que tenha quebrado sigilos, mas afirmou que os técnicos da Corregedoria se utilizaram de informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), da folha de pagamento dos juízes e servidores, e declarações de imposto de renda. Ela afirmou ainda que a lei determina que dados dos dependentes na declaração de renda dos investigados também sejam investigados.

“O Coaf nos informa o valor das transações. A lei determina que, ao verificar declaração de renda, verifiquemos também os dados dos parentes dependentes. A lei diz que os dependentes também devem ser investigados”, diz.

Segundo ela, utilizar informações do Coaf não configura quebra de sigilo. “Não [é quebra de sigilo] porque o Coaf é órgão parceiro ele tem indicativo em lei de que pode fornecer informações para órgãos de fiscalização. O CNJ é órgão de controle administrativo do Judiciário.”

A ministra explicou que o Coaf informa ao CNJ as transações consideradas suspeitas, e o conselho, a partir daí, verifica a declaração de renda do juíz. De acordo com Eliana Calmon, transações suspeitas são as superiores a R$ 250 mil por ano, considerando o salário máximo de um magistrado.

Ela negou que mais de 200 mil pessoas estejam sendo investigadas pelo CNJ, confirme noticiou a imprensa. Segundo ela, menos de 500 servidores e juízes estão sendo investigados.

Limite ao CNJ
Eliana Calmon também comentou a decisão liminar (provisória) do ministro do STF Marco Aurélio Mello de limitar o poder do CNJ de investigar e punir juízes. Ela afirmou determinou que os técnicos da corregedoria interrompam as diligências nos tribunais, mas concluam um relatório com as informações já coletadas.

“Eu aguardo a manifestação [do plenário]. Vou cumprir as liminares inteiramente, mesmo que inconformada com elas. Paramos a investigação. Vou pedir aos técnicos que terminem os trabalhos e apresentem os relatórios, que serão guardados num cofre”, disse.


Fonte:Portal G1.com

Economia: BC reduz para 3% previsão de crescimento da economia brasileira

O Banco Central reduziu para 3% a previsão de crescimento da economia brasileira em 2011. A projeção anterior era de 3,5%. Segundo relatório da instituição, o cenário econômico global sofreu uma deterioração nos últimos meses e há uma tendência de continuação das condições mais restritivas no exterior. O órgão também lembrou a influência de ações da política implementadas entre o final de 2010 e meados de 2011. Informações do BN.

Brasil: Humorista Chico Anysio voltou a ser internado

O humorista voltou ao hospital menos de 24h de ir para casa-Foto:Divulgação/reprodução

Menos de 24 horas depois de ter recebido alta e ter deixado o Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, o humorista Chico Anysio voltou a ser internado na tarde desta quinta-feira (22).

A informação foi divulgada por sua mulher, Malga Di Paula, no Twitter. "Sim, infelizmente, o Chico voltou para o hospital", escreveu, sem dar mais explicações sobre os motivos que teriam levado o humorista de volta ao centro hospitalar.

Chico Anysio havia sido internado no dia 30 de novembro por causa de uma infecção urinária, e, logo após sua saída do hospital, ele havia comemorado no Twitter que poderia passar o Natal ao lado dos familiares: "olá, amigos! Voltei pra casa hoje depois de mais uma temporada no hospital. Estou feliz porque vou passar o Natal em casa e ansioso para voltar a trabalhar", escreveu.

A assessoria de imprensa do humorista não havia sido localizada para comentar o estado de saúde do artista.

Fonte:Portal Terra/Rio

Vestibular 2012: UESB divulga resultado




A UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, divulgou hoje (22) o resultado do processo seletivo Vestibular 2012. A relação dos aprovados no processo seletivo pode ser conferida pelo site http://www.uesb.br/



A pré-matrícula para os cursos do primeiro período letivo será realizada no período de 9 a 13 de janeiro de 2012 e a matrícula, de 23 a 27 do mesmo mês. A classificação dos candidatos será disponibilizada na primeira semana de janeiro.

Os candidatos aprovados para a segunda fase da seleção do curso de Licenciatura em Artes, com habilitação em Dança ou Teatro, devem consultar o Edital nº 126/2011, que traz mais detalhes sobre processo.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Permanente de Vestibular através dos telefones (77) 3424-8607 ou (77) 3424-8757.

Fonte:Ascom/Uesb

Salvador: Confira o que funciona no Natal e fim de ano na capital baiana

Salvador, capital baiana que encanta a todos-Foto:Google

Shoppings:

Paseo – Até o dia 23, abre das 9h às 22. No dia 24, véspera de Natal, funciona das 9h às 18h. No domingo, 25, apenas o Cine Vivo funciona, de acordo com a programação da Saladearte. O funcionamento da parte de alimentação é opcional para cada loja. No dia 31, a abertura é das 9h às 15h. E no dia 1º de janeiro, funciona normalmente apenas o Cine Vivo. Assim como no dia 25, o funcionamento da parte de alimentação é opcional para cada loja no primeiro dia de 2012.

