• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 22 de outubro de 2011

Brasil: Ex- funcionário das ONGs envolve Agnelo Queiroz em escândalo no Ministério do Esporte

Agnelo Queiroz do PT, hoje governador do DF-Foto:reprodução




Nos últimos dias, o escândalo dos desvios de verbas de ONGs ligadas ao Ministério do Esporte, detonado pelo policial militar João Dias Ferreira, atingiu em cheio o ministro Orlando Silva e colocou em xeque a administração de nove anos do PCdoB à frente da pasta.



Agora, uma nova e importante testemunha do caso pode dar outros contornos à história, ainda repleta de brechas e pontos obscuros. O que se sabia até o momento era que os comunistas, além de terem aparelhado o Ministério do Esporte, montaram um esquema de escoamento de verbas de organizações não governamentais para abastecer o caixa de campanha do partido e de seus principais integrantes. Em depoimentos ao longo da semana, o PM João Dias acusou Orlando Silva de ser o mentor e principal beneficiário do esquema. A nova testemunha, o auxiliar administrativo Michael Alexandre Vieira da Silva, 35 anos, apresenta uma versão diferente.



Em entrevista à ISTOÉ, Michael afirma que o atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e ex-ministro do Esporte, hoje no PT, mas que passou a maior parte de sua trajetória política no PCdoB, é quem era o verdadeiro “chefe” do esquema de desvio de recursos do Esporte. Até então, Agnelo vinha sendo poupado por João Dias.



Michael foi a principal testemunha da Operação Shaolin, deflagrada no ano passado pela Polícia Civil do DF e na qual foram presas cinco pessoas, entre elas o próprio soldado João Dias. Seu papel nesse enredo é inquestionável. Michael trabalhou nas ONGs comandadas por João Dias, conheceu as entranhas das fraudes no Ministério do Esportes e, durante um bom tempo, esteve a serviço dos pontas-de-lança do esquema. Sobre esse período, ele fez uma revelação bombástica à ISTOÉ: “Saquei R$ 150 mil para serem entregues a Agnelo (então, ministro)”, disse ele na entrevista.



Em 2008, Michael já havia denunciado todo o esquema das ONGs no Ministério do Esporte e, desde então, passou a colaborar secretamente com os investigadores. Hoje, se mudou de Brasília e vive escondido. Os depoimentos de Michael serão cruciais para o andamento inquérito 761 sobre o envolvimento de Agnelo, que corre no STJ e deverá ser remetido ao STF pelo procurador-geral da União, Roberto Gurgel. Partícipe do esquema, Michael tem uma série de elementos para afirmar categoricamente que era Agnelo “quem chefiava o esquema”. Durante o tempo em que trabalhou no Instituto Novo Horizonte, o auxiliar administrativo ficou sabendo de entregas de dinheiro e da liberação de convênios, por meio de Luiz Carlos de Medeiros, ongueiro e amigo do governador. “Medeiros falava demais... Sempre comentava que estava cansado de dar dinheiro para Agnelo”, diz.


Sobre o ministro Orlando Silva, Michael afirma que ouviu seu nome uma única vez e por meio do delegado Giancarlos Zuliani Júnior, da Deco (Divisão Especial de Repressão ao Crime Organizado). “Contei a Giancarlos sobre a existência de um cofre num depósito de João Dias, em que havia armas e documentos que poderiam incriminar algumas pessoas. Aí ele me perguntou se eu sabia do envolvimento de Orlando Silva e da ONG Cata -Vento”, lembra. Na entrevista à ISTOÉ, Michael revela ainda que o esquema de fraudes com ONGs de fachada transcende as fronteiras do PCdoB e do Esporte. Atingiria também, segundo ele, o Ministério da Ciência e Tecnologia, então na cota do PSB. Ele conta que chegou a ser convocado pela CPI das ONGs para falar sobre o tema, mas seu nome foi retirado da lista de depoentes na última hora sem qualquer justificativa. Sobre o envolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, Michael diz que o Instituto Novo Horizonte chegou a assinar convênios com a Secretaria de Inclusão Social, subordinada à pasta, para a instalação de uma biblioteca digital em Natal, no Rio Grande do Norte, no valor de R$ 2 milhões.



Esses contratos, segundo Michael Vieira, teriam sido avalizados pelo então secretário, o atual deputado distrital Joe Valle (PSB), amigo de Medeiros e definido no grupo como laranja de João Dias no comando do Instituto Novo Horizonte. Com todo esse arsenal de informações, entende-se por que a investigação sobre as fraudes do PCdoB no Distrito Federal foi deflagrada a partir de denúncia de Michael ao Ministério Público.



