• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 13 de agosto de 2011

Brasileirão série A: Confira os resultados da rodada deste sábado

O Botafogo dorme no G-4 Foto:agência Lance



São Paulo:


São Paulo 1 x 1 Atlético-Pr


Minas Gerais:


Cruzeiro 5 x 0 Avaí


Goiânia:


Atlético 2x 0 Santos


Rio de Janeiro:


Botafogo 4 x 2 América-MG

Brasil: Clima de comoção e revolta no enterro da Juíza assassinada no Rio

O enterro da juíza foi marcado pela comoção e revolta-Foto:Reprodução

Parentes da juíza Patrícia Acioli reagiram com revolta à execução da magistrada e classificaram de negligente a suspensão de sua escolta particular. Ao mesmo tempo, autoridades que participaram do sepultamento, no cemitério de Maruí, em Niterói, circulavam protegidas por seguranças. "Se isso aconteceu, é porque, em algum momento, o Estado falhou", disse um parente no enterro da juíza, e que pediu para não ser identificado. "Ela morreu porque acreditava na Justiça, mas o sistema falhou. A bandidagem perdeu o medo do Estado."

O enterro foi acompanhado por cerca de 300 pessoas, incluindo juízes, promotores e advogados, que aplaudiram Patrícia durante o cortejo e o sepultamento de seu corpo. O governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, não compareceram ao sepultamento. Mais cedo, Cabral declarou que o crime "é um desafio à ordem pública e ao estado democrático de direito". Beltrame classificou o crime como bárbaro e afirmou que "o momento é de investigar, apresentar resultados e falar pouco".

Representantes do Judiciário garantiram que não recuarão diante do assassinato e que pretendem intensificar as investigações contra os grupos criminosos da região. "Vamos montar uma força-tarefa na região de São Gonçalo para mostrar que quanto mais nos atacarem mais vamos pressioná-los", declarou o desembargador Antonio Cesar Siqueira, presidente da Associação de Magistrados do Rio (Amaerj). "Temos de tomar medidas drásticas. Não vamos nos acovardar e não vamos arredar um milímetro."

O Ministério Público também estuda a possibilidade de aumentar o número de promotores em atuação em São Gonçalo e promete reforçar a segurança dos profissionais. No condomínio em que Patrícia morava com os três filhos, no bairro de Piratininga, em Niterói, vizinhos contam que os tiros foram ouvidos em toda a rua. O local é considerado tranquilo, mas, como as casas ficam em uma área de pouco movimento, dezenas de câmeras de segurança estão espalhadas pelas ruas. No Fórum de São Gonçalo, o gabinete da juíza foi lacrado pelo Departamento de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça. As bandeiras passaram o dia a meio mastro e o cartório da 4ª Vara Criminal não prestou atendimento hoje, "por motivo de luto". Informações de agência estado.

Futebol: Vitória goleia e encosta no G-4

Lúcio Flávio marcou um dos 5 gols-Foto:Robson Mendes/reprodução

A reação do Vitória na Série B está em andamento. Nesta sexta-feira (12), o Rubro-negro goleou o Americana por 5 a 2, no Barradão, e encostou no grupo dos quatro melhores. Depois de ser pressionado no início do jogo pela própria torcida, o grupo respondeu no campo com bola na rede e fez a festa de quem foi ao Barradão e ficou sob chuva nas arquibancadas até os 49 minutos do segundo tempo.

Com o triunfo, o Leão alcançou os 23 pontos e agora é o sexto colocado, mas pode perder algumas posições a depender dos demais resultados da rodada, que será completada neste sábado. Já o Americana acumulou o sexto jogo seguido sem vitória e agora ocupa a 12ª posição, com 21 pontos.

Educação: Universitários brasileiros leem apenas de 1 a 4 livros por ano, revela pesquisa



Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 23,24% dos estudantes não leem um livro sequer durante o ano. De uma forma geral, a maioria dos universitários brasileiros não vai muito além disso: lê, em média, de uma a quatro obras por ano. É o que revela levantamento exclusivo feito pelo Estado a partir de dados divulgados pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Numa realidade diametralmente oposta, os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são ávidos por leitura: 22,98% deles leem geralmente mais de dez livros por ano. No Maranhão, um dos Estados mais pobres do País, esse índice é de apenas 5,57%.

No início do mês, a Andifes divulgou pesquisa feita com 19.691 estudantes de graduação de universidades federais de todo o País, apresentando números consolidados do panorama nacional. A partir do cruzamento de dados, foi possível mapear e distinguir os cenários regionais no tocante a hábitos de leitura, frequência a bibliotecas, domínio de língua inglesa e uso de tabaco, álcool, remédios e drogas não lícitas.

A UFMA, que lidera o ranking dos universitários que não leem nada, ficou em quarto lugar entre os menos assíduos à biblioteca da universidade - 28,5% dos graduandos não a frequentam. O primeiro lugar nesse quesito ficou com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): metade de seus alunos esnoba o espaço.

"O aluno não vai à biblioteca porque não tem acesso a livros ou porque não está estudando? Não sabemos por que ele não vai, mas devemos pensar", afirma o coordenador nacional do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), Valberes Nascimento. O curioso é que a taxa de frequência a bibliotecas é relativamente alta no País: mais da metade das universidades tem índice superior a 80%.

