• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 13 de junho de 2009

Governador insiste na aliança com o PMDB

Wagner e Luiz Caetano(prefeito de Camaçari)

O governador Jaques Wagner (PT) reiterou, ontem, ao participar do Encontro Estadual do PT que discute, em Camaçari, as estratégias do partido para as eleições de 2010, o seu interesse em manter o PMDB na aliança. Mas Wagner deixou claro ao parceiro, que ameaça lançar candidatura própria, que a vaga ao governo é dele. “No meu palanque, o nome do candidato a governador está definido (é o meu). Se o ministro for candidato ao governo, será em outra chapa, não na minha”, assinalou Wagner.
O PT, de acordo com o governador, tem feito declarações públicas sobre a importância do seu casamento político com o PMDB. “Mas casamento se faz quando as duas partes desejam. Briga não, basta que um queira para que aconteça”, pontuou Wagner, numa referência aos embates políticos que hoje ameaçam distanciar, em definitivo, os dois aliados.
Mesmo sem abrir espaço para questionamentos sobre a sua condição de único candidato ao governo, na chapa que na Bahia dará sustentação à candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República, Jaques Wagner admitiu, contudo, que há espaço para negociação. “O que temos acertado é a vaga ao Senado para o partido, uma demanda do PMDB com a qual concordamos plenamente”, disse. “Mas no processo de negociação, tudo é possível. Ou impossível”, assinalou.
O governador, que participou da abertura do encontro na Cidade do Saber, ao lado presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP), também avaliou a possível candidatura do ex-governador Paulo Souto na chapa formada pelo DEM e PSDB. Para ele, é positivo que já esteja definido duas chapas, uma da oposição e outro do governo, na disputa de 2010. “Souto garantirá o palanque de Serra na Bahia e minha candidatura garante o palanque de Dilma Rousseff”, assinalou, o governador, que revelou não acreditar numa terceira candidatura na Bahia.

PT no Senado – Apesar do governador querer o PMDB na aliança, setores do PT, já articulam nomes do partido para senador. Uma faixa com a frase “Nossa chapa em 2010 é: Dilma-presidente, Wagner-g overnador, senador-PT”, colocada na entrada do evento – que também lançou oficialmente o conceito da campanha que o partido fará no Estado – denunciava a motivação de algumas correntes petistas de vir a ocupar o cargo. Isso foi manifestado abertamente pelo prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, e por Marcelino Gallo, membro do Diretório Nacional do PT.
“Queremos a aliança com o PMDB, mas não podemos ficar aguardando Geddel decidir”. Ricardo Berzoini não quis entrar na polêmica, justificando que a decisão caberá ao governador Wagner, a quem caberá conduzir o processo eleitoral na Bahia. O petista, que esta semana declarou apostar numa chapa com Wagner no governo e Geddel senador, lembrou que a chapa tem quatro posições, espaço suficiente para ampliar a política de alianças nacional e nos estados.


Fonte: atardeonline
Foto:Luciano da Maltta

Presidente do Irã é reeleito

A Comissão Eleitoral Iraniana divulgou a vitória no primeiro turno do atual presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Os votos dos outros três candidatos não totalizaram os 50% necessários para que houvesse um segundo turno eleitoral. O chefe de campanha de Ahmadinejad, Mojtaba Samareh Hechami, assegurou à agência de notícias Fars que os números revelados até o momento pelo Ministério do Interior "não deixam nenhuma dúvida" sobre o resultado do pleito. Com 78% das urnas apuradas, Ahmadinejad tem uma vantagem de 64% dos votos, contra 31% de seu principal rival, o reformista Mir Hussein Moussavi, que no começo da noite (local) também reivindicou a vitória, com 65% dos votos. O resultado ainda precisa ser referendado pelo Conselho dos Guardiões.
Fonte:Bahianotícias

sexta-feira, 12 de junho de 2009

AIRBUS diz que suas aeronaves são seguras

Depois de duas semanas de silêncio sobre a queda do avião Airbus A330 operado pela Air France no mar do Atlântico, a fabricante das aeronaves veio a público defender a confiabilidade técnica e de segurança de seu produto. “Nossos aparelhos são seguros. Nós garantimos, a EASA (Agência Europeia da Segurança Aérea) garante, e nossos clientes também", disse o alemão Thomas Enders, presidente da companhia européia. Aproveitou também para mandar seu recado aos jornalistas que executam a cobertura do acidente. "Todos eles confirmaram sua confiança no A330. Nossos clientes conhecem mais nossos aviões que a imprensa". Depois do acidente na viagem entre o Brasil e a França, o sensor de velocidade pode ter auxiliado em outros quatro voos com aterrissagens arriscadas esta semana, além de outros cinco incidentes isolados no ano passado, o que levou ao questionamento internacional do equipamento via imprensa.
Fonte:Bahianotícias

Presidente Lula: "Todos nós somos o cara"

O presidente Lula, que visitou Sergipe nesta sexta-feira (12), brincou com a classificação dada a ele pelo líder norte-americano Barack Obama e reproduzida pelo governador sergipano Marcelo Déda (PT) ao anunciar a sua chegada a um evento em Aracaju. O chefe do Palácio do Planalto foi convidado especial da cerimônia de inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto. “Meus queridos companheiros e companheiras, na verdade todos nós somos ‘o cara’”, afirmou no início do discurso. O presidente também anunciou a construção de milhares de casas do programa Minha Casa, Minha Vida no estado nordestino. “Marcelo Déda vai ter a chance de pegar financiamento, se tiver perna para construir. Vai ter 11 mil casas”, avisou. Lula também fez questão de enaltecer o seu governo e, sem modéstia, dizer que pretende eleger alguém melhor do que ele em 2010. “Não pense que estou contente, não. Vou fazer questão de eleger uma pessoa para assumir a Presidência desse país para fazer mais do que eu. Nós mudamos o paradigma”, destacou.

Fonte:Bahianotícias
foto:Domingos Tadeu

Presidente do PMDB baiano quer irmão candidato sim,mas ao governo



O presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima(foto) em contato com o Bahia Notícias, discordou nesta sexta-feira (12) do discurso do chefe nacional do PT, Ricardo Berzoini. Ele ratificou o desejo do seu partido em articular a candidatura do ministro da Integração nacional Geddel Vieira Lima ao governo da Bahia em 2010. O petista defende o lançamento de uma chapa para a reeleição de Jaques Wagner com o atual titular da pasta federal como nome para o Senado. “Eu não conheço bem Berzoini, mas conheço muito bem Geddel, com quem convivo há 46 anos. O que Geddel quer é seguir as decisões do seu partido, o PMDB, e nos encontros que temos feito até hoje, foi quase unanimidade o desejo de ter Geddel governador em 2010”, ressaltou. Ainda segundo Lúcio, o presidente do PT erra ao analisar a política com romantismo. “Berzoini devia saber que nem sempre se faz o ideal, mas sim o possível”, complementou.
fonte:Bahianotícias

Ministro Celso Amorim: "G-8 está morto"

O Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ousou nesta sexta e disse que o G8, grupo dos oito países mais riscos do mundo mais a Rússia, que se encontra em Paris neste momento, está morto. Não sei como ele vai ser enterrado, mas o G8 morreu. No mundo de hoje, o grupo dos oito países mais ricos do mundo não representa mais nada”, declarou para estudantes na universidade francesa Science Po. Por outro lado, disse que o G20, o grupo dos emergentes mais importantes, muitas vezes é mais influente politicamente que o G8. Exatamente por isto, as decisões que o G8 toma não podem mais ser soberanamente aceitas mundo afora porque não é mais possível ignorar a voz dos emergentes.
Fonte:bahianotícias

Justiça decreta toque de recolher em 03 municipios baianos

Os municípios de Santo Estevão, Antônio Cardoso e Ipecaetá agora têm um dispositivo de toque de recolher para crianças e adolescentes decretado oficialmente pela Justiça. A ordem é do juiz José de Souza Brandão Neto, de Santo Estevão, que estendeu a medida aos vizinhos alegando proteção a esta parcela da população das cidades contra o tráfico de drogas, da prostituição e da marginalidade. Quem tem menos de 12 anos só poderá ficar na rua até 20h30. Treze ou 14 anos só até 22h e adolescentes até 18 anos terão de voltar para casa até as 23h30. A medida passa a vigorar a partir da próxima segunda (15).

Fonte:Bahianotícias

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Educação: Cartel é denunciado ao MP-SP

Cartel da educação denunciado ao MP-SP O vice-reitor da Universidade São Marcos, Ernani de Paula, denunciou ao Ministério Público de São Paulo um cartel, no sistema educacional do Estado, em que instituições de ensino se aproveitam o descontrole na liberação de verbas públicas para se apropriarem de milhões do governo estadual. Faculdade privada recebe do governo R$ 500 por cada bolsista carente, quando na verdade só cobra R$ 162 de alunos não-carentes. As informações são do blog de Claudio Humberto.

Educação: Professora acusada de aliciar estudantes em escola

Uma professora de 36 anos e uma estagiária de 22 que trabalham em uma escola estadual da capital paulista foram indiciadas judicialmente por corrupção em um caso de acusação de aliciamento de garotas entre 14 e 16 anos que estudam no local. A polícia afirma que as duas reuniram 10 garotas de uma mesma sala e promoviam festas e passeios, onde todas “ficavam” entre si. As suspeitas tiveram início quando a mãe de uma das jovens tomou pela falta da filha e a descobriu na casa da estagiária depois d éter apelado à polícia. A professora disse que só falará diante do juiz e a estagiária negou tudo. Caso sejam condenadas, ambas podem pegar 4 anos de prisão. A Secretaria Estadual da Educação disse que a professora foi afastada e que uma sindicância foi instaurada.As informações são do site bahianotícias.

No Senado da República: Tudo em família,emprego de filho foi para a mãe

O estudante João Fernando Michels Gonçalves Sarney, neto do presidente do Senado, José Sarney, que estava empregado da casa legislativa que o avô hoje dirige, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) foi demitido do cargo de maneira secreta no mês de outubro do ano passado após decreto que proibia o nepotismo no serviço público. Entretanto, mesmo com a saída de João Fernando, a vaga no gabinete do senador amigo de Sarney ficou na família da mesma maneira. Apenas 20 dias depois, a mãe do estudante, sua mãe foi contratada para o mesmo cargo, no mesmo gabinete, com o mesmo contracheque. Assim como ele, a mãe também sequer aparecia no local para trabalhar e, desta maneira, arranjou-se uma solução caseira para a ameaça de o neto de Sarney continuar recebendo verbas federais indevidamente por trabalhos que não fez e sequer poderia fazer. João Fernando é filho do empresário Fernando Sarney, primogênito do senador.
Fonte: Texto-Bahianotícias
Título: Blogueiro

Cristiano Ronaldo também vai para o Real Madrid

Depois de gastar 65 milhões de euros (cerca de R$ 176,7 milhões) para tirar o brasileiro Kaká do Milan, o Real Madrid concluiu nesta quinta-feira a transação mais alta da história do futebol.
A proposta de 80 milhões de libras (ou 93 milhões de euros) feita pelo clube espanhol e aceita pelo Manchester United pelo meia-atacante Cristiano Ronaldo faz do jogador português a contratação mais já alta já realizada.
O recorde anterior pertencia o próprio Real, que pagou 78 milhões de euros (aproximadamente R$ 212,1 milhões), em valores atualizados, pelo francês Zinedine Zidane, então na Juventus, em 2001.
"A pedido de Cristiano Ronaldo, que expressou mais uma vez seu desejo de partir, e após uma discussão com o representante do jogador, o [Manchester] United autorizou o Real Madrid a conversar com o atleta", disse o clube em seu comunicado oficial. "O Manchester United considera que o assunto estará encerrado e não emitirá nenhum outro comunicado."
Para concretizar o negócio e anunciar a contratação, o Real aguarda apenas ouvir o "sim" do português. O que não deve ser um entrave, já que Ronaldo expressou no passado o interesse em defender a equipe de Madri.
Com Kaká e Cristiano Ronaldo, duas das três contratações mais caras da história do futebol e vencedores dos prêmios de melhor jogador do mundo nos dois últimos anos, o Real Madrid já reconstrói o "projeto galáctico", que marcou sua trajetória na primeira metade da década.
Dirigente responsável por levar Zidane, Beckham, Ronaldo e Owen à Espanha, Florentino Pérez reassumiu a presidência do clube na semana passada prometendo novamente grandes contratações.
Segundo a imprensa espanhola, Pérez tem pelo menos dois outros alvos dignos de ser chamados de "galácticos". O meia-atacante francês Franck Ribéry (Bayern de Munique) e do centroavante sueco Zlatan Ibrahimovic (Inter de Milão) são transferências cotadas.

Fonte:Folha com agências internacionais

CNIC diz que turnê de Caetano Veloso não precisa de incentivo



A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que analisa os projetos aspirantes ao benefício da Lei Rouanet, negou autorização para que os produtores do músico baiano Caetano Veloso captem patrocínio para o novo trabalho do artista, o CD "Zii e Zie".
Em reunião do último dia 21 de maio, a comissão decidiu que o projeto "Tour Caetano Veloso", no valor de R$ 2 milhões, não precisa de incentivo por ser comercialmente viável. O projeto prevê a realização de shows em 22 capitais.
13.abr.2009/Rafael Andrade/Folha Imagem
Comissão que analisa projetos aspirantes ao benefício da Rouanet diz que turnê, no valor de R$ 2 milhões, não precisa de incentivo
No entanto, é muito provável que essa decisão seja derrubada nos próximos dias pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira.
Ao ministro cabe rever as decisões da CNIC. No ano passado, ele derrubou o veto da comissão à turnê da cantora Maria Bethânia, que pedia autorização para buscar R$ 1,8 milhão em patrocínio.
Naquela ocasião, a CNIC rejeitou o show pelo mesmo motivo que nega agora autorização para o show de Caetano: a receita de bilheteria "tornaria desnecessária a utilização de incentivo fiscal na realização do evento". Ferreira derrubou a decisão e viabilizou o patrocínio de Bethânia, com dinheiro de renúncia fiscal.
Naquele episódio, como agora, o ministro dizia concordar com o sentido da decisão do CNIC, mas não com a forma. Segundo Ferreira, a Lei Rouanet não possui um critério específico para impedir o patrocínio de espetáculos comercialmente viáveis. Para ele, a orientação da CNIC seria justa, mas não legal.
Esta suposta omissão legal é justamente um dos motivos pelos quais o ministro pretende reformar a Lei Rouanet.
A Folha apurou que Ferreira também foi alvo de forte pressão de Paula Lavigne, ex-mulher e empresária de Caetano, para que a decisão da CNIC fosse revertida.
Em debate anteontem, Ferreira referiu-se obliquamente à decisão da CNIC no caso de Caetano. Disse que "estão tentando", sem sucesso, usar o episódio para causar intriga entre ele e um conterrâneo (Juca Ferreira e Caetano Veloso são baianos).
Questionado pela Folha sobre o tema, Caetano comentou, por e-mail: "Não. Não há nenhum estremecimento entre mim e o ministro. Ele foi assistir ao meu show em Brasília e conversamos bastante". As informações são de Marcio Aith da folha de São Paulo.