O que Michael contou à ISTOÉ, com riqueza de detalhes, também está registrado em outros 11 depoimentos que prestou em sigilo à Polícia, ao Ministério Público e à Justiça nos últimos três anos. Michael e o policial João Dias participavam de um mesmo esquema enquanto Agnelo Queiroz ocupou o Ministério do Esporte. Depois, tomaram rumos diferentes. Agnelo se elegeu governador do Distrito Federal e o PM circula ao seu lado até hoje, mesmo sendo réu em um processo que apura desvio de dinheiro público. No governo do DF, emplacou um afilhado político, Manoel Tavares, na BRB Seguros, a corretora do Banco Regional de Brasília, um dos cargos mais cobiçados do governo local. Até bem pouco tempo atrás, o PM mantinha silêncio absoluto sobre as fraudes das quais participou, confiante de que sua relação com autoridades influentes lhe serviria de salvo-conduto. “Ele fez isso por dinheiro e para se livrar das denúncias que fiz a seu respeito”, afirma Michael. Ele assegura que João Dias tentou silenciá-lo, primeiro com ofertas financeiras, e depois com ameaças de morte. Por causa do assédio, Vieira entrou no Programa de Proteção a Testemunhas. Mas após alguns meses abriu mão da proteção para tentar retomar sua vida. Hoje, Michael vive com mulher e filhos de pequenos bicos e da ajuda de amigos numa cidade do interior de outro Estado. Não se arrepende de ter denunciado o esquema, mas passou a desconfiar de tudo e todos, especialmente depois que foi usado pelo ex-governador Joaquim Roriz para atingir Agnelo na campanha eleitoral do ano passado.


À ISTOÉ, Michael pediu que seu rosto não fosse inteiramente revelado. A decisão de romper o pacto de silêncio deve-se, segundo ele, à indignação com a postura de João Dias no episódio. “Não posso aceitar que um cara como João Dias pose de bom-moço para a sociedade”. O desabafo, no entanto, não invalida as denúncias a respeito do esquema no Esporte nem as desqualifica, afinal não se espera que pessoas escaladas para participar de fraudes sejam selecionadas num convento. Mas é fato que João Dias tem uma ficha corrida para lá de complicada. Levantamento da ISTOÉ encontrou nada menos que 15 ocorrências policiais contra o PM, que tem fama de truculento. Há acusações de lesão corporal, roubo e ameaças de morte. Brigas no trânsito, dentro de hospitais e até tentativa de golpe na locação de imóveis e na contratação de funcionários para atuar nos convênios do Segundo Tempo. A trama policial tem contaminado o ambiente político em Brasília. Até o final da semana, a presidente Dilma Rousseff, temendo precipitar uma crise com um importante aliado, o PCdoB, hesitava em mudar o comando do Ministério do Esporte. Na quinta-feira 20, Dilma disse a assessores que não agiria sob pressão e reclamou publicamente do “apedrejamento moral” que o ministro do PCdoB estaria sofrendo. Chamou os comunistas de aliados históricos. “Temos de apurar os fatos, temos de investigar. Se apurada a culpa das pessoas, puni-las. Mas isso não significa demonizar quem quer que seja, muito menos partidos que lutaram no Brasil pela democracia”, afirmou.



Em Brasília, Orlando Silva reuniu-se por cinco horas com a cúpula do PCdoB. Ao chegar de Angola na noite da quinta-feira 20, Dilma Rousseff convocou uma reunião de emergência com a coordenação política do governo. No encontro, comentou que não tinha convicção sobre as denúncias contra Orlando Silva, mas admitiu que o desgaste político sofrido era irreversível. Dilma também consultou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o andamento das investigações na Polícia Federal e no Ministério Público. Na avaliação da presidente, as explicações que o ministro dos Esportes deu na Câmara e no Senado não foram suficientes para reverter o quadro. Pesam também contra Orlando os embates com a Fifa e a CBF para a organização da Copa de 2014.




