• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 8 de outubro de 2022

Bahia: Refinaria privatizada pelo governo aumenta 8,7% a gasolina e diesel 11,5% neste sábado(8)

 

                                             Brasil de fato/reprodução

                                         

A gasolina ficará 8,7% mais cara na Bahia a partir de sábado (8). O reajuste foi feito pela Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe. O reajuste do diesel varia de 11,3% (S 10) a 11,5% (S 500).

De acordo com a Acelen, os preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado, que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo.

A Acelen disse ainda que acredita em uma política transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado. 

Fonte: Calila Notícias  c/acréscimo em 08/10/2022

TV Francesa diz que eleição no Brasil decide o futuro do Planeta

foto:reprodução
                         
       
Em debate na emissora TMC, da França, jornalistas e especialistas concluíram que a eleição presidencial no Brasil, mais do que a democracia no país, coloca em risco o futuro do próprio planeta Terra.

"Lula e Jair Bolsonaro estão cabeça a cabeça. Mas com esta eleição, é um pouco o destino do planeta que está em jogo: apelidada de "os pulmões do planeta" com seus 5.500 milhões de km2, a floresta amazônica é continuamente vítima do desmatamento", diz o enunciado do programa “Quotidien”, que ressalta ainda que "esse fenômeno se acelerou sob a presidência de Jair Bolsonaro, enquanto Lula se apresenta como defensor da Amazônia".

“A razão pela qual todos deveríamos estar atentos a essa eleição é que, de uma certa maneira, é o destino do planeta que vai ser decidido nessa eleição presidencial”, afirma o jornalista Jules Grandin.

O programa ainda mostrou uma cartografia da atualidade mostrando como o desmatamento da Amazônia impacta na mudança climática em todo o mundo e lembra que "a maioria da população reside em grande parte nas costas litorâneas", que seriam as regiões mais afetadas pelo aquecimento do planeta.

O apresentador Yann Barthès lembra que a maior fronteira francesa se situa na Amazônia, com o Brasil - assista aqui (em francês).

Tensão no segundo turno

No geral, a imprensa europeia destaca a tensão no segundo turno da disputa presidencial no Brasil. 

"O Brasil está em uma encruzilhada: o político mais popular do mundo [Lula] é seguido de perto por um pária acusado de crimes contra a humanidade. Temos tempos sombrios pela frente", diz o também francês Le Monde.

O El País diz em editorial que "o mundo precisa de um Brasil democrático e próspero" ao falar do segundo turno no Brasil.

De acordo com o italiano Corriere de la Sera, "o que está em jogo no segundo turno é a própria democracia brasileira, em um cenário de polarização que vai aumentar nas próximas semanas".

Fonte: Revista Fórum - 08/10/2022

Novo vídeo resgatado nas redes mostra Jair e Carlos Bolsonaro defendendo política higienista "cresce e vira gado", VÍDEO

                                     foto:reprodução

Um novo vídeo resgatado nas redes sociais mostra Jair Bolsonaro (PL) e o filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PL), defendendo uma política higienista contra os brasileiros mais pobres, em política semelhante a realizada por Adolph Hitler durante a Ditadura nazista na Alemanha.

"Eu acredito em uma política de controle de natalidade que hoje em dia existem mais ou menos que hoje existem cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil que nascem e elas normalmente não têm expectativa de vida alguma a não ser inclusas em programas sociais e nesses programas sociais, elas acabam virando gado do governo federal", diz Carlos.

https://twitter.com/i/status/1578205261088571392

O vídeo ainda mostra um discurso de Jair Bolsonaro quando era deputado em que reclama do número de pobres que frequentam a praia no Rio de Janeiro.

"Não aconselho ninguém a ir à praia lá no meu querido Rio de Janeiro num sábado ou domingo de muito sol porque não tem lugar mais para se deitar. Ou se fica em pé, ou se fica dentro d'água ou se fica no calçadão. É gente demais. Nós temos que colocar um ponto final nisso se quisermos produzir felicidade em nosso país", diz Bolsonaro no vídeo, que mostra ainda o uso eleitoreiro do uso do Auxílio Brasil nas eleições feito por ele.