Inglês. A média nacional de bom inglês entre universitários é de 38,31%. Das 56 universidades cujos dados foram levantados pelo Estado, a que apresentou o menor índice de domínio do idioma foi a federal do Acre (Ufac), onde apenas 8,42% dos graduandos se consideram em um nível adequado de inglês. Os números também são muito baixos na federal do Recôncavo da Bahia (8,54%), da Fronteira Sul (9,40%), do Amapá (9,97%) e na federal de Rondônia (14,77%).



Fonte:estadão

Imagem:Ilustrativa

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Futebol: CBF oficializa fim dos jogos sábado à noite pelo Campeonato Brasileiro



A CBF confirmou nesta sexta-feira as mudanças nos horários das Série A e B do Campeonato Brasileiro. A nova padronização, definida para as duas últimas rodadas do turno inicial, foi ampliada para o segundo turno. A entidade extinguiu o horário das 21 horas do sábado para jogos das duas competições.


Na Série A, as partidas deste horário serão antecipadas para às 18h - não haverá mais jogos às 18h30. Também foi alterada a padronização para as rodadas do meio de semana. Às quartas-feiras, o horário das 19h30 foi substituído pelas 20h30, enquanto as partidas das 21h50 foram mantidas.

Os jogos das quintas-feiras foram antecipados das 21h para às 20h30. Essas mudanças são válidas até a 28ª rodada da Série A (início de outubro), mas o padrão não deve ser mais alterado até o fim dos dois campeonatos.

Pela Série B, a nova padronização está definida até a 31ª rodada. As partidas de terça e sexta-feira serão todas disputadas às 20h30 - antes se dividiam entre 19h30 e 21h. No sábado, a mudança acontecerá no período da noite. Os jogos das 21 horas serão adiantados para às 16h20.




Fonte:Estadão

Imagem:Google

Brasil: Justiça concede liberdade a ex-deputado federal Colbert Martins

O baiano estava detido em Macapá -Foto:Reprodução/Câmera


O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região concedeu, no início da tarde desta sexta-feira (12), conforme esperado pela defesa, um habeas corpus em favor do ex-deputado federal Colbert Martins (PMDB-BA), indiciado por formação de quadrilha no esquema que desviou cerca de R$ 3 milhões do Ministério do Turismo. O pedido que dá liberdade a Colbert, atual secretário nacional de Programas e Desenvolvimento da pasta, já havia sido feito desde a última quarta (10). De acordo com o advogado de defesa do peemedebista, Thiago Machado, a decisão será agora encaminhada ao juiz responsável pelo caso em Macapá, que deverá expedir o alvará de soltura. Informações do G1.



Fonte:Bahianotícias

Mundo: Delegação dos EUA vem ao Brasil lançar parceira de energia

Os Estados Unidos despacharão ao Brasil na próxima semana uma delegação de alto escalão para lançar uma parceria estratégica em energia, originalmente anunciada durante a visita do presidente Barack Obama ao país, em março.

O principal interesse de Washington é o etanol brasileiro, que hoje encontra barreiras tarifárias e compete com o etanol subsidiado americano, de milho.

Segundo a Casa Branca, o secretário-adjunto de Energia, Daniel Poneman, desembarca na quarta-feira e se reúne por dois dias com empresários e representantes dos governos estaduais em São Paulo e no Rio.

Na sexta-feira, participa do lançamento do Diálogo Estratégico de Energia EUA-Brasil com o secretário-executivo das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, em Brasília.

Na delegação, estão representantes de diferentes braços do governo americano --a Segurança Nacional, o Departamento de Estado, o Departamento do Comércio, a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA e a Corporação de Investimento Privado no Exterior.

"Com base no compromisso conjunto dos presidentes [Barack Obama e Dilma Rousseff] de tomar medidas concretas para fortalecer a cooperação entre o setor energético nos dois países, o diálogo estratégico tratará de nosso interesse mútuo em desenvolver energia segura e barata em respeito ao ambiente", diz o comunicado.

ETANOL E ENERGIA NUCLEAR

O foco, para os americanos, é o etanol, mas o comunicado também cita petróleo, gás natural, energia limpa e energia nuclear.

No passado, os EUA estrilaram com a resistência brasileira em aderir ao protocolo adicional ao Tratado de Não-Proliferação, que prevê inspeções internacionais.

Em junho, o Brasil aprovou as diretrizes do Grupo de Fornecedores Nucleares (NSG, em inglês), que, entre outras coisas, reconhecem o acordo nuclear prévio entre Brasil e Argentina como suficiente para garantir a segurança na aquisição de material sensível.

Já o etanol é uma bandeira de Obama, que defende com veemência em seus discursos o álcool brasileiro como uma fonte mais limpa e barata para os EUA. Sucessivos presidentes declararam a intenção de reduzir a dependência americana do petróleo e, por conseguinte, da volatilidade política no Oriente Médio.

A recomendação de recorrer ao etanol brasileiro consta em relatório recente elaborado pelo influente centro de estudos Council on Foreign Affairs, e é ecoada também por grupos conservadores de peso, como o American Enterprise Institute.