Salvador Shopping - Entre os dias 19 e 23/12, as lojas ficam abertas das 9h à 1h. No dia 24, véspera de Natal, o Shopping funcionará das 9h às 19h. Já no dia 25/12, o Game Station e o Cinema vão funcionar das 12h às 21h. A Praça de Alimentação, o Boulevard dos Restaurantes e o Espaço Gourmet terão abertura opcional. As lojas e os quiosques estarão fechados. No dia 31, o funcionamento vai das 9h às 17h. Já no dia 1º de janeiro, o Game Station e o Cinema funcionam das 12 às 21h. A Praça de Alimentação, o Boulevard dos Restaurantes e o Espaço Gourmet terão abertura opcional. As lojas e os quiosques estarão fechados.

Iguatemi – Até o dia 22, funciona normalmente das 9h até meia-noite. Nos dias 23 e 24, véspera de Natal, acontece o Plantão 32 horas, das 9h do dia 23 até as 17h do dia 24. Nos dias 25 e 1º de janeiro, as lojas ficarão fechadas, mas a Praça de Alimentação e Lazer, inclusive os cinemas, abrem a partir das 12h. Nos dias 26 a 30/12, o funcionamento do Iguatemi é normal, das 9h às 22h; e no dia 31/12, das 9h às 17h.

Piedade – Até o dia 23, o shopping funciona normalmente das 9h às 22h. Na véspera de Natal, 24, ficará aberto das 9h às 18h, fechando no dia de Natal, 25. Dos dias 26 a 30, o funcionamento volta ao horário normal, das 9h às 21h. No dia 31, o Piedade funcionará das 9h às 18h, fechando no dia 1º de janeiro.

Itaigara - Até o dia 23, o shopping funciona das 9h às 22h. Na véspera de Natal, 24, e no dia 31, o horário de funcionamento é das 9h às 18h. Nos feriados dos dias 25 e 1º de janeiro, o shopping estará fechado.

Center Lapa – Até o dia 23, o shopping funciona das 9h às 22h. No dia 24, o funcionamento vai das 9h às 18h. No dia 25, o Lapa estará fechado. Entre os dias 26 e 30, o shopping funciona normalmente, das 9h às 21h. No dia 31, o funcionamento será das 9h às 18h. No dia 1º de janeiro, o shopping estará fechado.

Paralela – Até o dia 23, o shopping abre das 9h à 1h. Já no dia 24, o funcionamento vai das 8h às 18h. No dia de Natal, 25, apenas a parte de alimentação e o cinema irão funcionar. No dia 31, o Paralela funciona das 9 às 18h. Já no dia 1º de janeiro, estarão funcionando apenas a parte de lazer e alimentação, além do cinema.

Barra – Até o dia 23, o horário de funcionamento é de 9h à 1h da manhã. No dia 24, o shopping abre das 9h às 18h. No dia 25, feriado de natal, o Barra estará fechado. Entre os dias 26 e 30, o horário de funcionamento é normal, das 9h às 22h. No dia 31, o funcionamento vai das 9h às 18h. No primeiro dia de 2012, o shopping estará fechado.

Shopping Salvador Norte - Até o dia 23, o funcionamento vai das 9h à 1h da manhã. No dia 24, o shopping fica aberto das 9h às 19h. No dia 25, apenas a praça de alimentação (opcional), cinema e lazer estarão abertos, das 12h às 21h. No dia 30/12 o Salvador Norte abre normalmente, das 9h às 22h. No dia 31 funciona das 9h às 17h e no dia 1º de janeiro as lojas e quiosques estarão fechados. Somente atividades de lazer e praça de alimentação (opcional) estarão funcionando, das 12h às 21h.

Supermercados:

Atakarejo - Nos dias 24 e 31, o horário de funcionamento das lojas do Atakadão Atakarejo será o seguinte: Baixa do Fiscal - até as 12h; Calçada - até as 18h; Iguatemi, Estrada do Côco, Caminho de Areia - até as 20h. Nos dias 25 e 1º de janeiro, apenas a loja da Estrada do Coco irá funcionar, das 6h às 14h.

Hiper Bompreço - Nos dias 24 e 31 de dezembro as lojas Hiper Bompreço e Bompreço funcionam até as 20h. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, as lojas estarão fechadas. O Hiper Bompreço de Itabuna funciona até as 19h, nos dias 24 e 31, e permanece fechado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Makro – A loja do Iguatemi abre das 7h às 23h até o dia 23. Na véspera de Natal (24), e no dia 31 de dezembro, a loja abre das 7h30 às 18h. No dia de Natal (25) e no dia 1º de janeiro, a loja estará fechada. Já a loja da BR-324 (Pirajá) funciona das 7h às 20h30 até o dia 23. No dia 24 e no dia 31, a abertura será das 7h às 17h. No dia de Natal (25) e no primeiro dia de janeiro, a loja estará fechada.

G Barbosa – Todas as unidades do G Barbosa funcionam nos dias 24 e 31, das 7h às 19h. A exceção fica por conta da unidade de Fazenda Grande, que abre às 7h30, mas também fecha às 19h. Nos dias 25 e 1º de janeiro, as lojas estarão fechadas.

Extra - As lojas Extra Supermercado, de 21 a 23 de dezembro, irão funcionar até meia-noite. No dia 24, as lojas fecharão às 19h. No dia 25 de dezembro, todas as lojas estarão fechadas.