Dessa maneira, o mais provável é que a presidente aguarde os desdobramentos do caso para tomar uma decisão de cabeça fria. Nas fileiras comunistas, caso o PCdoB não perca o ministério, o nome mais cotado para substituir Orlando Silva é o da ex-prefeita de Olinda (PE) Luciana Santos, hoje deputada federal. Seu nome já havia sido sugerido por Dilma quando montou a equipe, mas Orlando acabou mantido por pressão do PCdoB – além de apoio aberto do ex-presidente Lula. Caso a presidente resolva retirar a pasta das mãos dos comunistas, já há articulações para tentar emplacar no cargo o ex-ministro Márcio Fortes, hoje presidente da Autoridade Pública Olímpica. Procurado por ISTOÉ, Agnelo estava fora do País e até o fechamento desta edição não havia se manifestado.


Fonte: Claudio Dantas Sequeira- revista ISTOÉonline de 22.10.11


ENEM 2011: INEP diz que abstenção foi de 25,3% no primeiro dia



O Enem registrou 25,3% de abstenção em seu primeiro dia, informou neste sábado o Inep, instituto que organiza o Exame Nacional do Ensino Médio. No ano passado, o índice de abstenção registrado no primeiro dia de Enem foi de 27%.
Os Estados com os maiores índices de falta foram o Distrito Federal (31,2%), Bahia (30,1%) e Roraima (29,4%). Os Estados com menor índice foram Piauí (19,6%), Acre (19,4%) e Santa Catarina (20,4%).
O Inep avaliou que chuva intensa foi a responsável pelos índices da Bahia e de Roraima. No Distrito Federal, a temperatura média de 17ºC, muito baixa para a época, também pode ter influenciado.
Nesta edição, 5,4 milhões de pessoas se inscreveram, um recorde para o exame.
Hoje, os participantes fizeram as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Amanhã, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Informações da folhaonline.

Bahia: Acidente mata cinco pessoas da mesma família na BR-116, trecho Serrinha-Santa Bárbara

Cinco pessoas de uma mesma família morreram em acidente ocorrido na tarde deste sábado (22), na BR-116, entre os municípios baianos de Serrinha e Santa Bárbara. Uma carreta dos Correios bateu em dois carros, provocando a morte de todos os passageiros que viajavam em um dos veículos. O condutor da carreta e do outro carro sofreram apenas ferimentos leves.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta seguia no sentido Feira de Santana-Serrinha quando, por um motivo ainda desconhecido, foi parar no acostamento, batendo em um veículo modelo Corolla. Em seguida, a carreta bateu em um Gol e matou na hora o motorista de 48 anos, a mulher dele, de 44, e os dois filhos do casal, de 19 e 16 anos. A quinta vítima é um homem de 40 anos que também viajava no carro.
"Pelos dados que pegamos, são todos da mesma família. Pai, mãe filhos e um outro parente que não conseguimos saber quem é", diz Everton Ribeiro, do Corpo de Bombeiros.Informações do portal G1/Bahia.

Brasileirão série A e B: Confira os resultados deste sábado

Marquinhos fez 2 golaços e mantém Vitória com esperança de subir a série A -Foto:Ag. Estado/reprodução.


Série A:



Rio de Janeiro:



Fluminense 0 x 2 Atlético- MG



São Paulo:



Palmeiras 1 x 2 Figueirense



Minas Gerais:



América 2 x 2 Grêmio



Santa Catarina:



Avaí 3 x 2 Botafogo






Série B



São Paulo:



Portuguesa 3 x 2 Americana - (A portuguesa garantiu a vaga para a série A de 2012)



Salvador:



Vitória 3 x 2 Nautico



Recife:



Sport 0 x 1 Goiás



Vestibular 2012: UNEB prorroga inscrições até 06/11




A UNEB- Universidade do Estado da Bahia, publicou em sua página do Diário Oficial do Estado de hoje(22) o termo aditivo 03/2011 ao edital 048/2011, prorrogando as inscrições do seu VESTIBULAR de 2012 até o próximo dia 06/11/2011. As inscrições estavam previstas para encerrar amanhã(23). Confira abaixo o termo aditivo.