O presidente, porém, esbarra nos produtores de etanol americano de milho, que recebem subsídios e exigem barreiras ao produto brasileiro. O grupo conta com a resistência da bancada ruralista no Congresso e com um dos lobbies mais fortes dos EUA.

Em junho, os deputados americanos concordaram em acabar com os subsídios e as barreiras. Mas o mecanismo está em um pacote mais amplo, cuja aprovação ficou congelada no Congresso, monopolizado pelo debate sobre a dívida pública americana e agora em recesso.

Apesar disso, as exportações brasileiras de etanol aos EUA crescem. No primeiro semestre, o volume vendido foi 52,3% maior do que o do mesmo período do ano anterior, chegando a 183,5 milhões de litros, ou 5,7% da produção nacional. Informações de Luciana Coelho de Washington da folhaonline.

Concurso: Inscrições para professor da UNEB até 15/08



A UNEB- Universidade do Estado da Bahia prorrogou até o próximo dia 15/08(segunda-feira) as inscrições para o concurso visando a contratação inicialmente de 160 docentes adjunto, auxiliar e assistente, distribuídos entre 23 campi da universidade, sediados na capital e no interior do estado.
As informações sobre remuneração,carga horária, podem ser obtidas nos Editais no site da instituição. http://www.concursodocente.uneb.br/

Brasil: Juíza é assassinada no Rio de Janeiro



Imagem: Reprodução Rede Record

A juíza Patrícia Acioli Lourival, assassinada no início da madrugada desta sexta-feira (12), já havia recebido quatro ameaças de morte, segundo informações da polícia. Ela não tinha segurança e o carro em que estava não era blindado. Patrícia, que trabalhava na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, foi morta com vários tiros na porta de casa em Piratininga, em Niterói, na região metropolitana do Rio.

O assassinato é considerado prioridade na DH (Divisão de Homicídios), que assumiu o caso a pedido da chefe de Polícia Civil, Martha Rocha. Os policiais já estão com o computador com as imagens do circuito de câmeras de segurança do condomínio da juíza, que registrou a ação dos criminosos. O carro da magistrada passa por perícia.

Segundo as primeiras informações, dois homens que estavam em uma moto efetuaram vários disparos contra o carro da magistrada, um Fiat Idea.

O crime aconteceu entre a ponte do Timbau e a rua dos Corais. A vítima morava no local havia três meses. Um veículo ficou parado no acesso à casa da juíza para que ela não conseguisse fugir.

De acordo com informações de testemunhas, pelo menos 15 disparos foram efetuados contra o carro, sendo oito no vidro do motorista.

Uma das linhas de investigação da polícia vai apurar se ela pode ter sido vítima de crime passional. A juíza é ex-mulher de um Polícia Militar e teria sofrido agressões dele.

A juíza era conhecida por sua atuação rigorosa e tinha um histórico de julgar vários casos contra policiais com desvio de conduta.

Em 2010, ela decretou a prisão de pelo menos quatro cabos da Polícia Militar e uma mulher que seriam integrantes de um grupo de extermínio da Marcha de Vans.

No início deste ano, a juíza mandou prender seis PMs suspeitos de forjar autos de resistência.

Patrícia fazia parte de uma lista com 12 nomes de pessoas supostamente marcadas para morrer, que foi apreendida com um integrante de um grupo de extermínio que atua em São Gonçalo. Ele é apontado como responsável por pelo menos 16 homicídios na cidade nos últimos três anos. Informações do portal R7.






quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Educação: Municípios têm até 30/09 para aderir ao plano saúde na escola




A portaria interministerial nº 1.910, dos ministérios da Educação e da Saúde, define prazos para adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola (PSE) no exercício 2011/2012. O programa já atende 1.253 municípios, que terão prazo de 30 de setembro a 30 de novembro para aderir ao termo de compromisso municipal do Programa Saúde na Escola. Outros 1.559 municípios que passaram a se enquadrar nos critérios para adesão ao plano devem se inscrever até 30 de setembro.

Podem aderir os municípios com índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) menor ou igual a 4,5 e que tenham 70% ou mais de cobertura populacional por equipes saúde da família, ou que possuam escolas participantes do Programa Mais Educação. O termo de compromisso formaliza as metas das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos escolares, para fins de transferência dos recursos do PSE.

O programa Saúde na Escola visa integrar e articular educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é promover ações de prevenção e atenção à saúde de crianças e jovens da rede pública de ensino.


A partir do exercício 2011/2012, o repasse de recursos será modificado. Os municípios receberão na assinatura do termo de compromisso 70% do valor a que têm direito, e o restante será repassado quando 70% das metas pactuadas forem atingidas.

Os municípios participantes podem aderir ao programa Saúde na Escola pela página do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação.