Esterilização em massa

Durante os quase 30 anos em que esteve na Câmara dos Deputados, Jair Bolsonaro defendeu uma política de esterilização em massa da população pobre, a exemplo do que fez Hitler ao defender a raça ariana na Alemanha nazista.

"Defendo a pena de morte e o rígido controle de natalidade, porque vejo a violência e a miséria cada vez mais se espalhando neste país. Quem não tem condições de ter filhos não deve tê-los. É o que defendo, e não estou preocupado com votos para o futuro”, disse ele em 1993 no plenário na Câmara.

Fonte: Revista Fórum - 08/10/2022

Eleições 2022: Arquidiocese de Belém bloqueia comentários no Instagram após convite a Bolsonaro


                                        foto:reprodução/instagram

Arquidiocese de Belém do Pará bloqueou e retirou comentários no Instagram após a repercussão negativa do boato de que haveria convidado Jair Bolsonaro para o Círio de Nazaré — o que não ocorreu.

As críticas fizeram também com que a Arquidiocese de Belém emitisse uma nota afirmando que não convidou o presidente para o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do estado.

“Tomamos conhecimento da presença do senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial. Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal. Entretanto reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação”, diz a nota.

Fonte:Metropoles -08/10/2022

Eleições 2022: Carcereiro de Lula na PF defende voto no petista contra Bolsonaro


O agente Jorge Chastalo Filho conduz o ex-presidente Lula a entrevista, na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR) - Marlene Bergamo/Folhapress
O agente Jorge Chastalo Filho conduz o ex-presidente Lula a entrevista, na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR) - Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress
CONFIRA O QUE DIZ O AGENTE FEDERAL AO COLUNISTA THIAGO HERDY NO SITE DO UOL DE HOJE(7), CONFORME LINK ABAIXO:

https://noticias.uol.com.br/colunas/thiago-herdy/2022/10/08/carcereiro-de-lula-na-pf-defende-voto-no-petista-contra-bolsonaro.htm 

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Eleições 2022: Descontrolado, Bolsonaro ataca Moraes, xinga Lula e critica falta de anúncio de ministros

 

                                             foto:reprodução

247 - Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, demonstrou descontrole nesta sexta-feira (7) em a ataques contra o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que saiu vencedor com 57 milhões de votos no primeiro e lidera as intenções no segundo turno, segundo as pesquisas Ipec e Quaest e DataFolha. 

Em coletiva à imprensa no Palácio da Alvorada, ao lado do jornalista José Luiz Datena, Bolsonaro, aos gritos, chamou Lula de “pinguço” e demonstrou irritação pelo fato do ex-presidente não ter anunciado seus ministros. “Vai ter José Dirceu na Segov, Gleisi Hoffmann na Casa Civil, Dilma nas Minas e Energia”, afirmou Bolsonaro, alterado. 

Após comparar nordestinos ao analfabetismo, Jair Bolsonaro afirmou que Lula que não trouxe melhorias para a região. “O que o ex-presidente Lula fez pelo Nordeste? Eles ficaram aí 14 anos no poder, nem mesmo um auxílio aos mais necessitados ele conseguiu dar em um valor razoável”, afirmou.

Bolsonaro também criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que quebrou o sigilo de mensagens de um assessor da Presidência, Mauro Cesar Barbosa Cid. A quebra do sigilo faz parte das investigações do inquérito das milícias digitais.

"O tempo todo usando a caneta para fazer maldade, tentar me tirar de combate, para desgastar. Já desafiei o Alexandre de Moraes, que vazou a quebra de sigilo telemático do meu ajudante de ordens, que é um crime o que esse cara fez", disse ele.

No entendimento do chefe de Estado brasileiro, Alexandre de Moraes visou Mauro Cesar Barbosa Cid porque ele "é um cara de confiança" dentro do governo.

Lula disse que anunciar nomes de eventuais ministros antes do resultado da eleição significaria chatear aliados que ficariam de fora, e ressaltou que quando chegou pela primeira vez à Presidência, em 2003, nomeou ministros que não eram de sua base de apoio, como Roberto Rodrigues (Agricultura) e Henrique Meirelles (Banco Central).