Atacadão – Fechado nos feriados de natal (25/12) e 1º de janeiro. Na véspera de Natal (24) e no dia 31, o horário de funcionamento é das 7 às 18h.

Mercantil Rodrigues – Nos dias 24 e 31 de dezembro, funcionamento das 7h às 18h. Fechado nos dias 25/12 e 1º de janeiro.

Lazer e Servicos:

Zoológico – O funcionamento será normal, das 8h30 às 17h, inclusive nos dias 24 e 25, 31/12 e 1º de janeiro. O zoológico fica fechado apenas às segundas-feiras.

Correios - Nos dias 25, 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, todas as agências dos Correios estarão fechadas. No dia 24/12, apenas as agências que abrem aos sábados terão funcionamento normal.

Órgãos públicos municipais – Para o Natal, os órgãos ligados à Prefeitura terão o funcionamento normal de fim de semana, já que o feriado cai em um domingo(25).

Órgãos públicos estaduais – Todos os órgãos funcionam normalmente até o dia 23 e do dia 26 ao dia 30 de dezembro. Já órgãos ligados às áreas de saúde e segurança funcionarão em suas escalas normais de plantão.

SAC - Os quatro postos SAC de Salvador que funcionam nos principais shoppings de Salvador estarão abertos no sábado, dia 24 de dezembro, véspera do feriado de Natal. Os horários de atendimento serão diferenciados para as unidade do Barra (7h às 13h), Iguatemi (7h às 17h), Paralela e Salvador Shopping (ambos das 9h às 18h). No interior e demais postos da capital, o atendimento estará suspenso nesta data. Os serviços em todo o Estado serão retomados na segunda-feira (26). Para a Ano Novo, a rede SAC também terá funcionamento diferenciado. Na sexta-feira (30), o atendimento ocorrerá normalmente em todas as unidades. Já no sábado (31), apenas o SAC Barra estará aberto ao público, das 9h às 13h. O funcionamento dos postos será regularizado no primeiro dia útil de 2012 (2 de janeiro).

Comércio – Segundo o sindicato dos Lojistas, nos dias 25 (feriado de Natal) e 1º de janeiro, o comércio em Salvador estará fechado. Nos dias 24 (véspera de Natal) e 31, o comércio funciona até as 18h. Nos demais dias, o funcionamento vai até as 22h.

Bancos – Segundo comunicado da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos funcionam normalmente nos dias 23 e 29/12. No dia 30, último dia útil do ano, os bancos estarão fechado, reabrindo normalmente no dia 2 de janeiro (segunda-feira).

Hemoba – A unidade de coleta da Vasco da Gama funciona normalmente nos dias 24 e 31, das 7h30 às 12h30. Como o Hemoba não funciona aos domingos, o local estará fechado nos dias 25 e 1º de janeiro.

Sucom - Entre os dias 21 de dezembro e 2 de janeiro, o atendimento na sede da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) – Av. ACM, Empresarial Thomé de Souza – vai começar mais cedo, às 8h, e será encerrado às 14h. O Disque Poluição Sonora (2201-6660) funcionará 24 horas; o call center da autarquia, o Alô Sucom (2201-6900), atenderá normalmente, das 7h30 às 19h30; e os serviços online (abertura de processos) estarão disponíveis no site do órgão (www.sucom.ba.gov.br) a qualquer tempo. A partir do dia 3 de janeiro, o horário de atendimento presencial ao público volta ao regime original, das 9h às 17h.

Fonte: Redação do jornal atardeonline/redação


Judiciário: Justiça do Trabalho anula demissões na Azaléia

 
 
A Justiça do Trabalho decidiu, na quarta-feira (21), anular todas as demissões sem justa causa realizadas pela Vulcabrás/ Azaleia. Os desligamentos foram anunciados na sexta (16), após o anúncio do fechamento de seis fábricas no interior da Bahia. A liminar, concedida pela juíza plantonista Ana Lúcia Moreira Álvares, atende pedido formulado pelo Ministério Público do Trabalho em ação civil pública ajuizada na terça (20). Em comunicado, o órgão informou que a empresa tem prazo de dez dias para estabelecer negociação com o sindicato dos trabalhadores para a definição de um plano de demissão que reduza os efeitos sociais do encerramento das atividades das fábricas e estabeleça critérios para os que optarem pela permanência ou pelo desligamento. A decisão judicial determina que todas as demissões feitas este mês perdem os efeitos e a empresa está proibida de realizar qualquer outro  desligamento ou transferência de funcionário até que sejam estabelecidos "os termos, prazos e medidas mitigadoras da dispensa em massa com o sindicato dos trabalhadores". O grupo empresarial terá ainda que manter o pagamento dos salários a todos os empregados, além dos demais benefícios. Caso a decisão sejam descumprida, foi estabelecida multa de R$ 5 mil por cada trabalhador afetado. A Vulcabrás/Azaleia terá ainda que manter o pagamento dos salários a todos os empregados, além dos demais benefícios.