Fonte:Informações do MEC

Bahia: Tenente do Exército morto em acidente é sepultado em Curaçá

Um carro do Exército conduziu o caixão pelas ruas de Curaçá -Foto:Reprodução/BN

O corpo do tenente do Exército Ivanildo Torres Júnior, único baiano entre os três mortos no acidente da última terça-feira (9) que envolveu um ônibus das Forças Armadas em trecho da BR-101 no extremo sul do estado, foi sepultado na manhã desta quinta (11), em Curaçá, no norte baiano. Ivanildo ia com outros oficiais em direção à cidade de Resende, no Rio de Janeiro, onde faria um curso de aperfeiçoamento do próprio Exército. Na altura da cidade de Itamaraju, ainda de madrugada, o coletivo tombou. O tenente completaria 29 anos nesta sexta. O enterro foi precedido de uma carreata, onde seu corpo foi levado em um veículo militar pelas ruas da cidade onde cresceu. Informações do Bn.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Educação: MEC define novas regras para cursos de Pós-Graduação lato sensu




O Ministério da Educação define novas regras para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. O parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo ministro em exercício, José Henrique Paim, no dia 1º de agosto, extingue o credenciamento especial de instituições não educacionais – conselhos de classe, sindicatos, organizações profissionais – para a oferta de cursos de especialização (pós-graduação lato sensu).

Essas instituições poderão continuar a oferecer os cursos que serão considerados livres ou poderão ser credenciados na modalidade strictu sensu, como mestrado profissional, sujeitos à regulamentação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A exceção serão as escolas de governo, criadas e mantidas pelo poder público, que poderão oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, independente de credenciamento especial do MEC.

Até agora, cerca de 100 instituições possuíam o credenciamento especial. Aos estudantes matriculados até 31 de julho de 2011, será assegurado o direito ao certificado do curso como pós-graduação. Ao todo, há cerca de 400 processos entre credenciamento e recredenciamento de instituições, que a partir de agora serão arquivados.






Fonte:Site do Mec


Imagem:Google

Brasil: Ator Reinaldo Gianecchini diz que "está pronto" para a luta contra o Câncer

Foto:reprodução/Tv Globo

O ator Reynaldo Gianecchini, 38, confirmou esta tarde em comunicado ter recebido o diagnóstico de um linfoma não-Hodgkin. A mensagem foi divulgada pela assessoria da TV Globo.

O ator está internado há uma semana no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde realizou exames para o diagnóstico do tumor que atinge os gânglios linfáticos.

Na nota, o ator diz que está sendo submetido a mais exames para "especificação adequada" da doença.

Ele afirma ainda estar "pronto para a luta". "Conto com o carinho e o amor de todos vocês", diz. Leia abaixo a íntegra da nota.

Reynaldo Gianecchini divulga nota na qual confirma ter recebido o diagnóstico de linfoma não Hodgkin

Gianecchini fez uma cirurgia de hérnia inguinal há cerca de um mês. Após o procedimento, teve uma reação infecciosa na perna e uma outra reação, alérgica. Como os gânglios não diminuíam, os médicos começaram uma investigação profunda sobre o que estaria acontecendo.

Gianecchini estava atualmente em cartaz em São Paulo com a peça "Cruel", na qual contracenava com Erik Marmo. O espetáculo estreou em junho e estava previsto que ficasse em cartaz até outubro, mas foi suspenso nesta semana.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo ator:

"Após ser internado com suposto sintoma de faringite, fui diagnosticado um linfoma não-Hodgkin. Estão sendo realizados novos exames para a especificação adequada. Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês,

Reynaldo Gianecchini"


Fonte:Folhaonline




Educação: Vereador chama professores de "Frustados"



O vereador Dario Bueno (DEM), de Jacareí (91 km de São Paulo) e mais conhecido como Dario Burro, postou uma série de comentários em sua conta oficial no Facebook agressivas em relação ao comportamento do professor na rede pública.
Em um dos textos, o político diz que os professores "descontam frustrações nos estudantes".
"O professor gostaria de ser Engenheiro, não consegue e vai dar aula de Matemática; outro queria ser Advogado, não consegue e vai dar aula de Português; outro queria ser Médico e vai dar aula de Biologia", disse Burro na sua conta na rede social.
O volume de comentários de Burro contra os professores ganhou força no último dia 3 e, até às 13h07 desta quarta-feira, ele já havia postado 17 textos diferentes sobre o tema.
No primeiro deles, Burro critica as palestras nas escolas. "Professores adoram palestras nas escolas! Assim eles não precisam dar aulas. Transferem o dever para o visitante. O voluntário faz de graça o que os professores são remunerados para fazer!".
Depois de receber críticas de professores, Bueno postou: "Confirmado ficou o Autoritarismo dos professores! Detestam ser contrariados e querem punir, punir e punir. Deveriam educar, mas não são comprometidos o suficiente para isso!"Em um dos comentários acima, Burro critica o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), avaliação promovida pelo governo federal. "Ideb? As crianças são treinadas para o Ideb assim como muitos são treinados para o vestibular!".
Na outra postagem, o vereador do DEM fala sobre uma suposta "pedagogia do fracasso": "Se a Escola é onde se cultiva a inteligência a Escola deveria ter mais soluções do que problemas. Os professores se sentem importantes por praticar a Pedagogia do Fracasso!". Informações da folhaonline.

Brasil: Ex-Deputado Colbert Martins continua preso em Macapá



A Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal no Amapá (MPF-AP), autorizou, nesta quarta-feira (10), a divulgação do nome das pessoas que continuam presas, supostamente envolvidas com um esquema de desvio de receitas no Ministério do Turismo. O ex-deputado federal Colbert Martins (PMDB-BA), atual secretário nacional de Desenvolvimento do Turismo, segue detido em Macapá, para onde foi transferido após ser detido em Brasília. Informações do BN.