EDUCAÇÃO: Secretário anuncia aumento de bolsas


Na visita nesta quarta, 10, à Universidade Estadual de Feira de Santana, agendada por uma comissão de estudantes no período em que a reitoria esteve ocupada, o secretário de Educação do estado, Adeum Sauer, anunciou aumento de R$ 500 mil na verba destinada ao pagamento dos bolsistas, estudantes que prestam serviços na instituição e são remunerados. O mecanismo existe para ajudar na manutenção dos alunos com renda mais baixa e oriundos de outras cidades.A promessa do secretário não agradou aos bolsistas. José Caetano Filho, aluno de Economia que faz parte do Diretório Central dos Estudantes, disse que a quantia será suficiente apenas para aumentar de R$ 350 para R$ 415 o valor das bolsas. Os estudantes pediam um aumento maior e a inclusão de mais beneficiários. Segundo Caetano, os manifestantes continuarão mobilizados e ainda vão definir o modo de agir de agora em diante.Quanto a um dos principais problemas que a Universidade vem enfrentando, que é a falta de professores, Adeum Sauer disse em entrevista que o assunto está sendo tratado na Casa Civil do governo, que vai apresentar um projeto autorizando a abertura de vagas nas universidades estaduais. As informações são da sucursal de atarde de feira.

Seleção vence e lidera as eliminatórias

foto:Mauricio Lima AFP

O Brasil ampliou nesta quarta, 10, a liderança nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa da África do Sul depois de derrotar o Paraguai por 2 a 1 no Estádio do Arruda, em Recife. Os gols brasileiros foram anotados por Robinho e Nilmar, descontando Salvador Cabañas.
O próximo jogo da Seleção pelas Eliminatórias será contra a Argentina, em 5 de setembro, em Buenos Aires. A partir de segunda-feira, o Brasil disputará a Copa das Confederações, na África do Sul, estreando às 11 horas contra a seleção do Egito.
Ainda pela 14ª rodada do torneio, o Equador complicou a vida da Argentina ao vencer por 2 a 0, em Quito. Os gols foram de Ayoví e Palacios. Completando a faseColômbia 1 x 0 Peru, Venezuela 2 x 2 Uruguai e Chile 4 x 0 Bolívia.
Pressão - Para ficar em posição confortável no torneio, o Brasil começou sufocando o adversário e em menos de dois minutos havia chutado a gol duas vezes com Robinho e Kaká, embora sem perigo.
Mesmo com 63% da posse de bola até os 15 minutos, a Seleção não conseguiu inaugurar o placar para desespero da
torcida.
Os visitantes foram se tornando ousados e o gordinho Cabañas aprontou até conseguir fazer 1 a 0 cobrando falta que ele mesmo sofreu aos 24 minutos. A bola desviou na perna de Elano.
A imagem de paraguaios dançando na comemoração inspirou o time de Dunga a reagir e o calor da partida gerou cartões amarelos.
O empate do Brasil nasceu de jogada do baiano Daniel Alves, ex-Juazeiro e Bahia e hoje no Barcelona. Aos 40 minutos, ele cruzou da direita para esquerda na chegada de Robinho, que arrematou sem chance para Villar.
O Brasil virou para 2 x 1 aos 4 minutos do segundo tempo graças à combinação do passe perfeito de Felipe Melo para Nilmar e à falha de seu marcador, que deixou a bola espirrar em sua perna e sobrar limpa para o atacante do Inter (RS).
Com ambição, o Brasil não poupou energia, continuou partindo para o ataque e, aos 12 minutos, quase marca o terceiro gol com Robinho se Villar não defendesse para escanteio.
Ao trocar Ramires por Elano, aos 15 minutos, Dunga se antecipou às experiências programadas para o
torneio africano e aos 36 minutos Robinho perdeu mais na frente do gol. Os minutos que se seguiram foram de muitas chances perdidas.
Ficha técnica:Brasil: Júlio César, Daniel Alves, Lúcio, Juan e Kléber; Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano (Ramires) e Kaká; Robinho (Kléberson) e Nilmar (Alexandre Pato). Técnico: Dunga Paraguai: Justo Villar, Dario Veron, Paulo Silva, Julio César Cáceres e Caniza; Victor Cáceres, Riveros, Carlos Bonet (Nenitez) e Eduardo Ledesma; Martinez e Salvador Cabañas. Técnico: Gerardo Martinez. As informações são de atarde.

Presidente da Assembleia vai sair do PSDB

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, está mesmo disposto a deixar o PSDB. Após o anúncio da aliança entre DEM e PSDB visando 2010, Nilo acredita que não há mais clima para permanecer no partido. Na próxima segunda-feira, ele deverá pedir a liberação do partido para se filiar a outra legenda que ainda não foi definida. O deputado federal João Almeida é o único tucano que pode criar resistências para uma saída pacífica do presidente da Assembleia.



fonte:Bahianotícias
foto:Evisálio Junior

PEC dos vereadores fica para semana que vem

Os líderes dos partidos no Senado Federal transferiram para a próxima terça (16) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Vereadores. A matéria aumenta o número de vereadores de 51.748 para 59.302 em todo o país. A PEC também estabelece cinco faixas com percentuais máximos de gastos das câmaras municipais tomando por base o número de habitantes da região. Cidades com 101 a 300 mil pessoas terão que reduzir seus gastos de 8% para 6% do orçamento previsto. Já municípios com mais de oito milhões de habitantes deverão gastar, no máximo, 3,5% dos recursos orçamentários. Para entrar em vigor, a matéria ainda terá que ser apreciada pela Câmara dos Deputados.
Fonte:Bahianotícias

Economia: Juros abaixo de 10% pela 1ª vez na história

O Comitê de Política Monetária (Copom) teve nesta quarta-feira (10) a decisão histórica, por seis votos a dois, de reduzir os juros básicos da economia brasileira para 9,25% ao ano. Com a queda de um ponto percentual, já que o índice anterior era de 10,25%, o país vê pela primeira vez a taxa Selic abaixo de 10%. A decisão é considerada surpreendente pela maioria dos especialistas, que esperavam um corte de 0,75%. No relatório, os integrantes do Copom destacaram que a medida levou em consideração as perspectivas para a inflação em relação à trajetória das metas. "Levando em conta que mudanças da taxa básica de juros têm efeitos sobre a atividade econômica e sobre a dinâmica inflacionária que se acumulam ao longo do tempo, o Comitê concorda que qualquer flexibilização monetária adicional deverá ser implementada de maneira mais parcimoniosa. O Copom acompanhará atentamente a evolução do cenário prospectivo para a inflação até sua próxima reunião para então definir os próximos passos da estratégia de política monetária", explicou o documento. O próximo encontro do Comitê está marcado para os próximos dias 21 e 22 de julho.
Fonte:Evisálio junior-Bh