Fonte:Bahianoticias

Bahia: Wagner confirma o Dep. Federal Rui Costa na Casa Civil

 
O governador Jaques Wagner confirmou nesta quarta-feira (21) que o deputado federal Rui Costa (PT) irá para a Casa Civil, em substituição a Eva Chiavon, atualmente na secretaria-executiva do Ministério do Planejamento. O parlamentar já foi secretário de Relações Institucionais do Estado durante a primeira gestão petista. Agora, ele terá uma função semelhante, já que cabe à Casa Civil a articulação para tocar os projetos mais importantes para o governo, como a Fiol e o Porto Sul. Já o substituto do secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, que disputará a prefeitura de Candeias pelo PT, ainda não foi decidido. As mudanças na Casa Civil e na Sefaz devem acontecer em janeiro. Com informações da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Brasil: Câmera de Campinas -SP também cassa prefeito Dermétrio Vilagra





O prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), foi cassado por 29 votos a favor contra quatro contrários na noite desta quarta-feira. Foram 33 horas de leitura das 1.440 páginas do relatório da Comissão Processante (CP) e mais cinco horas para os discursos dos vereadores, do próprio prefeito e de dois advogados de defesa, além da contagem dos votos nominais dos parlamentares. Vilagra é o segundo prefeito a ser cassado na cidade em quatro meses.

No começo da noite, o plenário, que na maior parte do dia esteve vazio, foi ocupado tanto por populares partidários de Vilagra como por opositores. O agora ex-prefeito fez um discurso de 40 minutos afirmando ser inocente. "Nada há contra mim", repetiu. "Essa CP é uma peça de ficção", afirmou. O advogado de defesa, Hélio Silveira, disse que a CP se baseou em declarações de um réu confesso, o ex-presidente da Sanasa, Luiz de Aquino, delator do esquema que acabou por derrubar o antecessor de Vilagra do cargo. "Mas que não trouxe provas concretas da participação de Demétrio Vilagra em quaisquer fatos."

De acordo com a CP, Vilagra tem responsabilidade nas ações do governo quando era vice e substituiu o então prefeito Hélio de Oliveia Santos (PDT), o Dr. Hélio, que foi cassado por outra CP por improbidade administrativa em 20 de agosto. Segundo a comissão, Vilagra sabia das ações de desvio de dinheiro dentro do governo e não fez nada para impedir que a ocorrência continuasse. O petista chegou a ser afastado entre 28 de outubro e 3 de novembro, mas retornou ao cargo por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. Agora, o cargo será ocupado pelo presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT), que terá que convocar eleições.




Fonte: Portal Terra


Foto:Google

Enem 2011: Consulta de cursos e vagas pelo SiSu 2012 a partir de 26/12

 

               
Estudantes de todo o país interessados em ingressar no ensino superior público em 2012 poderão consultar, a partir de segunda-feira, 26, cursos e vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. As inscrições para o processo de 2012 serão abertas em 7 de janeiro próximo. O Sisu selecionará os candidatos por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.

No primeiro semestre do próximo ano, o sistema oferecerá 108.552 vagas — 30% a mais em relação ao mesmo período de 2011 — em 3.327 cursos. O número de instituições de ensino também aumentou, de 83 para 95, nos 26 estados — não serão oferecidas vagas em instituições do Distrito Federal.

As inscrições serão abertas à zero hora de 7 de janeiro e se estenderão até a meia-noite do dia 12 do mesmo mês. O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.

Diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6 horas da manhã para atualização, em 2012 ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Resultados — O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. As instituições de ensino superior participantes do processo terão prazo de 19 a 23 do mesmo mês para registrar as matrículas no sistema.

A segunda chamada será divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Elas serão registradas pelas instituições de 30 de janeiro a 1º de fevereiro.

Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas poderão ainda pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições. O prazo vai até 2 de março.

A consulta sobre cursos e instituições, a partir de segunda-feira, 26, deve ser feita na página do Sisu na internet. Mais informações pelo telefone 0800 616161, das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e durante 24 horas diárias nos períodos de inscrição.

Enem — Já estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os resultados do Enem de 2011. O resultado individual pode ser conferido pelo candidato na página do exame na internet. É necessário informar CPF e senha. Também é possível consultar o resultado com a apresentação do número de inscrição e senha. Caso não se recorde da senha, o estudante pode recuperá-la no próprio sistema, mediante informação de CPF. A senha será encaminhada por e-mail ou mensagem SMS.

Com base em informações da Polícia Federal do Ceará, o Inep decidiu cancelar as 14 questões do pré-teste de todos os estudantes do Colégio Christus, de Fortaleza, incluindo aqueles do cursinho pré-vestibular da instituição. Ao todo, 1.139 estudantes tiveram as questões anuladas. O Ministério da Educação e o Inep ainda aguardam as conclusões do inquérito policial para tomar medidas cabíveis nas instâncias administrativa e criminal.