TERMO ADITIVO 03/2011 AO EDITAL Nº 048/2011
O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna público:
1. Permanecem abertas as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular 2012 dos Cursos de Graduação (Presencial) até o dia 06/11/2011, às 23h e 59min;
2. O pagamento daqueles que realizarem as inscrições, após o expediente bancário do dia 06/11/2011, poderá ser efetuado no horário bancário local, do dia 07/11/2011;
3. Ficam mantidas as demais disposições do Edital nº 048/2011 e seus respectivos Termos Aditivos. GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 21 de outubro de 2011.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor

Educação: Uneb em Irecê vai discutir Identidade e Docência em seminário

Sede da Uneb-Irecê-Foto: discente Rodrigo Santos/reprodução

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVI da UNEB, em Irecê, realiza nos dias 27 e 28, na unidade, o Seminário sobre Identidade e Docência.
O evento, voltado para os professores da rede pública de ensino, está com inscrições abertas, até o dia 25, que devem ser realizadas no Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do DCHT. Ao se inscrever, os interessados devem apresentar ficha de inscrição e comprovante do pagamento da taxa de R$10.


Com o tema Educação na contemporaneidade, identidade, desafios e perspectivas, o seminário tem o objetivo de discutir a formação dos profissionais da área de educação na região de Irecê.
“Queremos provocar os professores sobre a importância da atividade que eles exercem na sociedade, debatendo acerca da educação contemporânea”, afirma Cenilza Pereira, coordenadora da ação.


De acordo com a diretora do DCHT, Helga Porto, existe uma carência muito grande em eventos voltados para esse tema na região. “O curso de pedagogia do campus está completando 15 anos, o de letras cinco. Esse é o momento para refletirmos sobre a contribuição da nossa universidade para a região”.


Estão sendo esperados para o seminário cerca de 300 docentes de 21 municípios baianos. A programação conta com conferências, palestras, mesas-redondas e apresentações de painéis.
Vão participar das atividades o diretor do DCHT do Campus XXIV da UNEB, em Xique-Xique, João Rocha, a gerente de extensão da Proex, Carla Liane, além dos professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Dinea Muniz e Roberto Sidnei Macedo, que vai ministrar a conferência de abertura sobre o tema do seminário.


O evento tem apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UNEB e da Secretaria estadual da Administração (Saeb), que está financiando 40 inscrições para professores da região.
Informações: NuPe/Campus XVI – tel. (74) 3641-3503.




Fonte:Republicado da Ascom/ site da Uneb

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Judiciário: TJ Bahia vai desativar 50 comarcas no interior



O Tribunal de Justiça da Bahia vai desativar 50 comarcas do Estado. Os desembargadores aprovaram a medida, por maioria, durante sessão plenária.
A partir de agora, a presidente do TJ da Bahia, desembargadora Telma Brito vai definir com com juízes, servidores e representantes das 50 comarcas a forma mais adequada de proceder a desativação.
As comarcas desativadas são: Gentio do Ouro, América Dourada, Barro Preto, Botuporã, Gavião, Ibititá, Ichu, Iramaia, Jussara, Macururé, Malhada, Morpará, Pindaí, Quixabeira, Rio do Antonio, Santa Luzia, São Domingos, São José do Jacuípe, Serrolândia, Souto Soares, Uibaí, Varzea do Poço, Acajutiba, Baianópolis, Caldeirão Grande, Canudos, Glória, Ibiquera, Itaeté, Itagimirim, Itaquara, Jitaúna, Maraú, Marcionílio Souza, Nilo Peçanha, Rodelas, Sátiro Dias, Teodoro Sampaio, Tremedal, Boa Vista do Tupim, Capela do Alto Alegre, Ibitiara, Itagi, Itamari, Licínio de Almeida, Nordestina, Palmeiras, Pé de Serra, Planalto e Potiraguá.
O fechamento das comarcas vai reduzir custos do Judiciário. Ainda de acordo com a decisão, as comarcas desativadas serão agregadas às comarcas de mais fácil acesso.
Para os desembargadores, a desativação das comarcas deve contribuir para maior eficiência do Judiciário. Isso porque existem comarcas com juízes e sem processo e comarcas sem juízes com excesso de processos.
CNJ – De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), relativos a 2010, o Tribunal de Justiça mais congestionado no País é o da Bahia, com mais de 400 mil ações pendentes. O TJ-BA também é o tribunal estadual que teve o pior desempenho no ano passado. De 2010 para cá, essa realidade não mudou muito.
Classificado entre os piores do País pelo CNJ, em 2011, o Tribunal de Justiça da Bahia apostou na qualificação dos seus servidores. Instituiu um Programa de Capacitação em Práticas Judiciárias para melhorias na gestão jurisdicional através da capacitação dos funcionários, fornecendo ferramentas de trabalho para melhor prestação de serviços à população.