ACM Neto diz que DEM está de portas abertas para Geddel

foto:Divulgação

O deputado federal ACM Neto (DEM-BA), em entrevista ao programa “Casemiro no Ar”, da Tudo FM, nesta quarta-feira (10), declarou que o seu partido está de portas abertas para o ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima. O parlamentar ressaltou que o imbróglio entre o PMDB e o PT, enfatizado com as eleições municipais de Salvador em 2008, desgastou a continuidade da aliança. De acordo com o democrata, o titular do governo federal não terá vetos ou limitações se compuser a coalizão com a sua legenda. Inclusive, disse o deputado, a indicação pela pré-candidatura do ex-governador Paulo Souto, embora tenha viabilidade eleitoral, pode ceder para um apoio ao nome de Geddel, caso a união seja efetivada. ACM Neto afirmou ainda que o ministro já sabe que não terá espaço na chapa da reeleição do governador Jaques Wagner e terá que se contentar “apenas” com uma vaga para concorrer ao Senado em 2010.
Fonte:Bahianotícias

Voo AF-447: Decomposição de corpos dificulta resgate

O médico legista Xavier Salgado, membro da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas, declarou nesta quarta-feira (10) em entrevista que o resgate das vítimas do voo 447 pode ser dificultado pelo estado de decomposição dos corpos. "Aparentemente, não houve explosão e por isso nenhum corpo teria ficado carbonizado, mas a decomposição dos cadáveres é bem particular e vai dar mais trabalho com o passar dos dias", declarou à Agência Efe. O principal fator de dificuldade é perda de compressão dos cadáveres, que não permite que eles flutuem. As informações são do site Bahianotícias.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Presidente do TCE defende conselheiro que desaprovou contas de Wagner

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Manoel Castro, rejeitou os argumentos apresentados pelos deputados da oposição contra o conselheiro Pedro Lino, que desaprovoou as contas do governo Wagner. Ele afirmou que as audiências feitas por Lino em universidades e outros ambientes públicos para elaborar o parecer é um procedimento utilizado até pelo Tribunal de Contas da União (TCU). "Não foi para divulgação do parecer que estava sendo elaborado", rechaçou Castro. Ele defendeu os procedimentos adotados por Pedro Lino e disse que o TCE quer tenta aprimorar as relações com a Assembleia Legislativa, inclusive por sugestão do conselheiro Zilton Rocha, feita ano passado. De modo que, para o presidente do tribunal, não há nada demais em Pedro Lino ir à Assembléia para falar sobre seu relatório. "Tudo isso ganhou dimensão na imprensa porque o voto foi negativo e isso é natural", justificou o chefe da Corte. A reunião entre Manoel Castro e os deputados governistas ainda não acabou. Lino está neste momento reunido com os deputados da oposição. A audiência na Comissão de Finanças e Orçamento, na qual o conselheiro falaria sobre seu voto pela rejeição das contas de Wagner, foi cancelada pelo presidente Luiz Augusto (PP) porque Lino chegou com 15 minutos de atraso.
Fonte:bahianotícias

Educação:Estudantes da UNEB protestam,agora em Salvador

Cerca de 50 estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – um dos mais concorridos da instituição – fizeram uma passeata do Campo Grande até a Piedade. Na pauta do protesto está a contratação de novos professores, uma vez que os alunos convivem com docentes insuficientes há anos, além de laboratórios e instalações deficientes no prédio de aulas. Nesta terça, os alunos decretaram greve de aulas e já chegaram até a ocupar a Reitoria para exigir a resolução do problema, mas a direção da Universidade alega que não há verbas para tal.

Fonte:Bahianotícias

Anthony Garotinho:"Dilma é minha amiga"

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho formalizou nesta quarta (10) sua saída do PMDB e foi embora falando muito mal do ex-colega de legenda, o atual governador, Sérgio Cabral. NA semana que vem, se filiará ao PR, legenda na qual, afirma ele, vai apoiar a candidatura de Dilma Rouseff à presidência no ano que vem. ."Dilma é minha amiga, foi militante do PDT comigo", garantiu. No entanto, disse também que de maneira nenhuma dividirá palanque no estado com Cabral, que teoricamente também ficará no bloco petista em apoio à ministra. Acho muito difícil subir com ele (Sérgio Cabral) no palanque, talvez seja melhor termos dois palanques."


Fonte:Bahianotícias

Feira de Santana: Vereadores petista criticam governo Wagner

A sessão desta quarta-feira (10) na Câmara de vereadores de Feira de Santana foi de extrema tensão com os vereadores petistas Ângelo Almeida e Marialvo Barreto. Revoltados com o que consideram um tratamento de abandono dispensado a eles pelo governo Wagner, ambos literalmente chutaram o balde e subiram à tribuna para desancar em cima da administração estadual. Exaltado, Almeida bradou ao microfone que as relações entre o Palácio de Ondina e os vereadores feirenses é a “pior possível” e avisou aos colegas da base estadual que não ligassem mais para o seu celular para posar ao lado do governador em lugar nenhum, pois a sua ausência era garantida. O vereador descartou romper com o governo Wagner, mas assegurou que não mais o defenderá. Já Barreto se queixou que o PT estadual ignora os edis de Feira de tal maneira que o próprio se sente mais prestigiado entre os adversários democratas que apóiam Tarcízio Pimenta do que pelos correligionários. Confira o vídeo transmitido pela TV J na Câmara de Feira durante a manhã com o discurso de Ângelo Almeida. Com informações do blog do jornalista Rafael Velame.
Fonte:Bahianotícias

Militar morre em troca de tiros envolvendo guardas de Lula

Uma troca de tiros envolvendo a guarda pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou a morte de um militar na residência oficial da Granja do Torto, em Brasília. Segundo o chefe da segurança do presidente Lula, general Gonçalves Dias, a vítima era um cabo e o disparo foi feito por um soldado.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ainda está apurando o que teria acontecido. Fontes da segurança do presidente informaram que um desentendimento entre dois militares teria ocasionado o incidente.
O militar baleado chegou a ser conduzido ao Hospital das Forças Armadas (HFA), mas não resistiu. Ele foi atingido por três dos cinco tiros que teriam sido disparados pelo soldado.
O presidente Lula, que eventualmente passa o dia na Granja do Torto, uma espécie de casa de campo do casal presidencial, não estava na região do incidente. Ele passou a noite e o início da manhã na residência oficial do Palácio da Alvorada.
De acordo com o Gabinete de Segurança, serão instaurados um inquérito policial-militar e um inquérito policial para que o Exército e as autoridades policiais possam apurar as causas da troca de tiros.