Fonte:Assessoria de Comunicação Social do MEC
Imagem: Google
Confira as vagas por instituição, curso e turno disponíveis no Sisu de 2012

Confira o cronograma do Sisu de 2012

Educação: Inep divulga resultado do ENEM 2011

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou  as notas dos candidatos no último Enem http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem Para ter acesso à nota, o candidato deve informar CPF ou o número de inscrição e a senha cadastrada.
Quase todas as universidades federais vão utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os alunos que ocuparão as vagas oferecidas para o primeiro semestre de 2012. A adesão à prova cresce a cada ano, mas a forma como cada instituição aproveita o resultado do Enem varia.
Enquanto algumas instituições optaram por extinguir o vestibular e utilizar o exame como única forma de seleção, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), outras reservam apenas parte das vagas para o Enem e mantêm seus processos seletivos próprios. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por exemplo, destina 5% das vagas para o exame, enquanto a de Viçosa (UFV) reserva 80% para o Enem e 20% para o seu processo de avaliação seriada.

Outro formato adotado é a substituição da primeira fase do vestibular pela prova do Enem, como faz a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde o ano passado. 'Um dos nossos objetivos [ao aderir ao Enem] era capilarizar o vestibular e isso de fato aconteceu. Tivemos candidatos de todas as partes do país e isso é muito bom em termos de mobilidade', avalia a pró-reitora de Graduação da instituição, Antônia Vitória Aranha.

Segundo ela, a universidade não descarta a possibilidade de, no futuro, substituir totalmente o processo seletivo pelo Enem. 'Por enquanto, mantemos a segunda fase, mas entendemos que a tendência é que haja um processo unificado no país inteiro. Não diria que essa decisão será daqui a um ou dois anos, a UFMG é uma universidade mais tradicional que zela muito pelo seu processo seletivo. Mas o Enem, sem dúvida, é um avanço'.
Outras instituições aderiram ao exame de forma mais tímida. A Universidade de Brasília (UnB) utiliza o Enem apenas para preencher vagas remanescentes do seu vestibular tradicional. Em outras universidades, uma das possibilidades oferecidas ao candidato é utilizar o resultado do Enem para melhorar a nota do vestibular. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, o participante faz a primeira fase e a nota do Enem pode compor 20% do resultado final.
'A gente ainda não discutiu a possibilidade de o Enem vir a substituir completamente a nossa primeira fase. Isso depende primeiro que haja uma estabilidade que nos permita acompanhar os resultados e compará-los com o da nossa primeira fase. Mas o Enem tem todas as características de uma boa prova', avalia Maurício Kleinke , coordenador executivo da Comissão de Vestibular da Unicamp.

As universidades públicas que aderem ao Enem como fase única seja com todas as vagas ou parte delas participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta e os processos de seleção. De posse da nota, o candidato pode se inscrever em diferentes instituições, avaliando qual é a sua chance de ser aprovado a partir das notas de corte divulgadas. O total de vagas que serão oferecidas no Sisu para o primeiro semestre de 2012 só será divulgado em janeiro, quando o sistema deve entrar no ar. No primeiro semestre de 2010, 83 instituições participaram do sistema, com 83 mil vagas disponíveis.

fonte:estadão

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Irecê: Presidente da Embasa diz que acusações do Dep. Joacy Dourado "não procedem"

 
 
Foto: Dep. Joacy Dourado reprodução/google
O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, negou que o governo do Estado tenha feito uma licitação “irresponsável” para a obra da adutora do Rio São Francisco. A crítica foi proferida por um correligionário da gestão estadual, o deputado Joacy Dourado (PT), em entrevista à Rádio 101 News, afiliada da Rede Tudo FM 102,5 em Irecê, no centro-norte baiano (leia aqui e ouça a declaração aqui). Abelardo, que também é filiado ao PT e foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto da Bahia (Sindae), garante que as acusações “não procedem”. “Só para fazer uma retrospectiva, a obra foi planejada em três etapas. A primeira está em execução e é prevista para concluir em junho de 2012. O valor é de R$ 75 milhões e tem recursos assegurados do governo e da própria Embasa”, relatou. Segundo ele, a abertura da concorrência pública é “somente para serviço”. A empresa estadual compra o material, “para que ele saia mais barato”, e licita a confecção da obra. A licitação para a segunda etapa, no entanto, terá de ser reaberta.
 
O presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, explicou ao Bahia Notícias que a segunda etapa da obra da adutora do Rio São Francisco – com recursos na ordem de R$ 32 milhões emprestados ao órgão pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) – também foi licitada, embora seja alvo de contestação judicial por uma das concorrentes. “Ela [a licitação] foi feita normalmente, inclusive tinha um vencedor, mas uma das empresas foi inabilitada, entrou com um mandado de segurança e conseguiu uma liminar da Justiça”, elucidou. A outra parte interessada alega ser apta a realizar as obras, mas não teria apresentado os documentos comprobatórios, segundo a instituição responsável pelas águas baianas. Por isso, o edital deve ser reaberto. “Apesar de ser uma empresa que trabalha para a Embasa, ela não apresentou os documentos exigidos no edital, atestando que tinha feito obra similar”, argumentou Abelardo. “Por isso, vamos dispor de agravo de instrumento e reabrir a licitação”, garantiu. A terceira e última etapa, ainda não licitada, terá um valor de R$ 72 milhões, “conseguidos pelo governador junto ao governo federal, aprovado pelo Ministério das Cidades e pela Caixa [Econômica Federal], através da verba do PAC 2 [Plano de Aceleração do Crescimento] e a liberação deve ser aprovada nos próximos dias”. Segundo o administrador da empresa estadual, “a licitação foi perfeita, com todos os recursos assegurados”. “Infelizmente temos que conviver com isso, empresas que ficam insatisfeitas por algum motivo e entram com uma liminar”, lamentou. Questionado sobre os possíveis motivos da reclamação de Joacy Dourado, Abelardo deu de ombros. “Realmente, eu não sei”, concluiu.
 


presidente da Embasa-Foto:reprodução
Fonte:republicado do site Bahia notícias.