Foto:Sergio Lima/folhapress

Futebol: Seleção perde amistoso para Alemanha,3x2

Foto:Reuters

Ainda não foi desta vez que a seleção brasileira venceu um gigante do futebol mundial sob o comando de Mano Menezes. No dia em que o treinador completou um ano de sua estreia, a equipe perdeu por 3 a 2 para a Alemanha, em amistoso na cidade de Stuttgart. Foi a terceira derrota do Brasil em três partidas contra seleções campeãs do mundo ­ antes, a equipe havia perdido também para França e Argentina.

A derrota, na Mercedes-Benz Arena, foi a primeira dos brasileiros para a Alemanha desde novembro de 1993. Desde então, cinco partidas foram disputadas, com quatro vitórias do Brasil, incluindo a decisão da Copa do Mundo de 2002.

Nesta quarta-feira, a seleção foi a campo com uma formação diferente daquela que caiu contra o Paraguai, há três semanas, na Copa América. Fernandinho ganhou a posição de Ganso no meio-campo; Ralf, volante do Corinthians, assumiu a posição de Lucas Leiva como primeiro volante.

Com mais uma escalação diferente, Mano Menezes novamente não conseguiu dar uma cara ao time brasileiro. No início da partida, o domínio alemão ficou evidente ­ a equipe da casa mandou na posse de bola, mas não conseguiu transformar o domínio em gols.

No segundo tempo, a seleção brasileira teve sua melhor oportunidade até então na partida. Fernandinho, que fazia boa partida, deu belo passe para Alexandre Pato. O atacante do Milan tentou tocar por cima do goleiro Neuer, e a bola passou rente à trave.

Apesar da boa oportunidade desperdiçada, o Brasil ainda não conseguia se impor. E, aos 14 minutos, quando o árbito húngaro Viktor Kassai assinalou pênalti de Lúcio em Toni Kroos, os alemães tiveram grande chance de abrir o marcador. Bastian Schweinsteiger converteu e fez 1 a 0.

O gol deu tranquilidade ao time alemão, que voltou a comandar a partida. Aos 21 minutos, a superioridade transformou-se no segundo gol. Schweinsteiger deu belo passe para o jovem Goetze, que fazia sua primeira partida como titular da seleção ­ o novo astro do futebol alemão driblou Júlio Cesar e ampliou.

A seleção brasileira continuaba pouco inspirada, mas conseguiu diminuir a desvantagem aos 26 minutos. Daniel Alves sofreu pênalti de Philippe Lahm, e Robinho cobrou para marcar o primeiro gol brasileiro ­ seu primeiro pela seleção desde o duelo com a Holanda, ainda pela Copa do Mundo da África do Sul.

Mas nem deu tempo de os brasileiros se animarem. Aos 34 minutos, André Santos tentou driblar Schweinsteiger dentro da área, mas perdeu a bola. O meio-campista rolou para Schurrle, que bateu sem chances para Júlio Cesar.

Aos 47 do segundo tempo, no último lance da partida, Neymar ainda marcou o segundo gol brasileiro, salvando uma exibição abaixo da média.

Bahia: Estado terá mais uma Universidade Federal





Foi anunciado nesta terça-feira (9) pela Deputada estadual Kelly Magahães (PC do B-BA), que será inaugurada uma nova Universidade Federal, no oeste da Bahia. Segundo a assessoria de imprensa da Deputada, a prefeita de Barreiras, Jusmary Oliveira entrou em contato com o seu gabinete, dando a notícia.

Os campi serão nas cidades de Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Barra. Um evento no Palácio do Planalto, em Brasília marcará o anúncio feito pela Presidente Dilma Rousseff. O anúncio acontecerá ás 9h da próxima terça-feira (16). Informações do Correio da Bahia.


Imagem:Google

Bahia: Operários da construção civil protestam por morte dos nove colegas em Salvador

Nove operários morreram na queda do elevador-Foto:Tiago Melo/BN

Os operários da Construção Civil protestam nesta quarta-feira (10) pela morte de nove colegas em um acidente na obra do Edifício Empresarial Paulo VI, na terça-feira (9). A categoria seguiu em passeata pela Avenida Paralela até o cemitério Bosque da Paz para o enterro de Antônio Elias da Silva, Lourival Ferreira e José Roque dos Santos a partir das 10 horas. No Bosque da Paz, o clima é de comoção entre colegas, amigos e familiares das vítimas. Emocionada, a mulher de Antônio Elias, Cláudia Silva, pede segurança. "Quero segurança para o que aconteceu comigo, não aconteça com outra família, porque meu marido morreu trabalhando".

Trabalhadores que participam do velório reclamam da posição da Construtora Segura. "Eles estão acusando o operador de elevador pelo acidente, mas ele era ajudante, não era qualificado e foi posto para fazer o serviço", disse um operário, que não quis se identificar.