Fonte: Laryssa Borges Redação Terra

Presidente do PMDB: "PT deveria agradar ao PMDB

Em entrevista à Tudo FM, o presidente do PMDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, disse hoje que os petistas no estado deveriam se preocupar em agradar os peemedebistas visando a construção de uma aliança em 2010 em torno da reeleição de Jaques Wagner (PT). Ele disse que setores do PT estão abrindo fogo contra o PMDB, e citou o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, por conta das críticas feitas à prefeitura em função das denúncias de irregularidades nas obras do metrô. "Walter Pinheiro deveria se preocupar em fazer o ano da gestão que Wagner quer ao invés de atacar o prefeito João Henrique", frisou. Lúcio disse que até hoje o governo do estado não repassou o dinheiro prometido para a prefeitura no Carnaval, e salientou que o PMDB conversa com todos, inclusive com o DEM. "O radicalismo acabou. Antigamente, a política se fazia entre os que eram a favor do senador Antonio Carlos Magalhães e os que eram contra. Hoje existem partidos políticos e todos conversam". O presidente afirmou que o PMDB estará sempre ao lado dos melhores projetos para a Bahia, sem mirar em cargos ou radicalismos, e citou como exemplo os apoios às candidaturas de Luis Eduardo Magalhães, que faleceu antes de disputar o governo do estado, e do próprio Wagner em 2006, que começou a campanha com índices baixíssimos nas pesquisas.
Fonte:Bahianotícias

Petrobras x Prefeituras: PT e PMDB são os que recebem mais

As prefeituras controladas pelo PT e pelo PMDB são as que mais receberão verbas da Petrobras para programas e obras sociais nos próximos seis meses. Dos R$ 38,6 milhões reservados para as transferências, 67% beneficiarão cidades administradas pelas duas legendas, principais bases de sustentação política do governo Luiz Inácio Lula da Silva. São termos de repasse assinados entre dezembro, quando os atuais prefeitos já estavam eleitos, e maio por meio de convênios e contratos por dispensa ou inexigibilidade de licitação, conforme permite regulamentação própria da Petrobras. A maior parte do dinheiro está incluída no programa Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Por meio desse programa, a estatal transfere a verba, via prefeitura, para o conselho municipal de infância e adolescência. O conselho, então, repassa os recursos para as entidades e faz a fiscalização de sua aplicação. As informações são do Estadão.

Educação: Mais um índice negativo para a Bahia

De cada 100 alunos que iniciam os estudos do ensino fundamental na Bahia, apenas 17 conseguem terminar o ensino médio. Esta é a conclusão retirada da análise dos números fornecidos pela publicação “Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 – O Direito de Aprender: Potencializar Avanços e Reduzir Desigualdades”, lançado ontem pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O estudo traz um panorama da educação brasileira a partir de informações sobre acesso, permanência, aprendizagem e conclusão do ciclo básico de educação. Os números mostram que apenas 36,5% dos alunos baianos matriculados no ensino fundamental terminam essa fase dos estudos. Destes, 48,2% concluirão o ensino médio. No Brasil, essas médias são de, respectivamente, 53,7% e 50,9%. O documento do Unicef coloca a Bahia na 21ª colocação entre os 27 estados brasileiros, no tangente à taxa de conclusão no ensino fundamental. No Nordeste, a Bahia só tem melhor desempenho, neste quesito, do que Piauí (35,8%) e Sergipe (33,3%).
Fonte:Bahianotícias

terça-feira, 9 de junho de 2009

Economia: PIB evidencia solidez diz Meirelles

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que o resultado do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas no país) mostrou que, "apesar da queda observada pelo produto na margem, a economia brasileira tem fundamentos econômicos sólidos".
A economia brasileira teve
retração de 1,8% no primeiro trimestre de 2009 ante igual período do ano passado, e de 0,8% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. No quarto trimestre, o PIB havia caído 3,6% frente ao terceiro trimestre de 2008.
Para Meirelles, a solidez da economia está evidenciada tanto do lado da demanda, com a expansão do consumo das famílias, quanto no da oferta, com o desempenho do setor de serviços.
"Essa resistência demonstrada pela economia brasileira, juntamente com o investimento realizado nos anos de estabilização, cria espaço para uma retomada do crescimento em bases sólidas", comentou o presidente do BC, por meio de sua assessoria de imprensa.
Amanhã, o Comitê de Política Monetária do BC determina a nova taxa básica de juros da economia, Selic, cuja definição deve ser influenciada pelos números divulgados hoje.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, afirmou nesta terça-feira que ficou triste com o resultado do PIB divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
"Fiquei triste porque a gente vinha em um crescimento tão extraordinário [antes da crise econômica que atingiu o país no ano passado]..."
O PIB "decaiu mais do que eu queria, mas menos do que foi anunciado pelos especialistas", afirmou o presidente. "Continuo acreditando que seremos os últimos a entrar e os primeiros a sair da crise", disse, em evento que lançou o "PAC Drenagem", que deve liberar R$ 4,7 bilhões para cidades atingidas por enchentes.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse crescimento da economia brasileira em 2009 não vai ser "esfuziante", mas deve haver uma recuperação que possibilite encerrar o ano com taxas positivas.
"Todo mundo esperava que, com aquela queda mais forte no ultimo trimestre do ano passado, houvesse um contágio mais forte [no primeiro trimestre de 2009]", afirmou. "Tenho aqui uma lista de instituições financeiras e ninguém acertou, foi melhor do que todas as projeções esperadas."

O PIB, que mostra o comportamento de uma economia, é a soma das riquezas produzidas por um país --é formado pela indústria, agropecuária e serviços. O PIB também pode ser analisado a partir do consumo, ou seja, pelo ponto de vista de quem se apropriou do que foi produzido. Neste caso, é dividido pelo consumo das famílias, pelo consumo do governo, pelos investimentos feitos pelo governo e empresas privadas e pelas exportações.
No geral, a economia brasileira teve retração de 1,8% no primeiro trimestre de 2009 ante igual período do ano passado, e de 0,8% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Trata-se da segunda taxa negativa consecutiva, o que configura um quadro de recessão técnica, a primeira desde 2003.

Ao todo, a economia movimentou R$ 684,6 bilhões de janeiro a março. A taxa acumulada dos últimos 12 meses (encerrados em março) indica alta de 3,1% do PIB em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores --todos os setores têm resultados positivos nesta base de comparação. As informações são da folha de São Paulo.

Itaberaba terá novo prefeito


O Tribunal Superior Eleitoral julgou nesta noite o Recurso Especial apresentado por João Almeida Mascarenhas Filho (DEM) contra a decisão do TRE-BA que havia cassado a sua diplomação em dezembro do ano passado.Por 5 votos a 2, a Corte Superior acolheu as alegações dos advogados José Eduardo Alckmin e Bruno Adry, entendendo que o TRE havia laborado em equívoco ao indeferir o registro de candidatura pela vida pregressa e por um suposto trânsito em julgado. Ainda segundo o TSE, a posse de João Filho deverá se dar amanhã, em substituição ao candidato Sólon Ribeiro (PV), que era o segundo colocado.


Fonte:(Plínio Adry)
Bahianotícias

Salvador: Chuvas voltam com intensidade


A forte chuva que atinge Salvador na manhã desta terça-feira (09) transformou a Avenida Bonocô num rio. Já existem até correntezas nas marginais (ou seriam margens?) do sentido Centro-Iguatemi. As estruturas do metrô funcionam como cascatas. O congestionamento chega até o viaduto logo após a Fonte Nova. Até mesmo motocicletas tem dificuldade de passar pela via. Se continuar assim, será preciso snorkel e roupa de mergulho para motoristas e pedestres. Disseram até que se a Marinha brasileira fizer uma incursão por lá é bem capaz de encontrar algum destroço do Air France.