Fonte:Bahiatodahora

Copa de 2014: Salvador sediará 06 jogos

Foto: Reprodução/Bn
Salvador tentou sediar a abertura da Copa do Mundo, mas não conseguiu apelar para o lado cultural para trazer o primeiro jogo do Mundial para a primeira capital do Brasil. Apesar disso, a cidade receberá seis jogos em 2014, enquanto que outras sedes receberão apenas quatro partidas. Dos seis duelos, um será válido pelas oitavas de finais e um pelas quartas.
Quatro grupos do torneio terão partidas em Salvador: B (13 de junho), G (16 de junho), E (20 de junho) e F (25 de julho). O jogo da oitavas será no dia 1º de julho e o das quartas no dia 5 do mesmo mês.
Porém, para a torcida soteropolitana, ainda há uma esperança de ver o Brasil jogar em Salvador. Caso a Seleção Brasileira passe em segundo lugar do seu grupo, o jogo brasileiro nas quartas de finais seria realizado na capital baiana. Informações do bn.

Brasil: Acidente com ônibus de romeiros deixa 5 mortos e mais de 30 feridos na BR- 040 em Minas

Cinco pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas em um acidente envolvendo um ônibus e uma carreta, no km 499, da BR-040, em Esmeraldas (região metropolitana de Belo Horizonte), por volta das 23h30 de quinta-feira (20).
Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o ônibus fretado por romeiros de Minas Novas (515 km de Belo Horizonte) seguia com destino à Aparecida do Norte (SP) quando bateu em uma carreta que estava parada no acostamento da via. Com o impacto da batida, parte da carga de carvão da carreta caiu na pista.
Cinco pessoas morreram no local e os feridos foram levados para hospitais da região. Informações da folhaonline.

Copa 2014: Odebrecht pede R$200 milhões para não parar o Itaquerão



Apesar dos primeiros fogos que ecoaram no Itaquerão nesta quinta-feira, após o anúncio de que a arena abrirá a Copa do Mundo 2014, nem tudo é motivo de festa para a construtora Odebrecht. O núcleo financeiro que cuida da arena precisou ir ao mercado financeiro para conseguir um empréstimo de R$ 200 milhões.


A medida não é vista como emergencial dentro da construtora, mas o fato é que o trabalho no Itaquerão consumiu R$ 24 milhões em cinco meses e as negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) não foram tão simples como se imaginava em um primeiro momento. Sem caixa para o Itaquerão, a construtora pediu um empréstimo em nome próprio para alavancar as obras nos próximos meses.
Oficialmente, o BNDES abriu uma carteira de crédito para construção ou reformas de estádios para a Copa 2014, no limite máximo de R$ 400 milhões/sede. Três sedes ainda não entraram em contato com o banco estatal: São Paulo, Porto Alegre e Brasília (os dois primeiros são particulares).


A assessoria do BNDES confirmou ontem que o dinheiro “reservado” ao Corinthians ainda não foi pedido. Tecnicamente, o banco poderia ter feito um empréstimo-ponte à Odebrecht que seria deduzido do valor limite (R$ 400 milhões).


“Mas essa operação não foi feita pelo BNDES. Já fizemos isso com o consórcio que toca a obra da arena pernambucana (a Odebrecht faz parte do consórcio). Para a arena corintiana, nada foi pedido, nem uma carta-consulta foi enviada”, explicou a assessoria do banco.
O prazo final para a retirada desse dinheiro junto ao banco estatal é 31 de dezembro de 2011.
Junto com a terraplenagem da área de 200 mil metros quadrados, teve início também a construção de outro projeto de engenharia: a financeira.


Técnicos da Odebrecht sairam a campo para conseguir parceiros de múltiplas tarefas. Tarefa 1: um banco que faça a intermediação do empréstimo junto ao BNDES, cobrando taxas mais baratas. Tarefa 2: que esse banco aceite as garantias reais oferecidas pela Odebrecht para fechar a operação de emprésitmo de R$ 400 milhões. Tarefa 3: que o Corinthians aceite ser sócio minoritário nessa complexa operação até quitar toda a dívida junto ao banco. O clube deverá ter receita para pagar juro e o principal da dívida, totalizando cerca de R$ 740 milhões em 14 anos.
Pela engenharia financeira construída para retirar o dinheiro do BNDES e comercializar os títulos municipais da Prefeitura no valor máximo de R$ 320 milhões, a construtora e o banco intermediário seriam os responsáveis pelo estádio. O prazo para o fechamento da operação expira em 71 dias.