O sepultamento de Hélio Sampaio será às 15 horas no Campo Santo. Os corpos das outras cinco vítimas serão enterradas em cidades do interior baiano: Jairo Correia (Irará); Martinho dos Santos (Conceição de Feira); Antônio Luiz (Conceição do Jacuípe); Antônio Reis do Carmo (Nazaré do Jacuípe); Manoel Bispo Pereira (São Miguel das Matas).

Cerca de 1,5 mil operários participam do protesto, além de representantes da Central dos Trabalhadores Brasileira (CTB) e dos Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracom) e Sindicato dos Comerciários.

Paralisação - O Sintracom propôs uma paralisação de 24 horas nesta quarta para que os colegas participem do enterro dos corpos dos operários mortos. Alguns trabalhadores, porém, alegam que estão sendo ameaçados pelos empresários.

"As construtoras estão ameaçando cortar o dia caso eles não trabalhem. Conhecia alguns dos operários que morreram, estudei com eles. É um dia muito triste para mim, estou acabado. Não tenho medo de perder emprego, tenho medo de perder a vida", disse um operário que não quis se identificar.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, disse que a Construção Civil está de luto. "Já fizemos manifestações por melhoria salarial e por demisões, mas hoje nossa paralisação é pela vida. O patronato prefere dinheiro do que investir em segurança para a vida do trabalhador", declarou.

Com as noves mortes do acidente desta terça, são contabilizadas 15 mortes com 60 feridos na Construção Civil somente este ano. "Se não houver fiscalização e valorização do trabalho dos operários, esses acidentes vão continuar acontecendo", considerou Vera Lúcia Silva Santana, diretora do Sintracom.

Acidente - Antônio Elias da Silva, Lourival Ferreira, José Roque dos Santos, Hélio Sampaio, Antônio Luiz A. dos Reis, Manoel Bispo Pereira, Jairo de A. Correia, Martinho F. dos Santos e Antônio Reis do Carmo morreram após o elevador que utilizavm cair do 28º andar do prédio em construção. As primeiras investigações apontam para a quebra no eixo da roldana que sustenta o cabo de tração do equipamento, seguida de falha no sistema de freios de emergência. Reportagem de atardeonline.




terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bahia: Três oficiais do Exército morrem em acidente na BR-101 sul

O ônibus tombou numa curva -Foto:Teixeira News

Três oficiais do Exército morreram em um acidente com um ônibus no km 837 da BR-101, entre os municípios de Itamarajú e Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, por volta das 5 horas da manhã desta terça-feira (9), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os tenentes cariocas Marcelo Adelino da Silva e Alexandre Magno de Andrade Santiago, ambos de 28 anos, e o juazeirense Ivanildo Torres Lima Júnior, também tenente do Exército, morreram logo após o tombamento do veículo depois que o motorista perdeu o controle da direção e bateu na lateral da pista.

O ônibus de turismo da empresa Fortecer, que levava cerca de 40 militares, entre alunos e oficiais, para um curso na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), na cidade de Resende, no Rio de Janeiro, estava em alta velocidade e as vítimas morreram em razão da não utilização do cinto de segurança, segundo a PRF.

O condutor do veículo, Flávio Santana Passos, 38 anos, e mais três militares ainda não identificados ficaram gravemente feridos e foram encaminhados para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Segundo Felipe Mendes, agente da delegacia de Itamaraju, uma das vítimas teve o braço amputado no acidente.

Em nota, o Comando da EsFCEx disse estar profundamente consternado e imbuído do mais alto sentimento de solidariedade. Acrescentou ainda que está empenhado em prestar todo o apoio necessário aos envolvidos e às famílias dos militares vitimados pelo acidente. Informações do CorreiodaBahia.

Brasil: Operação da PF prende ex-Deputado Colbert Martins Filho

O ex-deputado Federal Colbert Martins Filho

Uma operação da Polícia Federal (PF) prendeu 38 pessoas acusadas de um esquema de desvio de dinheiro do Ministério do Turismo. Funcionários do alto escalão da pasta,dentre eles o secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo,o baiano Colbert Martins da Silva Filho(PMDB). Colbert é ex-deputado federal, tendo sua base politica na região metropolitana de Feira de Santana(108 km de Salvador). Também foi preso o considerado número 2 da pasta, o secretário-executivo Frederico Silva da Costa. A operação chamada “Voucher” foi deflagrada na manhã desta terça-feira (9) e, de acordo com a PF, visa "combater o desvio de recursos públicos destinados ao Ministério do Turismo por meio de emendas parlamentares ao orçamento da União", principalmente convênios de capacitação profissional no Amapá.


Colbert foi indicado para o cargo por Geddel Vieira Lima(PMDB) ex-ministro da Integração no governo Lula. Encontra-se também detido o ex-secretario executivo Mario Moisés, que foi assessor da ex-ministra do Turismo Marta Suplicy.