"Vou montar o governo não apenas com o meu partido e meus aliados aqui. Tem gente de fora que vai participar. E eu fico feliz quando vejo economistas importantes, economistas que trabalharam com Fernando Henrique Cardoso, que trabalharam com o Temer, que trabalharam com o Sarney dedicando o voto na minha candidatura", disse Lula em entrevista coletiva após receber o apoio de políticos do PSD.

Mais cedo nesta quinta-feira, os economistas historicamente ligados ao PSDB e respeitados pelo mercado Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Persio Arida divulgaram nota declarando voto em Lula.

Candidato a vice-presidente na chapa de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) foi um dos responsáveis por fazer acenos da campanha ao centro, ajudando a aglutinar o apoio desses economistas. Entre as declarações de votos recebidas nas últimas semanas, também está a do ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

Na entrevista coletiva, Lula também voltou a criticar o teto de gastos públicos, dizendo que o instrumento foi criado "para garantir o dinheiro dos banqueiros" às custas de investimentos em saúde e educação.

"Eu quero garantir o dinheiro da política social. É o dinheiro do arroz, do feijão, da carne, da cebola, do tomate, do litro de leite. Por isso nós vamos ter muita responsabilidade fiscal, social e responsabilidade com o Brasil", afirmou, lembrando que durante seu período no governo o Brasil sempre atingiu superávit primário.

"A responsabilidade fiscal não tem que estar na lei, tem que estar na responsabilidade do dirigente", acrescentou.

Em nota divulgada nesta quinta, a coordenação do programa de governo do petista disse reafirmar "o compromisso do presidente Lula com a construção de um novo regime fiscal que disponha de credibilidade, previsibilidade e sustentabilidade". Segundo a campanha, o teto de gastos será revogado, após ter perdido "toda credibilidade com Bolsonaro".

Fonte: Site 247 - 07/10/2022

Bahia: Gov. Rui diz que ACM Neto "vai se arrepender de não ter perdido no 1º turno"

                                       Arquivo Blog Jorge Luiz/Fique Informado - Abril/2022

O governador Rui Costa (PT) fez um forte discurso durante reunião com prefeitos, deputados em mandato, os Federais e Estaduais eleitos da base governista, coordenadores de campanha regional na noite da última terça-feira(04), em Salvador  para avaliação do resultado do 1º turno na Bahia. 

O candidato Jerônimo Rodrigues (PT) não venceu a eleição por 50 mil votos e disputa o 2º turno com ACM Neto(União). Rui citou cidades governadas por prefeitos que apoiaram Neto e onde Jerônimo teve expressiva votação. Um dos casos foi a cidade de Barra, no oeste da Bahia, onde  tanto o prefeito como a oposição apoiaram ACM Neto. “A Banda A, a Banda B e até a Banda C estavam com ele. E a gente venceu em Barra, e nosso candidato a deputado Estadual foi o mais votado da cidade”, disse Rui.

O governador também citou que dezenas de prefeitos já iniciaram conversas para apoiarem Jerônimo neste segundo turno e projetou que Neto deixará a eleição ainda menor do que entrou: “Ele vai se arrepender de não ter perdido no primeiro turno”, cravou Rui. 

A cidade da Barra, fica no oeste da Bahia, distante 677 km da capital baiana, tem uma população de  aproximadamente 54 mil habitantes(IBGE 2020) e o candidato Jerônimo teve 52,25% contra 42,37% de Neto. 

Vale destacar que o governo do Estado fez uma ponte interligando o município a cidade de Xique-Xique, obra essa que foi prometida por vários governadores que passaram pelo palácio de Ondina. 

A cidade de Xique-Xique é governada pelo prefeito Reinaldo Filho, o Reinaldinho (MDB) que já foi secretário de ACM Neto em Salvador, onde também o candidato do PT venceu com 2.733 votos de frente no município para o candidato apoiado pelo gestor.

Veja link do vídeo no momento da fala do governador.

https://www.facebook.com/ChapadaNews/videos/641974803964879

Fonte: (Bnews - 07/10/2022)  c/adaptações e acréscimo do Blog 07/10/2022

VÍDEO: Simone Tebet se emociona com discurso de Lula sobre importância de sua candidatura

                                      foto:reprodução

Durante a coletiva de imprensa em que Simone Tebet (MDB) oficializou seu apoio a Lula (PT) na disputa pela presidência, realizada na tarde desta sexta-feira (7) em São Paulo, a senadora se emocionou diante de um discurso do ex-presidente sobre a importância de sua candidatura para as mulheres. 