Fonte:Portal Terra

Bahia: Governador diz que não dará mais dinheiro para Assembleia Legislativa

Foto:Lúcio Távora/ag.atarde

A Assembleia Legislativa da Bahia vai ter de se contentar com os R$ 22 milhões de verba suplementar liberada pelo Executivo baiano e apertar mesmo o cinto para fechar as contas em 2011. O governador Jaques Wagner disse nesta quinta, 20, considerar o assunto “encerrado” e explicou: “O que eu tinha me comprometido estou honrando, que são aqueles R$ 22 milhões. A Assembleia está pedindo uma suplementação de mais R$ 14 milhões, e eu, por enquanto, não visualizo, porque estamos com dificuldade orçamentária”, disse em entrevista, por telefone, de Paris, onde participou da abertura do Salon du Chocolat.

Explicando não ter a intenção de “constranger” o Legislativo do Estado, Wagner lembrou que precisa “administrar dentro de uma realidade”. Informou ter conversado com os líderes da Assembleia Legislativa antes de viajar e considera que “essa coisa ficou clara”. Mesmo tendo o presidente da Casa, Marcelo Nilo, na sua comitiva, o governador disse não ter tratado do assunto com o deputado.

O governador revelou que não cogita realizar uma reforma do secretariado no final do ano, repetindo o que a presidente Dilma Rousseff deve fazer em relação ao seu ministério. “Não trabalho com conceito de reforma administrativa, não gosto muito disso. Para mim, a qualquer momento, se for necessário trocar um secretário, se faz isso sem problema”, disse, observando que, se algum secretário for se candidatar a prefeito no próximo ano, deve sair do governo entre o final do ano e início de 2012, embora, por lei, pudesse ficar até março. “Eu acho melhor antecipar (final do ano) para a gente poder organizar”.

Missão comercial - Wagner anunciou, junto com os organizadores do Salão do Chocolate de Paris, a versão 2012 do evento, que será realizado na Bahia e acha que será uma excelente oportunidade para os produtores locais “botarem sua qualidade em campo”. Assinalou ser difícil “mensurar exatamente X por cento de quanto vão representar em emprego” os desdobramentos do salão na Bahia, mas acredita que há “um rejuvenescimento da economia na região cacaueira”.

Nesse tour pela Europa, o governador vai passar ainda na região de Bordeaux com o objetivo de tentar atrair produtores de vinho para a região do Além São Francisco. Ele disse que a primeira experiência em Morro do Chapéu com a cultura da champanhe tem dado bom resultado. “Bordeaux é outra linha de produção. O pessoal da Miolo que produz (vinho) em Casa Nova vai estar aqui também, e é aquilo que eu falo: venho fazer o guarda-chuva institucional para que os empresários se entendam”.

Conforme o governador, a Bahia precisa aproveitar o bom momento do Brasil no exterior. Wagner listou as vantagens de se investir no País em geral e na Bahia em particular: “Primeiro, para quem está procurando investir, o Brasil é o chamariz para o investimento. Segundo, a gente consegue graças ao clima e irrigação fazer duas safras e meia por ano, o que é absolutamente inédito para eles”, lembrou.

Wagner apontou o preço baixo de terras no semiárido baiano como atrativo e informou que o governo “pode oferecer, para a produção do vinho, a implantação de algum diferencial na área fiscal”. Informações da agência atardeonline.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Bahia: Preso da Lemos de Brito contrai meningite e servidores param atividades

Um preso da Penitenciária Lemos Brito, no Complexo da Mata Escura, está com meningite bacteriana, forma menos grave que a do tipo C. Ele foi transferido na noite de quarta-feira (19) para o Hospital Couto Maia, referência no tratamento da doença.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta quinta-feira (20) após o detento Eduardo Nery dos Santos ter passado por exames.
De acordo com a Sesab, as pessoas que tiveram contato com ele não precisarão ser submetidas ao tratamento de quimioprofilaxia.
Segundo informações do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPEB), os servidores do módulo 3, onde Eduardo estava detido, pararam as atividades na manhã desta quinta-feira (20). 
De acordo com o coordenador-geral do sindicato, Roquildes Ramos, os servidores estão preocupados com a situação. "Nós [do sindicato] vamos passar na unidade prisional para discutir com os servidores penitenciários o próximo passo", informou o coordenador.
"Os servidores estão temerosos porque eles correm risco direto de contaminação, e trabalham em condições de risco, em um ambiente precário, sujo. Além disso, os próprios presos tem contato com seus familiares, e nós não sabemos até que ponto houve contágio", diz Roquildes. Informações do Correio da Bahia.