Fonte:Folha/BN

Foto:agência Câmera/Reprodução

Bahia: Elevador cai e mata 9 operários em Salvador

Operário aponta o local onde aconteceu o acidente-Foto:Tiago Melo/Bahianotícias

A 16ª Delegacia de Polícia (Pituba) acaba de divulgar o nome das nove vítimas da queda do elevador de um prédio em construção na Avenida ACM, na manhã desta terça-feira (9). Antônio Reis do Carmo, Antônio Elias da Silva, Antônio Luis Alves dos Reis, Hélio Sampaio, José Roque dos Santos, Jairo de Almeida Correia, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes dos Santos e Manuel Bispo Pereira foram os mortos na tragédia. O clima de comoção é grande entre os colegas que permanecem no local. “É horrível pensar que hoje de manhã estava todo mundo aqui, reunido, batendo papo, brincando, e agora nossos colegas estão lá, mortos desse jeito. Eu fecho os olhos e continuo ouvindo os gritos deles”, contou um dos operários, que preferiu não se identificar. Informações do BN.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Educação: OAB divulga resultado definitivo da primeira fase



A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta segunda-feira o resultado definitivo da primeira fase do Exame de Ordem, após a decisão sobre os recursos interpostos. Os aprovados devem participar da segunda fase, que será realizada no dia 21 de agosto, das 14h às 19h. Clique http://www.oab.fgv.br/



Na última sexta-feira, a Fundação Getúlio Vargas e a OAB haviam divulgado um comunicado informando sobre a anulação de três questões da primeira fase - 34, 64 e 79 do caderno de prova do tipo 1 (e as correspondentes nos outros cadernos). O motivo da anulação não foi detalhado.

A prova da primeira fase, composta por 80 questões objetivas, foi aplicada no dia 17 de julho e contou com 121 mil inscritos. O exame foi constituído de questões sobre Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu regulamento geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. Para ser aprovado, o candidato precisava acertar, no mínimo, 40 questões.

A divulgação dos locais de prova para a segunda fase deve ser feita no dia 15 de agosto, nos sites http://www.oab.fgv.br/ e nos endereços eletrônicos das seccionais da OAB.

Reprovação
Segundo a OAB, no último exame 88,275% dos 106.891 bacharéis em Direito inscritos foram reprovados. Do total de candidatos, apenas 12.534 garantiram a aprovação. Os dados divulgados pela OAB em julho mostram ainda que 90 instituções de ensino superior de todo o País não aprovaram nenhum aluno. Veja aqui a listagem completa com o desepenho das instituições. Informações do portal Terra.


Fonte:Google

Economia: Petrobrás pode adiar venda de ativos

José Gabrielli - Presidente da empresa -Foto:reprodução


A Petrobras poderá adiar a venda de participações que possui em empresas, movimento que faz parte do seu plano de desinvestimento de 13,6 bilhões de dólares, devido ao momento ruim do mercado de ações, afirmou o presidente da companhia, José Sergio Gabrielli, nesta segunda (8). Porém, a companhia não prevê alterações devido à turbulência financeira global no montante total do seu plano de investimentos de 224,7 bilhões de dólares entre 2011 e 2015, anunciado no final de julho. Segundo Gabrielli, a estatal tem potencial de atrair recursos, mesmo nas atuais condições do mercado. "Pode ser que tenhamos que modular no tempo de forma distinta ao que tínhamos pensado", admitiu o executivo sobre a venda de fatias que a petroleira possui em diversas empresas. "É evidente, se você vai vender ações (das empresas) e o mercado de ações está desabando, talvez você tenha que esperar outro momento", afirmou Gabrielli a jornalistas, após participar de evento sobre a cadeia de fornecedores de petróleo e gás em São Paulo. Informações da Reuters.

domingo, 7 de agosto de 2011

Brasileirão série A: Confira os resultados da rodada de domingo

Jobson marca o primeiro gol do Bahia em Pituaçu-Foto:Max Haack/Ag.Haack/BN

Confira todos os resultados da 15ª rodada.




Rio de Janeiro:


Botafogo 4 x 0 Vasco


Porto Alegre:


Inter 3 x 2 Cruzeiro



São Paulo:



Santos 1 x0 Ceará



Salvador:



Bahia 2 x 1 Atlético-Go



Paraná:



Atlético 1 x 1 Corinthians



Minas Gerais:



América 3 x 0 Fluminense



Santa Catarina:



Avaí 1 x 2 São Paulo



Sábado:



Flamengo 1x 0 Curitiba



Palmeiras 0 x 0 Grêmio



Atlético-MG 1 x 2 Figueirense



Economia: Eike Batista perde US$ 2 bi e bate boca na internet





A derrocada da Bolsa na semana passada varreu US$ 2 bilhões dos US$ 30 bilhões da fortuna pessoal do empresário Eike Batista, magnata dos projetos privados da infraestrutura brasileira.

Conhecidas como empresas X --OGX (petróleo), MMX (mineração), LLX (logística), MPX (energia), OSX (estaleiros) e PORTX (portos)--, as subsidiárias de Eike Batista lideraram as perdas registradas nas últimas semanas com a fuga de investidores da Bolsa brasileira.

Analistas afirmam que ficou escasso o dinheiro disponível para aplicação em projetos de empresas que ainda não entraram em fase operacional -aquelas que não produzem nem têm receita. A OGX deve começar a extrair petróleo em outubro.

Para financiar a OSX, o empresário aceitou pagar juros de 4,25 pontos acima da taxa Libor de 12 anos, segundo a Bloomberg --inicialmente, pagaria 3,75 pontos.

MARES REVOLTOS

Desde março, com o agravamento da crise, as empresas X já perderam US$ 21,267 bilhões em valor de mercado.