Fonte:Bahianotícias

TRT-BA muda horário de expediente do protocolo

O horário de expediente na seção de protocolo, localizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5), em Nazaré, mudou. Agora o atendimento é realizado das 8h às 18h, o que antes era feito das 9h às 20h. Além disso, nesta quarta-feira (10), será o último dia de funcionamento do Posto Avançado da Justiça do Trabalho no Iguatemi (PAJT-Iguatemi) antes do fechamento para reforma do SAC. As obras vão durar 20 dias e, enquanto elas acontecem, os usuários podem continuar a utilizar os protocolos do fórum do TRT no Comércio, na Rua Miguel Calmon, 285; do posto avançado do SAC do Shopping Barra e o do Tribunal em Nazaré, na Rua Bela Vista do Cabral, 121, todos com funcionamento das 8h às 18h.
Fonte:Bahianotícias

Dizia Renato Russo: "Geddel era insuportável"

O livro "Renato Russo: o Filho da Revolução", do jornalista Carlos Marcelo, editor executivo do jornal Correio Braziliense, é um ensaio biográfico sobre a trajetória do artista que marcou e ainda marca a juventude brasileira. Um dos trechos do livro relata que Renato Russo foi colega de sala do atual ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). O cantor e compositor dizia, relata a biografia, que Geddel era "insuportável". Isso sem falar no apelido deselegante que Russo colocou no atual ministro. Maldade só!

Fonte:Livia Cortizo
do Bahia notícias

Morre ex-deputado João Bacelar



Na manhã desta terça-feira (09), o ex-deputado João Carlos Bacelar (Jonga), 68 anos, foi vítima de um infarto fulminante. Ele estava em casa, no Horto Florestal, em Salvador. O filho do ex-parlamentar, deputado federal Jonga Bacelar Filho (PR), foi informado sobre o ocorrido e imediatamente voltou de São Paulo para a capital baiana para providenciar os detalhes do velório e funeral. Nesta tarde, a sessão ordinária da Assembléia Legislativa foi derrubada para que a Casa recebesse o corpo do ex-deputado. O sepultamento será nesta quarta às 9h no cemitério Jardim da Saudade.

Fonte:Bahianotícias

UNEB: Estudantes desocupam prédio em Eunápolis

Os estudantes dos cursos de História, Letras e Turismo que ocupam há seis dias as dependências do Campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) em Eunápolis, no sudoeste do estado, decidiram deixar o local na tarde desta terça. A desocupação ocorrerá depois que uma audiência com o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, foi conseguida em Salvador para a próxima segunda-feira (15). Na ocasião, os estudantes reivindicarão novos concursos para acontratação de professores, além de reforma das estruturas dos prédios de aulas e construção de laboratórios. Cinco alunos viajarão para Salvador para a reunião na Reitoria, mas caso não haja acordo, o movimento pode voltar.
Fonte:Bahianotícias

Salvador: Presos da 1ª DP provocam rebelião



A rebelião de presos que ocorre na Delegacia dos Barris, no centro da cidade, ocorre por causa da suspensão de visitas acarretada pela paralisação de 72 horas da Polícia Civil iniciada na segunda (8). Além disto, os detentos também protestam contra a superlotação do local, e para forçar as negociações de transferência de custodiados e retomada das visitas, os presos fizeram três colegas reféns. Ao todo, setenta presos participam do motim, que já provocou a serragem de grades e queima de colchões. O delegado titular da 1ª DP, Omar Andrade Leal, e o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, Ruy da Paz, comandam as negociações.

Fonte:Bahianotícias

Estudantes da UESB protestam

Estudantes do Campus Universitário de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) paralisaram nesta terça pela manhã as atividades do local em protesto às condições do campus. Além da já tradicional manifestação estudantil pela melhoria das estruturas dos prédios de aulas e contratações que vêm marcando os protestos de alunos Bahia afora, os estudantes também querem que a Universidade não crie novos cursos enquanto estes problemas não forem resolvidos. Depois de pararem o centro de aulas, os alunos saíram às ruas em passeata para avisar a população dos problemas existentes na Uesb.
Fonte:Bahianotícias

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Presidente do Vitória:"Mulher tem de apitar e bandeirar jogo de mulher"

Miguel Schincariol/Perspectiva/AE

Alvo da ira dos torcedores tricolores por causa de gozações com o rival Bahia, o vice-presidente de futebol do Vitória, Jorge Sampaio, provocou polêmica com uma declaração preconceituosa. A “vítima” foi a assistente Márcia Bezerra, de Rondônia, que juntamente com o árbitro paranaense Heber Roberto Lopes, deixou de consignar um gol legítimo do rubro-negro, diante do Palmeiras, no último domingo.
“Mulher tem que apitar e bandeirar jogo de mulher. Futebol feminino existe para isso”, afirmou Jorginho. A declaração foi reproduzida no site oficial do clube e, após a polêmica, terminou sendo retirada.
A presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Selma Morais, que é torcedora do Vitória, ficou indignada com as palavras de Jorginho.“Extremamente infeliz. A mulher hoje está provando que tem espaço em qualquer segmento. É só ver as presidentes da Argentina e do Chile, e a Hilary Clinton, que tem cargo importante no governo de Barack Obama, nos EUA. Eu própria estou num segmento eminentemente masculino”, ressaltou. E continuou: “Ele [Jorginho] deveria bater é na Globo, que falou da defesa do goleiro Marcos e não colocou o tira-teima para esclarecer o lance. Ela [a assistente] estava mal colocada. Do lugar onde estava não dava para ver se a bola entrou. Mas o time [Vitória] errou muito mais nas conclusões. Foi uma declaração machista, que não casa com o que vejo dele. Ele vai pedir desculpas pelo que falou a todas as mulheres, começando pela mãe dele, que é uma grande mulher”. Fora de cogitação – Erros da
arbitragem à parte, o que mais pesou para que o Vitória saísse derrotado do Palestra Itália, no jogo contra o Palmeiras, foram os gols perdidos pela equipe rubro-negra. Sem Neto Baiano, suspenso por oito jogos – o primeiro cumprido justamente contra o Verdão –, coube ao reserva Roger a missão de tentar marcar os tentos que assegurassem a segunda posição do Vitória no Campeonato Brasileiro da Série A. Chances ele teve. Foram pelo menos três insinuantes ao longo do jogo. O excesso de preciosismo do atacante impediu, contudo, uma conclusão perfeita. Para a felicidade de muitos torcedores, foi ventilada a hipótese do possível retorno do atacante Dinei ao Vitória, destaque do time no primeiro turno do campeonato do ano passado, até ser vendido para o Celta de Vigo, da Espanha. Jorge Sampaio, gestor de futebo do rubro-negro, porém, afirma que é quase impossível repatriar o jogador. “As chances são de quase 0,0001%. Dinei quer obter a cidadania espanhola e para isso precisa de mais um ano no Celta”, diz. A negociação com Dinei, mesmo sem grandes chances de concretização, vem no sentido de encontrar um substituto para o artilheiro Neto Baiano, que poderia estar sendo negociado para o futebol japonês. Parceria – O Vitória anunciou, nesta segunda-feira, 8, durante almoço para convidados na churrascaria Fogo de Chão, a parceria do clube com a rede Habib’s. A empresa venderá, a partir de agora, lanches dentro do Barradão. O presidente Alexi Portela vê a decisão como “um processo de modernização de nossa arena. Estamos muito satisfeitos com esta parceria”, afirmou. As camisas oficiais do clube já estão com a logomarca do Habib‘s. As informações são de atarde.