Foto:Reprodução/Google

Salvador: Cidade registra ventos de 46,8km/h

Foto:Orla de Salvador/reprodução/BN

Os ventos fortes registrados em Salvador nesta quarta-feira (19) atingiram a velocidade de 46,8 km/h – o normal não passa de 10 km/h – e causaram diversos prejuízos por toda a cidade. A Defesa Civil do município (Codesal) contabilizou 40 solicitações até as 19 horas desta quarta. Uma casa desabou e outras três ficaram parcialmente destruídas, segundo órgão. Com o vendaval, causado por uma frente fria proveniente do Sul do Brasil, casas foram destelhadas e árvores derrubadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva e os ventos fortes são fenômenos que costumam ocorrer nos períodos de primavera e verão. “Mas, desta vez, a frente fria foi mais forte e chegou até aqui”, alertou. Nesta quinta (20), o dia terá nuvens, pancadas de chuva e trovoadas. Os ventos seguem no sentido sul e as temperaturas permanecem entre 20° C (mínima) e 29° C (máxima), de acordo com o Inmet. Informações do BN.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Salvador: Policial da 47ª CIPM é morto por bandidos



Um policial da 47ª CIPM, localizada em Pau da Lima, foi assassinado durante uma troca de tiros com bandidos na manhã desta segunda-feira, 17, no bairro de Vila Canária, em Salvador. O soldado Robério Emanuel das Virgens, 44 anos, estava em atividade, por volta da 10h30, quando atendeu a uma denúncia de assalto no bairro, junto com outros policiais.

Os bandidos, ao perceberem a presença da polícia, tentaram fugir do local, mas passaram a ser perseguidos. Durante a tentativa de fuga, os PMs entraram em combate com os três assaltantes envolvidos, iniciando uma intensa troca de tiros.

Entretanto, o confronto acabou em tragédia. Robério Emanuel foi atingido por três tiros no abdomen e na perna. Ele foi levado para o Hospital do Subúrbio. A sua morte foi confirmada por volta das 12h30.

Os criminosos também foram feridos durante a troca de tiros. Dos três bandidos envolvidos, dois foram baleados e levados para o Hospital Roberto Santos, onde faleceram. Um outro, que é menor de idade, foi apreendido. Foram apreendidos com os criminosos duas armas, uma pistola 9mm e um revólver 38, além de dolões de maconha.

Tristeza - "Ele era um profissional exemplar, equilibrado, e prestou serviços valiosos à comunidade onde atuamos. Todos estamos muito sentidos. É, com certeza, uma perda irreparável", afirmou o Major Gilson Seixas, colega de profissão, lembrando os 20 anos de dedicação do policial ao grupo.

O PM deixa esposa e três filhos. Informações da agência atarde.


Fonte imagem:Google

domingo, 16 de outubro de 2011

Bahia: Governo do Estado nomeia 1559 Professores

Secretário de Educação -Prof.Osvaldo Barreto-Foto:reprodução


O Governo do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado do dia 14/10 a nomeação de 1559 professores aprovados no mais recente concurso para docente do Estado, realizado em janeiro de 2011. A nomeação representa o primeiro grupo de um total de 3.200 docentes que serão nomeados até o início do ano letivo de 2012. Os novos professores vêm somar aos efetivos da rede estadual de ensino, atualmente 40 mil professores, um dos maiores quadros de pessoal do Estado da Bahia. No âmbito da nossa DIREC-21 foram convocados 27 professores de diversas disciplinas. Para conferir a lista acesse http://www.educacao.servidores.ba.gov.br/




Fonte:SEC

Brasil: Após denúncias, ministro Orlando Silva diz que processará duas pessoas

Ministro Orlando Silva no aeroporto de Guadalajara-Foto:Cláudia Gurfinkel/portal Terra