"Você ainda não tem noção do que você despertou na cabeça de milhões e milhões de mulheres desse país. Você não tem noção do que foi a importância de sua participação nesta campanha. E que Deus te dê força, muita força para que você nunca abaixe a cabeça e continue, independente de cargo político, levando essa bandeira de participação das mulheres, porque nós precisamos que essa sociedade seja mais justa e igualitária", disse Lula. 

Antes deste trecho, o ex-presidente já havia feito inúmeros elogios à senadora e agradecido efusivamente seu apoio. A emedebista, diante da fala Lula, se emocionou e levou a mão ao rosto para conter as lágrimas. Na sequência, ambos se abraçaram e Simone agradeceu as palavras do petista. 

Assista 

"Encontro exigido pela história"

Em seu discurso durante a coletiva, Simone Tebet afirmou que "este não era um encontro agendado pela história, mas sem dúvida é dirigido por ela".

"Nós temos as nossas diferenças políticas, temos as nossas diferenças econômicas, mas elas são infinitamente menores do que o que nos une. O que está em jogo aqui é algo infinitamente maior. Nós hoje estamos reunidos porque o que nos une é o amor mais profundo ao Brasil, e o nosso respeito incondicional à democracia e aos valores e princípios estabelecidos na Constituição. Hoje estou aqui muito feliz para dizer que o presidente Lula, a sua equipe econômica e de assessores, acaba de receber e incorporar todas as sugestões que fizemos do nosso programa de governo ao seu. Com isso, o que estamos dizendo aqui é que pensamos da mesma forma o Brasil que queremos. E esse Brasil precisa ser reconstruído já. Sobre novas bases, e a partir de 2023. Um Brasil que inclua a todos e não deixe ninguém pra trás”, disse a senadora. 

“Eu gostaria de dizer na frente da imprensa brasileira, Simone, primeiro sobre a grandeza da tua participação. É engraçado porque não era esperado pelos estudiosos da política que aparecesse uma mulher, lá do Mato Grosso do Sul, de Três Lagoas, se colocando como candidata a presidente da República com a marca tão profunda da seriedade, da responsabilidade e do preparo que você teve. Eu penso que poucas vezes as mulheres brasileiras se sentiram tão orgulhosas de ver alguém na frente uma televisão defendendo seus problemas e enfrentando seus algozes, às vezes com muito mais clareza do que os seus adversários. O Brasil ganhou e as mulheres ganharam com a tua campanha. Nós precisamos de você para ajudar a construir e reconstruir o Brasil”, respondeu Lula.

Fonte: Revista Fórum - 07/04/2022

2º TURNO: LULA CONTINUA LIDERANADO NA 1ª PESQUISA DATAFOLHA




                                                                 O ex- presidente Lula se encontrou com o ex- presidente FHC- foto:reprodução
CONFIRA OS DADOS DA PESQUISA COMPLETA QUE DAR LULA COM 49% X 44 DO ATUAL PRESIDENTE BOLSONARO. DADOS COMO RELIGIÃO, RENDA SALARIAL, ESCOLARIDADE, IDADE.

https://especiaisg1.globo/politica/eleicoes/2022/pesquisas-eleitorais/presidente/2-turno/Datafolha/ 

MEC anuncia desbloqueio de verba para universidades após pressão

                                  foto:reprodução

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou em sua conta no Instagram, nesta sexta-feira (7/10), que haverá o desbloqueio de verba para as universidades e os institutos federais, bem como para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pasta vinha sendo pressionada a respeito do tema.

“Eu já tinha dito que não haveria impacto para as universidades e os institutos, que nós tratamos de caso a caso. E agora estamos fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e agilizar a vida de todo mundo”, disse o ministro no vídeo.

Um decreto presidencial publicado no último dia 30 de setembro determinou o represamento de 5,8% da verba do ensino superior vinculado ao Ministério da Educação. O bloqueio chegava a R$ 328,5 milhões para as instituições universitárias.