Ministro Nelson Jobim:"Tenho costas de crocodilo e arrogância de gaúcho"



O ministro da Defesa, Nelson Jobim, contestou nesta segunda-feira (8) as críticas feitas a ele quanto à precipitação do anúncio de localização de destroços do voo 447. Ele anunciou que os primeiros objetos encontrados seriam da aeronave da Air France, mas foi desmentido pouco depois pela Aeronáutica. “Tenho costas de crocodilo e arrogância de gaúcho”, disse o titular do governo, em resposta aos comentários negativos disparados principalmente pela imprensa francesa. “Fiz aquilo que tinha de fazer e voltaria a fazê-lo”, complementou. Jobim declarou ainda que não se abalou com a conduta dos jornalistas estrangeiros. “É absolutamente irrelevante o que foi dito pela imprensa francesa porque, na verdade, os destroços vieram do próprio avião. Havia uma diferença de conduta. Uma era responsabilidade do ministro da Defesa de fazer a afirmação de que aquele era o local. E a outra são as regras com que trabalha a Aeronáutica, que só trabalha com a apreensão do objeto e a verificação para afirmação. E você tinha um problema para resolver. Você tinha uma angústia das famílias. E eu optei pela angústia das famílias”, justificou. O ministro também desmentiu uma informação veiculada pela revista Veja de que há um “ponto cego” no Oceano Atlântico, em que os radares brasileiros não conseguem monitorar os voos. Informações da Agência Brasil.

Evilásio Júnior-Bh

Ferrovia Oeste-Leste começa em Novembro


As obras de construção da Ferrovia Oeste-Leste serão iniciadas em novembro deste ano, logo depois da liberação da licença ambiental, prevista para os próximos 70 dias. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (8) durante a primeira consulta pública que debateu a edificação em Barreiras, no oeste baiano, pelo presidente da Valec Engenharia, empresa responsável pela execução dos trabalhos, José Francisco das Neves. O projeto pretende contribuir para o escoamento da produção de minério de ferro, grãos e farelos, álcool, açúcar e algodão, biocombustível e derivados de petróleo. “Com esta ferrovia teremos vários benefícios. O aumento da segurança e a redução dos gastos em manutenção de rodovias, são exemplos. A interligação Oeste-Leste vai facilitar o transporte da soja, que será levada para os portos com mais rapidez e segurança”, destacou o governador Jaques Wagner. A segunda consulta será realizada em Ilhéus, no sul do estado, com data ainda a definir. A construção será concluída em dezembro de 2012. Informações da Agecom.



Foto:agecom

Voo AF 447: 24 corpos foram resgatados

As assessorias de comunicação da Aeronáutica e da Marinha confirmaram nesta segunda-feira (8) que mais oito corpos de vítimas do voo 447 da Air France foram resgatados no Oceano Atlântico. O número de restos mortais recolhidos passa agora para 24. De acordo com o tenente-coronel da Força Aérea, Henry Munhoz, que concedeu entrevista coletiva com o capitão-de-fragata, Giucemar Tabosa, eles foram encontrados a 440km a nordeste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, um pouco além do limite das áreas jurisdicionais brasileiras, e a profundidade do local é de 3,5km. Centenas de destroços também já foram embarcados em navios brasileiros e estão a caminho da costa para análise do governo francês e da companhia Air France. "A prioridade do nosso trabalho é o resgate de sobreviventes, corpos e destroços. A medida que os destroços vão aparecendo, são recolhidos para depois serem encaminhados às autoridades francesas", ressaltou Munhoz. 16 corpos estão na fragata Constituição e deverão chegar a Fernando de Noronha nesta terça (9), para que depois sejam encaminhados de helicóptero a Recife.

Fonte:Bahianotícicas

Deputada Maria Luiza: "Para ter copa tem de mudar governo"



A deputada estadual e primeira-dama de Salvador, Maria Luiza (PMDB), rebateu nesta segunda-feira (8) as declarações do secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, que proferiu críticas contundentes à Prefeitura sobre as obras do metrô. Em discurso irritado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a parlamentar voltou a defender a cisão entre o seu partido e o PT. “Resta aos baianos sonhar, porque a Copa do Mundo na Bahia com certeza dificilmente acontecerá, se permanecer o mesmo governo. A esperança está em 2010, é na mudança que precisamos pensar desde já ou não haverá mais tempo para nosso estado e a Copa do Mundo na Bahia”, disparou. A peemedebista declarou também que o petista, a quem chamou de "traidor", ainda sonha em ser prefeito da capital baiana “enquanto os trens do metrô se corroem nos pátios” e disse que não aceita as críticas de integrantes do governo à administração municipal. “Agora, para mim, é bateu, levou”, disse. Deputados da oposição dizem que ela refutou veementemente a possibilidade de João Henrique compor a chapa da reeleição de Jaques Wagner, mas não deixou claro se ele abandonará a atual legenda. “Ele fará o que farei”, afirmou




Fonte:Bahianotícias

Ministro vai esclarecer sobre participação na "Macha da Maconha"

O ministro do Meio Ambiente Carlos Minc(foto) dará esclarecimentos sobre a participação na Marcha da Maconha e o discurso contundente contra os produtores rurais nesta terça-feira (9) na Câmara Federal. O titular terá que convencer os deputados de que o pedido de legalização da droga não é apologia ao consumo. Além de apaziguar os ânimos da bancada de parlamentares ligados ao agronegócio, que promete cobrar um pedido público de desculpas na Comissão de Segurança da Casa.




Fonte:Bahianotícias

Candeias: Advogado abandona causa

O advogado Benedicto Maurício de Limma encaminhou à prefeita de Candeias, Maria Maia (PMDB), documento renunciando à defesa da gestora no processo sobre a doação milionária que ela recebeu de uma morta na campanha eleitoral do ano passado. O advogado alegou razões pessoais para abrir mão da defesa da gestora. Das duas uma: ou trata-se de uma medida para tentar protelar o andamento do processo, que já foi encaminhado pelo Ministério Público Eleitoral à Polícia Federal, ou o ilustre defensor tem medo de assombração.
Fonte:Bahianotícias

domingo, 7 de junho de 2009

Revista revela os 10 maiores salários do futebol brasileiro

Um levantamento feito pela Revista Placar do mês de junho mostrou quais são os maiores salários do futebol brasileiro. O resultado não é nada surpreendente. O atacante Ronaldo, do Corinthians, lidera o ranking com folgas: mais de R$ 1,1 milhão por mês, somando-se salários e porcentagens de patrocínios a que o jogador tem direito.
Até o terceiro colocado, não há surpresas entre os salários mais altos. Depois de Ronaldo, Adriano e Nilmar são os que faturam mais a cada mês. Na seqüência, dois jogadores do Fluminense: Fred, contratado como estrela junto ao Lyon, e Leandro Amaral, que mal tem jogado. Este último impressiona: fatura R$ 280 mil mensais, mais do que nomes como D´Alessandro, Marcos e Rogério Ceni.
O ranking da Revista Placar ainda mostra algumas disparidades dentro dos próprios clubes. O Corinthians, por exemplo, tem um caso curioso. Tirando Ronaldo, o maior salário do elenco pertence ao atacante Souza, reserva e criticado pela torcida. Souza ganha R$ 175 mil mensais, mais do que o capitão William, os volantes Cristian e Elias, o atacante Dentinho, entre outros.
Ainda segundo o levantamento, cada gol de Souza custou R$ 437 mil. Em jogos oficiais ele marcou apenas duas vezes, ambas de pênalti. Keirrison, do Palmeiras, custou "apenas" R$ 33 mil por gol marcado.
Confira os dez maiores salários do futebol brasileiro:

1 - Ronaldo (Corinthians) - R$ 1,1 milhão
2 - Adriano (Flamengo) - R$ 362 mil
3 - Nilmar (Internacional) - R$ 360 mil
4 - Fred (Fluminense) - R$ 350 mil
5 - Leandro Amaral (Fluminense) e Kléber (Cruzeiro) - R$ 280 mil
6 - Thiago Neves (Fluminense) - R$ 270 mil
7 - Edmílson (Palmeiras) - R$ 240 mil
8 - Rogério Ceni (São Paulo) - R$ 230 mil
9 - Washington (São Paulo) - R$ 220 mil
10 - Marcos (Palmeiras), D´Alessandro (Internacional), Léo (Santos) e Fábio Costa (Santos) - R$ 200 mil


Fonte:Redação Terra
Foto:gazetapress

José Saramago chama Berlusconi de "vírus" e "delinquente"

MADRI, Espanha, 7 Jun 2009 (AFP) - O escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura 1998, chamou o chefe de Governo italiano, Silvio Berlusconi, de “vírus” e “delinquente”, em um artigo publicado neste domingo, 7, pelo jornal espanhol El País.
"Eu o chamei de delinquente e não me arrependo”, escreveu Saramago no artigo do El País, jornal de centro-esquerda que sexta-feira publicou fotos tiradas sem autorização durante festas na mansão de Berlusconi na Sardenha. Saramago já havia chamado o chefe do Governo italiano de “delinqente” em seu último livro.
"Esta coisa, esta doença, este vírus ameaça ser a causa da morte moral do país se um vômito profundo não conseguir arrancá-lo da consciência dos italianos antes que o veneno acabe correndo as veias e destruindo o coração de uma das mais ricas culturas europeias”, acrescentou.
Berlusconi é “uma coisa perigosamente parecida a um ser humano, uma coisa que dá festas, organiza orgias e manda em um país chamado Itália”, acrescentou o Prêmio Nobel, de 86 anos, autor de cerca de 30 livros. O advogado de Berlusconi anunciou que processará o El País por ter divulgado as fotos.
O El Pais publicou na manhã de sexta-feira cinco fotografias mostrando Berlusconi com vários convidados em sua mansão da Sicília. Somente o rosto de Berlusconi aparece nas imagens. Uma das fotos mostra o ex-primeiro-ministro tcheco Mirek Topolanek nu ao lado de uma mulher deitada à beira de uma piscina.


Fonte:AFP

Marta reúne celebridades com Dilma

A ex-ministra do Turismo Marta Suplicy organizou um almoço neste sábado (6), em sua casa no bairro Jardim Europa, área nobre de São Paulo, entre diversas celebridades brasileiras e a ex-combatente e ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, que ao que tudo indica já está mesmo em clima de campanha. Ela é apontada como a mais provável candidata a presidente em 2010 pelo PT, e conta com a preferência de Lula. Entre os temas da conversa, de acordo com a titular do governo, as mulheres trataram de cultura, criança, violência doméstica, entre outros. “As mulheres que compareceram aqui são todas elas lutadoras, vitoriosas, e que têm uma experiência de vida para compartilhar muito rica. Então cada uma, do seu ponto de vista, deu a sua contribuição”, disse Dilma. O encontro contou com a participação das apresentadoras Luciana Gimenez, Maria Paula e Adriane Galisteu, além de nomes como a ex-jogadora de basquete Hortência e a filósofa Marilena Chauí.
Fonte:Evisalio Junior -Bh

Foto:José Luiz Conceição/agência estado

Bahia goleia ABC pela série B

A torcida do Bahia saiu alegre na noite deste sábado (6) do estádio Pituaçu. Diante do ABC, o Tricolor estabeleceu o maior placar do time na série B de 2009. Com a goleada de 4 x 0, o Esquadrão de Aço venceu e convenceu. Agora o time vai a dez pontos e evolui para a terceira colocação na classificação do campeonato. O próximo confronto será fora de casa, contra o Brasiliense. O Bahia não deu sossego para a equipe do ABC no primeiro tempo. O time Tricolor dominou a partida e, pelo volume de jogo, só podia dar goleada. Aos 19min, Roberto abriu o placar e fez o seu primeiro gol no time profissional. O meia recebeu cruzamento e completou seguro de cabeça. Aos 41min, mais um gol do Tricolor. Dessa vez, Elton entrou na área e chutou forte para o gol, marcando o segundo. O ABC nem pôde lamentar. Aos 42min, o atacante Lima completou o cruzamento de Hernani com um toque sutil, fazendo o terceiro nas redes do goleiro Paulo Musse. No segundo tempo, a torcida já esperava que o time caísse de produção, mas não foi o que aconteceu. Aos 19min, o garoto da base Roberto voltou a brilhar. Hernani cruzou na cabeça do meia, que só fez escorar e sair para comemorar com a torcida. No final do jogo, o técnico Gallo ainda promoveu a estréia do atacante Joãzinho, mas o quinto gol acabou não saindo.
Fonte:Bahianotíciasesporte

Conselheiro do TCE diz que secretario da fazenda está "mentindo"

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Pedro Lino, reagiu às mais recentes declarações do secretário estadual da fazenda, Carlos Martins, dizendo que ele está mentindo quando fala sobre o caso da rejeição das contas do governo do estado. Segundo o relator do processo, não houve nenhum ato publicado no Diário Oficial do Estado relativo ao cancelamento de empenhos liquidados no valor de R$ 252 milhões feitos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Desta maneira, ele acredita que o órgão sequer formalizou o ato, que é ilegal por si só, e só ocorre quando há fatos extremos envolvidos, como o caso de corrupção. Entretanto, o que houve no caso foi retirada fraudulenta de dados do sistema da Sefaz. As informações são do jorna A Tarde.

Walter Pinheiro: "O problema do metrô é de gestão"



Para o secretário de Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, o grande problema do metrô de Salvador é de gestão e que este precisa ser resolvido se a cidade quiser que a obra seja um dia concluída. O secretário diz que o governo do estado não fará nenhuma intervenção no processo, mas que há uma proposta do executivo para o término do trecho da Rótula do Abacaxi até o bairro de Pirajá e alerta para o fato de que caso a obra permaneça com os seqüenciais problemas para sempre, Salvador poderá ser retirada da Copa do Mundo. “A cidade já não aguenta mais, é uma vergonha”. As informações são do A Tarde.