Enem 2011: MEC pode anular questões para mais alunos de Fortaleza

O Ministério da Educação pode anular questões do Enem também para alunos do cursinho do Colégio Christus, de Fortaleza. A decisão depende de investigação da Polícia Federal, ainda em andamento. Desde o começo de novembro, 14 questões estão anuladas apenas para 639 alunos do 3º ano desse colégio.

Reportagem publicada pelo site da revista Veja na sexta-feira mostrou trechos de inqúerito da PF, segundo o qual dois estudantes do curso pré-vestibular, Amanda Galdino Carneiro e Robert Pouchain Ribeiro Neto, ambos de 20 anos, confirmaram o recebimento das mesmas apostilas distribuídas aos alunos do curso regular do colégio. Diante do delegado da PF, Amanda afirmou, segundo registro do inquérito em andamento: "(...) o terceiro ano regular funciona na mesma sala do cursinho pré-vestibular, portanto, os alunos do terceiro ano do ensino médio e os alunos do curso pré-vestibular tiveram acesso ao mesmo tipo de material fornecido pelo colégio para a preparação do Enem 2011".

O testemunho de Amanda foi confirmado pelo colega Robert, que acrescentou que "não chegou a resolver as questões, sendo certo que ao saber que em torno de nove das questões caiu (sic) no primeiro dia de prova decidiu estudar os dois cadernos da matéria do dia seguinte (...)." No dia 26 de outubro, três dias após o Enem 2011, o Estadão.edu mostrou que alunos, inclusive de fora do Christus, já discutiam as questões idênticas na rede desde sábado, primeiro dos dois dias de prova do Enem.

O inquérito da PF também mostrou que os fiscais do pré-teste aplicado no Christus, em outubro de 2010, não apenas foram contratados pelo próprio Colégio Christus, como  "mantinham laços profundos com a instituição": todos foram ex-alunos ou estudam na Faculdade Christus.

Ontem, o procurador Oscar Costa Filho requeriu à Justiça Federal que dê 72 horas ao MEC para informar quais procedimentos estão sendo tomados em relação à investigação da PF e para identificar os alunos que tiveram acesso às questões antecipadas. "O MEC está fazendo isso (investigando) em segredo", disse o procurador hoje. "Só o Christus tem o nome desses alunos - vamos ter que contar com a colaboração deles para investigar".

Histórico
Em 26 de outubro, o Estadão.edu revelou em primeira mão que um álbum no Facebook mostrava questões de um simulado do Colégio Christus idênticas a algumas das perguntas da prova. No mesmo dia, o MEC cancelou a prova (inteira) para os 639 alunos do 3º ano desse colégio.

O MEC havia decidido reaplicar o Enem aos alunos do Christus nos dias 28 e 29 de novembro, quando a prova é aplicada em presídios. Mas o Ministério Público Federal do Ceará entrou com ação judicial para anular a prova em todo o Brasil - ou pelo menos as questões repetidas. A Justiça Federal no Ceará optou por anular 13 questões no País inteiro. O MEC recorreu, e o desembargador do TRF da 5ª região determinou a anulação de 14 (não 13) questões apenas para os alunos do 3º ano do Christus, que também possui um cursinho pré-vestibular. No dia 11 de novembro, o MPF protocolou novo recurso, solicitando a cassação da decisão do TRF-5, para que vigorasse a decisão anterior da Justiça Federal do Ceará.

Fonte:republicado do estadaoonline de 20/12/11.

Concurso: SSP da Bahia abre inscrições via Reda para diversos cargos




A Secretaria da Segurança Pública (SSP) iniciou as inscrições para as vagas de servidores contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O prazo vai a próxima quarta-feira, 28, e os candidatos devem comparecer na sede da SSP, localizada na 4ª Avenida, 430, Centro Administrativo da Bahia (CAB), das 9h às 12h e das 14h às 17h, para entrega dos documentos.

As vagas para Salvador e Vitória da Conquista são para motorista, atendente de telemarketing e recursos humanos, dentre outras áreas. Os documentos para inscrição, duração do contrato de prestação de serviço e outras informações podem ser acessadas por meio do edital.



Mais informações acesse http://www.ssp.ba.gov.br/


Fonte: Redação do jornal de atarde

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Economia: Ações da Kroton Educacional registra desvalorização após compra da Unopar




No mesmo dia em que anunciou a compra da Unopar, Kroton Educacional registrou uma desvalorização no preço das ações de 3,45% Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os títulos do grupo que abriram o pregão de sexta-feira (18) valendo R$ 20, terminaram avaliados em R$ 18,73. A queda é foi superior ao índice Bovespa que encerrou o dia com baixa de 0,42%. A Kroton adquiriu 100% do capital social da Unopar pelo valor de R$ 1,3 bilhão.