O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que não pretende processar a revista Veja e o jornalista que publicaram reportagem com denúncias de que ele seria coordenador de um esquema de irregularidades envolvendo convênios com ONGs. "Não vou processar a revista nem o jornalista. Ainda sou novo pra isso. Mas vou pedir que me deem o mesmo espaço que foi dado para as acusações", disse Silva. O ministro, porém, admitiu que vai mover uma ação judicial. "Vou processar duas pessoas, mas só falo disso depois que voltar ao Brasil", completou.
Em declarações feitas ao Terra neste sábado à noite, no aeroporto de Guadalajara, Orlando Silva disse ainda que, à luz da legislação brasileira, quem faz as acusações é que precisa prová-las.
O ministro do Esporte, que estava no México para acompanhar o início da participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos, passou praticamente o dia inteiro rebatendo as denúncias sobre o suposto esquema de corrupção em sua pasta. Ele, contudo, negou que o retorno tenha sido antecipado por causa da reportagem. Segundo ele, a passagem já estava comprada, porque ele foi ao México apenas para acompanhar a cerimônia de abertura e que retornará o país para ver o Parapan, em novembro.
Mais cedo, em coletiva realizada em Guadalajara, Orlando Silva afirmou que as denúncias são caluniosas e "retaliações de ações" que ele tomou à frente do ministério. Ele disse já ter sido avisado no passado de irregularidades em uma organização não-governamental (ONG) e de ter tomado a medida mais drástica para apurar as denúncias. O ministro anunciou que pediu à Polícia Federal para abrir investigação.
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, por sua vez, disse que as denúncias são infundadas e fazem parte de uma campanha contra o partido, para atingir integrantes da sigla que ocupam cargos no governo, como Orlando Silva. Segundo Rabelo, o ministro está tranquilo em relação à sua inocência e se colocou à disposição para depor sobre o caso na Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira, atendendo a pedido da bancada do PCdoB. Rabelo questionou ainda a legitimidade da fonte ouvida pela revista, o policial militar e ex-militante João Dias Ferreira, "cuja trajetória é pontuada por ações obscuras", afirmou.
Oposição

Em Brasília, o PSDB e os Democratas se manifestaram sobre o caso. O líder tucano na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira, disse que vai entrar até com representação na Procuradoria-Geral da República (PGR), na Controladoria-Geral da União (CGU) e no Tribunal de Contas da União (TCU) para que os órgãos investiguem as denúncias. O DEM, por sua vez, se manifestou por meio de nota oficial pedindo também o afastamento do titular da pasta. "A demissão de Orlando Silva não é o bastante. Polícia Federal, PGR e TCU precisam investigar a fundo esse esquema no Ministério do Esporte", diz o texto.
Denúncias

Segundo reportagem da revista Veja, diversos membros do PCdoB, capitaneados pelo ministro, faziam parte do esquema de irregularidades envolvendo convênios entre a pasta e ONGs, que teria desviado mais de R$ 40 milhões em oito anos. As acusações têm como única fonte o policial militar e ex-militante do PCdoB João Dias Ferreira, que aponta o ministro como um dos beneficiados do desvio.
Ferreira foi um dos cinco presos no ano passado pela polícia de Brasília sob acusação de participar de desvios de recursos destinado a um programa da pasta. Investigações passadas apontavam diversos membros do PCdoB como protagonistas das irregularidades, na época da Operação Shaolin, mas é a primeira vez que o nome do ministro é mencionado por um dos suspeitos. Ferreira, por meio da Associação João Dias de Kung Fu e da Federação Brasiliense de Kung Fu, firmou dois convênios, em 2005 e 2006, com o Ministério do Esporte.
De acordo com Ferreira, as ONGs recebiam verbas mediante o pagamento de uma taxa que podia chegar a 20% do valor dos convênios. Orlando Silva teria recebido, pessoalmente, dentro da garagem do Ministério, uma caixa de papelão cheia de cédulas de R$ 50 e R$ 100 provenientes da quadrilha. Parte desse dinheiro, acusa a Veja, foi usada para pagar despesas da campanha presidencial de 2006. Reportagem de Cláudia Gurfinkel do portal Terra direto de Guadalajara no México.

Brasileirão série A: Flamengo vence e cola nos líderes

Jogadores comemoram o gol de Deived-Foto: Alexandre Vidal-Fla imagem/reprodução


Com uma vitória simples por 1x0 em cima do Ceará nesta noite(15) no estádio Presidente Vargas em Fortaleza, o Flamengo colou nos líderes do campeonato, Corinthians e Vasco. O gol foi marcado pelo atacante Deived após um cruzamento do meia atacante Thiago Neves. A nota triste do jogo foi a expulsão de Ronaldinho Gaúcho que não enfrentará o Santos no próximo jogo.


Outro jogo da rodada de sábado teve o Figueirense vencendo a equipe do América Mineiro por 2x1 em Santa Catarina.