Fonte:Metrópoles - 07/10/2022

Bolsonaro diz que a “militância” das universidades é contra ele, ao justificar bloqueio de recursos para manter as instituições


Bolsonaro dá coletiva no AlvoradaMariana Costa/Metrópoles

foto:reprodução/Mariana Costa/Metrópoles

Em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (7/10), o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), disse que a “militância” das universidades é contra ele. O mandatário comentava o contingenciamento de 5,8% da verba de órgãos vinculados ao Ministério da Educação.

“Sabemos que, nas universidades, a militância é enorme. É um ‘carnaval’ contra a minha pessoa. Eu estou quase contra tudo e contra todos”, disse Bolsonaro.

Em decreto publicado no último dia 30 de setembro, o governo limitou novos gastos de universidades, institutos federais e outros órgãos. Para as instituições universitárias, o bloqueio chega a R$ 328,5 milhões.

O bloqueio se soma a um corte de 7,2% nos recursos do Ministério da Educação, entre maio e junho deste ano. Somado, o valor bloqueado chega a R$ 763 milhões nas universidades federais e R$ 300 milhões nos institutos federais.

“O orçamento da educação no corrente ano é R$ 900 milhões maior do que o anterior. Em certos momentos, eu tenho que postergar o pagamento. Nunca deixamos de empenhar tudo e vai ser pago em dezembro, nada mais além disso. Quando se fala em orçamento, não é um decreto presidencial”, completou Bolsonaro.

Paralisação de serviços básicos

Organizações alertam que o bloqueio pode acarretar na paralisação de serviços básicos para o funcionamento das instituições, como o fornecimento de água, luz, vigilância e limpeza, além de afetar o desenvolvimento de pesquisas científicas.

“Contingenciamento é uma coisa que sempre acontece na execução orçamentária, mas é muito inusual que ele aconteça no mês de outubro, quebrando qualquer possibilidade de planejamento, na reta final da execução”, ressalta o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Fonseca.

Segundo a associação, o contingenciamento resulta em R$ 328,5 milhões a menos somente para as instituições de ensino superior. Nos institutos federais, o corte foi de R$ 147 milhões, de acordo com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Em tese, o montante deve ser desbloqueado no final do ano, mas, de acordo com o presidente da Andifes, não há garantia por parte da pasta de que o valor, de fato, voltará. “Ainda que esses recursos possam voltar em dezembro, o fato de as universidades ficarem, na sua grande maioria, com os cofres vazios nesse período – outubro e novembro – instaura um drama”, avalia.

Fonte: Metrópoles - 07/10/2022


Eleições 2022: ACM Neto mantém neutralidade entre Lula e Bolsonaro e vive encruzilhada na Bahia

 O candidato do União Brasil ao governo da Bahia, ACM Neto, que disputará o segundo turno das eleições na Bahia contra o ex-secretário da Educação Jerônimo Rodrigues (PT), decidiu se manter distante da polarização nacional entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) e não vai declarar apoio para a disputa ao Palácio do Planalto. Para analistas ouvidos pelo Estadão, o ex-prefeito de Salvador pode até perder votos se declarar apoio a Bolsonaro.

Na disputa pelo governo do Estado, ACM Neto, que que figurava como favorito nas pesquisas, obteve 40,88% dos votos válidos e Jerônimo, apoiado por Lula, seu principal cabo eleitoral, surpreendeu e ficou com 49,45%, faltando pouco para a vitória em primeiro turno. O resultado foi bem diferente das pesquisas divulgadas na véspera por institutos como Ipec e Datafolha, que mostravam ACM Neto com 51% dos votos válidos.

O ex-ministro da Cidadania de Jair BolsonaroJoão Roma declarou apoio ao ex-prefeito. Roma, que foi aliado de ACM Neto, mas hoje é seu desafeto, ficou em terceiro lugar nas urnas, com pouco mais de 738 mil votos ou 9,08% do eleitorado.

Em uma live feita pelo Instagram nesta terça-feira, 4, o ex-ministro justificou que o “principal adversário na Bahia e no Brasil é o PT”. Porém, “para ganhar os eleitores bolsonaristas”, na visão de analistas, o ex-prefeito de Salvador precisaria apoiar Bolsonaro.