A transação, que deve ser consolidada nos próximos seis meses, envolve o maior valor já pago por uma empresa londrinense. A Unopar não quis se pronunciar sobre a negociação, limitando-se a emitir uma nota oficial. Em Londrina, a Kroton já possui a Faculdade Pitágoras.

O valor total da transação será pago em duas etapas. Na primeira, com alienação de 80% do capital social, serão R$ 650 milhões à vista, R$ 260 milhões até dia 14 de março de 2012 e R$ 130 milhões em 12 meses do fechamento. A segunda etapa, com a incorporação dos 20% do capital social remanescente, será paga com 13.877.460 units (ações da Bolsa de Valores) da Kroton.

"Os indicadores financeiros combinados da Kroton e da Unopar posicionam a companhia em um novo patamar de desempenho, com margens elevadas e sustentáveis, com destaque especial à expressiva geração de caixa observada na operação da Unopar", disse Rodrigo Galindo, presidente do Grupo Kroton, em nota à imprensa.

As direções dos dois grupos foram procuradas, no entanto, as assessorias de imprensa informaram que não seriam repassados detalhes da negociação.

Os grupos

A Kroton Educacional é uma empresa de capital aberto, que tem como sócios um dos maiores fundos de private equity do mundo, a Advent International. Com 40 anos de trajetória, a companhia vem adquiriu empresas educacionais do ensino superior desde 2001. Entre as negociações mais recentes, incorporou o grupo Iuni que atua nas áreas de graduação e pós-graduação com as marcas Unic, Unime e Fama em 2010. Além disso, fez aquisição da totalidade das quotas de emissão da União Sorrisense de Educação Ltda. (USE), sociedade mantenedora da Faculdade de Sorriso (Fais), com dez unidades de ensino superior situadas no Mato Grosso, em setembro deste ano.

Atualmente, a Kroton possui 24 faculdades próprias, com a marca Pitágoras, e 16 com a marca Iuni, em dez estados brasileiros. No ensino básico, só a marca Pitágoras possui 720 escolas associadas no Brasil, além de seis no Japão. A Kroton também está presente na área pública com a marca Projecta, criada e formada por educadores, em vários municípios nacionais.

Com a aquisição da Unopar, fundada em 1972 e com 162 mil alunos, sendo 146 mil em cursos de graduação à distância e três campi no Norte do Paraná, a Kroton se consolida como uma das principais organizações educacionais do mundo, com mais de 264 mil alunos no ensino superior e 45 campi distribuídos por todas as regiões do País. No segmento de Ensino a Distância (EAD), a Kroton terá, com a compra da Unopar, a maior plataforma nacional, totalizando 616 polos em 467 cidades – 469 polos vieram da Unopar. A Kroton mantém sua atuação no segmento de educação básica, na qual conta com 281 mil alunos distribuídos em 771 escolas associadas.




Fonte: Gazeta do povo/pr

Bahia: Governo do Estado vai transferir as contas dos servidores do BB para a Caixa Econômica Federal



A transferência da administração da folha de pagamento dos 250 mil servidores públicos da Bahia do Banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal já é certa. A mudança, abordada pelo governador Jaques Wagner no lançamento da pré-candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino à prefeitura de Salvador pelo PT, também foi garantida pelo vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco, Geddel Vieira Lima (PMDB). “Já foi aprovada pelo Conselho da Caixa. Agora só falta operacionalizar”, afirmou ao Bahia Notícias o peemedebista. Nos bastidores se comenta que Geddel, adversário ferrenho da gestão Wagner, teria sido contrário à negociação. Com a mudança, o Estado lucraria cerca de R$ 500 milhões. Informações do site Bahia notícias.

Vesitbular 2012: UFBA divulga gabaritos do 2º dia,resultado final em 31/01/12




A UFBA- Universidade Federal da Bahia, divulgou no início dessa noite(19) os gabaritos do segundo dia das provas da segunda fase.

Na manhã desta segunda-feira, os candidatos responderam a questões discursivas de Física, Química, História, Geografia e Língua estrangeira.

O gabarito do primeiro dia de provas também está disponível no site da instituição, que promete divulgar o resultado final do certame no dia 31 de janeiro de 2012.

Abstenção - Segundo a Universidade, de um total de 12.149, 812 dos vestibulandos não compareceram às provas da segunda fase, o equivalente a 6,7% de abstenção



Confira os gabaritos no site da instituição http://www.vestibular.ufba.br/

Concursos: Caixa Econômica Federal abre inscrições para Médico do Trabalho




Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 19, as inscrições para o concurso de formação de cadastro reserva para médico do trabalho da Caixa Econômica Federal. A remuneração é de R$ 5.801 para 30 horas semanais. Para participar da seleção, além de ser graduado em medicina, o candidato deve ter o certificado de especialização em medicina do trabalho.

As vagas são para o Distrito Federal, Paraná, Goiás, Pará, Rio de Janeiro e Recife. No ato da inscrição, o candidato deve escolher uma dessas opções. O candidato que não aceitar trabalhar na unidade indicada pela Caixa que esteja dentro do polo escolhido será desclassificado.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da Cesgranrio www.cesgranrio.org.br responsável pela organização do concurso, até o dia 8 de janeiro de 2012. O valor da taxa é de R$ 70.