O empresário tem dois terços (o equivalente a US$ 22 bilhões) dessas empresas, avaliadas na sexta-feira em US$ 33,340 bilhões.

Com o derretimento das ações, Batista pode ter deixado de ser o oitavo homem mais rico do mundo, segundo a revista "Forbes".

No Twitter, Eike Batista respondeu aos internautas que questionaram seu "empobrecimento" dizendo que "não perdeu nada".

"Não perdi nada! Não vendi? Hehe", escreveu em resposta a um questionamento.

"Temos US$ 10 bilhões em caixa! Estamos começando a gerar bilhões nas companhias...", afirmou.

"Funciono melhor em mares revoltos!", escreveu. Informações da folhaonline por Toni Sciarretta.




Foto:Google

Brasil: Paramilitares peruanos mataram índios isolados,diz Funai

índios isolodos- Foto:o Globo

Paramilitares peruanos que invadiram o território brasileiro, armados com fuzis e metralhadoras, na fronteira com o Acre, fizeram matança organizada de índios isolados, segundo o chefe da Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) da Fundação Nacional do Índio (Funai), Carlos Travassos, que se encontra na base da Frente de Proteção Etnoambiental, no igarapé Xinane. Cercado com mais quatro funcionários da Funai, Travassos usou a internet para afirmar que a equipe localizou um novo acampamento usado pelos paramilitares peruanos. O coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental, Artur Meirelles, e os mateiros Chicão e Marreta, acharam uma mala com cascas de cartuchos roubados da base da Funai. “Dentro da mala estava um pedaço de flecha dos isolados. Esses caras fizeram ‘correria’ [matança] de índios isolados, como estava suspeitando, temos agora uma prova cabal”, disse Travassos. Ele disse ainda que é necessário interrogar o mais rápido possível o português Joaquim Antonio Custodio Fadista, preso nesta sexta-feira (5) pela Polícia Federal na base da Funai e levado para Rio Branco. Fadista já havia sido detido em março por tráfico internacional de droga. Foi entregue à Polícia Federal e extraditado, mas voltou para a região com mais homens. “Estamos agora mais do que nunca preocupados com a situação dos isolados. Esta situação pode ser um dos maiores golpes já visto nos trabalhos de proteção dos índios isolados das últimas décadas. Uma catástrofe da nossa sociedade. Genocídio. Estamos indignados”, afirma Travassos. Com informações do Terra.

Brasileirão série A: Flamengo vence e é o novo líder

Com um gol aos 44 minutos do segundo tempo, o Flamengo venceu o Coritiba por 1 a 0 neste sábado, no Engenhão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jael foi o herói rubro-negro e deixou todo o grupo aliviado porque a equipe carioca pressionou todo o tempo. Com a vitória, o time dorme na liderança da competição. No domingo, o Corinthians, segundo colocado, visita o Atlético-PR. Já a equipe paranaense, não conseguiu sair de uma posição intermediária na tabela.

Na próxima rodada, o Flamengo visita o Figueirense, domingo, às 16h, no Orlando Scarpelli. Já o Coritiba, recebe o Atlético-MG, no mesmo dia e horário, no Couto Pereira.

A partida começou muito equilibrada. O Flamengo demonstrou melhor toque de bola por conta de sua melhor qualidade técnica, mas tinha dificuldade em furar o bloqueio imposto pelo esforçado Coritiba. Os paranaenses tinham mais bola de posse e chegaram a equilibrar as ações. Os erros de passe duas equipes, por outro lado, impediam uma jogada mais clara de gol.

Aos poucos, o Flamengo começou a ter dificuldade para sair jogando e o Coritiba aproveitou para pressionar a equipe da casa. A individualidade dos rubro-negros chegou a atrapalhar em alguns momentos.

Nos dez minutos finais, o Flamengo conseguiu equilibrar a posse de bola, mas não apresentou nenhuma jogada perigosa. Com exceção de uma falta bem cobrada por Renato, que também teve uma boa chance no início do jogo, o rubro-negro não assustou Edson Bastos. Assim, o primeiro tempo acabou mesmo 0 a 0.

O Flamengo iniciou o segundo tempo com Botinelli no lugar de Luiz Philipe. A alteração foi feita para a equipe tentar melhorar o toque de bola e ter mais um jogador como opção ofensiva no meio-campo. A modificação acabou surtindo efeito porque o time da casa começou a pressionar logo na marca dos dez minutos, quando Deivid perdeu um gol incrível na pequena área. O bom lance mexeu com a torcida rubro-negra que passou a empurrar ainda mais a equipe.

Como os principais jogadores do meio-campo paranaense aparentavam cansaço, os contra-ataques não saíam e o Flamengo seguia pressionando. Aos 24, a equipe da casa reclamou de um pênalti após a bola bater claramente no braço de Tcheco após cruzamento de Leonardo Moura. Jael entrou no lugar de Deivid e logo em seu primeiro lance ficou próximo de marcar ao acertar a trave de Edson Bastos. Quando se pensava que o jogo terminaria empatado, Jael marcou de cabeça, aos 44 minutos, após cruzamento de Ronaldinho Gaúcho. Informações esporteuol.