Esse apoio, porém, pode trazer mais prejuízos do que benefícios nas urnas, uma vez que o associaria ao presidente e poderia, inclusive, fazer com que ele perdesse eleitores de Lula. No primeiro turno da eleição presidencial, a diferentça entre as votações de Lula e Bolsonaro na Bahia foi maior que a média nacional. O petista foi votado por 69,6% dos eleitores do Estado, enquanto o candidato à reeleição teve 24,3% dos votos. Em todo o País, o placar ficou 48,43% para Lula, ante 43,2% para Bolsonaro.

“Ele não podia apoiar Bolsonaro (no primeiro turno), se não, teria menos votos. Seria um suicídio”, afirmou o cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Jorge Almeida. A mesma desvantagem ocorreria em uma associação a Roma. Para Almeida, seria “o beijo na serpente”. “Vai ficar clara a identificação com Bolsonaro”, disse.

“ACM Neto não vai procurar Bolsonaro, porque Lula teve quase 70% dos votos na Bahia. Ninguém pede voto contra Lula na Bahia. Não apoiar Bolsonaro foi pura estratégia política”, afirmou o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB), condenado por lavagem de dinheiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-prefeito de Salvador, portanto, continua “neutro” e não quer se associar à polarização da eleição presidencial, mesmo após Bolsonaro demonstrar interesse em uma aproximação entre os dois. O presidente afirmou se colocar “à disposição” de ACM Neto, em coletiva realizada nesta semana.

Jerônimo Rodrigues e ACM Neto disputam o governo da Bahia neste segundo turno Foto: Estadão
Jerônimo Rodrigues e ACM Neto disputam o governo da Bahia neste segundo turno Foto: Estadão© Fornecido por Estadão
Fonte: Marcela Villar e Regina Bochicchio/ESTADÃO -07/10/2022

Bloqueio de verbas do MEC afeta alimentação e até hospitais universitários

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL-FOLHAPRESS) - O bloqueio de ao menos R$ 2,4 bilhões feito pelo MEC (Ministério da Educação) dois dias antes do primeiro turno das eleições vai afetar a rotina de estudantes, funcionários e até o funcionamento de hospitais ligados a universidades e institutos federais.

A avaliação foi feita por reitores e pró-reitores ao UOL, que temem não honrar os compromissos até o fim deste ano. Nesta quinta (6), estudantes da Ufba (Universidade Federal da Bahia) protestaram pelas ruas do centro de Salvador contras as medidas anunciadas pelo MEC.

Entre as contas ameaçadas estão:

- Luz e água, inclusive para hospitais;

- Restaurantes universitários;

- Pagamentos de terceirizados, como seguranças, vigilantes e profissionais de limpeza;

- Contratação de profissionais de atenção à saúde mental de alunos;

- Auxílios estudantis;

- Editais para bolsa.

BLOQUEIO PODE GERAR RISCOS PARA ALUNOS E HOSPITAIS SEM ÁGUA OU LUZ

Eduardo Raupp, pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), definiu a situação como "trágica". Ele explica que, no caso da universidade, não é possível fazer novos empenhos ou pagar contratos que estejam em andamento. "Qualquer tipo de operação orçamentária está praticamente zerada", diz.

Na prática, as despesas de funcionamento estão sendo afetadas. Raupp elenca contas de luz, água e gastos com limpeza e funcionários como os principais afetados.

No caso da UFRJ, este corte impacta diretamente na segurança: a Cidade Universitária tem 5 km², é permeada pela Baía de Guanabara e já teve alguns casos de violência nas áreas mais desertas.

O pró-reitor explica que isso afeta também o complexo hospitalar da universidade, que conta com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, a maternidade escola e outras sete unidades de saúde.

"Os hospitais têm parte de seu funcionamento pagos com recursos do SUS [Sistema Único de Saúde], conforme chegam os atendimentos, mas uma parte é paga com o orçamento da UFRJ. Os contratos de funcionamento, que são limpeza, segurança, luz e água, estão dentro desse orçamento da UFRJ", explica.