A seleção é composta por provas objetivas sobre conhecimentos básicos e específicos, de avaliação de títulos e exames médicos. A expectativa é que as provas objetivas sejam realizadas no dia 29 de janeiro nas cidades de Belém, Brasília, Curitiba, Goiânia, Recife e Rio de Janeiro.

O prazo de validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Vantagens - Além de garantir o emprego na estatal, os aprovados têm direito a uma série de vantagens. Entre elas: participação nos lucros e nos resultados da empresa, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo vigente; possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar; auxílio refeição/alimentação e auxílio cesta-alimentação.


Fonte:ag.atardeonline/reprodução

domingo, 18 de dezembro de 2011

Futebol: Após show do Barça, técnico cita antigo estilo brasileiro

Jogadores festejam com o treinador -Foto:Reuters/reprodução

O técnico Josep Guardiola está somente há três anos à frente do Barcelona. Mas já é possível falar em "Era Guardiola".

São 13 títulos conquistados em 16. Há mais de três anos o time não sai de campo tendo menos posse de bola que um adversário. Mesmo com todas as conquistas, o treinador se mantém humilde. E revela a sua admiração pelo futebol brasileiro.

Questionado sobre se o Santos sentiu a intensidade do jogo do Barcelona porque o futebol praticado no Brasil é mais cadenciado, Guardiola foi polido.

"Não sei, porque não tenho estado no Brasil. Mas não vamos confundir a intensidade. Nós passamos a bola o mais rápido possível. Quando temos a bola nos pés, tocar o mais rápido possível. Isso cria desequilíbrio. Tocamos a bola quantas vezes necessário for para chegar ao gol. O Barcelona passa a bola como meu pai falava que vocês [brasileiros] faziam", cutucou o catalão.

"Estamos falando de uma equipe com jogadores muito bons. Diminuímos o espaço e trocamos bolas. Deslocamos o jogo através do passe. Os jogadores se reúnem em torno da bola", explicou, fazendo parecer fácil uma forma de jogar dificílima de ser posta em prática.

Instado a comparar esse Barcelona à Holanda de 1974, que foi vice-campeã mundial e que é a base do Barcelona, pois formou Johan Cruyff, que depois foi jogador e treinador da equipe catalã, Guardiola mostrou uma humildade rara de ser vista em treinadores tão vencedores.

"Para nós é uma honra que nos comparem a essa equipe. O Ajax, que personificou essa Holanda, ganhou três Copa dos Campeões. Mesmo a Holanda tendo sido vice-campeã, você não me perguntou da Alemanha [que ganhou a Copa de 1974]. Tomara que com o tempo sejamos lembrados como essa equipe, como o Santos de Pelé, o Milan do Sacchi", divagou Pep.

Guardiola fez questão de dedicar a conquista aos que não puderam estar presentes, caso dos atacantes David Villa e Afellay, machucados, e do seu assistente técnico Tito Vilanova, que retirou um tumor de sua glândula parótida no mês passado.

Com tantas conquistas, como é possível seguir com vontade de jogar? Guardiola tem a resposta na ponta da língua.

"Seria uma surpresa para mim se o time desistisse. Nossa meta é continuar jogando bem. Eventualmente sabemos que vamos perder. Mas estamos evoluindo. Isso depende de encontrar o ponto de exigência. Continuar com esse desejo de vencer. É uma honra e um privilégio treinar esse grupo de pessoas. Não é fácil seguir vencendo depois de tudo o que conquistamos", declarou.

Messi, eleito o melhor do Mundial e autor de dois gols na final mereceria um comentário à parte? Não para Guardiola, que elogiou, e muito, Thiago.

"Ele [Messi] fez uma grande partida, mas não quero personalizar. O Iniesta, o Thiago, todos foram muito bem. O Busquets, que é melhor volante do mundo. Queremos que o Messi se sinta bem", disse, para depois continuar elogiando o filho do ex-jogador Mazinho. "O Thiago jogou aberto e poderia sentir dificuldades por isso. Mas jogou pelo lado para limitar as ações dos Santos pelos lados e foi muito bem".

Por fim ele comentou a afirmação de que com o poderio econômico de times como o Barcelona será cada vez mais difícil para equipes brasileiras ganharem o Mundial. Ele discordou e deu a receita para os brasileiros.

"No Brasil e na América do Sul sempre haverá bons jogadores e bons times. Mas jogamos com nove canteranos [jogadores vindos das categorias de base do Barcelona] hoje e que custaram zero euro para nós", finalizou.





Fonte:Folhaonline.

Vestibualr 2012: UFBA divulga gabarito do domingo 18/12



A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou o gabarito do primeiro dia de provas do Vestibular 2012, realizadas neste domingo, 18.

Os candidatos responderam questões discursivas de Redação, Matemática, Português e Biologia, a depender do curso escolhido.

Nesta segunda-feira, 19, acontece o segundo dia de provas, quando os candidatos respondem questões, a depender do curso, de Física, Química, História, Geografia e Língua Estrangeira.

Para conferir os gabaritos acesse: http://www.vestibular.ufba.br/


Fonte:Redação de atarde