AUXÍLIO ESTUDANTIL PARA ALUNOS DE INSTITUTOS ESTÁ AMEAÇADO

Os cortes afetam também os institutos federais, responsáveis pela formação técnica e profissional de jovens alunos.

Deborah Santesso Bonnas, reitora do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), explica que, por isso, os gestores de institutos federais podem se ver diante de uma situação triste, que é escolher quais contas serão pagas.

Deborah, que também é vice-presidente do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), avalia que o diferencial dos institutos federais é a educação de qualidade.

"Defendemos propiciar ao estudante tudo que a educação profissional e tecnológica precisa, mas não conseguimos fazer isso com orçamento reduzido e limitado", diz a gestora, lembrando que pode não conseguir pagar insumos, aulas práticas e visitas técnicas necessárias à formação dos estudantes.

No caso do IFB (Instituto Federal de Brasília), a reitora Luciana Massukado teme que o bloqueio se torne um corte -a exemplo do que o MEC fez em junho deste ano -e impacte até a saúde mental dos alunos

"Com o limite de movimentação, não podemos seguir com processos já previstos, como a contratação de psicopedagogos, necessários porque muitos estudantes voltaram da pandemia com problemas relacionados à saúde mental e emocional. São contratos que antes não existiam e agora são necessários", afirma.

PROFISSIONAIS E ALUNOS FICAM ANSIOSOS, DIZ REITORA

Massukado explica que a incerteza sobre liberação ou não da movimentação em dezembro causa ansiedade em profissionais.

"Esse bloqueio ainda não é corte, mas traz instabilidade e ansiedade para a comunidade acadêmica. Os terceirizados [limpeza e segurança, principalmente] ficam sem saber se os contratos vão avançar ou não. E se eles ficam na esperança de o valor ser desbloqueado, mas no final não é? Não é possível planejar assim", lamenta.

A reitora ainda explica: o bloqueio indica que pode ou não haver manutenção, contratações. "Bloqueio nos deixa no escuro: não consigo dizer que sim nem que não. Os gestores e estudantes ficam com isso na cabeça, porque às vezes o auxílio [estudantil] também impacta os gastos das famílias."

Para Ricardo Fonseca, que também é reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), o cenário obriga escolhas difíceis.

"Eu tenho dito que não existe gordura nem carne a ser queimada, agora nossos cortes são no osso. E são escolhas que afetam um conjunto de pessoas com muita vulnerabilidade nesse momento que vivemos", avalia, citando alunos e funcionários terceirizados.

CORTE E OU CONTAGENCIAMENTO? O QUE DIZEM MEC E REITORES

O MEC fala em liberar os valores em dezembro "sem prejuízo a universidades e institutos federais", mas não há garantias.

A explicação oficial da pasta é que houve um ajuste do limite de empenho para não descumprir a lei de responsabilidade fiscal, mas como o orçamento é maior do que o de 2021, "houve aumento e não redução" do que é disponibilizado.

Na prática, parte do limite disponível para as unidades de ensino pagarem suas contas está bloqueado sob promessa de ser liberado no último mês do ano.

Nesta quinta-feira (6), o ministro da Educação, Victor Godoy, afirmou que os reitores fazem "política" com o fato.

"É normal. Programação financeira orçamentária do governo. Temos alguns casos de algumas universidades que já têm uma execução mais avançada. Estamos tratando caso a caso", disse Godoy. "Ao invés de o reitor ficar fazendo política, venha aqui até o MEC e vamos ver de que maneira pode auxiliar."

Os reitores argumentam, contudo, que cada universidade opera seus valores de um jeito. Há aquelas que pagam suas contas de consumo —água e luz— mês a mês, enquanto outras fazem a gestão financeira de outra forma, graças à autonomia. As que se encaixam no primeiro caso podem não conseguir fechar as contas já em outubro.

Ricardo Fonseca, presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), afirmou ontem à imprensa que "contingenciamento existe em todos os anos, em todos os governos, mas não é comum termos um decreto nessa fase do ano".

Ao UOL Notícias, ele afirmou que não quer discutir semântica —se é bloqueio, corte ou contingenciamento: "Na prática, estamos sem dinheiro agora".

Fonte: Site UOL  - 07/10/2022